Educação Física

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  • Monografia Acesso aberto
    A importância do exercício físico para a prevenção de quedas na terceira idade
    (2024-06) LIMA, Mirian Almeida; LUZ, Lucas dos Santos da; CARVALHO, Livia Souza Moreira; FERREIRA JUNIOR, Rivone Jose
    As quedas acidentais estão entre os principais problemas de saúde que afetam as pessoas a partir dos sessenta anos de idade e estão associadas à morbidade, redução da funcionalidade perda da independência e, em alguns casos, em morte.O objetivo geral deste trabalho é avaliar se a prática regular de atividades físicas influencia ou não na manutenção do equilíbrio corporal e, consequentemente, atua na prevenção de quedas entre idosas. Foi realizado um estudo do tipo bibliográfico e descritivo, com análise integrativa. A pesquisa foi constituída pelos resumos dos artigos selecionados e na seleção dos autores no período de 2015 a 2023. Portanto, com a realização da análise dos artigos foi possível reconhecer e entender que com o avanço da idade tem a piora do equilíbrio e da instabilidade postural e com os estudos realizados e a avaliação clínica pode-se confirmar que a realização de atividade física com o acompanhamento de um profissional capaz de identificar qual exercício pode fazer, melhora do equilíbrio dinâmico e estático, além de promover aumento da força muscular em pessoas entre 60 à 75 anos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Movimento e aprendizagem: explorando o potencial da educação física para crianças com TEA.
    (2024-06) FARIAS, Izamara Ribeiro de; CONCEIÇÃO, Nadisson dos Santos; SILVA, Monike Oliveira Pinto Teles da; OLIVEIRA JUNIOR, Ruy Gledson de
    A educação inclusiva na Educação Física tem se destacado pelo impacto positivo no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Observam-se avanços significativos na autonomia, na eficiência pessoal e na saúde mental dessas crianças, contribuindo para a redução de riscos de distúrbios cognitivos, depressão e ansiedade, além de melhorar o desempenho físico. Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de crianças com TEA e a importância da atividade física, bem como apresentar sugestões e resultados de ações inclusivas na prática dessas atividades. A Educação Física visa estimular o desenvolvimento psicomotor, despertar a criatividade dos professores e contribuir para a formação integral dos alunos com TEA. A prática de atividade física ajuda no desenvolvimento físico, mental e afetivo, aprimorando comandos simples, essenciais para outros aspectos do desenvolvimento, e proporcionando melhorias na coordenação motora e na comunicação.
  • Monografia Acesso aberto
    Treinamento resistido para idosos
    (2023-12) ARAUJO, Enrique Cerqueira, Enrique C. A.; SENA, Marieles Santos de, Marieles S. de S.; SILVA, Rayane Lima da, Rayane L da S.; LIMA, Roseany Souza de, Roseany S. de L.
    Esta pesquisa bibliográfica visa mostrar a importância, os benefícios e como se deve realizar um treinamento de força com idosos e quais cuidados devem ser tomados. O processo de envelhecimento apresenta como mudança biológica principal um declínio progressivo de todos os aspectos fisiológicos do ser humano, principalmente um declínio de força, devido à perda de massa muscular, que já se inicia após os trinta anos, e se acentua depois dos cinquenta anos, reduzindo muito a qualidade de vida de pessoas idosas, dificultando nas realizações de tarefas diárias, acompanhando de mudanças psicológicas, como a depressão. O treinamento de força apresenta importantes alterações fisiológicas no organismo, trazendo benefícios como: o aumento da massa muscular, aumento da massa mineral óssea, ajudando também a prevenir o organismo de doenças cardiovasculares, diabetes, artrite, osteoporose, de quedas e consequentemente a melhora nos aspectos psicológicos e sociais, elementos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos idosos.