Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual: legislação e procedimentos pedagógicos na educação básica

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Data

2019

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Pereira Júnior, Vanderlei Duarte

Orientador

Paz, Cláudio Damaceno

Coorientador

Resumo

This study has as it porpouse to understand the actual conditions of students with visual impairment in primary education, so that the inclusion process is effective, considering the limitations of these children in the learning system, supported by suitable material, methodologies and professionals to attend to their needs. To achieve this goal, a qualitative approach was used to understand children's perceptions about the research object. The method used in the procedure was bibliographical and documental, using books, doctrines, magazines and articles published in websites. As for the depth level, this work is classified as exploratory. Due to the difficulties of social integration for visually impaired children in regular schools of primary education and the social obstacles faced, it is necessary that Brazilian legislation be followed so that people with disabilities have access to pedagogical activity, in an equality perspective.
Trata-se de trabalho de conclusão de curso que tem por propósito compreender as condições objetivas para que se efetive o processo de inclusão dos estudantes com deficiência visual na educação básica, considerando a capacidade dos mesmos para a aprendizagem, desde que apoiados por metodologias e recursos materiais e humanos adequados ao atendimento de suas necessidades. Para atingir este objetivo utilizou-se a abordagem qualitativa, com finalidade de compreender as percepções dos sujeitos em relação ao objeto de investigação. Quanto ao método de procedimento utilizado empregou-se o bibliográfico e documental, utilizando-se livros, doutrinas, revistas e artigos publicados em sítios eletrônicos. Quanto ao nível de profundidade, este trabalho é classificado como exploratório. Decorrente das dificuldades de integração social das pessoas com deficiência visual na rede regular de ensino básico e dos obstáculos sociais enfrentados, faz-se necessário que a legislação brasileira seja observada e, assim, as pessoas com deficiência tenham acesso a atividade pedagógica escolar, numa perspectiva de igualdade.

Palavras-chave

Deficiência visual, Inclusão, Educação

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