Jornalismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 17 de 17
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os 100 anos Rádio no Brasil: Impacto e influência sobre a sociedade através da História.
    (2023-06-26) Brasil, Felipe Baldez
    Este trabalho teve como objetivo apresentar uma perspectiva abrangente sobre os efeitos e a importância do rádio ao longo de 100 anos de existência no Brasil. Foi discutida a relevância do rádio como meio de comunicação, desde sua primeira transmissão até os dias atuais, apesar dos desafios impostos pela tecnologia digital e internet. A pesquisa destacou a influência do rádio na formação da identidade nacional, disseminação de cultura, influência política e impactos na vida cotidiana. Como metodologia de estudo, foi utilizada a Análise Qualitativa Simples de duas reportagens: Rádio Completa 100 anos no Brasil, da TV Bandeirantes, e Centenário do Rádio no Brasil, da TV Gazeta, ambas publicadas no dia 07 de setembro de 2022, data dos 100 anos do Rádio no Brasil, além de documentação acadêmica sobre a temática utilizando pesquisa bibliográfica e revisão da bibliografia sobre o tema. A metodologia incluiu a busca por materiais físicos e online. A abordagem adotada foi baseada na Teoria do Agendamento (Agenda Setting) como apoio à metodologia. Ao longo dos 100 anos de sua existência no Brasil, desde 1922, o rádio mostrou-se um veículo relevante, capaz de informar, entreter e conectar a população. Mesmo com avanços tecnológicos e o surgimento de novas mídias, as rádios regionais desempenham um papel importante na promoção da cultura local. O estudo ressalta a contribuição da rádio para a promoção da cidadania e fortalecimento da democracia, levando informação e entretenimento mesmo aos locais mais remotos. Em síntese, este trabalho enfatiza a influência do rádio ao longo de sua trajetória de 100 anos no Brasil, abordando sua relevância social, cultural, política e cotidiana. Nossa percepção, ao fim do estudo, é que o rádio continua desempenhando um papel significativo na vida das pessoas, mantendo-se como um valioso meio de comunicação, capaz de conectar e impactar a sociedade brasileira.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A cobertura jornalística e a memória do Ciências sem Fronteiras: O fim do projeto e o retrocesso na educação tecnológica entre estudantes brasileiros.
    (2022-12-14) Silva, Karina Gomes da
    O presente trabalho busca compreender com apoio da metodologia Análise Qualitativa Simples e um referencial teórico baseado na Teoria da Persuasão como o programa Ciências sem Fronteiras e seu fim acabou retrocedendo na busca pelas oportunidades de estudo e emprego fora do país entre estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior. O objetivo principal deste estudo é abordar a forma como a mídia noticiou a extinção desse programa para as pessoas em questões políticas, sociais e econômicas a partir de análises feitas em duas reportagens jornalísticas, uma publicada no Portal UOL em 2017 (Intercâmbio despenca com o fim do Ciências sem Fronteiras) feita por Luiz Fernando Toledo, Isabela Palhares e Filipe Strazzer e, outra publicada no portal Vermelho, 2017 (Sociedade critica suspensão do programa Ciências sem Fronteiras), por Laís Gouveia. Este estudo teve como objetivo mostrar a história do programa Ciências sem Fronteiras e como a mídia conseguiu persuadir os seus leitores e telespectadores, impactando-as de formas diferentes, dependendo das suas vivências, experiências e até mesmo de opiniões políticas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Narrativas periféricas através dos impactos sociais e culturais - Moda na periferia, preconceitos e cobertura midiática
    (2022-12-20) Costa, Gabriel
    O presente artigo discute a divulgação da mídia sobre a moda da periferia e preconceitos sociais relacionados a sua cultura, por meio das análises das reportagens “Brazilcore: a tendência de moda que sempre esteve nas ruas da minha casa”, escrita por Mayara Souza através do portal Steal The LOOK, e a reportagem da UOL “A relação polêmica da moda de luxo com a moda da quebrada”, redigida por Lucas Assunção, ambas estão relacionadas às questões preconceituosas com a moda da periferia e a dificuldade de aceitação de classes mais privilegiadas quando algo periférico vira tendência. A metodologia utilizada foi a Análise Qualitativa Simples, com o uso de pesquisas bibliográficas. Foram analisadas as características de cada reportagem para entender os impactos sociais sobre esse tema. O trabalho foi desenvolvido com apoio de análises sobre teorias do jornalismo e teorias da comunicação, devido à referência em culturas sociais, e crenças morais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A síndrome dos ovários policísticos: o jornalismo como meio da informação
    (2022-12) Pereira, Ingrid Riedel
    O presente artigo tem como objetivo informar sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos, uma disfunção hormonal que afeta as mulheres com o aumento da produção de hormônios masculinos, gerando sintomas que atrapalham na qualidade de vida e desencadeando outras doenças. Este documento inclui abordagens sobre os tratamentos e a falta de ida a consultas ginecológicas periodicamente. Também será analisada a maneira como a doença é informada pela mídia através da metodologia de análise qualitativa simples e a teoria agenda setting, usando duas reportagens dos seguintes veículos: Veja saúde e o blog Drauzio Varella, uma vez que a doença atinge grande parte das mulheres e deveria ser um assunto mais divulgado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A representatividade na cultura POP - uma análise do caso da Saga Crepúsculo a partir de estudos sociais.
    (2022-12-14) Godoy, Pedro Hemrique Almeida
    O artigo científico presente tem como missão evidenciar e exemplificar para o leitor como a falta de representatividade, seja ela por etnia, sexo ou orientação sexual, em produtos vindos da indústria cultural como a saga de filmes e livros Crepúsculo, pode ocasionar faltas de crenças para futuras gerações e questões envolvendo identidade. Portanto, buscamos entender mais a fundo como deve ser feito uma boa representação a partir de estudos sociais de acadêmicos e sociólogos, que possuem exemplos envolvendo a cultura pop para mostrar que a falta de representações na obra de Stephenie Meyer, é mais profunda e problemática do que parece. Foram apresentadas duas análises de dois artigos jornalísticos, uma delas pela revista teen online Capricho, de autoria de Amábile Reis e a outra do site Legião dos Heróis, escrito por Márcio Jangarelli. A metodologia aplicada para analisar ambas foi a Análise Qualitativa Simples, que visa uma análise mais detalhada e aprofundada, como suas características e suas questões que compreendem e adicionam ao tema. Portanto, foi utilizado duas teorias do jornalismo, a Agenda Setting e Newsmaking, para deixar claro suas estruturas e formas de entendimento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    As narrativas periféricas através dos impactos sociais e culturais: o preconceito com o rap e funk.
    (2022-12-07) Lima, Matheus Augusto
    O presente artigo tem como objetivo discutir o preconceito que existe com os gêneros musicais Funk e Rap, mostra a importância que ambos estilos tem para a periferia , como elas podem ajudar na vida das pessoas da comunidade e como seria importante elas terem mais espaços em mídias maiores. Por meio de das análises das reportagens “Cultura do Funk” feita pela jornalista Jéssica Balbino e publicada em 17/03/2021 no UOL e a “Para tocar na rádio, tive que fingir que não era funk e falar que era pop, diz Anitta”, veiculada pelo Portal Popline em 27/05/2019 e realizada pelo jornalista Leonardo Torres. Foram analisadas as características do artigo e da reportagem para entender os impactos sociais sobre esse tema. A metodologia utilizada foi a Análise Qualitativa Simples, com o uso da teoria Agenda Setting e pesquisa bibliográfica.O trabalho foi desenvolvido com apoio de análises sobre teorias do jornalismo e teorias da comunicação, devido à referência em culturas sociais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A mudança estética na imagem do mito do vampiro ao longo dos anos: como se deu a transformação em obras literárias e cinematográficas.
    (2022-12-20) Silva, Ettore Falcone
    Desenvolvimento da estética da imagem do vampiro em obras cinematográficas e literárias, assim como a origem do personagem e análises de dois artigos jornalísticos relacionados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uma análise dos influenciadores digitais nas relações de consumo: Comportamento digital e personalidade em torno de marcas nas redes sociais
    (2022-12-15) Saldanha, Maria Eduarda Alves
    O presente artigo tem como enfoque principal a análise sobre a influência dos influenciadores digitais e a sua importância no processo de tomada de decisão de compra. Os formadores de opinião representam uma alternativa para empresas que confiam no grupo reunido em torno desses perfis como público-alvo de divulgação. Aborda-se a temática do Marketing de Influência e como o Digital Influencer impacta o processo decisório dos consumidores, alvos frequentes de inúmeras ações de marketing tradicional aplicadas pelas empresas. O método utilizado foi a Análise Qualitativa Simples e Teoria da Agenda Setting, com o uso de pesquisa bibliográfica digital nacional, envolvendo pessoas influentes para endossar o tema. O conteúdo constatou que o Marketing de Influência e o Digital Influencer são assuntos recentes que requerem um embasamento científico mais específico. Portanto, tenta-se compreender o comportamento do consumidor, a utilização do marketing digital e o impacto do influenciador digital na decisão de compra dos consumidores.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Novo mercado do entretenimento: como marcas buscam se promover através do interesse das pessoas por fofoca
    (2022-12-20) Montino, Camila Montino
    O presente artigo tem como enfoque principal analisar como o mercado de comunicação buscou explorar o interesse das pessoas pela fofoca gerando um novo meio de lucro a partir do avanço das redes sociais, onde se formou comunidades de perfis voltados para fofoca que pautam os assuntos mais comentados pela sociedade. Além disso, mostra como o poder das redes sociais e essa gama de perfis possibilita a conversão de compra e a formação de opinião sobre produtos e marcas utilizando por muitas vezes famosos ou pessoas consideradas relevantes no meio digital. O método utilizado foi a Análise Qualitativa Simples e a Teoria Newsmaking, com o uso de pesquisa bibliográfica digital nacional, envolvendo especialistas da área de comunicação. A conjuntura constatou que grandes empresas e influenciadores possuem o poder de manipular o público através das redes sociais, esclarecendo que ambos buscam apenas se manter relevante no meio digital para obter cada vez mais lucro.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Caminhos da oportunidade: a cobertura do recorde emigratório no Brasil e o leitor como parte da produção jornalística
    (2022-12-19) Silva, Adriane Cristhine Nascimento
    O objetivo deste artigo é analisar como as tendências de emigração, motivadas pelo contexto social e econômico dos últimos anos, são noticiadas pela mídia, tendo como objeto de estudo duas reportagens: a primeira da Gazeta do Povo, escrita pela jornalista Giovanna Tortato em janeiro de 2020; e outra veiculada em dezembro de 2021 pela revista Você S/A., da Editora Abril, publicada por Bruno Carbinatto e editado por Alexandre Versignassi. Esta teve informações atualizadas em janeiro de 2022. Assim, além de discutir como a mídia cobre o crescimento emigratório no Brasil, o estudo, por intermédio de análise qualitativa simples e referencial teórico fundado por levantamentos, dados e pesquisas de várias organizações, analisa a atuação do leitor como parte importante da construção do jornalismo, contribuindo com seu olhar, experiências e vivências dentro de um grupo social na fase de interpretação dos artigos jornalísticos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Narrativas periféricas através dos impactos sociais e culturais: o que é periferia?
    (2022-12-14) Abreu, Marianne Seixas
    O presente artigo discute o que é periferia e os preconceitos diretos contra esse espaço discriminado da cidade, por meio da análise de duas reportagens que abordam as questões das falas periféricas e o que é periferia: uma delas, do Brasil Escola, e a outra, da Revista Continuun, Itaú Cultural. Assim, o trabalho utiliza a metodologia da Análise Qualitativa Simples com o uso de pesquisa bibliográfica para explicitar a importância do olhar periférico, a ideia de desconstrução e a possibilidade de ocupar espaços. O artigo busca colaborar para desconstruir o falso conceito de que tudo que nasce e envolve diretamente o universo periférico é ruim.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Futebol de várzea e os impactos causados pela pandemia de covid-19 - a atuação do jornalismo no período pandêmico
    (2022-12-19) Moura, Renato Borges Rolim de
    Este artigo busca discutir o papel do jornalismo no futebol de várzea a partir das paralisações que aconteceram devido a pandemia de Covid-19, com a finalidade de analisar dois artigos jornalísticos, Com o futebol suspenso, jogadores da várzea sofrem efeitos da pandemia, do GE; e Jogadores da várzea sentem efeitos da pandemia com futebol suspenso, do UOL, para compreender se os textos mencionados abordam a importância da várzea para a vida desses atletas que auferem parte de suas rendas mensais jogando futebol e qual o impacto que teve a doença na vida desses jogadores de futebol e suas famílias. Para esta análise, usamos a Teoria do Newsmaking e a Metodologia de Análise Qualitativa Simples.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A história do futebol de várzea e a luta pela cidadania em São Paulo: o papel do jornalismo na afirmação da cultura periférica
    (2022-12-15) Dantas, Gabriel Gomes
    O presente artigo discute o papel do Jornalismo diante da cultura periférica a partir de um olhar histórico, destrinchando a origem do futebol de várzea e a luta pela cidadania no Brasil, analisando dois artigos jornalísticos, O futebol de várzea em São Paulo e o direito à cidade, do UOL; e São Paulo, 468 anos: futebol e várzea cruzam a história da expansão da cidade, da CNN, a fim de entender se os textos em questão abordam o futebol de várzea como um dos pilares fundamentais na luta das classes menos favorecidas pelo direito à cidadania. Para isso, usamos a Teoria do Agendamento, ou Agenda-Setting, e a Metodologia de Análise Qualitativa Simples.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Da várzea à modernidade: O início do processo de profissionalização do futebol
    (2022-12-15) Cesaretti, Henrique Monteiro
    O artigo abordará o contexto histórico presente no período do início do processo de profissionalização do futebol, desde os fatores que levaram o esporte à profissionalização, como também as questões sociais e econômicas vivenciadas principalmente pelos atletas que defendiam, ou não, que o futebol se tornasse profissional. Para compreendermos com uma visão mais aprofundada sobre isso, dois artigos jornalísticos foram analisados, o Do amadorismo à profissionalização: de 1930 até hoje, do Ludopédio, e o Jogo de gentlemen? Uma história da profissionalização do futebol, do Metrópoles. A partir da utilização da metodologia de Análise Qualitativa Simples e se baseando na Teoria do Agendamento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Construção de imagem da fórmula 1 nas redes sociais: estudo de caso da modalidade, equipes e seus pilotos
    (2022) Medeiros, Vitória
    Por meio da análise das redes sociais dos pilotos, suas equipes e da própria categoria, este artigo sugere estudar a importância das redes sociais na indústria da Fórmula 1. Reunindo dados e materiais publicados na imprensa, iniciamos nossa pesquisa antes mesmo da gestão da Liberty Media (responsável pelo investimento de conteúdo nas redes sociais). Também estudamos o piloto Ayrton Senna, que construiu sua imagem de esportista e ídolo em um período sem o alcance global das redes sociais. Ao final da pesquisa chegamos à conclusão de que as redes sociais impactam não apenas a modalidade, como a imagem dos pilotos, além de possibilitar a obtenção de dados a respeito da opinião do público.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    15 anos de Bolsa Família: a pobreza e a distribuição de renda no Brasil
    (2022) SILVA, Giovanna
    O Programa Bolsa Família é uma política social de transferência de renda condicionada para a população em situação de pobreza e extrema pobreza que gerou uma grande expectativa na população brasileira quanto a redução da pobreza e diminuição da desigualdade de renda no país. Com isso, o objetivo deste artigo científico é analisar os impactos do Programa Bolsa Família sobre a pobreza e a distribuição de renda no Brasil nos 15 anos deste programa social de 2003 a 2018. As referências bibliográficas analisadas indicam que o PBF possui uma excelente focalização na população 20% mais pobre do Brasil e apesar de ter um baixo custo orçamentário, não ultrapassando 0,47% do PIB, o programa é efetivo na diminuição da pobreza e pobreza extrema e da desigualdade de renda dos brasileiros. Em 2017, o PBF conseguiu retirar mais de 3,4 milhões de pessoas da linha da extrema pobreza (R$89,00) e elevar 3,2 milhões para acima da linha da pobreza (R$178,00). Além disso, os índices de Gini também caíram em média 1,00% e 1,5% por ano, quase 17% no período total observado, apontando uma melhora considerável na desigualdade de renda do país. As conclusões sugerem que o Programa Bolsa Família possui impacto considerável na pobreza e na redistribuição de renda, contudo a volatilidade de renda das famílias e o baixo valor das transferências atuam como principais fatores limitadores da eficiência desta política social.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O poetry slam como ferramenta de letramento: Análise de conteúdo da reportagem “'Diário de Escola': Professora adota o slam para ensinar português em escola da Zona Leste de SP”
    (2020-12) Santos de Oliveira, Mariana
    O presente artigo busca por meio da Análise de Conteúdo, estudar a reportagem “'Diário de Escola': Professora adota o slam para ensinar português em escola da Zona Leste de SP”1, pertencente à uma série de reportagens divulgadas no SPTV. Relacionando a cultura Hip Hop, em especial o slam, como ferramenta de letramento e as escolhas do jornalista junto à metodologia definida por Laurence Bardin.