Relações Públicas
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Monografia Acesso aberto Amaro: como as marcas influenciam os seus públicos utilizando o relacionamento(2022-07-24) Rodrigues, AnnaO presente estudo tem como tema o relacionamento, analisando por fim como a comunicação pode influenciar no relacionamento das marcas de roupas femininas como a AMARO LTDA realiza com seus públicos.Monografia Acesso aberto Branding sensorial: uma análise do case de lançamento do chocolate Mu-Mu Kids(2024-07) SILVA, Eduarda Marona daA presente pesquisa discute de que maneira a influência digital pode aplicar as estratégias de branding sensorial para comunicar um produto de forma eficaz. Com o intuito de responder o problema de pesquisa, o estudo aborda de que modo o branding sensorial pode ser utilizado enquanto uma prática comunicacional. Os objetivos específicos visam aprofundar a relação de branding sensorial e o profissional de Relações Públicas; refletir como a influência digital impacta no comportamento do consumidor; e analisar as estratégias usadas no lançamento do chocolate Mu-Mu Kids da Neugebauer. A investigação discorre sobre o branding sensorial na prática e uma análise sobre as estratégias abordadas na campanha de lançamento do produto. Os resultados obtidos indicam que o branding sensorial pode ser empregado de forma mais fundamentada para gerar melhores resultados para a organização, além de criar uma conexão emocional e fiel com os consumidores. A metodologia selecionada para subsidiar esta pesquisa é a netnografia somada a pesquisa qualitativa, além de fontes bibliográficas como Marchiori (2008), Kunsch (2003; 2016), Kotler (2000; 2017), Lindstrom (2012), Fleury (1996), Curvello (2012) e Freitas (2006), Terra (2011), Cobra (2010), Gabriel (2010), Torres (2009), Scott (2008), Aaker (1998), Hiller (2012), Tybout (2017), Solomon (2016), Pradeep (2012), Schmitt (2000) e outros autores que sustentam o estudo.Monografia Acesso fechado Ditadura e relações públicas: um estudo sobre a regulamentação da atividade profissional no contexto da ditadura civil militar no Brasil(2024-07) VIANA, Eduardo MilkewiczA presente monografia busca compreender o processo de regulamentação da profissão de Relações Públicas no Brasil durante o período de Ditadura Militar no Brasil, apresentando como a criação do CONFERP influenciou nas práticas comunicacionais dos profissionais da área, contextualizando o cenário político, social e econômico do país e identificando as medidas tomadas durante período, a fim de compreender as possíveis reverberações das imposições contextuais deste recorte temporal na atuação dos profissionais de relações públicas na contemporaneidade.Monografia Acesso aberto ONDE ESTÃO AS RELAÇÕES PÚBLICAS? Um estudo sobre o passado, o presente e inquietações sobre as perspectivas futuras da profissão(2023-12) TEIXEIRA , Francielle Pieretti BaltarEste estudo explora as complexidades históricas, presentes e futuras das Relações Públicas (RRPP), com foco na realidade brasileira. Diante da falta de clareza sobre os espaços de atuação em um contexto sem vagas específicas para profissionais de RP, o trabalho busca mapear as funções da profissão e fornecer orientações para os futuros profissionais do mercado. Com objetivos específicos que abrangem a análise histórica da profissão, a evolução dos currículos e funções, a compreensão do papel das relações públicas e a descrição de áreas de atuação e métodos utilizados, a pesquisa se fundamenta em entrevistas com dois profissionais renomados: Luiz Fernando Munoz e Guilherme Alf. A justificativa para este estudo reside na necessidade de fornecer direcionamento claro aos graduandos em Relações Públicas, visando a formação de profissionais mais informados e motivados, valorizando o papel crucial das RP no mercado e organizações. O problema de pesquisa indaga sobre os espaços de atuação em um contexto onde não existe reserva de vagas específicas para RP, explorando a invisibilidade que muitas vezes envolve essa profissão. A metodologia adotada inclui entrevistas semiestruturadas, permitindo uma troca de informações valiosas com profissionais experientes. O resultado inicial revela um cenário desafiador, destacando a luta constante pela visibilidade e reconhecimento da profissão. Este TCC não apenas documenta a história e evolução das Relações Públicas no Brasil, mas também contribui para uma compreensão abrangente do papel vital desses profissionais em uma sociedade em constante transformação, enfatizando a importância de uma abordagem integrada de teoria e prática na formação acadêmica e a necessidade de adaptação constante diante das mudanças no cenário educacional e profissional brasileiro.Monografia Acesso fechado Por que os fundamentalistas odeiam o Santander? Um estudo sobre as motivações ideológicas que fabricaram a crise de imagem do Grupo Santander decorrente do episódio Queermuseu(2022-12-16) Jacques, Antônio Leonel AntunesO presente estudo visa investigar como motivações ideológicas fomentadas por ação política e desinformação culminaram na crise de imagem do Grupo Santander em 2017, que sediou naquele ano, em sua matriz cultural em Porto Alegre, uma exposição artística chamada Queermuseu - Cartografias da diferença na arte brasileira. É realizada uma recapitulação do episódio, do contexto político do Brasil naquela década e dos avanços das leis que protegem e garantem direitos à comunidade LGBT+ no país. São abordadas as origens e o desenvolvimento das construções culturais ocidentais sobre gênero e sexo e como a defesa da diversidade sexual pode gerar conflitos na esfera da política e da opinião pública. Por fim, é aplicada uma análise das relações entre os tipos de ferimento de marca encontrados em comentários da nota de cancelamento da exposição e as motivações ideológicas presentes nos enunciados.