Engenharia Civil
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Civil por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 36
Resultados por página
Opções de Ordenação
Estudo de Caso Acesso fechado Manifestações das Patologias Construtivas nas Edificações Residenciais no Bairro Jacaraci na cidade de Caetité-BA(2021-07) Borges, Érica Julia Souza; Gama, Karine Laiane SilvaPatologia da construção é uma ciência que estuda as causas de mecanismos de degradação nas estruturas, sendo que a expressão resultante desses problemas é chamada de manifestação patológica. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo fazer o levantamento de dados sobre as principais manifestações patológicas presentes nos edifícios residenciais do bairro Bosque do Jacaraci, situado na cidade de Caetité-Ba, visando a caracterização de fatores que influenciam nessas falhas mecânicas e os impactos causados pelas mesmas. Para obtenção dos resultados foi realizado um levantamento de campo e um questionário com parte da população residente do local estudado, e com os dados obtidos obteve-se o porcentual de ocorrência das principais manifestações patológicas nas edificações daquele bairro. A pesquisa permitiu constatar que um dos maiores problemas presentes nas residências estão na estrutura de fundação, sendo estes diretamente relacionados à falta de estudos do solo, já que todas as construções foram construídas por diferentes profissionais e apresentam manifestações.Artigo Científico Acesso fechado Estudo do sistema de drenagem urbana em um bairro da cidade de Caetité – Ba(2021-07) Silva, Lucas BatistaO funcionamento do sistema de drenagem está ligado diretamente com sua eficácia em escoar as águas pluviais de forma organizada. Quando este sistema é ineficiente, é comum a ocorrência de alagamentos em pontos mais baixos do terreno. Os alagamentos trazem transtornos à população, como congestionamentos, destruição de pavimentos e possibilidade de contrair doenças de veiculação hídrica. Tendo em vista esta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar as condições do sistema de drenagem urbana em pontos específicos no Bairro Centro da cidade de Caetité. A metodologia usada foi um levantamento bibliográfico, e uma pesquisa secundária de coleta de dados envolvendo instituições responsáveis pela infraestrutura do município e informações sobre as áreas de risco, e por último uma pesquisa primária de coleta de dados, na qual se buscou informações em campo nas principais áreas acometidas por alagamentos. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que o sistema de drenagem da cidade de Caetité apresenta problemas que variam entre danificações antrópicas ou em função do tempo, acúmulo de resíduos sólidos, falta de padronização das estruturas e de sua conservação.Monografia Acesso fechado Avaliação das propriedades mecânicas do concreto com a substituição de porcentagens de cimento portland por cinzas volantes(2021-07) Fernandes, Alex Sandro Oliveira; Boa Sorte, Victor CruzA busca por matérias alternativos para utilização em concretos se tornou importante devido o custo dos matérias que são utilizados na sua fabricação, sem falar dos impactos causados ao meio ambiente, empregado materiais como a cinza volante podemos ter resultados satisfatórios e que alinhe meio ambiente com engenharia civil, sem falar na influencia sobre o custo.Artigo Científico Acesso fechado Caracterização dos resíduos sólidos na construção civil:estudo de caso em obras no município de Guanambi-ba(2021-11-24) Ribeiro, Lucivaldo Pereira; Oliveira, Roberto Pereira deO presente artigo teve como objetivo a caracterização dos resíduos sólidos gerados nas construções de residências no município de Guanambi-Ba. Foi realizado visitas in loco com a intenção de identificar esses materiais, bem como a realização de registro fotográficos dos mesmos. Os resíduos sólidos que são gerados na construção civil, quando não reutilizados e reciclados, podem gerar diversos impactos ambientais e problemas ao meio ambiente. Diante disso, o artigo possibilitou identificar problemas no armazenamento dos resíduos nas obras visitadas, onde diversos tipos de classes estavam no mesmo empilhamento, algo incorreto conforme a Resolução nº 307 do CONAMA de 2002. Por fim, identificados os problemas, foi possível descrever situações que deveriam ser aplicadas, visando a diminuição desses problemas, aumentando a preservação do meio ambiente e uso correto de seus recursos naturais.Artigo Científico Acesso fechado Avaliação da logística reversa de pneus inservíveis no município de Guanambi – Ba(2021-11-26) Barbosa, Ana Caroline Souza; Mota, Gabriele SouzaO aumento da geração de resíduos sólidos é uma grande preocupação na sociedade e, entre esses, estão os pneus inservíveis. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê a logística reversa desses pneus inservíveis, a qual compreende um sistema em que o resíduo, ao fim da sua vida útil, deve ser encaminhado a um fluxo reverso. O objetivo desse estudo é avaliar a logística reversa de pneus inservíveis no município de Guanambi – BA, conforme estabelece a Lei 12.305/2010. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com uma abordagem semiestruturado sobre o conhecimento dos consumidores e lojistas sobre o tema. Diante desses dados foi averiguado que no município de Guanambi não existe um sistema de logística reversa mesmo havendo um alto valor quantitativo de pneus inservíveis descartados pelos varejistas. Vale ressaltar que tanto os consumidores quanto as empresas de pneumáticos possuem pouco conhecimento acerca das legislações ambientais, o que consequentemente dificulta o processo de implantação da logística reversa.Artigo Científico Acesso aberto Avaliação das propriedades mecânicas da argamassa com substituição parcial e total do agregado miúdo natural por pó de brita(2021-12) Rosário, Alan Araújo do; Brito, Tamires Souza deSegundo Menossi (2004), acredita-se que a construção civil brasileira consome 320 milhões de m³ de areia natural por ano, o que faz com que se torne importante a obtenção de novas formas para viabilizar a substituição da areia nas argamassas e concretos utilizados nas obras. Pensando nisso, o presente estudo visa avaliar as propriedades mecânicas da argamassa com substituição total do agregado miúdo natural por pó de brita. Para isso realizou-se uma revisão bibliográfica com o intuito de se obter eficácia nos ensaios realizados em um laboratório situado na cidade de Guanambi-Ba, mesma cidade de onde foi coletado o material para estudo. Para a confecção dos corpos de prova, foram utilizadas argamassas com traço de 1:8:1, sendo eles, uma lata de cimento para oito latas de pó de brita e uma lata de água. Analisou-se os resultados da compressão axial do traço controle com as idades de 3, 7 e 28 dias, obtendo um crescimento na resistência ao decorrer do tempo da argamassa. Com isso, concluiu-se que há viabilidade no uso do pó de brita em substituição da areia em argamassas, devido aos resultados que comprovaram a resistência mecânica dos corpos de prova com relação aos comparativos das médias encontradas pelos ensaios, considerando as vantagens técnicas, econômicas e ambientais dessa substituição, já que esse material muita das vezes seria descartado pela sua pouca utilização, o que evidencia ainda mais a grande relevância do seu uso na construção civil.Artigo Científico Acesso fechado Avaliação da logística reversa de pneus inservíveis no município de Guanambi – BA(2021-12-03) Barbosa, Ana Caroline Souza; Mota, Gabriele SouzaO aumento da geração de resíduos sólidos é uma grande preocupação na sociedade e, entre esses, estão os pneus inservíveis. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê a logística reversa desses pneus inservíveis, a qual compreende um sistema em que o resíduo, ao fim da sua vida útil, deve ser encaminhado a um fluxo reverso. O objetivo desse estudo é avaliar a logística reversa de pneus inservíveis no município de Guanambi – BA, conforme estabelece a Lei 12.305/2010. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com uma abordagem semiestruturado sobre o conhecimento dos consumidores e lojistas sobre o tema. Diante desses dados foi averiguado que no município de Guanambi não existe um sistema de logística reversa mesmo havendo um alto valor quantitativo de pneus inservíveis descartados pelos varejistas. Vale ressaltar que tanto os consumidores quanto as empresas de pneumáticos possuem pouco conhecimento acerca das legislações ambientais, o que consequentemente dificulta o processo de implantação da logística reversa.Artigo Científico Acesso fechado Caracterização dos residuos solidos na construção civil:estudo de caso em obras no municipio de guanambi-ba(2021-12-06) Oliveira, Roberto Pereira de; Ribeiro, Lucivaldo PereiraO presente artigo teve como objetivo a caracterizaçã o dos resíduos sólidos gerados nas construções de residências no município de Guanambi-Ba. Foi realizado visitas in loco com a intençã o de identificar esses materiais, bem como a realizaçã o de registro fotográficos dos mesmos. Os resíduos sólidos que sã o gerados na construçã o civil, quando nã o reutilizados e reciclados, podem gerar diversos impactos ambientais e problemas ao meio ambiente. Diante disso, o artigo possibilitou identificar problemas no armazenamento dos resíduos nas obras visitadas, onde diversos tipos de classes estavam no mesmo empilhamento, algo incorreto conforme a Resoluçã o nº 307 do CONAMA de 2002. Por fim, identificados os problemas, foi possível descrever situações que deveriam ser aplicadas, visando a diminuiçã o desses problemas, aumentando a preservaçã o do meio ambiente e uso correto de seus recursos naturais.Artigo Científico Acesso aberto Viabilidade técnica e econômica do uso de fôrmas metálicas para pilares em obras no município de Guanambi-Ba(2021-12-06) Santos, Bruno Santana; Souza, Felipe de JesusA Engenharia Civil surgiu mediante a necessidade dos seres humanos em se aprimorar na jornada rumo ao desenvolvimento social e tecnológico, visando melhorias na sua qualidade de vida. Um Engenheiro Civil tem um mundo de possibilidades a sua disposição, assim como todos os recursos que o mundo pode oferecer, entretanto, sabe-se que atualmente grande parte de tais recursos estão sendo requisitados em um ritmo que ultrapassa a velocidade de recomposição natural, o que nos leva a refletir sobre como os profissionais da área estão gerenciando as forças da natureza. Se fazendo presente em um canteiro de obra, é perceptível a magnitude dos impactos gerados no exercício da profissão, pois todos os materiais utilizados tanto na composição do produto final quanto em seu processo de execução são extraídos do meio ambiente, de forma que na grande maioria das vezes gera impactos negativos. Após uma observação focada na fase de execução de estruturas de concreto armado em quatro obras situadas na cidade de Guanambi-BA, percebeuse uma possibilidade de intervenção. Visto o uso elevado de madeira para a confecção de fôrmas na execução de pilares estruturais em concreto, e posteriormente os desperdícios relacionados a essa prática construtiva, o presente artigo tem por objetivo analisar a viabilidade da substituição das fôrmas de madeira por fôrmas metálicas, levando em consideração aspectos ambientais, econômicos e de trabalhabilidade em sua utilização.Artigo Científico Acesso fechado Análise da resistência mecânica em estruturas de concreto sob influência de temperaturas a 250°c(2021-12-14) Cotrim, Leyliane Magalhães; Silva, Lúcio Aparecido Nogueira DaO concreto é formado pela junção de aglomerantes hidráulicos com agregados, o aglomerante utilizado é o cimento, sendo ele de vários tipos. Já, os agregados são classificados em dois tipos: Agregados miúdos, que são a areia natural e/ou pó de pedra, e agregados graúdos, sendo a pedra britada usualmente utilizada. (MOREIRA,2004) Quando submetidos a situações extraordinárias, essa estrutura perde resistência mecânica a compressão, levando a estrutura a ter série de problemas, podendo chegar ao colapso. Procurando alternativas que aumente a resistência do concreto quando este está sob ação de temperaturas mais elevadas, o presente trabalho foi desenvolvido. Para um possível ganho de resistência, o concreto foi aditivado com dois componentes: a Sílica ativa e o Metacalim, onde os mesmos foram submetidos a temperatura de 250 ºC por um período de tempo de 24 horas, tendo por fim, sua resistência a compressão testada. Foram analisados 12 corpos de provas feitos de concreto com FCk igual a 20 MPa. Onde os corpos de prova, que teve maior resistência foram os corpos de prova composto por concreto simples, sem exposição a temperatura de 250°C no qual suportaram a tensão média de 28,66 MPa e o que teve menor desempenho foi o concreto aditivado com Metacaulim alcançando sua tensão máxima de apenas 12,6 MPa.Artigo Científico Acesso fechado Avaliação da propriedade mecânica do concreto com adição de materiais cerâmicos triturados(2021-12-15) Oliveira Neto, Manoel Castor deNo Brasil, utiliza muita matéria prima cerâmica, chegando a ser o segundo maior do mundo, para se ter uma ideia, algo em torno de 70 bilhões de peças são fabricadas nas indústrias, por ano, esse é um valor bem expressivo. Desse total produzido, muitas peças não são utilizadas, e viram resíduos que serão descartados. Esses restos inutilizados serão acumulados em aterros, gerando assim problemas ambientais (STROHER; et al., 2018, p.34). Coube o presente estudo, fazer a avaliação mecânica do concreto com adição de material cerâmico. O ensaio realizado no laboratório de concreto, analisou o comportamento dos corpos de provas que foram moldados, utilizando cerâmica vermelha como parte do agregado, substituindo 50% da brita 1. O objetivo principal dos testes realizados, foram identificar a variação de resistência a compressão, quando os mesmos foram submetidos ao teste de ruptura em uma prensa hidráulica da marca Contenco, depois de 28 dias em processo de cura. Foi feito a comparações dos resultados de ruptura dos corpos de prova, com um traço de concreto usando insumos convencionais, o traço unitário usado foi de, 1:2,94;1,77;2,16;0,65, relação Água Cimento de 0,65. Foi possível durante o estudo, observar resultados de resistência, que caracteriza um concreto estrutural com Fck mínimo de 20 MPa, regido pela norma da ABNT 5739, e que a substituição do material referido, atendeu a resistência mínima esperada, que foi preestabelecida em 20 MPa.Artigo Científico Acesso fechado Estudo comparativo entre orçamento analítico e estimativa de custos em obras de construção civil: uma revisão bibliográfica(2021-12-20) Carvalho, Hiverson SouzaO presente artigo teve como objetivo apresentar as principais características dos métodos orçamentários denominados de estimativa de custos e orçamento analítico. Durante a elaboração da pesquisa, os autores utilizaram uma metodologia caracterizada em estudo exploratório, através de revisão de literatura, apresentando as principais características dos métodos orçamentários estudados, além das principais vantagens e desvantagens na utilização. Como busca de dados mais concretos, foram apresentados estudos de diversos autores, onde os mesmos realizaram a comparação entre a estimativa de custos e orçamento analítico em empreendimentos distintos, podendo desta forma, afirmar que o orçamento analítico apresenta maior confiabilidade de resultados, aproximando-se dos resultados reais, além de possibilitar uma riqueza maior de detalhes, auxiliando melhor aos construtores.Artigo Científico Acesso aberto Escoamento de águas pluviais – estudo de caso da avenida barão do rio branco no município de Guanambi-Ba(2022) Porto, Vilma Hellen Costa Domingues; Castro, Heloísa Fernandes deO presente trabalho teve como objetivo avaliar o atual sistema de drenagem em um trecho da avenida Barão do Rio Branco no município de Guanambi-BA, foi realizando visitas in loco, com o intuito de identificar o estado dos dispositivos do sistema de drenagem, bem como obter suas dimensões e registros fotográficos. O município apresenta diversos pontos de alagamentos durante o período chuvoso, mito por conta de um sistema de drenagem ultrapassado e insuficiente para a necessidade do município, evidenciando assim um péssimo planejamento urbano. Partindo disso, a pesquisa demonstrou que os sistemas de drenagem nos cruzamentos são insuficientes para uma rápida drenagem do escoamento superficial, causando assim diversos alagamentos. Logo, foi apresentado propostas que visam a implantação de novos coletores no local, aumentando a capacidade de vazão nos pontos, diminuindo assim as ocorrências de alagamentos, proporcionado segurança e bem-estar no local.Artigo Científico Acesso fechado Desenvolvimento de aglomerante álcali-ativado com incorporação de resíduo de cerâmica vermelha e cinzas para produção de argamassas(2022) Santos, Paulo Jean MoraisO cimento é um dos materiais mais utilizados pela construção civil mundial, apenas no Brasil em 2016 foram produzidas 57 milhões de toneladas de cimento, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC). No entanto, existem aspectos negativos decorrentes de sua produção, como a extração da matéria prima, que degrada vastas áreas naturais e sua elevada emissão de dióxido de carbono (CO2) em seu processo industrial. Outro fator contribuinte com a degradação do meio ambiente está vinculado a cerâmica vermelha e os resíduos gerados pela sua produção e seu descarte. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo avaliar as propriedades físicas e mecânicas de aglomerante produzido por meio da ativação alcalina com uso de materiais alternativos da indústria da cerâmica, sendo estes os resíduos de cerâmica vermelha (RCV) e cinzas resultantes da queima da madeira e como ativador o hidróxido de sódio (NaOH). Por tanto, foram realizados em laboratório experimentos de dosagem do aglomerante, avaliando os que obtiveram melhores resultados de consistência, tempo de pega e resistência mecânica. Para a argamassa, foram determinadas as resistências à compressão em quatro idades diferentes (3, 7, 14, e 21 dias). A análise dos resultados mostra a viabilidade para uso na construção civil, além de ser uma forma de reutilização de resíduos da indústria da cerâmicos reduzindo o impacto produzido pelo seu descarte, dando utilidade a estes e evitando o uso de cimento que possui elevada degradação ambiental.Artigo Científico Acesso aberto Análise de desempenho de fundações rasas em sapatas isoladas por meio de correlações com ensaio SPT(2022) Ferreira, Samuell Ruan Silva; Barreto, Breno BrandãoOs cálculos de recalques elásticos ou imediatos são muito importantes, principalmente para solos arenosos ou argilosos não saturados, e para essa determinação pode ser usada a teoria da elasticidade, que necessita da obtenção dos parâmetros de deformabilidade. Esses parâmetros são o coeficiente de Poisson e o módulo de elasticidade, entretanto, ao correlacionar esses parâmetros com o SPT, percebe-se variância nos valores do coeficiente de Poisson para alguns tipos de solo, cabe então observar o quanto essa discrepância implica nos resultados finais de recalques elásticos e o quão esses recalques acarretam em problemas com as distorções angulares para um determinado solo da cidade de Guanambi, situada no sudoeste do estado da Bahia. Trata-se de analisar pesquisas empíricas retiradas das literaturas sobre o tema, da implantação de uma edificação fictícia elaborada pelos autores e de um ensaio SPT para fazer as correlações necessárias. Com as devidas análises e cálculos executados, encontrou-se uma diferença máxima de 2,03 milímetros nos recalques elásticos, com isso, como já esperado, percebeu-se que a variação do coeficiente de Poisson não traz grandes divergências nos valores de recalques elásticos, além de que apesar da variação ser pequena, identificou que quanto maior for o coeficiente de Poisson, menor será o recalque do solo. Contudo, ressalta-se também que mesmo o recalque “total” sendo pequeno, a obra poderá ter consequências negativas por causa da distorção angular entre as sapatas, algo que aconteceu para essas circunstâncias estipuladas no presente trabalho.Artigo Científico Acesso fechado Proposição e avaliação de técnica construtiva para tanque elevado em geomembrana de PEAD como alternativa para armazenamento de água no semiárido nordestino(2022) Santos, Hugo da SilvaA água é considerada bem essencial para a vida, sendo de extrema importância o desenvolvimento de técnicas e meios que garantam seu uso e armazenamento consciente. O semiárido nordestino em especial, possui características que propiciam a seca em maior parte do ano, sendo assim, as famílias residentes na zona rural, em sua maioria, enfrentam problemas de escassez durante os períodos de estiagem prolongada. Programas sociais que promovem a distribuição de meios de armazenamento de água da chuva ou até mesmo de carro-pipa que chega até essas residências tem proporcionado melhor qualidade de vida, são estes meios as cisternas, confeccionadas em alvenaria. Infelizmente estes meios possuem características técnicas que os tornam sujeitos a ação de intempéries que podem danifica-los, além de demandarem considerável tempo e mão de obra para sua execução. Sendo assim, a partir da confecção de um reservatório em geomembrana de PEAD com capacidade de 10 metros cúbicos, foi possível esclarecer as características e vantagens construtivas destes reservatórios a fim de contornar problemas como baixa resistência a intempéries e impossibilidade de locomoção enfrentados por outras alternativas. Pontos de destaque foram a facilidade e agilidade de execução, economia de mão de obra e estanqueidade final do projeto.Artigo Científico Acesso aberto Vantagens e desvantagens da terceirização de serviços aplicada a construção civil como forma de ganho econômico e produtivo(2022) Pereira, Kaique NunesDiante as dificuldades apresentadas pelo mercado da construção civil no que diz respeito a prazos, custos de materiais ou até mesmo limitações financeiras por parte dos consumidores e, também, empresas, a terceirização de serviços surge como forma de garantir maior produtividade, redução de burocracias relacionadas a contratação de funcionários e direitos trabalhistas, menor desperdício monetário e de tempo, entre outros. Assim, este trabalho tem como objetivo relacionar vantagens ou desvantagens no que tange o uso da terceirização de serviços na construção civil. Servindo como base para estudos científicos ou a aplicação direta da terceirização em empresas voltadas para áreas relacionadas a empreiteiras, construtoras, estradas e transportes, materiais de construção, entre outros.Artigo Científico Acesso fechado Estudo de dimensionamento de um aterro sanitário para a cidade de Guanambi-Ba(2022) Fernandes, Laila Hanna Coutinho; Silva, Vanderlea Farias daO crescente aumento da população e a geração de resíduos sólidos tem causado preocupação à sociedade e levantado diversos questionamentos sobre a destinação e tratamento desse material. É sabido que a destinação irregular de rejeitos pode acarretar danos severos tanto para a saúde pública quanto para o meio ambiente. Segundo o relatório What a Waste 2.0, o mundo gera aproximadamente 20,1 bilhões de toneladas de RSU, enquanto as projeções estimam que até 2050 a geração de resíduos possa chegar a 3,4 bilhões de toneladas anualmente. Enquanto, de acordo com a Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, as cidades brasileiras geraram cerca de 79 milhões de toneladas de RSU. A Associação Brasileira de Normas Técnicas, define o aterro sanitário como sendo uma técnica de disposição de RSU no solo, com objetivo de garantir segurança e sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente. O aterro utiliza de técnicas de engenharia, para armazenar a máximo volume de rejeitos na menor área possivel, além de garantir o tratamento de eluentes evitando assim a contaminação do ambiente externo ao aterro. Desse modo, este trabalho teve por objetivo dimensionar um aterro sanitário para o município de Guanambi-BA, levando-se em conta os aspectos inerentes ao crescimento populacional e a geração de resíduos, os resultados deste trabalho, estabeleceu os critérios técnicos de dimensões e relação dos elementos de drenagem, visando cumprir com as determinações normativas e legais.Artigo Científico Acesso fechado Análise de comportamento estrutural de vigas hiperestáticas em residência de alto padrão na cidade de Guanambi-Ba por meio do software Ftool(2022) Oliveira, Alan Neves de; Oliveira, Erlane Soares deAs construções de alto padrão buscam cada vez mais um alto grau de qualidade nas edificações, apresentando estruturas mais ousadas, levando a idealizar vãos livres cada vez maiores, e consequentemente, apresentam elementos estruturais (vigas) de seção transversal robusta. No dimensionamento da estrutura é possível utilizar softwares, levando em consideração o material utilizado, dimensões e cargas atuantes, comparando os resultados com os calculados anteriormente. Para isso este trabalho objetiva-se em analisar o comportamento estrutural de uma viga hiperestática em residência de alto padrão na cidade de Guanambi-Ba por meio do software Ftool. Ao inserir a quantidade e tipo de apoios, as cargas atuantes e material da viga o programa faz uma análise e apresenta os pontos críticos através dos diagramas elaborados.Artigo Científico Acesso fechado Análise de evolução ao longo do tempo do afundamento de trilha de roda de uma rodovia na cidade de Bom Jesus da Lapa-Ba por meio do software medina.(2022) Silva, Ádrian; Amorim, Taysa Luzia LopesO Afundamento de Trilhas de Roda (ATR) é de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) um dos defeitos presentes nos pavimentos. Com isso, o presente trabalho propôs avaliar a evolução do ATR para um horizonte de dez anos em um pavimento localizado no município de Bom Jesus da Lapa – BA para verificar o seu comportamento quanto à deformação permanente. Esta análise foi feita por meio do software MeDiNa, que utiliza um método de análise mecanístico-empírico de dimensionamento de pavimentos asfálticos, e os dados a respeito deste foram retirados de uma planilha orçamentária para melhor caracterização de suas camadas, além de realizar uma variação destas para escolher qual combinação apresentaria melhores valores. Realizou-se doze análises distintas, na qual descartou-se duas destas e a que obteve melhor desempenho foi a que apresentou um ATR igual a 5,8 mm. Estas puderam ser melhor avaliadas pelos gráficos gerados, e notou-se que as variações que apresentaram melhores resultados possuíam a camada de subleito composta por solo siltoso NS’ e com menor espessura nas camadas de base e sub-base. O MeDiNa vem se destacando para o dimensionamento das estruturas de pavimentos pela sua precisão comparando-se com outros métodos, além de já vir configurado com dados de ensaios feitos pelo próprio DNIT facilitando em casos de falta de algum parâmetro.