Engenharia Civil
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Civil por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 24
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Adequação do BIM na gestão de projetos(2023-06-23) Melo, Giulia Lanzoni de; Almeida, Julia Lima deEste estudo tem como objetivo analisar os principais pilares da Gestão de Projetos associados ao método BIM (Building Information Modeling). Diversos agentes profissionais da área de construção civil vêm introduzindo esse método na rotina profissional para otimização e qualificação de seus trabalhos, possibilitando assim maior organização e assertividade desde a concepção de um novo projeto até a execução. Assim como a Revolução Industrial caracterizou a evolução das máquinas e inovação nos processos, a metodologia BIM com sua riqueza de informações eleva a gestão de projetos para um novo nível de controle administrativo e técnico para os empreendimentos, evitando retrabalhos e problemas futuros. Através de entrevistas procurou-se corroborar as afirmações citadas acima como um parâmetro de inovação para os métodos de gerenciamento de forma que fica claro como a aplicação do método BIM na gestão de projetos é uma abordagem promissora e necessária para impulsionar a construção civil rumo a um futuro mais eficiente, sustentável e livre de retrabalhos. É imprescindível que os profissionais e agentes envolvidos no setor estejam preparados para adotar e explorar todo o potencial dessa tecnologia, a fim de alcançar melhores resultados e contribuir para o desenvolvimento contínuo do setor.Monografia Acesso aberto Análise da política nacional de segurança de barragens, com ênfase em monitoramento e fiscalização(2022-11-30) Bonfim, Andreia Alves; Carneiro, Milena de França; Neves, Alison M. FerreiraÉ de conhecimento geral que a mineração é uma atividade essencial para a sociedade por trazer grande representatividade na economia. Porém, em razão dos desastres ocorridos na Barragem do Fundão, em Mariana, e na do Córrego do Feijão, em Brumadinho, ambas no estado de Minas Gerais, há uma forte pressão da sociedade pela criação de soluções seguras. Em Brumadinho, o Governo de Minas Gerais contabilizou aproximadamente 272 mortes e 11 desaparecidos, enquanto em Mariana, foram 19 mortes. A partir dessas tragédias, ampliou-se o olhar sobre todas as barragens de mineração do país, principalmente as que possuem como método construtivo o alteamento à montante. O presente estudo analisa as mudanças dispostas na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), estabelecida pela Lei Nº 12.334 e modificada pela Lei Nº 14.066 de setembro de 2020, detalhando as estruturas de barragens, seus sistemas de monitoramento, fiscalização e, principalmente, riscos.Monografia Acesso aberto Análise das mudanças estruturais urbanas propostas no plano diretor estratégico da cidade de São Paulo (2014) e lei de zoneamento (2016): um estudo de caso da av. rebouças(2022-12-01) Jesus, Caio; Alves, Gabriel; Pinheiro, Giovanni; Silva, Leonardo; Paixão, ValériaCom o crescimento urbano nas grandes metrópoles, a importância de se discutir sobre os problemas de mobilidade urbana se torna cada vez mais imprescindível, pois impacta diretamente os cidadãos com contratempos e tem influência direta na qualidade de vida. Sabe-se que a criação do Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo (2014) e a Lei de Zoneamento (2016) tem como objetivo trazer iniciativas para melhorar esse cenário desfavorável com orientações de como deve ser a ocupação e uso do solo na cidade com um processo de discussão pública. O objetivo central desta monografia é, através de um estudo de caso, abordar e analisar as mudanças estruturais urbanas causadas na Av. Rebouças, localizada na cidade de São Paulo, e entender se essas leis foram cumpridas e se trouxeram mudanças efetivas para a região, e por fim verificar o impacto no trânsito e qual será a projeção do tráfego de veículos nesta avenida com o lançamento dos novos empreendimentos através de coleta de dados e utilização de modelos de cálculos tendo destaque os métodos do Highway Capacity Manual 2010. Através de pesquisa de campo, foi possível analisar quais empreendimentos colocaram em prática os incentivos propostos pelo PDE e Lei de Zoneamento. Com os resultados, nota-se que algumas das propostas foram bem sucedidas e utilizadas pela maioria dos empreendimentos, como por exemplo a fachada ativa, no entanto, outras não foram tão bem aderidas, tal como a cota de solidariedade prevista no Plano Diretor Estratégico, devido ao fato de haverem mais de uma opção de escolha e assim dando a possibilidade de atuarem em prol de interesses individuais. Por fim, é apresentada a influência que essas mudanças legislativas tiveram no tráfego da via no presente e qual a projeção dos próximos anos, mostrando o resultado e importância de intervenções políticas em situações em que a evolução na infraestrutura não é uma solução eficiente.Monografia Acesso aberto Análise de sistemas construtivos em relação à produtividade e custo benefício como alternativas ao concreto armado(2022-11-30) Fruteiro, Gabriel; Yokota, Lucas; Lima, Gustavo; Moreira, Emerson; Dayo, CaioHá diversas alternativas de sistemas ou métodos construtivos que embora amplamente difundidos em estudos acadêmicos acabam por serem menos utilizados devido à sua complexidade, falta de mão de obra especializada e questões logísticas. Este trabalho se propõe a realizar a análise econômica e produtiva dos métodos de execução de estruturas e tem como objeto a viabilidade de diferentes técnicas de uso do concreto armado. Os métodos abordados incluem concreto protendido e laje nervurada, que possuem suas especificidades e particularidades. Para tal estudo, fez-se necessário a análise estrutural de um projeto para comparação, projeto este, o qual foi redimensionado para cada um dos métodos citados neste trabalho (concreto armado, concreto protendido e laje nervurada). Conclui-se que a escolha de um método de execução de estruturas deve ser analisada com base na arquitetura entre outros fatores, onde em função dos requisitos estruturais, como o Estado Limite de Serviço, será verificada a viabilidade do projeto dentro de cada possibilidade de execução.Monografia Acesso aberto Argamassas preparadas com lodo de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em substituição ao cimento Portland.(2021-12-07) Souza, Bruna; Frota, Diogenes; Doratiotto, Isabella; Oliveira, Larissa; Guimarães, NathaliaA disposição final do lodo de ETE tornou-se uma preocupação mundial em razão, principalmente, do crescente volume produzido. No Brasil, são geradas, aproximadamente 185 mil toneladas/ano, o que dificulta significativamente o gerenciamento desse tipo de resíduo, ocasionando danos ambientais devido ao descarte. Não obstante, a produção de cimento apresenta impacto elevado em relação as emissões de gases de efeito estufa (GEE), com destaque para o dióxido de carbono (𝐶𝑂2), que corresponde quase que a totalidade dos GEE emitidos. No Brasil, a indústria de cimento é responsável por, aproximadamente, 30% das emissões de CO2, na atmosfera; sendo somente reação química de descarbonatação, ocorrida no processo de calcinação, responsável por, aproximadamente, 52% das emissões de 𝐶𝑂2. Dessa forma, o presente trabalho tem o objetivo de avaliar a viabilidade do uso de lodo oriundo de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em substituição pdo cimento Portland na composição de argamassas. Para isso, o lodo foi coletado após o processo de tratamento de efluentes. O procedimento de estudo foi iniciado com a secagem do lodo ao ar livre por 6 dias e em estufa a 100ºC por 24 horas. Posteriormente, o lodo foi calcinado em mufla em temperaturas de 600ºC e 800ºC. Após a preparação, foram produzidas argamassas conforme a norma técnica ABNT NBR 7215:2019, substituindo parcialmente o cimento Portland pelo lodo calcinado nas porcentagens de 10% e 20%. A substituição será realizada no cimento CP V ARI RS. Foram realizados ensaios de densidade de massa, teor de ar incorporado, índice de consistência e retenção de água no estado fresco; no estado endurecido foram realizados os ensaios de densidade de massa, absorção de água por imersão, resistência a compressão e resistência a tração diametral. Com o estudo, foi possível verificar a viabilidade do uso de lodo de ETE em substituição ao cimento Portland e o seu impacto nas propriedades de argamassas.Monografia Acesso aberto Como a ISO 9001 destaca empresas no ramo da construção civil na cidade de São Paulo em meio à competitividade do mercado(2021-11-04) Marsoli, Gesiane Kessili; Linhares, Maria Nathalya Gomes; Ramos, Mauricio Moura; Oliveira, Najla Sales Coimbra De; Torres, Sarah PenaceO mercado tem evoluído rapidamente, fazendo com que os clientes exerçam uma pressão constante sobre os prestadores de serviços, de forma que estes lhe propiciem índices crescentes em conformidade à qualidade, para que esses serviços sejam amplamente confiáveis. Com a concorrência elevada na construção civil, o setor tem focado em produtos e serviços com diferenciais. Atualmente, uma medida estratégica de empresas que buscam se manterem competitivas no mercado local é a adesão a um sistema de gestão da qualidade (SGQ). Fundamentado nesse contexto, este estudo tem por finalidade apresentar a contribuição e analisar a influência da implantação da norma ISO 9001 em empresas do ramo da construção civil na cidade de São Paulo. A metodologia empregada foi baseada em uma pesquisa exploratória quali-quantitativa, na qual o meio adotado para captar as informações é o da escala Likert, via Google Forms, visando verificar os impactos e benefícios da sua aplicação nas empresas certificadas. A partir dos resultados da pesquisa, foi constatado que a implantação da ISO 9001 promove de fato, mudanças significativas nessas empresas em fatores como: captação de novos clientes, aumento no volume de vendas, elevação no nível de satisfação do cliente pelo serviço prestado e crescimento nas solicitações de serviços. Ademais, foram analisados os fatores em conjunto que agregam valor ao produto em relação à satisfação do cliente e se eles proporcionam a promoção da competitividade e da rentabilidade na organização.Artigo Científico Acesso fechado Comparação dos indicadores de dimensionamento de projeto entre as metodologias tradicionais e atuais(2022-12-13) Campos, Paulo Roberto de Jesus; Amorim, Alexandre ToassiDe acordo com o estudo publicado pela Confederação Nacional do Transporte – CNT, a qualidade do pavimento das rodovias tem impacto direto no desempenho do transporte rodoviário e na economia do Brasil. Uma rodovia com más condições de pavimento aumenta o custo operacional do transporte, reduz o conforto e a segurança dos passageiros e das cargas, além de causar prejuízos ambientais. A escolha dos materiais que constituem o pavimento foi por décadas baseada em critérios empíricos, mas com o desenvolvimento de novos métodos de laboratório, apoiados no entendimento mais adequado do comportamento dos pavimentos, esta prática está sendo revista. Em um método relativamente restrito de análise, a durabilidade de serviço de nossas vias se mostra menor do que poderiam, aumentando o custo de manutenção e a realização de manutenções precoces, sem deixar de citar o desconforto e o risco que o uso de tais vias gera ao usuário. Este estudo visa compreender, por meio de análises e ensaios, o comportamento do solo mediante as diferentes solicitações e assim comparar os resultados entre os métodos CBR e Módulo de Resiliência de dimensionamento de pavimentos e como isso reflete no resultado construtivo da via.Artigo Científico Acesso aberto Comparativo de custos de edificações de padrão econômico realizadas em alvenaria de vedação e alvenaria estrutural(2022-12-15) Silva, Thauan; Fernandes, VanessaEste artigo apresenta a comparação de dois sistemas construtivos encontrados no mercado, sendo eles alvenaria de vedação e alvenaria estrutural, tendo o foco na economia, nos impactos ambientais, prazo de execução e segurança para obras de padrão econômico. Durante a pesquisa, o sistema de alvenaria estrutural ofereceu maiores vantagens, após a comparação entre os dois sistemas, pois apresentou custos nas obras mais atrativos, prazos de execução menores, índice de resíduos abaixo do convencional, uso menor de água e energia elétrica e maior segurança durante a execução. Para isso, buscou-se evidenciar os resultados por meio de um estudo de caso comparando dois prédios residenciais de padrão econômico com o mesmo número de andares e apartamentos, cada um executado em um sistema (estrutural e vedação). O segmento de padrão econômico foi escolhido nessa pesquisa devido seu índice de procura apresentar ser superior a edifícios de médio e alto padrão. A procura do primeiro imóvel entre jovens de 20 e 25 anos, para moradia ou renda extra, tem expandido muito no país e é um fato que também corrobora para a aplicabilidade do estudo, apresentando maior vantagem econômica. Contudo, o grupo entende que o sistema de alvenaria estrutural tem crescido diariamente no mercado, e com o avanço da tecnologia nas indústrias, tende a permitir que sejam realizados empreendimento com maior número de pavimentos, pois atualmente há um limite de pavimentos, devido ao esforço aplicado diretamente nos blocos estruturais, prospectando assim, que o sistema de alvenaria estrutural seja maior requisitado, tendo impactos futuros nesse resultado.Artigo Científico Acesso fechado Concreto permeável com agregado reciclado para uso em pavimentação(2022-12-13) Freitas, Gabriella Petenuci G.P.; Kartalian, Letícia Vitalino; Silva, Tiago Corrêa; Cavalari, Vinícius TavaresEste artigo tem por finalidade demonstrar a viabilidade da utilização do concreto permeável em pequenos aparelhos urbanos: como estacionamentos, praças e vias públicas, entre outros. O concreto é considerado permeável quando possui um alto índice de permeabilidade, entre 10 e 35%, o que permite o escoamento da água com maior facilidade. Em São Paulo se faz obrigatório uma área permeável mediante a lei 15.402/16, sendo o concreto permeável uma das melhores opções para utilização nestas áreas, tendo em vista as diversas possibilidades de utilização do espaço. Ao mesmo tempo que o concreto permeável pode ser utilizado para cumprir a lei, também é uma alternativa para ajudar na recarga dos lençóis freáticos, que por sua vez evitam enchentes e transbordamentos de rios, já que a água da chuva fica armazenada no seu interior. Um dos grandes problemas da urbanização desenfreada são as enchentes e alagamentos, que de acordo com o relatório da ONU podem aumentar nas próximas décadas, a utilização do concreto permeável pode contribuir para a redução deste cenário. Para auxiliar na sustentabilidade da utilização do concreto permeável, o uso do agregado reciclado se faz uma excelente opção. Os resíduos da construção e demolição (RCD) dispostos inadequadamente, por mais que sejam materiais inertes constituem risco à saúde pública, por constituir lar de muitas espécies de vetores de patogênicos. A utilização de RCD como agregado alternativo é viável e atende os critérios técnicos, sendo também uma forma de gerar uma economia significante, e sendo que o mais importante é que com o uso de RCD há uma grande diminuição dos descartes inadequados de resíduos na natureza, evitando vários problemas sociais, econômicos e de saúde.Monografia Acesso aberto Contêineres marítimos na construção civil: uma prática inovadora e sustentável.(2022-11-17) Alcantara, Beatriz Viana; Melo, Euler Hoffmann; Moraes, Fatima Maria do Nascimento; Oliveira, Isis Maiane Alencar; Pires, Matheus de NataleDevido ao aumento do desperdício de materiais na área da construção civil, provocando entulhos que prejudicam o meio ambiente, cada vez mais estão sendo discutidos meios viáveis para diminuição desse problema. O container, um material que, geralmente, não é usado após o término da sua utilização, surgiu como uma ótima alternativa para o sistema de vedação vertical de ambientes como habitações unifamiliares, ambientes para o comércio entre outros. A tecnologia utilizada para proporcionar ao container as condições ideais para esse uso é uma maneira de minimizar os impactos causados nas construções, além de diminuir, consideravelmente, o tempo total de execução da obra. Na busca por novas técnicas construtivas sustentáveis a utilização de containers para construções vem ganhando destaque no mercado da construção civil. O método consiste na reutilização dessas caixas de aço, destinando-lhes um novo destino e garantindo um baixo impacto ambiental, além de ser prático e de baixo custo. O presente trabalho teve como objetivo dissertar acerca da análise de viabilidade do uso de containers como proposta sustentável. O estudo teve início acerca das características dos containers e de que formas eles podem ser aplicados na construção civil. Em seguida, aborda-se a aplicação dos containers como proposta alternativa na construção civil, em diversos tipos de construções; e por fim, analisa-se empresas na área da construção civil que além de venderem os contêineres, criam projetos customizados para seus clientes.Monografia Acesso aberto Dimensionamento de edifícios em alvenaria estrutural: planilha automatizada(2022-12-08) Gonçalves, Guilherme; Moura, Larissa; Ferreira, LeticiaEste trabalho consistiu em desenvolver uma planilha de dimensionamento de edifícios em alvenaria estrutural sendo limitado a edifícios de até 6 pavimentos, visando facilitar o trabalho dos projetistas estruturais que muitas das vezes precisam desenvolver suas próprias planilhas de cálculo, além de elaborar um produto de fácil manuseio que apresente os resultados de forma clara, simplificada e objetiva. Como estrutura base para o desenvolvimento do projeto, foi dimensionado um edifício de 6 pavimentos com 8 apartamentos de 34 m² por pavimento, contando ainda com a existência de um barrilete de 12 m² e elevadores. A planilha desenvolvida seguiu principalmente as recomendações dispostas pelas normas ABNT NBR 16868-1:2020, NBR 16868-2:2020 e NBR 16868-3:2020, bem como as orientações dos livros de alvenaria estrutural e cursos em plataformas online. Em função dos resultados obtidos através das validações foi possível concluir que a planilha possui o desempenho adequado e atinge os objetivos definidos, atendendo aos critérios de dimensionamento e apresentando seus resultados de forma simples e concreta. Contudo, foi possível verificar que a planilha possui limitações quanto a necessidade de utilizar outros softwares para complementar o preenchimento manual de dados, visto que algumas das células necessitam de dados obtidos em outros softwares para apresentar o dimensionamento adequado, sendo suscetível a erros humanos durante a transferência de dados entre um software e outros. Para todos os casos, o preenchimento de toda planilha deve ser feito com cautela e atenção por parte do usuário, visando uma maior assertividade durante a apresentação dos resultados finais. Desenvolver o projeto, proporcionou aos estudantes uma maior familiaridade com os procedimentos executados durante um dimensionamento em alvenaria estrutural, ainda que sem acesso aos softwares de dimensionamento estrutural disponíveis no mercado. Pode-se perceber que a planilha desenvolvida entrega resultados de forma clara, objetiva e confiável, visto que os resultados obtidos através da validação se aproximam ao projeto original. É sugerido como trabalho posterior, o desenvolvimento de um software mais abrangente que retire dados de softwares de desenho, a fim de facilitar a visualização e integrar outros sistemas ao dimensionamento.Monografia Acesso aberto Dimensionamento de edifícios em alvenaria estrutural: planilha automatizada(2022-12-10) Gonçalves, Guilherme; Moura, Larissa; Ferreira, LeticiaEste trabalho consistiu em desenvolver uma planilha de dimensionamento de edifícios em alvenaria estrutural sendo limitado a edifícios de até 6 pavimentos, visando facilitar o trabalho dos projetistas estruturais que muitas das vezes precisam desenvolver suas próprias planilhas de cálculo, além de elaborar um produto de fácil manuseio que apresente os resultados de forma clara, simplificada e objetiva. Como estrutura base para o desenvolvimento do projeto, foi dimensionado um edifício de 6 pavimentos com 8 apartamentos de 34 m² por pavimento, contando ainda com a existência de um barrilete de 12 m² e elevadores. A planilha desenvolvida seguiu principalmente as recomendações dispostas pelas normas ABNT NBR 16868-1:2020, NBR 16868-2:2020 e NBR 16868-3:2020, bem como as orientações dos livros de alvenaria estrutural e cursos em plataformas online. Em função dos resultados obtidos através das validações foi possível concluir que a planilha possui o desempenho adequado e atinge os objetivos definidos, atendendo aos critérios de dimensionamento e apresentando seus resultados de forma simples e concreta. Contudo, foi possível verificar que a planilha possui limitações quanto a necessidade de utilizar outros softwares para complementar o preenchimento manual de dados, visto que algumas das células necessitam de dados obtidos em outros softwares para apresentar o dimensionamento adequado, sendo suscetível a erros humanos durante a transferência de dados entre um software e outros. Para todos os casos, o preenchimento de toda planilha deve ser feito com cautela e atenção por parte do usuário, visando uma maior assertividade durante a apresentação dos resultados finais. Desenvolver o projeto, proporcionou aos estudantes uma maior familiaridade com os procedimentos executados durante um dimensionamento em alvenaria estrutural, ainda que sem acesso aos softwares de dimensionamento estrutural disponíveis no mercado. Pode-se perceber que a planilha desenvolvida entrega resultados de forma clara, objetiva e confiável, visto que os resultados obtidos através da validação se aproximam ao projeto original. É sugerido como trabalho posterior, o desenvolvimento de um software mais abrangente que retire dados de softwares de desenho, a fim de facilitar a visualização e integrar outros sistemas ao dimensionamento.Artigo Científico Acesso aberto Estabilidade estrutural de túnel natm(2022-12) Rogério, Carlos; Moraes, Fabiane; Oliveira, Marcelo; Oliveira, Natália; Acoty, Piter; Teles, EliasA principal função do Túnel é facilitar o percurso a ser traçado, encurtando distâncias e tornando a comunicação mais prática e possível. Foram desenvolvidos para atravessar obstáculos da natureza e solucionar problemas de distâncias. O método NATM (New Austrian Tunneling Method) surgiu por volta de 1960, e desde então vem sendo utilizado por sua eficiência. Seu principal ponto é acompanhar a deformação do maciço e no desenvolvimento realizar as possíveis correções. O proposito neste estudo, com o auxílio de um programa de elementos finitos, é realizar o desenvolvimento de um modelo construtivo elasto-plástico com a utilização de concreto projetado (sem utilização de aço na estrutura), assegurando que os revestimentos primário e secundário irão suportar a estrutura.Artigo Científico Acesso aberto Estudo comparativo entre alvenaria estrutural e concreto armado: um estudo de caso(2023-12) AKINAGA, Fabiana Sayuri; JUSTINO, Natan Leonardo; SILVA, Rafael aguiar deO estudo comparativo realizado se concentra na análise crítica dos fatores econômicos entre a execução de estruturas em Alvenaria Estrutural e Concreto Armado, com o objetivo de definir o método mais viável. Logo, com base em dados obtidos por meio de levantamentos em projeto, têm-se dados de custo para materiais e mão de obra, onde obtêm-se um confronto de dados, os quais a partir da análise crítica das informações chega-se a uma resposta sobre o método construtivo mais eficiente economicamente. Assim, esse estudo busca levantar os elementos determinantes para a escolha do método construtivo em edificações mais eficaz em termos de viabilidade . Para isso, toma-se como base um projeto de empreendimento, que por sua vez serve como fonte de estudo para simular e embasar a análise, dessa maneira formas construtivas são utilizadas para coleta e comparação de dados relacionados a orçamentos. O objetivo central é mostrar qual método construtivo apresenta maior viabilidade considerando os aspectos mencionados, fornecendo subsídios para a tomada de decisões fundamentadas no contexto da construção civil.Estudo de Caso Acesso fechado Estudo de caso: manifestações patológicas em lajes de cobertura(2022-11-21) Nishimoto, Ali; Sassá, Augusto; Silva, Isabella; Gomes, Mylena; Miranda, WillianO campo da patologia da engenharia das construções faz-se necessário para compreensão da durabilidade de uma edificação, ou seja, o atendimento ao desempenho mínimo em serviço versus a vida útil. Existem inúmeras variáveis que podem causar o surgimento das manifestações patológicas, necessitando atentar-se ao seu tipo, para assim determinar o melhor método de tratamento. As anomalias mais comumente encontradas nas construções, estão relacionadas com a presença de umidade, que é causada por vários fatores e se manifestam de diferentes modos, podendo destacar a corrosão da armadura. O trabalho a seguir, consiste em realizar um estudo de caso de duas residências, em diferentes locais do estado de São Paulo, a fim de identificar as principais manifestações patológicas, causadas principalmente pela umidade, nas lajes de cobertura em concreto armado. Para isso, foram realizados análises visuais e ensaios não destrutivos, como de profundidade de carbonatação, esclerometria, teste de umidade e de ultrassom, para determinação das manifestações e suas possíveis causas. Finaliza-se o estudo, apresentando os possíveis métodos de solução que auxiliem na resolução dos problemas, baseado na compilação de dados obtidos através dos ensaios.Monografia Acesso fechado Estudo de viabilidade técnica para o reaproveitamento de fundações profundas(2021-11-05) Bagon, Beatriz; Monari, Débora; Freitas, Gustavo; Pinto, Renan; Bridi, ViniciusEste trabalho apresenta o estudo de reaproveitamento de fundações de um edifício garagem, executado com 2 (dois) pavimentos na década de 1990, e com previsão de expansão vertical de até mais 4 (quatro) pavimentos. Em 2020, com o início da ampliação do edifício, foram constatadas alterações na Lei Municipal 6046, definindo dimensões mínimas para as vagas de automóveis, superiores às existentes. A fim de não reduzir a capacidade de veículos que o edifício comporta, sem deixar espaços ociosos entre os pilares existentes, foi proposto uma nova modulação de pilares que respeitassem as distâncias exigidas entre vagas. Os pilares ficaram deslocados em relação as fundações existentes, dessa forma foi necessário analisar a viabilidade técnica da reutilização. Inicialmente, através do estudo dos projetos existentes, buscou-se determinar o processo construtivo, o tipo de fundação executada, as locações e as dimensões das estacas existentes. Posteriormente, foram planejados os ensaios geotécnicos – para investigação e caracterização do subsolo, os ensaios geofísicos – para determinação da integridade física e verificação de anomalias nas fundações, e os ensaios de prova de carga estática – para verificação da capacidade de carga das estacas. Foram utilizados métodos semiempíricos para determinar a capacidade de carga dos elementos de fundação, com base nos ensaios geotécnicos e geofísicos, entretanto os resultados obtidos nos ensaios de prova de carga estática foram superiores aos que haviam sido previstos pelos métodos semi-empíricos. Dada a discrepância entre os resultados de capacidade de carga, foi optado por um fator de segurança igual a 3 (três), em relação à carga de ruptura obtida nos ensaios de prova de carga, portanto, adotou-se o valor de 241 tf de carga admissível. Por fim, após a utilização de métodos de avaliação, foi determinado que é possível realizar a reutilização das estacas existentes, entretanto, com utilização de elementos suplementares mediante a consideração da carga admissível no projeto.Monografia Acesso aberto Estudo sobre planejamento aplicado a construção civil visando minimizar impactos causados por imprevistos(2022-11-29) Santos, Juliana; Martins, Welber; Santos, Samuel; Souza, Guilherme; Costa, GabrielA elaboração de um plano de execução de obra é uma das principais ferramentas do gerenciamento, sendo de aspecto fundamental para priorizar ações preventivas, acompanhar o andamento dos serviços, comparar o estágio da obra com a linha de base e tomar providências em tempo hábil quando algum desvio é detectado. O engenheiro ou técnico precisa seguir todas as metas e no planejamento para que assim consiga entregar o empreendimento dentro do prazo, sempre buscar formas viáveis para que os custos reais sejam compatíveis com aqueles estimados em orçamento, e assegurar a qualidade do produto final. Dessa forma o planejamento tem por objetivo mostrar os pontos críticos de um empreendimento, permitindo que sejam feitos ajustes no cronograma, realocando as atividades em datas mais ao andamento da execução. A utilização de ferramentas e métodos computacionais para a elaboração do cronograma, favorecem a execução e compreensão das metas para a equipe. Com o auxílio do software Project Management Office (PMO) que tem por objetivo programar as atividades, controlar prazos, estabelecer custos, é possível exportar o cronograma para o Software da Autodesk Naviswork da plataforma de Modelagem da Informação da Construção (BIM), que tem por objetivo revisar, incluir comentários linha de marcação de ponto de vista e medidas em tempo real. Ao longo deste planejamento de obras, serão descritos alguns dos problemas enfrentados pelo responsável em executar o projeto.Monografia Acesso aberto GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE NO CANTEIRO DE OBRAS - Definição de boas práticas para a conscientização dos colaboradores(2021-11-16) Britto Pereira, Victória; Couto de Oliveira, Tuane Magda; Marques de Souza, Luís Gustavo; Torres Godinho, Gustavo; Vicente Pinto, MiguelA indústria da construção civil é uma das que mais gera resíduos, isso porque é uma indústria artesanal, e não havendo tantos meios industrializados e computadorizados que possam reduzir erros e perdas. O presente trabalho tem como objetivo estudar os métodos de sustentabilidade utilizados na construção civil, abordando os impactos gerados ao meio ambiente em razão da falta de gestão de resíduos no canteiro de obras. Este estudo investigou as práticas já adotadas, o controle de gestão de resíduos já aplicado, as leis, as resoluções e os programas voltados para a qualidade e sustentabilidade existentes, as certificações existentes no Brasil e no mundo e métodos de integração de colaboradores no canteiro de obras. A metodologia utilizada foi o método de pesquisa por levantamento (survey) e pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada através de um formulário Google e foi disponibilizada em mídias digitais. A pesquisa de campo foi feita através de uma visita técnica ao canteiro de obras em uma construtora da grande São Paulo, por um dos integrantes do grupo deste trabalho. Após a análise das respostas recebidas no formulário e a visita em obra, pode-se observar que a teoria da sustentabilidade é visada pelos colaboradores, mas a prática não é aplicada, mais ainda em construtoras de renda mais baixa, com construções do tipo Minha Casa Minha Vida. Como resultado, foram elaboradas formas de aplicar a sustentabilidade em canteiros de obras, através de uma tabela de itens que podem ser atribuídos ao canteiro, e um infográfico que poderia ser aplicado, como as sinalizações de segurança já utilizadas, de forma que facilitem a conscientização dos colaboradores em canteiros de obras.Artigo Científico Acesso fechado Impacto da supraestrutura em concreto armado e madeira CLT nos custos e cronograma das fundações(2022-11-24) Kao, William; Carvalho, Gabriel; Silva, Henrique; Rocha, PedroA sustentabilidade é um tema em crescente alta, sendo a engenharia civil uma das áreas que mais degrada a natureza pela sua alta emissão de CO2 e geração de resíduos sólidos. Nesse contexto, o estudo de alternativas mais sustentáveis vem sendo realizado na busca por alternativas para a redução dos impactos da construção civil. Um exemplo de estudo nesta linha é a substituição das estruturas convencionais em concreto armado para estruturas em madeira diante desse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de comparar a diferença de custos e viabilidade entre uma estrutura projetada em concreto armado e em Cross Laminated Timber (CLT). Para a elaboração de ambos os projetos foi utilizado como referência a planta arquitetônica de um edifício de quatro pavimentos. Observou-se que a principal diferença entre a utilização da madeira e do concreto encontra-se nos carregamentos oriundos do peso próprio desses materiais, visto que a massa específica da madeira é 97,8% menor do que o peso próprio do concreto. Os resultados mostram que, o custo de implementação da fundação do edifício com superestrutura de madeira CLT é 76,72% inferior à solução equivalente em concreto armado. Este resultado impacta diretamente no dimensionamento das fundações, quantidade de material utilizado e consequentemente no prazo de execução dos serviços relacionados a execução da infraestrutura.Artigo Científico Acesso fechado Importância do controle da qualidade do ar em construções sustentáveis(2022-12-16) Santos, Carlos Eduardo; Lima, Gabriel; Salvi, Giulia; Lima, Tifany; Machado, VitorPesquisa realizada em tópicos da certificação LEED para comprovar a importância da qualidade do ar nos ambientes internos das edificações a fim de favorecer a saúde e a qualidade de vida de seus habitantes, compatibilizando sustentabilidade e economia durante o processo de construção. Foram comparados métodos de execução e composição de materiais utilizados com o objetivo de assegurar uma construção que traga melhor qualidade de vida através de melhorias na ventilação, iluminação e no conforto térmico. O objetivo é fazer uma construção que melhore a experiência de vida do morador, reduzindo fatores que prejudiquem sua saúde e que se relacionem com a qualidade do ar interno dos ambientes habitados. A pesquisa visou abordar as possíveis fontes de contaminação oriundas de diferentes locais e que podem prejudicar a qualidade do ar interno das edificações. Foram pesquisados materiais alternativos como bloco de concreto celular, lã de vidro, lã de pet, lã de rocha, tintas, EPS, e como eles podem melhorar as condições ambientais, colaborar com a sustentabilidade e melhorar a qualidade do ar.