Programa de Pós-Graduação em Administração
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Administração por Assunto "Administração Pública"
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Dissertação Acesso fechado Compras Públicas Eletrônicas: Avaliação Multicritério de Desempenho do Pregão Eletrônico em uma Secretaria do Estado de Santa Catarina(2024-02) VENDRUSCOLO, Mariana TagliariA Administração Pública, inspirada na iniciativa privada, tem se dedicado a mensurar seu desempenho. O processo de compras públicas eletrônicas envolve grandes recursos públicos, e um número significativo de partes interessadas, o que torna a avaliação de desempenho um desafio. Como órgão do Poder Executivo catarinense a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina desempenha a atribuição das compras públicas eletrônicas pela modalidade licitatória do Pregão Eletrônico. O processo de contratação é complexo, pois envolve atribuições da Secretaria de garantir a execução das penas e medidas socioeducativas, diversidade de objetos licitados, responsabilidade com o bom uso do erário, obediência aos preceitos e normas legais além da burocracia e diversos setores, servidores e interesses. Assim, este trabalho tem como objetivo construir um modelo de avaliação de desempenho do Pregão Eletrônico para apoiar a gestão da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina. Metodologicamente, a pesquisa adotou a abordagem construtivista, os fundamentos da Design Science Research e o protocolo Multicriteria Decision Aid – Constructivist (MCDA-C). Desta forma, este trabalho permitiu conhecer e mensurar os aspectos julgados pelo Secretaria como essenciais à gestão do Pregão Eletrônico evidenciando os pontos fortes e fracos deste processo e traçando ações para identificar oportunidades de melhorias. Com a utilização de uma abordagem construtivista para apoiar a gestão, foram incorporadas no modelo as singularidades do contexto e os valores do decisor, assim, favorecendo a legitimidade. Os principais resultados encontrados com a construção do modelo foram: (i) construção de um modelo multicritério operacionalizado por um conjunto de escalas ordinais e cardiais, composto por 48 descritores, agrupados em quatro áreas estratégicas de preocupação: Planejamento, Recursos, Resultado e Controle, que evidenciaram e mensuraram o Status Quo do perfil de desempenho; (ii) evidenciação, em forma gráfica e numérica, das atividades em nível de desempenho comprometedor, normal e de excelência; e (iii) ilustração do processo para gerar ações de aperfeiçoamento de maneira a melhorar o desempenho das atividades críticas e assim criar as condições para potencializar os resultados da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa. A avaliação de desempenho global do Pregão Eletrônico foi de 73,4 pontos. Os resultados indicam que o Pregão Eletrônico está satisfatório, mas há áreas de melhoria, especialmente nos PVFs de Recursos e Controle. O modelo permite monitorar o processo e tomar decisões proativas para garantir a eficiência das compras públicas eletrônicas. A pesquisa contribui para a gestão pública ao oferecer um modelo inovador para avaliar o Pregão Eletrônico em sua totalidade. As implicações práticas incluem o aprimoramento do conhecimento dos gestores sobre o processo decisório do Pregão Eletrônico e a identificação de áreas de melhoria pela Secretaria. Teoricamente, o estudo contribui para a literatura sobre Avaliação de Desempenho em compras públicas eletrônicas, ao oferecer um modelo abrangente que avalia todas as etapas do processo de forma integrada.Dissertação Acesso aberto Inovação nos processos administrativos em um órgão público brasileiro(2022-12-20) Koerich, Adriana BackA inovação vem assumindo um papel importante para as organizações se adaptarem ao ambiente baseado em tecnologias e de rápidas mudanças. No contexto público, a inovação apresenta-se com potencial em aumentar a eficiência, eficácia e efetividade, promovendo qualidade dos serviços públicos através de melhores práticas de gestão. Assim, amplia-se o uso de elementos da Tecnologia de Informação e Comunicação tais como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos. Tendo em vista sua importância no contexto público e as mudanças decorrentes de sua implementação, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o processo de implementação do SEI, como inovação, em um órgão da administração pública brasileira, no caso, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). Para atingir este objetivo, os dados foram coletados a partir de entrevistas, pesquisa documental e observação participante. Para a análise e interpretação dos dados foram utilizadas a análise de conteúdo e a triangulação dos dados, com suporte do software NVivo. Como resultados, foram identificadas categorias para os facilitadores e/ou dificultadores com base nos níveis propostos. Ao nível ambiental foram identificados (i) pressão externa; (ii) questões políticas e governamentais (iii) pandemia de Covid; (iv) relacionamento interorganizacional; e (v) atualização do sistema. Ao nível organizacional foram destacados aspectos relacionados à (i) capacitação e treinamento; (ii) infraestrutura de suporte aos usuários; (iii) recursos humanos; (iv) recursos tecnológicos; (v) cultura organizacional; (vi) gestão de processos; (vii) papel dos líderes; (viii) imagem; e (ix) voluntariedade. Por fim, no que se refere às características da inovação, foram evidenciadas: (i) vantagem relativa; (ii) utilidade percebida; (iii) facilidade de uso percebida; (iv) demonstrabilidade de resultados; (v) compatibilidade; (vi) triabilidade; e (vii) visibilidade. Com relação aos impactos proporcionados pela implementação do sistema, foram identificados na dimensão capacidades foram evidenciados fatores relacionados à (i) eficácia; (ii) eficiência; e (iii) qualidade da informação. Na dimensão interações, foram evidenciadas as categorias: (i) comunicação; (ii) controle; (iii) interações e relacionamento. Para a dimensão orientações foi identificada a categoria (i) ênfase em critérios quantitativos. E, por fim, a partir da dimensão distribuição de valor observou-se o surgimento da categoria domínios. O estudo traz contribuições por (i) concretizar as perspectivas teóricas de Rogers (2003) relacionadas a como as inovações podem ser implementadas em órgãos da administração pública; (ii) identificar fatores críticos para que administradores públicos antecipem os embaraços comuns ao processo de implementação de inovações; e (iii) solidificar um sistema que permite um relacionamento mais transparente com o cidadão.