Psicologia
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Artigo Científico Acesso fechado O acompanhamento psicológico em gestantes de alto-risco na redução do estresse(2021-12-09) Paiva, Ana Luiza Ceolin; Souza, Carolina Fortes; de Souza, Débora Priscila Dutra; Carvalho, Flavia Rodrigues da SilvaA gestação é um período de modificações biopsicossociais na mulher, cerca de 75% das gestantes experimentam o estresse em algum nível significativo. O estresse é caracterizado pela quebra do equilíbrio interno do indivíduo, resultando em um processo de adaptação. Este artigo propôs uma compreensão de como o acompanhamento psicológico pode colaborar com a redução do estresse em gestantes de alto-risco, sob a ótica da Terapia Cognitiva-comportamental, bem como identificar possíveis estressores e estratégias de intervenção psicoeducativas. A partir das ideias de Stekel (2011) por meio desta terapia o sujeito torna-se capaz de encarar de maneira mais funcional com esses estímulos estressores quando compreende o meio no qual está inserido. Por seu caráter educativo, a Terapia Cognitiva-Comportamental possibilita ao paciente realizar uma autoterapia. Nesta abordagem são utilizadas diversas técnicas, para auxílio na redução do estresse. Algumas delas são: Treino de Controle de Estresse (TCS), Reestruturação Cognitiva, Técnica da Respiração e Negação dos Problemas; Desta forma fica claro que as estratégias apresentadas no decorrer do trabalho são de grande importância e seu uso pode colaborar no enfrentamento dos agentes estressores desencadeados pela fragilidade emocional em que a mulher se encontra nesse momento de incerteza, minimizando significativamente os efeitos causados pelo estresse sobre seu estado físico e emocional durante a gravidez.Artigo Científico Acesso aberto Adoecimento Mental após Desastres e o desenvolvimento da Resiliência em uma perspectiva Fenomenológica(2021-12-07) Araujo, J.Paola; Silva, Fernanda Rocha; Ascencio, ThatianyUm desastre modifica profundamente o ambiente e a vida das pessoas, seja nos aspectos sociais, emocionais e psicológicos. Neste sentido, este artigo buscou compreender o processo do adoecimento mental das vítimas, a atuação do profissional de psicologia no trabalho de gestão de riscos, emergência e desastres, bem como, no auxílio às vítimas no desenvolvimento da resiliência com um olhar da fenomenologia. Para isso, utilizou-se de revisão de literatura sobre o tema, e para uma maior aproximação do fenômeno, realizou-se análise de vídeos documentais sobre os desastres ocorridos no Estado de Minas Gerais causados pelos rompimentos das barragens de rejeito de minério de ferro de propriedade das mineradoras Vale e Samarco. A análise nos mostrou que uma ocorrência de grandes proporções, como um desastre, afeta a saúde mental e vivência das pessoas e comunidade, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade social, impossibilitando está de se reerguer com seus próprios recursos, tornando necessário o desenvolvimento de estratégias para prevenção, mitigação e recuperação. Com isso, a psicologia fenomenológica ao auxiliar o sujeito na aproximação e compreensão da sua experiência, por meio do retorno às coisas mesmas e à sua tomada de consciência, pode proporcionar a construção da resiliência como uma forma de enfrentamento. Conclui-se que, a participação da psicologia é de extrema importância em todas as fases de uma ação que visa a elaboração de projetos e o cuidado com as pessoas em uma situação de risco de emergência e desastre.Artigo Científico Acesso embargado O Adoecimento Mental do Trabalhador: Perspectivas da Psicologia do Trabalho(2021-12-07) Santos, Amanda Cláudia Alves; Santos, Heloiza Fernandes da Silva; Santos, Isabella Ramos dos; Carmo, Rosemary Maria do; Merlo, Suellen SusanO presente estudo foi elaborado a partir de pesquisas bibliográficas e visa analisar os aspectos das organizações que predispõem o adoecimento mental dos trabalhadores e os quadros de doenças psicossomáticas. Tal abordagem considera a relação entre sujeito e a atividade laborativa a partir de uma perspectiva transhistórica e dialética. Além disso, o texto também elabora explanações sobre as contribuições que a Psicologia do Trabalho pode exercer neste cenário para prevenir e cuidar dos possíveis efeitos deletérios à saúde mental.Monografia Acesso aberto Ansiedade e depressão na adolescência: um sintoma contemporâneo(2021-12-13) Oliveira, Clara Duque de; Silva, Gabriela Resende; Sena, RafaelaEste artigo resulta de um estudo teórico, cujo objetivo foi compreender como os fatores socioculturais influenciam o surgimento dos transtornos depressivos e ansiosos na adolescência. Foi utilizada como proposta metodológica uma pesquisa bibliográfica, priorizando-se discussões relacionadas à abordagem no campo da subjetividade e cultura. Assim, as principais palavras chaves foram adolescência, depressão, ansiedade e contemporaneidade, a partir das bases científicas como: Scielo e BVS-psi. As principais discussões sugerem que há uma influência significativa das novas configurações sociais, do processo de globalização, da mídia, das redes sociais e da família na saúde mental do adolescente. Sendo assim, foi possível entender que a manifestação de novos elementos socioculturais parece cooperar para o processo de adoecimento mental de adolescentes na contemporaneidade.Artigo Científico Acesso aberto Aspectos Negativos na Relação Criança-Adolescente e Acesso à Internet(2021) GRAÇAS, Roberson Carlos das; Silva, Larissa Pimenta MartinsA internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos e servia como ferramenta de comunicação durante a Guerra Fria. Posteriormente, tornou-se ferramenta de uso acadêmico no auxílio de estudos. Foi popularizada como “Internet” em meados de 1982 com a expansão para países como Holanda, Dinamarca e Suécia. A partir de 1992, foi criado o WWW2, local onde eram armazenadas todas as informações que qualquer pessoa com acesso à Internet poderia navegar. Com o passar do tempo, grande parte da população teve acesso à Internet por meio de computadores ou smartphones. A facilidade do acesso causou um problema chamado hiper conectividade e por conta disso foram incluídos no DSM-V critérios para diagnosticar pessoas que fazem uso compulsivo da Internet. A presente pesquisa realizou uma Revisão de Literatura com o objetivo de examinar os aspectos negativos na relação criança-adolescente e o acesso à Internet. Dessa forma foi possível verificar que o uso desmedido da Internet pode gerar impactos negativos na vida das crianças e adolescentes.Artigo Científico Acesso aberto Aspectos psicossociais e sua influência na construção da subjetividade da mulher(2021-12-02) Laia, Isabela Gonçalves de; Gonçalves, Julia C. de Freitas; Silva, Bruna TolomeuO presente artigo tem como objetivo discutir a influência dos aspectos psicossociais na construção da subjetividade da mulher. Entende-se por subjetividade o processo pelo qual algo se torna pertencente ao indivíduo de modo particular. Todavia, o fato de se referir a algo individual não significa que sua origem esteja no interior do indivíduo. Dessa forma, buscou se apresentar como o contexto social em que a mulher está inserida pode influenciar na construção de sua subjetividade. A partir desse objetivo, procurou-se ampliar as possibilidades de compreensão da mulher e de seu modo de ser no mundo, logo, tornou-se importante frisar as implicações da influência da conjuntura social para sua saúde mental. Assim sendo, procurou-se levantar possibilidades de contribuição da Psicologia para a saúde mental dessa população.Artigo Científico Acesso aberto A atenção psicossocial aos familiares com crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista(2021-12-03) Muniz, Ana; Santos, Deborah; Honório, Geaine; Ferreira, Jamilly; Almeida, KellyEste artigo resulta de um estudo teórico, cujo objetivo foi analisar como é realizada a atenção aos familiares de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Assim, neste trabalho, os temas autismo, família, políticas públicas foram correlacionadas a fim de compreender a importância que o tema possui para a sociedade atual. A identificação das fontes foi realizada por meio dos sistemas informatizados de busca, Banco de Dados Bibliográficos do Scielo, Ministério da saúde e DSM IV. Foi utilizada como proposta metodológica uma pesquisa bibliográfica, priorizando-se a perspectiva Psicossocial, além de discussões relacionadas às abordagens da Neurociência, Cognição e Comportamento. As principais discussões sugerem que, apesar dos avanços nos últimos anos, observamos que ainda há muito a ser melhorado. A família é mais do que uma aliada. Ela deve ser encarada como foco de intervenção, para que seus anseios sejam acolhidos e sua sobrecarga minimizada. A pesquisa revelou que quando a família recebe o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista ficam fragilizados sem saber como agir, por esse motivo, é fundamental que a família procure além do tratamento para criança, redes de apoio e cuidado voltados para a família, compreendendo cada vez mais sobre o assunto em busca de estabelecer uma melhor convivência diante dos desafios.Artigo Científico Acesso aberto Atendimento online em tempos de pandemia do coronavírus: os desafios para a Psicologia(2021-12-07) Costa Lima, Caroline; Cristina Damasceno, Ariane; Emanoela Moreira Silva, CarmenEm fevereiro de 2020, a transmissão da Covid-19 se espalhou e causou um rápido aumento de novos casos e mortes, o que chamou a atenção do Ministério da Saúde. Isso fez com que a maioria das atividades fossem feitas em casa e causasse um aumento do distanciamento social, além de trazer muitas mudanças para o mercado de trabalho, dentre elas para a profissão de Psicologia. Em abril de 2020, o Conselho Federal de Psicologia publicou uma nova Resolução suspendendo alguns artigos da Resolução CFP nº 11/2018, que restringia e condicionava a prestação de serviços psicológicos online. Diante disso, faz-se necessário compreender não somente os desafios, mas as estratégias utilizadas pelos profissionais, buscando apresentar este novo contexto para a categoria. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos publicados em revistas científicas brasileiras, que traziam relatos de experiências de atendimento psicológico online no período da pandemia (março de 2020 a agosto de 2021). Finaliza-se esta pesquisa ciente de que ainda há muito assunto a ser discutido sobre a profissão neste momento atual, mas que este artigo é uma contribuição importante de compilação e análise de diversas experiências. Além disso, acredita-se que, a partir desses estudos, os psicólogos terão um novo olhar sobre o atendimento online que, embora exija mais preparação, traz possibilidades que não são possíveis no ambiente presencial.Monografia Acesso aberto Atuação do psicólogo na UTIN: um olhar sobre as mães(2021-12-08) Silva, Patrícia Gomes; Magalhães, Ana Clara Coelho; Rodrigues, Ana Paula; Marques, Kennielly Keitty da SilvaO presente trabalho tem por objetivo compreender a importância da assistência psicológica às mães que vivem a experiência de conviver com seu filho em uma Unidade de Terapia Intensiva. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica sobre essa temática. A discussão nos mostra a importância de compreender a gravidez, visto que é considerado um estágio muito importante na vida da mulher ao qual ela passa por transformações físicas, psíquicas, sociais, pessoais e profissionais; além desse acontecimento estar muito associado também, à própria experiência de ser mulher. A expectativa da maternidade desenvolvida pela idealização desse momento dá lugar à frustração, quando ocorre a internação do recém-nascido na UTI neonatal. As referências encontradas apresentam as dificuldades vivenciadas por essas mães e as implicações geradas a partir dessa vivência, na relação entre elas e seus filhos. Portanto, é de suma importância um modelo assistencial que dê atenção para além da saúde física do bebê internado, como também para a saúde psicológica da mãe e a aproximação entre a díade mãe-bebê. Com isso, destacamos a atuação do profissional de Psicologia, que poderá minimizar os impactos gerados por essa situação.Monografia Acesso aberto A Atuação do Psicólogo nos Cuidados Paliativos(2021) PANTALEÃO, Thamiris Cristina; DIAS, Sarah Ribeiro; DIAS, Sandra da Silva GonçalvesOficialmente originado como prática na década de 1960, no Reino Unido, os Cuidados Paliativos são um conjunto de cuidados oferecidos para pessoas com enfermidades sem possibilidade de cura, tendo como objetivo oferecer ao doente uma melhor qualidade de vida. Os cuidados que o Psicólogo oferece, nesse contexto, vão além do paciente e se estendem também ao núcleo familiar do doente. A família precisa de suporte e apoio para conseguir lidar com as consequências causadas pelo adoecimento do ente querido. Assim, a atuação do Psicólogo consiste em facilitar o processo de cuidar paliativamente, cuja preocupação central é proporcionar qualidade de vida na morte, além de propiciar ao paciente e seus familiares uma possibilidade de escuta das suas necessidades. O psicólogo em uma equipe multidisciplinar tem como objetivo agregar qualidade ao grupo, compartilhar os saberes entre membros e proporcionar aos doentes um atendimento integrado e assertivo relacionado ao seu tratamento. Nesse contexto, o profissional da psicologia encontra alguns desafios e por isso, deverá fazer um investimento maior em sua formação. Com tudo, vimos a importância do Psicólogo junto a equipe multidisciplinar e suas contribuições ao se tratar dos Cuidados Paliativos.Artigo Científico Acesso aberto Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Cognitiva na Doença de Alzheimer: Uma Revisão Bibliográfica(2021) Francisco, Dafynie; Silva, Daiane; Santos, FrancielyA Doença de Alzheimer é resultado de um processo neurodegenerativo de início insidioso, progressão lenta e gradual. Considerando esse quadro, o presente artigo buscou investigar o declínio das funções cognitivas e sua relação com a diminuição da funcionalidade do idoso, além de elucidar aspectos da avaliação neuropsicológica e da reabilitação cognitiva, a partir de uma revisão bibliográfica de artigos científicos e livros que abordam a temática. Constatou-se a relação entre o declínio das habilidades funcionais do idoso, própria da Doença de Alzheimer, e a dependência para a realização de atividades de vida diária. A avaliação neuropsicológica auxilia no diagnóstico diferencial, ao passo que a reabilitação cognitiva busca retardar o processo neurodegenerativo e auxiliar o idoso e sua família no processo de adaptação a esta nova realidade. Palavras-chave: Alzheimer; neuropsicologia; avaliação neuropsicológica; reabilitação cognitiva;Artigo Científico Acesso aberto Avaliação psicológica de surdos no Brasil(2021-12-13) Vilela, Izabelly Cristina Campolina; Nobre, Tiago AlvesEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de compreender como funciona o processo de avaliação psicológica de pessoas surdas no Brasil. Assim, neste estudo os temas relacionados à história da educação dos surdos, o uso das terminologias, avaliação psicológica e o processo de avaliação nesse contexto foram correlacionados a fim de compreender quem é esse sujeito e como se realiza a avaliação a partir dessa especificidade. Deste modo, foram destacados a partir dos resultados da pesquisa que, embora a avaliação psicológica seja uma área crescente, a criação de instrumentos psicológicos acessíveis para diferentes tipos de deficiências ainda é uma lacuna, o que pode ocasionar em um impedimento ou dificuldades nesta prática. É relevante demonstrar que há necessidade de se pensar na atualização da avaliação psicológica com populações específicas para que a mesma possa se beneficiar do uso de instrumentos psicológicos.Artigo Científico Acesso aberto A awareness como objetivo da terapia gestáltica e seus possíveis caminhos através da arte(2021-12-07) Teixeira, Diego Moreira Silva; Marques, Quézia LaíneO presente artigo tem como tema o uso da arte como possível caminho para a awareness. As ideias aqui apresentadas são frutos de uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória realizada com os seguintes objetivos: descrever os conceitos de Gestalt e de Gestalt terapia; aprofundar as reflexões sobre a função de awareness na Gestalt terapia; identificar o uso das artes na cena terapêutica e; relacionar a utilização da arte com técnicas em Gestalt-Terapia. O estudo de natureza exploratória favoreceu uma conexão com o problema proposto, uma vez que o método possibilitou verificar a produção científica direcionada ao objeto de estudo. A Gestalt-terapia busca ampliar cenários, o nosso olhar sobre nós mesmos e para esse processo foi adotado o termo awareness. Existem várias técnicas que ajudam a dar ênfase à conscientização do cliente (awareness) e que propõem uma ação visível e tangível tais como: dramatização, hot seat, amplificação, expressão metafórica etc. Contudo, cada profissional tem um jeito particular que torna algumas técnicas mais favoráveis, o que permite ao terapeuta gestáltico trabalhar com os experimentos de outros gestaltistas, ou até mesmo inventar algumArtigo Científico Acesso aberto Os benefícios da música na intervenção com crianças com transtorno do espectro autista(2021-12-09) Souza, Andrea Cristina de Oliveira; Matos, Eliane Rúbia RodriguesO transtorno do espectro autista é marcado por uma tríade constituída pela dificuldade de comunicação verbal e não verbal, comportamentos repetitivos e comprometimento da interação social. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi descrever como a música pode influenciar positivamente no tratamento das crianças diagnosticadas com autismo. Foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa sobre o tema, com análise de artigos que descrevem a importância da música no tratamento dessas crianças. Ao realizar a pesquisa se conclui que a música pode ser um instrumento de grande importância se usado para fins terapêuticos, mas constata-se que ainda faltam trabalhos empíricos que corroborem com a eficácia da música nos tratamentos. Dessa forma, demarca-se a necessidade de outros estudos sobre o tema para que os benefícios da música no tratamento de crianças com autismo sejam mais bem identificados e descritos.Monografia Acesso aberto O bullying na infância e seus efeitos na vida adulta(2021-06-30) Nataniely Neves Camargos, Simone dos Reis; Angélica Maria Silva CarvalhoA temática bullying está se tornando cada vez mais discutida entre educadores e profissionais de saúde por causa de seus impactos psíquicos na vida de crianças e adolescentes. Entretanto, pouco se discute os impactos desse abuso a longo prazo na vida das vítimas. Pensando nisso, o seguinte trabalho tem como objetivo investigar os efeitos do bullying escolar no desenvolvimento do sujeito e como esse abuso pode impactar na vida adulta. Para atingir o objetivo proposto, o referido estudo fundamentou-se nos pressupostos teóricos de muitos estudiosos da área, buscando identificar os conceitos, causas e consequências do bullying, bem como a causa da violência escolar e a importância do psicólogo no combate ao bullying, para que assim, o tema central fosse introduzido.A violência infanto-juvenil deixa marcas profundas no indivíduo que reverberam até a idade adulta. Sendo assim, é importante que os profissionais da área da saúde mental entendam que alguns transtornos podem ter origens mais profundas do que as manifestações atuais.Artigo Científico Acesso aberto A busca incessante pela felicidade por meio das redes sociais e o impacto na subjetividade do sujeito pós-moderno(2021-06-28) Sanguinete, Juliane; Rocha, GabrielaEste trabalho de conclusão de curso tem como proposta analisar como o excesso de promessa de felicidade, amplamente ofertado através das redes sociais, pode impactar na subjetividade do sujeito pós-moderno. Busca-se trazer à tona um pensamento crítico sobre o avanço da tecnologia e suas implicações. Através das informações coletadas, procurou-se elucidar e conscientizar a sociedade sobre os riscos e possibilidades de alterações psíquicas causadas pelo excesso de busca da felicidade, chamando atenção para fatores que possuem relação entre o consumo dos produtos tecnológicos ofertados atualmente e o suposto encontro com o objeto que promete a felicidade. Para tanto, buscou-se identificar os conceitos de felicidade de acordo com o viés psicanalítico, filosófico e sociológico, indicando as ofertas tecnológicas das redes sociais com a promessa de alcance da felicidade. Além disso, foram analisados os fatores que influenciam a busca do sujeito pela constante felicidade e as suas consequências, considerando a psique humana.Monografia Acesso aberto O cenário da pandemia no Brasil: impactos da desigualdade social e o ensino remoto na educação inclusiva(2021) Martins de Oliveira, Leidiany; Thereza Ferreira Ribeiro, JulianaO presente trabalho possui como tema central o cenário da pandemia do Covid-19 no Brasil e apresenta uma análise sobre o assunto, explicitando os impactos das desigualdades sociais e o ensino remoto na Educação Inclusiva. A partir da observação das dificuldades enfrentadas por grande parte da população brasileira considerada desfavorecida financeiramente, em meio a adoção do ensino remoto no período de quarentena, verificou-se a necessidade do desenvolvimento de um estudo, especialmente para compreender as consequências da pandemia na inclusão escolar. Para tanto, utilizam-se métodos de pesquisa bibliográfica, bem como dados para obter-se respostas coerentes e válidas para a temática em questão. Conclui-se que as contribuições do psicólogo para o ambiente escolar são diversas, uma vez que o mesmo assume a missão de promover diálogos e auxiliar nos enfrentamentos de obstáculos das desigualdades sociais que ficam cada vez mais explícitas com a adoção do ensino remoto durante a pandemia do Covid-19.Artigo Científico Acesso aberto A clínica psicanalítica com idoso(2021-12-07) Almeida Garcia Perdigão, Isabel; Tomaz Silva Santos, Amanda; Rodrigues Vieira de Rezende, Ana Lara; Alves Santos, LarissaA crescente expectativa de vida tem se mostrado um desafio com o qual a sociedade ainda esta aprendendo a lidar. Por isso, este trabalho visa compreender o motivo da clínica psicanalítica com o idoso ser uma clínica do luto. Entendemos que a Psicanálise pode ajudar a compreender o fenômeno do envelhecimento e também na análise do sujeito que chega à clinica com questões sobre a finitude. Para compor o presente trabalho, foi importante analisar a construção social da velhice, investigando o que é o idoso e o envelhecer para além da representação social da velhice. Além disso, entender como a Psicanálise apreende o sujeito foi fundamental pois, diferente de outras ciências (como a psicologia e a sociologia), nessa abordagem não existe o idoso e sua morbidade, mas um sujeito do inconsciente. Ainda assim, a clínica com idosos possui suas particularidades como, por exemplo, o fato de que o luto, no sentido mais abrangente, é entendido como a questão predominante da análise. Compreender o papel social do envelhecimento como algo negativo e as consequências da exclusão do idoso na sociedade foi importante para investigar as demandas que chegam desse público no consultório. Ademais, entender que são os recursos do sujeito - e não a sua idade - que o ajudam ou não em suas elaborações faz com que o analista se atente em ouvir o sujeito, além de ficar atento a sua contratransferência. Para esse estudo foi utilizada a revisão bibliográfica a fim de analisar os temas e questões de interesse de forma crítica.Artigo Científico Acesso fechado A contribuição da terapia cognitivo comportamental no controle da ansiedade em crianças e adolescentes com síndrome de Asperger(2021-12-02) Mendes, Myllena; Costa, Stephany; Scheleger, GabrielleEste projeto de pesquisa tem como objetivo compreender a contribuição da terapia cognitiva comportamental para controle de quadros de ansiedade em crianças e adolescentes diagnosticados com síndrome de Asperger. A Síndrome de Asperger é caracterizada por uma ausência de interação social e padrões básicos do comportamento. A adolescência vem acompanhada por mudanças biopsicossociais que ocorre no fim da infância e no início da adolescência. Através deste trabalho apresentaremos os fatores que contribuem para o desenvolvimento de sintomas de ansiedade em quadros de adolescentes diagnosticados com a Síndrome de Asperger, sendo assim como objetivo verificar as principais ações e contribuições da Terapia Cognitiva Comportamental para esses adolescentes diagnosticados com a Síndrome de AspergerArtigo Científico Acesso fechado A contribuição da terapia cognitivo comportamental no controle da ansiedade em crianças e adolescentes com síndrome de Asperger.(2021-12-02) Vieira, Myllena; Costa, Stephany; Scheleger, GabrielleEste projeto de pesquisa tem como objetivo compreender a contribuição da terapia cognitiva comportamental para controle de quadros de ansiedade em crianças e adolescentes diagnosticados com síndrome de Asperger. A Síndrome de Asperger é caracterizada por uma ausência de interação social e padrões básicos do comportamento. A adolescência vem acompanhada por mudanças biopsicossociais que ocorre no fim da infância e no início da adolescência. Através deste trabalho apresentaremos os fatores que contribuem para o desenvolvimento de sintomas de ansiedade em quadros de adolescentes diagnosticados com a Síndrome de Asperger, sendo assim como objetivo verificar as principais ações e contribuições da Terapia Cognitiva Comportamental para esses adolescentes diagnosticados com a Síndrome de Asperger
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