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Monografia Acesso aberto Assistência de enfermagem ao RN portador de cardiopatia congênita: uma revisão integrativa(0023-12) OLIVEIRA, Fabiana Thawanne de Jesus Santos; OLIVEIRA, Itamara Cardoso; SILVA, Maria Elza dos SantosA doença cardíaca congênita é como uma anormalidade funcional ou estrutural do coração. Podendo ser classificadas em dois grupos: doença coronariana acianogênica, e na Cardiopatia congênita cianogênico. Os defeitos cardíacos podem ser descobertos durante a vida fetal por meio da realização de exames laboratoriais e ou por meio do pré-natal de qualidade. O tratamento e a diagnose costumam durar toda a vida o que traz inúmeras repercussões em diversos aspectos e na qualidade de vida do paciente. Em vista disso, percebe-se que a equipe de enfermagem é fundamental na fase diagnóstica e o atendimento, pois são os profissionais a prestar os primeiros cuidados necessários ao indivíduo pós-diagnóstico. Realizar uma revisão integrativa das principais evidências sobre assistência de enfermagem ao recém-nascido com cardiopatia congênita, descrevendo a doença em crianças ao nascer e visa também relatar a principais orientações dos enfermeiros sobre os cuidados que os familiares devem ter frente a doença. Trata-se de uma pesquisa do tipo Revisão Sistemática seguindo as etapas: 1) delineamento do tema e/ou elaboração da pergunta; 2) busca nas bases de dados; 3) seleção dos estudos; 4) extração dos dados; 5) escrita e divulgação dos resultados. A pesquisa foi conduzida com base na seguinte questão norteadora: “quais são as principais evidências científicas sobre assistência de enfermagem ao recém-nascido portadores de cardiopatia congenita?” Utilizou o período de Agosto a Outubro de 2023, por meio da PubMed e BVS através das bases indexadas, associando os DECS ao operador boleano “AND”. Os critérios de inclusão utilizados foram: estudos pertencentes ao sistema de acesso aberto, disponíveis com texto completo (na íntegra), e que atendam aos objetivos do estudo. Foram excluídos da amostra os estudos duplicados, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, erratas, cartas, editoriais e comentários do editor, além de artigos originais que não abordavam a temática. A busca resultou em oito artigos que discorriam sobre a importância da assistência de enfermagem na detecção precoce de cardiopatias congênitas em recém-nascidos, assim como os cuidados necessários que deveriam ser prestados aos RN e ao longo da vinda. Além disso, foi possível perceber a importância do enfermeiro como educador de saúde, preparando o cuidador familiar a lidar com a nova dinâmica do contexto familiar. Perante a isso, percebe se que este estudo é importante para que auxilie tanto os profissionais enfermeiros, quanto o meio científico a produzir novos estudos que abordem mais a temática.Artigo Científico Acesso aberto Planejamento pedagógico do professor no contexto das tecnologias digitais: procedimentos, recursos e técnicas para planejar e executar aulas(2021) MATOS, Joelma Oliveira de; DUARTE, Solaine de Oliveira MartinsAs tecnologias digitais em nossa sociedade têm sido bastante utilizadas, permitindo que os indivíduos estejam conectados e obtendo diversos benefícios por meio destas e, a prática pedagógica não está exclusa do mundo digital, tendo em vista que os alunos inseridos nas instituições de ensino estão sempre querendo contato com as novas tecnologias a fim de facilitar a execução das atividades escolares. Por isso, este artigo tem como foco discorrer sobre como os recursos tecnológicos digitais podem auxiliar os professores na melhor forma de planejar e executar aulas, visto que ainda há docentes com pouco domínio das ferramentas digitais e alguns resistentes em aprender manuseá-las e ensinar o uso das mesmas aos seus alunos. A pesquisa está pautada nos aportes teóricos de Moran, Masetto e Behrens (2006) e Júnior (2020) os quais dialogam acerca dos melhores procedimentos metodológicos no uso das novas mídias digitais a fim de favorecer a ação e planejamentos pedagógicos. Para tais questões, este trabalho traz algumas orientações de como os educadores podem utilizar celulares, computadores, smartphones e diversos aparelhos tecnológicos como meios que proporcionam o melhor desempenho no ensino-aprendizagem. O artigo em questão foi discorrido por meio da metodologia qualitativa que se insere no quesito de traçar estratégias de trazer procedimentos, técnicas e recursos primordiais nas atividades docente, permitindo que a relação entre professor e aluno torne-se significativa com o uso das novas tecnologias no ensino.Monografia Acesso aberto Os Desafios Da Inclusão Do Aluno Surdo Na Escola(2021) Santos, Messias SilvaO presente estudo teve como objetivo debater a problemática que envolve a inclusão escolar do surdo através das análise de pesquisas teóricas que possibilitaram a coleta de dados referentes ao tema proposto. Foram examinados os seguintes tópicos: aspectos da inclusão no Brasil. A língua natural das pessoas com surdez: libras; ideia de inclusão escolar do aluno e a inserção da inclusão no Projeto pedagógico das unidades escolares. A metodologia empregada constitui-se da pesquisa bibliográfica bem como a pesquisa de campo com instrumento de pesquisa que buscaram a fundamentação em: Strobel (2008), Perlin e Miranda (2003), Damázio (2007), Sassaki (2004),Mantoan (2006), Vasconcelos e outros. As práticas pedagógicas ainda não atingem um aprendizado significativo para os alunos surdos, eles são excluídos de certa forma do processo de ensino e aprendizagem uma vez que não oportuniza o bilinguismo, sua língua mãe, para que aconteça realmente aprendizagem. Infere-se nesse contexto a necessidade de o profissional da educação estar em formação continuada buscando meios de renovar suas práticas de ensino.Monografia Acesso aberto Benefícios das práticas de atividades físicas em crianças no âmbito escolar(2021) Sátiro, Renan da SilvaRESUMO No âmbito escolar existem várias disciplinas distintas, dentre elas, a Educação Física, definida pela área do conhecimento humano ligada às práticas corporais e atuação do profissional, que indica o conjunto de atividades e exercícios físicos não competitivos. O professor de Educação Física é importante neste contexto, pois ele disponibiliza às crianças o maior número de possibilidades, através dos desafios corporais que envolvem ações cognitivas, afetivas e motoras de maneira conjunta, tendo o corpo como entrada para o avanço de outras habilidades. O movimento na infância precisa ser trabalhado de maneira que desenvolva o indivíduo integralmente, e a criança possa conhecer a si própria, testar seus limites, modificar seus gestos, criar e compreender a função de cada movimento em busca de superar dificuldades. A prática de atividades e exercícios físicos no âmbito escolar traz benefícios ao rendimento acadêmico dos alunos, pois trabalha o físico, mental e social, e pode levar a melhores aproveitamentos nos processos de aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, reunir e discutir os benefícios trazidos pela inserção das práticas de atividades e exercícios físicos nas escolas para crianças em desenvolvimento, além de expor os tipos e fatores relacionados a estes benefícios, com ênfase no rendimento acadêmico. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, que utilizou os seguintes descritores para coletar informações de artigos, livros e dissertações: “benefícios e atividade física”, “educação física escolar”, “aspectos cognitivos” e “desempenho acadêmico”. Dos resultados observados, conclui-se que as atividades e exercícios físicos dentro da Educação Física escolar possibilitam sensações de bem-estar físico e emocional, além disso, parecem interferir no desempenho acadêmico de crianças. Por fim, acredita-se que existem muitos estudos acerca dos benefícios provenientes da prática da atividade física, mas que os profissionais da área necessitam apropriarem-se destes resultados a fim de fortalecer a Educação Física escolar e divulgar as múltiplas facetas desta disciplina.Monografia Acesso aberto Danças culturais quilombolas da cidade de Senhor do Bonfim - BA: uma proposta para sua inserção na Educação Física Escolar(2021) SILVA, Roberta Taíze EvangelistaA pesquisa teve como objetivo analisar as danças culturais Quilombolas da Cidade de Senhor do Bonfim- BA, como conteúdo fundamental para transformação educacional nas escolas, tendo como base as contribuições de Isabel Marques, a partir da obra de Laban “Domínio do movimento” (1978), além de artigos nacionais da área de Educação Física que trazem o tema da dança como referência. A partir desses, identificamos diversas contribuições que a dança pode beneficiar no âmbito escolar, tornando-se instrumento de socialização para construção de cidadãos críticos, comunicativos e conscientes, sendo ela uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e diálogo, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que favorecerá no processo de ensino aprendizagem.Artigo Científico Acesso aberto Complexidade dos transtornos de aprendizado e comportamentais: desafio para a escola, perspectiva para a psicologia(2021) MELO, Jacsãn Ferreira Santana; TENÓRIO, Marileia Serafim BarbosaO presente artigo tem a finalidade primordial em explorar a análise de um estudo de caso que apresenta Tod como principal personagem. A problemática deste assunto concentra se na complexidade dos transtornos de aprendizado e comportamentais essa criança, atingindo também seus irmãos. O referencial teórico evidencia uma abordagem metodológica, em que, traçamos algumas contribuições bibliográficas, com grande foco na teoria de aprendizagem de Jean Piaget que disponibiliza algumas abordagens favorecedoras, apresentando particularidades de modo a, atender a realização da pesquisa, consentindo perscrutar a problemática através da análise das mais variadas posições que favoreçam o aperfeiçoamento das convicções sobre o tema, apontando os desafios da escola e perspectivas da psicologia mediante a pauta. Desta forma, é relevante compreender os aspectos que favorecem na construção da aprendizagem e desenvolvimento do aluno, sendo primordial que os professores desenvolvam em suas estratégias de ensino atividades de forma lúdica, que explore os fatores construtivistas, entretenimento, inclusão e convivência de modo a agregar desenvolvimento neste processo de ensino.Monografia Acesso aberto A educação inclusiva na educação física escolar e o papel do professor(2021) da Silva, Ingrid Yane AndradeA Educação Física é uma modalidade de ensino muito importante para o desenvolvimento humano, principalmente quando alcança a igualdade e a inclusão. Todas as questões voltadas à Educação Física Escolar e a Educação inclusiva são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que a mesma viabiliza a interação e a participação, além de estreitar os laços afetivos. Os profissionais atuantes da Educação Física na Educação Inclusiva precisam ser profissionais capazes de intervir quando o preconceito apontar no ambiente escolar, também é imprescindível adaptar e adequar os conteúdos pedagógicos que fazem parte do currículo escolar para melhor atender a todos. E assim, fazer com que o ensino da Educação Física escolar inclusiva seja relevante e auxilie no processo de ensino e aprendizagem dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Através da inclusão é possível assegurar o direito de igualdade e de oportunidades, permitir que além de crianças, todo portador de deficiência possa se relacionar e interagir com outras crianças e outras pessoas que não apresentam necessidades especiais e vivenciar trocas que auxiliem em seu crescimento pessoal e intelectual. Nesse contexto, o professor tem o papel de mediar, e tem o objetivo de apontar para o aluno o caminho do aprendizado e da inclusão. Mesmo com o passar dos anos é possível perceber que os passos dados em direção a inclusão nas escolas brasileiras ainda não são suficientes para atender a essa população e, nesse sentido vale, ressaltar que algumas instituições foram criadas na tentativa de atender pessoas com necessidades educacionais especiais, porém as políticas públicas existentes não atendem adequadamente. Para tanto é importante que o professor conheça a realidade de seus alunos para a educação inclusiva fazer sentido no ambiente educacional.Monografia Acesso aberto A Inclusão dos alunos com o Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física.(2021) Lopes, Rosane FerreiraCom um número cada vez mais crescente de crianças com algum tipo de deficiência nas escolas, aumentou o impacto nos resultados da mobilização da sociedade brasileira, que procura a cada dia os seus direitos. Diante desta realidade, pretendeu-se com esta monografia analisar e compreender as possibilidades de a inclusão escolar contribuir de forma eficaz para o processo de ensino e aprendizagem do aluno autista, e conceituar e analisar o significado dela no que se refere à postura pedagógica do professor de forma que garanta uma aprendizagem significativa. Para obtenção dos resultados foram analisados dados através da pesquisa bibliográfica que buscou fundamentação em aportes teóricos como LDB (1996), Constituição Federal (1988), Declaração de Salamanca (1994), Mazzotta (1993), PCNs (1998), Melo (2007), Demo(1999), Vygotsky(1996), Valle(2007), e outros. Os resultados estão de acordo com outros estudos realizados. Conclui-se que os desafios da inclusão dos alunos autistas na sala de aula são evidentes, como a falta de material de apoio adequado, falta de capacitação dos professores, entre outros, por isso é de fundamental importância que os professores tenham uma formação continuada específica para o ensino de qualidade.Artigo Científico Acesso aberto Tecnologias assistivas: recursos e métodos adequados para a educação inclusiva(2021) SILVA, Wagner Santos; SILVA, Marcela Carine MonteiroOs diversos recursos tecnológicos inseridos na sociedade têm como principal função facilitar as práticas sociais, sejam elas educacionais, de trabalho, comunicação, informação ou conhecimento. As tecnologias tem o poder de melhorar a produção em diversos ambientes que o indivíduo está inserido, no âmbito escolar não é diferente, tendo em vista que o uso de métodos e recursos necessários para a educação vem se tornando cada vez mais necessário, principalmente no que se refere ao exercício de uma educação inclusiva. Para isso, existem as tecnologias assistivas, as quais facilitam a inclusão de pessoas com deficiência ou necessidades especiais no contexto escolar. Haja vista estes aspectos, este artigo tem como objetivo discutir como e porque as tecnologias assistivas precisam ser inclusas nos ambientes de ensino, além de detalhar sobre o que elas são. Esta pesquisa segue as concepções de Bersch (2006) e (2007) sobre as Tecnologias Assistivas (TA) e como estas devem ser inseridas na escola com o intuito de haver a inclusão educacional, além disso, o trabalho traz algumas afirmações de Sassaki (1997) acerca da importância de exercer a prática de ensino de maneira que inclua todos os que obtêm deficiência no ambiente de aprendizagem. Utilizamos neste artigo a pesquisa bibliográfica qualitativa investigativa diante de outros artigos e livros publicados diante da temática, e assim fundamentar os argumentos de como diversos recursos tecnológicos são adaptados ou construídos com finalidade de incluir aqueles que por causa de uma limitação pode ser excluído do ensino e aprendizagem.Monografia Acesso aberto Os impactos da prática de atividade física nas funções motoras dos alunos idosos da educação para jovens e adultos.(2021) Souza de Santana, JosellanO corrente trabalho tem a intenção de discutir os benefícios que a prática da Atividade Física proporciona para a saúde, autonomia, bem estar e qualidade de vida dos alunos idosos da Educação para Jovens e Adultos. Nesse sentido, foram elencados alguns benefícios extraídos da literatura científica, que podem ser adquiridos pelos estudantes da terceira idade, diante da adoção de uma vida próativa e menos sedentária. O objetivo geral é pautado em identificar os principais impactos positivos que a prática de atividade física pode promover nas funções motoras dos alunos idosos da EJA. A ferramenta metodológica utilizada deu-se por meio de pesquisa bibliográfica, a qual possibilitou a análise de estudos científicos os quais evidenciaram que os indivíduos que praticam atividade física apresentam menos limitações físicas nas fases mais avançadas da vida, ou seja, na velhice. Assim, a prática de atividade física apresenta efeitos potenciais para diminuir a ocorrência de doenças crônicas e degenerativas e atua na redução do comprometimento emocional comuns aos idosos como em quadros de isolamento social e depressão. Além disso, sabe-se que as habilidades motoras costumam limitar e comprometer a saúde de idosos, especialmente daqueles sedentários cuja baixa mobilidade acarreta na falta de autonomia, na redução da qualidade de vida e bem estar e, posteriormente, proporciona o encurtamento da vida. Desta forma, a prática de atividade física também se mostra favorável para melhorar este quadro. Por tudo isso, compreende-se que a Atividade Física merece ter o mesmo espaço dado às demais disciplinas na grade curricular da EJA, com professores capacitados e formados na área que possam orientar e instruir os estudantes idosos ou não nos cuidados com o corpo e, principalmente, com a saúde.Monografia Acesso aberto Inclusão de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) nas aulas de educação física escolar: Uma revisão sob a perspectiva biopsicossocial(2021) Martins, Ana Paula SouzaCertamente as crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresentam dificuldades motoras, em especial, na coordenação motora fina e global, que acaba interferindo na realização de tarefas cotidianas como, por exemplo, levantar um zíper ou amarrar o cadarço do sapato, fatos que levam à criança a depender do auxilio dos pais ou responsáveis a todo o momento, e por conta disso, sentir-se incapacitada para realizar atividades de caráter coletivo. Além disso, a principal demanda surge a partir da alta dificuldade de se relacionar socialmente, o que leva a desenvolver casos de ansiedade e depressão. Isto se torna a causa do isolamento social, lembrando que crianças com TDC, por apresentarem dificuldades motoras acabam sendo intimidadas por colegas em âmbito escolar, o que leva ao bullying e suas consequências. Desta forma, este estudo busca analisar a inclusão destas crianças nas aulas de educação física por meio de atividades lúdicas, para assim, ajudá-las a refletir acerca do bullying através da cultura corporal do movimento, sendo possível também pensar essa discussão em ambiente familiar, enfatizando a importância do respeito ao outro e a si mesmo. Para realizar tal fato, foi necessário realizar um levantamento bibliográfico de materiais científicos, capítulos de livros e artigos, trabalhos acadêmicos e teses de mestrado e doutorado na área da pesquisa. Concluindo, este estudo científico priorizou a reflexão sobre os aspectos da inclusão de crianças com déficit motor como o transtorno do desenvolvimento da coordenação nas aulas de educação física, buscando estratégias de inclusão através de estudos já publicados, e perceber como a educação física escolar pode contribuir para a formação desse aluno como um todo, dentro de uma perspectiva biopsicossocial, em um aspecto de ensino crítico e reflexivo.Monografia Acesso aberto O LÚDICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão da categorização jogos, brinquedos e brincadeiras com ênfase na cultura nordestina(2021) Passos, Naliene Ribeiro de FreitasA Educação Física escolar, articula o conhecimento para ressignificar as práticas corporais e a formação humana. O lúdico no ambiente educacional está relacionado a qualidade daquilo que é estimulado através da fantasia, diversão ou da brincadeira. Pode ser representada pelo jogo, uma atividade livre de caratér lúdico, que contém regras convencionais competitivas ou não. É fundamental que se integre temas pertencentes a BNCC que na Educação Física aborda a expressão dos alunos a partir das práticas corporais, assim possibilitando experiências sociais, estéticas, emotivas e lúdicas, sendo essenciais na educação básica. O objetivo desse estudo é discutir o desenvolvimento de jogos, brinquedos e brincadeiras nordestinas nas aulas de Educação Física Escolar. Esta é uma pesquisa bibliográfica sob os descritores: “Educação Física escolar”, “exploração do lúdico”, “jogos, brinquedos e brincadeiras” e “pluralidade cultural”, com arco temporal de 1996 e 2021. Observou-se que o lúdico pode ser uma ferramenta que desperta interesse na criança, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade, o desenvolvimento motor e cognitivo. Além disso, o professor de Educação Física pode trabalhar o tema sob a perspectiva regional, o que agrega a pluralidade cultural à área, tema transversal, que desperta o respeito, o pertencimento e a identidade locais.Monografia Acesso aberto Contribuiçoes do ensino da educação física na educação de jovens e adultos (EJA) para o processo de aprendizagem(2021) Silva, Eliane MariaA Educação para Jovens e Adultos (EJA) foi instituída no Brasil com a finalidade de oferecer a oportunidade para que pessoas, que não conseguiram estudar regularmente no período e idade comuns, pudessem ter acesso à Educação formal. A Educação Física é um componente curricular e uma modalidade de ensino muito importante para o desenvolvimento humano e que não é oferecido obrigatoriamente na EJA. Este trabalho apresenta como objetivo discutir de que maneira a educação física escolar pode contribuir no processo de aprendizagem dos alunos da EJA e de que maneira proporciona a cultura corporal do movimento levando a promoção da saúde e bem estar. Para tal, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, descritiva e com abordagem qualitativa. Destacam-se como pontos importantes: a Educação de Jovens e Adultos e Educação Física escolar, e observou-se que os profissionais atuantes da Educação Física na EJA precisam ser profissionais capazes de acolher seus alunos e ofertar uma aula atrativa para que estes alunos permaneçam interessados nas aulas mesmo depois de um dia cansativo de trabalho. Também é importante que o professor possa adaptar os conteúdos pedagógicos que fazem parte do currículo escolar para melhor atender a todos e respeitar o tempo de aprendizagem de cada aluno. Desta forma, ele fará com que o ensino da Educação Física escolar na Educação de Jovens e Adultos seja relevante e auxilie no processo de ensino e aprendizagem dos alunos que anseiam por terminar seus estudos e poder ter uma realidade de vida melhor.Monografia Acesso aberto Implicações da Educação Física escolar para o desenvolvimento cognitivo(2021) Santos, Rayara Thaise SoaresA atividade física é bastante conhecida pelos seus efeitos benéficos em relação à saúde, no entanto, é pouco discutido acerca dos seus benefícios sobre o aspecto cognitivo de crianças. Ao que tudo indica a atividade física pode influenciar a cognição propiciando a melhora do desempenho de várias capacidades cognitivas. Dessa forma, no presente trabalho tem-se como objetivo discutir de que forma a atividade física modifica características relacionadas à aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental.Os materiais de apoio para a presente pesquisa têm como base artigos científicos nacionais e internacionais indexados em bases de dados. Duas principais bases de dados consideradas para a pesquisa, a saber: Scielo e Google acadêmico. Para selecionar os artigos que foram utilizados na pesquisa, foram aplicadas as seguintes combinações de palavras-chave: memória, aprendizagem, atividade física, aspecto cognitivo. Por fim, ao que parece, de fato a atividade física é um instrumento que pode influenciar de maneira positiva no aspecto cognitivo e aprendizagem de escolares, podendo ser observado por meio do desempenho escolar. E torna-se necessário o prosseguimento de mais medidas de avaliar o desempenho cognitivo, com o intuito de transformar o conhecimento acerca do tema mais conceituado e atuante.Artigo Científico Acesso aberto Inclusão de Libras na Educação Básica: aspectos e desafios(2021-07) SANTOS, Romário Conceição Freitas; ALMEIDA, Gilvanea Pinto de Oliveira; NASCIMENTO, Cícero MarianoA inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino, desde a educação básica, tem sido um grande desafio para pais que possuem filhos com surdez, visto que há poucas escolas bilíngues, isto é, colégios que disponibilizam da língua portuguesa e da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Desse modo, este trabalho tem por finalidade incentivar professores, pais ou responsáveis que almejam por uma educação inclusiva, estarem engajados em buscar por exigência das políticas públicas nas quais garantem o direito dos surdos estarem incluídos no ensino regular, o qual deve ser adaptado a esse aluno e, não de modo contrário. Nossa pesquisa está pautada nos aportes teóricos de Facion (2012) sobre as concepções de incluir, excluir e integrar, como também nas teorias de Quadros e Schmiedt (2006) sobre modos de educação bilíngue direcionada aos alunos surdos, e de Lacerda, santos e Caetano (2014), as quais falam acerca dos meios de introduzir a LIBRAS na educação de pessoas surdas dentro do âmbito educacional regular. A fim de que isso ocorra, será discorrido neste trabalho que mesmo diante de desafios, é possível realizar uma parceria entre a escola e as famílias de estudantes com surdez, tendo por finalidade buscar pelo direito da aprendizagem de todos, promovendo assim a equidade e a cidadania dos sujeitos que precisam ser socializados e humanizados nas instituições de ensino, já que o aluno surdo necessita ser ensinado em sua própria língua, e dessa forma, conseguir interagir principalmente com a comunidade surda e com as pessoas do seu convívio familiar. Este artigo foi discorrido por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa, que se insere no quesito de apontar algumas literaturas destinadas a demonstrar como proporcionar melhorias na inserção de indivíduos não ouvintes nos ambientes educacionais regulares, pois em grande maioria, ocorre de modo integrado e não inclusivo, e com isso, buscar-se por uma sociedade mais justa.Artigo Científico Acesso aberto Inclusão de pessoas com autismo na escola: enfrentamentos e estratégias(2021-07) SILVA, Renata Pereira da; SILVA, Silvania Pereira; BARRA, Eli ConceiçãoA presente pesquisa busca analisar a inclusão de pessoas com autismo na escola, a partir dos enfrentamentos e estratégias possíveis para essa ação. Assim, intentou-se através da pesquisa qualitativa e analise de textos teóricos que se pautem no objetivo desse texto para melhor compreensão, considerar três pontos: o papel do professor no processo de inclusão de alunos com autismo; a educação inclusiva e as políticas públicas e as estratégias de inclusão que foram possíveis perceber ao longo da pesquisa. Para figurar esse estudo, buscou-se as considerações de PASIAN, MENDES E CIA (2016), que reflete sobre a formação do professor na educação especial e de que modo este colabora com o processo inclusivo. BATTISTI E HECK (2015) que tensiona o lugar da inclusão de pessoas com deficiência na escola e a necessidade da colaboração familiar, medica e externa ao próprio professor. FINK (2018), que reflete sobre sua experiencia no campo da educação inclusiva de pessoas com autismo, falando sobre sua experiencia com alunos autistas. Além desses teóricos básicos, também se faz presente nesse estudo a compreensão da Lei de Diretriz e Base (LDB), LEI Nº 9394/96, que explica quais as obrigatoriedades da educação especial e inclusiva no Brasil.Artigo Científico Acesso aberto Inclusão escolar em meio à exclusão digital(2021-07) PINTO, Jamile Timoteo da Silva; SOUZA, Greiciane Simões; MONTE, Vitória Silva doEste trabalho tem como objetivo trazer conhecimentos sobre inclusão escolar nesse período de educação remota em que estamos vivendo e a exclusão digital que acomete grande parte da população, direciona-se a diversos caminhos que foram essenciais para a elaboração desse material. Para isso foram utilizados da concepção de inclusão escolar com o aporte da lei previsto na Constituição Federal de 1988; Camacho (2003) fala da importância de estabelecer um tipo de escola capaz de adaptar-se, acolher e cultivar as diferenças; Baptista (2006) fala em propor a inclusão escolar no sentido de promover a educação dos alunos em geral; Moran (2000) afirma que ainda é a escola a organizadora e certificadora principal do processo de ensino-aprendizagem; Silva (2018) ressalta as dificuldades enfrentadas pela sociedade por não possuir condições de acesso a equipamentos e conectividade; Lévy (1999) e o ciberespaço como mediador essencial da inteligência coletiva da humanidade. O presente artigo tem como principal objetivo mostrar as dificuldades enfrentadas por alunos e professores frente a inclusão escolar e exclusão digital, bem como o papel das redes de ensino mediante a esse processo. Alguns fatos apontam que são diversos os desafios enfrentados pela escola e por todos os que fazem parte dessa construção de conhecimento, em incluir a tecnologia no âmbito educacional. Dessa forma, entendemos que infelizmente nem todos possuem estrutura necessária para fazer parte desse meio virtual, principalmente os alunos deficientes e mostra que nunca foi tão imprescindível essa aliança educação/tecnologia, pois é percebido que é uma realidade, tendo em vista a constante evolução em ambos os âmbitos.Artigo Científico Acesso aberto Perspectivas da Educação Inclusiva Para os Surdos(2021-07) SOUZA, Ivonezia Santos; SILVA, Marcela Carine Monteiro; SILVA, Gerson PereiraO presente artigo, tem por objetivo abordar os temas dos direitos humanos e cidadania, bem como a Inclusão educacional em Libras para os surdos, visto que essa língua é parte de comunicações que são entendidas em uma perspectiva integral e multidimensional, ficando evidente que o respeito aos direitos humanos tem distintas vertentes e desafios. Há profunda desigualdade social, acesso limitado e oportunidade de educação, saúde pública percorrida questão a Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais de modo precário. Preferencialmente, no ensino regular é uma das principais metas da Lei de Diretriz e Bases da Educação, sendo assim, o aluno surdo poderá ser incluído no ensino regular. Com o proposto de compreender como é feita a inclusão do aluno surdo, quando seu contexto linguístico é trazido para o espaço escolar, este trabalho aborda uma questão pertinente à organização do espaço escolar no início da escolaridade do aluno surdo: a ação educacional. Essa abordagem se deu através de fundamentação teórica seguindo as teorias de Quadros (2004), Penha, Silva e Carvalho (2014) os quais trazem concepções de como a Libras é importante a fim de incluir pessoas surdas na sociedade e na escola.Artigo Científico Acesso fechado Educação inclusiva e os seus desafios para a inclusão do aluno surdo.(2021-07-13) MATOS, Bianca Pereira; SILVA, Carlos Eduardo AlvesEste artigo tem como finalidade abordar o despreparo das instituições de ensino junto com os professores no que tange a educação de alunos surdos. Pois, é perceptível que durante a pandemia foram elencados problemas da falta de conhecimento da língua de sinais pelos docentes e a falta de um profissional capacitado para o acompanhamento desses discentes, tendo em vista que o planejamento escolar não está totalmente preparado para lidar com esse público. Pois, o que seria capaz de criar a inclusão causa a exclusão. Deste modo, faz-se necessário um novo planejamento escolar voltando a inclusão dos alunos com deficiência, porque estão respaldados em lei Federal, é sabido que eles têm os mesmos direitos a educação de qualidade.Artigo Científico Acesso fechado Dificuldades da comunidade LGBTQIA+ na educação básica: uma análise psicossocial(2021-07-15) Santos, Gabriel Lucas da Silva; Neto, Esperidião Lopes de Freitas; Calejon, Leonardo da SilvaO presente artigo científico, tem como eixo temático discutir as práticas lgbtfóbicas que ocorrem no cenário educacional formal, especificamente em seu nível básico. Tal proposta dialógica se dá mediante os relatos de preconceito e discriminação do público LGBTQIA+ nos espaços pedagógicos do Brasil, isso em decorrência de sua orientação sexual ou identidade de gênero, justificando a necessidade de uma produção científica sobre esse aspecto. Diante dessa conjuntura, o presente trabalho tem como objetivo geral, propor ações que possam reduzir essa problemática social, entorno disso, os objetivos específicos englobam possibilitar a compreensão da diversidade, se ter entendimento dos danos físicos e mentais que a lgbtfobia causa, além de favorecer a promoção do respeito e inclusão da comunidade LGBTQIA+. Para concretizar essa proposta, a metodologia optada foi de cunho qualitativo, sob procedimento bibliográfico.