Relações Internacionais

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 66
  • Monografia Acesso aberto
    O impacto ESG no desempenho das três maiores varejistas de moda no Brasil - uma análise dos relatórios de sustentabilidade da Renner, Riachuelo e C&A
    (2023-12) AZARIAS, Julia Leardini
    Este artigo apresenta uma análise aprofundada do impacto das métricas ESG (Ambiental, Social e Governança) no desempenho das três maiores varejistas de moda no Brasil: Renner, Riachuelo e C&A. O objetivo principal deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é avaliar como essas empresas incorporam princípios ESG em suas estratégias de negócios e como isso afeta sua performance financeira e reputação no mercado. O trabalho tem como foco a análise dos relatórios de sustentabilidade apresentados pelas companhias em questão em um período de 5 anos, para avaliar as ações concretas das empresas nesse âmbito, com um estudo de casos comparados. Os resultados da análise revelam insights interessantes sobre como as empresas do setor de moda no Brasil estão adotando práticas sustentáveis. Além disso, o estudo mostra como os investidores e consumidores estão cada vez mais atentos aos aspectos ESG, influenciando suas decisões de investimento e compras.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Diplomacia cultural - e sua influência na política externa brasileira
    (2023-12) HILARIO, Barbara; BATISTA, Gabrielle; KOSHIBA, Igor; FERREIRA, Rafael; BRAZ, Sabrina
    A diplomacia cultural é um tipo de diplomacia pública que consiste na troca de conhecimento, linguagem, música e outros aspectos culturais entre as nações e pessoas com o objetivo de um entendimento mútuo. A diplomacia cultural é aproveitada pelos Estados para promover a sua distinção, contribuindo com a expansão da diversidade do mundo e abrindo portas para a cooperação e diálogo. O objetivo central do trabalho é analisar a diplomacia cultural brasileira a partir do século XX e seu impacto político no sistema internacional. Inicialmente limitada ao campo literário, a diplomacia cultural brasileira consolidou-se durante o período entre guerras, tornando o país o pioneiro na América do Sul. Propõe-se, assim, examinar o quanto a diplomacia cultural influencia a política externa brasileira.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    A necessidade justificada das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki
    (2023-12) MÁRQUEZ, Miggy
    No período de 3 dias, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, às 8h11 e 11h, duas bombas atômicas foram lançadas sobre as respectivas cidades japonesas povoadas de Hiroshima e Nagasaki pela Força Aérea do Exército dos Estados Unidos, mediante aprovação da sessão. presidente, Harry Truman. Após a detonação, eles se tornaram a primeira e única vez em que o uso de armas nucleares foi utilizado como meio de guerra de oposição em nossa história. Marcaria o fim da Segunda Guerra Mundial, a ascensão dos Estados Unidos como superpotência militar no cenário global e o nascimento da era nuclear. Na atualidade, continua a ser um dos temas mais debatidos para acusações de crimes de guerra, genocídio, ferramentas de guerra desumanas, destruição de árvores genealógicas geracionais e muitos outros argumentos. Analisando as informações através do contexto histórico da acumulação da derrota do Japão na guerra, este artigo estuda as possíveis alternativas militares que não fossem a bomba atômica e seu apoio político ao uso das bombas por sua necessidade de realizar o ato maior de salvar o Japão e a existência da nação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desafios do ciberterrorismo: impactos na segurança internacional e no estado moderno
    (2023-12) SOUSA, Amanda Queiroga; SANTOS, Carollyne Gomes
    Em um mundo onde as fronteiras físicas cedem espaço às fronteiras digitais, a Segurança Internacional enfrenta uma ameaça iminente: o ciberterrorismo. Este artigo propõe uma análise aprofundada da evolução dessa ameaça virtual e sua influência impactante no cenário internacional. No complexo teatro da Segurança Internacional, onde as ameaças transcendem as fronteiras geográficas, o ciberterrorismo emerge como uma força disruptiva, desafiando noções convencionais de segurança estatal. Ao explorar as conexões intrínsecas entre segurança internacional e a esfera digital, buscamos desvendar as complexidades que tornam o ciberterrorismo tão significativo para o tecido do Estado moderno. Esta pesquisa não apenas delineia a ascensão do ciberterrorismo ao longo do tempo, mas também destaca a interseção crítica entre a segurança nacional e a era digital. Em um cenário onde bits e bytes se tornam armas, compreender não apenas a natureza evolutiva dessa ameaça, mas também seu potencial de desestabilização em níveis nacionais e internacionais, é imperativo. Propomos uma imersão crítica no universo digital, visando não apenas compreender as nuances do ciberterrorismo, mas também destacar estratégias eficazes para preservar a segurança do Estado no século XXI. Ao mapear a trajetória dessa evolução, este estudo oferecerá insights valiosos e medidas necessárias para fortalecer a resiliência dos Estados contra essa ameaça iminente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tráfico de mulheres: como a ausência de políticas públicas influencia a problemática na região amazônica
    (2023-12) ALMEIDA, Monica de Paula Barroso; CAMPOS, Sara Oliveira; OLIVEIRA, Sarah da Silva
    Este artigo aborda o fenômeno do tráfico internacional de mulheres no Brasil, destacando a região amazônica como um ponto crítico. O tráfico, conforme definido pelo Protocolo de Palermo (2004), possui raízes históricas que remontam ao Império Romano, persistindo e se intensificando ao longo da industrialização na América do Sul e, mais recentemente, durante a era da globalização. Apesar da relevância do tema, o tráfico de mulheres recebe pouca atenção nas discussões de Relações Internacionais, em parte devido à sua complexidade e à perspectiva historicamente masculina do campo. No contexto brasileiro, a vulnerabilidade de mulheres e crianças, especialmente na Amazônia, é acentuada por desafios socioeconômicos, culturais e étnicos, além da falta de políticas públicas eficazes. O trabalho terá como método contextualizar o histórico do tráfico de mulheres no sistema internacional, com um enfoque especial na região Amazônica brasileira, além de analisar as leis e tratados que o Brasil assinou ao longo de sua história e se tais medidas foram suficientes para combater o problema na região. O objetivo do trabalho, portanto, será entender como e se a ausência de políticas públicas efetivas contribui para a persistência do tráfico de mulheres na região amazônica, a fim de buscar uma análise mais aprofundada de um tema tão marginalizado na política brasileira.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Posição dos órgãos internacionais pertante o tráfico humano
    (2023-12) NASCIMENTO, Amanda Ribeiro; SILVA, Livia dos Santos; QUEIROZ, Marianna Andrade; COELHO, Thais Machado
    O artigo aborda a atuação das organizações internacionais perante o tráfico humano, destacando suas formas e implicações. Apresenta estatísticas preocupantes sobre o tráfico no Brasil, focando nas regiões mais afetadas e nos grupos mais vulneráveis, especialmente crianças que são adotadas ilegalmente e adultos que são levados para o trabalho forçado. A falta de harmonização legislativa global é destacada como obstáculo. No âmbito de trabalho escravo, é detalhada a persistência do trabalho escravo como violação dos direitos humanos, destacando a atuação de órgãos internacionais como a OIT. Apresenta a disparidade entre legislação e a realidade no Brasil, indicando obstáculos enfrentados na erradicação do trabalho escravo. Já para o estudo de adoção ilegal, o artigo destaca a vulnerabilidade das vítimas, as leis que tendem a protegê-las e a forma de abordagem dos criminosos. Aponta também a importância da cooperação internacional e os desafios a serem superados. Por fim, o artigo destaca a importância da cooperação internacional e medidas preventivas para diminuir a incidência do crime, também ressalta a importância do apoio e amparo aos sobreviventes para que os mesmos tenham a oportunidade de reconstruir suas vidas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Refugiados do clima: o debate emergente do mundo em movimento nas COPs 18 a 27
    (2023-06) Oliveira, João Pedro; Mamede, Bruno
    A partir do entendimento de que as mudanças climáticas se apresentam como um fenômeno que não respeita as fronteiras políticas impostas pelos Estados, o presente artigo expõe a situação das milhões de pessoas ao redor do mundo que se deslocam para outros lugares a fim de fugir dos problemas ambientais ocasionados em seus locais de origem. As mudanças ambientais e a crise climática estão cada vez mais associadas a situações de conflitos armados, o que eleva a instabilidade, as tensões e a competição por recursos naturais e, como resultado deste fenômeno, observa-se um crescimento no número de pessoas que se deslocaram nos últimos anos para outros lugares após o aumento de desastres ambientais em diferentes partes do planeta. Neste sentido, o tema escolhido vem ao encontro dos assuntos relevantes abordados nos debates internacionais, os quais estabelecem uma relação direta entre a degradação ambiental e o consequente deslocamento de pessoas ao redor do mundo. As alterações climáticas já se configuram como uma importante pauta pertencente à atual agenda internacional, e vem sendo discutida anualmente em diversos fóruns internacionais relativos ao tema, como por exemplo, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, ou em inglês, Conference of the Parties (COPs). Objetivou-se, neste artigo, identificar a relevância do tema acerca dos refugiados climáticos em um dos únicos fóruns internacionais de discussão desse argumento.
  • Monografia Acesso aberto
    New Development Bank: o Banco dos Brics tem gerado resultados concretos para o Brasil?
    (2023-06-23) BARROS, Renan Santos de
    Neste artigo analisa-se a formação dos BRICS como um bloco internacional político-econômico de proeminente importância no cenário internacional e da recente ascensão de seu principal instrumento operacional de finanças internacionais: o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB na sigla em inglês). A estrutura financeira é o principal organismo criado a partir do bloco que busca influenciar a ordem mundial e o comportamento de outros Estados. O trabalho busca, através da análise de pesquisa bibliográfica da estrutura técnica do órgão e de seus projetos de programas de empréstimos aprovados para o Brasil, compreender se a participação nacional no NDB gera resultados concretos para o país no que se refere ao seu desenvolvimento econômico e social.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Internacionalização do PCC: O narcotráfico além das fronteiras
    (2023-06-26) Silva, Catarina; Nascimento, Martha; Leão, Myrna
    O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre formação e a internacionalização do Primeiro Comando da Capital, buscando entender os conceitos de crimes internacionais, o surgimento do grupo devido aos déficits estatais e a expansão da facção em seus níveis de atuação transnacional, analisando a cooperação internacional em prol do combate ao narcotráfico, estreitando as relações dos Estados. No que se refere a metodologia utilizada o principal pensamento foi o conceito de securitização, que se define pela ideia de que um objeto passa a ser uma ameaça de acordo com o contexto social, uma vez que a interpretação do problema aos olhos da política o define como de caráter securitizado, levando ao processo de criação de políticas públicas atuando na busca da resolução do problema, visto que passa a ser uma ameaça à segurança nacional e/ou internacional. Além do método exploratório analisando informações de artigos científicos, documentários, portais de notícias e livros
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Insegurança alimentar no governo Lula e a internacionalização das soluções como soft power no sistema internacional
    (2023-06-24) Silva, João Victor Coutinho e; Espinosa, Carine Rodriguez
    Neste artigo iremos analisar as iniciativas tomadas durante o governo Lula para combater a insegurança alimentar no Brasil, com foco no programa Bolsa Família, buscando entender como esse programa auxiliou na redução do índice de pobreza. No decorrer do artigo, também observamos como o governo estrategicamente usou o sucesso atingido na redução da faixa de pobreza, como uma forma de inserção no Sistema Internacional, com o uso desse conhecimento técnico adquirido como Soft Power, e ainda investindo em relações multilaterais para a expansão do protagonismo brasileiro, como pilar de uma política externa altiva e ativa.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    A atuação da ONU e dos Estados ocidentais sob a ótica do Direito internacional no conflito de Ruanda 1994 a 2004.
    (2023-06-23) Moraes, Maria; Domingues, Thamiris
    Logo após o reconhecimento da independência de Ruanda em 1962, a Bélgica perdeu o domínio sobre o país, porém deixou como herança uma país divido entre si, por conta das teorias da soberania de raças o local estava sofrendo segregação e conflito, sendo o resultado da colonização belga. Posteriormente com a disseminação dessa mentalidade, o resultado seria em um genocídio em 1994 que seria o responsável pela morte de 800 mil pessoas em 100 dias. Apresentamos como objetivo principal desse artigo trazer à baila os antecedentes, motivadoras do que se tornaria o terceiro maior genocídio da história e trazer responsabilização sobre as organizações internacionais e estados ocidentais apresentando o impacto que uma ação tardia, ou a falta dela, pode causar em um país, vale destacar as faltas da ONU na manutenção do conflito, já que descumpriu o principal propósito pela qual foi criada, sendo garantir paz e a segurança de todos os países no sistema internacional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A Copa do Mundo da FIFA como instrumento de Soft Power: estudos de caso Alemanha (2006), África do Sul (2010) e Brasil (2014)
    (2023-06) Silva, Samara Maia dos Santos; Garcia, Victor de Araujo
    Neste artigo analisaremos se a Copa do Mundo da FIFA é um instrumento de soft power utilizado pelos países-sedes. Investigaremos como estudos de caso as Copas do Mundo da Alemanha (2006), África do Sul (2010) e Brasil (2014). Estudamos a conjuntura internacional da época, os interesses externos de cada país, a relação de patrocinadores e o quanto as marcas investiram nos mundiais. No decorrer do artigo, apresentaremos também a relevância do esporte utilizado como indicador de influência, e como a FIFA, organização não-governamental, é um agente ativo nas relações internacionais ao promover megaeventos esportivos e a decisão dos países-sedes em explorar a transmissão de uma boa imagem perante o sistema internacional, preocupados em garantir uma boa percepção estrangeria, de um Estado organizado política e economicamente, a fim de prospectar acordos, parcerias, investimentos etc.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os impactos sociais das plataformas digitais na China: plataformização e relações internacionais
    (2022-12-18) Zanella da Costa, Thaylor; de Santana Azevedo, Gabriel; Mesquita dos Santos, Graziella
    Neste artigo iremos analisar as plataformas digitais chinesas e os seus impactos sociais, com foco no WeChat e Tiktok, buscando entender como estes aplicativos móveis impactam o dia-a-dia dos cidadãos chineses positivamente ou negativamente. No decorrer do artigo, também observamos como essas plataformas possuem atuação nas relações internacionais da China com o uso de soft power, que se apresenta principalmente com a coleta de dados. Por fim, utilizamos o conceito de plataformização abordado por Helmond (2015), que defende a tese que as plataformas são um modelo econômico e infraestrutural dominante como base para nossas conclusões sobre os impactos sociais dessas plataformas digitais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    As disparidades entre as regras de Bangkok das Nações Unidas e a atual conjuntura de mulheres brasileiras encarceradas
    (2022-12) Silva, Julia
    O presente artigo tem como objeto de pesquisa apresentar as disparidades entre as Regras de Bangkok, uma resolução de uma assembleia geral das nações unidas que vêm ao mundo jurídico como uma forma de resolução da ONU, sob a base dos direitos humanos. Com a atual conjuntura de mulheres brasileiras encarceradas, além das ações que o Brasil tem tomado frente a este tema. Sobre o recorte de gênero, em junho de 2016, a população prisional feminina atingiu a marca de 42 mil mulheres privadas de liberdade. O aumento do encarceramento de mulheres representa 656% em relação ao total registrado no início dos anos 2000, quando menos de 6 mil mulheres se encontravam no sistema prisional. Além do aumento do número de encarceramentos, com forte influência sobre a aplicação da política antidrogas, é importante destacar que este artigo não dará conta de aprofundar as nuances, preocupações e urgências como o racismo institucional e o aumento de mortes de mulheres nas prisões. No entanto, serão apresentados aqui os principais pontos dessas regras que garantem tratamentos específicos, além de depoimentos e bibliografias que ilustram melhor a realidade que as mulheres encarceradas vivem: Um sistema prisional não planejado muito menos pensado para uma mulher.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A ditadura da estética no século XXI: uma análise sociocultural brasileira
    (2022-12-14) Nascimento, Thais Nicole Camargo Martins
    A mais recente Pesquisa Global anual sobre procedimentos estéticos/cosméticos (2020), da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), aponta que o Brasil é o segundo país a realizar procedimentos estéticos em todo o mundo. Diante disso, se faz necessário entender quais fatores levam as pessoas a realizarem tais intervenções para além das pressões físicas, através de uma análise sociocultural de gênero e classe, considerando o avanço da globalização, as influências dos veículos de comunicação e internet, e como a indústria da beleza lucra e atua sobre os nossos corpos sem medir as consequências a curto, médio e longo prazo. Ao final, conclui-se que a ditadura da estética esteve presente há milhares de anos, e cada vez mais nos utiliza como instrumentos de lucro e manutenção de poder patriarcal.
  • Monografia Acesso aberto
    O que faz o Panamá ser considerado um paraíso fiscal?
    (2022-12-05) Lacerda, Quezia; Nascimento, Matheus
    Este trabalho foi realizado com o objetivo de abordar os conceitos internacionais que são aplicados à designação do Panamá como paraíso fiscal, com base na legislação fiscal, sistema bancário, e nos dados de transparência fiscal do Panamá - fornecidos no relatório sobre práticas fiscais prejudiciais emitido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Uma série de aspectos básicos foram levados em consideração para fornecer respostas ao objeto do trabalho, analisando o conceito de paraíso fiscal, os critérios que o sistema internacional tem que considerar em um país incluído na lista negra da União Europeia (UE), o sistema tributário panamenho e seus incentivos fiscais em relação aos investidores estrangeiros.
  • Monografia Acesso aberto
    A ascensão econômica dos Tigres Asiáticos na década de 1970
    (2023-01-11) Barbosa Silva, Beatriz; Zinsly, Lais; de Oliveira Barder, Sofia; de Freitas, Tainara
    Neste artigo iremos analisar a ascensão econômica do grupo denominado “Tigres Asiáticos", destacando e explicando a conjuntura internacional da década de 1970, fontes de investimento, características econômicas do grupo, Zonas de Processamento de Exportação e finalmente e discorrendo sobre o contexto histórico. Para esse trabalho, nos debruçamos na hipótese desenvolvida pelas análises do Banco Mundial, que teceram sobre a importância da combinação dos fatores internos e conjuntura internacional para a ascensão dos Tigres.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relação moeda-estado: a importância do dólar no processo de consolidação dos EUA como potência
    (2022-12) Santos, Matheus; Gomes, Gabriel; Soares, Gabriel; Laranjeira, Nathan
    A partir de uma breve análise do comportamento do dólar no sistema financeiro internacional é possível compreender sua importância e como seu comportamento influencia o comércio global, além de que, com o crescente aumento do processo de globalização, o mercado financeiro desenvolve cada vez mais uma interdependência complexa que afeta todos os Estados. Este processo de dependência em relação ao dólar tem se intensificado à medida que os EUA vão administrando sua posição como potência, pois esta subordinação às variações desta moeda tão consolidada se fundamentam a partir da Conferência de Bretton Woods, impulsionando o capitalismo como sistema econômico-social e concomitantemente alavancando a pretensão constante dos EUA em se tornarem a potência hegemônica do Sistema Internacional. Considerando os aspectos mais particulares desta moeda podemos considerar que o seu papel foi e tem sido de extrema importância e indiscutivelmente fundamental para a consolidação de um mercado forte e até mesmo para negociações interestatais que não envolvem os próprios norte-americanos, pois desde o processo de acúmulo de riqueza através desta moeda promovido a partir do padrão ouro-dólar, esta ferramenta obteve notória expressividade no mercado internacional e uma posição de destaque perante as demais, garantindo aos EUA uma posição de igual destaque e fornecendo importantes bases para uma consolidação cada vez maior de seu status como potência.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Amazônia Azul: Importância Econômica, Potencial e Desafios.
    (2022-12-20) Borsari, Daniel
    O presente artigo analisa, discute e descreve a “Amazônia Azul”, zona econômica exclusiva do Brasil com grandes riquezas e potenciais econômicos. A partir de uma contextualização histórica, o trabalho apresenta a relevância da área para a economia brasileira, a falta de prioridade e erros estratégicos proporcionados por meio dos governos ao longo da história do país. Posteriormente, discute parte dos enormes potenciais sociais e econômicos presentes no bom aproveitamento da Amazônia Azul. Na parte final, são debatidos os desafios e preocupações em relação ao tema.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A reconstrução da Europa como união: das disputas imperiais à aurora da União Europa.
    (2022-12-15) Villanetti, Andrey
    O presente trabalho intenta validar os conceitos de mutação, alteração e reconstrução da realidade política internacional das teorias construtivistas, por meio de uma análise empírica do processo de formação de um bloco político comunitário europeu. O artigo apresenta uma abordagem histórica sobre o processo de formulação das políticas comunitárias europeias e da construção da União Europeia, visando evidenciar os elementos que reconstruíram a política europeia, a dinâmica da agência desses elementos e, como estes afetam as identidades e os interesses dos agentes no sistema internacional.