Modelagem de processos: um estudo na empresa Marina Mega Jet
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Data
2019
Tipo de documento
Relatório de Estágio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Martins, Lucas Müller
Orientador
Roecker, Rejane
Coorientador
Resumo
O objetivo geral deste relatório de estágio foi modelar o processo de checklist de entrada de embarcações e de novos clientes, na empresa Marina Mega Jet, utilizando a metodologia BPMN. Teoricamente, foram abordados os assuntos: administração; abordagem sistêmica da administração; administração por processos; modelagem de processos; e fluxogramas. Metodologicamente, a classificação da pesquisa é aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso. Para coleta de dados, foram usadas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante. Como resultados, pode-se desenvolver as definições estratégicas da empresa, que são: a) Missão: oferecer um atendimento de excelência na prestação dos serviços de garagem náutica, oficina náutica e revenda de jet ski; b) Visão: se tornar referência no Brasil na prestação de serviços náuticos, com o constante melhoramento nos serviços oferecidos; e c) Valores: pautamos nossas ações no cuidado especial ao trato com nossos clientes, de maneira honesta e simpática. Sempre estando a disposição para os nossos clientes. As ações de decisões sempre pautam o futuro da organização em relação ao cliente e sua satisfação com o serviço prestado. Na análise ambiental, por meio da Matriz SWOT, chegou-se aos pontos fracos da empresa: muito nova e sem muita estrutura em comparação aos concorrentes; pontos fortes: atendimento de referência na região; oportunidades: devido à sua fama, o proprietário tem a oportunidade de fazer grandes eventos náuticos para trazer mais clientes; e ameaças concorrentes com anos de experiência e terreno alugado. Analisando-se o processo de Checklist de Entrada de Novas Embarcações observou-se a falta de uma revisão do documento após o término do seu preenchimento. Desta forma, foi feita a seguinte proposta: criar um novo subprocesso que é realizar uma revisão do Checklist, para ser possível encontrar erros de preenchimento, falta de preenchimento de alguns itens e verificar se o documento foi devidamente assinado pelo cliente e é proposto também, a realização de um manual para a empresa, para que todos os processos possam ser amarrados e devidamente apresentados para seus funcionários.
Palavras-chave
Modelagem de processos, BPMN, Marina Mega Jet