Relações Públicas

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  • Monografia Acesso fechado
    Ditadura e relações públicas: um estudo sobre a regulamentação da atividade profissional no contexto da ditadura civil militar no Brasil
    (2024-07) VIANA, Eduardo Milkewicz
    A presente monografia busca compreender o processo de regulamentação da profissão de Relações Públicas no Brasil durante o período de Ditadura Militar no Brasil, apresentando como a criação do CONFERP influenciou nas práticas comunicacionais dos profissionais da área, contextualizando o cenário político, social e econômico do país e identificando as medidas tomadas durante período, a fim de compreender as possíveis reverberações das imposições contextuais deste recorte temporal na atuação dos profissionais de relações públicas na contemporaneidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Branding sensorial: uma análise do case de lançamento do chocolate Mu-Mu Kids
    (2024-07) SILVA, Eduarda Marona da
    A presente pesquisa discute de que maneira a influência digital pode aplicar as estratégias de branding sensorial para comunicar um produto de forma eficaz. Com o intuito de responder o problema de pesquisa, o estudo aborda de que modo o branding sensorial pode ser utilizado enquanto uma prática comunicacional. Os objetivos específicos visam aprofundar a relação de branding sensorial e o profissional de Relações Públicas; refletir como a influência digital impacta no comportamento do consumidor; e analisar as estratégias usadas no lançamento do chocolate Mu-Mu Kids da Neugebauer. A investigação discorre sobre o branding sensorial na prática e uma análise sobre as estratégias abordadas na campanha de lançamento do produto. Os resultados obtidos indicam que o branding sensorial pode ser empregado de forma mais fundamentada para gerar melhores resultados para a organização, além de criar uma conexão emocional e fiel com os consumidores. A metodologia selecionada para subsidiar esta pesquisa é a netnografia somada a pesquisa qualitativa, além de fontes bibliográficas como Marchiori (2008), Kunsch (2003; 2016), Kotler (2000; 2017), Lindstrom (2012), Fleury (1996), Curvello (2012) e Freitas (2006), Terra (2011), Cobra (2010), Gabriel (2010), Torres (2009), Scott (2008), Aaker (1998), Hiller (2012), Tybout (2017), Solomon (2016), Pradeep (2012), Schmitt (2000) e outros autores que sustentam o estudo.
  • Monografia Acesso aberto
    ONDE ESTÃO AS RELAÇÕES PÚBLICAS? Um estudo sobre o passado, o presente e inquietações sobre as perspectivas futuras da profissão
    (2023-12) TEIXEIRA , Francielle Pieretti Baltar
    Este estudo explora as complexidades históricas, presentes e futuras das Relações Públicas (RRPP), com foco na realidade brasileira. Diante da falta de clareza sobre os espaços de atuação em um contexto sem vagas específicas para profissionais de RP, o trabalho busca mapear as funções da profissão e fornecer orientações para os futuros profissionais do mercado. Com objetivos específicos que abrangem a análise histórica da profissão, a evolução dos currículos e funções, a compreensão do papel das relações públicas e a descrição de áreas de atuação e métodos utilizados, a pesquisa se fundamenta em entrevistas com dois profissionais renomados: Luiz Fernando Munoz e Guilherme Alf. A justificativa para este estudo reside na necessidade de fornecer direcionamento claro aos graduandos em Relações Públicas, visando a formação de profissionais mais informados e motivados, valorizando o papel crucial das RP no mercado e organizações. O problema de pesquisa indaga sobre os espaços de atuação em um contexto onde não existe reserva de vagas específicas para RP, explorando a invisibilidade que muitas vezes envolve essa profissão. A metodologia adotada inclui entrevistas semiestruturadas, permitindo uma troca de informações valiosas com profissionais experientes. O resultado inicial revela um cenário desafiador, destacando a luta constante pela visibilidade e reconhecimento da profissão. Este TCC não apenas documenta a história e evolução das Relações Públicas no Brasil, mas também contribui para uma compreensão abrangente do papel vital desses profissionais em uma sociedade em constante transformação, enfatizando a importância de uma abordagem integrada de teoria e prática na formação acadêmica e a necessidade de adaptação constante diante das mudanças no cenário educacional e profissional brasileiro.
  • Monografia Acesso fechado
    Por que os fundamentalistas odeiam o Santander? Um estudo sobre as motivações ideológicas que fabricaram a crise de imagem do Grupo Santander decorrente do episódio Queermuseu
    (2022-12-16) Jacques, Antônio Leonel Antunes
    O presente estudo visa investigar como motivações ideológicas fomentadas por ação política e desinformação culminaram na crise de imagem do Grupo Santander em 2017, que sediou naquele ano, em sua matriz cultural em Porto Alegre, uma exposição artística chamada Queermuseu - Cartografias da diferença na arte brasileira. É realizada uma recapitulação do episódio, do contexto político do Brasil naquela década e dos avanços das leis que protegem e garantem direitos à comunidade LGBT+ no país. São abordadas as origens e o desenvolvimento das construções culturais ocidentais sobre gênero e sexo e como a defesa da diversidade sexual pode gerar conflitos na esfera da política e da opinião pública. Por fim, é aplicada uma análise das relações entre os tipos de ferimento de marca encontrados em comentários da nota de cancelamento da exposição e as motivações ideológicas presentes nos enunciados.
  • Monografia Acesso aberto
    Amaro: como as marcas influenciam os seus públicos utilizando o relacionamento
    (2022-07-24) Rodrigues, Anna
    O presente estudo tem como tema o relacionamento, analisando por fim como a comunicação pode influenciar no relacionamento das marcas de roupas femininas como a AMARO LTDA realiza com seus públicos.