Fisioterapia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 51
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação da fisioterapia nas sequelas cardiorrespiratórias pós covid-19 em adultos.
    (2023-12) SILVA, Luis Felipe da; FONSECA, Andrei dos Santos Modesto da
    O Coronavírus que surgiu em 2019 é uma doença que afeta principalmente o sistema cardiorrespiratório, no primeiro trimestre de 2020 se tornou uma pandemia devido a sua alta transmissibilidade, os seus sintomas variam bastante indo de um resfriado comum até comprometimento severo de órgãos e sistemas podendo levar até a morte, a fisioterapia atua na intervenção reabilitando desordens neurológicas, cardiorrespiratórias e motoras, tais como as sequelas do covid-19, frente a isso este estudo tem como objetivo analisar e identificar quais as abordagens da fisioterapia na reabilitação das sequelas causadas pelo covid-19 em adultos, observando os seus resultados e estratificando as melhores estratégias de tratamento utilizadas para a reabilitação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos da fisioterapia na reabilitação de pacientes acometidos pela osteoartrite de joelho.
    (2023-12) NETO, José Alves da Cunha; PAJEÚ, Márcia da Silva
    INTRODUÇÃO: A osteoartrite de joelho é uma doença articular degenerativa que envolve o desgaste da cartilagem e do osso na articulação do joelho. A osteoartrite (AO) é acompanhada por vários sintomas incluindo, déficit proprioceptivo, comprometimento circulatório, rigidez muscular e fraqueza resultando em incapacidade funcional. OBJETIVO: identificar e analisar quais os principais efeitos da Fisioterapia na reabilitação de pacientes com osteoartrite de joelho. METODOLOGIA: A busca por artigos publicados foi realizada nas bases de dados SciELO, BVS, PEDro e PubMed. Foram selecionados ensaios clínicos randomizados controlados publicados nos últimos 8 anos em inglês ou português. RESULTADOS: Foram selecionados 9 artigos para leitura na íntegra Que fala sobre técnicas da fisioterapia no atendimento da Osteoartrite de joelho ,expostos os principais achados em uma tabela. CONCLUSÃO: A cinesioterapia com exercício resistido, exercício resistido com base concêntrica, exercício resistido com base excêntrica, o ciclismo aquático, a cinesioterapia associada a injeção de hialuronato ou toxina botulínica tipo A, a fisioterapia, o ultrassom, estimulação elétrica nervosa transcutânea, estimulação elétrica, exercício e compressão pneumática intermitente, a mobilização articular e a mobilização patelar, é eficaz para redução da dor, inchaço, rigidez e consequentemente melhora do estado funcional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos dos recursos fisioterapeuticos nas complicações do pósoperatório de mastectomia total: revisão integrativa da literatura.
    (2023-12) AGUIAR, Monaliza Queiroz Fortuna Xavier de; COSTA, Sara Helis Andrade
    Introdução: Denomina-se câncer um conjunto de células de crescimento desordenado que adentram tecidos e órgãos. O câncer de mama é o tipo mais comum da patologia entre as mulheres no mundo e no Brasil é a segunda principal causa de morte. Objetivo: Identificar e analisar os efeitos dos recursos fisioterapêuticos nas complicações pósmastectomia em pacientes que realizaram o tratamento de câncer de mama. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica, publicados entre 2018 e 2023, nos idiomas inglês e português. Estes disponíveis de forma gratuita na íntegra. Resultados: Foram selecionados 8 artigos que descrevem as modalidades fisioterapêuticas mais frequentes após a cirurgia de mastectomia e seus benefícios. Conclusão: Pode-se concluir que os recursos fisioterapêuticos como: drenagem linfática manual (DLM), terapia descongestiva complexa (TDC), cinesioterapia, laserterapia, crioterapia, eletroterapia e exercícios ativos resistidos são eficazes para melhora da amplitude de movimento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Treinamento muscular inspiratório em pacientes submetidos à ventilação mecânica e seus efeitos no desmame.
    (2023-12) SILVEIRA, Raissa Iasmim de Andrade; OLIVEIRA, Welison Sousa de
    OBJETIVO: Analisar os efeitos fisiológicos do treinamento de musculatura inspiratória e sua influência para o sucesso no desmame e extubação efetiva. MÉTODOS: Revisão bibliográfica onde foi realizada uma busca por artigos nos idiomas inglês e português com limite cronológico de 2017 a 2023, nas bases de dados PubMed (serviço da U. S. National Library of Medicine), SciELO (Scientific Electronic Library Online), ScienceDirect, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scopus, Web of Science e Embase, utilizando os descritores em inglês: Muscle Strength (força muscular), Respiratory Muscles (músculos respiratórios), Ventilator Weaning (desmame do ventilador). RESULTADOS: Foram selecionados 9 artigos para leitura na íntegra, no qual a qualidade metodológica dos trabalhos foi avaliada pela escala PEDro, obtendo boa pontuação. Os principais achados incluíram a TMI utilizando recursos como o peso abdominal, POWERbreathe, Threshold e ajuste de sensibilidade. CONCLUSÃO: O TMI é eficaz e seguro como terapia aplicada em pacientes mecanicamente ventilados, possuindo efeitos no ganho de força da musculatura respiratória através do aumento de PImáx, PEmáx e outros parâmetros.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos e aplicações da estimulação magnética transcraniana no congelamento da marcha em pacientes com doença de parkinson.
    (0023-12) ALMEIDA, Maria Paula da Silva; MAGALHAES, Nayra Rayanne Diogenes
    A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica reabilitadora de lesões diversas do sistema neurológico, incluindo danos de funcionalidade na Doença de Parkinson (DP), em especial os eventos de congelamento da marcha (FOG -Freezing Of Gait). Objetivo: Identificar na literatura as possíveis aplicações da EMT e seus efeitos prognósticos na marcha e na ocorrência do FOG. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados PubMed, SciELO, PEDro, LILACS e MEDLINE, com margem temporal de 2018 e 2023 em inglês; na busca utilizou-se o operador booleano “AND” entre as palavras-chaves para sintetizar os resultados. Resultados: Após filtragem com base nos critérios estabelecidos, foram incluídos 10 artigos para análise de resultados que demostraram em suas aplicações a eficácia da EMT na recuperação da funcionalidade da marcha, redução nos episódios de FOG, tal como em sua duração; diminuição nos riscos de quedas e melhora na qualidade de vida dos indivíduos com DP. Considerações Finais: A EMT possui ações a nível neurológico, estimulando a neuroplasticidade e reativação ou inibição de movimentos fundamentais da marcha, sendo eficiente no abrandamento pleno do FOG e suas consequências na funcionalidade e independência dos pacientes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos no desenvolvimento motor em crianças que fazem uso de andador na primeira infância.
    (2023-12) SILVA, Aílly Jaiana Araújo; AMARAL, Paloma Eloisa Duarte
    Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar os efeitos do uso prolongado do andador infantil na primeira infância. Trata-se de uma revisão bibliográfica que utilizou das bases de dados PubMed, SciELO e LILACS, buscando artigos a partir dos descritores verificados no DeCS: Desenvolvimento infantil, Andadores infantil e Fisioterapia, sem janela temporal devido existir grande escassez de ensaios clínicos com essa temática nas bases de dados confiáveis e escritos em língua portuguesa e língua inglesa. Os resultados mostram que o uso do andador pode trazer malefícios para o desenvolvimento motor das crianças e apontam altos índices de acidentes causados, principalmente estudos mais recentes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O uso do exercício passivo com o cicloergômetro em pacientes mecanicamente ventilados.
    (2023-12) SILVA, Marília Nunes da; SANTOS, Ravanielly Silva
    Introdução: A reabilitação precoce tem evidenciado benefícios na redução do período de VM e na melhora da funcionalidade, incluindo atividades terapêuticas progressivas. A aplicação do cicloergômetro foi mencionada como uma alternativa viável no manejo precoce de pacientes críticos, promovendo o aprimoramento da performance funcional, da autoavaliação funcional e da força muscular do quadríceps. Objetivo: Discutir os efeitos da utilização precoce do exercício passivo associado ao ciclo ergômetro em pacientes críticos mecanicamente ventilados. Metodologia: Revisão da literatura realizada nas bases de dados científicas: PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), LILACS e SciELO. Resultados e Discussão: 9 artigos foram selecionados para compor a análise dos resultados. Observou-se melhora na força, funcionalidade e QV dos pacientes, embora ainda enfrentassem limitações na alta, indicando a necessidade contínua de reabilitação. A introdução precoce do exercício passivo, como o cicloergômetro, apresentou potencial para melhorar a FMP. Portanto, abordagens combinadas de fisioterapia e exercícios, incluindo a utilização do cicloergômetro, podem ser benéficas para os pacientes críticos na UTI. Conclusão: A reabilitação precoce deve ser adotada em larga escala no espaço de terapia intensiva contribuindo para melhores desfechos dos pacientes. Contudo, são necessários estudos mais rigorosos e controlados para confirmar essa suposição, analisando com maior ênfase a utilização o uso do exercício passivo com o cicloergômetro em pacientes mecanicamente ventilados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Mobilização precoce versus tempo de internação em pacientes adultos na unidade de terapia intensiva.
    (2023-12) FREITAS, Maria Eduarda De Souza; GOMES, Ludimila Pimentel
    A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o ambiente idealmente estruturado para o acompanhamento de pacientes em estado grave, restritos ao leito, sob sedação intensa ou leve, inconscientes, necessitando de Ventilação Mecânica (VM) e aparelhos de suporte à vida. Essas condições podem acarretar restrições físicas, imobilidade, desconforto e inatividade, levando a alterações no sistema musculoesquelético. Os pacientes que possuem essas disfunções, são beneficiados com a fisioterapia devido seus efeitos positivos na recuperação funcional, influenciando diretamente na diminuição do tempo de internação hospitalar e melhoria da capacidade funcional, através da mobilização precoce. O estudo tem como objetivo identificar e analisar os efeitos da mobilização precoce relacionada a funcionalidade e tempo de internação. O trabalho em questão trata-se de uma revisão integrativa, no qual a busca de dados foi realizada em bases de dados eletrônicos como: Scientific Electronic Library Online (SciELO), United States National Library of Medicine (PUBMED) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, onze artigos compuseram a amostra para esta pesquisa. Os resultados apontam a mobilização precoce como uma técnica fisioterapêutica segura e eficaz, a qual traz benefícios ao paciente crítico internado na UTI, acelerando a recuperação, diminuindo o tempo de VMI e o tempo de internação. Contudo, existem barreiras para a sua aplicação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Utilização do método pediasuit na reabilitação de crianças com paralisia cerebral.
    (2023-12) VASCONCELOS, Lara Dayne de Oliveira; SILVA, Ozana Bezerra da
    A paralisia cerebral (PC) é a causa mais comum de deficiência que acomete o sistema nervoso central. O PediaSuit é um método fisioterapêutico constituído por um macacão terapêutico como vestimenta dinâmica que visa estabelecer o alinhamento corporal através de uma órtese proprioceptiva chamada “Suit”. Objetivos: analisar os efeitos do pediasuit no desenvolvimento motor em crianças com paralisia cerebral. Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica, com artigos publicados entre 2013 a 2022 nos idiomas inglês e português estando estes disponíveis de forma gratuita na íntegra. Resultados: Após a filtragem baseada nos critérios estabelecidos, foram selecionados 6 artigos na íntegra e expostos os principais resultados: melhora na função motora grossa, equilíbrio e tônus muscular. Conclusão: Foi possível observar que o método pediasuit apresenta significativos efeitos para melhora das habilidades motoras, coordenação, força muscular e propriocepção estimulando um melhor desenvolvimento motor para crianças diagnosticadas com paralisia cerebral.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Treinamento muscular inspiratório x reabilitação pulmonar: quais efeitos na capacidade funcional em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)?
    (2023-12) SOUZA, Maria Eduarda da Silva; TARGINO, Ingryd Thuane Câmara
    A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma das três principais causas de morte em todo o mundo, que gera limitações no fluxo aéreo, na capacidade de exercício e fraqueza muscular respiratória. A reabilitação pulmonar (RP) é altamente recomendada nas diretrizes para o manejo da doença, que corresponde na utilização de treinamento físico supervisionado com instrução e intervenção. O treinamento muscular inspiratório (TMI) é frequentemente um componente da reabilitação pulmonar, que consiste na realização de inspirações contra a resistência por meio de dispositivos que são ajustados em uma fração da pressão inspiratória máxima do indivíduo. O presente estudo tem o objetivo de analisar e identificar os efeitos do TMI e RP na capacidade funcional em pacientes com DPOC. Foi realizado um levantamento bibliográfico de materiais científicos publicados nos últimos 5 anos (2018 a 2023) nas bases de dados eletrônicos Scientific Electronic Library Online (SciELO), United States National Library of Medicine (PUBMED) nos idiomas português e inglês. Após a análise, foram selecionados 9 artigos destacando os pontos mais relevantes para a construção do estudo em questão. Conclui-se que em pacientes com DPOC, o TMI como alternativa para a RP pode apresentar melhoras significativas, contudo são necessárias mais pesquisas para verificar seu efeito isolado ou associado a outras intervenções.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação da fisioterapia no combate a fraqueza muscular devido imobilização na UTI.
    (2023-12) RIBEIRO, Thaynara Késsia Lima, MACEDO, Antonio Jerfesson Sabino;
    A Unidade de Terapia Intensiva tem como finalidade auxiliar na melhoria do quadro dos pacientes, atuando com a finalidade de amenizar possíveis consequências como a fraqueza muscular adquirida por internação prolongada, a qual ocasiona a imobilização. Para combater tais sequelas, são utilizadas técnicas e abordagens que podem ser realizadas em pacientes gravemente enfermos, a fim de adquirir independência para realizar atividades de vida diária e promover qualidade de vida. Esse estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da fisioterapia frente a fraqueza muscular associado a imobilização em pacientes internados em UTI. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados eletrônicos Scientific Electronic Library Online (SciELO), United States National Library of Medicine (PUBMED) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nos idiomas português e inglês, entre agosto de 2023 e novembro de 2023. Após a análise, foram selecionados 9 artigos sobre técnicas da fisioterapia mais utilizados como o uso do cicloergômetro assistido, eficácia da robótica na reabilitação, exercícios (passivos e ativo-assistido), cinesioterapia, mobilizações passivas, eletroestimulação e mobilizações intra-articulares. Conclui-se que, a série de recursos e tratamentos que a fisioterapia dispõe, possibilita ao paciente uma recuperação mais rápida e com resultados satisfatórios.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação da fisioterapia nas disfunções urinárias em pacientes pós-prostatectomia.
    (2023-12) PEREIRA, Lana Silva; BEZERRA, Maria Juliani Alves
    Esse estudo tem o objetivo de identificar e analisar as abordagens fisioterapêuticas no tratamento das disfunções urinárias no pós-operatório de prostatectomia. MÉTODOS: Foi realizado um levantamento bibliográfico de materiais científicos publicados nos últimos 7 anos (2016 a 2023) nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), United States National Library of Medicine (PUBMED), PEDro (Physiotherapy Evidence Database), e LiLACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) nos idiomas português e inglês. RESULTADOS: Foram selecionados 9 artigos, onde os recursos fisioterapêuticos mais utilizados foram: Treinamento da musculatura do assoalho pélvico, dispositivo biofeedbeck, eletroestimulação, pilates e treinamento vibratório. CONCLUSÃO: Os recursos fisioterapêuticos identificados na literatura, possibilitam ao paciente uma recuperação mais rápida e resultados mais satisfatórios.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Assistência fisioterapêutica no pré e pós-parto: uma revisão sistemática.
    (2023-12) ESCÓSSIA, Izabelly Cristiane Montenegro da; ARRUDA, Laiza Beatriz Oliveira de; ESTEVÃO, Monayra Rayssa Pereira
    trabalho de parto é uma experiência única na vida das mulheres, que apesar de ser um processo desejado, também traz incertezas, medo e diferentes emoções. A fisioterapia desempenha um papel crucial no alívio dessas incertezas, utilizando métodos não farmacológicos para fortalecimento físico-mental da mulher. Diante disso, este artigo buscou apresentar a relevância da assistência fisioterapêutica no período pré e pósparto. Foi realizada uma revisão de literatura, de caráter descritiva e exploratória. A busca por materiais ocorreu nas bases de dados Scielo e LILACS, em artigos publicados de 2015 a 2023. Os 12 artigos destacam a diversidade de intervenções fisioterapêuticas durante o pré-parto, abrangendo desde o fortalecimento do assoalho pélvico até práticas de relaxamento, visando um parto mais suave e uma recuperação mais rápida. No trabalho de parto, a fisioterapia não apenas aborda aspectos físicos, mas também fornece suporte emocional, utilizando métodos não farmacológicos, como massagem e bola suíça. No pós-parto, a fisioterapia concentra-se na reabilitação do corpo, com ênfase no assoalho pélvico e orientações para a retomada gradual das atividades físicas. Terapias não farmacológicas, como TENS, Laserterapia e Crioterapia, são exploradas para o alívio da dor pós-parto. A satisfação das puérperas após intervenção fisioterapêutica destaca a importância da presença de fisioterapeutas em maternidades, promovendo não apenas a recuperação física, mas também a confiança e o esclarecimento de dúvidas. Assim, foi possível concluir que a fisioterapia não farmacológica emerge como uma abordagem integral e promissora, contribuindo significativamente para a promoção da saúde materna e neonatal.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Abordagens fisioterapêuticas no desenvolvimento psicomotor em pacientes pediátricos com transtorno do espectros autista.
    (2023-12) FÉLIX, Amanda Cristina Moura; LIMA, Maria Rachel Ribeiro
    O presente artigo aborda a atuação das abordagens fisioterapêuticas junto ao desenvolvimento motor de pacientes pediátricos com o quadro de Síndrome do Transtorno do Espectro Autista. Com base nas leituras sucedidas ao longo desta pesquisa aponta-se que nos últimos anos o número de crianças acometidas com essa patologia crônica tem aumentado significativamente e consequentemente a busca por apoio junto aos profissionais da área da saúde também tem aumentado, o objetivo dessa pesquisa é compreender o papel da fisioterapia no desenvolvimento motor de crianças com a Síndrome do Transtorno do Espectro Autista através da análise de estudos já publicados em bases de dados. A pesquisa deu-se através de um levantamento bibliográfico em bases de dados confiáveis: Scientific Electronic Library Online (SciELO), United States National Library of Medicine (PUBMED), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A pesquisa teve seu início em 15 de agosto de 2023 e findou-se em 16 de outubro de 2023. Quanto aos critérios de inclusão adotados para o referido trabalho foram: materiais publicados em língua portuguesa e língua inglesa, temporalidade de 9 anos (2015 a 2023). A busca por materiais obedeceu aos seguintes descritores: autismo, fisioterapia, abordagens fisioterapêuticas, desenvolvimento motor. Após a análise dos materiais selecionados e leituras realizadas, utilizamos 10 artigos dos quais falam sobre os tipos de abordagens que os profissionais utilizaram junto as crianças autistas para trabalhar seu desenvolvimento motor, onde os principais recursos utilizados foram: fisioterapia convencional, dançaterapia, equoterapia e hipoterapia. Conclui-se que a utilização desses recursos citados anteriormente, são importantes para o ganho de equilíbrio, desenvolvimento motor, confiança, coragem, capacidade cognitiva e independência. Desta forma, as crianças autistas que são submetidas aos tratamentos citados nesse estudo são propícias a alcançarem um melhor desenvolvimento em sua condição humana.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação da fisioterapia no tratamento de lesões por esforço repetitivo (LER) e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT): revisão integrativa da literatura.
    (2023-12) NETO, João Batista Torres; FONSECA, Roberlania Gomes da
    As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), são síndromes resultantes exclusivamente de movimentos repetitivos, que podem também ocorrer pela permanência de segmentos do corpo em algumas posições por um longo período de tempo, tais lesões são muito predominantes em ambientes de trabalho e que acometem em grande escala trabalhadores que se submetem a fatores de risco como: repetitividade, exposição a vibrações, execuções de força com a mão ou os dedos ou posturas extremas. O tratamento dessas lesões inclui uma abordagem interdisciplinar, no qual o fisioterapeuta desenvolve um papel importantíssimo no processo de avaliação, prevenção, tratamento e reabilitação desses pacientes. Portanto, esse estudo tem o objetivo de analisar a importância da Fisioterapia no tratamento de Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), e compreender como se constitui a atuação do fisioterapeuta mediante tais doenças. Foi realizado um levantamento bibliográfico de materiais nas bases de dados eletrônicas, Scientific Electronic Library Online (SciELO), o Portal Regional da BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, a Biblioteca Digital da USP, e o Ministério da Saúde – Governo Federal. Após a análise dos materiais foram selecionados 8 artigos que abordavam questões em torno das LER/DORT, e a atuação do fisioterapeuta mediante esses distúrbios. Observamos que fisioterapeuta é demasiadamente importante para que se possa alcançar a melhora da qualidade de vida dos trabalhadores diminuindo as suas dores e aumentando a perspectiva de vida e o seu retorno ao trabalho.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Utilização de técnicas fisioterapêuticas aplicadas ao tratamento da esclerose múltipla: revisão integrativa da literatura.
    (2023-12) MEDEIROS, Ana Gabryella da Silva; SILVA, Helen Beatriz Gomes da
    A esclerose múltipla é uma doença neurodegenerativa inflamatória crônica do sistema nervoso central que causa a desmielinização das fibras nervosas do encéfalo e da medula espinhal, o sistema imunológico ataca a mielina prejudicando a comunicação entre o cérebro e o corpo, desencadeando uma série de distúrbios físicos e cognitivos. A fisioterapia desempenha um papel significativo no manejo dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida para pessoas com esclerose múltipla, dispondo de diversas técnicas fisioterapêuticas que buscam promover a independência funcional, melhorar a mobilidade e prevenir complicações. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os efeitos obtidos através da aplicação de práticas fisioterapêuticas em pacientes diagnosticados com esclerose múltipla. Foi realizado um levantamento bibliográfico de materiais científicos publicados nos últimos 5 anos (2018 a 2023) nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), United States National Library of Medicine (PUBMED) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nos idiomas português e inglês. Após análise, foram selecionados 6 artigos, onde os recursos fisioterapêuticos mais utilizados foram: exercícios aeróbicos, treino de força, treino de marcha, treino de equilíbrio, terapia aquática, ioga e pilates. Concluiu-se que as técnicas fisioterapêuticas são métodos capazes de colaborar para um progresso na força muscular, equilíbrio, mobilidade, diminuição de espasticidade, analgesia, progresso na realização de atividades diárias e bem-estar físico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Intervenção fisioterapeutica na gonartrose de joelho: uma revisão de literatura.
    (2023-12) SOUSA, Aline Gomes; JALES, Heloíza Raiane Batista
    A gonartrose também conhecida como osteoartrose de joelho é uma doença articular degenerativa que é caracterizada por afetar a cartilagem articular, levando a perca da mesma, causando a dor persistente e rigidez matinal o que acaba prejudicando a função músculo-esqueletica. A fisioterapia atua nessa patologia promovendo o alivio dos sintomas e a melhoria do desempenho das atividades de vida diária. Essa revisão de literatura tem como abjetivo analisar e identificar abordagens fisioterapêuticas que visam a melhoria dos sintomas da gonartrose, observando as melhores técnicas para compreender qual recurso tem melhor resultado para a melhoria dos pacientes. Foi realizado um levantamento bibliográfico de materiais cientificos publicados, visando o grau de relevância nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico. Após a análise, foram selecionados 6 artigos, onde os recursos fisioterapêuticos mais eficazes foram: Cinesiotarapia, treino de marcha e equilíbrio, criotarapia, eletroanalgesia, terapia manual. Concluiu-se que a fisioterapia através de alguns dos seus recursos, possibilita ao paciente uma promoção de bem-estar, através da melhoria da qualidade de vida e da independência funcional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Abordagens da fisioterapia no tratamento de distúrbios motores em crianças com transtorno do espectro autista (TEA): revisão integrativa da literatura.
    (2023-12) AMARAL, Milena Costa do, AMARAL, Maria Zilda Jorge do; AMARAL, Maria Zilda Jorge do
    O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição de desenvolvimento neurológico que se caracteriza por desafios na comunicação e interação social, bem como por comportamentos repetitivos, interesses restritos, e anormalidades nos movimentos, na postura dos membros superiores, na marcha e na motricidade. A fisioterapia desempenha um papel crucial na redução e controle desses sintomas por meio de orientações e intervenções. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar a abordagem fisioterapêutica nas disfunções motoras associadas ao TEA, delineando as principais técnicas e avaliando seus resultados, a fim de compreender quais abordagens apresentam os melhores efeitos nos pacientes. Foi realizado um levantamento bibliográfico de materiais científicos publicados nos últimos 7 anos (2016 a 2023) nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), United States National Library of Medicine (PUBMED), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico nos idiomas português e inglês. Após a análise, foram selecionados 7 artigos, onde os recursos fisioterapêuticos mais utilizados foram: Treinamento de Integração Sensorial (SIT), atividades físicas, equoterapia, atividades aquáticas, terapia do movimento e dança.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Efeitos dos métodos e técnicas fisioterapêuticas na reabilitação da paralisia facial periférica
    (2022-12) Noronha, Heloisa Fernandes Campos; Pinheiro, Noelma Rodrigues de Almeida
    A paralisia de Bell afeta a face do indivíduo e pode atingir os indivíduos independente de sua idade. Trata-se de uma lesão neuronal periférica no nervo facial e acontece quando esse nervo tem uma parte do seu trajeto obstruído em algum nível, sendo considerada de causa idiopática. Sabe-se que a Paralisia Facial Periférica é o enfraquecimento repentino ou paralisia dos músculos em um lado da face, podendo acometer pessoas de diversas idades e gêneros, desse modo, é necessário que haja o acompanhamento de um fisioterapeuta para o tratamento e possíveis avanços significativos de melhora. A presente pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram utilizados estudos publicados entre os anos de 2018 a 2022, tendo sido selecionados artigos com maior relevância. A busca na literatura foi realizada a partir de publicações nos periódicos indexados nas bases de dados da Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) nos idiomas português, inglês e espanhol. A atuação da fisioterapia é de grande contribuição no tratamento de para pacientes diagnosticados com PFP, pois a intervenção fisioterapêutica se utiliza de vários recursos, oferecendo tratamentos fazendo com que a evolução do paciente ocorra de modo mais rápido. Dessa forma, há indicação de diferentes recursos fisioterapêuticos, com o intuito de promover melhores condições de vida para os pacientes acometidos por essa patologia.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Efeitos do exercício físico no tratamento da dor crônica
    (2022-12-09) Bezerra, Isadora Dantas; Oliveira, Leandro Lucas Marinho de França
    O presente estudo apresenta uma abordagem sobre os efeitos do exercício físico no tratamento da dor crônica. O objetivo geral deste artigo é o de compreender a relevância da prática de exercícios fisicos como forma de trabalhar o processo da dor persistente. Pretende-se, de forma específica: abordar sobre os efeitos da dor crônica no corpo humano; compreender sobre os beneficios da prática de exercícios físicos como meio de trabalhar o bem-estar e a qualidade de vida do paciente que sofre com dor crônica. A metodologia utilizada para a construção deste trabalho é a pesquisa qualitativa baseada em critérios bibliográficos, a partir de artigos publicados sobre o tema, resultando em uma revisão de literatura do tipo narrativa. A partir da análise dos dados, foi possível concluir que a prática regular de atividade física é fundamental para a melhoria da qualidade de vida do indivíduo que vive sob os efeitos dessa dor.