Neuroarquitetura aplicada a um Centro de Educação Infantil

Autores

CASTRO, Gabrielle Santos Camillozzi de

Orientador

ANDRADE, Miguel

Coorientador

Resumo

Os arquitetos projetam considerando a qualidade do espaço, objetivando a busca da oferta da melhor experiência ao usuário. Assim, é muito constante discussões sobre a arquitetura e a educação e como podem estar correlacionadas. A principal ideia norteadora desta pesquisa consiste em desenvolver como um ambiente construído pode aumentar os níveis de aprendizado infantil, principalmente na primeira infância, quais são as influências positivas e negativas causadas pelo meio e como interferem na criança. Tal pesquisa também abordará sobre conceitos de NeuroArquitetura, vertente essa que une arquitetura e ciência e estuda sobre os estímulos que o meio exerce no comportamento do humano. O método de ensino Montessori também é estudado, visto pelo lado da NeuroArquitetura ele tende a ser mais positivo para o cérebro infantil, pois recebe mais estímulos. Para o desenvolvimento da pesquisa foram consultados diversos autores que abordam sobre esses temas, entrevistas e obras análogas que permitem entender como um ambiente bem desenvolvido pode atuar como facilitador do aprendizado. Dessa maneira a pesquisa demostra como diversos fatores podem e devem ser priorizados na projeção de espaços escolares principalmente na infância, já que as crianças realizam sinapses que permitem aprender a todo momento, esses espaços de qualidade permitem a absorção do conhecimento e consequentemente a criação de uma sociedade bem mais qualificada no futuro.

Palavras-chave

criança, Maria Montessori, neuroarquitetura infantil, Método Montessori, sentidos, ensino infantil, aunonomia infantil, desenvolvimento, escola

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