Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 133
Resultados por página
Opções de Ordenação
Relatório de Estágio Acesso fechado Análise sobre movimentação e controle de estoques da empresa Genésio A. Mendes - GAM(2017) Corrêa, Renan CardosoO relatório de estágio supervisionado aqui exposto relata, por meio da análise logística e de estoques, bem como a movimentação desses, a grande importância de uma gestão de estoques eficaz, dentro das organizações, tendo como objeto de estudo a empresa Genésio A. Mendes - GAM. Foi efetuada pesquisa bibliográfica para a realização do embasamento teórico, em relação aos temas abordados. Quanto à parte prática, buscou-se descrever a rotina da organização em estudo, nas áreas de logística e controle de estoques. Efetuando uma análise um pouco mais detalhada, possibilitou-se a junção da teoria com a prática, agregando valor ao presente relatório de estágio supervisionado. Desta forma, após este estudo, obteve-se como resultado os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças que afetam a organização. A partir daí, trabalhou-se na sugestão de melhorias, maximizando os pontos fortes, melhorando os pontos fracos, aproveitando as oportunidades e reduzindo ou eliminando as ameaças.Relatório de Estágio Acesso fechado Análise de marketing na empresa AM Purificadores de Água Ltda-Me(2017) Constantino, Júlia MottaEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar quais são as melhorias de Marketing que podem ser implantadas na empresa “AM Purificadores de Água Ltda. - ME”. Para alcançar esse objetivo ao longo do projeto, foram feitas pesquisas com os clientes de suma importância para a constatação do projeto, como análise do desempenho operacional da empresa “AM Purificadores de Água Ltda. - ME”, outros pontos, como ameaças/oportunidades, pontos fortes e pontos fracos que proporcionaram uma visão ampla do projeto, podendo definir vários aspectos que facilitarão as tomadas de decisões. A descrição atual da empresa impõe as características nas quais ela se encontra, e nas quais se busca melhorias. Os critérios utilizados, ao longo do trabalho, no que se diz respeito às necessidades da empresa em sua melhoria de Marketing, foram, inteiramente, práticos, pois a acadêmica observou, cuidadosamente, todas as ideias e interesses do sócio proprietário e demais funcionários.Relatório de Estágio Acesso fechado Diagnóstico organizacional: um estudo de caso na empresa laboratório Santa Catarina(2017) Silva, Morgana Corrêa daA presente pesquisa teve como objetivo a realização do diagnóstico organizacional na empresa Laboratório Bioclínico Santa Catarina, a fim de descrever os processos de gestão, com foco nas áreas comercial, gestão de pessoas e serviços, dando ênfase no atendimento visando propor melhorias para as variáveis preocupantes. Aplicaram-se duas pesquisas, uma pesquisa de clima com os colaboradores, no qual possibilitou a identificação da necessidade de qualificação e desenvolvimento profissional, e uma pesquisa de satisfação dos clientes, onde mostrou suas reais percepções em relação às práticas exercidas pela empresa, dando suporte de forma significativa para a análise dos processos de gestão, principalmente os que estão mais relacionados com os clientes. Foram levantadas referências bibliográficas de acordo com a descrição da análise organizacional, com o intuito de fornecer fundamento para os dados analisados, identificados como pontos fortes e pontos fracos, e na sequencia desenvolveram-se sugestões de melhorias para os pontos fracos, como forma de fomentar ainda mais a capacidade competitiva da empresa no mercado.Relatório de Estágio Acesso fechado Gestão empresarial: análise da gestão empresarial da empresa chocolate da Zeza(2017) Zandavalli, Ana Carolina de SouzaO presente trabalho de estágio obrigatório explora a importância e o papel fundamental da gestão empresarial nas organizações como fonte de potencial e vantagem competitiva, dando maior enfoque a conceitos relacionados à área de logística, marketing e gestão financeira, e tem como objetivo geral analisar os processos de gestão da empresa Chocolate da Zeza. Para o embasamento teórico foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca dos procedimentos envolvidos na área de gestão empresarial para todo o contexto que engloba a parte da logística, marketing e gestão financeira em geral. Em relação ao enfoque prático, o trabalho apresenta a descrição realizada da organização nos aspectos da gestão empresarial em suas respectivas áreas, compreendendo o cotidiano das atividades realizadas no Chocolate da Zeza, empresa inserida no ramo alimentício, com a confecção de doces e salgados. Buscou-se com este trabalho conciliar as informações obtidas na teoria à prática observada na organização em análise, o que permitiu evidenciar pontos fortes e fracos, assim como ameaças e oportunidades, apresentando aos pontos identificados, sugestões de ações que possibilitem o aprimoramento de suas atividades e administração.Relatório de Estágio Acesso fechado Diagnóstico de recursos humanos: um estudo de caso da empresa Perfisud Ltda(2017) Kratz, Manuella CarlosEste estudo apresenta o diagnóstico organizacional, um exame da real situação da empresa Perfisud, com ênfase na área de Gestão de Pessoas sob a visão de seus Gestores e Colaboradores. A gestão de pessoas é um fator extremamente relevante para a organização, pois tem o colaborador como base principal ao seu desenvolvimento, crescimento e fortalecimento. Com a pesquisa de clima foi possível conhecer melhor os colaboradores, seus métodos de trabalho, sua saúde, seus anseios, suas divergências em relação à gestão da empresa. Por meio dos resultados obtidos a partir de interpretações feitas com base no diagnóstico, foram apresentados os procedimentos utilizados como metodologia de trabalho para correção dos pontos fracos e, dessa forma auxiliar a empresa no alcance de suas metas e objetivos. A partir do diagnóstico organizacional realizado na área de Gestão de Pessoas, foi possível apresentar ações de melhorias. Diante dos resultados desse estudo, a empresa teve a oportunidade de conhecer os pontos fracos e aplicar as sugestões indicadas.Relatório de Estágio Acesso fechado Análise do ambiente produtivo e propostas de melhoria na BB construções de barcos(2017) Scotá, Yan JungblutO presente trabalho de estágio obrigatório explora a importância e o papel fundamental da administração da produção como um fator diferencial para uma organização, dando maior enfoque a conceitos relacionados a organização de ferramentas, providências de matérias primas, e tem como objetivo geral analisar os processos produtivos da empresa. Para o embasamento teórico foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca dos procedimentos envolvidos na área de produção para todo o contexto que engloba a parte desde organização de materiais ao planejamento e controle de produção. Quanto ao enfoque prático, o trabalho apresenta a descrição da realidade da organização nos aspectos de seu setor produtivo, compreendendo o cotidiano das atividades realizadas na BB construções de barcos, empresa inserida no ramo de manufatura e comércio de embarcações do tipo catamarã. Buscou -se com este trabalho conciliar as informações obtidas na teoria á pratica observada na organização em análise, o que permitiu evidenciar pontos fortes e fracos, assim como as ameaças e oportunidades, apresentando aos pontos identificados, sugestões de ações que possibilitem o aprimoramento de suas atividades e administração.Relatório de Estágio Acesso fechado A importância do marketing no posicionamento da empresa Cerâmica São Jorge(2017) Santos, Patrick HeleodoroRESUMO O presente trabalho monográfico trata de um diagnóstico organizacional da empresa Cerâmica São Jorge, situada na cidade de Sangão/SC, tendo como objetivo principal propor ações de marketing para a empresa, visando posicionar melhor a sua marca e os produtos no mercado. Para tanto, utilizou-se o método dedutivo. Com relação à abordagem, trata-se de uma pesquisa quantitativa, tendo em vista que a coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário com os clientes da empresa, com o objetivo de identificar a percepção dos clientes e o nível de satisfação com relação aos serviços e produtos oferecidos pela Cerâmica São Jorge; quanto ao procedimento de coleta de dados, utilizaram-se a pesquisa bibliográfica e documental. Por meio dos resultados obtidos, a partir das interpretações feitas com base na aplicação do questionário, foi constatado que os clientes em sua maioria se encontram satisfeitos com os aspectos analisados. Foi verificado que os atributos “qualidade dos produtos” “resistência dos produtos” e “prazo de entrega dos produtos” destacaram-se como sendo as variáveis de maior importância. Nesse sentido, através do questionário, foram detectados os pontos fortes e os pontos fracos da empresa e propostas sugestões de melhorias, com o propósito de a empresa alcançar melhores índices, em relação à satisfação dos consumidores.Plano de Negócio Acesso fechado Projeto de viabilidade econômico-financeira para ampliação de um mercado em Tubarão, Santa Catarina(2017) Modolon, Everton FernandesA escolha da elaboração desse projeto deu-se pelo desejo do acadêmico melhorar e expandir a empresa familiar, na qual é sócio e administra juntamente com seu pai. Por análise própria vê as dificuldades da empresa e busca soluções para melhorar constantemente. A expansão se deu por escolha, pois é necessário um grande investimento de capital para que a empresa possa aumentar a variedade de produtos aos seus clientes e oferecer um espaço maior, com mais conforto, porque muitas vezes os clientes deixam de comprar por saberem que a empresa não tem um açougue próprio ou só vende carne embalada a vácuo, ou por saberem que não possui uma variedade de artigos de padaria e confeitaria. O empreendimento dispõe de terrenos para construção e espaço para desenvolvimento para novas ideias, além de que a comunidade onde a empresa se localiza vem expandindo em números de empresas e novos moradores.Relatório de Estágio Acesso fechado Projeto de viabilidade econômico-financeira para implantação de uma indústria pesqueira na cidade de Laguna-SC(2017) Medeiros, Barbara Custodio; Martins, Thays da SilvaO presente projeto estuda a viabilidade econômico-financeira para a implantação da empresa MMARTINS, na cidade de Laguna - SC, a fim de obter e gerar informações para que os riscos sejam amenizados e a empresa possa ser aberta com a segurança de um bom planejamento. Para que um negócio se torne um empreendimento de sucesso os gestores devem apresentar organização e planejamento, esses fatores são imprescindíveis para o desenvolvimento de estratégias de mercado bem definidas que possam garantir o futuro da organização. Sendo assim faz-se necessário um estudo detalhado, ou seja, a elaboração de um plano de negócios para a abertura da nova empresa, pois é através deste que se torna facilitador para os novos empreendedores analisar se a implantação do novo empreendimento é viável ou não.Relatório de Estágio Acesso fechado Projeto de viabilidade econômico-financeira para a implantação da ecotreco, na cidade de Tubarão, Santa Catarina(2017) Faria, HiagoProjeto de viabilidade econômico-financeiro apresentado ao Curso de Graduação em Administração na Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Administração.Relatório de Estágio Acesso fechado Proposta de ações de marketing para a Imobiliária Stylo LTDA(2017) Hubbe, André SachettiEste estudo apresenta o diagnóstico organizacional, um exame da real situação da empresa Imobiliária Stylo, com ênfase na área de Gestão de Marketing. O marketing é extremamente relevante para a organização, pois é um conjunto de processos que envolve a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. Com a pesquisa de mercado foi possível obter um feedback dos clientes com relação a alguns tópicos da Imobiliária Stylo. Por meio dos resultados obtidos a partir de interpretações feitas com base no diagnóstico, foram apresentados os procedimentos utilizados como metodologia de trabalho para correção dos pontos fracos e, dessa forma, auxiliar a empresa no alcance de suas metas e objetivos. A partir do diagnóstico organizacional realizado na área de Gestão de Marketing foi possível apresentar ações de melhorias e fortalecimento. Diante dos resultados desse estudo, a empresa teve a oportunidade de conhecer os pontos fracos e aplicar as sugestões indicadas.Relatório de Estágio Acesso fechado Projeto de viabilidade econômico financeira para a implantação de uma loja de roupas e artigos femininos, no município de Laguna, Santa Catarina(2017) Faust, Dyéssica NunesSUMÁRIO EXECUTIVO O principal objetivo deste projeto é o de verificar a viabilidade econômico financeira para a implantação de uma loja de roupas e acessórios femininos na cidade de Laguna, Santa Catarina. A primeira etapa envolve a análise de dados socioeconômicos do município de Laguna onde a empresa seria implantada A segunda etapa envolve o processo de caracterização da empresa, neste momento é definido o nome fantasia da loja como Atual Moda Feminina, juntamente com a razão social “Dyéssica Vestuários e Artigos Femininos Ltda”. Posteriormente foi analisado e definido que a futura empresa adotará a Forma Jurídica Limitada e será tributada pelo Simples Nacional, também foram definidos nesta etapa a missão, visão e valores assim como a estrutura da empresa junto ao organograma, objetivos e estratégias da mesma. A próxima etapa apresenta um estudo de mercado, onde foi realizada uma pesquisa com informações do mercado varejista e análise de oportunidade, ameaças, análise da concorrência e fornecedores. Houve também um estudo através de entrevista com os cliente em potencial, onde foram abordados alguns aspectos importantes como as principais preferencias na hora da compra de roupas e acessórios femininos, a partir do estudo foi definido que a Loja Atual Moda Feminina terá seu foco no público feminino de média renda entre 18 e 35 anos de idade e será localizada no centro da cidade, buscando atender o público local e turistas, a futura loja terá como diferencial produtos com preços acessíveis e de qualidade, terá também atendimento diferenciado, tanto físico, quanto on line, onde será possível o agendamento de visitas e vendas a domicílio, trazendo praticidade as clientes. A pesquisa de mercado também apontou as pessoas procuram seus produtos fora da cidade, justamente pela falta de estabelecimentos onde preço, qualidade e atendimento sejam compatíveis com as expectativas. Foi apresentada uma análise dos aspectos técnicos da empresa, estudando itens como características dos produtos, processo de compra e venda, localização do estabelecimento, layout, operações e rotinas, estoque, promoção e capacidade de vendas. No levantamento econômico financeiro foram projetados e analisados itens como investimentos, faturamento, custo fixos e variáveis e fluxo de caixa. Foi definido um investimento inicial no valor de R$ 174.943,38, onde R$ 93.769,65 foi adquirido por recursos de terceiros através de financiamento pelo método SAC (Sistema de Amortização Constante). A projeção do faturamento apresentou o valor de R$ 597.223,00 no primeiro ano, R$ 728.612,00 no segundo ano, R$ 816.045,00 no terceiro ano, R$ 873.169,00 no quarto ano e R$ 934.290,00 no quinto ano. Analisando a projeção dos custos fixos anuais observa-se que no primeiro ano, os custos totalizaram um valor aproximado de R$103.716,00, no segundo ano R$110.554,96, no terceiro ano R$117.195,90, no quarto ano R$ 123.565,05 e no quinto ano totalizaram R$ 132.520,94. Os custos variáveis totais projetados para os próximos cinco totalizaram no primeiro ano R$423.160,00, no segundo ano R$ 486.634,00, no terceiro ano R$535.297,40, no quarto ano R$ 562.062,27 e no quinto ano totalizaram R$ 590.155,38. Lembrando que o custo variável e diretamente relacionado com a demanda, se a projeção de venda aumenta, logo, o custo variável pela compra de mais mercadorias também deve aumentar. O sétimo capítulo faz a análise dos indicadores financeiros tais como, ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade, valor presente líquido, taxa interna de retorno e payback. A análise destes indicadores apontou que no primeiro ano a loja apresentou valores negativos na lucratividade e rentabilidade, melhorando já no segundo ano. O resultado do cálculo da TIR obtido foi de 21,45%, ou seja, um resultado maior que a TMA sugerida de 16% e o payback médio da futura empresa será de aproximadamente 4 anos. Significa dizer que a empresa levará segundo projeções cerca de quatro anos para recuperar todo o capital investidoRelatório de Estágio Acesso fechado A importância do marketing no posicionamento da empresa Duron Usina de tratamento de madeiras(2017) VIitoreti, Gilian Fernandeso trabalho de conclusão de curso que será exposto a seguir foi feito com o intuito de qualificar o planejamento de marketing da empresa Duron Tratamento de Madeiras, empresa situada em Tubarão e que está atuando no mercado há quase 20 anos. Para iniciar este trabalho, foi definido um objetivo geram e os objetivos específicos para a empresa conseguir um bom resultado baseando se em realizações de pesquisa bibliográficas, pesquisa de mercado com os clientes, após isso encontrando se os pontos fortes e fracos e após isso aplicar as correções necessárias para fortalecer sua marca dentro do mercado.Relatório de Estágio Acesso fechado Análise custo/volume/lucro em agência de transportes(2017) Luiz, Ana KarolinaO presente relatório de estágio aborda inúmeros conceitos relacionados a custos, baseados em referenciais teóricos, que possuem a finalidade de identificar os benefícios informativos da aplicação da análise Custo/Volume/Lucro, explicando e exemplificando diversos conceitos relacionados ao tema, com o objetivo final de aplicar estes estudos, na realidade em que se encontra a empresa Inovação Transporte e Logística LTDA. Para a elaboração deste relatório, foram utilizados dados verídicos. O principal objetivo deste relatório de estágio é comprovar a real possibilidade e aplicabilidade da análise de Custo/Volume/Lucro em uma empresa de transporte de cargas, onde a mesma utiliza a terceirização do transporte. Para tal finalidade, e com auxílio de obras bibliográficas referentes ao tema, foram criadas planilhas em Excel, utilizando informações do software da empresa, visando conhecer a margem de contribuição unitária e total dos transportes, a participação percentual destes serviços em termos de margem de contribuição total do período, o ponto de equilíbrio operacional (em quantidade e em valor monetário) e a margem de segurança (em quantidade e valor monetário). Ainda, com base nos dados levantados para aplicar a análise Custo/Volume/Lucro também foi possível demonstrar o resultado do mês e a participação percentual dos fatores relação ao faturamento (análise vertical). Com as informações fornecidas por este relatório de estágio, o gestor passa a contar com diversas informações gerenciais úteis que anteriormente não dispunha. Tais informações são de fundamental importância para que o gestor possa analisar a viabilidade dos transportes efetuados, a fim de maximizar os lucros da empresa.Relatório de Estágio Acesso fechado Análise CVL aplicada em empreendimento rural: estudo de caso na fazenda Longo e Silva(2017) Silva, Filipe TorresThe main objective of this traineeship report is to apply the Cost / Volume / Profit Analysis management tool to an agriculture-oriented farm, specifically the rice crop. The focus of the analysis focused on data from the 2017/2018 harvest, in the main methods that are: contribution margin, break-even point, safety margin and income statement. A study was also carried out to know better the farm studied and its environment of performance. Next, a diagnosis was made knowing the strengths and weaknesses in the study area of this research, thus proposing improvements for the weak points found. Keywords: Cost/volume/profit analysis. Contribution Margin. Point of Equilibrium. Safety margin. Result demonstration. Agriculture.Relatório de Estágio Acesso aberto Diagnóstico de gestão de pessoas com foco na rotatividade: um estudo de caso na empresa Soraia Moda Íntima(2017) Bittencourt, JoyceAs pessoas são peças chaves para uma empresa, são elas que impulsionam as organizações ao crescimento. Por isso é importante que a empresa esteja sempre se preocupando com seus colaboradores, principalmente quando se trata de motivação. Para isso, o setor de Gestão de Pessoas tem como responsabilidade desempenhar essa função que faz bastante diferença no ambiente organizacional, pois ele deve cuidar para que ambas as partes estejam satisfeitos, tanto a empresa como o colaborador. Quando não há uma estrutura adequada, e esses processos de Gestão de Pessoas não são aplicados da forma correta, a empresa tende a possuir muitos problemas que atrapalham de forma geral o desenvolvimento de ambas as partes, e alguns desses problemas são a rotatividade e absenteísmo. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo geral a identificação algumas variáveis que impactam esse desenvolvimento na organização, todos eles nos processos de Gestão de pessoas. Para isso foi realizada uma caracterização da empresa e também realizado um diagnostico através da realidade organizacional. Foi aplicada uma pesquisa de clima organizacional junto aos colaboradores, onde foram recolhidas as informações e assim foi possível identificar os pontos fortes e os pontos fracos presentes nessa empresa. Foram levantadas referências bibliográficas de acordo com a descrição da análise organizacional, com o intuito de fornecer fundamento para os dados analisados. Após foi apresentado propostas de correção dos pontos fracos, com o intuito de melhorar a motivação dos colaboradores e consequentemente diminuir o índice de rotatividade.Plano de Negócio Acesso fechado Projeto de viabilidade econômico-financeira para a implantação de uma loja virtual de produtos eletrônicos na cidade de Pedras Grandes, Santa Catarina(2017) Ezequiel, LucasThe purpose of this project is to analyze the economic and financial feasibility of the future company Ezequiel E-Commerce, which will operate in the virtual e-commerce business.Relatório de Estágio Acesso fechado Análise do setor de suprimentos da Ferrovia Tereza Cristina S.A.(2017) Darela, Angelo Henrique MarconO relatório de estágio abrange como tema central a logística. Este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar a área de suprimentos, bem como compras e estoque da empresa Ferrovia Tereza Cristina. Primeiramente foi efetuada uma revisão de literatura de determinados conceitos da logística, posteriormente foi feita uma breve apresentação da empresa com alguns dados importantes para a caracterização da mesma, em seguida foi feito um diagnóstico da empresa para conhecer sua realidade organizacional e, posteriormente foi elaborado o prognóstico onde foram apresentados os pontos fortes e pontos a serem melhorados na empresa junto com ações de melhoria dos pontos fortes e ações corretivas dos pontos fracos, bem como a viabilidade de implantação dessas ações, foram destacadas também as oportunidades e ameaças que a empresa encontrará no mercado, em seguida foram propostas algumas sugestões para a empresa aproveitar ao máximo essas oportunidades e sugestões de melhorias para lidar com as ameaças sem haver qualquer problema. Por fim, foram apresentadas as conclusões quanto ao período de estágio.Relatório de Estágio Acesso fechado Método de custeio UEP: estudo de caso em empresa de confecção(2018) Ghisi, Beatriz SilvestriThis report describes the internship period held at the company Adailson Vicente Ghisi ME, located in the city of Pedras Grandes (SC), which had the objective of implementing the UEP costing method in this company. It started from the idea that the competitiveness in the market is getting stronger, forcing companies to implement improvements in their cost management methods. In this way, it was verified that the company under study should analysis the coexistence of the tools that used in the area of costs, in the sense of adapting them to the new reality in terms of fierce competition that experiences. In this direction, initially a bibliographic research was done about the concepts related to cost management. Subsequently there was a survey of the current situation of the company, in terms of their strengths and weaknesses. Then, some actions were proposed to improve the deficient points found, as well as the feasibility of the same. Finally, the conclusions of the probationary period are mentioned.Relatório de Estágio Acesso fechado Análise de custo/volume/lucro aplicada à empresa Bac Baschirotto(2018) Soares, Maria Isabel PorfirioO principal objetivo deste relatório foi a aplicação da Análise Custo/Volume/Lucro na empresa Bac Baschirotto, empreendimento voltado à comercialização de hortifrutigranjeiros localizado na cidade de Tubarão, Santa Catarina. Para tanto, inicialmente foram descritos os aspectos introdutórios, como objetivos, procedimentos metodológicos, limitações da pesquisa e estruturação do trabalho. Posteriormente, foi realizada uma revisão da literatura acerca do tema, envolvendo os conceitos de gastos, investimentos, perdas, despesas, custos, Análise Custo/Volume/Lucro juntamente com os conceitos de margem de contribuição, ponto de equilíbrio e margem de segurança. Em seguida, foi realizado um estudo sobre a empresa, descrevendo sua história, suas caraterísticas, seus objetivos, sua estrutura organizacional e o ambiente direto e indireto em que a empresa atua. Após, foi elaborado um diagnóstico relativo a área financeira da empresa, por ser a área enfocada neste relatório. Em seguida, foram retratados a análise e prognóstico, descrevendo os pontos fortes e fracos encontrados, sendo que para os pontos fracos foram propostas ações de melhorias, sendo discutida sua viabilidade através dos cálculos realizados.