Jabaquara
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Jabaquara por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 74
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto A fisioterapia no tratamento da osteoartrite em cães obesos: revisão de literatura(2023-11) MARTINS, Daianne Pereira; CARRASCO, Izabela Oliveira; LEVYMAN, Mariana de Melo; CUNHA, Natalia Rodrigues; GARCIA, Rebeca MarquesA osteoartrite é o tipo de artrite mais comum na clínica de cães e é considerada uma patologia de origem multifatorial, sendo a obesidade um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento da doença devido ao aumento da carga exercida pelas articulações, com isso o animal pode apresentar claudicação, dificuldade ao subir ou descer escadas, dor e intolerância às atividades físicas. A obesidade tem se tornado cada vez mais frequente na clínica de pequenos, em consequência do hábito alimentar e a falta de exercícios dos cães atualmente, portanto, a osteoartrite também tem estado mais presente nos atendimentos. Este trabalho tem como objetivo apresentar as formas de diagnóstico, tratamento medicamentoso e principalmente o tratamento preventivo como a fisioterapia e suas modalidades, melhorando a qualidade de vida e bem-estar desses pacientes. Palavras-chave: Osteoartrite; Obesidade; Fisioterapia.Artigo Científico Acesso aberto A importância da função materna na estruturação do ego segundo a psicanálise Winnicottiana(2023-11) SOUZA, Julia Takita Camillo de; FRANCA, Marco Antonio de LimaEste trabalho visa realizar um estudo teórico, analisando e discutindo artigos e fontes literárias relevantes que oferecem suporte para uma compreensão da estruturação do ego na primeira infância, por meio da síntese da teoria apresentada por Donald Woods Winnicott, dialogando com outros autores, como Freud, Lacan e seus intérpretes contemporâneos. Verificou-se que Winnicott apesar de beber de fontes comuns à psicanálise, seja a Freudiana ou a Kleiniana, logo parte a desenvolver a própria teoria e fundamentá-la, através de extensos estudos, em uma perspectiva revolucionária para a época. Enquanto todos pensavam retroativamente sobre o desenvolvimento do bebê, Winnicott inovou ao propor como ele percebe o mundo através do cuidado e da falta inerente a ele. Como, através dos olhos da mãe, ele aprende a enxergar, o mundo e a si mesmo, como sujeito implicado no próprio discurso, e não apenas produto passivo de outras relações.Monografia Acesso fechado A importância do vínculo afetivo para a aprendizagem e sua relação com a psicanálise(2023-12) PEDRO, Fellype Ribeiro; AMORIM, Pedro Henrique Sassaki deNeste presente trabalho buscou-se compreender e refletir acerca da importância do estabelecimento de vínculo entre educador e educando no processo ensino-aprendizado e o seu diálogo com a Psicanálise. Procurou-se investigar como a Psicanálise entra nas relações pedagógicas, visto que existe um embate entre as duas áreas sobre um ideal educativo, a fim de contribuir para estes processos. Trata-se de um estudo teórico baseado nos saberes do patrono da educação brasileira, Paulo Freire e os conhecimentos psicanalíticos de Sigmund Freud e Jacques Lacan dando enfoque à relação transferencial, essencial no processo de ensinar e as noções de “sujeito-suposto-saber”. Ressalta-se que a Psicanálise de modo algum equivale a ser contra a pedagogia, entendendo notoriamente o papel do professor, os seus deveres e responsabilidades, sendo o responsável por estimular a construção de um espaço de aprendizagem saudável. Este sujeito formador e provocador deverá promover oportunidades de aprendizagem aos estudantes para que estes constituam posteriormente seus papéis na sociedade.Monografia Acesso fechado A influência da inteligência emocional no ambiente de trabalho(2023-12) SANTOS, Julia Araujo; COSTA, Juliana Mauricio da; SOUZA, Letícia da SilvaEsse trabalho tem como finalidade mostrar a sociedade do cansaço e a inteligência emocional, como a sociedade do século XXI se organiza em tantas demandas e produtividades exigidas ao mesmo tempo que se tem algo fundamental para estar emocionalmente bem diante aos fatores estressores da sociedade. Deste modo, o trabalho tem o objetivo de levantar os pontos principais de Inteligência Emocional e como ela se desenvolve na sociedade do desempenho. Através de uma compreensão geral da conduta da humanidade, vem sendo estudado o comportamento humano no ambiente de trabalho e utilizando recursos para extrair o maior potencial de desempenho de diversos grupos para a maior eficiência no trabalho. O intuito é identificar habilidades e competências e destacar a importância de um ambiente saudável, ao mesmo tempo em que entende como elas impactam o ambiente organizacional. Conhecer o conceito de inteligência emocional é muito importante para que as organizações saibam reconhecer e promover os indivíduos. Porque profissionais motivados em um ambiente equilibrado são mais propícios ao crescimento e à eficiência na demanda de trabalho.Monografia Acesso aberto A influência da parentalidade no desenvolvimento da cognição social em crianças.(2023-11) FERREIRA, Isabella Maria Zuchetto; ESCUDEIRO, Thaís Alves; SESSO, Vinícius CamargoA parentalidade ou os estilos parentais, assim como condições ambientais e genéticas, podem influenciar no desenvolvimento físico, psico-social da criança, e também no aspecto da cognição social. O estudo a seguir tem como objetivo levantar a literatura empírica mais recente sobre a associação entre parentalidade versus cognição social infantil, por meio de uma revisão integrativa, onde serão apresentados conceitos teóricos sobre o assunto e resultados práticos dos últimos estudos sobre o tema em questão. Foram feitas pesquisas nas principais bases de dados como Scielo, LILACS e Pubmed, dos estudos dos últimos 10 anos, em inglês e português que relacionassem a parentalidade com aspectos da cognição social infantil. Após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, os principais estudos condizentes com o tema foram encontrados em inglês. Após análise de seus resultados constatou-se que os estilos parentais são positivamente relacionados à aquisição de repertório social e o melhor desenvolvimento de processos cognitivos relacionados à cognição social, como processamento de emoções, viés de atribuição e teoria da mente, como consequência uma melhor elaboração de respostas adaptativas ao meio social.Artigo Científico Acesso aberto A relação do ambiente terapêutico e os sentidos humanos(0023-11) CARVALHO, Gabriel José deEste projeto de pesquisa trata de uma análise técnico-científica do ambiente terapêutico e a relação dos sentidos humanos e suas sensações, a partir de um público que possui um transtorno que desorganiza os estímulos sensoriais que o ambiente transmite. A análise dessa relação tem a intenção de criar parâmetros projetuais com o intuito de melhorar as clínicas terapêuticas e auxiliar na melhor estimulação sensorial para essas pessoas, preparando-as para o melhor convívio em sociedade. O espaço escolhido para o estudo é um ambiente multissensorial onde se pratica a terapia específica de Snoezelen que acontece dentro da sala com o mesmo nome, onde, dentro deste local é possível verificar a relação de cada elemento terapêutico e os sentidos humanos a serem analisados, sendo possível averiguar a relação ambiente-paciente.Artigo Científico Acesso fechado Análise das funções executivas de pacientes diagnosticados com o transtorno de ansiedade generalizada (TAG): uma revisão bibliográfica(2022-11-08) Ferreira Fernandes, Gabriella Letícia; Silva, Taynara AguiarO presente estudo tem como objetivo avaliar como está estruturada as funções executivas do funcionamento cognitivo de indivíduos diagnosticados com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico qualitativo de periódicos científicos de nível nacional e internacional relacionados ao tema. A partir desta pesquisa, foram analisadas as principais deficiências cognitivas e suas relações com a sintomatologia do transtorno psicológico, bem como as dificuldades de produção cientifica, e a falta de conhecimento e prática tangível para disseminação consistente desta temática na literatura. A importância desse estudo e conhecimento epistemológico do próprio TAG e sua relação com as funções cognitivas é fundamental para o desenvolvimento de novos estudos no campo cientifico, promovendo subsídios para a implementação de um melhor atendimento nas redes de saúde e profissionais da área que tenham uma atuação com este público e demais transtornos psicológicos associados, prevenindo o sofrimento psíquico desses indivíduos, favorecendo consequentemente a inclusão de métodos, procedimentos e técnicas especializadas no atendimento humanizado e especifico, tendo em vista as particularidades de cada paciente, e um atendimento direcionado a sua qualidade de vida e saúde mental.Artigo Científico Acesso fechado Ansiedade: uma revisão narrativa(2022-12-15) Harada, Hekthor,; Meirelles, João; Gouveia, Ivonete; Santana, HildibertoO tema da pesquisa é “ansiedade e transtornos de ansiedade: o que são?”. O objetivo principal é dissertar sobre o que é de fato o sentimento de ansiedade e o que são os transtornos decorrentes dela (CID F41. 1), e a correlacionar com algumas possíveis comorbidades que podem ser desenvolvidas. A ideia central do tema consiste em diferenciar a crise do sentimento que pode se desenvolver para um eventual transtorno e/ou em comorbidades. A importância de se fazer essa diferenciação se dá pelo fato de que todos os seres humanos vivenciam esse sentimento na sua história de vida e muitas vezes não sabem lidar com ele da forma mais adequada. No que se refere aos objetivos específicos, primeiramente vamos conceituar alguns termos e palavraschaves que serão muito utilizadas no decorrer da dissertação como saúde, ansiedade, comorbidade e transtorno de ansiedade. Feito isso, o próximo passo é verificar os fatores de risco que influenciam direta e indiretamente no que diz respeito às crises de ansiedade (transtornos), como as redes sociais e problemas socioeconômicos, para que seja mais fácil identificar ambientes e comportamentos que podem propiciar estas crises. Conforme o desenvolvimento destes itens vamos falar sobre tratamentos com medicamentosos ou tratamentos baseados em técnicas que não envolvam drogas controladas, como a psicoterapia, por exemplo.Artigo Científico Acesso aberto Aplicação de Ferramentas de Gestão para melhorias em empresa de Descartáveis(2023-06-03) Emanuelli de Paula, Beatriz; Müller Pizzolatto Ferreira, Guilherme; Santiago Lima, Karina; Lima Silva, Leandro; dos Santos Gonçalves, RafaelO presente artigo de trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar soluções para o gestor e colaboradores de uma empresa distribuidora de descartáveis, localizada na região da Vila Guarani, na Zona Sul de São Paulo. As soluções foram obtidas a partir de estudos utilizando a metodologia 5S e ferramentas como o Diagrama de Ishikawa, Matriz G.U.T e o método de Pareto. O intuito com a aplicação das soluções encontradas é transformar o ambiente de trabalho, adequandoo às normas de trabalho existentes, proporcionando mais segurança e conforto para os colaboradores.Monografia Acesso aberto Arquitetura escolar e o impacto na adaptabilidade e desenvolvimento das crianças(2023-12) YAMASAKI, Júlia Oliveira Cirne Vilas BoasA presente pesquisa trata-se de um estudo sobre o ambiente escolar como local para o desenvolvimento infantil. Partindo do conceito de que a educação é a base – e a solução – para a maioria dos problemas encontrados no Brasil, o trabalho visa analisar e compreender os desafios da arquitetura escolar, bem como o impacto que causa ao permear no cotidiano das crianças. A indagação surge, a princípio, quando o básico necessário para a adaptabilidade de todos não é visto como uma obrigação e algo natural, mas sim como uma exceção. Em um cenário de extrema desigualdade na sociedade heterogênea, crianças – com e sem laudo – deixam de conviver lado a lado grande parte das vezes devido à ausência de elementos arquitetônicos projetados. Reconhecemos, portanto, que os pequenos não somente devem se sentir pertencentes ao espaço, como também que o espaço os queira – e está apto para prover o melhor desenvolvimento para cada indivíduo singular. O resultado desta pesquisa é o produto entregue como Trabalho Final de Graduação (TFG) da Universidade São Judas Tadeu, orientado por ambos Prof.º Dr. Luís Octávio Pereira Lopes de Faria e Silva e Prof.ª Dra. Maria Isabel Imbrunito. Palavras-chave: Arquitetura escolar; inclusão; educação; crianças; desenvolvimento.Artigo Científico Acesso fechado Avaliação descritiva e análise funcional no tratamento de casos clínicos(2023-11) OLIVEIRA, Marina Ignácia Barbosa de; NASCIMENTO, Beatriz dos SantosA análise do comportamento tem três grandes vertentes, sendo uma delas a Análise Aplicada do Comportamento (ABA). A ABA é popularmente conhecida pela eficácia do tratamento de casos em que o indivíduo apresenta problemas de comportamento, como, por exemplo, em crianças diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Essa vertente dispõe de diferentes métodos de análise e intervenção para compreender o principal causador do comportamento problema e intervir de maneira a modificá-lo. Entre estes métodos estão a avaliação descritiva e a análise funcional, os quais serão utilizados neste estudo para correlação de resultados e compreensão de eficácia no tratamento de casos clínicos.Monografia Acesso aberto Base de Apoio de Economia Criativa(2022-12-13) Kauê, Amariz da CunhaEsse trabalho estuda como a economia criativa com foco no empreendedorismo, pode ser inserida na vida de famílias de baixa renda, trazendo mais oportunidades para essa parte da população, fazendo com que essas pessoas possam ter uma melhor condição de vida.Monografia Acesso aberto Benefícios da utilização de glicocorticóides no tratamento de cães com dermatite atópica uma revisão de literatura(2023-12) HENRIQUE, Patrícia MedeirosA dermatite atópica é uma doença cutânea alérgica, inflamatória e pruriginosa, geneticamente predisposta, com características clínicas. Possui seu início em função de disfunções da barreira cutânea, associada a uma série de repercussões imunológicas estando mais comumente associada a uma resposta exacerbada de anticorpos IgE para alérgenos ambientais. Seu quadro clínico tem como característica clínica inicial o prurido, que pode incluir coçar, esfregar, mastigar, lamber excessivamente, correr e/ou balançar a cabeça. Sendo assim, os glicocorticóides entram como possibilidade terapêutica devido a sua ação anti-pruriginosa ao minimizar a ação dos anticorpos IgE que como já foi dito é uma importante causa para a ocorrência desse quadro clínico. Dito isso, diversas novas evidências trazem alguns outros fármacos como a ciclosporina e o oclacitinib, que fornecem novas abordagens potenciais, visando ao invés dos anticorpos, algumas citocinas que estão relacionadas à alergia, e esses tratamentos proporcionam alívio substancial dos sinais clínicos em cães com dermatite atópica. Sendo assim, o principal objetivo deste TCC é realizar uma revisão sistemática sobre a eficácia dos glicocorticóides em relação ao quadro clínico dos cães. Esta pesquisa será conduzida em duas etapas: uma revisão narrativa e uma revisão sistemática. Dito isso, foram encontrados 823 artigos, destes, após a retirada sobraram 23 artigos que se adequam completamente em relação aos critérios de inclusão sendo os outros 22 excluídos da revisão sistemática. No mais, também foram escolhidos outros 27 artigos para a realização da revisão narrativa. Por fim, obtivemos como conclusão que os glicocorticóides tanto sistêmicos quanto tópicos são boas opções terapêuticas, devendo apenas ter cuidado com os efeitos colaterais e tendo em mente que em muitos casos, uma associação com outros fármacos pode ser vantajoso. Bem como a utilização de outros fármacos também pode ser vantajoso, devendo-se avaliar caso a caso, mas no geral os glicocorticóides são ótimas drogas a serem utilizadas no combate à dermatite atópica canina.Artigo Científico Acesso fechado Burnout em bancários: fatores e desenvolvimento.(2022-12-12) Brito, Jéssica; Vokurka, PauloAo observar a quantidade de artigos relacionados à saúde mental durante os últimos anos, é notável o aumento das doenças ocupacionais e da preocupação com os trabalhadores ao redor do mundo. Dentre as doenças ocupacionais, temos a síndrome de Burnout, como uma doença crônica ligada ao trabalho que se desenvolve por meio do estresse ocupacional. Dessa forma, esse estudo objetivou analisar a correlação entre o desenho do trabalho e o surgimento da Síndrome em trabalhadores do setor bancário de bancos tradicionais e startups. Como método, foi realizada uma pesquisa com 106 trabalhadores, utilizando uma versão reduzida e adaptada do WDQ (Work Design Questionnaire) e a Análise Fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI). Concluiu-se que há uma possível tendência no desenvolvimento da síndrome em trabalhadores que possuem um menor senso de autonomia, menor variedade de tarefas e menor identificação com a tarefa, sendo estes, em sua maioria, trabalhadores de startups.Monografia Acesso fechado CEIAR - centro educacional e assistencial infantil na República(2023-12) SANTOS, Larissa Jesus dosEste trabalho tem por objetivo criar um centro educacional e assistencial para crianças vulneráveis socialmente na região central da cidade de São Paulo, visando o desenvolvimento de suas habilidades, complementando a educação básica e afastando-os das ruas. Apresenta-se, também, o estudo de como, apesar de estarem no centro, estão afastadas culturalmente de seus equipamentos. Com isso, surge a necessidade de incluir espaços que possam acolher, direcionar e tratá-los com a dignidade estabelecida pela constituição, por leis que são diariamente violadas no ambiente em que vivem. O intuito do projeto é apresentar um espaço que assegure que seus direitos sejam garantidos, levando segurança em um meio hostil. A seguinte pesquisa baseia-se em análises documentais, revisões bibliográficas e mapas para leitura geomorfológica. Para o desenvolvimento do trabalho foi necessária uma análise das metodologias pedagógicas atuais e de seus resultados nas escolas de modo a nortear o programa de necessidades.Monografia Acesso fechado Centro contraturno de desenvolvimento infantil baseado na metodologia Waldorf(2023-12) SILVA, Thalita Santos daO presente trabalho apresentará o projeto de um Centro de Contraturno de De senvolvimento Infantil baseado na metodologia Waldorf, idealizada por Rudolf Steiner (1861-1925), cujo princípio é a concepção de um espaço de ampliação do desenvolvimento cognitivo, afetivo e sociocultural fora do período regular escolar, agregando-se a uma in trodução de metodologia de ensino distinta à tradicional e que se adéqua as atividades de contraturno, situado no bairro do Limão, em São Paulo (SP), uma localização em proximidades de baixa renda que demandam maior acolhimento em tempo integral para au xílio na dinâmica diária familiar à medida que cumprem sua jornada de trabalho. Sendo assim, já identificado pelo Plano Nacional de Educação (PNE) a necessidade de se garantir a educação em tempo integral, atualmente impossibilitada por motivos de estrutura nas escolas existentes, se faz necessário um espaço especializado com áreas e atividades para contraturno oferecendo não somente a ampliação da jornada, mas o auxílio na formação geral do indivíduo. Para execução deste trabalho realizaram-se pesquisas baseadas em projetos análogos a escolas de contraturno escolar e a metodologia escolhida, bem como diagnósticos do local de implantação, pesquisas sobre legislações competentes a temática e pesquisas acadêmicas existentes para maior compreensão do tema.Monografia Acesso aberto Centro de Apoio a Saúde Mental da Mulher(2023-06-22) Oliveira Alves, MilenaO assunto da neuroarquitetura e sua influência nos usuários têm sido cada vez mais estudada nos últimos anos, visto que quando bem desenvolvida, são capazes de criar importantes valores na concepção do espaço, e são aliadas ao tratamento de transtornos mentais, que estão entre as principais causas de incapacitação no mundo atualmente. Voltado para o olhar psiquiátrico feminino, este trabalho tem como objetivo a implantação de um Centro de Apoio à Saúde Mental da Mulher, localizado na Vila Carrão, zona leste da cidade de São Paulo, para tentar auxiliar uma parcela da população, buscando diminuir a taxa de doenças mentais mais graves e agressivas, e oferecer maior qualidade de vida. A metodologia aplicada foi a realização de estudo abrangente sobre referências teóricas, referências projetuais, análise completa da área de intervenção escolhida, pesquisa de dados oficiais sobre a saúde mental feminina, e consulta às normativas referentes à arquitetura hospitalar.Monografia Acesso aberto Centro de educação ambiental Água Espraiada(2023-12) MACIEL, Érica Gislayne SilvaEste trabalho tem como objetivo propor o desenvolvimento para o projeto de um Centro de Educação Ambiental (CEA), no distrito de Jabaquara, localizado na região sul do município de São Paulo. Para atuar como um instrumento de transformação socioambiental no município, capaz de promover a conscientização sobre o meio-ambiente e a importância de sua conservação. O projeto atuará durante a semana letiva em conjunto com escolas de ensino básico e fundamental da região e aos finais de semana, as atividades são abertas ao público em geral. A integração do projeto com as escolas busca inserir as crianças, desde os estágios iniciais do aprendizado, para uma melhor estratégia de mudanças futuras de conhecimentos da população com o meio ambiente em que se está inserido. Outro objetivo deste projeto é envolver toda a comunidade da região como um agente ativo, através de diálogo e construção coletiva, não utilizando somente da sensibilização, mas também na atuação comunitária e social.Monografia Acesso aberto Centro Educacional Unificado: Ferradura(2023-06-15) Pinheiro, GiovannaEste trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto arquitetônico para a criação de um Centro Educacional Unificado (CEU). Para fundamentar o desenvolvimento deste projeto a pesquisa realizada é um estudo do modelo CEU, buscando identificar as vertentes existentes para a implantação e manutenção do programa. Desta forma, após compreender como os Centros Educacionais Unificados são setorizados e administrados, foi realizada a pesquisa do território para verificar a necessidade do espaço, através de dados de segurança, dados escolares e de zoneamento para uma possível implementação do projeto. A partir do levantamento, usos e acessibilidade foi escolhida a área a ser modificada. Localizada na região do Jabaquara, o espaço atualmente é um centro esportivo comunitário e como a escolha para o desenvolvimento de um CEU se dá através da melhoria de espaços já utilizados a fim de promover múltiplos usos, o terreno foi definido. Portanto, foi realizada a revisão do programa e do partido de projeto necessários para adaptá-los as demandas atuais e ao local escolhido. A proposta do CEU Ferradura é ser uma conexão do entorno com o espaço, do espaço com a população e da população com a educação.Monografia Acesso aberto Centro Elas/Delas: Centro de Acolhimento e Empoderamento da Mulher através da Tecnologia(2022-12-08) Bastos, GabrielaEste projeto evolui como proposta e tem a arquitetura como ferramenta, sendo forma de acolher, proteger, empoderar e libertar as mulheres da violência e vulnerabilidade social. Por meio de um programa completo com atendimento nas áreas jurídica, médica e psicológica, de suporte à criação de filhos, e capacitação, por meio de apoio privado de empresas de tecnologia - aproveitando a escassez de profissionais no mercado, alta demanda de ofertas de emprego e crítica baixa diversidade de gênero. Tendo em vista que a violência doméstica é extremamente alta, programas e equipamentos para a causa da mulher são de suma importância para que acolham, protejam e empoderem as mulheres, dando-lhes ferramentas para não retornarem a uma situação de vulnerabilidade.