Psicologia
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Navegando Psicologia por Assunto "Crianças"
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Monografia Acesso embargado A influência da tecnologia no desenvolvimento e comportamento das crianças de 7 a 11 anos.(2023-12) SILVA, Ana Julia Prado da; SANTOS, Bianca Baptista dos; CARIÚS, Carolina Aparecida MartinsTendo a nítida compreensão de que cada vez mais vive-se na Sociedade a imersão na era tecnológica, na era em que as telas estão cada vez mais inseridas no cotidiano das pessoas, é inimaginável que a vida contemporânea não esteja ligada à utilização das novas tecnologias. Mesmo sabendo que toda a tecnologia ofertada oferece facilidades e alternativas sem precedentes, faz-se necessário reconhecer que as ferramentas digitais também apresentam potenciais riscos à saúde das crianças. Este estudo tem o propósito de demonstrar se o uso das tecnologias seria capaz de influenciar na estimulação do desenvolvimento comportamental e cognitivo das crianças de 7 a 11 anos. Mesmo que o uso não implique necessariamente na reprodução de comportamentos atípicos ou na alteração neurológica, podem aumentar a desatenção e atrasos no desenvolvimento da criança. Busca-se com este trabalho evidenciar comportamentos patológicos decorrentes do uso excessivo dessas ferramentas na faixa etária infantil. Crianças que passam horas em frente às telas, jogando, assistindo vídeos, estão mais propensas a serem mais irritadas, desatentas, imediatistas e a terem dificuldades nas relações interpessoais. Os pais devem cuidar do desenvolvimento de seus filhos e proporcionar ambiente saudável de acolhimento e diálogo, pois a exposição constante e rotineira aos componentes de tela pode ocasionar danos físicos e socioemocionais às crianças.Monografia Acesso aberto A influência do sono na aprendizagem de crianças e adolescentes(2023-12) SILVA, Lucas Claudio da; VALENTIM, Ludymilla Flórido; SANTOS, Victor Hugo Albuquerque; VALDEUS, Victoria Nancy de MoraesO sono tem impacto direto sobre várias áreas da vida, em especial, a aprendizagem. Por isso, buscou-se entender como funciona a relação entre os dois e a necessidade de uma boa noite de sono. Uma vez que ele é um mecanismo neurofisiológico vital, envolvido em diversos processos, como a consolidação da memória, necessária para a aquisição de aprendizado. Além disso, funciona em sincronia com o estado de vigília; no entanto, nos últimos tempos, a duração e a qualidade do sono tem decaído muito, principalmente, entre as crianças e os adolescentes, por influência de questões biológicas, culturais e socioambientais. A presente pesquisa teve por objetivo realizar uma revisão bibliográfica de artigos científicos publicados entre 2008 e 2023 que tratem da relação entre sono e aprendizagem de crianças e adolescentes. Para a elaboração do trabalho foi realizada uma revisão exploratória, se pautando na pesquisa bibliográfica para fundamentar os temas das categorias de análise. É notável que a privação de sono é capaz de afetar os aspectos cognitivos e que bons hábitos de sono são capazes de melhorar a sua qualidade e propiciar os efeitos benéficos de um bom descanso ao indivíduo, pois, ainda que alguns artigos apontem para a relação entre qualidade de sono e desempenho em atividades que envolvam atenção e memória, se faz necessário um maior volume de artigos para compreender melhor a relação entre sono e aprendizagem no cotidiano.