Engenharia Mecânica

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  • Monografia Acesso fechado
    Motores magnéticos com ímãs de neodímio - Análise dos modelos descritos na literatura
    (2023-06-19) Freitas, Gustavo Henrique Roque; Silva, Douglas Camilo da; Silva, Tiago Bezerra da; Araujo, George Lucas dos Santos; Lima, Luiz Fernando de Oliveira
    Essa monografia consiste em realizar uma revisão dos principais conceitos do magnetismo e da aplicação da tecnologia de ímãs permanentes em motores magnéticos e/ou elétricos. Adicionalmente, foi realizada uma análise geral dos modelos de motores mais relevantes encontrados na literatura, que empregam essa tecnologia em seu projeto, com foco em compreender seu funcionamento. Os principais materiais dessa análise foram os artigos científicos publicados, as patentes aprovadas e os motores atualmente comercializados. Dos modelos estudados, Perendev, Yildiz e o Síncrono IPMSynRM, o único que apresentou resultados comprovados de funcionamento e implementação na indústria atualmente, sendo comercializado de fato, é o modelo Síncrono IPMSynRM, utilizado por exemplo pela marca Tesla, na indústria automobilística. Esse modelo possui patente registrada, mas livre para acesso público, com o propósito de disseminar o conhecimento e difundir a tecnologia considerada promissora, mas ainda carente de estudo e desenvolvimento.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise de ruptura de um componente de fixação do chassi de trator
    (2023-06-11) Ferreira Jr., Edis; Rocha, Guilherme; Souza, Leonardo; Nascimento, Lucas; Machado, Maurício
    Os veículos automotores de grande porte têm um papel fundamental em diversos setores da economia, como mineração, agricultura, logística de grandes cargas, entre outros. Esses veículos são extremamente importantes, pois permitem que trabalhos que seriam impossíveis de serem executados apenas com a força humana sejam realizados de maneira eficiente e segura. Porém, garantir a segurança desses veículos é crucial, já que muitos deles são tripulados ou estão envolvidos em tarefas de alta importância. É por isso que o presente trabalho teve como objetivo identificar a causa da ruptura de um parafuso prisioneiro que faz a fixação entre a cabine e o chassi de um veículo automotor de grande porte. Para isso, foi realizado uma análise de falha abrangente, que incluiu a caracterização química das propriedades do material, revisão do dimensionamento por elementos finitos, análise de dureza e validação do processo de montagem. Com base nas informações coletadas e analisadas neste estudo, foi possível concluir que a dureza encontrada no ensaio excedeu significativamente o valor estabelecido pela norma e as condições especificadas de projeto, apresentando uma microestrutura martensítica. Além disso, os resultados indicaram que a tensão gerada a partir do torque aplicado também excedeu os limites estabelecidos, o que pode resultar em problemas estruturais e de desempenho a longo prazo.
  • Monografia Acesso aberto
    Caracterização da INCOLOY 945 após tratamento de deformação plástica severa ECAP
    (2023-06-15) Teixeira, Alecsander; Paschoal, João; Dias, Rodrigo
    Utilizando a ferramenta ECAP (Equal Channel Angular Pressing), este trabalho teve como objetivo a caracterização da super liga Incoloy 945 (já solubilizada) através dos resultados de ensaios realizados em laboratório, a fim de melhorar a resistência mecânica sem que seja feito tratamento térmico. O método utilizado é feito através de deformação plástica intensa/severa que causa o refinamento de grãos, este que é de estudo contemporâneo, pode-se assim dizer. A liga de estudo em questão foi escolhida por ser de uma aplicação interessante para a indústria petrolífera por conta de suas resistências naturais, por exemplo, para a captação de petróleo no pré-sal que é uma solução petrolífera para o Brasil, porém a região pré-salina é de acesso difícil e isso determina o requerimento de estudos por materiais mais resistentes a diversidades, como pressão, temperatura e corrosão, que a Incoloy 945 entrega. No entanto, é válido afirmar que a superliga de estudo não é somente de uso petrolífero, um exemplo é aplicação na indústria aeroespacial. Após o experimento, foi feita a caracterização da superliga através de técnicas de análise, incluindo microscopia e medidas de dureza. Os resultados obtidos foram comparados com os valores de referência do material antes da deformação, permitindo assim uma avaliação da eficácia do processo do ECAP na melhoria das propriedades mecânicas da superliga, melhoria esta que foi de 142 % em sua dureza final com apenas duas passagens pela ferramenta.
  • Monografia Acesso aberto
    Desenvolvimento de um sistema de arrefecimento para cambios CVT utilizados em prototipos BAJA SAE
    (2022-12-19) Jose Frabetti, Vitor Hugo; Riato de Sousa, Vinicius; Sevilha Riva, Thiago; Ryuichi Imaizumi, Daniel
    Os câmbios CVT são amplamente utilizados nos protótipos BAJA SAE ao redor do mundo devido à sua alta versatilidade. Esse tipo de câmbio necessita estar sob condições de temperatura específicas para poder trabalhar adequadamente, sem danificar as suas correias. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um novo conjunto de proteção para o câmbio CVT utilizado pelo protótipo da equipe USJT BAJA, que funcione também como um sistema de arrefecimento, a fim de fornecer uma maior vida útil às correias utilizadas no mesmo. Tal conjunto foi desenvolvido utilizando análises CFD baseadas em testes realizados na proteção atualmente utilizada no protótipo, analisando possíveis melhorias baseadas em conceitos termodinâmicos simples. As melhorias escolhidas foram comprovadas através de experimentos posteriores, seguindo os mesmos preceitos dos testes iniciais, criando assim um conjunto eficiente o suficiente para ser utilizado pela equipe nas próximas competições, com uma redução de 60% na temperatura medida no interior da proteção da CVT.
  • Monografia Acesso aberto
    Dimensionamento de uma suspensão duplo A para veículo recreativo.
    (2022-12-22) Carvalho, Cicero Bernardo Martins Guimarães; Emilio, Felipe Augusto Lero; Homem, Felipe Fernandes; Poscolere, Leonardo Dias; Cortez, Celso Ricardo Almeida
    Com os avanços na tecnologia e na busca de trazer mais conforto para os passageiros, foi desenvolvido o sistema de suspensão veicular, que passou por muitas mudanças e avanços tecnológicos durante as décadas. Mesmo que a maioria de seus componentes não esteja visível ao olhar a parte externa do veículo, o sistema de suspensão é um dos sistemas mais importantes do veículo, esse sistema é responsável por fazer a ligação entre a carroceria com o solo (consideramos que as rodas e os pneus fazem parte do sistema de suspensão). Podemos considerar que a suspensão veicular tem três principais funções: garantir o conforto do passageiro absorvendo o máximo de vibrações e irregularidades causadas pela via, garantir a mobilidade garantindo uma estabilidade, tanto longitudinal quanto lateral, mantendo o chassi estável, e por último garantir o controle sobre o veículo, mantendo todas as 4 rodas do veículo em constante contato com o solo, além de manter o veículo estável durante a ação de algumas forças, sendo por exemplo as forças na aceleração e na frenagem. O objetivo central do trabalho é abordar, analisar e dimensionar um sistema de suspensão para um veículo recreativo. Os conceitos utilizados abordam temas como conforto veicular, melhorias na dirigibilidade, ângulo de caster, posicionamento do centro de rolagem, etc. Coletamos todos os dados importantes através de estudos em artigos científicos, o que nos possibilitou ter uma visão mais ampla no dimensionamento da suspensão, descobrimos a melhor estratégia para a construção do nosso protótipo, após o estudo o grupo decidiu utilizar a suspensão duplo A no veículo recreativo, por possuir um sistema leve e de baixa altura, partimos então para o dimensionamento 3D e após uma análise computacional por métodos de elementos finitos chegamos a um resultado satisfatório, o que nos possibilitou partir para a construção do protótipo, ao final concluímos que foi de extrema importância o estudo inicial que realizamos antes de todo o dimensionamento da suspensão, finalizamos o protótipo chegando a resultados satisfatórios como melhoria na dirigibilidade e diminuição na vibração na parte interna do nosso veículo.
  • Monografia Acesso aberto
    Dimensionamento de um desumidificador de ar para antecâmaras.
    (2022) Santos, Douglas William Silva Gonçalves; Vieira, Jonathan Batista; Hernandes, Leandro Santiago; Aguiar, Victor Franco Esperidião
    Os desumidificadores de ar mecânicos são equipamentos que tem como função reduzir a umidade contida em um determinado volume de controle preenchido por ar. A denominação mecânica vem do seu funcionamento através de refrigeração por compressão de gases. Sendo composto basicamente por evaporador, condensador, compressor e dispositivo de expansão. Seu funcionamento permite a remoção do vapor de água contido no ar através do processo de resfriamento causando o efeito de condensação no vapor de água, esse condensado é recolhi-do e expelido por gravidade normalmente, somando-se um processo de reaquecimento em série ao resfriamento é obtida uma redução da umidade relativa parâmetro esse usado para menção e controle da instalação. O foco do trabalho é realizar um estudo com equacionamento necessário para o dimensi-onamento de um aparelho que possa ser utilizado em uma antecâmara existente com tempera-tura de 12°C, com as dimensões de 12,2 metros de comprimento, 6,0 metros de largura e 6 metros de altura. A instalação em São Paulo – SP conta com uma câmara de congelados com temperatura de trabalho de -20°C, com 20 metros de comprimento, 30 metros de largura, 11,5 metros de altura. Buscando no projeto a redução de formação de gelo para evitar acidentes e inconvenientes; reduzir os degelos na câmara protegida pela antecâmara reduzindo assim o consumo energético.
  • Monografia Acesso aberto
    Suspensão ativa: estudos de métodos e modelos.
    (2022-11-30) Diniz, Leonardo Cesar; Ferreira, Beatriz Fazio; Boti, Danilo Fernando; da Silva, Leonardo Theodoro; Silva, Lívia Arantes
    O trabalho a seguir apresentado visa o aprimoramento de um sistema de suspensão eletromagné-tica ativa criado pela companhia Bose nos anos 1980. Este tipo de suspensão veicular é destacado por sua incrível eficiência em termos de conforto e performance, porém fora considerado um insu-cesso em questões comerciais, de peso e aplicabilidade em termos de manutenção, desgaste etc. Dessa forma, o trabalho visa sua simplificação mecânica, mantendo suas características mais co-biçadas. Sendo assim, foram excluídos alguns componentes mecânicos pesados. O sistema consiste em um eletroímã poderoso que interage com um imã permanente que deve realizar o movimento do eixo principal do conjunto para que assim haja adequação do com-primento da suspensão, resultando em maior absorção dos desníveis da via.
  • Monografia Acesso aberto
    Caracterização mecânica de aluminetos de ferro do tipo fe3al através de tratamentos térmicos
    (2022-12-20) Silva, Leonardo Ribeiro da; Lima, Rodrigo Macedo; Mendes, Daniel Kagan
    Através dos grandes desenvolvimentos tecnológicos voltados para a comunidade científica, foram se intensificando as relações de interesse nos compostos intermetálicos ordenados, mais especificamente, os aluminetos de ferro. Fatos determinantes para os estudos destes compostos estão voltados as relações de comportamentos estáveis a altas temperaturas, que se somam às suas estabilidades químicas, voltados para diversas aplicações, como fontes confiáveis para sua utilização. Este presente trabalho tem como objetivo a caracterização microestrutural de aluminetos de ferro das bases Fe3Al e Fe3AlCr, como fonte para evoluções e melhorias em sua microestrutura e propriedades mecânicas, através dos processos de tratamentos térmicos de Solubilização e Envelhecimento dos compostos. As relações dos ensaios de dureza e de metalografia indicaram condições adversas quanto ao aumento da dureza e diminuição dos precipitados. A solubilização apresentou resultados contrários ao objetivo, no entanto, o processo de envelhecimento apresentou um resultado satisfatório na redução de dureza. A relação de tempo de tratamento térmico em função de trincas parece escalar também, prova da influência dos tratamentos térmicos em relação ao comportamento dos materiais durante um maior período, que mesmo envelhecido, teve um aumento em sua dureza.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise de caso de manutenção baseada em condição aplicada nas bombas hidráulicas utilizadas em ambiente marítimo
    (2022-12-16) Queiroz, Paloma da Silva; Fonseca, Cristiano Rodrigues da; Rodrigues, Kauy Messias; Souza, Luiz Felipe Martins Gomes de
    A busca pelo melhor desempenho na manutenção exige dos gestores que eles acompanhem de perto o processo interno da empresa, pois as abordagens com valores atuais demonstram que a manutenção tem surpreendido a todos com a sua busca pela melhoria contínua. O presente trabalho apresenta dados obtidos após uma pesquisa de campo realizada dentro de uma empresa de manutenção de componentes hidráulicos, onde é possível observar uma redução nos custos de manutenções em bombas hidráulicas em uma empresa que opera em ambiente marítimo, em seguida a implementação da manutenção baseada em condição. Para a elaboração do trabalho foram utilizados, além das informações constantes da revisão da literatura, os dados obtidos por meio do estudo do caso analisado. Na empresa estudada, era comum o uso da Manutenção Corretiva para conserto dos equipamentos defeituosos. O método utilizado pela empresa nos anos de 2018 a 2021 se tornara bastante custoso e desvantajoso, visto que o processo de manutenção fazia com que todo o ciclo envolvido parasse. Para manutenir a Bomba Hidráulica, era necessário que a mesma não funcionasse para fazer-se a correção necessária. No ano de 2022, foi utilizada a Manutenção Baseada na Condição, ou CBM (Condition Based Management), onde houve uma grande vantagem na utilização. O estudo de caso realizado demonstra que o período utilizado para a CBM fora menos custoso e utilizou-se menos recursos e tempo. Alguns dos métodos utilizados para identificação do problema anterior à falha são: Termografia e Análise de Vibrações. Os métodos serão desenvolvidos em tópicos específicos para complemento do estudo de caso. Por fim, a conclusão que será desenvolvida é uma redução de 51% nos custos com manutenção sobre a empresa, diminuição do tempo aplicado e redução na quantidade de equipamentos manutenidos, graças à utilização da CBM. Deve-se lembrar que os equipamentos, métodos e abordagens descritas estão em constante evolução, visando a melhoria contínua para obter-se os melhores resultados possíveis.
  • Monografia Acesso fechado
    Desenvolvimento de uma bancada de teste para validação e melhoria no.
    (2022-12-17) Santos, Bruno Marinho; Carmo, Guilherme Lima; Oliveira, Gustavo Medeiros; Crema, Thauan Crema; Cruz, Thiago Ribeiro
    Este trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto de uma bancada de testes de ferramentais da embalagem primária para produtos farmacêuticos. Neste projeto, foi utilizado três softwares, o primeiro chamado de 3D TopSolid®, usado para o dimensionamento da bancada e de todos os componentes, o outro chamado de SolidWorks®, usado para a simulação mecânica da mesma, e por último o software de pneumática chamado Festo FluidSIM®, usado para a demonstração do esquema pneumático, mostrando os movimentos do ferramental e da puxada do tapete. Com o auxílio dessas ferramentas, foi possível então realizar o dimensionamento da estação de formação, da estação de alimentação, dos tipos de alimentação, bem como a simulação mecânica da formação do blister e da alimentação da mesma. Após isso, constatou-se que a bancada de testes atende as expectativas, realizando um try-out (teste) simples mas com eficácia, reduzindo retrabalhos e melhorando os testes internos da empresa.
  • Monografia Acesso fechado
    Bancada de testes dinâmicos para um conjunto de freio de um veículo off-road do tipo Baja
    (2021-12) Silva, Erick Alexandre da; Santana, Larissa Loiola de; Simão, Pedro de Lima
    A bancada de testes dinâmicos para um conjunto de freio, é um equipamento que possibilita coletar e relacionar dados, como coeficiente de atrito, temperatura do disco e pressão no sistema, informações fundamentais para análise e desenvolvimento de sistemas de freios. O objetivo central do trabalho é estudar e desenvolver a bancada, bem como construir um protótipo, que possa ser utilizado pela equipe USJT Baja, como aprimoramento dos conhecimentos de seus integrantes e desempenho de seus veículos. Os cálculos do dimensionamento foram realizados considerando as forças aplicadas na frenagem de uma das rodas dianteiras do veículo protótipo da equipe, a qual sofre o maior esforço durante a frenagem. Com base nesse dimensionamento, um modelo 3D do protótipo foi criado, que posteriormente, foi validado por meio de análise estática. É apresentado a fabricação dos componentes, a montagem da bancada e os primeiros testes, realizados como validação de seu funcionamento. Através da coleta dos dados experimentais, foi possível realizar o comparativo com os dados teóricos e dados do veículo da equipe.
  • Monografia Acesso aberto
    Proposta de implementação de um biodigestor para resíduos alimentares.
    (2022-12-08) Barreto, Eugênio Lima; Sabatini, Leonardo Bazilio; Avante, Lucas Cavalcanti; Mattarazzo, Lucas Ramires de Brito; Araújo, Luccas Henrique
    A pesquisa teve por objetivo verificar a capacidade de produção de biometano através de um biodigestor anaeróbio a partir de resíduos orgânicos alimentares provenientes do Restaurante Industrial situado numa empresa de embalagens de grande porte na cidade de Mauá – SP. A análise dos relatórios disponibilizados pelo restaurante indicou uma quantidade de descarte de resíduos de aproximadamente 1186 kg (2020), 1919 kg (2021) e 3667 kg (2022). Considerando o valor de 23% para a fração de sólidos voláteis desse montante, estimou-se uma produção de biometano equivalente a aproximadamente 109 m3 (2020), 176 m3 (2021) e 336 m3 (2022). Essa quantidade de biometano não foi capaz de tornar a cozinha auto sustentável no aspecto de utilizar somente o biometano produzido para suprir a demanda do fogão. Entretanto a economia estimada entre esse período de 3 anos foi de aproximadamente R$ 16.228,00, correspondendo a aproximadamente 17% do valor gasto pelo restaurante com gás de cozinha GLP (gás liquefeito de petróleo) que totaliza um montante de R$ 95.880,00 durante o período de 2020 a 2022. Com a utilização do biodigestor o valor total da despesa com a compra de gás GLP pelo restaurante seria de R$ 79.652,00.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Comparativo dos principais sistemas de elevação de automóveis pequenos
    (2022-12) Santos, Elenilson Silva
    O tema deste trabalho será realizar a comparação entre três diferentes sistemas de equipamentos para elevação de automóveis. Serão apontados dados obtidos em nossas pesquisas sobre os três diferentes sistemas de macaco automotivo: mecânico, elétrico e o hidráulico. Serão explicadas as informações técnicas pertinentes a cada sistema, também será apresentada a evolução histórica dos equipamentos em questão.
  • Monografia Acesso fechado
    Desenvolvimento de um sistema de refrigeração para acoplamento em mesas para refeições com aplicação em bebidas.
    (2022-12-08) Bianchini, Willian Santos Torres; Santos, Deivid Sabino dos; Assunção, Matheus Lima; Santos, Raphael Pastor Teixeira dos; Teixeira, Tiago Veiga
    Com a constante evolução e os avanços tecnológicos da engenharia, as empresas têm buscado desenvolver os seus produtos de forma a atender dois princípios específicos, que tem se tornado cada vez mais requisitados pelo mercado, que são: a comodidade/praticidade e a redução dos desperdícios, sejam eles de tempo ou de recursos. Em reuniões e/ou confraternizações onde são servidas refeições, existem sempre bebidas e alimentos que precisam necessariamente ser consumidas geladas, como cervejas, drinks, refrigerantes, água, sucos, sobremesas, sorvetes etc. que exigem um rápido consumo, antes que absorvam calor do ambiente e não se tornem mais atraentes. Momento este que geralmente marca a interrupção do consumo dos produtos e até mesmo exigindo-se que sejam descartados e/ou substituídos por outros mais gelados. O método mais comumente utilizado para retardar este processo é a utilização de gelo, seja para envolver os produtos externamente e mantê-los gelados através da troca de calor por condução ou inserindo-o diretamente no produto a ser consumido. O que também não soluciona o problema e sim, apenas o pospõe por mais um curto período de tempo, neste caso, até que o gelo derreta. Partindo deste pressuposto, apresenta-se um trabalho de desenvolvimento de produto que consiste no dimensionamento e construção de um sistema de refrigeração (trocador de calor) para acoplamento em mesas para refeições com capacidade frigorífica suficiente para conservar as baixas temperaturas (ou até mesmo refrigerar) de bebidas e alimentos enquanto estão sendo consumidas pelo usuário, sem limitação de tempo, reduzindo o desperdício e com a melhor eficiência energética possível. Os resultados obtidos para o sistema desenvolvido demonstraram uma eficiência (𝐶𝑂𝑃𝑟𝑒𝑎𝑙) de 2,93, permitindo refrigerar bebidas (neste caso, cerveja) em temperatura ambiente (25ºC) até sua temperatura ideal de consumo (-2ºC) em 46 minutos, com um custo energético de funcionamento de R$0,05/hora para cada litro de cerveja.
  • Monografia Acesso fechado
    Aplicação de dispositivos de amortecimento para redução de vibrações em pontes
    (2022-11-29) Silva, Gabriel; Macedo, Guilherme; Souza, Igor; Pereira, Luiz; Serrão, Nicolas
    Tem - se como proposta deste trabalho projetar um sistema que reduza os impactos gerados por vibrações em pontes. O principal objetivo desta monografia é abordar todas as etapas para a elaboração deste dispositivo amortecedor, assim como explicar os demais sistemas existentes. Ao decorrer deste trabalho, é explicado o funcionamento de alguns dispositivos de amortecimentos existentes, especificamente sistemas passivos, onde não há energia externa no auxílio do amortecimento, de dissipadores de energia, apoios de elastoméricos entre outros
  • Monografia Acesso aberto
    Análise da Torção de Barra de Reação em Alumínio 7075-O para Apertadeira Eletrônica
    (2022-06-22) Francisco, Laís; Calixto, Vinicius; Santana, Vitória; Leoncio, Wellington
    Este estudo tem como objetivo analisar uma falha de barra de reação para apertadeira eletrônica decorrente da especificação do Alumínio 7075-O para fabricação. A fim de avaliar o material, foram utilizadas técnicas de metalografia para análise da estrutura e da morfologia da superfície da amostra como a microscopia ótica que, por meio do microscópio Olympus PME-3 de platina invertida, confirmou que a peça foi submetida a um processo de laminação seguido de um tratamento térmico de recozimento. Também foi realizada a medição de dureza com uso de durômetro Officine Galileo – Modelo A 200, que apontou uma dureza superior à padrão para a liga após o processo de anodização. Para avaliar o modelo físico com base nos parâmetros de resistência ao escoamento, Von Mises e deslocamento, o modelo foi simulado por meio de CAE (Engenharia Auxiliada por Computador) que utiliza como base numérica o conceito de Análise de Elementos Finitos (FEA) pelo software SolidWorks. Identificados os pontos mais críticos do modelo torcido, foram corrigidos para projeção do modelo mais adequado para a aplicação e comprovação por meio de análise computacional. Por fim, foi definido um modelo contemplando as correções levantadas e submetido a testes práticos de aplicação do torqueobjetivo de 800Nm com o auxílio de banca transdutorizada. Além de ter sido realizada uma análise por medição tridimensional com uma máquina de medição por coordenadas da Mitutoyo – modelo BHN-706, pela qual apresentou variações de paralelismo e perpendicularidade cuja influência deve ser validada em estudos futuros. Com isso, determinou-se a influência do uso de alumínio 7075-O ou aço SAE 4340/4140 aliado aos respectivos tratamentos térmicos e/ou superficiais nas propriedades mencionadas acima bem como o mais adequado para as condições da aplicação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desenvolvimento do protótipo de equipamento para a remoção partículas ferromagnéticas no processamento de açúcar utilizando campo magnético.
    (2022-06-08) Santos, Danilo; Araujo, Denis; Costa, Tonny; Domenici, Vitor
    Neste artigo, visa-se criar uma solução e discussão para o problema de contaminação de alimentos com materiais ferrosos, será abordada a contaminação do açúcar com fragmentos ferrosos, a ingestão excessiva de partículas ferrosas pode trazer intoxicação, causando reações gástricas que resultam desde diarreia, vômito, dores abdominais e até internações hospitalares. A partir das informações obtidas a respeito do processo de fabricação do açúcar e a importância da quantidade de partículas ferrosas presentes, desenvolvemos um protótipo que faz a separação magnética do metal, através do Arranjo Halbach utilizando ímãs de Ferrite montado a um tambor giratório fixado sobre uma estrutura metálica. Nos testes foram utilizados três tipos de grãos, e materiais metálicos de diferentes massas. Os resultados mostraram que o protótipo é capaz de fazer a separação do material ferro magnético mesmo utilizando imãs de baixo custo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desenvolvimento de um tribômetro com configuração mecânica "pin-on-disc" acessível, para implementação em laboratórios de universidades e centros educacionais
    (2022-06-09) Santana, André Willian; Gibin, Leandro; Silva, Lucas Mateus; Cardoso, Renan Martins; Teixeira, Vinícius Inácio
    A proposta do artigo é a criação de um tribômetro para as universidades, com objetivo, baixo custo de produção, funcional para o desempenho dos testes e que instigue alunos a conhecer mais sobre o assunto. Para o funcionamento da proposta, contatamos com uma empresa que desenvolve o tribômetro, onde foi feito um orçamento para comparação e estipulação do valor dele conforme o protótipo desenvolvido que atendesse similarmente as funções de ambos. Para desenvolvimento do projeto foi usado a norma ASTM G99-05 95 que nos fornece as especificações e parâmetros sobre os procedimentos para realização do ensaio. O projeto teve início da análise dos equipamentos dos mais diversos fabricantes e com os dados coletados e cálculos efetuados foi acordado um design simples, mas coerente para segurança e automação para manuseio. Com ensaios elaborados para verificar a eficiência do equipamento, foi apurado que o tribômetro desenvolvido atendia com êxito os testes feitos com uma precisão admissível para que fosse utilizado nas universidades e centros educacionais.
  • Monografia Acesso fechado
    Desenvolvimento de dispositivo adaptador com tração por pedivela de bicicleta para cadeira de rodas
    (2022-06-14) da Silva Sousa, Alexsander; Terek Faria, Bruno; Bonina Sanches Valentim, Rafael; Santos de Sousa, Wellington
    Nas últimas décadas houve um grande avanço e destaque aos temas relacionados a acessibilidade para pessoas com deficiência e visando facilitar a vida destas pessoas foram criadas leis para dar suporte aos parâmetros de acessibilidade e realizada pesquisas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afim de produzir, retratar e analisar as informações das características da sociedade brasileira e de suas condições de vida. O ponto de origem do projeto está relacionado ao problema de mobilidade enfrentado por pessoas com deficiência motora que precisam de algum tipo de acessório para se movimentarem, no qual este projeto apresenta o desenvolvimento de dispositivo adaptador com tração por pedivela de bicicleta para cadeira de roda. O objetivo é desenvolver um protótipo com estudos de características ergonômicas fazendo com que aconteça o acoplamento de uma cadeira de rodas ao dispositivo de quadro de bicicleta aro 26 que realiza transmissão de torque por corrente realizada pela distância de tração entre a coroa e catraca de redução e marcha e freios na parte dianteira. O dispositivo será de simples manuseio demandando esforço físico de membros superiores, no caso os braços, com realização da movimentação no apoio de um par de pedivela. Toda a metodologia e desenvolvimento é baseada em pesquisa com referências bibliográficas visando adquirir informações e conceitos sobre o tema do projeto e garantir a compreensão das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência motora. A sequência da etapa de desenvolvimento do projeto foi realizada seguindo aplicações das fases de início, planejamento, desenvolvimento, monitoração e finalização. Apresenta cálculos, analises de simulações de esforços com auxílio de programas CAD e CAE, resultados obtidos, discussões e conclusões.
  • Monografia Acesso aberto
    Estudo do comportamento hidrodinâmico de uma bomba centrífuga de sangue para o aparelho de oxigenação por membrana extracorpórea
    (2022-06-24) Marques, Brenda Gabriella Bruno; da Silva, Giovana Moura; de Araujo, Paulo Henrique; Criado, Rafael Nonato; Martines, Victor Venezian
    Utilizando conceitos e cálculos aprendidos em período de curso, calculamos e desenvolvemos através de software, um rotor de uma bomba centrífuga radial, ideal para o funcionamento especializado em um aparelho ECMO (Aparelho de Oxigenação por Membrana Extracorpórea) ou para um dispositivo de circulação de sangue por tempo determinado. Com o desenvolvimento deste novo rotor via software, realizamos 3 tipos de testes de desempenho hidrodinâmico com diferentes modelos, levando em consideração exatamente as mesmas medidas de uma bomba centrífuga radial, realizada em uma tese de pós-graduação, mudando apenas os rotores para realização dos testes. Após os testes no software, foram realizados experimentos in loco, no laboratório de engenharia no instituto Dante Pazzanese, juntamente com os profissionais da área. Através destes testes, foram definidos gráficos de análise de desempenho hidrodinâmico, onde temos o Fluxo (L/min) e a variação de pressão, utilizando diferentes rotações da bomba (RPM), assim, sendo possível notar variações e detalhes de cada rotor utilizado.