Odontologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 32
  • Monografia Acesso aberto
    A importância do cirurgião-dentista como membro atuante da equipe multidisciplinar nas unidades de terapia intensiva.
    (2023-12) MARTINO, Gabrielle Rodrigues
    A saúde é definida como um estado de completo bem-estar e garantida como direito de todos. Os hospitais devem garantir assistência, tanto curativa quanto preventiva, sendo a UTI a unidade destinada a oferecer atenção integral e cuidados intensivos. A UTI demanda de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas áreas capazes de auxiliar no diagnóstico, tratamento e prevenção das condições sistêmicas apresentadas pelos pacientes, todavia, a ausência do cirurgião-dentista como membro ainda é uma realidade, por falta de contratação por parte dos hospitais. A saúde bucal não deve estar isolada, tendo em vista que pode gerar desde desconfortos á agravos severos ao quadro clínico. A Odontologia Hospitalar é uma especialidade reconhecida, capaz de diagnosticar, tratar e prevenir alterações bucais, além de auxiliar na precaução de agravos ao quadro clínico, na melhora da condição sistêmica e na diminuição da incidência de infecções pulmonares (complicação demasiadamente comum), resultando assim, na queda do índice de mortalidade, na economia significativa dos custos hospitalares por contribuir com a redução do tempo de internação dos pacientes, e consequentemente maior rotatividade dos leitos de UTI. Se faz necessária uma fiscalização mais árdua e a aplicação de medidas legais aos que optarem por desrespeitarem, já que a presença do cirurgião-dentista especializado se tornou obrigatória pelo projeto de lei aprovado.
  • Monografia Acesso aberto
    Hipersensibilidade dentinária associada à lesão cervical não cariosa
    (2023-12) Rodrigues, Joelson Coelho
    A hipersensibilidade dentinária é caracterizada pelas sintomatologias clínicas como dor aguda, localizada e de curta duração, proveniente de estímulos exógenos, os quais penetram aos túbulos dentinários, provocando os quadros clínicos descritos. Enquanto as lesões cervicais não cariosas são descritas como a perda estrutural dentária na região do terço cervical dos dentes ao nível da junção amelocementária. Quando associada à LCNC e HD é evidenciado uma relação de causas e consequências clínicas, de modo que, a lesão cervical não cariosa é descrita como a perda estrutural do dente e assim expondo a dentina ao meio bucal, enquanto a Hipersensibilidade dentinária é um quadro clínico proveniente da exposição dentinária, a qual tem como respostas estímulos osmóticos químicos, térmicos ou táteis, os quais não se definem como patologia ou defeito dental, mas por consequências multifatoriais. Tendo como base as informações expostas, o objetivo deste trabalho é demonstrar a etiologia, causas e protocolo de tratamento acerca da HD com associação das LCNCs, por meio da descrição dos protocolos de tratamento, levantamento da literatura e buscas de publicações as quais abordam o tema proposto. Portanto, sabe-se que, o debate desse tema é de suma importância para os Cirurgiões-Dentistas, tendo como intuito o aprimoramento dos conhecimentos de manejo ao protocolo de tratamento e diagnóstico no ambiente clínico, uma vez que, a demanda de pacientes com sintomas de Hipersensibilidade dentinária nos consultórios Odontológicos tem-se mostrado recorrente Palavras-chave: Dentina, Sensibilidade da Dentina, Permeabilidade da Dentina.
  • Monografia Acesso aberto
    Protocolo de higiene bucal em UTI adulto
    (2023-12) BEHLING, Alexsander Dioney
    A higiene bucal em pacientes críticos internados em hospitais muitas vezes é negligenciada pela equipe multidisciplinar, muito pelo desconhecimento de sua importância e relevância, bem como pela falta de um protocolo institucional e treinamentos da equipe por um profissional habilitado. O objetivo desta revisão de literatura é estabelecer um protocolo de higiene bucal destinado a pacientes internados em unidades de terapia intensiva para adultos, com o propósito de destacar a relevância desse procedimento para a saúde do paciente, além de padronizar os materiais utilizados e a maneira correta de executar a higiene bucal. Para a presente pesquisa foram utilizadas as bases de dados Google acadêmico e National Library of Medicine (Pubmed). Foi utilizado a pergunta de estudo “Protocolo de higiene bucal em UTI adulto”. A efetividade, a frequência e o uso do digluconato de clorexidina a 0,12% e a utilização ou não de métodos mecânicos de higiene bucal foram os principais pontos divergentes encontrados nas literaturas revisadas. Os artigos com informações divergentes foram devidamente avaliados e explicados, gerando assim um protocolo mais fidedigno e assertivo. Foi estabelecido a frequência de higiene bucal a cada 12 horas respaldada pela eficácia comprovada da propriedade de substantividade do digluconato de clorexidina a 0,12% e o passo a passo do protocolo irá orientar de maneira concisa o leitor. No momento o digluconato de clorexidina a 0,12%, continua sendo considerado o padrão ouro na eleição para um método químico, não substituindo a escovação dental, que é o método mecânico, mas sim complementando um ao outro em sinergia para um objetivo comum que é a redução na taxa de morbidade e mortalidade decorrente da pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A concepção dos pacientes da clinica odontológica da Unisociesc de Jaraguá do Sul em relação ao tratamento com diferentes aparelhos ortodônticos
    (2023-12) XAVIER, Ana Caroline
    A ortodontia é uma das especialidades mais antigas da odontologia, ao longo desta trajetória surgiram diversos tipos de aparelhos ortodônticos. Tendo em vista a relevância e a grande utilização da ortodontia, tanto nos dias atuais, como na história da humanidade, e a grande variedade de aparelhos ortodônticos existentes, observa-se a importância de saber qual a concepção dos pacientes em relação ao tratamento com diferentes tipos de aparelhos ortodônticos. Através deste estudo transversal descritivo com uma amostra de 82 participantes (28 homens e 54 mulheres) selecionada do grupo de pacientes. Após a avaliação clínica de triagem, foi aplicado presencialmente um questionário dividido em quatro etapas por meio de um tablet com formulários digitais. Verificou-se que 55% dos entrevistados não obtiveram informação sobre os diferentes tipos de aparelho ortodôntico, bem como suas vantagens e desvantagens. Entre os pacientes que já utilizaram aparelho ortodôntico convencional, 76% não escolheriam esse aparelho como forma de tratamento novamente. O maior grau de aceitação dos diferentes tipos de aparelhos ortodônticos verificados na pesquisa foi de 80% para os alinhadores invisíveis, seguido pelo bráquete estético (59%), bráquetes linguais (55%), bráquetes cerâmicos (55%) e aparelho autoligado (34%) e aparelho convencional (34%). Para melhorar o conhecimento dos pacientes, os cirurgiões dentistas devem informar. Isso envolve explicar os procedimentos, as opções de tratamento, os cuidados posteriores e os benefícios a longo prazo. A pesquisa indica que os pacientes estão cada vez mais interessados em opções de tratamento ortodôntico mais discretas e eficazes. Isso pode refletir a crescente conscientização sobre avanços tecnológicos na ortodontia.
  • Monografia Acesso aberto
    Uso de ozonioterapia para tratamentos odontológicos
    (2023-12) SIEWERDT, Heide
    O emprego do ozônio como coadjuvante em procedimentos odontológicos tem sido um coadjuvante de alta importância para descontaminação e assepsia. O objetivo principal dessa revisão de literatura foi destacar a capacidade do ozônio em contribuir de maneira significativa para a descontaminação efetiva e a redução de complicações pós-operatórias, abordando esses aspectos de forma qualitativa na odontologia. Nesse contexto, a presente pesquisa fundamentou-se em revisões bibliográficas, análises de casos clínicos e consultas a fontes online especializadas em ozônio, visando realizar uma revisão abrangente sobre a aplicação da ozonioterapia para tratamentos odontológicos. Por possuir uma aplicação prática e de baixa toxicidade controlada, tornam o ozônio seguro e vantajoso. Ao compará-lo com outros materiais, como o Alveogyl, evidencia-se seu potencial em alveolites pós operatórias. E quando em conjunto com dessensibilizante Dessensibilize, supera o tratamento clareador convencional, resultando em mais eficácia e conforto ao paciente devido a sensibilidade do gel. Em tratamentos endodônticos, supera o hipoclorito de sódio, promovendo eficácia e menor potencial de efeitos colaterais. Apesar da instabilidade, sua utilização equilibrada minimiza riscos adversos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso de toxinina botulínica tipo A como auxiliar no tratamento de sialorreia.
    (2023-12) SANTOS, Amanda Assis
    A sialorreia é definida pelo extravasamento da saliva para o exterior do contorno labial. A principal etiologia é a dificuldade de deglutição e está normalmente associada a doenças neurológicas. Os pacientes acometidos apresentam irritação perioral, infecções orais, desidratação, entre outros, o que interfere na sua qualidade de vida. A escolha do tratamento adequado é de grande importância. Os tratamentos mais conservadores consistem em um manejo não invasivo, porém, infelizmente, não demonstram benefícios consideráveis a longo prazo. As opções cirúrgicas, apesar de eficientes no controle da sialorreia, são bastante invasivas e podem ocasionar complicações graves. Terapias com drogas anticolinérgicas são as mais frequentemente utilizadas, porém, apresentam efeitos colaterais significativos, pois sua ação não é específica das glândulas salivares. A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que em contato com os neurônios colinérgicos, faz uma ligação irreversível nas proteínas do sistema SNARE, impedindo a liberação da acetilcolina na fenda pré-sináptica. Os primeiros tratamentos com toxina para sialorreia foram descritos em 1997, sendo de primeira escolha as do sorotipo A. As injeções de toxina são realizadas por via transcutânea diretamente nas glândulas parótidas e submandibulares, pois são elas responsáveis por produzirem cerca de 90% da saliva secretada diariamente. Duas formas são aceitas para a localização das glândulas: uma considerando as estruturas anatômicas e outra utilizando ultrassom como guia. A ação da toxina é observada a partir do 3º dia e mantém-se em média até o 6º mês. Desse modo, este trabalho teve como objetivo fornecer uma visão geral sobre o tratamento da sialorreia com toxina botulínica tipo A, por meio de uma revisão de literatura. Podemos concluir que o uso da toxina apresenta resultados satisfatórios com poucos efeitos colaterais significativos, sendo uma boa opção de tratamento terapêutico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação da técnica incremental vs incremento único de restaurações em dentes posteriores
    (2023-12) MORAES, Eloisa Ortega de
    Devido às exigências estéticas atuais as resinas compostas buscam acompanhar essa evolução nas restaurações de dentes anteriores e posteriores. As resinas bulk-fill, lançadas há dez anos no mercado, apresentam o intuito de fornecer melhorias no atendimento, como a diminuição do tempo de trabalho do cirurgião-dentista e do paciente na cadeira. Estas resinas permitem a utilização de incrementos de até 5 mm de espessura de cada camada por meio da sua translucidez elevada, que permite uma penetração de luz mais profunda e fornecem procedimentos clínicos restauradores eficazes com uma diversidade de escolha para cada profissional. Desse modo, esse trabalho objetiva revisar a literatura para debater a técnica incremental e de incremento único, como alternativa de uma resina com menor contração de polimerização perante as resinas compostas convencionais, evitando falhas e favorecendo os cirurgiões-dentistas sem afetar a qualidade dos procedimentos. Foram avaliadas as composições existentes de resinas compostas, seja de alta ou baixa viscosidade das resinas bulk- fill, seus benefícios e malefícios e para qual caso são indicadas. As resinas convencionais se destacam na rotina clínica dos clínicos, abonando preocupações e fortalecendo os resultados esperados pelo profissional e pelo paciente, seja em restaurações estéticas anteriores como em restaurações extensas nos dentes posteriores, mantendo sua excelência no desenvolvimento e estética. Vale destacar que a resina bulk fill traz juntamente com as suas modificações, os novos fotoiniciadores, presença de fibra de vidro, maior tamanho das partículas, melhor penetração da luz e assim menor contração de polimerização.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Avaliação da ausência de documentos obrigatórios dos prontuários da clínica integrada da faculdade Unisociesc de Jaraguá do Sul
    (2023-12) JAREMCZUK, Thalita Fernanda Alves
    Resumo: O prontuário odontológico é um documento muito importante que envolve aspectos éticos e legais. Ele deve ser bem formulado, sem rasuras e contendo o máximo de informações e dados verdadeiros sobre o paciente. Tanto em consultórios particulares como em clínicas de faculdade, os pacientes, professores e alunos possuem judicialmente os mesmos direitos e obrigações como qualquer outro e devem seguir todas as regras atribuídas conforme o Regimento Federal de Odontologia exige. Objetivo: O objetivo do presente trabalho é avaliar ausência de documentos obrigatórios nos prontuários da Clínica Integrada de Odontologia da Faculdade Unisociesc de Jaraguá do Sul. Métodos: Realizou-se um estudo transversal e descritivo para analisar e avaliar os prontuários inadequados da clínica, agrupados em ficha padrão considerando os requisitos mínimos e legais recomendados pelo CFO, que são eles: a) dados iniciais; b) anamnese; c) plano de tratamento; d) termo de compromisso livre e esclarecido e) ficha clínica de descrição de procedimentos. Resultados: O plano de tratamento foi o documento menos encontrado durante a pesquisa, não estando anexado em 64% dos prontuários; a ficha de anamnese estava presente em 96%; o termo de compromisso livre e esclarecido (TCLE) estava ausente em 8%; com relação a ficha de procedimentos realizados 95% possuíam esse documento e o formulário dos dados do paciente não estava presente e preenchido em 2%. Conclusão: A pesquisa revelou que a maioria dos prontuários possuía pelo menos um documento faltando, especialmente no que se diz respeito ao plano de tratamento. Embora os resultados apresentem índices menores que a literatura, é crucial manter a atenção dos professores e alunos para assegurar a conformidade legal na elaboração e manutenção dos prontuários odontológicos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância dos cuidados com o paciente hemofílico na cirurgia oral menor
    (2023-12) STINGHEN, Jenyffer Monique
    Pacientes hemofílicos se enquadram em um grupo que necessitam de uma atenção e cuidados redobrados durante a prática odontológica. A hemofilia é uma das patologias mais conhecidas dentre as coagulopatias hereditárias e necessitam ser descobertas antes que qualquer tipo de tratamento odontológico invasivo como as cirurgias seja realizado. Uma boa anamnese, acompanhada a um exame físico e bucal de forma correta podem ajudar a detectar essa doença. O cirurgião-dentista deve estar preparado para conseguir oferecer um tratamento mais seguro e conservador a esse grupo de pacientes, que também da austeridade da doença e de qual procedimento será realizado. Os procedimentos minimamente invasivos, a maioria das vezes não necessita de cuidados especiais e podem ser realizados normalmente, desde que alguns cuidados básicos sejam aderidos. A técnica anestésica do bloqueio do nervo alveolar inferior precisa ser realizada com uma maior precaução com a finalidade de buscar reduzir os riscos de sangramento e alguma outra complicação. O médico hematologista responsável deverá ser consultado antes de qualquer tipo de procedimento que possua um risco maior de sangramento seja realizado, sempre que qualquer tratamento invasivo for planejado. O presente trabalho busca realizar uma revisão de literatura acerca dos cuidados com o paciente hemofílico na cirurgia oral menor. A terapia medicamentosa mais adequada para os pacientes hemofílicos é feita com os derivados da dipirona ou paracetamol, sendo contraindicado o uso da aspirina e seus derivados em razão de sua atividade apresentar inibição da agregação plaquetária, o que acaba facilitando o sangramento. O ácido tranexâmico ou o ácido epsilon aminocapróico, comumente conhecido como antifibrinolitico se associados com os concentrados de fator de coagulação, apresenta baixo custo e uma eficácia na prevenção de hemorragia nas cirurgias orais menores.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da manutenção dos tecidos moles periimplantare na longevidade do implante e da prótese sobre implante
    (2023-12) MARTINS, Amanda Volkmann
    A implantodontia, especialidade que busca restaurar a função mastigatória e estética após perda dentária, exige muita atenção aos tecidos moles peri-implantares circundantes para o sucesso do tratamento. O resultado duradouro vem de encontro com um bom planejamento, visando saúde, função e estética. Existem diferenças entre os tecidos periodontais e tecidos periimplantares, e também diferenças nas doenças que os acometem. Patologias como mucosite periimplantar e a periimplantite, são doenças que afetam os tecidos preriimplantares e requerem atenção e cuidado, pois podem comprometer os implantes instalados, podendo até ocasionar a perda dos mesmos. A saúde periimplantar tem sua indicação pela ausência de sinais inflamatórios, como sangramento e supuração após sondagem. A manutenção do tecido mole peri-implantar é crucial para a longevidade da reabilitação com implante e prótese. Visando um bom tratamento, são necessárias inúmeras etapas, como um posicionamento adequado dos implantes, posicionamento das próteses sobre implantes, porção de tecido queratinizado, um bom e preservado perfil de emergência, que é o envolvimento do contorno dos dentes pelos tecidos moles, este essencial para a estética em restaurações de implantes dentários. A perda de papilas pode causar problemas funcionais, fonéticos e estéticos. Contudo, um bom planejamento resulta no sucesso do tratamento e também, pensando na longevidade do trabalho. A manutenção da saúde é um fator extremamente importante e é realizado pelo profissional conscientizando os pacientes sobre a boa higienização e ensinando-os a realizar de forma adequada, de forma a evitar as doenças periimplantares. Analisando as próteses sobre implantes, essas vêm sendo cada vez mais naturais, porém muitos resultados ainda deixam a desejar na estética e na funcionalidade do tecido periimplantar
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Intercorrências e reações adversas no emprego de técnicas anestésicas.
    (2023-12) KITZBERGER, Jaison Moacir
    Os anestésicos locais, são utilizados na grande maioria dos procedimentos. Porém em muitos dos casos ocorrem situações e complicações na execução das técnicas anestésicas. Esta pesquisa é uma revisão da literatura, por meio de artigos e livros, para ver qual o panorama atual em relação as técnicas anestésicas e os principais intercorrências e reações adversas. O objetivo é verificar principais erros cometidos pelo cirurgião dentista no emprego da técnica anestésica. Analisando o conhecimento mais atual e apontar principais soluções, para o bem estar do paciente. O cirurgião dentista, que está exercício em seu trabalho deve possuir os conhecimentos necessários de acordo com cada paciente em relação a complicações sistêmicas. Conclui-se que vários dos problemas, que ocorrem, são por falta de conhecimento técnico da aplicação da anestesia, anamneses imperfeitas, uso indevido de anestésicos. Padronização de um anestésico para todos os pacientes e erros na falta de conhecimento dos tipos de anestésico de acordo com o procedimento. Desconsideração de peso, idade e fatores sistêmicos. Principalmente por iatrogenia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso da toxina botúlínica tipo a como auxiliar no tratamento da enxaqueca
    (2023-12) SPEZIA, Larissa
    A enxaqueca é uma doença neurológica do tipo cefaleia crônica primária e caracteriza-se por dores de cabeça unilaterais ou bilaterais, de modo pulsátil e latejante, e pode estar associada a outros sintomas, tais como, alterações gastrointestinais e sensibilidade sonora, visual e olfativa, debilitando o indivíduo de forma geral. A enxaqueca apresenta várias causas, como genéticas, alterações hormonais, privação ou excesso de sono ou alimentar, entre outros. Sua origem provém da junção de duas teorias, a vascular e a neurogênica, explicando a origem da aura característica da enxaqueca e a forte dor gerada. Objetivo: Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca dos principais tipos de enxaqueca, seus efeitos e como a toxina botulínica tipo A pode auxiliar no tratamento. Metodologia: Foram utilizados como base, artigos científicos e literaturas dos anos de 2002 a 2023 disponíveis no Google acadêmico, base Capes e Scielo. Resultados: Com utilização da toxina botulínica tipo A como auxiliar no tratamento profilático da enxaqueca tipo crônica é uma ótima alternativa por apresentar bons resultados, acarretando a diminuição da utilização de fármacos que hoje são utilizados de forma excessiva, trazendo baixos riscos à saúde e promovendo um tratamento minimamente invasivo. Conclusão: Este tratamento, apesar de diminuir a utilização de analgésicos, ainda é pouco difundido pelo fato de apresentar um alto custo, ou seja, não é acessível a toda população. Além disso, o tratamento não tem eficácia em todas as classificações de enxaqueca. Se faz necessário debruçar-se sobre novos estudos para que seja definido novos protocolos de aplicações, de acordo com cada nível de enxaqueca, em tratamentos individualizados.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Inclusão de protocolo para prevenção odontológica com alunos da APAE de Jaraguá do Sul
    (2023-11) ZAPPELLINE, Carolina Nilsen
    A quantidade de pessoas com alguma deficiência cresce a cada ano, e junto com ela, cresce a necessidade de tratamento odontológico, entretanto, não existem cirurgiões dentistas capacitados para atender tamanha demanda, o que torna os tratamentos, em sua maioria, provisórios e/ou paliativos. Para isso define-se essencial a correta instrução de higiene bucal, desde cedo, para todos, mas principalmente para pacientes com deficiência, pois prevê-se que uma vez instruídos corretamente, ficarão menos vulneráveis a atendimentos não eficazes. Objetivo: avaliar o grau de conhecimento sobre higiene bucal de pais e alunos da APAE e a partir das informações encontradas elaborar uma cartilha com instruções de higiene que será disponibilizada para fim informativo e preventivo, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas com deficiência e seus familiares. Métodos: Foi realizado um estudo descritivo com 154 pais e alunos estudantes da instituição APAE de Jaraguá do Sul. Aplicou-se questionário físico e online elaborado via Google Forms. Resultados: A deficiência mais presente entre os alunos participantes foi o autismo (47,40%); 37,01% afirmam que somente pais, responsáveis e cuidadores realizam a escovação desses alunos; 73,38% de quem realiza escovação já recebeu instruções corretas de como escovar, entretanto, 68,83% não faz o uso do fio dental no aluno; 46,75% realizam a escovação ao menos 3 vezes ao dia; 51,95% não apresentam dificuldade ao realizar a escovação no aluno, mas 42,86% apresenta. Conclusão: Pais e responsáveis afirmam ter conhecimento prévio sobre higiene, mas não realizam um dos passos fundamentais que é o uso do fio dental. A prevenção tem caráter importantíssimo entre as pessoas com deficiência. Com esse estudo percebe-se a necessidade de uma maior divulgação do conhecimento básico de higiene bucal aos pais e responsáveis atrelado ao estímulo de fixação da importância do dentista no tratamento multidisciplinar em pacientes com deficiência.
  • Monografia Acesso aberto
    A importância do cirurgião-dentista na identificação humana por meio da arcada dentária: uma revisão de literatura.
    (2023-07) OLIVEIRA , Larissa Jandrey Voss de
    A Ciência Forense é uma área que se difunde a outras específicas, como por exemplo, a Toxicologia Forense, Patologia Forense, Odontologia Legal, Antropologia Forense, Medicina Legal, entre outros segmentos. Todas as áreas com sua devida finalidade, contudo, dentre elas, a Odontologia Legal é evidenciada por alguns motivos, como por exemplo, o baixo custo dos procedimentos realizados e a obtenção de resultados precisos e rápidos. Mesmo sendo um segmento da Ciência Forense utilizado há muito tempo, está em constante evolução. A tecnologia passa frequentemente por avanços e isso é de grande auxílio para a área. Embora as antigas técnicas continuem sendo utilizadas devido sua eficácia, novas técnicas surgem com o passar do tempo, como por exemplo, a identificação humana por meio da comparação da fotografia do sorriso ante-mortem e post-mortem, por meio de especificações dentárias através de raio-x (como por exemplo, anatomia pulpar), entre outros métodos. O quadro de profissionais dentro da área forense é extenso e todos os segmentos se interligam para que o resultado da identificação humana seja obtido com a devida legitimidade. O cirurgião-dentista, e odontolegista, possuem um papel fundamental para que os dados odontológicos sejam coletados e analisados com o conhecimento conquistado por meio da formação. O presente trabalho tem como objetivo explicar a importância do cirurgião-dentista na identificação humana por meio da arcada dentária, evidenciando métodos específicos da Odontologia Legal, e esclarecendo a importância dos prontuários e documentações odontológicas armazenadas e preenchidas de modo correto. Realizou-se o trabalho por meio de uma revisão de literatura, onde três plataformas foram utilizadas, sendo os artigos acessados, escolhidos entre o ano de 2005 e 2022, em Língua Portuguesa e Inglesa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Lesões cervicais não cariosas: etiologia, diagnóstico e tratamento.
    (2023-12) RIVA, Josnei Maicon Elias Costa
    Introdução: As lesões cervicais não cariosas estão cada vez mais presentes na rotina clínica do cirurgião dentista contemporâneo, sendo necessário um amplo embasamento para o manejo clínico dessas lesões. Objetivo: Este artigo propõe-se a realizar uma revisão de literatura sobre a etiologia, o correto diagnóstico e as opções de manejo e tratamentos restauradores que podem ser utilizados em pacientes apresentando diferentes tipos de lesões cervicais não cariosas. Metodologia: Esta é uma revisão bibliográfica, compreendendo 42 referências entre artigos, bibliografias e sites, publicadas entre 1984 e 2023, as quais fazem parte da base de dados PubMed, Scopus e Google Acadêmico. Resultados: As lesões cervicais não cariosas têm etiologia complexa e multifatorial, abrangendo inclusive diversas áreas da saúde. Conclusão: O cirurgião dentista deve possuir um profundo embasamento para planejar e realizar de forma individualizada o correto tratamento e manejo das diversas lesões cervicais não cariosas para que o prognóstico para o paciente seja o melhor possível.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Percepção de risco e conduta dos acadêmicos de odontologia de procedimentos cirúrgicos em pacientes vivendo com HIV
    (2023-07-04) Paim, Joice
    Introdução: No Brasil, cerca de 960 mil pessoas vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Os profissionais e estudantes de odontologia estão expostos a materiais biológicos, principalmente em procedimentos cirúrgicos, que podem ocasionar a transmissão do vírus. Além disso, existe discriminação e estigmatização acerca dos pacientes que vivem com HIV na assistência odontológica. Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar a percepção de risco e conduta dos acadêmicos de odontologia acerca dos procedimentos cirúrgicos em pacientes vivendo com HIV. Métodos: Realizou-se um estudo descritivo com 65 acadêmicos de odontologia de uma faculdade privada em Jaraguá do Sul. Aplicou-se um questionário on-line elaborado por meio do Google Forms. Utilizou-se estatística descritiva e testes de associação na análise dos dados. Resultados: A maioria dos acadêmicos (67%) considera o risco de infectar-se com o HIV médio a alto; 98% conhecem os meios de transmissão, porém 84% concordaram que os procedimentos odontológicos os expõem a um risco significativo de infecção; 29% não consideram todos os pacientes como potencialmente infecciosos; 78% acham necessário maiores cuidados com biossegurança ao realizar um procedimento cirúrgico; 81,5% têm medo de contaminar-se; 80% realizariam um procedimento cirúrgico em um paciente vivendo com HIV, porém 55,4% têm insegurança para realizar esse atendimento. Conclusão: Os acadêmicos demonstraram um conhecimento satisfatório sobre os aspectos básicos acerca do HIV, no entanto a percepção de risco ficou abaixo do esperado. O medo de infectar-se e a tendência em superestimar os riscos ficou evidente, principalmente entre os mais jovens. Observou-se uma superproteção em relação à biossegurança e certa discriminação.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Confecção de Coroa com Coping em Zircônia: Relato de Caso Clínico
    (2023-07-11) Nascimento, Ana Paula
    A Odontologia tem proporcionado alternativas surpreendentes com o desenvolvimento dos materiais restauradores e o crescimento das exigências estéticas. Porcelanas e cerâmicas são materiais muito utilizados na atualidade e trouxe um enorme ganho em resistência da cerâmica que atualizando sua indicação, em relação aos conceitos anteriormente questionáveis. Entre os materiais cerâmicos, a zircônia vem sendo usada por sua resistência mecânica e estética nos trabalhos de reabilitações protéticas. Na literatura são feitos questionamentos relevantes sobre o uso da zircônia, mesmo diante de suas excelentes propriedades mecânicas e químicas. No entanto, é de extrema importância o conhecimento do cirurgião dentista em avaliar cada caso de forma individualizada, para estabelecer o melhor plano de tratamento possível e o correto diagnóstico. Dentre os objetivos deste trabalho temos a revisão bibliográfica sobre as cerâmicas odontológicas com a explanação de um caso clínico e o protocolo seguido sobre tal procedimento reabilitador em prótese dentária com coroa cerâmica, coping em zircônia sobre retentor de pino fibra de vidro no elemento 25. A paciente G.R.P.B compareceu à clínica da Unisociesc relatando a fratura de um dente, como queixa principal. Em conjunto com os dados do prontuário e exame clínico, foi estabelecido um plano de tratamento individualizado, Diante Optando pela reabilitação com prótese metal-free, infraestrutura de zircônia e coroa em cerâmica proporcionando função mastigatória e estética do sorriso para a paciente. Contudo, foi possível concluir que a zircônia é um material comprovadamente indicado para reabilitação restauradora de um elemento já que é biocompatível com os tecidos dentários, e permite alcançar um resultado satisfatório.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Bruxismo do sono em crianças: revisão de literatura
    (2023-07-11) Stahelin, Maria Eduarda
    O bruxismo é uma alteração da normalidade frequente, caracterizado pela atividade muscular rítmica e não rítmica, influenciado pelo dia a dia do paciente, podendo acontecer em vigília ou durante o sono e em qualquer faixa etária. Com alta prevalência em crianças e de etiologia multifatorial, o bruxismo do sono é habitualmente associado a fatores psicológicos e/ou emocionais como estresse e ansiedade ou fatores sistêmicos como distúrbios do sono. Definir sua causa ainda é um desafio. Apresentando risco de danos aos tecidos dentários, e a articulação temporomandibular, é vista a importância de se conhecer a etiologia, diagnóstico, consequências e as propostas terapêuticas para essa condição. O bruxismo precisa ser abordado de forma diferenciada em cada faixa etária. Uma anamnese bem detalhada, o conhecimento do desenvolvimento do paciente, seus possíveis comportamentos, a presença de dores de cabeça e dores nos músculos faciais merecem atenção especial pelo cirurgião dentista. Este artigo tem como objetivo a revisão de literatura acerca do bruxismo do sono em crianças, sua etiologia e seus possíveis tratamentos para uma melhor qualidade de vida e um melhor desenvolvimento pessoal destes pacientes. É de grande importância que o cirurgião dentista possua um bom conhecimento tanto dos fatores de risco para o bruxismo, quanto da etiologia do mesmo, para a realização de uma melhor abordagem preventiva e intervenções efetivas, que se deve ter cuidados diferenciados por faixa etária do paciente e um tratamento multidisciplinar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação do cirurgião dentista na identificação humana em acidentes de massa fatais
    (2023-07-03) Neumann, Letícia
    A identificação humana em desastres de massa por meio dos elementos da arcada dentária é muito eficaz, mais rápida e de menor custo quando comparada a outros métodos. Ela consegue sozinha dar a certeza da identidade de uma vítima. A equipe forense se divide em vários grupos, onde cada um é responsável por uma parte do processo, e em cada um deles o profissional da odontologia desempenha um papel fundamental, avaliando os registros ante mortem, recolhendo e armazenando de forma correta os achados dentários, colhendo registros post mortem, fazendo as comparações e exames e também transcrevendo os dados no sistema que fará as comparações com as possíveis combinações até o aval final. Cada situação é única, nenhum acidente é igual ao outro, eles podem ser naturais ou causados pelo homem, abertos ou fechados, por este motivo os profissionais, materiais utilizados e os métodos de trabalho estão em constante evolução, afim de estarem sempre prontos para novos desafios e também para trazer uma resposta mais rápida no processo de identificação. Outro objetivo é também padronizar cada vez mais o processo de identificação e também os registros odontológicos feitos em vida durante os tratamentos, pensando que existem várias nacionalidades e crenças diferentes misturadas pelo mundo e o trabalho acaba sendo limitado muitas vezes por falta de documentação, registros de má qualidade, má organização, objeções étnicas e outras questões de cada região. Esta revisão de literatura utilizou três plataformas de pesquisa e foi baseada em artigos entre os anos de 2010 e 2022, limitados a língua inglesa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Responsabilidade civil do cirurgião dentista bucomaxilofacial
    (2023-07-03) Bueno Gonçalves, Analice
    A responsabilidade civil refere-se à obrigação de reparação de danos e os profissionais da saúde podem responder judicialmente por seus atos profissionais. O objetivo deste trabalho foi abordar sobre a responsabilidade civil do cirurgião dentista especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. A especialidade responde judicialmente pela modalidade de obrigação de meio, ou seja, não assume o risco de um determinado resultado. Contudo, o profissional deve atuar com prudência e diligência. Sua responsabilidade é subjetiva e fundamentada na teoria da culpa, por conseguinte, quando não há culpa por parte do profissional, não há responsabilidade de indenizar.