Relações Públicas

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  • Monografia Acesso aberto
    ONDE ESTÃO AS RELAÇÕES PÚBLICAS? Um estudo sobre o passado, o presente e inquietações sobre as perspectivas futuras da profissão
    (2023-12) TEIXEIRA , Francielle Pieretti Baltar
    Este estudo explora as complexidades históricas, presentes e futuras das Relações Públicas (RRPP), com foco na realidade brasileira. Diante da falta de clareza sobre os espaços de atuação em um contexto sem vagas específicas para profissionais de RP, o trabalho busca mapear as funções da profissão e fornecer orientações para os futuros profissionais do mercado. Com objetivos específicos que abrangem a análise histórica da profissão, a evolução dos currículos e funções, a compreensão do papel das relações públicas e a descrição de áreas de atuação e métodos utilizados, a pesquisa se fundamenta em entrevistas com dois profissionais renomados: Luiz Fernando Munoz e Guilherme Alf. A justificativa para este estudo reside na necessidade de fornecer direcionamento claro aos graduandos em Relações Públicas, visando a formação de profissionais mais informados e motivados, valorizando o papel crucial das RP no mercado e organizações. O problema de pesquisa indaga sobre os espaços de atuação em um contexto onde não existe reserva de vagas específicas para RP, explorando a invisibilidade que muitas vezes envolve essa profissão. A metodologia adotada inclui entrevistas semiestruturadas, permitindo uma troca de informações valiosas com profissionais experientes. O resultado inicial revela um cenário desafiador, destacando a luta constante pela visibilidade e reconhecimento da profissão. Este TCC não apenas documenta a história e evolução das Relações Públicas no Brasil, mas também contribui para uma compreensão abrangente do papel vital desses profissionais em uma sociedade em constante transformação, enfatizando a importância de uma abordagem integrada de teoria e prática na formação acadêmica e a necessidade de adaptação constante diante das mudanças no cenário educacional e profissional brasileiro.
  • Monografia Acesso fechado
    Por que os fundamentalistas odeiam o Santander? Um estudo sobre as motivações ideológicas que fabricaram a crise de imagem do Grupo Santander decorrente do episódio Queermuseu
    (2022-12-16) Jacques, Antônio Leonel Antunes
    O presente estudo visa investigar como motivações ideológicas fomentadas por ação política e desinformação culminaram na crise de imagem do Grupo Santander em 2017, que sediou naquele ano, em sua matriz cultural em Porto Alegre, uma exposição artística chamada Queermuseu - Cartografias da diferença na arte brasileira. É realizada uma recapitulação do episódio, do contexto político do Brasil naquela década e dos avanços das leis que protegem e garantem direitos à comunidade LGBT+ no país. São abordadas as origens e o desenvolvimento das construções culturais ocidentais sobre gênero e sexo e como a defesa da diversidade sexual pode gerar conflitos na esfera da política e da opinião pública. Por fim, é aplicada uma análise das relações entre os tipos de ferimento de marca encontrados em comentários da nota de cancelamento da exposição e as motivações ideológicas presentes nos enunciados.
  • Monografia Acesso aberto
    Amaro: como as marcas influenciam os seus públicos utilizando o relacionamento
    (2022-07-24) Rodrigues, Anna
    O presente estudo tem como tema o relacionamento, analisando por fim como a comunicação pode influenciar no relacionamento das marcas de roupas femininas como a AMARO LTDA realiza com seus públicos.