Especialização em Gestão de Pessoas
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Estudo de Caso Acesso aberto Análise da qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso em uma empresa de tecnologia(2020) José, Simone ArdigoTechnological advances over the years have made quality of life at work one of the important aspects for organizations in general. The relationship of people with their work environment has taken on new proportions covering physical, psychological, social, intellectual and professional issues. This study aims to analyze how the quality of life at work affects the satisfaction of employees in a technological company. The results demonstrate that the benefits of a good quality of life at work program are: the improvement of professional and family life; self-esteem rising; employees more satisfied and motivated; better environment within the organization. Thus, a quality of life at work program becomes an instrument for the company to face the challenges of competitiveness in the market in which it operates.Artigo Científico Acesso aberto Avaliação de desempenho e assédio moral no Banco do Brasil(2017) Somacal, Gilberto VicentinNo mercado globalizado e competitivo atual, onde as empresas se esforçam para manter-se na vanguarda dos negócios. Neste contexto a utilização do planejamento estratégico torna-se uma necessidade, junto com a avaliação do desempenho do corpo funcional que deverá garantir que os objetivos corporativos serão perseguidos por todos. Essa dinâmica busca garantir a perenidade da empresa. Diante da pressão por resultados, alguns gestores e dirigentes acabam utilizando-se de práticas cruéis e degradantes no relacionamento com subordinados, em resposta aos níveis de exigências crescentes nos resultados. Algumas empresas podem deliberadamente não combater os casos de assédio, enquanto outras podem se tornar vítimas de indivíduos ou grupos que se utilizam de práticas de gestão espúrias. Neste contexto, as ferramentas de valaiação de desempenho podem ser utilizadas para legitimar casos de assédio moral ? O Banco do Brasil é uma empresa de economia mista, participante do novo mercado na BMFBovespa, que busca a adoção das práticas de governança e gestão mais elevadas. O BB possui um planejamento estratégico bem definido e utiliza-se de ferramentas de avaliação de desempenho, para garantir que o quadro de funcionários atue com alinhamento às estratégias corporativas. Pela sua dimensão e quantidade de funcionários, bem como a extensão territorial de atuação, o combate ao assédio moral torna-se complexo, sendo difícil de identificar os profissionais que atuam sem escrúpulos. Considerando que os gestores espalhados por todo território de atuação do BB são responsáveis pelas avaliações de seus subordinados, justifica-se a necessidade de verificar se essas ferramentas são capazes de permitir o desenvolvimento do corpo funcional e ao mesmo tempo evitar as ocorrências de assédio moral, ou se estas ferramentas podem ser utilizadas para legitimar a atuação perversa dos gestores. Neste trabalho estudaremos na bibliografia existente os conceitos e relações entre os tema, seguido de uma exposiçao da metodologia de pesquisa. Na sequência avaliaremos as respostas dos participantes da pesquisa e concluiremos com as considerações e resultados.Artigo Científico Acesso fechado Avaliação de desempenho e sistema de incentivo: um estudo na XSC(2020) Bücheler, Bárbara DutraO presente artigo tem como objetivo analisar as possibilidades de associação da avaliação de desempenho da empresa XSC com sistema de incentivos. Foram descritos os principais métodos de avaliação de desempenho na empresa em questão e estudou-se a atual sistemática de incentivos aos colaboradores, sugerindo melhorias. Foi realizada pesquisa qualitativa com coleta e análise de dados primários (entrevista com a gestora) e secundários (documentos). O estudo mostrou que a organização realiza um procedimento próprio para avaliação de desempenho de seus colaboradores (com ênfase em feedback) porém, não associa de modo deliberado e direto os resultados desse processo a um sistema de incentivos. O levantamento de informações de desempenho individual é realizado anualmente pelo superior direto, no entanto, estas não são utilizadas para beneficiar ou incentivar o colaborador em suas atribuições. Entende-se que tais informações poderiam servir de base para premiar ou até mesmo promover um colaborador, que assim, poderia se tornar um elemento de referência para o desempenho dos demais. À vista disso, sugere-se que seja criado esse elo para maior incentivo ao bom desempenho e consequentes melhorias na produtividade da empresa.Artigo Científico Acesso embargado Avaliação de desempenho profissional nas empresas de serviços contábeis(2018) Negreiros, Irapuam do BrasilO ambiente das empresas de serviços contábeis é dinâmico e competitivo e exige respostas rápidas e eficazes, ocasionando, consequentemente, uma grande pressão sobre os gestores dos departamentos e demandando alta produtividade e qualidade nos serviços realizados. Este trabalho tem por objetivo pesquisar qual a percepção das empresas de assessoria contábil sobre a relação entre a avaliação de desempenho e a produtividade e a qualidade dos serviços que prestam. Trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com aplicação de questionários. De acordo com nossa investigação constatamos que as empresas de assessoria contábil sediadas no sul da Bahia que utilizam a ferramenta avaliação de desempenho colhem bons resultados em produtividade e em qualidade dos serviços prestados aos seus clientes, como por exemplo a redução do retrabalho e a redução da incidência de erros.Artigo Científico Acesso aberto Clima organizacional e suas relações com o bem estar do trabalhador(2018) Costa, Francisco Fabian JanckeTem-se identificado o surgimento de um novo perfil de organização, que busca em seus colaboradores, conhecimento e visão de futuro, especialistas com habilidades polivalentes, criatividade e rapidez para solucionar problemas, os quais muitas vezes são alocados para realização de tarefas mecanicistas e rotineiras unicamente, impactando o bem estar do trabalhador e por sua vez o desempenho da organização. Com base nesse cenário, este artigo busca apresentar um estudo sobre o clima organizacional e suas relações com o bem estar do trabalhador em uma empresa de tecnologia da informação para o mercado financeiro, no intuito de investigar variáveis de satisfação/insatisfação, de modo a fornecer indicadores do clima organizacional através do ponto de vista dos trabalhadores.Artigo Científico Acesso aberto Clima organizacional: índice de satisfação dos colaboradores em uma cooperativa de crédito(2019) Dutra, TuannyProfessional satisfaction and personal motivation are key elements for a good team of employees within any organization. Based on these assumptions, the objective of this work was to understand and describe variables that impact on the professional satisfaction and performance of employees with the cash function in the Cresol Cooperative. To obtain this information, a questionnaire was searched, so that the answers were qualitative and quantitative, among all the employees with the cash function. It was verified that the organizational climate was one of the most cited aspects among the answers. The Cooperative has a good organizational climate in all its agencies, and its employees feel motivated and valued within it. The results of this study allowed to identify which variables influence the professional satisfaction and also to demonstrate the points that the organization needs to improve.Artigo Científico Acesso aberto Comportamento humano e gestão de pessoas nas organizações: estudo de caso em uma organização de saúde(2017) Medeiros, Maria IsabelaEste artigo discute os novos paradigmas na área de gestão de pessoas a partir dos últimos estudos. Pretende-se, com isso, analisar o comportamento organizacional, com as novas formas de gerir pessoas, reconhecendo estas como um diferencial competitivo diante das transformações do mundo globalizado. Para tanto, a área de gestão de pessoas aponta para um cenário de mudanças, com o objetivo de atender às organizações que querem atingir um alto grau de competitividade, alinhado a um padrão global. Dessa forma, necessitam de pessoas com habilidades amplas e alinhadas aos objetivos organizacionais para então constituir um time em processo de contínuo aperfeiçoamento. Cabe ressaltar que a tecnologia avançada assume cada vez mais um lugar de extrema importância e se torna uma ferramenta fundamental nesse processo. Porém, a tecnologia por si só não irá substituir a relevância das pessoas na organização. Portanto, é importante estruturar a área de Gestão de Pessoas nas organizações tendo em vista os novos paradigmas da área, como humanização, capital intelectual, gestão com pessoas, cultura e clima organizacional, ética e desenvolvimento organizacional que, por sua vez, exige uma nova postura do profissional de administração, que esteja alinhada a esses estudos, sendo este capaz de responder às demandas das organizações modernas.Artigo Científico Acesso aberto A comunicação não-violenta em ambientes de trabalho(2017) Ferreira, AllanA comunicação é peça fundamental para um convívio harmonioso entre as pessoas. E nos ambientes de trabalho isso não é diferente, uma vez que há estudiosos que mostram que um processo comunicativo inadequado pode provocar efeitos negativos no clima organizacional. O propósito deste artigo é mostrar o quanto a comunicação não-violenta (CNV) está presente nos ambientes corporativos. Para tanto se desenvolveu um método para calcular o grau de habilidade em CNV para cada respondente e, assim, verificar a proximidade dos grupos demográficos em relação à CNV. Uma das conclusões mais relevantes foi perceber que, na amostra do presente estudo, os graus de CNV são mais altos entre os mais jovens, entre aqueles com mais formação acadêmica, entre os que trabalham no setor privado e entre os que não possuem subordinados. A pesquisa também revelou que o grau de CNV diminui com o crescimento da idade, assim como aumenta com a formação acadêmica.Artigo Científico Acesso aberto Estilo de liderança e a influência na motivação: uma pesquisa sob a visão dos liderados(2019) Fróes, MaíseCom as constantes mudanças no mercado, o aumento da competitividade e a busca por resultados positivos, a liderança e a motivação dos colaboradores são vistas como componentes de grande valor para as organizações. O objetivo geral deste estudo foi identificar o estilo de liderança predominante na empresa de Contact Center situada na Grande Florianópolis - Santa Catarina e analisar a influência na motivação dos liderados. Participaram desta pesquisa 34 teleatendentes. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, composto por 17 questões. Justificou a abordagem desse tema a partir do momento que a empresa poderá medir esforços para o desenvolvimento da liderança, com o intuito de manter um ambiente produtivo, motivado e em direção ao alcance dos resultados projetados pela empresa. O estilo de liderança predominante foi o democrático e concluiu-se que exerce influência a partir do comportamento e das atitudes dos líderes com os liderados e as equipesArtigo Científico Acesso embargado Estratégias e desafios enfrentados pelas organizações na promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)(2020) Cardoso, Rosilene da SilvaA pesquisa teve por objetivo verificar os desafios enfrentados e as estratégias aplicadas pelas organizações na promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo com coleta de dados secundários, mediante revisão integrativa. Foi realizada análise de doze artigos nacionais empíricos, publicados entre 2010 e 2019, cujos resultados indicam que os principais desafios de QVT enfrentados pelas empresas são: falta de feedback e treinamento aos funcionários; falta de apoio do gestor; falta de investimento institucional em projetos de QVT; além de baixa participação dos funcionários nos projetos. Os resultados também indicam que as principais estratégias de QVT utilizadas pelas empresas são: atividades de ginástica laboral; sessões de massoterapia; acompanhamento médico e psicológico; musicoterapia organizacional; incentivo a hábitos alimentares saudáveis; bem como atividades culturais e artísticas. Conclui-se que é desafiador investir no capital humano, pela falta de colaboração tanto da empresa como do funcionário. Os investimentos da empresa em programas e projetos de (QVT) nem sempre estão alinhados com as reais necessidades e desejos dos funcionários, ou seja, os projetos oferecidos não despertam o interesse e motivação dos empregados em participa-los. Percebe-se a falta de sensibilidade e interesse da empresa em investir em melhoramento da sua estrutura física, limitando o acesso à segurança e à ergonomia por parte dos funcionários durante a realização das atividades laborais. Por outro lado, verifica-se a falta de interesse e motivação dos empregados em participar das atividades de (QVT) oferecidas pela organização. O alinhamento entre as necessidades dos funcionários e os investimentos da empresa são os pontos nevrálgicos para que os projetos de (QVT) sejam efetivos na organização.Artigo Científico Acesso aberto Estudo da competência de resolver problemas complexos(2019) Lucas, Adriano FlugelThe article presents a study of the skill called solving complex problems, It is definition as the ability to identify problems and to review information to develop and evaluate options andimplement solutions. The present study also makes ananalysis of this context in Brazil, investigating data from the educational system that show that it is producing a shortage of qualified professionals able to follow the progress of technological evolution. The data the sample reveals the complex problems that are present in the professionals' routine, but the solution presented is not always the best one. The labor market is already demanding professionals with this competence with a future projection of increasing demand in the coming years.Artigo Científico Acesso aberto Fatores motivacionais em uma equipe de engenharia de uma instituição bancária(2019) Mitterstein, Sara CristinaO presente trabalho tem a pretenção de verificar quais os principais fatores motivacionais que circundam os funcionários de uma instituição bancária, para que estes consigam desempenhar as suas tarefas com ainda mais vigor e felicidade. Busca abranger e elencar aqueles fatores que mais contribuem para a motivação plena dos indivíduos, listando em uma pesquisa objetiva uma série de benefícios recebidos, e qual o grau de satisfação para com estes benefícios. Através da aplicação de questionário com perguntas tanto objetivas quanto subjetivas com os funcionários da instituição, foram confrontadas as respostas com as teorias obtidas em referenciais teóricos de autores especializados no assunto estudado. Obteve-se como resultado que apesar de aparentar certo agrado com os privilégios e incentivos recebidos, muitos empregados ainda sentem falta de uma aproximação maior com outros tipos de incentivo, como por exemplo treinamentos e qualificação técnica dentro dos cargos. Conclui-se também que a motivação tem papel importante dentro dos resultados da empresa, e que pode sim ser determinante para a realização de tarefas com maior satisfação e prazer.Artigo Científico Acesso embargado Gestão do conflito de gerações nas organizações(2017) Antunes, Adilvo AlexandreTrata-se de uma pesquisa bibliográfica acerca dos conflitos de gerações nas empresas e a atuação dos gestores nesta quesão. O debate e estudos acerca da gestão de conflitos têm sido relevantes no âmbito das organizações, porque são comuns tais situações de conflito no cotidiano laboral. Buscamos compreender as razões da ocorrência dessas diferenças culturais entre gerações e uma participação ativa dos gestores para contemporizar os relacionamentos, conduzindo a empresa para alcançar as metas traçadas. O objetivo geral dessa pesquisa é compreender como gerir os conflitos dentro das organizações. Os objetivos específicos são os seguintes: Com relação aos objetivos específicos, temos os seguintes: pesquisar sobre as características distintivas das gerações X, Y e Z nas organizações; investigar sobre o papel do gestor na administração dos conflitos com diferentes tipos de pessoas. Como resultados, tem-se que as organizações têm se empenhado na busca da causa dos conflitos entre gerações para estabelecer estratégias efetivas para sua minimização no sentido de estabelecer um bom clima organizacional propício à manutenção de um equilíbrio nos relacionamentos que contribuam para os melhores resultados das organizações.Artigo Científico Acesso aberto Habilidades quânticas nas organizações(2018) Vianna, Márcio Lavratti VicenteO ambiente corporativo tem apresentado mais incertezas, ambiguidades e complexidades com o passar dos anos. Por isso, as organizações carecem de habilidades compatíveis com o cenário caótico, tais como as habilidades oriundas da física quântica – ciência que metaforicamente condiz de forma plena com o caos. A partir destas premissas, este estudo tem o objetivo de conceituar e descrever as habilidades quânticas, a fim de contribuir para o desenvolvimento humano no ambiente empresarial.Artigo Científico Acesso aberto O impacto da transformação digital na gestão de pessoas: abordagens estratégicas para atrair, reter e motivar talentos da área de TI na região da grande Florianópolis(2019) Leite, André MourãoAquilo que a 20 anos atrás era tema de filme de ficção, hoje em dia é uma realidade. Os profissionais que escolheram a TI estão neste meio, onde tudo pode mudar do dia para noite. A polivalência é um caminho natural para aqueles que querem estar preparados. Aliar conhecimentos técnicos e do negócio, e desenvolver habilidades de liderança, tem se mostrado um caminho efetivo. O objetivo deste trabalho é analisar como a Gestão de Pessoas pode usar a Transformação Digital a seu favor, para formar líderes que motivem talentos em busca dos resultados da empresa. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa qualitativa para avaliar o comportamento dos funcionários da área de TI de uma empresa de Florianópolis, que atua no negócio de educação digital e marketing technology. Verificou-se que a liderança não é um papel que atrai os profissionais da TI, sendo que fatores ligados a governança são os mais citados quando perguntado o que os incomodam no dia a dia de trabalho. O propósito da empresa, na sua grande maioria, não está relacionado a algo inspirador. E quando falamos sobre o que impacta a produtividade, o barulho e as interrupções são os aspectos mais lembrados. Após estudo, foi possível concluir que o papel da Gestão de Pessoas nesta nova era digital passa pela formação de líderes que estejam alinhados com o dna da empresa e que disseminem a cultura colaborativa. Além disto, é fundamental oferecer um ambiente de trabalho adequado e que propicie a integração das pessoas, sem afetar a produtividade. Outro aspecto é a capacitação, com a utilização de atividades e eventos que fomentem o aprendizado contínuo.Artigo Científico Acesso aberto O impacto do eSocial no departamento pessoal de um órgão público(2019) Sanceverino, FlávioEste estudo apresenta os aspectos relacionados com a implantação do novo projeto do Governo Federal, o eSocial. Dentro da literatura existente sobre o tema, foi abordado conceitos sobre o Departamento Pessoal, o próprio eSocial e seu impacto. Foi realizada uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa por meio de um questionário estruturado, a fim de, avaliar qual a opinião e o conhecimento dos servidores públicos do Departamento Pessoal da Prefeitura de Imbituba, sobre o impacto que causará com a implantação do eSocial. Como resultado os entrevistados acreditam que em um primeiro momento, enfrentarão um desafio dentro da organização, entre eles a mudança da cultura organizacional, como também a necessidade de se preparar para sua implantação e ainda uma preocupação quanto à operacionalidade do novo sistema. Contudo o eSocial tende a beneficiar primeiramente o Governo Federal, e consequentemente o próprio Departamento Pessoal fazendo os ajustes necessários para essa mudança.Artigo Científico Acesso aberto Imparcialidade nos conflitos organizacionais: um estudo na unidade operacional do Sesc de Santa Cruz do Sul/RS(2018) Souza, Darla Joziléia Freitas deEsta pesquisa apresenta um estudo para identificação de conflitos mais recorrentes no contexto organizacional, baseada em referências bibliográficas e na análise dos dados obtidos, através da aplicação de um questionário, realizado na Unidade Operacional do Sesc de Santa Cruz do Sul/RS. Registra-se, neste trabalho, alguns dos aspectos relacionados aos conflitos: significações atribuídas ao termo, níveis de gravidade, tipos e causas. A partir destas questões, aborda-se os efeitos dos conflitos e a necessidade de gerenciamento adequado, priorizando uma visão imparcial destas situações, diferentemente do pensamento tradicional ainda existente no âmbito profissional. Desta forma, foram identificados os conflitos organizacionais mais recorrentes, estabelecendo um contraponto com as definições mencionadas, contribuindo para a resolução das situações conflitivas, considerando as suas motivações, como também, a necessidade da neutralidade no momento da conciliação.Artigo Científico Acesso aberto Importância da psicologia positiva para fortificação da cultura organizacional(2019) Cervino, Daniela CavalheiroNo presente trabalho acadêmico apresentar-se-ão a importância da psicologia positiva para fortificação da cultura organizacional. Tem-se por finalidade compreender a importância da psicologia positiva como ferramenta de desenvolvimento dos colaboradores para melhor entendimento e absorção do significado de cultura organizacional. Sendo assim, formulou-se a seguinte pergunta de pesquisa: qual a importância da psicologia positiva para o fortalecimento da cultura organizacional? Estudos evidenciam que a psicologia positiva reforça os pontos positivos dos colaboradores, tornando as pessoas peça fundamental para a cultura da organização. Por isso o interesse da pesquisa é mostrar a importância desse método para desenvolvimento das práticas e políticas da organização. A metodologia aplicada neste trabalho foi classificada como de abordagem qualitativa e objetivo de caráter descritivo, utilizando-se coleta de dados por meio de questionário. Os resultados apontam que a psicologia positiva desenvolve a comunicação e alta performance das pessoas por meio de comportamentos positivos, torna as pessoas engajadas e motivadas e, desse modo, elas trocam ideias e experiências disseminando e fortificando a cultura organizacional.Artigo Científico Acesso aberto A importância de um bom clima organizacional para a busca de um melhor desempenho das equipes: um estudo de caso em uma empresa de calçados de Ipirá(2017) Marson, Paulo CezarUma organização onde predomina um bom ambiente de trabalho, onde todos os colaboradores independente da posição hierárquica por eles ocupadas estejam engajados na implementação e manutenção de um bom clima organizacional geram resultados positivos para todos os envolvidos e também vantagem competitiva da empresa. Baseado nessas premissas objetivou-se através do presente trabalho compreender e descrever as variáveis que impactam no clima organizacional, a partir da percepção dos próprios colaboradores em uma empresa de calçados de Ipirá. Para obter essas informações foi realizado uma pesquisa através de um questionário com perguntas fechadas a uma amostra de colaboradores que atuam em diversos setores da empresa. Os resultados desse estudo permitirão identificar quais variáveis influenciam no clima organizacional da organização e demonstrar os pontos que a organização precisa melhorar.Artigo Científico Acesso embargado A importância do coaching como ferramenta de desenvolvimento da liderança: caso de uma empresa voltada ao turismo(2018) Rockenbach, Guilherme FreitasAs empresas têm buscado líderes com capacidades e habilidades que venham a influenciar, motivar e desenvolver pessoas para um novo modelo de organização. O desenvolvimento da liderança toma atenção principal como investimento para mudanças organizacionais e comportamentais. Assim surge o coaching, ferramenta bastante utilizada para o desenvolvimento da liderança. E o objetivo deste trabalho é analisar as contribuições do coaching para o desenvolvimento dos líderes em uma empresa voltada ao turismo. Para isto, foi utilizada uma pesquisa qualitativa com 12 líderes desta empresa. Verificou-se nos resultados que os aspectos mais citados foram a eficiencia e metodologia do processo. Conclui-se então que o coaching se mostra como uma ferramenta muito eficaz no desenvolvimento da liderança desta empresa, desenvolvendo as capacidades e habilidades necessárias à sua função e trazendo resultados como comprometimento da equipe. Com isso, o investimento realizado pela empresa para capacitação de seus gestores apresenta-se como adequado e recomendável.