Psicologia
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Navegando Psicologia por Autor "BUSARELLO, Flávia Roberta"
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Artigo Científico Acesso aberto A vivência de pacientes submetidos ao transplante(2023-11) BAGATOLI, Milena Correia; FARIAS, PalomaA presente pesquisa teve como objetivo mapear a vivência dos pacientes submetidos ao transplante de órgãos sólidos e a importância do profissional de psicologia nesse processo. Para tanto, é apresentado um breve histórico sobre o início do transplante no Brasil, assim como a atuação do psicólogo hospitalar. O método utilizado foi a revisão integrativa, onde foram selecionados 28 artigos para a pesquisa publicados entre os anos de 2000 a 2022, nas bases de dados CAPES, BVS, Scielo e Pepsic, a partir das palavras chaves “Psicologia” e “Transplante”. Os resultados da análise apontaram para a prevalência de artigos relacionados ao transplante de rim, assim como a prevalência de artigos publicados na região Sudeste, seguido da região Nordeste, e ausência nas regiões Norte e Centro-Oeste. Houve uma predominância de autores com formação em enfermagem, porém foi identificado também que 10 dos artigos foram produzidos apenas por profissionais de psicologia. Com isso, a discussão do estudo focou em compreender como os indivíduos experienciam o processo de transplante desde o diagnóstico até o período após o transplante. A partir disso a discussão foi pautada pelas seguintes perspectivas: a vivência dos pacientes e a psicologia envolvida no processo de transplante. O referencial teórico utilizado foi Lev Vygotsky e Valdemar Augusto Angerami-Camon. Portanto, percebeu-se como é importante compreender a vivência dos pacientes de forma singular considerando todas as particularidades dos indivíduos, e em como o profissional da psicologia é essencial para minimizar o sofrimento causado pelo processo de transplante.Artigo Científico Acesso aberto Conexões virtuais, impacto real: o papel das mídias sociais na saúde mental.(2023-11) SILVA, Gabrielle de Medeiros; KOPSCH, Ian Gustavo; MUELLER, SabrinaAs mídias sociais têm um impacto significativo na saúde mental dos usuários, apresentando tanto efeitos positivos quanto negativos. Embora ofereçam oportunidades para conexões sociais e expressão pessoal, também estão associadas a preocupações crescentes, como o cyberbullying, a exposição a conteúdos prejudiciais e a comparação social, levando a sentimentos como tristeza e insatisfação. A presente pesquisa teve como temática esse impacto, a partir de uma revisão bibliográfica nas bases de dados CAPES e BVS. Foram analisados 24 artigos publicados entre 2018 a 2023. Inicialmente, a busca foi feita com palavras-chave mais amplas, porém, foram ajustadas para "mídias sociais" e "saúde mental" para obter resultados mais precisos. A pesquisa abordou os efeitos e as consequências das mídias sociais na saúde mental, bem como, as patologias desencadeadas pelo excesso das mesmas. Foi destacado a ressignificação das plataformas digitais durante a pandemia da COVID-19, a dependência e o potencial de vício, além dos riscos associados ao tempo prolongado de exposição às telas, incluindo o desenvolvimento de transtornos psicológicos como ansiedade, distúrbios alimentares e depressão.Artigo Científico Acesso aberto Do quintal para o sofá: vivências e desafios de crianças e adolescentes durante a pandemia(2023-12) HARBS, Alexia Adriana de Oliveira; ROSA, Grazieli Georgi; OLIVEIRA, Luiza Cristiane deA presente pesquisa teve como objetivo geral discorrer sobre os efeitos experimentados por crianças e adolescentes ao longo do período da pandemia da Covid-19. O método utilizado foi o de pesquisa bibliográfica seguindo o formato de revisão integrativa da literatura, foram selecionados 20 artigos para compor essa revisão, publicados entre o período de 2020 a 2023, nas bases de dados SciELO, PePSIC, Periódicos CAPES e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), os termos utilizados para essa pesquisa foram “Pandemia da Covid-19”, “Saúde Mental” “Psicologia” e “ Crianças e Adolescentes”. Os resultados da pesquisa apontaram a prevalência de estudos publicados na região do Sul e Sudeste do Brasil. A discussão do presente artigo procurou salientar as principais dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes brasileiros durante o período da pandemia, sejam essas dificuldades de cunho psicológico, como o desenvolvimento ou agravamento de transtornos como o de ansiedade generalizada, transtorno depressivo e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), dificuldades no âmbito social como pobreza extrema, insegurança alimentar e a falta de acesso à internet e dispositivos eletrônicos adequados para participação de atividades escolares, que acarretaram em desafios significativos para crianças e adolescentes. Assim como, dificuldades educacionais, que além das limitações previamente mencionadas, notou-se que um grande número de crianças e adolescentes brasileiros abandonaram atividades lúdicas, recreativas e até mesmo suas responsabilidades escolares para ingressarem precocemente no mercado de trabalho, a fim de contribuírem com o sustento de seus lares. Além do aumento alarmante de atos de violência durante a pandemia da Covid-19 contra esses indivíduos, englobando violência física, sexual, psicológica e o trabalho infantil.Artigo Científico Acesso aberto Essa rua não é minha: as violências enfrentadas por mulheres que fazem dela sua morada.(2023-12) FARIA, Ligia de PaulaEsta pesquisa teve como temática à violência em relação a mulheres em situação de rua e buscou conhecer e entender o que tem sido pesquisado sobre o tema a partir de uma revisão bibliográfica. Com isso, foi desenvolvido um breve contexto sobre a situação de rua no Brasil. Foram realizadas buscas nas bases de dados Scielo e CAPES, com os descritores mulheres, situação de rua e violência. A pesquisa foi feita considerando os anos 2010 a 2023, chegando à amostra final composta por 10 artigos. O objetivo geral foi conhecer o contexto de como as mulheres em situação de rua vivenciam a violência e como específicos a) identificar os tipos de violência aos quais as mulheres em situação de rua estão expostas; b) mapear as possíveis consequências dessas formas de violência; e c) descrever quem está produzindo sobre essa temática. Os resultados apontaram a prevalência de publicações na região Sul e Sudeste, com maior número de artigos publicados em 2021. O referencial teórico utilizado foi da psicologia social e apontou a violência como principal fator que desencadeou a situação de rua na vida dessas mulheres. Os principais tipos de violência apontados antes e após a vida nas ruas foram: violência estrutural, física, psicológica e sexual. A discussão desta pesquisa focou nos fatores de violências associados à condição de situar nas ruas, as dificuldades que as mulheres enfrentam e alguns dos motivos que as levaram à essa condição e a interconexão entre gênero, estar em situação de rua e saúde evidenciando a importância de políticas públicas voltadas para essa população, e a necessidade de se investir em mais investigações na área.Monografia Acesso aberto "Meu pai foi comprar cigarro": identificando a bibliografia acerca do estilo parental negligente e suas relações com a saúde mental e comportamento na infância e adolescência(2023-12) GONDIN, Kalil Lucas Xavier de Oliveira; FEDER, Lucilena Vogel Pitz; SOUZA, Stéfany BiondesCom o objetivo de examinar a relação entre o estilo parental Negligente, proposto por Maccoby e Martin (1983) e as suas influências na saúde mental de adolescentes e jovens adultos, bem como comportamentos observados, o presente artigo, utilizando-se de uma revisão integrativa da literatura científica, evidenciou o possível impacto causado em diversos aspectos da vida comum dos jovens. Para tanto, foram selecionados 18 artigos para a análise desta revisão, dispostos entre um espaço de tempo de 23 anos (2000-2023), publicados nas bases de dados Scielo, Periódicos CAPES e Pepsic, empregando os descritores “Estilos Parentais”, “Negligente” e “Família”. Os resultados alegaram preponderância em publicações nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, não havendo artigos selecionados na Região Norte e Centro-Oeste. Doravante, a discussão focou-se na apresentação de fatores ligados à saúde mental e/ou tendências comportamentais, além de justapor e argumentar com artigos presentes no referencial teórico cujo período antecede o marco temporal, de forma a justificar possíveis mudanças sobre a ótica da Psicologia. Em conclusão, o estudo concorda com a maioria dos teóricos ao reafirmar que, o ambiente familiar, caracterizado por conflitos e negligência, pode afetar negativamente o bem-estar emocional das crianças, levando a problemas como ansiedade e depressão. É crucial reconhecer que o equilíbrio entre limites impostos e comunicação aberta é a essência para o desenvolvimento saudável das crianças.Artigo Científico Acesso aberto O degrau cinza e branco da escola: uma reflexão sobre a psicologia e a escola pública(2023-12) BAULER, Bruno Felipe; MODANESE, Gabriel Antonio; REGIS, Anna Carolina; SANTOS, Gabriela Araujo dosEste trabalho teve como objetivo principal identificar e analisar o papel da escola pública na vida dos estudantes. Para isso, foram realizadas pesquisas referentes a escola pública, o papel do psicólogo nesse ambiente e a percepção dos alunos sobre esses locais. O método de pesquisa utilizado foi de revisão bibliográfica e foram selecionados 19 artigos para a formulação deste trabalho. Os artigos analisados foram publicados entre os anos de 2021 e 2023 (nas bases de dado SciElo e Capes), com os termos ''psicologia'' e ''escola pública''. Analisando os resultados nota-se predominância de publicações nas regiões do sudeste e centro-oeste, sem nenhum artigo publicado nas regiões do norte e nordeste. O maior número de trabalhos identificados foram publicados no ano de 2021. Conclui-se que o papel do psicólogo nesse meio tem sua importância no momento de dar voz ao estudante e trabalhar como um mediador entre a saúde mental e as instituições de ensino, trabalhando com a não medicalização e com novas estratégias para amplificar a obtenção de conhecimento dos alunos por meio de um trabalho interdisciplinar com professores.