Unisul Digital
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Unisul Digital por browse.metadata.doctype "Estudo de Caso"
Agora exibindo 1 - 20 de 206
Resultados por página
Opções de Ordenação
Estudo de Caso Acesso aberto Acesso à informação: comparação entre a LAI e o site da PBH(2019) Chaves, Wellington Elias MedinaNeste trabalho foi realizada uma pesquisa no site da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com o objetivo de analisar se ela está atendendo à Lei de Acesso à Informação. Para a base teórica, pesquisou-se a Lei de Acesso à Informação (LAI), autores como Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo (2017), Sérgio Adriano (2014) e Sérgio Augusto Dâmaso de Souza (2010). A metodologia utilizada foi um estudo de caso do tipo exploratório, com abordagem qualitativa. Foram descritas as exigências da LAI e das informações do site; em seguida foi realizado um confronto entre tais informações; por fim, concluiu-se que PBH atende à legislação e foram demonstradas medidas de melhoria, como campanhas de divulgação com explicações dos caminhos de como a sociedade pode chegar às informações fornecidas pela Prefeitura.Estudo de Caso Acesso aberto Acidentes com aviões de pequeno porte no brasil: estudo de caso do acidente com a aeronave PT-CTB(2020) Ribeiro, Pedro Renan de OliveiraAs aviation is one of the most widely used modes of transport today, the safety of passengers and the entire aviation community must be improved. Based on the identification of hazards, risk management and mitigation are reduced. Thus, this work seeks to analyze the main contributing factors for air accidents in Brazil. Through the investigation and data obtained from the accident with the PT-CTB aircraft, which took place in Barreirinhas on April 2, 2016, it will be possible to know what were the contributing factors to this accident and human influences. The general objective is to describe human factors and their influences for safety and to analyze aeronautical maintenance as a contributing factor to accidents. The present work seeks to analyze and conclude whether the maintenance of the aircraft influences the occurrence of air accidents. The methodology used will be a bibliographic review, since it seeks to observe documents, data and reports, supporting this work. Through the studies carried out it was found several contributing factors for the occurrence of air accidents, among them the engine failure in flight and loss of control in flight, resulting from the maintenance failure.Estudo de Caso Acesso aberto Adaptação ao modelo home office em tempos de pandemia numa empresa de tecnologia(2021-12-01) Lira, AndersonOs avanços tecnológicos vêm desencadeando profundas mudanças no mundo do trabalho. Características como a velocidade e a flexibilidade passaram a ser incorporadas às relações entre empresas e trabalhadores. Uma das novas realidades deste novo contexto do trabalho, trazida pelas modernas ferramentas de comunicação, é o teletrabalho, ou trabalho remoto, tema do presente estudo, onde atualmente tem sido amplamente utilizado devido à pandemia da COVID-19. O presente estudo tem como objetivo fornecer possíveis novas evidências da relação do teletrabalho com a satisfação dos colaboradores, através de um estudo que contenha menos variáveis, que foram: análise de períodos de prática do teletrabalho com pouca variação e funcionários com o mesmo cargo, sendo estes os engenheiros de software. Os resultados deste estudo permitem concluir que, a cada espaço de tempo há maior ou menor impacto de determinados fatores na satisfação dos colaboradores e por consequência na satisfação no trabalho. Espera-se que este estudo forneça aos gestores das organizações conhecimento empírico sobre a relação do teletrabalho e a satisfação do colaborador.Estudo de Caso Acesso aberto Adoção de metodologias ágeis para desenvolvimento de software no contexto de uma instituição financeira cooperativa de crédito(2019) José, Daniel AraujoA necessidade de se manter relevante no mercado financeiro gera uma grande competição entre empresas do setor financeiro que utilizam software para oferecer seus produtos e serviços aos seus clientes. Para a maioria das empresas, esse esforço faz parte natural do ciclo de vida de seus produtos, e a metodologia ágil no desenvolvimento de software se encaixa perfeitamente neste ciclo, pois apoia a adoção de práticas mais flexíveis de acordo com as constantes variações do mercado e de seus usuários. Entretanto, em grandes e tradicionais empresas financeiras cooperativas de crédito, observa-se grande conflito da adoção de tal metodologia, que impulsionada pela necessidade de se fazer relevante frente a concorrência, ocasionam diversos problemas a sustentabilidade do negócio bem como aos profissionais envolvidos. Este estudo de caso visa avaliar, por meio de pesquisa do tipo exploratória, de levantamento qualitativo, situações relacionadas ao desenvolvimento de software usando metodologia ágil, no contexto de uma grande instituição financeira cooperativa de crédito e os desafios oriundos deste cenário.Estudo de Caso Acesso embargado Aeródromo: ampliação do espaço físico e desenvolvimento para a região do alto vale do Itajaí(2019) Vieira, Amarildo CesarThe general objective of this study is to analyze the possibilities of aerodrome expansion, as a means of access to the region, in the context of regional development, expanding the physical space through public and private management. In contemporary times, mobility diversified increases the need for instruments that streamline services that are in line with local or regional news. Public and private aerodrome management is limited to the expansion of physical space for development and demand in regional aerodromes, through public and private partnerships, whose title announces Aerodrome: Expansion of Physical Space and Development for the region Alto Vale of Itajaí. The research delimits the current physical space of the aerodrome in the development perspective to meet the demand that arises from the continuous evolution of the region. Regarding the methodology, the nature and type of research is exploratory with a qualitative approach. The sample is concentrated in the physical space of Helmuth Baumgarten Airport located in the municipality of Lontras, state of Santa Catarina - Brazil. The proposed procedures are presented from documents. Then, data collection is organized through official documents, followed by documentaries and reports with regional and local leaders, which represent public and private segments. It was illustrated with significant images of aerodrome services, highlighting access and mobility for business services and other demands that the Alto Vale do Itajaí region presents. The data analysis presents the documentary interpretation, followed by the arguments according to the general and specific objective. Therefore, the final considerations confers the results of this research that discusses possibilities of public and private partnerships which requires a planning, in harmony with common objectives and actions, with elaboration and implementation of a predicted process in the short, medium and long term. The perspective is to undertake the organizational management modality, with actions and resources to carry out an expansion project. In order to do so, the mobilization of leaders already established in the region, such as associations, councils and the founding club, mentioned here, originating from public and private sectors, under a social partnersEstudo de Caso Acesso fechado Alterações no Sistema Geral de Preferências (SGP) da Suíça: um estudo de caso na Brasil Foods - BRF(2017) Zidaric, Janaina FrisonO processo de comércio internacional está em constante evolução impulsionando os profissionais que atuam nesta área a realizarem constantes atualizações. Este artigo busca analisar os impactos gerados pelas alterações no Sistema Geral de Preferências (SGP) utilizado pela Suíça, por meio de um estudo de caso referente às operações da BRF, no segmento de exportação de frangos congelados, na área de documentação de exportação. Serão descritos os procedimentos necessários para a emissão do certificado de origem Formulário "A”, caracterizando as mudanças geradas às empresas exportadoras conforme a nova posição do Sistema Geral de Preferências (SGP) da Suíça. Quanto aos meios, a pesquisa utilizou referenciais bibliográficas, a partir da coletada em duas fontes secundárias de informação: prioritariamente, a partir de produção científica de reconhecidas obras doutrinárias; e, também, sites institucionais relativos ao assunto. Quanto aos fins, a pesquisa apresenta-se de cunho descritivo e explicativo. Os resultados apontam para um contexto de transformação e simplificação da legislação referente às exportações para a Suíça. No caso da BRF no período de 2016/2017, foram constatadas economia financeira, de tempo e simplificação do certificado de origem algo que pode repercutir em um ambiente propício a novos negócios.Estudo de Caso Acesso embargado Aluno com deficiência intelectual síndrome x frágil nas aulas de educação física no sistema regular de ensino na educação municipal de Chapecó(2018) Ecco, Ana ClaudiaA Inclusão é um dos grandes focos de debates no âmbito educacional dos últimos anos, a Educação Física, enquanto membro constituintes de tal espaço encontra-se presente em tal processo, visto que, a mesma é grande influenciada e influenciadora para que a inclusão ocorra. Nesta perspectiva, o presente projeto tem como objetivo analisar como ocorre o processo de inclusão nas aulas de Educação Física do aluno com Deficiência Intelectual Síndrome X Frágil que frequenta a Escola do Sistema Regular de Ensino da cidade de Chapecó SC. A população e a amostra foi constituída por um aluno com Deficiência Intelectual. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação do aluno, bem como, entrevista semi-estruturada destinadas aos pais, à professora da Escola das aulas de Educação Física. Analisando então os dados coletados, foi possível concluir que a inclusão de alunos com Deficiência Intelectual no Sistema Regular de Ensino é viável desde que tenhamos consciência da complexidade que envolve tal processo, visto que em torno disso há, ou pelo menos deve haver investimentos e comprometimento por parte dos professores e principalmente dos órgãos governamentais que em tese são ou pelo menos deveriam ser responsáveis por tal processo, além, de fazer-se necessário pesquisar e estudar para que amplie-se o conhecimento e novas perspectivas educacionais sejam desenvolvidas. Deixo então em aberto a possibilidade e o convite a novas pesquisas refere-se ao processo de inclusão, visto que o mesmo está presente no âmbito educacional do qual fazemos parte, bem como do âmbito social, o qual influenciamos e somos influenciados na medida que nele vivemos.Estudo de Caso Acesso fechado Análise da criação de informações nos serviços de Tecnologia da Informação(2019) dos Santos, Cristiane CovalskiA pesquisa deste trabalho foi realizada em um departamento de TI dentro de um órgão público no Rio Grande do Sul, que apresenta o problema abordado nesse trabalho, a forma como é gerenciada a criação de informações para a sustentação dos serviços de TI. O objetivo da pesquisa é verificar se as etapas e processos utilizados no setor realmente criam informações precisas para sustentar as demandas oferecidas pela TI. As análises foram feitas de maneira descritiva, demonstrando como funciona um setor de Tecnologia da informação e que sistemas são utilizados nos seus projetos, processos e desenvolvimento dos serviços, e como as informações são criadas e compartilhadas. No decorrer do trabalho podemos verificar que os sistemas e frameworks possuem boa qualidade, porém não são utilizados na sua total capacidade. Ao realizar ações de melhorias no setor com empenho dos funcionários e ferramentas de boas práticas, a área de TI alcançará êxito nos seus processos, produzindo informações precisas que sustentem de forma eficiente os serviços entregues.Estudo de Caso Acesso aberto Análise da educação e da saúde municipal pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais: prestação de contas anual dos prefeitos de 2015 a 2017(2019) Ribeiro, Carlos Augusto CardosoO Tribunal de Contas se insere no auxílio de controle externo das contas referentes ao recurso arrecadado e gerido pelo poder público. Em Minas Gerais, o uso da tecnologia da informação e comunicação apoia esse controle para uma gestão eficiente, eficaz e transparente. Por meio de pesquisa aplicada ao caso concreto do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais foram levantados os documentos emitidos e procedimentos adotados por este Tribunal, bem como a legislação atendida para estes fins. Neste sentido, o presente artigo objetivou demonstrar a análise da educação e da saúde de 2015 a 2017, quando da apresentação da prestação de contas anual pelos municípios mais populosos de cada uma das Regiões de Planejamento oficialmente estabelecidas pelo governo estadual, à referida Corte de Contas; e definir o controle externo exercido pelos Tribunais de Contas, sobretudo o de Minas Gerais. Constatou-se que, no caso dos Municípios, as Câmaras Municipais julgarão suas contas, tendo auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados que deverão emitir parecer prévio pela aprovação, aprovação com ressalvas ou rejeição das contas. Também se observou que o cumprimento das aplicações mínimas constitucionais em educação e saúde é uma exigência para os entes receberem transferências voluntárias e faz parte de um conjunto de critérios que avaliam os cumprimentos constitucionais e legais necessários para a aprovação das contas. Por fim, foram apresentadas recomendações obtidas de pareceres prévios dos Tribunais de Contas quando do não cumprimento por parte dos municípios.Estudo de Caso Acesso aberto Análise da qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso em uma empresa de tecnologia(2020) José, Simone ArdigoTechnological advances over the years have made quality of life at work one of the important aspects for organizations in general. The relationship of people with their work environment has taken on new proportions covering physical, psychological, social, intellectual and professional issues. This study aims to analyze how the quality of life at work affects the satisfaction of employees in a technological company. The results demonstrate that the benefits of a good quality of life at work program are: the improvement of professional and family life; self-esteem rising; employees more satisfied and motivated; better environment within the organization. Thus, a quality of life at work program becomes an instrument for the company to face the challenges of competitiveness in the market in which it operates.Estudo de Caso Acesso embargado Análise do impacto das campanhas de marketing digital no crescimento profissional dos profissionais autônomos(2020) Saldanha, AlexandreTendo em vista que a importância social da pesquisa encontra-se na possibilidade de criar uma nova perspectiva sobre o marketing digital aplicado ao dia a dia profissional dos profissionais autônomos, pesquisa-se sobre a análise do impacto das campanhas de marketing digital no crescimento profissional dos profissionais autônomos, a fim de analisar o impacto do marketing digital no desenvolvimento dos trabalhadores autônomos no âmbito profissional. Para tanto, é necessário descrever o marketing digital contemporâneo, verificar as estratégias de marketing digital contemporâneas utilizadas no cotidiano dos profissionais autônomos e identificar aspectos favorecedores e desfavorecedores da utilização das campanhas de marketing digital para os profissionais autônomos. Realiza-se, então, uma pesquisa exploratória e descritiva. Diante disso, verifica-se que o marketing digital já está presente no cotidiano dos profissionais autônomos, a campanha de marketing digital é uma excelente ferramenta para melhoria de resultados operacionais e que é necessário utilizar ferramentas de marketing digital para a captação de leads, o que impõe a constatação de que o marketing digital e as campanhas de marketing possuem função fundamental no desenvolvimento profissional dos profissionais autônomos.Estudo de Caso Acesso fechado Análise do setor de estoque: otimizando o setor de estoque numa lancheria com o LEC(2018) Pereira, Joni AndrettaO estoque é um fator de extrema importância em qualquer empresa, sendo em empresas de pequeno, médio ou grande porte, inclusive em micro empresas. Para empresas que se baseiam em uma produção empurrada, com uma antecipação do estoque, podem utilizar para o seu melhor controle, o Lote Econômico de Compra, denominado como LEC, que é caracterizado em primeira instância, como a quantidade que deve ser adquirida pela empresa para que os custos de armazenamento e pedidos sejam os menores possíveis, proporcionando assim, a otimização do estoque (CAMPOS, 2000). O LEC desenvolve um conceito de estoque ideal e é dividido em dois estudos inter-relacionados, os custos de arma-zenamento de estoque, que incluem os custos de capital empatado, armazenagem, obsolescên-cia,e os de pedidos, evidenciando os custos nos descontos dos preços, transporte dos empre-gados e fornecedores, entre outros(SLACK,2009).Este trabalho tem como objetivo implemen-tar o LEC em uma lanchonete familiar, buscando minimizar os custos e otimizar os processos de estoque, ajudando assim a maximizar a produção dos lanches com menor custo do estoque. Como procedimento metodológico adotado, em função dos objetivos, foi concebido como uma pesquisa exploratória e descritiva. As pesquisas exploratórias, segundo GIL (1995), são desenvolvidas com objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de de-terminado fato. Portanto, este estudo é amplamente qualificado para o estudo onde se há a grande problemática de quanto será a redução de custos e o aumento da produção depois da implementação do Lote Econômico de Compras, o LEC, na lanchonete.Estudo de Caso Acesso aberto Uma análise dos custos de produção de soja em Moçambique(2020) Neumann, AdrianoEnquanto a soja, é no Brasil, um dos principais itens da produção agrícola, sendo o país o segundo maior produtor mundial e o maior exportador mundial movimentando sua cadeia produtiva de agronegócio. E, que em 22 anos, nossa produção nacional cresceu incríveis 360% passando de 26,1 milhão de toneladas para 120 milhões de toneladas em 2019. Moçambique por sua vez, é um país que produz em média 40 mil toneladas do produto, e na sua maioria para consumo do mercado interno. Através deste estudo, será possível analisar todas as etapas do planejamento do cultivo desta cultura, e que apesar não ênfase deste estudo, demonstrar em algumas situações um comparativo produtivo entre duas fazendas, uma no Brasil e outra em Moçambique, analisando o desempenho produtivo e econômico desta mesma oleaginosa, em dois países, que apesar do clima similar em algumas regiões, são completamente diferentes. Será possível observar que ambas as regiões possuem particularidades adversas em relação a produção da oleaginosa. Será possível demonstrar que apesar de distantes, similares, ambas são rentáveis do ponto de vista econômico, e com mudanças pontuais na questão dos transgênicos, e maiores incentivos, sejam de adaptação cultural, fiscal e público, atrelado a sua imensidão de terras ainda a ser exploradas, Moçambique poderá se tornar um importante player mundial na produção de Soja.Estudo de Caso Acesso fechado Análise ergonômica do trabalho: o caso de uma empresa de Tecnologia da Informação em Manaus-AM(2019) Pereira, Nilton SilvaA tecnologia no contexto atual é de fundamental importância para o avanço da consolidação e acesso às informações e para tal além do recurso computacional é necessário também o recurso humano. Assim sendo o objetivo deste artigo é empregar a AET – Análise Ergonômica do Trabalho, que estuda as atividades, procurando diagnóstico e soluções para os problemas encontrados com os trabalhadores. Para tal a metodologia dessa análise foi aplicada em uma empresa de tecnologia da informação localizada em Manaus no Amazonas, pretendo a proposição de melhorias no ambiente organizacional, buscando maior bem-estar, conforto, saúde, e segurança dos trabalhadores. O estudo possui natureza qualitativa/exploratória e foi desenvolvido por meio de instrumentos estruturados (questionários) e observações das situações do trabalho durante o período de cincos dias. Verificou-se postos de trabalhos críticos e necessidade urgente de melhorias de âmbito postural, além disso constatou-se há necessidade uma série de melhorias, relativas ao ambiente de trabalho.Estudo de Caso Acesso aberto A aplicação da governança e gestão da segurança da informação na definição de diretrizes para utilização da suíte colaborativa do Office 365(2019) Silveira, RicardoA segurança da informação está despertando a atenção das empresas de um modo geral, haja vista que ela está diretamente ligada à imagem da organização, à vantagem competitiva e à continuidade de seus negócios. Pela importância desses fatores, com o intuito de preservar a robustez dos negócios, este trabalho apresenta um diagnóstico sobre a segurança das informações armazenadas na ferramenta colaborativa Office 365. Baseando-se em referências bibliográficas e na realização de uma pesquisa, foi possível identificar pontos importantes de vulnerabilidade, bem como foram sugeridas melhorias para o ambiente. Conclui-se que é de suma importância que projetos sejam conduzidos com seriedade e que envolvam as pessoas e as áreas afetadas tanto direta como indiretamente, para que o negócio se torne seguro e produtivo, mitigando os riscos.Estudo de Caso Acesso aberto Aplicação do novo marco legal de ciência, tecnologia e inovação: estudo de caso do MPLabs/MPPE(2021-11-19) Dias, ThiagoEsse trabalho se propõe analisar o projeto do MPLabs, órgão do Ministério Público do Estado de Pernambuco, para contratação pública de inovação se utilizando dos dispositivos implementados através do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que surgiu no ano de 2018 como um esforço de resolver dificuldades encontradas pelos órgãos estatais no uso da antiga Lei de Licitação surgida em meados dos anos 90. Através de pesquisas exploratórias, entrevistas e observação direta, vimos que a iniciativa, validada pelos órgãos fiscalizadores, pode trazer grandes vantagens para o setor público brasileiro ao tornar o processo de contratação muito menos burocrático e ágil, além de estar mais conectado com o formato de trabalho que as empresas de tecnologia fazem uso em seu dia a dia. Além disso, o modelo é passível de ser replicado nos demais órgãos públicos, sem grandes dificuldades. Com isso foi concluído que o modelo pode ser um indutor do surgimento de soluções inovadoras disruptivas nos órgãos públicos, podendo trazer grande valor para a sociedade brasileira.Estudo de Caso Acesso aberto Aplicação dos recursos de climatização em um data center(2019) Xavier, Manoel PedroAccording to Manoel Veras (2012) teacher, researcher and writer, the efficiency of a Data Center, not so long ago, was measured solely in terms of indicators linked to availability and performance. With aspects issues increasingly being considered, increased energy costs and power supply of some providers, it is natural for IT infrastructure managers to rethink the Data Center strategy and consider the green aspect in the many choices they have to make, including equipment and the operation itself. Studies at Stanford University indicate that Data Center power consumption represents 1,2% of all US electricity consumption. The Uptime Institute (2005) raised that energy costs today account for up to 44% of all data center operating expenses, and that proper project design can help with resource efficiency.Estudo de Caso Acesso fechado Aplicativos de comunicação na indústria aeronáutica: funcionário conectado(2017) Treteski, GersonA atividade em uma companhia de aviação é bastante dinâmica. Temos um grupo expressivo de funcionários que estão em constante deslocamento, com horários variáveis e locais distintos, sem uma rotina pré-estabelecida. Este estudo visa identificar os meios eficientes de comunicação de duas vias, empresa/funcionário, em horários e localidades variadas. O estudo se justifica por haver necessidade de comunicação direta e rápida em qualquer lugar do planeta porem com a preocupação de não interferir na privacidade do funcionário. Outra dificuldade é quanto a forma de comunicação. Em um mundo hoje conectado, aparen- temente o contato com o funcionário seria de fácil solução. Para atingir seu proposito, este estudo parte do proposito de analisar as necessidades da empresa bem como dos funcionários. Por meio de questionários e entrevistas com pessoas em postos chaves no processo. Após aplicação dos questionários e entrevista, foi analisado as possíveis soluções junto ao time de TI, gerencias envolvidas e o usuário final, apresentando a melhor solução técnica e legal.Estudo de Caso Acesso aberto Atendimento técnico remoto centralizado: proposta de modelo e benefícios do suporte remoto no âmbito da Receita Federal do Brasil(2019) Ramires, Thiago de SouzaEste trabalho propõe o modelo de “Suporte Técnico Remoto Centralizado” no setor público, e aponta benefícios e vantagens em relação ao atual modelo de assistência técnica prestado à Receita Federal, pela empresa pública SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), visando reduzir gastos públicos e tornar a prestação de serviços mais ágil, e eficiente. O estudo de caso foi realizado sob os fundamentos da pesquisa exploratória, aplicando um questionário em forma de entrevista a um funcionário do Serpro. São apresentados dados históricos, acerca do surgimento da Internet e sua evolução, descrevendo seu funcionamento e sua malha de dispositivos de comunicação específicos, interconectados entre si por diferentes meios, que cobrem todo o planeta, permitindo que equipes centralizadas geograficamente,prestem assistência técnica remota. Colocando em prática a proposta deste estudo, através de ferramentas confiáveis e adequadas, considerando uma escala aplicada à nível nacional, a Receita Federal pode reduzir consideravelmente os gastos públicos em TI, ao passo que o Serpro por sua vez, pode desenvolver um atendimento mais eficiente, trazendo para a iniciativa pública brasileira tecnologias e métodos de atendimento mais modernos, já consolidados na iniciativa privada mundial.Estudo de Caso Acesso fechado A atuação de um líder de TI em projetos internacionais: gerenciando times espalhados pelo mundo(2017) Morais, Leonardo Maciel deEste trabalho estará analisando o método de liderança de um líder de TI atuando em projetos internacionais onde os participantes estão espalhados pelo mundo. Dentre as atividades analisadas estão os métodos como o líder realiza as atividades e delega as tarefas aos participantes, enfrentando barreiras como dificuldades de fuso horário e a distância. Também são identificados os pontos fortes e fracos das atividades do líder. Durante o estudo, foi observado que alguns participantes da Índia enfrentaram dificuldades devido ao fuso horário, não conseguindo um contato mais próximo ao líder do projeto, causando dificuldades na realização de tarefas delegadas à eles. Nestas situações, foram identificados alguns pontos fracos da atuação do líder, foi percebido certo nível de insatisfação e desânimo dos participantes distantes e, pensando nisso, propus ações de melhoria para reverter este quadro de insatisfação e melhorar a atuação do líder. Propus também reuniões via Skype meeting diárias, ainda em horário de trabalho, para garantir que todos os participantes estivessem presentes e sugeri até viagens para reunir o time pessoalmente para auxiliar na interação entre todos. Com isso, além de garantir o sucesso do nosso projeto internacional, estas ações poderiam servir como modelo aos demais líderes de projetos internacionais dentro da empresa.