TCC de Graduação e Especialização
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Artigo Científico Acesso aberto Método pilates como ferramenta para melhora da qualidade de vida em idosos(0019-06) MORAIS, Ellen Vitória Dantas; SANTOS, Gabriela Matos; SANTOS, Isa Lainay Costa dos; SILVA, Ryan RibeiroO envelhecimento é um conjunto de mudanças físicas, metabólicas, hormonais, biomecânicas, posturais, mentais, culturais, socioeconômicas e que estão ligadas a diversos fatores internos e externos, além de ser um processo natural e vivido de modo particular por cada ser humano. Com o processo do envelhecimento, é comum o surgimento de várias patologias, tais como: hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças oesteomioarticulares, osteoporose, doenças crônicas, demências, entre outros que impactam diretamente na qualidade de vida dessa população. Desse modo, o Método Pilates, criado por Joseph Pilates, no século XX, é uma prática que vem crescendo constantemente no público idoso de forma significativa. Esse método traz muitos benefícios para esse público como, a melhora do corpo e da mente, quando atrelado aos seus princípios utilizados de maneira adequada. Sendo assim, esse presente estudo tem o objetivo de descrever o funcionamento do Método Pilates como uma ferramenta que trouxesse melhora na qualidade de vida na pessoa idosa. O método foi feito a partir de uma análise caracterizada como uma revisão integrativa de literatura, feita de forma qualitativa com busca nas bases de dados SciELO, LILACS, PUBMED, MEDLINE e PEDro no período de março a maio de 2024, com estudos na língua portuguesa e inglesa e sendo utilizado os descritores em saúde: “pilates method and the elderly”, “pilates and elderly people”, “pilates and quality of life”, “pilates method and well-being for the elderly” e “pilates and seniors” e o operador boleano “and. Diante disso, é importante salientar que o método Pilates tem pontos positivos na vida do idoso praticante, pois melhora na capacidade funcional dos idosos, uma vez que fornece o condicionamento físico, ameniza as alterações posturais e do equilíbrio, melhora a flexibilidade, reduz as dores corporais, aumenta a concentração e a coordenação em geral e propicia interação entre os idosos, melhorando significante a saúde, o equilíbrio emocional e a autonomia pessoal, condições essenciais para manutenção da funcionalidade e qualidade de vida desses pacientes. Pode-se concluir que, o método Pilates traz muitos benefícios como melhora da musculatura corporal, concentração, coordenação, equilíbrio, socialização, domínio psicológico e impacta positivamente na qualidade de vida, entretanto, ainda são poucos os estudos a respeito dessa temática.Monografia Acesso fechado Mulher, pleito eleitoral e violência de gênero: o alcance da proteção decorrente da Lei nº 14.192/2021(2020-12-20) Reis, Ìvilla MatosA participação feminina na política brasileira é marcada por uma luta em busca de representatividade e exercício pleno da democracia. As estruturas patriarcais de dominação existentes na sociedade fomentam a sub representação feminina, fazendo com que cada vez menos mulheres se tornem ativas nos espaços de decisão e de poder. Assim, analisar a participação do público feminino na política, se faz necessário que se faça uma retrospectiva histórica a cerca da conquista pelo direito de votar e ser votada, no qual através desse exercício vê a caracterização plena do exercício da cidadania. Desta forma, é necessário reconhecer que, não se trata meramente de faculdade de participar ou não dos pleitos eleitorais trata-se por sua vez de verificar como a sociedade vem lidando com o crescimento da participação feminina nesses espaços, e, quais os mecanismos estão sendo utilizados para estimular uma paridade entre homens e mulheres dentro dos espaços políticos. Nesse sentido, não se pode ignorar o fato do meio político ser extremamente machista, sexista e misógino, por isso, episódios de desrespeito e limitações da participação ativa das mulheres nesses espaços, ainda, no século XXI é tão recorrente, logo, se faz pertinente trazer à tona a caracterização de violência política de gênero de sua intima relação como mecanismo garantidor do exercício da democracia e de incentivo á participação feminina na política brasileira. Neste trabalho utilizou-se a metodologia de pesquisa descritiva afim de caracterizar o fenômeno da violência política de gênero através de uma análise da Lei 14.192/2021 bem como a pesquisa bibliográfica de maneira indireta através de livros, artigos científicos e revistas.Monografia Acesso aberto A morte de Ivan Ilitch, uma ótica fenomenológico-existencial sobre a finitude(2020-12-28) Sodré, Ícaro Ryad Andrade; Silva, Larissa Felix daA finitude humana é objeto de interesse e de estudo através de diversas áreas do conhecimento, abordando diferentes métodos de análise que buscam decifrar ou apenas compreender esses processos biológicos ou sócio-históricos. Entretanto, diferentemente dos modelos científicos tradicionais que compreendem o ser humano através da decomposição de suas partes em fragmentos considerados menos complexos. Tal lógica considera possível que, compreendendo como cada fragmento funciona, tem-se o entendimento do funcionamento do todo complexo, e o estudo sobre a morte partindo deste referencial teórico não é diferente. Os aspectos sócio-históricos na busca da compreensão do fenômeno da finitude, por outro lado, buscam compreender como um contexto cultural em determinado período de tempo compreende ou mesmo lidam com as nuances da morte e do morrer como ato, ou seja, buscam analisar como um grupo social seja em micro ou macro escala compreende a finitude e como está relacionada dentro dessa cultura. Com outra linha de pesquisa, a Fenomenologia-Existencial pretende analisar o fenômeno da finitude através do modo como este é percebido, compreendido, e expressado pelo sujeito individual. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo: analisar o fenômeno da finitude na obra literária “A morte de Ivan Ilitch”, do renomado autor russo, Liev Tolstói. Como base teórica para essa análise literária, buscaremos trazer contribuições de renomados filósofos existencialistas, bem como autores que fortemente contribuíram para o avanço e consolidação do método Fenomenológico-Existencial. Personalidades que contribuíam com a filosofia existencialista como Martin Heidegger, Friedrich Nietzsche, Jean-Paul Sartre, Sören Kierkegaard, dentre outros que tiveram suas principais teorias utilizadas como base para compreender o fenômeno da finitude alavancada na obra analisada, tendo como base necessariamente, os relatos narrados do personagem Ivan Ilitch. Essa noção de tratar a finitude como um fenômeno, e não uma coisa simplesmente dada como o ato de morrer, bem como a utilização dos relatos de quem está de fato vivenciando tal fenômeno, como base para compreender o processo de finitude deste, são embasados também no método Fenomenológico, ou seja, em desvelar o fenômeno pelo próprio apresentar do fenômeno. Portanto, apresentamos o método Fenomenológico como mecanismo de compreensão, ou melhor, como um método de aproximação e apropriação do fenômeno tal qual ele se apresenta, a partir do próprio personagem. A utilização de teóricos e pensadores existencialistas para embasar as falas do personagem Ivan Ilitch, uma vez apoiando-se no método Fenomenológico como ferramenta de busca e desvelamento do fenômeno finitude, tem como objetivo a compreensão única e exclusivamente da finitude deste, ressaltando a premissa existencialista de que, todo ser humano é único e em abertura, abertura essa que o joga para um universo de possibilidades incertas e que necessitam de atribuição de sentidos também próprias para este, entretanto com uma única certeza, qual seja, a finitude. Apesar de ser fenômenos atribuídos a um contexto literário, analisar a presente obra, utilizando-se do modelo Fenomenológico Existencial, permite que possamos compreender as diferentes percepções acerca da finitude.Monografia Acesso aberto Abordagem fisioterapêutica na prevenção e tratamento da incontinência urinária durante e após a gestação: revisão integrativa(2021) Conceição, Gislaine daA incontinência urinária é caracterizada por qualquer perda involuntária de urina, sendo considerada um problema comum de saúde pública, tendo uma maior prevalência no sexofeminino. Podendo apresentar em qualquer período da vida, porém com uma maior incidência em mulheres na fase gestacional, que atinge significativamente a qualidade de vida, os aspectos emocionais e psicológicos. O período gestacional traz consigo inúmeras alterações que envolvem as características anatômicas e fisiológica do trato urinário. Com isso, a intervenção tem se mostrado de grande importância na prevenção e tratamento da IU durante e após o período gestacional, pois, a fisioterapia disponibiliza de diferentes recursos como a cinesioterapia, eletroestimulação, biofeedback e cones vaginais. Portanto, o objetivo do presente estudo é mostrar os principais recursos fisioterapêuticos na prevenção e tratamento da incontinência urinária durante e após a gestação. A revisão integrativa foi desenvolvida de acordo com as palavras-chave: Incontinência urinária, Gestantes, Prevenção, Tratamento fisioterapêutico. Foram utilizados como fonte de pesquisa Google Acadêmico, SciELO (Scientific Eletronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online /MEDLINE, Physiotherapy Evidence Database (PEDro). De acordo com os resultados as técnicas mais efetivas são a cinesioterapia, eletroestimulação, biofeedback e cones vaginais associados a terapias manuais.Monografia Acesso aberto Educação em saúde para mulheres como ferramenta preventiva de violência obstétrica na rede pública de saúde(2021) Silva, Josefa Damirles GonçalvesHá em vigor diversas estratégias e políticas que visam a humanização da assistência obstétrica, no entanto os desafios são ainda imensos, e envolvem a falta de conhecimento da mulher sobre seu próprio corpo e seus direitos, bem como a constante falta de percepção dos profissionais da saúde acerca de atos e ações abusivas. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo geral investigar os benefícios da educação em saúde enquanto instrumento de prevenção para a violência obstétrica na rede de saúde pública. E como objetivos específicos tem-se, entender a história do parto na humanidade, apresentar a fisiologia da gestação e parto vaginal, conhecer as diretrizes e estatutos do SUS voltados para a assistência a mulher gestante, compreender a funcionalidade da educação em saúde e expor a violência obstétrica como consequência de uma conjuntura social que oprime e deslegitima o direito de ser e viver da mulher. Portanto, o presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa e para a realização deste estudo foram utilizados os seguintes descritores: “educação pré-natal” e “parto humanizado” em idiomas como português, espanhol e inglês. A monografia foi realizada entre os meses de março e junho de 2021, visto que nesse período foi realizada uma pesquisa sistemática diante do tema do trabalho. Foram utilizados estudos publicados entre os anos de 2015 a 2021, sendo consultados na base de dados BVS, sendo utilizados os estudos das plataformas LILACS, BDENF e SciELO. Educar na área da saúde é uma forma eficaz na tentativa de mudar o paradigma atual no cenário do parto e devolver o protagonismo da mulher. Devendo os profissionais da área obstétrica se atualizarem constantemente para promover um cuidado integral, ausente de abusos e intervenções invasivas desnecessárias. Sendo necessário também orientar as gestantes durante o pré-natal, por meio de práticas educativas que visem a prevenção de possíveis violências obstétricas durante o ciclo gravídico-puerperal.Monografia Acesso aberto Intervenções fisioterapêuticas no tratamento da diástase abdominal em puérperas: uma revisão integrativa(2021) Oliveira, Kellem de JesusA gravidez é um período em que ocorre diversas modificações no corpo da mulher, especialmente no que se diz respeito ao sistema endócrino, muscular, esquelético, urinário e digestivo. Por conta de alterações hormonais, combinadas com o crescimento uterino, pode-se afirmar que existe possibilidade de desencadear na diástase abdominal, principalmente em puérperas. Essa patologia se apresenta como sendo uma separação na linha média dos músculos retos abdominais opostos. Entende-se que a fisioterapia possa auxiliar no tratamento e prevenção dessa disfunção, contudo, é escassa na literatura a abordagem dos métodos de tratamento. Em vista disso, o presente estudo tem por objetivo geral tratar das intervenções fisioterapêuticas aplicadas ao tratamento da diástase abdominal em puérperas, bem como têm-se como objetivos específicos: expor o tratamento mais recomendado pelos autores e os porquês; tratar de técnicas que introduzam maior qualidade de vida e efetividade quanto à saúde da paciente; expor cuidados e recomendações tratadas pelos autores. O estudo foi realizado através de uma Revisão Bibliográfica por meio do uso das determinadas palavras-chave: “Diástase abdominal”; “Puérperas”; “Tratamento Fisioterapêutico”; “DMRA em Puérperas” e aplicadas nas bases de pesquisa Google Acadêmico, SciELO (Scientific Eletronic Library) e LILACS Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Quando aplicados os critérios de inclusão e exclusão nos artigos coletados das bases de pesquisa, totalizaram 7 artigos para leitura final e análise de estudos. Foi constatado que o tratamento mais recomendado para o tratamento da diástase abdominal em puérperas foi o da cinesioterapia, seguido na eletroterapia e posteriormente do método pilates, ademais, apresentou-se uma técnica pouco utilizada para o tratamento, a ginástica hipopressiva, com dados de eficiência significativos. Entende-se, portanto, que a fisioterapia tem papel essencial na saúde da mulher, evitando a ocorrência de complicações e tratando estas, como apresentado com a diástase.Monografia Acesso aberto A intervenção da fisioterapia em pacientes idosos portadores da Doença de Alzheimer(2021) Fonseca, Breno SantosA doença de Alzheimer é uma patologia que pode ser passada de geração, onde o fator genético consiste nesse momento. A doença é irreversível e progressiva à medida que o tempo passa a vítima fica cada vez mais comprometida. A fisioterapia pode retardar o avanço agressivo dessa doença com planos de tratamento para que se tenha uma boa resposta cognitiva. A pesquisa tem como objetivo geral em relatar sobre a intervenção fisioterapêutica, mostrando como a doença pode afetar o Sistema nervoso central em idosos, mostrando o impacto que pode fazer em sua volta. E como objetivos específicos descrever sobre a patologia em si e suas atribuições, mostrando métodos de diagnóstico, etiologia, biomecânica, fisiopatologia desta doença, em ênfase discutir funções que são comprometidas e suas principais mudanças que o paciente pode sofrer, e ainda assim há relação da família diante deste acontecimento, entendendo como advém a atuação do fisioterapeuta diante destes casos. Por consequência o presente trabalho refere-se a uma revisão integrativa e para a construção deste estudo foram usados os consecutivos descritores “doenças de Alzheimer”, “impacto da doença de Alzheimer”, “fisioterapia na doença de Alzheimer”, “alterações neurológicas”, “facilitação neuromuscular proprioceptiva”. A monografia foi executada nos meses de abril e junho de 2021. Dado que neste período foi executado uma pesquisa sistemática diante do tema do trabalho. Foram usados estudos publicados no ano de 2011 à 2021, com utilização de 4 obras clássicas anteriores, mas com predominação de utilização de estudos do ano de 2021, em bases de dados LILACS, MEDLINE/PubMED e SciELO. Desta maneira, a doença de Alzheimer pode provocar alterações neurológicas, comprometendo a parte motora da vítima e sua atividade de vida diária a depender do grau da patologia onde existem três etapas dificultando a vivência da mesma no estado terminal tem cuidados paliativos, em outras palavras no estado vegetativo. Desta forma visando atenuar a gravidade da patologia, o fisioterapeuta pode tratar o paciente buscando prevenir a doença antes que se agrave rapidamente ou pode retardar para que não evolua tão rapidamente, o meio de prevenção também vale para o cuidador que está sofrendo junto com a vítima e precisa de acompanhamentos para que se possa cuidar da maneira adequada evitando com que o cuidador também fique doente devido à sobrecarga que é imposta sobre si. Pois, a fisioterapia tem o objetivo com esses pacientes de trazer a funcionalidade e melhora na qualidade de vida desses pacientes.Monografia Acesso aberto Intervenções fisioterapêuticas no manejo da fadiga crônica em pacientes com esclerose múltipla: uma revisão integrativa(2021) Caetano, Milena dos SantosA Esclerose Múltipla (EM) é uma enfermidade neurológica degenerativa de caráter que acomete diretamente o sistema nervoso central (SNC), por meio da desmielinização da bainha de mielina, que provoca uma série de complicações, tais quais, dor, disfunções na sensibilidade e na motricidade grossa e fina, depressão, ansiedade e fadiga crônica. A fadiga é o sintoma mais prevalente na EM e responsável pelo elevado índice de incapacidades da doença, estando presente na vida de mais de 80% dos sujeitos diagnosticados. Assim, a pesquisa possui como objetivo geral investigar as abordagens fisioterapêuticas atuais no tratamento e manejo da fadiga crônica em pacientes com EM. Ademais, como objetivos específicos tem-se, entender a anatomofisiologia do SNC, a fisiopatologia da EM sua etiologia, epidemiologia e sintomatologia, conhecer a história da EM na humanidade, discutir os métodos de diagnóstico médico na EM e de avaliação fisioterapêutica neurofuncional da EM e da fadiga do portador e compreender o processo fisiopatológico da fadiga crônica na EM. Trata-se então, de um estudo de revisão integrativa, e para sua realização foram utilizados os seguintes descritores: “esclerose múltipla”, “fadiga crônica”, “fadiga na esclerose múltipla” e “fisioterapia na esclerose múltipla” em idiomas inglês e português. A monografia foi construída entre os meses de fevereiro e abril de 2021, sendo um período de pesquisa ampla e sistemática acerca da temática. Os estudos elegidos para composição desse trabalho, delimitou-se os anos de 2011 a 2021, enfatizando-se as pesquisas publicadas nos últimos 5 anos. As bases de dados consultadas foram: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), a Physiotherapy Evidence Database (PEDro) e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Percebe-se que a fadiga é um sintoma prevalente e tão complexo quanto a própria EM que quando exacerbada favorece o desenvolvimento de outros sintomas neurológicos incapacitantes e dos surtos. Descrita como a perda subjetiva da força e motivação física e mental, impacta de forma negativa a vida dos portadores da EM. A Fisioterapia possui diversas estratégias para o manejo e tratamento do sintoma, destacando-se a fomentação de programas de exercícios aeróbicos e/ou resistidos, atividades baseadas em tarefas funcionais, FES, técnicas de neuroreabilitação como IM, atividades funcionais através de circuitos que envolvam ou não a utilização de dispositivos mecânicos, como jogos e plataformas e exercícios respiratórios, a seleção acerca de qual aplicar no paciente depende de uma avaliação neurofuncional criteriosa que investigue através das muitas escalas funcionais disponíveis os níveis e os impactos da fadiga na vida do indivíduo. Conclui-se que existem variadas intervenções fisioterapêuticas voltadas para o tratamento da fadiga, quase sempre não de forma exclusiva para o sintoma. Porém, levando-se em consideração que não há ainda definições claras e objetivas acerca de sua fisiologia, o tem-se atualmente reflete os avanços e os esforços para melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Ressalta-se a relevância dos instrumentos objetivos e subjetivos de avaliação e mensuração da fadiga para fomentação de planos terapêuticos benéficos, eficientes e específicos para as necessidades de cada paciente. PALAVRAS-CHAVE: Esclerose Múltipla. Fadiga na Esclerose Múltipla. Fisioterapia na fadiga da Esclerose Múltipla.Monografia Acesso aberto A importância da fisioterapia no pós-operatório do câncer de mama com ênfase na funcionalidade e qualidade de vida(2021) Souza, Maria Fernanda GuimarãesO câncer de mama é uma neoplasia maligna que representa um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, destacando-se como uma das principais causas de morbidade do sexo feminino. O diagnóstico é vivenciado como um momento de angústia e sofrimento, e, por isso, as mulheres acometidas necessitam do apoio de uma equipe multiprofissional, a fim de proporcionar a reabilitação adequada. O diagnóstico precoce tem sido essencial, pois evita o desencadeamento de possíveis complicações, reduzindo significativamente os índices de mortalidade desta população. A intervenção fisioterapêutica tem sido uma ferramenta essencial no pós-operatório do câncer de mama, pois visa a prevenção de complicações e a restauração da funcionalidade, oferecendo à paciente o retorno precoce à realização de suas atividades de vida diária e, consequentemente, qualidade de vida. A pesquisa tem como objetivo geral a exposição da importância da fisioterapia no pós-operatório do câncer de mama, enfatizando as técnicas e condutas adotadas para reabilitação do indivíduo, e como objetivos específicos Descrever dados anatômicos e epidemiológicos relacionados ao câncer de mama, demonstrar os tipos de carcinoma mamário, caracterizar as modalidades terapêuticas para o câncer de mama, enfatizando as cirurgias conservadoras e não conservadoras e descrever as possíveis complicações físico-funcionais oriundas do pós operatório. Portanto, o presente trabalho trata se de uma revisão integrativa e para a realização deste estudo foram utilizados os seguintes descritores: “Estatísticas sobre o câncer de mama”, “Incidência do no Câncer de Mama”, “Fisioterapia no Câncer de Mama”, “Tratamento fisioterapêutico no Câncer de Mama’’, “Intervenção fisioterapêutica no câncer de mama e qualidade de vida, “Tratamento fisioterapêutico no pós operatório do câncer de mama”, “Atuação fisioterapêutica na mastectomia”, “Hidroterapia no Câncer de Mama”. A monografia foi realizada entre março e maio de 2021, reunindo informações das principais bases de dados em saúde, tais como: SCIELO, PUBMED, LILACS E INCA. Foram utilizados estudos publicados entre 2011 e 2021. Os resultados da pesquisa expõem que o câncer de mama evidencia altos índices de mortalidade, notoriamente nas regiões Sul e Sudeste. Além disso, o estudo aborda a necessidade da intervenção fisioterapêutica, pelo qual a partir de condutas como: mobilizações, alongamentos, exercícios resistidos, terapia manual, drenagem linfática manual, exercícios aeróbicos e fisioterapia aquática promovem à paciente ganho funcional e qualidade de vida.Monografia Acesso aberto Intervenções fisioterapêuticas em pacientes portadores de fibromialgia(2021) Santana, AléciaO exposto trabalho engloba as intervenções fisioterapêuticas em pacientes que possuem o diagnóstico de Fibromialgia (FM). Trata-se de uma síndrome crônica com etiologia ainda inconclusiva, assim sendo, a principal manifestação clínica é a instalação de quadros álgicos nos principais segmentos musculares. Seus principais sintomas secundários são: fadiga, perda de força muscular, alterações na qualidade do sono e o desenvolvimento de distúrbios psicológicos. O presente estudo apresenta, como objetivo geral, integralizar as principais intervenções fisioterapêuticas utilizadas nos pacientes portadores de fibromialgia, e no tocante aos objetivos específicos, abordar a síndrome desde a sua fisiopatologia ao diagnóstico clínico; compreender as intervenções primordiais e as auxiliares no tratamento da fibromialgia; e estabelecer os critérios necessários e relativos ao tratamento fisioterapêutico, enfatizando uma abordagem biopsicossocial. A metodologia utilizada tem propriedade integrativa de estudos científicos, logo, os artigos selecionados passaram por uma organização de critérios temporais relacionados ao período de 2016 a 2021, em seguida, os idiomas inglês e espanhol foram preferidos. Têm-se as principais bases de dados: PubMed, Physiotherapy Evidence Database (PEDro) e Science Direct, utilizando os seguintes descritores: “physioterapy”, “fibromyalgia” e “interventions”. Os resultados das pesquisas científicas escolhidas, em sua maioria, consistiam em ensaios clínicos randomizados que evidenciaram os benefícios dos seguintes procedimentos: exercícios hidroterapêuticos, a Estimulação por Corrente Contínua Transcraniana Otimizada (ETCC), associada aos exercícios aeróbicos, e esses também unificados ao alongamento, seguidos da eficácia da acupuntura, do laser e da bandagem funcional. Nesse contexto, fica evidente que a integração de diferentes condutas possibilita benefícios satisfatórios e eficazes para o tratamento de pacientes com diagnóstico de FM, auxiliando na sintomatologia e promovendo uma melhor qualidade de vida.Monografia Acesso aberto Atuação da fisioterapia pélvica nas disfunções urinárias infantis: uma revisão Integrativa(2021) Silva, Sirlete de AndradeA disfunção do trato urinário inferior (DTUI) é uma forma generalizada de abordar sobre todo o tipo de distúrbio em qualquer fase da micção que seria enchimento ou esvaziamento da bexiga, sem a presença de doença neurológica ou patológica obstrutiva do trato urinário. A DTUI pode ser de causa anatômica, neurogênica e funcional e urodinamicamente. Esta pesquisa tem como objetivo geral discutir sobre as intervenções fisioterapêuticas para o tratamento de disfunções miccionais infantis, enfatizando as técnicas que possuem maior relevância no tratamento de disfunções urinárias infantis, e como objetivos específicos entender a anatomia e fisiologia do sistema urinário feminino e masculino; descrever sobre o desenvolvimento infantil; discutir as disfunções urinárias na infância; relatar sobre a avaliação em crianças com disfunções miccionais; e entender o tratamento fisioterapêutico para as disfunções urinárias infantis, conhecendo as melhores e mais relevantes técnicas que demonstram eficácia na tratamento de DTUI. Desse modo, o presente trabalho trata de uma revisão integrativa de literatura e, para a realização da pesquisa, foram utilizados os seguintes descritores: “criança”, “disfunção”, “trato urinário inferior” e “tratamento”, em idiomas como inglês e português. O trabalho foi realizado entre os meses de março e junho de 2021, quando, neste período, foi realizada uma revisão sistemática de acordo com o tema do trabalho. Foram utilizados estudos publicados entre os anos de 2011 e 2021 com exceção da utilização de três obras clássicas anteriores ao ano de 2011, porém, com predominância dos estudos de anos de 2018 a 2020, sendo consultadas em bases de dados como: LILACS, MEDLINE e SciELO. Foram encontradas diferentes técnicas fisioterapêuticas que são consideradas eficazes para o tratamento de DTUI, como biofeedback, uroterapia padrão, cinesioterapia, TENS e PENS, com os benefícios de diminuição ou melhora dos sintomas da disfunção miccional, através do fortalecimento do MAP, aumento da consciência do MAP, realizando contração e relaxamento de forma correta, melhora do padrão miccional e diminuição de infeção urinária. Portanto, a fisioterapia é considerada eficaz no tratamento de DTUI, dispondo de diversas técnicas que possuem comprovação científica e que a utilização de tais técnicas associadas apresenta resultados mais rápidos e duradouros ao paciente, favorecendo na melhora da qualidade de vida que engloba a participação social e as atividades recreativas da criança.Monografia Acesso aberto Intervenção fisioterapêutica em pacientes com lesão do ligamento cruzado anterior: uma revisão integrativa(2021) Santos, Daniel TelesO ligamento cruzado anterior (LCA) contribui para a manutenção da estabilidade do complexo articular do joelho, manifesta como função a capacidade de impedir o deslizamento anterior da tíbia em relação ao fêmur, hiperextensão articular, além de limitar o movimento rotacional do joelho. Entretanto, o LCA é comumente acometido por lesão, afligindo com predominância indivíduos jovens e fisicamente ativos principalmente esportistas manifestando maior incidência no público feminino, o mecanismo de lesão é decorrente de traumas sem ou com golpe direto na articulação do joelho. A presente pesquisa tem como objetivo geral discutir a intervenção fisioterapêutica na Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LLCA), destacando os métodos de reabilitação fisioterapêuticos e investigar as intervenções mais promissoras aplicados na recuperação do paciente no cenário hodierno, demonstrando sua eficácia perante as manifestações clínicas e funcionais provenientes da lesão, com ênfase para a produção do plano terapêutico no pósoperatório da ruptura ligamentar completa ou parcial do LCA, e como objetivos específicos compreender a anatomia e biomecânica do joelho com destaque para a atuação cinemática do LCA e como as alterações provocadas pela lesão influenciará na funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes, além disso integrar conhecimento ao fisioterapeuta sobre a temática e por consequência contribuir no atendimento cinético funcional do profissional. Portanto, o presente estudo aborda uma revisão integrativa da literatura de natureza qualitativa, para a fomentação desse estudo, utilizaram-se os seguintes descritores: “ligamento cruzado anterior, “exercício terapêutico” e “reabilitação”, presentes no idioma inglês, português e espanhol. A monografia foi produzida entre os meses de fevereiro e junho de 2021, portanto durante esse período foi adotado uma pesquisa sistemática diante do tema do trabalho. Foram inclusas abordagens cientificas entre os anos de 2016 a 2021, dando preferência aos estudos mais modernos, para a identificação dos estudos foram consultados bases de dados dos indexadores: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed), Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS). Por conseguinte, a LLCA provoca transtornos a nível articular e sistêmico ao sujeito, o qual está comumente associado ao quadro álgico e inflamatório local exacerbado, instabilidade articular, redução da Amplitude de Movimento (ADM), diminuição da força e massa muscular, limitação funcional, risco para o surgimento de osteoartrites pós-traumática no joelho e deterioração da qualidade de vida relacionado a atenuação do condicionamento físico e cardiorrespiratório. Dessa maneira, visando atenuar os efeitos deletérios decorrentes da LLCA, a fisioterapia evidencia capacidade de atuar tanto de maneira preventiva quanto na etapa final de reabilitação. Todavia, diante das alterações a fisioterapia tem papel imprescindível na reabilitação do paciente com LLCA manifestando como objetivo amenizar a sintomatologia e reestabelecer a funcionalidade contribuindo para o retorno das atividades desempenhadas cotidianamente, ressalta-se a relevância da formulação do plano terapêutico eficiente e adequado para as necessidades especificas de cada paciente.Monografia Acesso aberto Desenvolvimento psicomotor em bebês com necessidades especiais: importância de uma estimulação precoce, por meio da fisioterapia(2021) Matos, Ana Paula FragaObjetivo dessa pesquisa é evidenciar a necessidade da atenção para com o desenvolvimento psiconeuromotor de uma criança, além de esclarecer que a realização de uma intervenção precoce a essa mesma criança, apresentará resultados positivos, como também ocasionara um desenvolvimento dentro dos padrões de normalidade. A metodologia de construção, caracteriza essa pesquisa em método de revisão interativa, com descritores; Educação de Intervenção Precoce, Deficiência do Desenvolvimento, Relações Familiares e Comportamento de Mecanismos Comportamentais, além das fontes de buscas, que foram; SciELO, PEPSIC, PubMed, ScienceDirect, HomePages Governamentais, além de manuscritos e e-book. Além de utilizar, limitação de datas para toda a pesquisa em 2010 a 2021, enquanto para todo a composição de discussão dos resultados e conclusão, apenas entre 2014 e 2021, e não realizar filtro linguístico. Dessa maneira, o resultado encontrado para essa pesquisa, é referente ao fator, que a atuação multidisciplinar é o caminho indicado para uma estimulação segura e com um resplendor positivo a funcionabilidade motora e manual, como também a importância do papel afetivo da família nesse mesmo processo. Concluindo assim, torna-se claro, que o envolvimento entre os dois pontos, família e estimulação precoce é existente como também é de extrema importância, além dê concluir que a equipe multidisciplinar presta influência não apenas no processo de intervenção precoce a criança com déficit em desenvolvimento psiconeuromotor, mas também em prepara-lo a família/acompanhante para todo o evento de tratamento, como também em capacita-lo para a realização da estimulação a domiciliar associada a brincadeiras.Monografia Acesso aberto Intervenção fisioterapêutica em pacientes diagnosticados pela doença de Osgood-schlatter(2021) Santana A, CelineA adolescência é marcada pelo desenvolvimento da maturação biológica, com estruturas musculoesqueléticas vulneráveis a lesões pela incapacidade de absorver as forças aplicadas durante o exercício. A partir disso, a síndrome de Osgood-Schlatter é uma apofisite de tração, apresentada com dor intensa e contínua na tuberosidade anterior da tíbia, frequentemente associada a um elevado grau de incapacidade funcional, ocasionada pelo uso repetitivo do aparelho extensor do joelho em adolescentes fisicamente ativos. Mediante a isso, é crucial fomentar discussões repercutindo a abordagem de atendimento multidisciplinar, aliado a atenção familiar no desenvolvimento da criança e do adolescente a partir da sua inserção na prática regular de atividades físicas, desportivas ou recreativas, de modo a promover habilidades motoras que previna o acometimento de lesões. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo geral propor uma análise sobre métodos de intervenção da fisioterapia propostos na literatura, para prevenção e tratamento da síndrome de Osgood-Schlatter, discutindo sobre a prática clínica do fisioterapeuta mediante os sintomas apresentados pela lesão, e como objetivos específicos compreender a síndrome de Osgood-Schlatter, bem como as alterações anatômicas da infância à puberdade, observando as fragilidades morfológicas do sistema musculoesquelético, afim de analisar os mecanismos de lesão no decurso do surto de crescimento, ao passo que possibilite discutir sobre as manifestações osteomusculares e limitações funcionais na doença de Osgood-Schlatter. Por conseguinte, o presente trabalho tratase de uma pesquisa integrativa, e para sua construção foram utilizados os seguintes descritores: “fisioterapia”, “osteocondroses”, “atletas”, “adolescente” em idiomas português, inglês e espanhol. Foi realizada uma pesquisa entre os meses de março e junho, a partir de uma revisão sistemática acerca do tema proposto. Foram utilizados trabalhos publicados entre o ano de 2011 e 2021, encontrados nos principais periódicos em saúde e bases de dados científica como: LILACS, MEDLINE/PubMed e SciELO, seguindo critérios que contemplem os assuntos abordados ao longo da pesquisa. Ademais, a síndrome de Osgood-Schlatter pode desencadear uma série de alterações morfológicas e biomecânicas na articulação do joelho, oriunda de microalvulsões ósseas com ossificação secundária na tuberosidade anterior da tíbia, ocasionando um processo inflamatório na inserção do tendão patelar, que gera dor, edema, e perda parcial da função. Embora seja uma doença de melhora progressiva com decorrer da idade, é evidenciado que os sintomas podem permanecer na fase adulta em até 10% dos pacientes com esse diagnóstico, culminando em lacunas e incapacidades motoras. Diante disso, com intuito de sanar os sintomas característicos da síndrome de Osgood-Schlatter e prevenir recidivas, a fisioterapia participa da intervenção direta, a partir de condutas direcionadas para um tratamento conservador eficaz em busca de um prognóstico favorável, além de promover medidas de prevenção de lesões na infância e na adolescência, a partir de estímulos para um maior preparo físico e realização adequadas das atividades exercidas pelos jovens atletas, proporcionando maior qualidade de vida aos adolescentes.Monografia Acesso aberto Brincadeiras e jogos de raízes africana e indígena em Poço Redondo (SE)(2021) Alves, LuziaO presente trabalho tem como tema: brincadeiras e jogos de raízes africana e indígena em Poço Redondo-SE. Dessa forma, Trata das brincadeiras e jogos como manifestações corporais culturais presentes nas diversas etnias e grupos sociais, que representam a cultura corporal de um povo, discorrendo sobre as brincadeiras e os jogos de raízes africana e indígena no ensino da Educação Física no supracitado município. Nota-se que levar para as aulas de Educação Física brincadeiras e jogos de raízes africana e indígena é uma forma de trabalhar a diversidade cultural, contribuindo, assim, para uma educação intercultural e nas relações étnicos-raciais, com isso, cumpre com a obrigatoriedade representada na Lei nº 10.639/2003 e na Lei 11.645/2008, que vem a ser orientado pelo currículo de Sergipe. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar as brincadeiras e os jogos de raízes africana e indígena e sua importância como metodologia de ensino a ser concretizada no planejamento dos professores de Educação Física no município de Poço Redondo-SE. E enquanto objetivos específicos: identificar brincadeiras de raízes ou descendência africana e indígena presentes nas brincadeiras tradicionais/populares; discorrer sobre as brincadeiras, os jogos e o ensino na Educação Física; refletir sobre a utilização das brincadeiras e dos jogos de raízes africana e indígena como instrumento pedagógico para as relações étnicos-raciais; ponderar sobre o documento curricular de Sergipe no campo da Educação Física e do ensino da cultura africana e indígena. A pesquisa é do tipo bibliográfica e documental, tem como metodologia a natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Perante os resultados, evidenciou-se que as brincadeiras e os jogos são tidos como tradicionais, universais e presentes em todas as culturas, inclusive, os africanos e indígenas deixaram traços marcantes nas brincadeiras e jogos praticados atualmente. Sendo assim, chega a conclusão que as brincadeiras e os jogos são instrumentos de ensino importante para trabalhar, por meio da cultura corporal, a história e a cultura desses povos, contribuindo para o conhecimento, a vivência, a valorização e o respeito à diversidade cultural existente, a qual faz parte da cultura nacional, sendo assim, um meio para a formação de sujeitos críticos e reflexivos perante a história dos povos africanos e indígenas.Monografia Acesso aberto JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma ferramenta pedagógica para desmitificar a separação por sexo nas aulas contribuindo para o desenvolvimento do Educando(2021) Santos, Sibele Pereira dosOs jogos e brincadeiras, uma temática de ensino proposta na BNCC, auxiliam no ensino e aprendizagem. São uma ponte para socialização e interação dos alunos, fatores importantes para a formação dos indivíduos. Logo, uma ferramenta importante para desmistificação da separação por sexo dos alunos nas Educação Física, pois a separação, nas aulas, só favorece a discriminação e o preconceito dentro da sociedade, contribuindo para a formação de indivíduos preconceituosos que não respeitam as diferenças. É claro que esses modelos de aulas são resquícios da Educação Física e seus períodos históricos. Por cerca de 25 anos, de acordo com decreto de número de 69.450, esses modelos de aulas eram defendidos, porém, com PCNS e LBD foram sugeridas a ocorrências de aulas mistas, mas a divisão foi tão enraizada que mesmo não sendo mais obrigatório, continuou com aulas separadas indiretamente, com a exclusão dos menos habilidosos, mulheres ou separação definitiva dos alunos por sexo. Contudo, os modelos de aulas, assim, só potencializam a desigualdade de gênero nas aulas de Educação Física em relação à vivência nas atividades e, além do mais, já estão ultrapassados.Monografia Acesso aberto Tecnologias educacionais: o uso das TICs durante a pandemia e suas possibilidades de aplicação nas aulas de educação física(2021) Rabelo, Igor Francisco SantosAs Tecnologias de Informação e Comunicação estavam sendo incluídas na educação de forma lenta, mas com a pandemia do Covid-19 houve um impacto que provocou a interrupção das aulas presenciais e continuidade somente através dessas ferramentas. Elas eram pouco utilizadas nas aulas de Educação Física, visto que, muitas vezes, esse componente curricular é visto como meramente um horário de prática corporal, não havendo espaço para outras atividades. Contudo, pode haver diferentes formas de trabalhar essas tecnologias junto à cultura corporal de movimento. Em relação às aulas remotas, é preciso identificar como estão acontecendo as aulas de Educação Física, especialmente, os instrumentos utilizados e conteúdos propostos, pois a ruptura das aulas presenciais descaracterizou suas principais atividades, antes pautadas no movimento e interação entre os sujeitos, que foi impedido devido à necessidade de distanciamento social. Mediante o exposto, o objetivo almejado é identificar o uso das TICs, durante a pandemia, traçando suas possibilidades da aplicação como metodologia de ensino nas aulas de Educação Física. Para tanto, é preciso discutir o papel das tecnologias educacionais como metodologias e ferramentas de ensino para um novo modelo de educação no Brasil; identificar as plataformas e ambientes digitais mais usados pelos professores de Educação Física; apresentar os ganhos e perdas da disciplina de Educação Física no uso das TICs durante a pandemia e averiguar as limitações e potencialidades do uso das TICs nas aulas de Educação Física em um contexto de aulas remotas e presenciais. Deste modo, foi adotada uma metodologia descritiva exploratória numa abordagem qualitativa com aplicação de questionário aos professores de Educação física, excluindo aqueles que não trabalham com a disciplina e incluindo os formados em outra área ou sem formação completa, mas que trabalham com a Educação Física no município de Paripiranga/BA. As informações foram categorizadas em três etapas: formação acadêmica e conhecimento a respeito das TICs; TICs e estratégias mais utilizadas durante as aulas remotas; dificuldades pedagógicas e conteúdos da Educação Física trabalhados. Logo após a sistematização categórica, foram organizadas em tabelas e gráficos para melhor análise e assimilação do leitor. Com isso, foi identificado que necessitam de melhores formações para manusear as TICS, como também, dos principais aparelhos e aplicativos utilizados, respectivamente: Celular, Notebook; Youtube, Google Forms, Google Meet e o Whatsapp. Além disso, foi percebido que houve adaptação dos conteúdos à nova realidade dos alunos, bem como foi destacado os conteúdos mais abordados: a ginástica e a atividade física, seguido pelos esportes. Assim, conclui-se que as possibilidades do uso das TICs nas aulas de Educação física no município forma limitadas devido à falta de acesso as ferramentas tecnológicas, como também, a pouca instrução dos professores contribuíram. Ademais, é preciso mais ambientes de formação para os professores, como também, maiores condições de acesso à tecnologia básica para os alunos, principalmente nas escolas, pensando em uma pós-pandemia, para que haja maiores possibilidades nas aulas de Educação Física.Monografia Acesso aberto As contribuições da Educação Física escolar na formação do indivíduo(2021) Menezes, Maria Naiara GonçalvesSabe-se que os docentes precisam refletir em relação a suas práticas e conteúdos que venham contribuir para a formação do indivíduo, visto que é necessário o professor de Educação Física buscar alternativas metodológicas que venham a contribuir no desenvolvimento deste ensino e ter um planejamento sólido para, assim, conseguir amenizar as dificuldades do ensino da Educação Física nas escolas. A pesquisa tem como objetivo geral discutir sobre as contribuições da Educação Física escolar na formação do indivíduo, possibilitando este ensino de maneira a contribuir no ensino-aprendizagem dos alunos, e como objetivos específicos descrever a Educação Física escolar e seu contexto histórico, visto que a pesquisa trata de identificar os princípios da Educação Física escolar e a transformação social, além das contribuições do professor para a formação integral do aluno, examinar a Educação Física escolar e suas bases legais, identificar abordagens e conteúdos pedagógico-social, como auxiliar na formação do indivíduo. Portanto, o presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa de cunho qualitativo. A monografia foi realizada entre os meses de fevereiro e maio de 2021, visto que nesse período foi realizada uma pesquisa sistemática diante do tema do trabalho. Os limitadores temporais, no que diz respeito ao período de publicação, foram de estudos publicados entre os anos de 1986 a 2019, com exceção da utilização de obras clássicas anteriores ao ano de 2010. Para uma melhor compreensão desta discussão, os artigos teses e livros aproveitados são da pesquisa acervo digital (UNESP) e do Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Multidisciplinary Scientific Jornal (Núcleo do Conhecimento). Perspectiva, o professor de Educação Física deve sempre buscar mecanismos para o melhoramento da sua prática e sempre estar se atualizando frente aos novos recursos tecnológicos e ao uso de abordagens tecnológicas, como se planejar e aplicar atividades que venham trazer prazer, interesse e o real significado para a formação. Sendo assim, o profissional de Educação Física deverá desenvolver conteúdos na qual o aluno entenda o real significado das aulas práticas. A Educação Física escolar é um grande aliado da transformação social do indivíduo, a partir da construção coletiva de conhecimento, formas relevantes de conteúdo para o ensino de qualidade na sociedade. Além disso, vem transformar através do grau de satisfação e do prazer que visa o caminho para novas descobertas, tendo como papel a estratégia e apropriação do desenvolvimento corporal, para que os alunos tenham consciência das contribuições da Educação Física na transformação social do indivíduo.Monografia Acesso aberto Educação física escolar: a importância da atividade física e a conscientização corporal do educando(2021) Santos, Mônica de SouzaRESUMO As atividades nas aulas de Educação Física levam o educando a momentos e oportunidades de aprendizagens únicas que nenhuma outra disciplina consegue passar. Oportunidades essas de se expressar não somente por meio da fala mais também de forma corporal, pois a Educação Física é totalmente corpo. Diante disso, é relevante tratar desse assunto para o desenvolvimento da criança nas aulas, uma vez que é necessário e fundamental que elas aconteçam. As atividades são como um passaporte para a inclusão e interação dos alunos na educação básica, pois podem proporcionar benefícios indispensáveis para a construção e desenvolvimento do ser humano, como o biopsicossocial, por meio da vivência de atividades com ações que priorizem práticas físicas, mentais e sociais no processo de ensino-aprendizagem. Nisso, os resultados e discussões apontaram sobre a importância das atividades por meio das aulas de Educação Física, além de discutir e mostrar o quanto a conscientização corporal se faz necessária na aprendizagem dos alunos, e isso deve ser respeitado e refletido aula após aula. Para isso, essa pesquisa foi desenvolvida para destacar a importância da Educação Física escolar e a conscientização corporal do educando, tendo como base os documentos norteadores da BNCC, as DCNs, a LDB e materiais científicos, como livros, revistas e artigos.Monografia Acesso embargado Caracterização do manejo nutricional realizado por caprino/ovinocultores no município de Retirolândia-BA.(2021) Oliveira, Abraão Carneiro deSabendo da importância da caprinovinocultura como fonte de geração de emprego e renda para os pequenos produtores no semiárido, uma vez que os animais de pequeno porte como os caprinos e ovinos são mais recomendados para essa região devido vários fatores que influenciam na criação. Por essa razão, surge a necessidade de analisar como os pequenos produtores familiares realizam o manejo nutricional dos animais, principalmente em período de estiagem, época que a escassez de alimento é grande e muitas vezes os agricultores desconhecem seu potencial forrageiro que possuem na propriedade. Levando em consideração os aspectos culturais, climáticos, sociais e econômicos. Objetivou-se caracterizar o manejo alimentar realizado pelos produtores de caprinos e ovinos durante o período de estiagem, a fim de identificar e caracterizar as fontes de alimentos, as formas de conservação de forragem e os alimentos alternativos no período de estiagem e verificar novas alternativas de alimentação animal para esses produtores. Para isso, foi realizada uma pesquisa com 60 produtores de caprinos e ovinos no município de Retirolândia-Bahia. O método de coleta de dados foi em forma de formulário / questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas conforme Anexo I, durante o mês de abril de 2021. Notou-se que: 26,7% dos produtores entrevistados possuíam 35 a 44 anos; 23,3% eram do sexo feminino; 28,3% tinham concluído o ensino médio; 51,7% e 40% produziam ovinos e ovinos/caprinos, respectivamente; 56,7% tinham o rebanho em torno de 1 a 30 cabeças; 73,3% dos criatórios era sob sistema extensivo; 55% não fazem armazenamento de forragem; palma, mandacaru e milho foram os alimentos mais citados para alimentar o rebanho no período de estiagem; 70% utilizavam alimentos concentrados; 93,3% das propriedades mineralizavam os animais com sal mineral ou proteinado; e apenas 8,3% dos produtores utilizavam formulação de dieta. Todos esses resultados veem demonstrar a realidade da produção de ovinos e caprinos no município de Retirolândia, que pode ser considerada como uma produção com princípios básicos / essenciais, mas com forte potencial para aperfeiçoar seu sistema de produção.