Enfermagem

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 31
  • Monografia Acesso aberto
    Acolhimento do enfermeiro em pacientes usuários de drogas
    (2023-12) SILVA, Douglas Andrade da; MARCOS, Giovanna Lara
    Essa pesquisa aborda o desafio do consumo excessivo de substâncias psicoativas, com foco na população brasileira. Explora a rede de atenção psicossocial e os serviços de urgência e emergência disponíveis para usuários de álcool e drogas. O estudo avalia a qualidade do atendimento, destacando a importância da enfermagem e evidenciando deficiências no sistema de saúde. Apresenta, ainda, uma experiência pessoal relacionada ao tema, enfocando estratégias de prevenção e suporte. Os resultados ressaltam a necessidade de políticas de saúde eficazes e uma abordagem humanizada para atender essa população vulnerável.
  • Monografia Acesso aberto
    Papel da enfermagem nas práticas integrativas complementares no Sistema Único de Saúde
    (2023-12) FULGENCIO, Antonio Marcos; SILVA, Carla Araujo; PEREIRA, Sara Evellyn Oliveira; SARAIVA, Wany Muriel Amorim
    As Práticas Integrativas e Complementares são um conjunto de práticas relacionadas à saúde, proporcionando a prevenção e recuperação de agravos de práticas eficazes, sendo elas a escuta acolhedora, o vínculo terapêutico e a integralidade do paciente como um todo. Neste contexto, o objetivo deste artigo é conhecer as Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de ordem narrativa. Foram identificados os benefícios das PIC, a necessidade de incluir as Práticas Integrativas e Complementares na formação profissional e educação permanente em serviço, o restrito conhecimento dos profissionais sobre a mesma, e identificou-se alguns pontos dificultadores para a implantação das mesmas. Concluiu-se que a medicina convencional e as Práticas Integrativas e Complementares se complementam e, assim, alcançarão a aproximação do atendimento e do cuidado tão desejado pelo paciente, além de beneficiar a concepção de vínculos efetivos na relação profissional-usuário, e ainda que mesmo considerando as restrições no conhecimento dos profissionais sobre as Práticas Integrativas e Complementares, ao mesmo tempo, há um entendimento da necessidade de propiciar um cuidado diferenciado aos usuários e sugere-se a profissionalização dos enfermeiros, a fim de alcançar conhecimentos necessários para lidarem com estas práticas.
  • Monografia Acesso fechado
    Assistência de Enfermagem em Pacientes Usuários de Drogas Ilícitas em Caps AD
    (2023-12) SILVA, Yasmim Sá de Oliveira da
    Este estudo se propôs a pesquisar sobre a sistematização de enfermagem na atenção básica à pacientes usuários de drogas ilícitas. Para tanto, foi necessário identificar os conceitos relevantes à saúde mental na atenção básica, para levantar os principais obstáculos vivenciados nas práticas cotidianas da atenção básica quanto à drogadição e apontar estratégias de intervenções possíveis para o cuidado aos dependentes químicos na atenção primária. Objetivo: descrever a assistência de enfermagem prestada aos usuários de drogas ilícitas por meio de revisão integrativa de literatura de artigos disponíveis nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), SCIELO, Base de Dados em Enfermagem (BDENF), publicados no período de 2010 a 2015. Foi verificado que o enfermeiro apesar de dificuldades teórico-prática tem grande potencial educativo para prevenir e identificar precocemente o uso de drogas, e também para desenvolver ações assistenciais.
  • Monografia Acesso fechado
    Desmistificando os direitos da pessoa idosa: uma análise documental
    (2023-12) CARDOSO, Pollyana Pontes; SANTOS, Gabrielle Gama dos; PINTO, Yago do Carmo; OLIVEIRA, Aurea Macedo de
    No que diz respeito aos direitos da pessoa idosa, a atenção e os cuidados necessários obtiveram relevância constitucional diante do envelhecimento populacional. Assim, surgiram os direitos humanos fundamentais que são protegidos por leis como a Política Nacional da Pessoa Idosa e o Estatuto do Idoso e devem ser respeitados. Trata-se de uma análise documental, com abordagem descritiva e reflexiva, com os objetivos de analisar a execução dos direitos da pessoa idosa, discutir sobre a teoria e a realidade em que essa população está inserida e descrever o papel da enfermagem.
  • Monografia Acesso fechado
    Atuação do enfermeiro no diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista
    (2023-12) OLIVEIRA, Josielen Gonçalves de; PHILOT, Daphine Santos; JERÔNIMO, Paolla Rodrigues da Costa
    Objetivo: Destacar a importância do enfermeiro no diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista. Metodologia: Foi utilizado como busca na base de dados a biblioteca virtual em saúde (BVS) a partir do descritor "autismo" "enfermagem" visando maior expansão na busca. Incluídos artigos publicados entre (2018-2022) nos idiomas português e inglês, após critérios avaliados, restaram (18). Resultados e discussão: Após leitura dos artigos evidencia que a enfermagem ainda possui um déficit muito grande quanto a identificação precoce do autismo, ainda nos dias de hoje muitos profissionais não são capacitados e não tem conhecimentos para reconhecer os sinais do transtorno do espectro autista (TEA) nas consultas de puericultura. Conclusão: Diante dos artigos apresentados, conclui-se que o diferencial para identificação precoce do diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA) ainda na primeira infância é a observação da criança que apresenta atraso em seu desenvolvimento, por isso é necessário que o enfermeiro saiba os avanços esperados para cada faixa etária, para que reconheça quando há algo de errado, sendo possível traçar intervenções e realizar um melhor acompanhamento da criança.
  • Monografia Acesso aberto
    Primeira hora de vida do recém-nascido: contato pele a pele entre mãe e bebê: benefícios e impactos na saúde materno-infantil
    (2023-12) GOMES, Bianca Rodrigues; SANTANA, Juliana Corsino; SILVA, Keli Cristina Marins da; ALVES, Thayane
    Objetivo: Revisar as características na assistência de adesão ao contato imediato entre mãe e recém-nascido na primeira hora de vida. Método: contato pele a pele é o conjunto de práticas de cuidado relacionados no primeiro momento de interação do recém-nascido com a sua genitora. Resultado: Esse vínculo deve perdurar por pelo menos uma hora, momento conhecido como “hora do ouro”. Revisão integrativa de literatura com pesquisa realizada na plataforma Biblioteca Nacional em saúde. Foram encontrados artigos que tiveram relação com a temática tendo a classificação quantitativa com a questão norteadora. Discussão: Ao final da revisão, foi observado que o cuidado da enfermagem na promoção do contato pele a pele mãe-filho, na primeira hora de vida, deve iniciar imediatamente após o nascimento, sendo uma maneira inicial de incentivar o vínculo, evitando que tenha impacto na saúde materna infantil. Conclusão: Visto que há vários benefícios, como a diminuição do estresse, facilidade na amamentação e redução do risco de infecções. Conclui-se que as primeiras horas do recém-nascido afetam diretamente no seu desenvolvimento emocional, físico e na sua personalidade, foi observado que o enriquecimento deste momento trás para ambos bem estar e favorece a construção dos vínculos. Desta maneira salientamos a importância da dedicação e afeto de todos profissionais envolvidos para que este processo seja prazeroso para ambos.
  • Monografia Acesso aberto
    Conhecimento de gestantes sobre primeiros socorros frente ao engasgo em recém nascidos
    (2023-12) MIGUEL , Laryssa Ayran de Carvalho Moura; CONCEIÇÃO, Andressa Marins dos Santos da; VINHAS, Cassia Severiano Val dos Santos
    O período gestacional é caracterizado por uma série de transformações fisiológicas e emocionais que demandam uma atenção especial à saúde da mãe e do futuro recém-nascido. Nesse contexto, a preparação da gestante para situações de emergência, como o engasgo em recém-nascidos, torna-se uma consideração crucial para garantir a segurança e o bem-estar do bebê nos primeiros momentos de vida. Embora a gestação seja tradicionalmente associada a cuidados pré-natais, o conhecimento sobre procedimentos de primeiros socorros muitas vezes não recebe a devida ênfase durante o acompanhamento médico. O engasgo em recém-nascidos é uma situação potencialmente grave que requer ação rápida e eficaz, destacando a necessidade de que gestantes estejam devidamente informadas e treinadas para lidar com tal eventualidade.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A atuação do enfermeiro da emergência no atendimento às mulheres vítimas de violência sexual.
    (2023-12) PENA, Marcela Barbosa da Rosa; FREITAS, Marcela Barbosa da Rosa; ROMERO, Michele dos Santos Britto; CRUZ, Nayara Carvalho da
    Objetivo: Compreender a importância da atuação do enfermeiro na emergência em atendimento a mulheres vítimas de violência sexual. Método: Estudo de revisão integrativa da literatura nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Utilizou como critérios de inclusão: artigos nos idiomas português, inglês e espanhol, recorte temporal de 5 anos (2018 a 2023), artigos completos e foram abordados a realidade brasileira da violência sexual na emergência. Como critérios de exclusão: artigos fora do recorte temporal, incompletos, pagos, artigos de revisão e literatura cinzenta. Resultados: Foram encontrados 7 artigos que revelou falta de capacitação dos profissionais frente às mulheres vítimas de violência sexual. Eles destacam a necessidade de treinamento, acolhimento e a importância de uma equipe multiprofissional para atendimento integral e humanizado, com ênfase na segurança e proteção da vítima. Considerações Finais: O enfermeiro tem papel primordial no acolhimento de mulheres vítimas de violência sexual. Necessário uma abordagem ética, sem preconceitos e a criação de um ambiente acolhedor. Além disso, ressalta a importância da capacitação e da conscientização das instituições de saúde em manter uma educação continuada a respeito da temática.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Síndrome de burnout em profissionais da enfermagem
    (2023-12) COSTA, Jaqueline de Assis Corrêa; OLIVEIRA, Lucas Gomes Brunn de; PESSANHA, Gabrielly Rangel de Macena; PINTO, Vitória Fernanda de Quadro; SILVA, Marta Santos da
    A síndrome de Burnout é assimilada como um comportamento de estresse crônico e se denota por reações como exaustão emocional e física, perda de sentimento de realização no trabalho com produtividade diminuída, a despersonalização extrema com respeito às outras pessoas, manifestando-se através medidas que auxiliem no desenvolvimento da qualidade de vida e bem estar da saúde do trabalhador, para que a assistência prestada ao cliente seja eficiente causando uma satisfação não só para o cliente mas também para o profissional envolvido. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral em compreender a ocorrência da Síndrome de Burnout em profissionais da área da Enfermagem. E, como objetivos específicos em analisar os principais motivos que levam ao enfermeiro ser diagnosticado com esta síndrome, em ressaltar as possíveis formas de tratamento para profissionais diagnosticados, e por fim, em refletir as práticas trabalhistas excessivas diante do bem-estar, da saúde e do prazer profissional dos trabalhadores da área da Enfermagem. Onde, utilizou-se como metodologia de pesquisas bibliográficas, de cunho qualitativo e do tipo explicativa. Por isso, obteve-se como resultados a afirmativa de que síndrome de Burnout é uma doença ocupacional, causada por diversos fatores caracterizada por três componentes: a exaustão emocional, refere-se ao esgotamento emocional, onde o profissional fica sem energia; a despersonalização, refere-se a perda de interação tanto com o paciente quanto aos colegas de trabalho onde esses profissionais tendem a se isolar; e a ausência de realização profissional, onde os profissionais de enfermagem precisam compreender todos os sinais dados pelo seu corpo, já que essa síndrome está relacionada diretamente e pessoalmente a uma série de problema que afetam a saúde.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos do burnout na saúde mental e bem estar do enfermeiro dos enfermeiros do CTI
    (2023-12) SOUSA, Ednalda soares de; MIRANDA, Elzineia da Silva; SILVA, Mariana Nogueira da; ANDRADE, Michelle Bernardo de
    A enfermagem desempenha um papel fundamental na prestação de cuidados de saúde, sendo uma profissão que demanda não apenas conhecimento técnico e habilidades clínicas. Este estudo contribuirá para o avanço da enfermagem como ciência, fornecendo insights importantes sobre os fatores que influenciam a saúde mental e o bem-estar dos enfermeiros. Tem como objetivo geral descrever os efeitos do burnout na saúde mental e no bem-estar dos enfermeiros que atuam em unidades de terapia intensiva. E como objetivos específicos identificar fatores associados ao desenvolvimento de burnout em enfermeiros de UTI; analisar os impactos psicológicos e emocionais do burnout na saúde mental dos enfermeiros de UTI e explorar estratégias de prevenção e intervenção para o burnout em enfermeiros de UTI. A pesquisa bibliográfica foi a metodologia selecionada para a investigação desse tema, uma vez que permite a compilação, análise e síntese de uma vasta gama de fontes acadêmicas e profissionais. Para a busca dos artigos, foram utilizados os descritores indexados no DeCS: Esgotamento profissional; Unidades de Cuidados Intensivos; Profissionais de Enfermagem. Foram encontrados 11 artigos. Os enfermeiros de UTI que experimentam burnout enfrentam uma série de impactos adversos em sua saúde mental. Isso inclui sintomas de estresse, ansiedade e depressão, fadiga mental, sentimentos de despersonalização, baixa autoestima e diminuição da realização pessoal. Esses efeitos não só afetam a saúde mental, mas também prejudicam as relações interpessoais e a satisfação no trabalho.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A atuação da enfermagem no protocolo de hipotermia neonatal nos casos de asfixia neonatal
    (2023-12) FERREIRA, Camilla França; SANTOS, Rachel Guimarães; MARTINS, Thais Pessanha; SILVA, Felippe Roberto Claudino da; SILVA JUNIOR, Carlos Augusto Gomes da
    Objetivo: Identificar as complicações associadas à hipotermia terapêutica em recém-nascidos afetados por asfixia neonatal, além de descrever os cuidados de enfermagem para prevenção dessas complicações. Método: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Electronic Library (Scielo) e Pubmed. Utilizou como critérios de inclusão artigos completos em português, espanhol e inglês, publicados entre 2018 e 2023, abordando o envolvimento da enfermagem na hipotermia terapêutica neonatal, foram considerados para a amostra. Como exclusão definimos estudos fora desse intervalo de tempo, textos incompletos e literatura cinzenta. Resultados: Os estudos revisados destacaram uma série de complicações potenciais relacionadas à hipotermia terapêutica, como distúrbios metabólicos, alterações vasculares, riscos cutâneos e desafios neurológicos. A atuação dos enfermeiros foi enfatizada como crucial na vigilância constante, identificação precoce de complicações e implementação de medidas preventivas para garantir a segurança e eficácia do tratamento. Considerações Finais: A hipotermia terapêutica apresenta benefícios significativos na redução de lesões cerebrais em recém-nascidos afetados por asfixia neonatal, no entanto, as complicações associadas exigem uma abordagem cuidadosa e um monitoramento rigoroso por parte da equipe de saúde, especialmente dos enfermeiros, ressaltando sua importância na garantia do bem-estar e segurança desses pacientes durante o tratamento.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Diagnósticos e intervenções de enfermagem frente aos impactos na vida das mulheres portadoras da síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser
    (2023-12) SCHAPER, Dara Barbosa; FERNANDES, Gabriel Marques; ARAUJO, Nathália Duarte de; LOPES, Thuane Meira Rodrigues
    Objetivo: Identificar os impactos na vida das mulheres portadoras da Síndrome de Mayer- Rokitansky-kuster-Hauser (SMRKH) e descrever os principais diagnósticos e intervenções de enfermagem a essas mulheres. Método: Trata-se de um estudo descritivo e de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e PubMed/Medline. Utilizou como critérios de inclusão textos completos, com recorte temporal de 5 anos (2018 a 2023), textos em português, inglês e espanhol. Como critérios de exclusão definimos fora do recorte temporal, artigos de revisão, literatura cinzenta e que abordem as mulheres transexuais. Utilizamos ainda as literaturas do NANDA e NIC como base para traçar os diagnósticos e intervenções de enfermagem. Resultados: Após a busca nas bases, 4 trabalhos foram incluídos para compor a pesquisa. Os impactos na vida dessas mulheres encontrados na literatura foram, a feminilidade, sexualidade, dor, saúde mental e infertilidade e para esses impactos foram definidos os diagnósticos de identidade pessoal perturbada; padrão de sexualidade ineficaz; disfunção sexual, desesperança e dor crônica. Considerações Finais: A aplicação dos diagnósticos e intervenções de enfermagem focados na individualidade da síndrome a partir dos impactos na vida, gera uma assistência mais qualificada. Observou-se poucos estudos abordando sobre os impactos na vida dessas mulheres, principalmente a atuação da enfermagem.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Macrossomia Fetal: influência patológica materna ao bebê do pré natal ao pós-parto
    (2023-12) ROCHA, Ana Cláudia de Souza; SILVA, Analice Fernandes da; CHAVEZ, Anderson Wilmer Amadeu; GARCIA, Luana Paula
    O presente estudo tem como objetivo, investigar quais são os principais fatores de risco para a macrossomia fetal e qual a influência e consequência da diabetes gestacional associada aos desfechos desfavoráveis. A diabetes mellitus gestacional tem sido um dos fatores de risco, tanto para a saúde materna como para a saúde do feto. Podendo ser detectada de forma precoce no pré-natal durante a primeira consulta e deste modo ser possível reverter o quadro analisando as possibilidades e recursos da gestante para a modificação de hábitos e do controle glicêmico. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa de literatura, um método de pesquisa bibliográfica descritiva e qualitativa. Tendo sido realizada as buscas entre os anos de 2013 e 2023. Nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde, na Pubmed e ao portal da Scientific Electronic Library Online. Utilizou-se dos descritores nas seguintes palavras-chave: Enfermagem. Diabetes Mellitus tipo 2. Fatores de Risco. Macrossomia fetal. Neonatal. Resultados: evidenciou-se os principais fatores de risco para ocorrências de macrossomia como a distocia de ombro em recém- nascido, a hipoglicemia, insuficiência respiratória, palidez cutânea, espasmos musculares, hipotonia, cardiopatias, sonolência e diversas dificuldades e sequelas como a lesão no cérebro. Conclui-se, ser extremamente importante o acompanhamento e o controle da diabetes gestacional a fim de evitar os fatores de risco para desenvolver a macrossomia fetal e para avaliar a influência e as consequências associadas aos desfechos desfavoráveis.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A violência obstétrica em mulheres negras: uma realidade no Brasil
    (2023-12) ROCHA, Ana Luísa Mota; DIAS, Maria Rita de Souza; VIEIRA, Rayssa Assunção
    Objetivo: Identificar os fatores que justificam a prevalência da violência obstétrica em mulheres negras e descrever os cuidados de enfermagem na prevenção da violência obstétrica nessa população. Método: Estudo de revisão integrativa nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e na Scielo (Scientific Electronic Library Online). Como critérios de inclusão definiu-se textos completos e gratuitos, recorte temporal de 10 anos (2013 a 2023), artigos no idioma português, inglês e espanhol, artigos que abordassem apenas a violência obstétrica em mulheres negras no Brasil, e critérios de exclusão utilizamos textos pagos, fora do recorte temporal, literatura cinzenta e artigos de revisão. Resultados: Encontramos 05 artigos que evidenciavam que as mulheres negras são as maiores vítimas de violência obstétrica, algo que está diretamente relacionado ao racismo estrutural. O enfermeiro possui um papel de grande importância na atuação contra a violência obstétrica, através da orientação da gestante no pré-natal; assistência baseada em evidências científicas; evitar qualquer tipo de violência contra a paciente ou mediar a situação caso já tenha ocorrido. Considerações Finais: Com essa pesquisa, pretende-se contribuir com informações para que a temática seja cada vez mais discutida e abordada, destacando a importância da enfermagem na prevenção e auxiliando as vítimas na conscientização dos seus direitos.
  • Monografia Acesso aberto
    Atuação do enfermeiro ao paciente com câncer de mama.
    (2023-12) RODRIGUES, Fernanda Inácia Melo; BRITO, Laryssa Nascimento de; LOPES, Sulamita Santos Silva
    Por definição, o câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos. A atuação do enfermeiro na oncologia perpassa para além do cuidado técnico, tendo em vista que os novos tratamentos contra o câncer trouxeram a exigência de um trabalho multidisciplinar, em que o profissional deve realizar o atendimento técnico, mas também oferecer o suporte psicológico para essas mulheres. O enfermeiro pode fornecer informações sobre os efeitos e benefício do uso de terapias complementares ao tratamento oncológico, uma vez que esse profissional tem um contato direto e continuado com o paciente, durante todo o tratamento e reabilitação, oportunizando uma assistência humanizada centrada na mulher. OBJETIVO: Compreender qual o papel de atuação do Enfermeiro frente paciente com Câncer de Mama. METODOLOGIA: Os seguintes passos do método da revisão integrativa da literatura foram seguidos: a identificação do problema (foi definido claramente o propósito da revisão), a busca da literatura (com a delimitação de palavra-chave, bases de dados e aplicação dos critérios definidos para seleção dos artigos), a avaliação e análise por meio de pesquisa qualitativa de caráter exploratório por meio de uma pesquisa bibliográfica.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A atuação do enfermeiro da atenção básica na prevenção do desmame precoce
    (2023-12) ANTUNES , Cynthia Sardenberg; SILVA, Janaína Magalhães da; OLIVEIRA, Luana Souza de; LIMA, Marina de Andrade Pereira; COCA, Vitória Moreira
    Resumo Objetivo: Identificar os motivos do desmame precoce e descrever os cuidados do enfermeiro, da atenção básica, para prevenção do desmame precoce. Método: Estudo descritivo e de revisão integrativa da literatura nas bases de dados BVS e Scielo. Utilizamos como critérios de inclusão os textos completos, gratuitos, recorte temporal de cinco anos, artigos nos idiomas português, inglês e espanhol, além de artigos que abordassem a realidade brasileira e o desmame precoce. Como critérios de exclusão definimos textos pagos, artigos de revisão e fora do recorte temporal. Resultados: Foram encontrados 12 artigos, onde identificamos que as principais causas para o desmame precoce incluem, idade materna, falta de apoio da família, falta de orientação, necessidade, desconforto e baixa produção. Os cuidados de enfermagem abrangem as orientações em relação às técnicas de amamentação, estratégias para a promoção da saúde materna e do bebê e investimento em capacitação e educação continuada do profissional. Considerações finais: A pesquisa enfatiza a importância das orientações de enfermagem abrangendo técnicas de amamentação, estratégias para a saúde materna e do bebê, e destacam a necessidade de investimento em capacitação contínua para profissionais, visando uma abordagem preventiva mais eficaz.
  • Monografia Acesso fechado
    As inquietações do enfermeiro da atenção primária no atendimento da população em situação de rua
    (2023-12) FREITAS, Luane Oliveira Paschoal da Siva; SANTANNA, Roseli Amaral; PADILHA, Eveline Miguel
    Objetivo: O presente estudo teve como objetivo identificar os desafios enfrentados pela enfermagem no atendimento à população em situação de rua. Método: Estudo descritivo e de revisão integrativa nas bases de dados da BVS e Scielo. Utilizou como critérios de inclusão textos completos e gratuitos, recorte temporal de 5 anos, artigos no idioma português, inglês e espanhol, artigos que abordassem a enfermagem e a população de rua. Os critérios de exclusão incluem textos pagos, fora do recorte temporal, literatura cinzenta e artigos de revisão. Resultados: Foram encontrados nove artigos que atenderam aos critérios e através deles identificamos que os principais desafios enfrentados pelos enfermeiros é o manejo do uso de drogas, seguido pela falta de moradia, insegurança alimentar e violência. Considerações Finais: o estudo ressalta a importância de uma formação especializada para que os profissionais de enfermagem possam enfrentar eficientemente os desafios no atendimento à população de rua, bem como a necessidade de políticas públicas eficazes para abordar essas questões.
  • Monografia Acesso aberto
    Violência obstétrica: consequências da episiotomia
    (0022-12) COSTA, Lohraine Guimarães Machado
    O método tratou-se de revisão da literatura baseando-se na busca de artigos publicados entre 2013 a 2022. As bases de dados utilizadas serão: SCIELO ( Scientific Electronic Library Online); Google acadêmico. O objetivo da pesquisa é analisar a violência obstétrica e as consequências da episiotomia na vida das mulheres. A violência obstétrica é um grupo de abusos à mulher no parto, sejam físicos, psicológicos ou verbais, além de procedimentos desnecessários e invasivos com episiotomia. A violência obstétrica é uma prática frequente que coloca a mulher em situação de abuso, desrespeito, negligência e violação de seus direitos, com conseuqências psicológicas e fisícas para a mulher e o recém-nascido (RN). Conclui-se que destacando a existência de violência obstétrica na sociedade, agravada pela falta de discussão e informações sobre temas atuais, pois esses práticas são fruto de uma cultura em que ocorre a desvalorização da mulher e é ofuscada pelas crenças médicas.
  • Monografia Acesso fechado
    Atuação do enfermeiro no processo de doação e transplante renal: uma revisão integrativa.
    (2023-12) PAULA, Thially Agostinho de; CAETANO, Gilcilene de Paula; BARROSO, Lorena da Silva; SANTOS , Alessandro Ferreira dos; BRANDT, Joseane Parellada
    Introdução: As doenças crônicas renais são um problema crescente no país, aumentando a necessidade de transplante de rins. As doações do órgão no país, elevou o Brasil ao status de segundo país com maior número de doações no mundo, contudo ainda existe um déficit entre as doações realizadas e as possibilidades de doação. O profissional de enfermagem tem um papel muito importante nesse processo e isso é desafiador pois demanda do profissional conhecimento específico para lidar com as possíveis intercorrências dos pacientes e no processo. Objetivo: Apresentar a assistência da enfermagem nas diferentes fases do transplante renal. Método: O artigo se utiliza da revisão integrativa com caráter descritivo e reflexivo,realizado exclusivamente com base em referências secundárias. Resultado: Os transplantes renais são os mais procurados no país e impactam diretamente na qualidade de vida do transplantado. Todo o processo que acarreta no transplante é complexo por isso é necessário um forte acompanhamento profissional, atenção à família do paciente e seguimento dos procedimentos. Conclusão: O enfermeiro possui participação em todas as etapas e é o profissional que mais se envolve no processo, sendo importante para que ocorra a doação e a concretização do transplante. Por isso é demandado que o profissional tenha conhecimento do processo e atenção para cada caso.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Desafios que os enfermeiros da atenção básica enfrentam na adesão ao tratamento da sífilis pelas gestantes
    (2023-12) COSTA, Raiane Cristine Salustiano; SILVA, Maxsilene Alves Franceschi; FRANCISCO, Vivian Couto Mariano; RODRIGUES , Kelly Ferreira de Lima
    Objetivo: Identificar os desafios na adesão ao tratamento de gestantes com sífilis e descrever a atuação do enfermeiro da atenção básica na contribuição para adesão ao tratamento. Método: Pesquisa descritiva e de revisão integrativa na Biblioteca Virtual de Saúde. Utilizou como critérios de inclusão: textos completos, recorte temporal de 5 anos, artigos nos idiomas português, inglês e espanhol e pesquisados no Brasil. Definiu-se como critérios de exclusão: artigos fora do recorte temporal, artigos incompletos e de revisão. Resultado: Foram encontrados 9 artigos que atenderam a todos os critérios de inclusão que integram essa pesquisa. Observamos que a falta de informação quanto a gravidade da doença, reinfecção causada pela falta do uso de preservativos, o não tratamento do parceiro e o estigma causado pela doença diante da sociedade são os principais motivos para a não adesão ao tratamento. O papel do enfermeiro na atenção básica que atua com esse público se destaca pela função de conscientização e orientação sobre a importância de adesão ao tratamento tanto da gestante quanto do parceiro. Conclusão: Constatou-se que a sífilis gestacional é uma preocupação de saúde pública que exige abordagens abrangentes, desde a educação e prevenção até o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz, além de cuidado integrado e contínuo, por meio de trabalho colaborativo dos profissionais de saúde, destacando-se o papel do enfermeiro.