Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração por Autor "Cursino, Adélia Marina de Campos"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Gerenciamento de riscos e a importância dos controles internos para a tomada de decisão(2022) Santos, Pâmela Carolina Coelho dosO presente artigo abordou o Gerenciamento de Riscos (GR) e o Controle Interno (CI) no âmbito das dificuldades enfrentadas pelas organizações e pelos profissionais no cenário da Covid-19. O objetivo foi analisar os meios como o GR e o CI podem minimizar ou eliminar os principais riscos que possam vir a afetar negativamente os negócios de uma organização no cenário da pandemia da Covid-19. Considerou a revisão bibliográfica e, uma pesquisa de campo foi realizada, a fim de entender a importância do GR e CI dentro de uma organização no contexto da pandemia da Covid-19. Verificou-se que a depender da forma como a organização planeja um futuro após o COVID-19 e determina o que a empresa pretende alcançar e como se posicionará, o GR e o CI devem avaliar o que isso significará para a exposição ao risco. Concluiu-se que a COVID-19 provou que os riscos estão interligados e podem impactar toda a cadeia de valor. Portanto, o GR e o CI precisam quebrar em 'silos' e integrar informações de toda a organização, bem como de partes interessadas externas nesta avaliação. Há uma necessidade cada vez maior de o GR e CI fazer uso do planejamento de cenário para avaliar esse futuro incerto. O tempo é essencial durante uma crise e, portanto, é necessária uma resposta rápida.Artigo Científico Acesso aberto A importância da Reforma Tributária para o crescimento econômico do país(2022-06-23) Mendes, Lorena SoaresO Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, acompanhado da alta carga tributária e baixo retorno dos valores arrecadados em serviços de qualidade que geram bem-estar à população. Outra forte característica da tributação no país é a regressividade, uma vez que há maior incidência de tributos sobre o consumo, o que acaba onerando de forma desproporcional aqueles indivíduos com menor capacidade contributiva e favorecendo os ricos. Depois de passar por amplas modificações ao longo dos anos o sistema tributário brasileiro deixa de ser norteado por princípios básicos como a equidade e a eficiência, o que influência diretamente no desenvolvimento econômico do país resultando, mais uma vez, na necessidade de reformas da legislação vigente. Partindo de um breve estudo e compreensão da evolução histórica da tributação no Brasil, a presente pesquisa teve como objetivo compreender como a Reforma Tributária contribui para o crescimento econômico do país. Para isso, pretendeu-se analisar as duas atuais Propostas de Emenda Constitucional, a PEC 45/2019 de autoria da Câmara dos Deputados e PEC 110/2019 elaborada pelo Senado Federal, que em suma tratam da unificação dos tributos sobre o consumo e a criação de uma espécie de imposto sobre o valor agregado. A metodologia utilizada no desenvolvimento do trabalho inicialmente foi a investigação bibliográfica com caráter exploratório e explicativo abordando os tópicos referentes ao tema e posteriormente a análise do conteúdo por meio de técnicas da pesquisa qualitativa e quantitativa.Artigo Científico Acesso aberto A importância do contador para MEI(2022) Barroso, Johnathan Henrique da SilveiraEste trabalho tem como objetivo descrever a importância de, por partes das empresas, obterem uma visão correta da função do Contador no seu campo de trabalho, em especial para os Microempreendedores Individuais. Ao demonstrar a importância dessas funções contábeis, principalmente da contabilidade gerencial para estes menores, pois esta ajudaria o empresário na tomada de decisões com maior segurança. Visa também mostrar a importância que o contador tem atuando junto ao empresário, podendo ser uma ferramenta importante para a continuidade da empresa e ao acompanhar o crescimento do mesmo. Espera-se concluir este trabalho demonstrando que a importância da contabilidade para micro e pequenas empresas está além do que a visão que se tem hoje por grande parte dos empresários. Com as informações desenvolvidas no trabalho, pretende-se demonstrar os pontos que o empresário deverá se atentar quanto ao seu negócio.Artigo Científico Acesso aberto Marketing de relacionamento e satisfação do cliente: percepção e desafios para uma franquia de restaurante em Nova Lima, Minas Gerais(2022) Marques, Maria Augusta MaiaO presente estudo elementos básicos de Marketing de Relacionamento com foco na satisfação e a ampliação da participação de mercado. Buscou-se responder de que forma o relacionamento que a franquia da Grelhado123, situada em Nova Lima, tem com seus clientes resulta em satisfação. O objetivo do estudo foi analisar de que forma o relacionamento que a franquia da Grelhado123, situada em Nova Lima, tem com seus clientes resulta em satisfação. Foi realizada uma pesquisa de campo na empresa Grelhado123, e contou com aplicação de questionários estruturados aplicados aos clientes da franquia de Nova Lima, MG, para que então possa ser feita a conclusão da pesquisa. A amostra contou com a participação de 100 clientes da Grelhado123 com uma margem de erro de 10% e 95,5% de coeficiente de confiança. Verificou-se que a rede Grelhado123, negócio do ramo alimentício, busca oferecer pratos saudáveis e prontos ao mesmo tempo. Na região de Nova Lima, existem concorrentes com uma filosofia próxima à da rede Grelhado123. Por isso é que se reforça a necessidade de explorar as ferramentas do Marketing de Relacionamento da franquia da rede Grelhado123 e a satisfação dos seus clientes, na percepção dos entrevistados desse estudo. Destacase que os clientes não tem preferência por nenhum dia da semana para frequentar um restaurante fast food; a alimentação é feita no restaurante e, na maioria das vezes, no fim do dia, sendo associado um comportamento de estilo de vida moderno, com pouco tempo destinado a alimentação, no fim do expediente ou no caminho do trabalho para o local de estudo. Conclui-se que a pesquisa de relacionamento permitiu compreender a realidade da franquia Grelhado123 em que foram identificados que subsidiam o investimento no com base no comportamento do consumidor, em suas preferencias, na concorrência, produtos e condições de pagamento para eles. Tais informações podem indicar o sucesso e diminuir os riscos existentes face às informações sobre o mercado consumidor, fornecedor e concorrente, que podem vir a interferir no andamento das atividades da franquia.Artigo Científico Acesso fechado Marketing de relacionamento: o customer success alinhado às estratégias de mercado(2022-12-19) Inácio, Ygor Gabriel LimaEste artigo analisou métodos de marketing de relacionamento Customer Success alinhado às estratégias de mercado com auxílio da utilização das redes sociais na construção do relacionamento com clientes, identificando qual a importância da qualidade e da excelência no atendimento ao cliente para as organizações, buscou analisar a importância da qualidade e da satisfação do cliente para que uma organização se mantenha ativa no atual mercado competitivo. O artigo utilizou de uma pesquisa quantitativa através da análise de dados de um questionário. A motivação para este estudo decorre principalmente das percepções dos consumidores sobre a necessidade de lealdade, que é causada, entre outras coisas, pelo aumento da oferta de mercado, aumento da concorrência entre as empresas, mudanças no comportamento do consumidor e outras mudanças sociais onde o marketing de relacionamento atinge estudando as pessoas que serão futuros clientes.