Ciências Biológicas

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fauna do Bosque dos Namorados: registro faunístico da área interativa do Parque Estadual Dunas de Natal, RN.
    (2023-12) ALMEIDA, Carlos Magno Albano; TORRES, Marcelo Augusto da Rocha
    Há uma grande presença de fauna no Parque Estadual Dunas do Natal, porém, poucas pessoas possuem acesso às informações, especialmente os turistas, coopistas e estudantes escolares, acostumados a ver apenas animais rotineiros como iguanas, borboletas, saguis e pássaros, que são os mais comuns no lugar. Este trabalho foi realizado no Bosque dos Namorados, localizado no Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” (Natal/RN), com o objetivo de elaborar um checklist faunístico da área, fomentado a importância de preservação e conhecimento a respeito das espécies nativas ali presentes. Semanalmente, foram realizadas caminhadas diurnas pelo local, em ambos os lados direito e esquerdo, com observações e registros fotográficos dos possíveis animais ocorrentes. Com base nos dados de campo, foi possível determinar um alto número de espécies registradas apenas em uma área de aproximadamente 7 hectares. Foram identificadas ao todo, 29 famílias e 53 gêneros de invertebrados, e apenas 28 famílias e 34 gêneros de vertebrados. Entre as classes, sem dúvida, tiveram maior destaque a Insecta (17 famílias) e Aves (12 famílias). Esses resultados mostram que apesar do bosque dos namorados ser uma área interativa pequena e antropizada, ainda possui uma grande variedade faunística, podendo ainda ser encontradas muito mais espécies. De forma geral, esse estudo é essencial para criação de projetos de conservação focados na diversidade de espécies nativas, já o Parque das Dunas tem um ecossistema bem diversificado, abrigando não só uma flora e fauna endêmica, mais de grande valor bioecológico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impactos socioambientais relacionados a compostagem de redíduos orgânicos: uma revisão bibliográfica.
    (2023-12) LIMA NETO, José Gomes de
    A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a compostagem de resíduos orgânicos e seus impactos tanto na sociedade quanto no meio ambiente. Essa pesquisa tem como objetivo geral expor a eficácia da compostagem como método de gestão de resíduos orgânicos, expor os impactos socioambientais da implementação de práticas de compostagem em comunidades específicas, identificar os benefícios econômicos e sociais decorrentes da adoção da compostagem em diferentes contextos, observar as percepções e atitudes da comunidade em relação à compostagem e seu papel na conscientização ambiental, considerando fatores socioeconômicos e ambientais. Para o embasamento teórico utilizou-se artigos e publicações de cunho científico. Os métodos utilizados na pesquisa foram exploratórios, explicativo e descritivo. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, é possível mostrar que a compostagem desempenha papel crucial na redução de resíduos, mitigação de impactos ambientais e promoção da sustentabilidade, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das comunidades. Por fim, a pesquisa constatou que a adoção da compostagem como estratégia de gestão de resíduos sólidos exerce um papel transformador tanto em âmbito social quanto em âmbito ambiental.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Algas marinhas do litoral brasileiro e suas potencialidades.
    (2023-12) OLIVEIRA, Gabriel Victor Melo de; MATOSO , Nathália Cristina da Silva
    Este estudo retrata a importância e necessidade das algas marinhas para o nosso planeta, pois são as principais produtoras e portanto, fonte de energia. Também são diversificadas e ricas em nutrientes, reproduzem alta quantia de metabólitos que sustentam uma infinidade de produtos biotecnológicos fundamentais para a vida do ser humano. Este estudo contribui para a exploração de informações do acercamento de espécies e suas potencialidades a serem utilizadas. Para a junção desta pesquisa, foi levantado uma revisão bibliográfica que teve como ponto principal a utilização e aplicação tecnológica das algas marinhas. A busca pelo apetrecho utilizado nesta investigação fez um recorte temporal entre 2010 e 2022, as pesquisas científicas foram buscadas no banco de dados Google Scholar, Pubmed e Scielo. As concordâncias foram as mais diversificadas dentro da temática, de acordo com as análises de resultados, visto que a busca por moléculas bioativas foi o principal foco. Desta forma, atendendo ao objetivo de mapear a distribuição geográfica das algas marinhas ao longo da costa brasileira, características morfológicas das algas, incluindo forma, tamanho e coloração, além de Investigar as propriedades e aplicações gerais das algas para benefício humano e industrial, foi levantado uma inspeção em busca de analisar as algas que vivem na região costeira brasileira, onde a partir de pesquisas científicas comprovadas obteve-se conhecimento, que em tal área há 70 espécies de algas marinhas epicontinentais da classe taxonômica divididas em seis. Uma variedade de macroalgas está principalmente ligada às influências do meio ambiente, que persistem durante todo o ano. A partir desta proposição, pôde-se especular que a biotecnologia das algas pode ser desenvolvida para diversas aplicações em diferentes bioprodutos, dentre os combustíveis, fármacos, cosméticos e suplementos alimentares, citados neste estudo. Todavia é notório observar o grande interesse econômico e industrial imerso no potencial biotecnológico das microalgas no mundo em si, devido à sua designação de diversas substâncias sintetizadas por tais organismos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Manguezais: um patrimônio natural ameaçado pela ação antrópica.
    (2023-12) SOUZA, Edivandson André Silva de
    Os manguezais são ecossistemas típicos de regiões tropicais e subtropicais. Eles são definidos como zonas de transição entre o ambiente marinho e o terrestre. A existência de manguezais é uma das bases de um ecossistema biologicamente diversificado, rico e produtivo. Um manguezal é formado por árvores de raízes aéreas e outras espécies arbustivas que são capazes de resistir ao fluxo marítimo e, consequentemente, ao sal da água do mar. Os mangues em geral estão sujeitos a impactos antrópicos, sendo um ecossistema deposicional, e seus sedimentos contêm registros da história ambiental. A poluição e o avanço urbano desordenado ameaçam manguezais no Brasil. Considerados berçários marinhos para inúmeras espécies, os manguezais têm importância social, cultural e econômica e ainda ajudam a proteger a zona costeira da força das tempestades e das marés. A poluição tem suas causas antrópicas e são suas principais fontes a queima de combustíveis fósseis, a produção industrial e a geração de energia por usinas. Já suas causas naturais são as erupções vulcânicas, as queimadas naturais, os animais e a decomposição da matéria orgânica. A poluição causa a degradação do ambiente, afetando os organismos que ali vivem, além de desencadear problemas econômicos, já que diversas atividades dependem de um meio ambiente equilibrado para que possam ser desenvolvidas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Enriquecimento ambiental na reabilitação do Peixe boi marinho Trichechus manatus: um estudo de caso potiguar.
    (2023-12) FERREIRA, Gustavo Henrique Gonçalves; TRIGUEIRO, Victor Henriques
    O enriquecimento ambiental visa mitigar os efeitos negativos do confinamento, proporcionando um ambiente mais estimulante e diversificado para os peixes-boi marinhos (Trichechus manatus). Este estudo analisou as estratégias de enriquecimento ambiental utilizadas para promover o bem-estar, comportamento natural e saúde física desses animais. Considerando diversas pesquisas, destacou-se a importância da diversificação das estratégias de enriquecimento no Centro de Reabilitação de Fauna Marinha. Dentre os estudos, ressaltaram-se a eficácia da variedade de estímulos ambientais na promoção de comportamentos apropriados e reversão de comportamentos estereotipados, fundamentais para a adaptação pós-reabilitação na natureza. Por outro lado, identificaram-se desafios significativos, incluindo a dificuldade na coleta de alimentos primários como capim e algas, afetados pelas variações da maré. Isso evidenciou a necessidade de suprir essas demandas em diferentes regiões para evitar possíveis estresses nos animais. Um dos aspectos mais destacados foi a observação de que as práticas de enriquecimento ambiental, quando bem-sucedidas, facilitaram a reintrodução dos peixes-boi marinhos na natureza. Exemplos como os casos de Gabriel e Rosa ressaltaram como tais práticas promoveram a adaptação desses animais ao habitat natural, contribuindo para sua reintegração bem-sucedida ao ambiente selvagem. Esses resultados apontam para a necessidade contínua de aprimoramento das estratégias de enriquecimento ambiental no Centro de Reabilitação de Fauna Marinha. A diversificação dessas práticas e a superação de desafios logísticos, como a obtenção de alimentos primários, são cruciais para assegurar o bem-estar e preparar os peixes-boi para uma reintrodução bem-sucedida na natureza.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tubarão-Limão (Negaprion brevirostris): interações antrópicas e o turismo de conservação no Arquipélago de Fernando de Noronha/PE, Brasil.
    (2023-12) ALBUQUERQUE, Hevellyn Almeida Cavalcanti de; SILVA, Adilson Lima da
    Os tubarões desempenham um importante papel no ambiente marinho, ocupando posição entre os principais reguladores da transferência de energia entre os diferentes elos da cadeia alimentar e, apresentam padrões biológicos que os tornam extremamente vulneráveis à ação antrópica. Apesar de sua diversidade e importância ecológica, poucos têm sido os estudos referentes aos seus comportamentos. O turismo é a principal atividade econômica em Fernando de Noronha e, tem crescido significativamente ao longo dos anos, trazendo consequências para o ecossistema. A análise do desempenho do turismo reveste-se de grande significância para a compreensão do efetivo papel que o turismo pode desempenhar no processo de desenvolvimento de uma localidade que se rege pelo princípio do desenvolvimento sustentável. A busca por atividades voltadas à interação com tubarões tem sido o foco de alguns visitantes. Apesar de Fernando de Noronha ser o destino ideal, no Brasil, para atividades que possibilitam o encontro em seu habitat natural, o aumento do turismo pode contribuir na mudança de comportamento desses animais. O presente estudo teve como objetivo compreender o efeito da ação do turismo no comportamento do tubarão-limão (Negaprion brevirostris), analisar a possível influência dessa interação nos incidentes registrados e buscar o equilíbrio entre o turismo e a conservação desta espécie. Os dados analisados foram provenientes de registros através da ciência cidadã no Banco de Dados do Projeto Tubarões e Raias de Noronha (PTRN). Foram analisados 678 registros de 980 espécimes em dois anos e noves meses, entre Janeiro de 2021 e Setembro de 2023. Além disso, foi utilizado questionário online para coleta de informações entre Julho e Outubro de 2023. A Praia da Conceição foi a área com maior número de registros. No que se refere à variação temporal verificou-se o maior número de registros para o mês de Fevereiro. Para o comportamento de forrageio, verificou-se maior incidência na Praia do Americano. Já o comportamento de reprodução, sendo considerado o cortejo/cópula, verificou-se maior incidência na Praia do Leão. Entre os meios de registros dos indivíduos, verificou-se predomínio de interações diretas através do mergulho com snorkel. Para os residentes da ilha principal do arquipélago, o interesse dos visitantes em atividades de mergulho aumenta devido à presença de tubarões. Entretanto, há visitantes que questionam sobre áreas onde possuem maior ocorrência desses animais a fim de evitá-las para banho.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Elaboração e estudo de estabilidade de uma formulação à base de carbopol e extrato da casca da embiratanha
    (2022-12-06) Brito, Felipe Daniel Figueiredo de; Santos, Tássio Leandro do Nascimento
    Os biomas nacionais são detentores de uma riqueza inestimável,e um de seus exemplares conhecido popularmente como embiratanha demonstrou-se um remédio natural potencialmente eficaz principalmente no que diz respeito a cicatrização,visando que isto se concretize no âmbito cientifico o meio correto e a estabilidade de uma formulação em gel a base de carbopol e extrato de P.Marginatum devem ser criteriosamente analisados e avaliados para o seu uso seguro, os testes da formulações se dividiram em duas concentrações diferentes e apresentaram resultados satisfatórios em geral, porém, quanto ao pH este se demonstrou um resultado insatisfatório com alterações significativas em ambas as riquezas do extrato.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise de ictiofauna da Lagoa de Manoel Felipe na cidade do Natal/RN
    (2022-12-14) Silva, Jose Rafael da Costa; Freitas, Ana Beatriz
    A ictiofauna nativa de lagoas urbanas tende a ter a sua integridade afetada por diversos fatores tais como a poluição doméstica, desmatamento, obstrução dos rios e introdução de espécies exóticas. O estudo realizado na Lagoa de Manoel Felipe, localizada na cidade do Natal/RN, visou o levantamento da ictiofauna, assim, tal estudo constatou as condições e adaptações que as espécies passaram a desenvolver. Para o melhor levantamento de dados, foi feita a divisão da lagoa em três zonas, sendo elas, para coletas ictiológicas e levantamento de dados batimétricos, fazendo assim um dos objetivos adotados. As coletas ocorreram nos meses de agosto a novembro utilizando a técnica popularmente conhecida como de ``engodo´´. Tal resultado corrobora com a adaptação dos indivíduos em cada zona. O presente trabalho se dá por ausência de registros e ocorrência da fauna nativa e presente da lagoa de Manoel Felipe. As análises batimétricas, coleta, identificação e morfometria da ictiofauna foram analisadas e associadas às adaptações que as espécies passaram a adotar para que assim pudessem perdurar na lagoa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação do potencial farmacologico da opuntia ficus-indica: uma revisão de literatura
    (2022-12-06) Martins, Jhenyffer Karolyne Silva; Batista, Ava Brenda
    Ainda que o histórico do uso de plantas como medicamento pelo ser humano seja extenso e longínquo, os estudos sobre botânica nessa vertente, por conhecimentos para a utilização de métodos capazes de trazer benefícios ao ser humano, principalmente no uso de plantas com potencial medicinal, é bem recente. A aplicação de espécies encontradas no bioma caatinga, no Brasil, se mostra como alternativa para a retirada de vantagens farmacológicas devido a sua vasta riqueza em biodiversidade. Por este modo, o presente trabalho teve como objetivo revisar literaturas a fim de esclarecer e avaliar a potencialidade farmacológica da cactácea Opuntia ficus-indica por ela ser uma espécie considerada medicinal em torno do mundo. O estudo realizado apontou que apesar das suas atividades anti-inflamatórias, cicatrizantes, antiulcera, antidiabéticas e antioxidantes, ainda há muito o que aprender sobre a espécie pois sua contribuição para a humanidade na área da medicina e farmacologia é muito vasta e rica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Animais silvestres utilizados como recurso alimentar no município de Cerro Corá - RN
    (2022-12-10) Silva, Yure Honorato da
    O consumo da carne de animais silvestres é de extrema importância na vida das pessoas que necessitam desta atividade para sua sobrevivência, mas o subdesenvolvimento das comunidades e a pobreza podem influenciar na exploração desses animais e desses recursos disponíveis, assim a caça é caracterizada como predatória, e a utilização desta caça como recurso alimentar sem controle da fiscalização é apontada como danosa a fauna Brasileira. O trabalho objetivou caracterizar o consumo da carne de animais silvestres. O estudo foi realizado na zona rural do município de Cerro Corá, no interior do Rio Grande do Norte. O estudo será constituído por etapas, onde iremos apresentar questionários voltados ao tema e quais animais são mais consumidos. O estudo será constituído por etapas, onde iremos apresentar questionários voltados ao tema no município de Cerro Corá. Cerro Corá é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte, com área territorial de 394 km². Quanto ao consumo de carne de animais silvestres, foi observado com este estudo que, mais da metade dos jovens sabem que a caça sem a autorização do IBAMA é crime ambiental, porém, 3% desses jovens já consumiram e continuariam consumindo essa carne, infelizmente uma prática antiga que ainda está enraizada na cultura popular