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Monografia Acesso aberto Arquétipos, inconsciente coletivo e mídias audiovisuais: um caminho para a individuação.(2022) Santos, Raul Dantas dosEste trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa sobre como os aspectos do mitológico e do sagrado se manifestam em uma das formas contemporâneas de se contar histórias, as mídias audiovisuais, como filmes, séries, desenhos animados, etc. O trabalho tem como objetivo e se dá através da análise conceito de arquétipo de Jung e a forma como esse conceito também se apresenta nessas novas formas de se contar histórias e como a análise dessa relação entre o arquétipo, a mídia audiovisual e o sujeito pode ser benéfica para o processo de individuação, fornecendo ferramentas de autoconhecimento e autorrealização. O trabalho também tem como objetivo analisar e definir os conceitos de Arquétipo, Inconsciente Coletivo, Individuação e Mito Moderno, exemplificando esses conceitos em determinados personagens das mídias audiovisuais. Os principais teóricos abordados neste trabalho são: Jung (2014), Silva (2019) e Neumann (1995), para os assuntos relacionados à psicologia junguiana, e Higuet (2005), Campbell (2015), Knowles (2008) e Cazelli (2020), sobre os assuntos relacionados à mitologia e o conceito de mito moderno. A problemática que dá à luz norteadora deste trabalho é a consideração de que as mídias audiovisuais, como uma forma contemporânea de se contar histórias, também pode carregar de uma forma intrínseca, a habilidade de transmitir um sentido simbólico. transcendental e universal, se comunicando com a subjetividade do ser humano, proporcionando reflexões e novas formas de se observar o mundo ou determinado assunto, algo que era bastante presente na forma como povos antigos se relacionavam com seus mitos e em sua religiosidade. E essa habilidade pode ser acessada através de uma análise arquetípica dos personagens dessas histórias.Monografia Acesso aberto Atuação do psicólogo da saúde no enfrentamento da esclerose lateral amiotrófica(2021-12-17) Neri, Leandro Santos; Artiga, Mismária CardosoO objetivo do presente trabalho foi compreender como o psicólogo pode contribuir no enfrentamento da esclerose lateral amiotrófica. Para isso buscou-se fazer uma revisão sistematizada no intuito de explorar o que já foi escrito sobre a temática. Como resultados tem-se que o profissional da psicologia trabalha com o paciente, família e a equipe, pois o vivenciar da doença impacta não só o paciente, mas a todos que compartilha dos cuidados. Sendo necessário incluir esses personagens, pois a doença mostra a todos o reconhecimento do processo da finitude humana. Como a doença ocasiona sucessivas perdas o psicólogo deve trabalhar de forma precoce o luto acolhendo as queixas, medos e os aspectos subjetivos dos pacientes e familiares. Inserindo também a equipe no trabalho com o luto. A esclerose lateral amiotrófica-ELA é uma doença neura degenerativa que afeta os neurônios motores superiores e inferiores. Causando paralisia muscular com repercussões significativas para o sujeito acometido e a família. O portador da ELA tem uma baixa expectativa de vida, que gira em torno de 3 a 5 anos pós-diagnóstico. Um diagnóstico como esse traz consigo mudanças para o paciente e a família em virtude da debilidade suscitada pela doença que acaba gerando a necessidade de um cuidador, que na maioria dos casos um dos familiares se disponibiliza para exercer tal tarefa. Diante do exposto, a psicologia da saúde entra nesse contexto com o intento de melhor amparar esse sujeito adoecido e seus familiares. Apesar de ser uma área relativamente nova, ela vem conquistando cada vez mais espaços, principalmente em virtude dos aspectos subjetivos que permeia a vivência de um sujeito em sofrimento. O tratamento da ELA envolve vários profissionais numa perspectiva multidisciplinar de saúde, como parte dessa equipe o psicólogo atua desde o momento da comunicação do diagnóstico e torna-se presente no decurso da evolução da doença auxiliando o sujeito em seu sofrimento psíquico, família e a equipe. Trabalhando desde aspectos subjetivos do paciente quanto as consequências do desenvolvimento característico da patologia. Que pelas especificidades da doença necessitará de criatividades para manter a participação do paciente, visto que sua autonomia física é diretamente afetada pelo progresso da doença. Assim, a adoção de estratégias de comunicação é de suma importância para a conquista de tal objetivo, proporcionando ao sujeito o sentimento de respeito pela sua dignidade humana que em nenhum momento pode ser esquecido.Monografia Acesso aberto As consequências de uma sociedade perfeccionista em um mundo tecnológico(2021-12-06) Silva, Ediene Sousa da; Mendonça, Estefani Correia de Oliveira; Santana, Millena BarrosO presente trabalho tem como intuito discutir a importância de compreender as consequências e particularidades apresentadas pelo sujeito no cenário atual, dando ênfase ao universo midiático, apresentando os padrões de beleza e comportamento pregados por esses veículos de informações. Levando em consideração as problemáticas concebidas por uma sociedade capitalista, fez-se necessário abordar a contribuição das redes sociais para o crescimento de uma idealização de sentimentos e realidades liquidas vivenciadas pelo ser humano, sendo proporcionadas pelo consumo exacerbado de cosméticos, realização de cirurgias plásticas e dietas para o alcance de sucesso e aceitação tanto pessoal quanto social. Para enriquecer a pesquisa em questão, os dados de experiências utilizados para demonstrar as influências dessa ruptura de significados em torno dos novos arquétipos de beleza e bom desempenho corporal, foram apanhados diretamente das fontes midiáticas, em sites confiáveis voltados para conhecimento cotidiano, e transformados em estudos de caso com a finalidade de trazer a tona problemáticas latentes que são ofuscadas pela naturalização do sofrimento em benefício de uma suposta qualidade de vida saudável.Monografia Acesso fechado Considerações psicanalíticas acerca do maternar: atravessamentos e possibilidades.(2022-12-06) Conceição, Carolina Borges; Azevedo, Hannah Raquel Borges Pimenta deÉ de interesse do trabalho dissertar acerca das variabilidades de atravessamentos da maternidade, bem como suas adversidades propiciadoras de trauma e adoecimento. O viés psicanalítico é inserido enquanto alternativa de enfrentamento ao acometimento, a partir da oferta de um olhar humanizado e cuidador com essa mulher-mãe. O problema de pesquisa é centrado nas demandas sociais que cristalizam a identidade materna e a direção de incompatibilidade que se toma com a realidade possível e de adaptação que é vivenciada. Foi evidenciado, através da revisão de literatura, a necessidade imperativa de trabalhar o tema socialmente, de modo que seja possível o estabelecimento de uma compreensão com menor índice vinculativo ao adoecimento, fortalecendo que a construção materna é singular e subjetiva.Monografia Acesso aberto Crenças em Saúde e o processo de vacinação da COVID-19: uma reflexão frente à literatura.(2021-12-17) Oliveira, Alicia Silva; Santos, Idamares Oliveira dosNo começo da pandemia da COVID-19, causada pela contaminação global do novo coronavírus (Sars CoV-2), as organizações e as principais entidades em saúde definiram que as medidas sanitárias não farmacológicas eram as únicas para evitar a proliferação do coronavírus. Posteriormente, com a criação de vacinas, o processo de vacinação tornou-se uma saída possível para lidar com o vírus através da proteção imunológica da população. Entretanto, mesmo com a existência de ações preventivas e vacinas, notou-se que alguns preferiram não se vacinar e evitar as medidas sanitárias. Ademais, entre as décadas de 50 e 60, psicólogos sociais se debruçaram sobre uma questão semelhante, o motivo da população não tomar vacinas já existentes para evitar o adoecimento, desenvolvendo pesquisas que seriam fundamentais para a criação do primeiro Modelo de Crenças em Saúde (MCS). Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo investigar a relação da tomada de decisão e crenças em saúde da COVID-19, bem como sobre o processo de vacinação frente à literatura. Para isso, a presente pesquisa utilizou do método de pesquisa bibliográfica de revisão de literatura. Com isso, os principais resultados demonstraram que o modelo de crenças em saúde passou por 3 fases de adaptação desde de sua criação, com a inclusão de variáveis que abarcam questões socioeconômicas e comunitárias. Notou-se que o modelo de crenças é uma escala importante para investigar as variáveis que influenciam na tomada de decisão dos comportamentos preventivos. Por fim, concluiu-se que a forma que o sujeito percebe sua saúde e a forma que se comporta estão associados. Ainda, tornou-se notório que as crenças em saúde são influenciadas por aspectos socioeconômicos, culturais, políticos e individuais, e, que as fake News (notícias falsas) podem interferir nas crenças e, consequentemente, na tomada de decisão e adesão de comportamentos preventivos.Monografia Acesso aberto O cuidador familiar de pessoas com esquizofrenia e sua saúde mental(2021-12-22) Oliveira, Lais Nascimento de; Silva, Amanda NascimentoO presente trabalho possui o objetivo de entender o funcionamento da dinâmica familiar, para, assim, procurar formas de melhoria da qualidade de vida destas pessoas. O trabalho foi desenvolvido de forma ampla, trazendo definições da esquizofrenia, seu funcionamento e como é feito o diagnóstico, além disso, trabalhou-se, também, com as formas de tratamento para a pessoa diagnosticada. Contudo, nos aprofundamos a pensar nos vínculos da família com o familiar adoecido e como os cuidadores de pessoas com esquizofrenia se sentem com o processo diário de oferta de cuidados e atenção ao outro, percebendo que a rotina é, em diversos casos, sobrecarregada e estressante. Deste modo, percebeu-se que o estresse e a sobrecarga de trabalho causam, em inúmeras vezes, o desenvolvimento de ansiedade e depressão nessas pessoas que precisam dedicar muito do seu tempo para o cuidado com o seu familiar. Portanto, para um melhor envolvimento com o familiar diagnosticado e uma melhor qualidade de vida das pessoas envolvidas, foram sugeridas formas de tratamentos psicoterápicos, tanto para o cuidador informal, como para toda a família próxima à pessoa com esquizofrenia, pois estas estratégias podem melhorar a dinâmica familiar e o entendimento da doença, além de dar voz e espaço de fala para os cuidadores que, por vezes, se sentem sobrecarregados.Monografia Acesso aberto Dificuldades da escola em lidar com alunos com transtornos específicos da aprendizagem(2021-12-17) Santos, Maria Luiza Freire; Barros, Vitor GraçaOs Transtornos da Aprendizagem pertencem à categoria de transtornos do neurodesenvolvimento, cujas especificidades comuns de aprendizado do ser humano são alteradas desde os primeiros estágios do desenvolvimento. Na maior parte dos casos, os primeiros sinais de Transtornos da Aprendizagem são apresentados no ambiente escolar, quando, geralmente, não está preparado para acolher alunos que se afastam do padrão considerado “normal”. À vista disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a vivência das dificuldades enfrentadas pelos alunos com Transtornos da Aprendizagem diante do despreparo da escola para recebê-los, assim como os possíveis impactos psicológicos sofridos diariamente dentro da instituição escolar. O método utilizado se refere a uma revisão de literatura fundamentada em artigos circunscritos dentro do período de dez anos e de determinados livros. Durante o desdobramento do trabalho, foi possível reconhecer que o despreparo das escolas para o acolhimento de alunos com Transtornos da Aprendizagem é real, de forma que está presente não só nos educadores, como nos demais membros profissionais deste espaço, elemento que tem capacidade de influenciar como preditor para possíveis impactos psicológicos nos educandos. Sendo assim, em virtude desta lacuna, são apresentadas algumas possibilidades de atuação do psicólogo escolar associada à Psicologia Escolar Inclusiva, as quais objetivam colaborar para uma inclusão escolar palpável e efetiva desses alunos. A respeito das limitações do vigente trabalho, tem-se a pandemia da COVID-19 para a concretização de trabalhos práticos, bem como a falta de artigos/trabalhos que discutam sobre a realidade vivenciada por alunos com esse tipo de transtorno.Monografia Acesso aberto As dificuldades do portador de dislexia e o comprometimento com a aprendizagem(2021-12-10) Gama, Mariana Andrade; Santana, Elinalva Jesus deO tema desenvolvido nesse trabalho foi sobre as dificuldades que o portador de dislexia encontra no decorrer do processo de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem. O presente trabalho é construído a partir de uma revisão bibliográfica que visa a resolução e discussão do seguinte objetivo geral: compreender sobre a dislexia, levando em conta os principais fatores envolvidos, assim como de que forma ela se apresenta em cada portador desse transtorno. A partir do objetivo geral são construídos três capítulos, que discutem: I – a aproximação entre a psicologia e pedagogia (histórico da psicologia escolar); II – o transtorno específico da dislexia; III – as diferentes abordagens entre a psicologia escolar e a psicologia clínica diante da criança-aluno com dislexia. Como hipótese central para esse trabalho, discute-se a importância do diagnóstico desse transtorno de aprendizagem ainda nas primeiras fases do processo de ensino-aprendizagem, de modo que a criança-aluno possa ter um melhor acompanhamento a fim de amenizar as dificuldades socioeducacionais que essa eventualmente venha a se deparar durante a aquisição e desenvolvimento da linguagem. Assim, este trabalho encontra a sua síntese de discussão na atuação do psicólogo escolar e do psicólogo clínico diante do portador de dislexia.Monografia Acesso aberto A disfunção sexual em mulheres sob o olhar das psicologias clínicas(2021) Jesus, Clarice; Oliveira, PriscilaTendo em vista que a disfunção sexual em mulher é um tema em discussão academicamente e socialmente, além de não ser reconhecido por parte da grande maioria das mulheres, que ainda a vivenciam como um tabu, a presente pesquisa questiona qual seria o papel da intervenção Psicológica Clínica nesse contexto. Buscou-se responder como as Psicologias Clínicas podem contribuir no tratamento psicológico das mulheres diagnosticadas com disfunção sexual. Apresentou- se o conceito de disfunção sexual feminina, identificando os principais fatores que comprometem o equilíbrio e saúde sexual da mulher e evidenciando as discussões atuais das psicologias clínicas sobre disfunção sexual feminina e a sexualidade. Realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico, utilizando artigos, livros e obras de revistas, dos sites: Scielo, Google Acadêmico e Academia Edu. Visando trazer uma relação dos impactos subjetivos da patologia com a intervenção psicológica clínica, a pesquisa se dá a partir de uma revisão narrativa. Para isso, foi utilizado um método comparativo. Diante das leituras realizadas, verificou-se que as disfunções sexuais são de caráter multifatorial, o que implica em uma intervenção psicoterapêutica voltada a abranger os diversos aspectos que são impactados pela disfunção sexual. As diferentes abordagens das Psicologias Clínicas têm papel fundamental no tratamento das disfunções sexuais em mulheres. Cada abordagem possui uma visão de homem, a qual norteia sua prática. As técnicas desenvolvidas em cada abordagem contribuem para contemplar essa visão e possibilitar a ressignificação do sofrimento psicológico.Monografia Acesso aberto Dismorfia e autoestima em jovens adultos: revisão narrativa(2022-12-02) Carvalho, Claudiane; Souza, GabrielO transtorno dismórfico corporal - também conhecido como dismorfofobia - é um tema pouco discutido na sociedade e no meio acadêmico, o propósito deste trabalho acadêmico é analisar o efeito que as redes sociais causam nos indivíduos e como sociedade, o que fazemos em vigência dessa influência. Enquanto seres sociais, os seres humanos são como esponjas que absorvem informação do meio para se formar enquanto um indivíduo ativo da sociedade, inúmeras características são necessárias, entre elas está a autoestima, o valorar a si mesmo, todavia, a mesma está sendo minada pela influência externa, pelos extremismos sobre o corpo enquanto um objeto de apreciação. Esta dissertação tem por objetivo analisar a relação do transtorno dismórfico corporal com a autoestima, em conjunto com a influência das redes sociais na vivência dos seres humanos.Monografia Acesso fechado A família de jovens infratores: Responsabilizações e participação nas medidas socioeducativas(2021) Santana, Ana Aparecida; Andrade, Douglas AraújoA presente pesquisa tem por objetivo discutir a participação das famílias dos adolescentes em conflito com a lei no processo de ressocialização através das medidas socioeducativas. Este trabalho, de alguns pressupostos teóricos e legais: o primeiro diz respeito ao lugar ocupado pelas crianças e adolescentes ao longo do tempo, ao compreender que estes tiveram seus papeis reinventados, apenas muito recentemente tornando-se reconhecidos como sujeitos em desenvolvimento, que, por sua vez, necessitam de proteção integral. O segundo diz respeito a concepção de família, tal qual pode ser lida no trabalho que é e que pode ser feito com os adolescentes em conflito com a lei; parte-se então da ideia de que a família é um agente importante para a proteção dos jovens, fornecendo condições básicas de sobrevivência e afeto. Ao falar desses adolescentes e de suas famílias, precisa-se ainda tratar do Estado, a quem cabe a intervenção junto aos primeiros, de forma a garantir os seus direitos e de toda a sociedade. A despeito disso, falar de Estado implica em debater um modelo punitivo de intervenção que aparece como problemático quando se discute a relação entre eles, os jovens em questão e suas famílias. Assim, desponta o objetivo da presente pesquisa, qual seja o de discutir a participação das famílias dos adolescentes em conflito com a lei no processo ressocialização através das medidas socioeducativas. Para fundamentar tal discussão, apresenta-se a história social das crianças e adolescentes, expõem-se questões jurídicas referentes ao tratamento das medidas socioeducativas e sua perspectiva histórica no Brasil, e por fim, discute-se a atuação do psicólogo na aplicação das medidas socioeducativas. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa, buscando traçar uma análise sobre os conhecimentos já produzidos a respeito do lugar da família no processo de medidas socioeducativas, desta forma foi realizada a seleção de dados bibliográficos, na qual obteve-se um total de 19 (dezenove) artigos após o processo de triagem. Os resultados foram classificados nos eixos de análise “Família nas Medidas Socioeducativas” e “Vulnerabilidade Social”, que permite discutir sobre os fatores de risco relacionados à infração à lei, entendidos sempre diante da observação e da análise do contexto no qual se está inserido e em relação à instituição familiar, a partir dos seus papeis de orientação e de proteção, tornando imprescindível o debate acerca de suas possibilidades de inclusão no acompanhamento de medidas socioeducativas, visando assim o seu sucesso e a consequente redução da reincidência.Monografia Acesso aberto Os impactos do bullying na infância e as possibilidades de escuta clínica na perspectiva da psicanálise(2021) Lobo, Bruno Gonçalves Ribeiro; Cavalcante, Maria Simone Andrade MoraesEste trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e está divido em três capítulos fundamentados por teóricos que respaldam o tema proposto, dentre diversos psicanalistas que abordam essa temática, destacam-se aqui quatro, por serem os pioneiros no atendimento clínico infantil, os quais são: Anna Freud, Melanie Klein, Winnicott e Françoise Dolto. O objetivo deste trabalho é compreender os efeitos provocados pelo bullying e as possibilidades de escuta clínica na infância. Busca-se uma possível resposta para a pergunta norteadora: “como pode funcionar a clínica psicanalítica com crianças em situação de bullying”? O bullying se caracteriza por sucessivas agressões intencionais, verbais e/ou físicas, realizadas por um indivíduo ou por um grupo e acontece em qualquer contexto social, principalmente, nas escolas, onde, muitas vezes, as agressões são entendidas como simples brincadeiras; começa com apelidos ofensivos, mas, com o tempo, acarretará graves consequências às vítimas, a exemplo de queda no rendimento escolar e isolamento social. À medida que as ofensas e as humilhações aumentam, as vítimas podem desenvolver doenças psicossomáticas ou sofrem algum tipo de trauma psíquico. Nesse sentido, é importante que as crianças envolvidas nesse tipo de agressão tenham um acompanhamento ou um tratamento psicológico. A psicanálise infantil, por exemplo, promove às crianças um espaço de escuta. Trata-se de um lugar criado para elas se sentirem à vontade e, assim, serem capazes de externar suas dores, sua angústia e seus temores, por meio do brincar. Verifica-se que o lúdico é uma ferramenta indispensável estabelecida no meio psicanalítico na clínica infantil. Conclui-se, portanto, que a clínica psicanalítica com crianças que sofreram bullying se dá de igual modo em qualquer outra demanda, ou seja, o foco da análise é na criança e no seu sofrimento psíquico. Assim, é possível inferir que no atendimento com crianças o brincar é uma das técnicas mais eficazes e mais utilizadas pelos psicanalistas.Monografia Acesso aberto Impactos Psíquicos em Mulheres Vítimas de Violência Doméstica no Contexto do Isolamento Social pela Covid-19(2021-12-17) Silva, Maria; Macedo, TalithaA violência doméstica contra a mulher é um problema estrutural, perpassado por questões culturais, de gênero, dominação e subalternização da figura feminina, o qual se perpetua na sociedade há muito tempo, gerando consequências para a saúde física e psicológica, sendo algumas dessas irreversíveis. Essa situação afeta todas as mulheres, todavia de maneiras diferentes, tendo em vista que determinadas vítimas estão sob condições de maior vulnerabilidade. Percebeu-se que em crises sanitárias, como a pandemia da COVID-19, a qual necessitou de isolamento social para contenção do vírus, as mulheres foram as mais atingidas, crescendo, por exemplo, os casos de violência nesse período. Consequentemente, afetando sua qualidade de vida e saúde mental. Diante disso, buscou-se investigar os possíveis impactos psíquicos decorrentes desse cenário, os quais evidenciaram o despreparo na efetivação das políticas públicas e a necessidade urgente do desenvolvimento de estratégias direcionadas a educação social.Monografia Acesso aberto Implicações do distanciamento social na rotina de crianças com o Transtorno do Espectro Autista e seus familiares mediante cenário de pandemia causada pela COVID-19(2022) Morais, SolangeJ esus deO presente trabalho se propõe a discutir sobre os impactos do distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19 na rotina de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Desenvolvendo essa discussão, o conteúdo explanou-se primeiramente sobre o conceito e a definição do Transtorno do Espectro Autista, mostrando a importância de conhecer e entender melhor o TEA para então compreender como o isolamento e distanciamento social adotados como medidas de proteção da pandemia impactaram a rotina dessas crianças. Dando sequência à discussão do conteúdo, o trabalho apresenta uma seção destinada a expor concepções errôneas que as pessoas costumam ter a respeito do TEA e elenca os critérios necessários para compor o diagnóstico do TEA. O estudo em questão também aponta as formas de abordagem terapêutica que correspondem ao tratamento do TEA e por fim, por meio de uma revisão literária, busca-se identificar a forma como o distanciamento social interferiu negativamente na rotina das crianças com o TEA. Diante do exposto, o presente estudo se faz importante para o desenvolvimento da Ciência fornecendo conteúdo para um público que enfrenta instabilidade nas mais diversas áreas da sociedade.Monografia Acesso aberto Uma leitura foucaultiana sobre a obra "O Alienista" de Machado de Assis(2022) Santos, Aline; Pontes, Keilla; Santos, Maria LorenaO presente trabalho teve como objetivo geral realizar uma análise sob a ótica foucaultiana acerca da obra “O Alienista” de Machado de Assis. E como objetivos específicos buscar perceber como Foucault e Machado de Assis discorrem sobre a loucura e a segregação social, identificar as inter-relações e diferenças entre as visões de Foucault e a obra Machado de Assis, analisar a importância da literatura no conhecimento da psicologia, entender a concepção do que é ser louco para a sociedade e, por último, realizar uma análise sobre a reforma psiquiátrica no Brasil. Para isso, foi utilizado o método qualitativo e realizado uma revisão narrativa de literatura, tendo a obra O alienista de Machado de Assis e a História da loucura de Michel Foucault como ponto inicial de pesquisa. Conclui-se que a definição do que é loucura e do que é ser louco se modificam ao longo da história de acordo com os interesses burgueses e se relacionam diretamente com discursos elitistas de segregação e exclusão social.Monografia Acesso aberto A morte de Ivan Ilitch, uma ótica fenomenológico-existencial sobre a finitude(2020-12-28) Sodré, Ícaro Ryad Andrade; Silva, Larissa Felix daA finitude humana é objeto de interesse e de estudo através de diversas áreas do conhecimento, abordando diferentes métodos de análise que buscam decifrar ou apenas compreender esses processos biológicos ou sócio-históricos. Entretanto, diferentemente dos modelos científicos tradicionais que compreendem o ser humano através da decomposição de suas partes em fragmentos considerados menos complexos. Tal lógica considera possível que, compreendendo como cada fragmento funciona, tem-se o entendimento do funcionamento do todo complexo, e o estudo sobre a morte partindo deste referencial teórico não é diferente. Os aspectos sócio-históricos na busca da compreensão do fenômeno da finitude, por outro lado, buscam compreender como um contexto cultural em determinado período de tempo compreende ou mesmo lidam com as nuances da morte e do morrer como ato, ou seja, buscam analisar como um grupo social seja em micro ou macro escala compreende a finitude e como está relacionada dentro dessa cultura. Com outra linha de pesquisa, a Fenomenologia-Existencial pretende analisar o fenômeno da finitude através do modo como este é percebido, compreendido, e expressado pelo sujeito individual. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo: analisar o fenômeno da finitude na obra literária “A morte de Ivan Ilitch”, do renomado autor russo, Liev Tolstói. Como base teórica para essa análise literária, buscaremos trazer contribuições de renomados filósofos existencialistas, bem como autores que fortemente contribuíram para o avanço e consolidação do método Fenomenológico-Existencial. Personalidades que contribuíam com a filosofia existencialista como Martin Heidegger, Friedrich Nietzsche, Jean-Paul Sartre, Sören Kierkegaard, dentre outros que tiveram suas principais teorias utilizadas como base para compreender o fenômeno da finitude alavancada na obra analisada, tendo como base necessariamente, os relatos narrados do personagem Ivan Ilitch. Essa noção de tratar a finitude como um fenômeno, e não uma coisa simplesmente dada como o ato de morrer, bem como a utilização dos relatos de quem está de fato vivenciando tal fenômeno, como base para compreender o processo de finitude deste, são embasados também no método Fenomenológico, ou seja, em desvelar o fenômeno pelo próprio apresentar do fenômeno. Portanto, apresentamos o método Fenomenológico como mecanismo de compreensão, ou melhor, como um método de aproximação e apropriação do fenômeno tal qual ele se apresenta, a partir do próprio personagem. A utilização de teóricos e pensadores existencialistas para embasar as falas do personagem Ivan Ilitch, uma vez apoiando-se no método Fenomenológico como ferramenta de busca e desvelamento do fenômeno finitude, tem como objetivo a compreensão única e exclusivamente da finitude deste, ressaltando a premissa existencialista de que, todo ser humano é único e em abertura, abertura essa que o joga para um universo de possibilidades incertas e que necessitam de atribuição de sentidos também próprias para este, entretanto com uma única certeza, qual seja, a finitude. Apesar de ser fenômenos atribuídos a um contexto literário, analisar a presente obra, utilizando-se do modelo Fenomenológico Existencial, permite que possamos compreender as diferentes percepções acerca da finitude.Monografia Acesso aberto Pandemia da COVID-19 e saúde mental: uma revisão bibliográfica sobre isolamento social e transtornos psicológicos associados(2021-12-22) Silva, Victória Macêdo; Pereira, Maria Suely NascimentoO presente ensaio faz uma explanação acerca das produções do isolamento social sobre a saúde mental das pessoas, analisando o isolamento como fator predisponente para o surgimento de transtornos mentais ou mesmo servindo para emersão de pré-existentes. Trata-se de revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, pela qual buscou-se, através das produções já construídas acerca do tema, compreender como a pandemia da COVID-19 e sua principal medida de controle contra disseminação da doença exerceram influência psicológica sobre os indivíduos que, submetidos a um nível elevado de estresse, experimentaram sintomas de ansiedade e depressão ou mesmo abriram precedentes para o surgimento do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). A partir dos capítulos, abordou-se alguns determinantes subjetivos e sociais, que funcionaram como facilitadores para a instalação das psicopatologias citadas, demarcando uma dinâmica entre as experiências compartilhadas com aquelas vivenciadas particularmente, evidenciando um contexto conflituoso que estava muito além das produções do surto pandêmico e isolamento social sobre a rotina das pessoas. Através do referencial teórico e discussões subsequentes, percebeu-se a prevalência de adoecimentos psicológicos em determinados perfis, demonstrando que embora a pandemia e isolamento social trouxeram implicações para a vida de todas pessoas, a sobrecarga emocional oriunda da experiência recaiu com mais força sobre grupos específicos, associando vulnerabilidades a predisposições ao adoecimento mental. Debates acerca de gênero, faixa etária, posição social, condição socioeconômica e perfil profissional, em menção aos trabalhadores da saúde, foram utilizados como modelos explicativos, demonstrando que fatores associados foram responsáveis pelo aumento dos casos de transtornos mentais na população durante o isolamento social, demarcando o Brasil e sua instabilidade política, o que também veio a contribuir para o problema. Recomendações de órgãos e instituições de saúde brasileiras foram elencadas em referência aos cuidados com a saúde mental da população em tempos de pandemia, mais uma vez considerando perfis e vulnerabilidades, em conformidade com a necessidade de um serviço psicológico disponível e de fácil acesso que, mesmo indicado como essencial, não foi capaz de alcançar um grande número de pessoas, principalmente aquelas que parecem ser invisíveis ao poder público.Monografia Acesso aberto Particularidades, indivíduo e Transtorno do Espectro Autista: um estudo de caso com base na Terapia Cognitiva Comportamental(2022-12-16) Almeida, MarianeDesde o início, o TEA é gerador de curiosidade, o que levou a investigações e teorias acerca dele. O termo vem sendo discutido com mais frequência a cada dia a respeito da sua complexidade, significado, diagnóstico, sintomas e atitudes. Assim, este trabalho baseia-se em um método de pesquisa bibliográfica e estudo de caso para uma ampla visão sobre o objeto de análise em questão, permitindo o seu aprofundamento epistemológico, oferecendo, dessa forma, subsídios para novas investigações a respeito da temática em pauta. Este estudo é um meio de organizar os dados, preservando do indivíduo em questão o seu caráter único. Ressalta como cada caso tem sua singularidade, tornando mais amplos os vieses de compreensão e tratamento. Em relação ao estudo de caso, trata-se de um paciente de 12 anos com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista), em atendimento na Clínica Interdisciplinar Cliages, em Paripiranga – Ba. A psicoterapia conduzida no processo terapêutico foi respaldada na TCC (Terapia Cognitiva Comportamental). O trabalho tem como objetivo geral construir conhecimentos científicos a respeito do caso em questão, a partir da realidade vista e desenvolvida em prática, e como objetivos específicos descrever e registrar os acontecimentos, desenvolver teorias e hipóteses de acordo com pesquisa bibliográfica, para assim compreender os fenômenos existentes com base na exploração.Monografia Acesso aberto Paternidade na adolescência: uma revisão sistemática de literatura(2023-06-26) Costa, Hemily Almeida RamosA paternidade ocupa um lugar coadjuvante nas pesquisas a respeito do processo de criação de filhos, sendo tema recorrente e de interesse da academia a mãe a seu processo maternal. À medida que os conceitos culturais sobre a paternidade vão se moldando, comportamentos sociais adquirem novos modos de se expressar. Dessa forma, os estudos que se preocupam com tal problemática se direcionam ao esclarecimento da importância do comprometimento paterno para o desenvolvimento infantil e sua influência nos demais relacionamentos familiares. Não obstante, existem pesquisas direcionadas a um crivo do período paternal, como a adolescência. Por possuir uma ênfase relativamente nova no âmbito científico e com crescentes publicações a respeito do tema, é explícita a necessidade de revisar artigos já publicados sobre a temática, para analisar, descrever e resumir os principais resultados encontrados. Para isso, o trabalho utilizará o método sistemático de literatura com o objetivo analisar artigos sobre o tema da paternidade na adolescência publicados nos últimos 10 anos (de 2013 a 2023), dentro de um limite de sites de pesquisa que serão: Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Virtual em SaúdeMonografia Acesso aberto Pré-natal psicológico como meio de prevenção a depressão pós-parto(2022-12-14) Oliveira, Helena; Duarte, Marilene; Santos, MikaellyO presente trabalho tem como tema: O pré-natal psicológico como meio de prevenção à depressão pós-parto. O pré-natal tem como objetivo a prevenção à saúde da gestante e do filho que está sendo gerado, mas também é um meio utilizado no âmbito médico para detectar alguma doença, tanto na mãe como no embrião, assim o quanto antes detectado, mais rápido a chance de cura e a chance de nenhum dos dois acabarem morrendo durante a gestação ou o parto. Já o pré-natal psicológico, tem como objetivo a saúde mental da mulher e a sua relação consigo mesma e com o novo ser humano que está sendo gerado. Tem-se o pré-natal psicológico como prevenção da depressão pós-parto, pois irá investigar o histórico pessoal passado e presente da mãe em relação a sua saúde mental, como também o meio familiar em que ela está inserida e a relação com seu companheiro, se assim o tiver. Os familiares e o companheiro podem interferir de forma positiva ou negativa na vida da gestante e na gestação, que são fatores que possibilitam o bem-estar da mulher ou podem levá-la a ter a depressão pós-parto. Outro fator importante é o puerpério gravídico, que é o período após o parto, podendo durar dias, meses ou ano, tempo em que o corpo (os órgãos) voltarem a sua posição anterior a gestação. Este fator também é importante, pois é o momento que mexe muito com o humor da mãe, o seu estado psicológico, o físico e o social. O objetivo geral do trabalho foi analisar a importância do pré-natal psicológico como prevenção da depressão pós-parto e buscou através de objetivos específicos: o conceito do pré-natal psicológico e da depressão pós-parto; conscientizar as pessoas sobre a importância do pré-natal psicológico como o meio de prevenir a depressão pós-parto; falar sobre as causas e sintomas da depressão pós-parto; e sensibilizar os indivíduos a olharem a psicologia como a ciência imprescindível durante a gravidez. No decorrer do estudo, percebeu que o pré-natal psicológico é pouco conhecido e é fundamental para a mulher gestante ter o acompanhamento psicológico por um profissional em psicologia pré-natal, pois a mulher que já teve depressão antes da gravidez está mais propícia a ter a depressão pós-parto. Tendo-se em vista que o Brasil é um dos países que tem o índice mais alto de depressão e que alguns fatores socioeconômicos interferem na mulher em procurar o pré-natal. Então, entende-se que novos estudos devem ser realizados para que se aprofundem mais sobre este tema que é novo e pouco conhecido e que impacta tanto a vida do próprio indivíduo, quanto de familiares, companheiro, amigos e da própria sociedade.