Especialização em Inteligência de Segurança

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 63
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Possíveis contribuições da inteligência marítima em proveito da atividade de inteligência desenvolvida no estado do Rio Grande do Sul
    (2021) Soares, Jorge Luiz Ferrari de Lima
    The public security intelligence activity, at the state level, is performed by agencies that are part of the Public Security Intelligence System (SISP), which is a subsystem of the Brazilian Intelligence System. In this context, as part of these subsystems, the Intelligence Sections of Naval Area Commands are inserted, representing a link between the Navy Intelligence System and the SISP itself. Among the various types of knowledge produced by the Brazilian Navy intelligence agencies, a certain segment may be underutilized by the other members of the SISP, that is, that specifically related to Maritime Intelligence. Public security intelligence agencies can benefit a lot from the work carried out by MB's intelligence agencies, however, it is essential for this to materialize, to stimulate a dynamic of mutual knowledge and cooperation between those actors . In this sense, the Command and Control structures of the Brazilian Navy dedicated exclusively to the real-time monitoring of all maritime, lake and river activity in the jurisdiction may receive representatives of public security intelligence agencies periodically, on the occasion of coordination meetings or even for planning major inter-agency operations. The capillarity provided by the MB's waterway traffic safety system offers a unique approach to the entities of the region's maritime Cluster, a capacity that should not remain restricted to the heart of the Naval Force, due to the potential benefits to public security agencies with regard to combating several criminal modalities that use the liquid environment to carry out their criminal actions.
  • Monografia Acesso fechado
    Atividade de inteligência e investigação criminal: um estudo de caso aplicado ao Ministério Público Federal
    (2020) Madeira, Adriano Cecilio
    A partir de um projeto-piloto, o Ministério Público Federal em Santa Catarina possibilitou às Unidades de Segurança Institucional das Procuradorias da República nos Municípios a execução de ações de pesquisa de dados por meio de sistemas eletrônicos – com objetivo de auxiliar a Assessoria de Pesquisa e Análise Descentralizada em suas competências. No Ministério Público Federal nos Estados e no Distrito Federal, a Atividade de Inteligência – quando intrínseca às funções institucionais – e a Investigação Criminal são realizadas pelas Assessorias de Pesquisa e Análise Descentralizadas e pelas Seções de Pesquisa e Análise Descentralizadas; no entanto, por vezes, há o apoio das Unidades de Segurança Institucional, cuja missão precípua é salvaguardar o órgão, seus agentes públicos e familiares, além de produzir conhecimento para esse intento. O escopo do presente estudo é avaliar a efetividade do trabalho desenvolvido pelos Agentes de Segurança Institucional do Ministério Público Federal em Santa Catarina a partir do aludido projeto. Destarte, utilizou-se o método quantiqualitativo – pesquisa bibliográfica e documental, e o estudo de caso. Mediante a consulta a documentos/bibliografias e o questionário, empregados como técnica ou instrumento de coleta de dados, foi possível delimitar Atividade de Inteligência e Investigação Criminal; examinar a demanda, a capacidade de pesquisa e análise de dados e informações das Unidades de Segurança Institucional – concomitante às ações de segurança e investigação – e o reflexo do projeto ao órgão. Os resultados obtidos corroboraram o êxito do trabalho precursor no Estado. Percebeu-se, todavia, que no Ministério Público Federal a Atividade de Inteligência carece de doutrina própria – peculiar às meritórias atribuições Constitucionais – e, por conseguinte, políticas institucionais concernentes a logística e capacitação.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Inteligência policial judiciária: o emprego das fontes abertas no enfrentamento do crime organizado
    (2020) Silva, Wilton Wagner Vasconcelos
    RESUMO A evolução tecnológica e a chegada da internet possibilitaram uma ampliação na coleta por informações disponíveis, tendo em vista que o modo e a velocidade com os quais os dados chegam até o profissional de inteligência tornaram-se mais rápidos e eficazes. A figura das fontes abertas apresenta-se como informações que podem ser acessadas por qualquer indivíduo, sem restrições. Nesse contexto, surgiu o seguinte questionamento: quais são, na atualidade, as principais técnicas ou ferramentas empregadas em fontes abertas na Inteligência de Segurança Pública? A partir dessa problemática, pode-se constatar que as fontes do tipo abertas merecem um destaque no âmbito da Inteligência Policial Judiciária (IPJ), considerando a possibilidade de acesso a documentos sem restrição. Pode-se afirmar, portanto, que a utilização de tais fontes propicia uma facilidade no trabalho do profissional de inteligência, no tocante à coleta dos dados e informações. É importante ressaltar que a pesquisa visa apresentar as técnicas de aquisição de dados em fontes abertas na Inteligência Policial Judiciária, como também identificar as principais ferramentas utilizadas nas referidas fontes na atualidade. A pesquisa é qualitativa, teórica, aplicada e bibliográfica, pois o seu resultado foi encontrado a partir da leitura de livros e artigos, os quais possibilitaram encontrar o resultado exatamente do que foi investigado. Portanto, com base no conteúdo apresentado, pode ser afirmado que as ferramentas de comunicação que se encontram ancoradas na internet, concederam uma nova roupagem às fontes abertas, possibilitando um verdadeiro avanço na coleta de dados por meio desses mecanismos. Assim, a presente pesquisa possibilitou um maior entendimento da utilização das fontes abertas na atividade de inteligência, podendo, portanto, servir como base para outras pesquisas futuras relacionadas à IPJ.
  • Monografia Acesso fechado
    Emprego da inteligência contra o crime organizado
    (2020) Alves, Eduardo Spolador
    A Inteligência da Segurança Pública pode ser considerada o caminho mais adequado quando se fala de controle e combate ao crime organizado nacional e internacional. Atualmente há um consenso de que a criminalidade está enraizada nos diversos níveis e segmentos da sociedade brasileira, resultando em uma sensação de insegurança por parte de toda a população. O objetivo deste trabalho foi apresentar as estruturas da inteligência da segurança pública, os tipos de organizações criminosas mais expressivas em nosso país e as mudanças legislativas com suas consequências para o cenário brasileiro. Esta monografia foi redigida com cunho teórico, buscando gerar conhecimento para a aplicação prática, foram analisados diversos materiais já existentes constituídos principalmente por livros e pela legislação em vigor, visando o aprofundamento dos meios e formas mais contundentes para o controle e monitoramento do crime organizado. Como resultado foi expressa a importância da inteligência, a conduta do executivo em disponibilizar meios estruturais e financeiros, as mudanças relativas ao poder judiciário, quando da alteração do Código Penal e as mudanças Legislativas com o intuito de facilitar o desembaraço de bens apreendidos para que possam servir de subsídio no combate aos criminosos. Diante do exposto conclui-se que o país não está parado em suas ações, houve um grande avanço nas leis direcionadas para o enfrentamento ao crime organizado, foram disponibilizadas estruturas e especialização aos integrantes do sistema, isso fará com que o controle seja muito mais eficiente, e a inteligência possa trabalhar com dados sólidos na sua labuta incansável de assessorar os que detêm o poder decisório.
  • Monografia Acesso aberto
    A estrutura da atividade de inteligência militar em apoio as operações de garantia da lei e da ordem
    (2020) Moreira, Tiago Dutra
    O tema do presente trabalho propõe um estudo sobre a Estrutura da Atividade de Inteligência Militar em Apoio as Operações de Garantia da Lei e da Ordem com ação direta do Sistema de Inteligência no âmbito do Exército Brasileiro. Apresentaremos em linhas gerais a estrutura do Sistema de Inteligência do Exército (SIEx) no contexto de um eventual emprego, uma vez que a repercussão na opinião pública afeta a imagem da referida instituição. Com o crescimento do Crime Organizado (CO), além de dificuldades do Governo Federal em atuar em determinadas situações, torna-se necessário um efetivo emprego da Inteligência Militar, inclusive, com o apoio de outros Órgãos de Segurança Pública (OSP) em operações contra o CO em que o EB se vê obrigado a atuar. Devido a um incremento na criminalidade organizada no País, o Governo Federal regulamentou, por meio de uma Lei Complementar, o emprego da Força Terrestre conforme previsto na Constituição Federal de 1988. O Constante emprego do EB tem levado a Instituição a ser questionada quanto a sua capacidade em atuar nessas situações. Com uma credibilidade e aceitação da sociedade brasileira em torno dos 80%, o Exército Brasileiro tem sido empregado em ações complexas que podem prejudicar a imagem da Instituição. Nesta última década, em virtude de grave comprometimento da Ordem Pública, o Exército Brasileiro foi empregado na Garantia da Lei e da Ordem por diversas vezes. Muito se tem perguntado sobre a capacidade do Exército em exercer efetivo controle sobre esse tipo de operação, surgindo o questionamento se o emprego da força e os recursos financeiros estão sendo utilizados com efetividade e, consequentemente, se a Instituição deve ser empregada sempre que a sociedade necessitar. Contudo, a instituição possui ferramentas que podem ser utilizadas para que os objetivos de uma Op GLO sejam alcançados. A ação do Sistema de Inteligência tem como objetivo assessorar os comandos da Força Terrestre, em todos os escalões, quanto a possíveis conflitos que possam acarretar o emprego da tropa ou atingir a imagem da instituição, proporcionando aos seus Comandantes, melhores condições para a tomada de decisões.
  • Monografia Acesso embargado
    Emprego de fontes humanas no combate ao narcotráfico: enfrentando as novas barreiras impostas pela segurança da informação nas atividades de buscas de dados
    (2020) Conceição, Tiago Rafael da
    O presente estudo teve por objetivo discutir a intensificação de técnicas do ramo da inteligência humana no combate ao narcotráfico, tendo em vista o crescente uso de tecnologias e recursos de segurança da informação por parte de organizações criminosas, o que vem dificultando o emprego de alguns meios de obtenção de dados negados. Discorreu sobre as dificuldades inerentes ao uso de fontes humanas quando se trata do combate a organizações criminosas atuantes no narcotráfico, observando os ganhos ou perdas provenientes da intensificação desse tipo de fonte de dados e informações. A pesquisa coletou dados, por meio de um questionário com perguntas abertas, com agentes brasileiros e estrangeiros que atuam diretamente no combate ao narcotráfico, e que possuem experiência no uso de fontes humanas, sendo complementada com as experiências adquiridas pelo próprio pesquisador, bem como pelas consultas a materiais bibliográficos. Restou evidenciado que as unidades policiais que intensificaram o uso de fontes humanas como alternativa às novas barreiras impostas pela segurança da informação obtiveram bons resultados práticos nas atividades de buscas de dados.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Vencendo o fenômeno das facções criminosas: como a inteligência policial judiciária do estado do Ceará trabalha para desarticular a organização criminosa denominada Guardiões do Estado (GDE)
    (2020) Alves Filho, Antonio Harley Alencar
    O aumento do crime organizado no Brasil, notadamente as facções criminosas, tem acarretado um aumento vertiginoso de homicídios, tendo em vista a guerra entre estes. No estado do Ceará, a organização criminosa denominada Guardiões do Estado (GDE) tomou grandes proporções, além de contar com uma adesão de criminosos, se instalando um clima de pânico em alguns períodos de ataques contra o Estado. Destarte, ante a existência de mecanismos legais disponíveis para combater o crime organizado, indaga-se: de qual forma a Inteligência Policial Judiciária (IPJ) do estado do Ceará pode atuar para desarticular a organização criminosa GDE? Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a incidência das facções criminosas no Ceará, com ênfase na GDE e apresentar como a IPJ contribuiu para desarticulação dessa organização criminosa. Buscar-se-á, abordar a análise histórica e avanço legislativo no tocante ao combate a organização criminosa. Verificar-se-á, ainda, o conceito de inteligência, bem como a diferença de IPJ e Investigação Policial, além do papel da IPJ na assessoria à investigação policial com foco nas organizações criminosas. Apresentar-se-á o contexto das facções criminosas no Ceará, com ênfase na GDE, desde o seu surgimento, passando pela sua evolução até culminar com seu declínio. Por fim, discorrer-se-á sobre as ferramentas utilizadas pela IPJ que fizeram com que houvesse a prisão das lideranças e mapeamento da facção GDE. A pesquisa é bibliográfica e documental. Quanto à abordagem, é de natureza qualitativa, e quanto aos objetivos, foi explicativa e descritiva. Os resultados deste estudo demonstram que a atuação da inteligência policial judiciária no combate ao crime organizado contribuiu na desarticulação da GDE.
  • Monografia Acesso aberto
    Utilização do RIF - Relatório de Inteligência Financeira em procedimentos investigativos que envolvam organizações criminosas
    (2020) Farias, Klever Martins
    As organizações criminosas vêm crescendo vertiginosamente no Brasil, e também no Ceará nos últimos anos. A facção criminosa Guardiões do Estado – GDE, é a principal facção existente no estado do Ceará, e vem causando temor para toda a população cearense, em razão de sua forma cruel de atuação. Muito embora a polícia judiciária tenha se insurgido contra essa facção, até o presente momento, não foi capaz de extirpar a referida facção. Neste sentido, indaga-se: A utilização de mecanismos de inteligência, tais como o Relatório de Inteligência Financeira – RIF, seria capaz de contribuir para o esforço ao enfrentamento à neutralização das organizações criminosas? Em assim sendo, a presente pesquisa teve como objetivo demonstrar a relevância da utilização do Relatório de Inteligência Financeira - RIF em procedimentos investigativos criminais, haja vista a demonstração de informações financeiras consideradas suspeitas, que trariam maiores chances de desbaratamento de uma organização criminosa. Para tanto, foi realizada pesquisa embasadas em trabalhos publicados sob a forma de livros, artigos e jurisprudências, imprensa escrita e dados oficiais publicados na Internet, que abordaram o tema em análise. Segundo a abordagem, é quantitativa, com a apreciação da realidade no que concerne ao tema no ordenamento jurídico pátrio. Quanto aos objetivos, a pesquisa demonstrou como a utilização do RIF em procedimentos investigativos pode subsidiar as investigações. Neste contexto, a pesquisa apresentou a evolução das organizações criminosas no Brasil, em particular no estado do Ceará, identificou a necessidade da produção de conhecimento na atividade de inteligência para o combate às organizações criminosas, e, por fim, demonstrou a importância do Relatório de Inteligência Financeira – RIF expedido pelo COAF, nas investigações.
  • Monografia Acesso aberto
    Aspectos estruturantes para o desenvolvimento da Atividade de Inteligência no Corpo de Bombeiros Militar
    (2020) Medeiros, Murilo Damian
    O presente estudo monográfico teve por escopo aspectos estruturantes da atividade de inteligência no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar. A partir da conceituação da atividade de inteligência de segurança pública (ISP) e inteligência bombeiro militar, bem como analisando-se trabalhos monográficos de Cursos de Especialização de órgãos da Segurança Pública e o entendimento de autores da bibliografia atinente ao tema, procurou-se verificar como seria possível viabilizar e desenvolver a atividade supracitada. Para a formulação do trabalho, utilizou-se o método de pesquisa dedutivo, com abordagem qualitativa, sendo a pesquisa de nível exploratório, classificada como pesquisa aplicada, com procedimento de coleta de dados bibliográfico e documental, baseada em produções acadêmicas elaboradas por oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, bem como artigos científicos e textos legislativos. Conforme evidenciado pelo volume de dados coletados, concluiu-se que figuram como aspectos estruturantes da atividade de Inteligência Bombeiro Militar a articulação, gerenciamento de capital humano, estabelecimento de um cronograma de ações – preferencialmente em conjunto com um planejamento estratégico, uma doutrina para nortear o ciclo de inteligência e a integração com demais Agências de Inteligência que compõem outros órgãos.
  • Monografia Acesso embargado
    Reconhecimento facial no auxílio à segurança pública na cidade de Florianópolis
    (2020) Alves, Israel Saraiva
    A cidade de Florianópolis possui estruturado centro de videomonitoramento apoiando a Segurança Pública. Implantar um software de biometria facial ao atual sistema, subsidiado com informações a partir de um Banco de Dados, pode auxiliar a Segurança Pública na detecção de foragidos e desaparecidos. A pesquisa teve como objetivo principal demonstrar o auxílio do reconhecimento facial à Segurança Pública em Florianópolis, uma vez que, implantado em outras cidades apresenta eficiência com bons resultados alcançados. Nos objetivos específicos foram abordados os te-mas legais no que diz respeito à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais bem co-mo a compilação de Banco de Dados e critérios para local de monitoramento. Informações atualizadas até junho de 2019 pelo Conselho Nacional de Justiça demonstram que até a citada data havia mais de 300 mil mandados de prisão em aberto no Brasil, e que tais pessoas deambulam pelos centros urbanos no anonimato. A utilização da tecnologia de reconhecimento em tais casos viria a colaborar na detecção e intervenção pontual por parte do Agente de Segurança. O uso deve harmonizar com a Lei Geral de proteção do Dado Pessoal ainda que, no texto, haja previsão legal para o emprego nas questões de segurança. A pesquisa foi realizada utilizando o método quantitativo, pois apresenta números e dados concretos. No tocante a Legislação referente a Dados Pessoais, a SSP/SC promoveu o conhecimento e disseminação da mesma através de palestra e seminário promovendo um ambiente de uso responsável. A implantação definitiva de software com biometria facial deve necessariamente ser testada no local de operação, pois a miscigenação da população é fator determinante nos resultados. O sistema de reconhecimento necessita de um Banco de Dados a ser consultado e que pode ser compilado a partir de informações da carteira nacional de habilitação ou identidade, conforme outras cidades já utilizam. Florianópolis possui os requisitos para operar a biometria em auxilio à Segurança Pública.
  • Monografia Acesso embargado
    A utilização de tecnologias de imagem em inteligência de segurança pública
    (2020) Ciconeli, Roberto Botelho
    Esta monografia trata do uso da tecnologia de imagens em centros de operações integradas (COI) e o uso da inteligência de imagens para melhorar a qualidade de vida da população. O objetivo foi abordar a utilização de tecnologia de imagens em centros de operações integradas e sua contribuição para a queda de índices de criminalidade, de acidentes automobilísticos e perdas de vidas em desastres e emergências naturais. A metodologia envolveu revisão de literatura com pesquisa de autores de livros, trabalhos acadêmicos e artigos das bases de dados da SciELO (Scientific Electronic Library Online). A concretização desses objetivos, ocorrerá por meio da integração de cliente a cliente, quebrando o paradigma da verticalização de setores públicos, da atuação individualizada e fragmentada. Os resultados mostram que deve se tornar eficaz a utilização de tecnologia de imagens em centros de operações integradas e sua contribuição para a queda de índices de criminalidade, o que implicou verificar que existe a viabilidade da aplicação de tecnologias de imagem. Conclui-se que as cidades estão assumindo a criação de centros de operações integradas e o objetivo é a integração de toda tecnologia pública e privada das imagens e dados, para que haja redução da criminalidade, infrações de trânsito, acidentes automobilísticos, redução de perdas em desastres naturais, entre outros.
  • Monografia Acesso aberto
    Espiões e aviões: um voo de reconhecimento sobre a atividade de inteligência a serviço da aviação civil brasileira
    (2020) Araujo, Diego Oliveira Marques de
    Of all modes of transport nowadays, it is about civil aviation, that invariably hovers every possible kind of threats, including the terrorist threat, especially since the brutality of the events of September 11, 2001, when suicide terrorists hijack civil aircrafts before throw them in predetermined ground targets in the United States of America, becoming the largest terrorist attack in history. Since then, with the emergence of new technologies, new conflicts and patterns of violence, and considering the security challenges due to this panorama, facing of increasingly globalized world, with significant implications for air transport, the brazilian civil aviation authority must keep itself vigilant to adequately face the threats that can cause risk to the safety of air transport users and society in general: a mission for which intelligence, particularly applied to civil aviation, has become essential. Therefore, the purpose of this academic research: to investigate the role of the National Civil Aviation Agency (ANAC), as the brazilian civil aviation authority, by using intelligence as a means of preventing risks, threats or events that make vulnerable the safety of air transport users and society in general. Taking this proposal as guidance, we analyzed the historical scenario in which the main occurrences of violation of civil aviation security occurred and the initiatives of the international community to ensure the sacurity of air transport; the legal frameworks of intelligence, brazilian civil aviation, and the principle basis of both will be identified; risks, threats and events that make vulnerable the safety of the air transport users and society in general will be assessed; and, finally, possible improvements for the Brazilian Intelligence System (SISBIN) regarding the intelligence applied to civil aviation will be analyzed, taking into account the participation of National Civil Aviation Agency (ANAC) in this system.
  • Monografia Acesso aberto
    Gestão municipal: a importância da atividade de inteligência na Guarda Municipal de Campo Largo-PR
    (2020) Vieira, Luciano Antonio Lopes
    Na gestão de segurança Municipal, a atividade de inteligência de segurança pública nem sempre é empregada de forma eficiente, apesar de ser utilizada desde os tempos remotos, ainda hoje temos oportunidades para empregá-la. Comum circular pelas cidades e observar fatos que acontecem e não são percebidos pela gestão pública. A guarda municipal da cidade de Campo Largo - PR, quando em ronda pela cidade, deixa de coletar dados de sua atuação e disseminar para as secretárias responsáveis para uma tomada de decisões em busca de ações e prevenções para que os fatos diagnosticados não se agravem ou virem uma ocorrência de segurança pública. Este trabalho tem como objetivo verificar a ausência de informações de um setor de inteligência da guarda municipal já mencionada acima. Informações estas que poderiam e deveriam ser coletadas pela Guarda Municipal, durante a atividade de patrulhamento, com o objetivo de prevenção, não deixando que isso se torne um problema de segurança pública no futuro. Palavras-chave: Gestão de Segurança Municipal, Segurança Pública, Inteligência de Segurança, Guarda Municipal.
  • Monografia Acesso aberto
    Inteligência penitenciária: relevância e contribuições para a segurança pública
    (2019) Oliveira, Roberto Carvalho
    As atividades criminosas, e em especial, o crime organizado, desde a década de 1970 vem se desenvolvendo assustadoramente no seio de nossa sociedade, chegando aos dias atuais como um grande desafio do Estado, na defesa de seus cidadãos e suas instituições. O fato é que as atividades criminosas em geral, alcançaram um patamar alarmante no atual contexto social, com destaque para o narcotráfico, prática que representa um grave problema para a sociedade, em especial para a nossa juventude, empurrando-a para uma realidade doentia e sombria, e que ainda impulsiona outras atividades ilícitas, como o tráfico de armas, assaltos, sequestros, homicídios, entre outros. Nesse cenário, torna-se imperioso explorar a questão do sistema penitenciário do nosso país, uma vez que as agremiações consagradas ao crime também se instalaram significativamente nas mais diversas instituições penais pátrias, valendo-se das limitações e vulnerabilidades deste sistema, que em muitos dos Estados Federativos encontram-se em flagrante ruína, com instalações precárias, déficit de servidores, superlotação e outras mais. Assim, ao vislumbrarmos esta preocupante realidade, e reconhecendo que boa parte dos líderes das mais diversas organizações criminosas encontram-se encarcerados, e mesmo assim, continuam a orquestrar suas atividades ilícitas, enviando comando para comparsas, vemos com extrema importância uma eficiente implementação dos órgãos de inteligência penitenciária em todo o país, para que assim se proceda ao acompanhamento e identificação dessas lideranças, suas ações intra e extramuros, articulações e alianças com outras facções criminosas. É nesse ambiente, que a inteligência penitenciária pode representar um valioso instrumento, produzindo o conhecimento indispensável para os tomadores de decisões na seara da segurança pública. Para chegar a esta conclusão, percorremos um marcante caminho servindo-se principalmente de uma criteriosa revisão de literatura, tais como periódicos, artigos científicos e também em fontes abertas na internet. Assim restou evidente, que a inteligência penitenciária alcançou um satisfatório avanço a nível nacional, e atualmente representa um instrumento fundamental para a defesa da sociedade.
  • Monografia Acesso aberto
    A utilização da inteligência de fontes abertas nas investigações policiais
    (2018) Barretta, Evandro Sponchiado
    O presente trabalho tem por objetivo estudar de que forma a inteligência de fontes abertas pode contribuir em uma investigação policial elaborada pela polícia judiciária. Para isso, recorreu-se à pesquisa em fontes bibliográficas, principalmente livros e artigos técnico-científicos nas áreas dos saberes ligados às ciências do direito, informática, gestão do conhecimento e matérias ligadas aos saberes policiais. Dessa forma, buscou-se elaborar um estudo sobre os aspectos relativos ao sistema brasileiro de inteligência e seu subsistema atrelado à segurança pública, bem como sobre os métodos investigativos vigentes. Também foram apurados os aspectos relacionados às fontes de inteligência usuais e, naquilo que tange à inteligência de fontes abertas, procedeu-se a uma ampla análise com a abordagem de aspectos históricos, técnicos e de seu ciclo de inteligência específico. Além disso, seu emprego foi exposto à atividade investigatória desenvolvida pela polícia civil e analisado o produto dessa interação. Outrossim, foram estudados os procedimentos de gestão do conhecimento aplicados às fontes abertas de inteligência visando a compreensão de como se gera o conhecimento em uma organização.
  • Monografia Acesso embargado
    Contrainteligência e sua abrangência no Brasil
    (2019) Gonçalves, Paulo Teles
    O objetivo do presente trabalho foi apresentar a contribuição e a importância que a atividade de inteligência de segurança pública e a contra inteligência tem mostrado na história do Brasil. Identificando a consonância da evolução histórica da atividade de inteligência e contra inteligência no Brasil, explanar seus fundamentos legais, seus princípios e conceitos Constitucionais da atividade de inteligência no âmbito do setor privado. A estratégia metodológica desta pesquisa foi alicerçada na revisão bibliográfica, coletando e analisando fontes primárias e secundária, documentos e artigos relativos a atividade de inteligência. Dentro da atividade de inteligência temos uma ferramenta primária, que é a pessoa do espião, figura esta que aparece desde tempos muito antigos; mesmo com as evoluções tecnológicas evidenciadas no presente século, é notável que a espionagem executada pela pessoa do espião ainda é a mais eficiente fonte de informação. Outro ramo da atividade de inteligência encontra-se a contrainteligência, este princípio aplica-se para a defesa contra a inteligência adversa, para que se possa inibir, reprimir as ameaças internas e externas. Para diminuir a vulnerabilidade das organizações muitas empresas buscam no mercado especialistas e medidas para neutralizar o roubo de informações, com foco na prevenção de atos ilícitos contra a espionagem empresarial.
  • Monografia Acesso embargado
    O emprego da Técnica de Avaliação de Dados (TAD) na produção do conhecimento de Inteligência
    (2019) Luz, Alessandro Roberto
    O dado é o elemento fundamental na produção do conhecimento e, portanto, deve receber o tratamento adequado pelo profissional de Inteligência. Além do juízo de valor para determinar a pertinência e utilidade do dado em relação ao assunto a ser abordado, a Técnica de Avaliação de Dados (TAD) é empregada para avaliar a credibilidade do dado mediante o julgamento da idoneidade da sua fonte e a veracidade do seu conteúdo. O objetivo deste trabalho é expor os principais aspectos da avaliação de dados e o emprego da TAD na produção do conhecimento de Inteligência no âmbito da Inteligência de Segurança Pública. Utilizando pesquisa bibliográfica foram abordados conceitos como dado, informação e conhecimento, aspectos gerais da metodologia de produção do conhecimento e a aplicabilidade da técnica contextualizando com a Doutrina de Inteligência de Segurança Pública (DNISP). Com o emprego de pesquisa qualitativa foram discutidos possíveis motivos que prejudicam a aplicabilidade da TAD pelos órgãos de Inteligência, dentre eles capacitação deficiente, volume de trabalho e falta de consciência por parte dos profissionais de Inteligência da importância da aplicação da técnica. O resultado é paradoxal, pois embora a TAD seja reconhecidamente importante a ponto de influenciar na qualidade do produto de Inteligência, ela ainda não é plenamente utilizada pelos profissionais da área. Conclui-se que a técnica compõe a análise estruturada e tem papel fundamental na metodologia de produção do conhecimento, mas carece de aprofundamento pela DNISP. Consequentemente, há lacunas na sua aplicabilidade decorrentes da falta de padronização na aplicação da técnica pelos órgãos de Inteligência ou ausência de métodos específicos para avaliar os diferentes tipos de dados e fontes que estão presentes no cotidiano da atividade de inteligência, discussão que poderá servir de base para pesquisas futuras.
  • Monografia Acesso aberto
    Segurança orgânica: emprego do videomonitoramento nas Penitenciárias Federais
    (2019) Siqueira, Stephenson Adolpho Athayde de
    No início da implantação dos setores de videomonitoramento nas Penitenciárias Federais com a aquisição de aparatos tecnológicos de câmeras e sistemas de detecção de movimento, ficou evidente, principalmente para o operador, a necessidade de direcionar, dentro de uma imensidão de câmeras, para onde olhar, e nas pesquisas das observações empíricas registradas nos setores de videomonitoramento, através das movimentações dos seus principais atores, de um lado os presos, e de outro os servidores, que esse fluxo não verbal, vinculados a normativos de procedimentos e protocolos, foi o direcionamento desse foco, partindo do princípio que essa vigilância rigorosa desestimula as condutas, dos indivíduos presos que estão vinculados as concepções ideológicas de organizações criminosas, mantendo sempre esse controle de acordo com a dignidade humana, para o seu retorno da custódia federal, ao seu sistema prisional de origem, para dar continuidade ao tratamento penitenciário estadual com a finalidade precípua da sua recuperação, sendo que, foi abordado primeiramente os aspectos sócio psicológicos individuais e coletivos desses atores em ambientes videomonitorados, nas suas relações com a civilização e com a sociedade, e posteriormente a utilização dos softwares de análise de vídeo inteligente, associados a câmeras digitais de alta resolução, como instrumentos que auxiliam na detecção inconsciente da força que as emoções disponibilizam, sendo que além das penitenciárias, poderão ser incluídas em pesquisas futuras, as rotinas internas videomonitoradas em indústrias ou laboratórios, vinculadas com os aspectos cognitivos, apresentando a necessidade de normativos internos, de forma a se antecipar ao lapso temporal entre a intenção e a execução da ação oculta propriamente dita.
  • Monografia Acesso embargado
    A integração no nível estadual da inteligência de segurança pública no Brasil
    (2019) Goulart, Andre de Souza
    A Atividade de Inteligência tem como característica a efetivação permanente de ações especializadas orientadas para o emprego de competências, que subsidiem as decisões dos sucessivos governos em suas ações em prol da sociedade e do Estado. Tendo esse contexto em vista que o presente trabalho tem objetivo de apresentar os elementos estruturantes da integração da ISP no nível estadual. A justificativa de realização deste trabalho é a dificuldade para realizar a integração entre os órgãos de Inteligência de Segurança Pública estaduais e como apresentar o compartilhamento de recursos, técnicas e informações de segurança pode beneficiar os Estados contra práticas criminosas. O presente trabalho foi realizado com base em um estudo exploratório que realizou um aprofundamento bibliográfico com base em artigos, publicações, teses, dissertações, livros, etc. para poder apresentar a aplicação dos conceitos de forma prática em uma análise referente ao objeto da pesquisa, por meio da junção documental dos dados referentes ao estudo. Com base no conteúdo apresentado, foi possível obter resultados que apresentam a possibilidade da realização da integração entre os órgãos de ISP, observados os obstáculos que podem contribuir para dificultar essa realização como práticas burocráticas da política e estruturação dos órgãos, sistemas e instituições de Inteligência. Portanto é possível concluir que a junção de técnicas, órgãos, instituições e sistemas de ISP, tendem a trazer grandes benefícios contra as maiores adversidades contra o bem nacional e também nos estados.
  • Monografia Acesso aberto
    O planejamento estratégico em uma agência de inteligência
    (2018) Montagna Junior, Adauton
    O Planejamento Estratégico é uma ferramenta essencial para melhorar a gestão e a transparência das organizações públicas e privadas. No entanto, a aplicação de uma metodologia desse tipo em uma Agência de Inteligência tem que levar em consideração suas características e escopo de atuação. Para entender como avançar nesse aspecto, foi realizado uma abordagem conceitual relacionada aos temas. Ao final, procurou-se relacionar a adoção de uma metodologia de Planejamento Estratégico aos mecanismos de controle externo e interno da Atividade de Inteligência. Demonstrou-se ainda que o Planejamento Estratégico deve ser visto como algo essencial não somente para melhorar a gestão e a transparência das Agências de Inteligência, mas também como meio estabelecer uma relação de confiança com os órgãos de controle e fiscalização, tendo como resultado maior compreensão e legitimidade da Atividade de Inteligência perante a sociedade.