Educação Física - Licenciatura

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Submissões Recentes

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Contribuições da prática do Parkour para o desenvolvimento da aptidão física relacionada à saúde na adolescência
    (2023-06-20) Cruz, Emerson Souza
    Tendo em vista a crescente valoração dos estudos da aptidão física na adolescência e considerando a crescente evidência do parkour, como mais um integrante do universo das práticas corporais, o objetivo deste estudo foi analisar, à luz da literatura, os benefícios da prática do parkour na Educação Física e os indicadores dos componentes da aptidão física relacionada à saúde em adolescentes, percebendo-os como um campo de estudo e de possibilidades de intervenção do professor de Educação Física. Assim, do ponto de vista metodológico, este estudo, de natureza quali-quantitativa, apresentou-se com características de pesquisa bibliográfica e documental, facultada a partir da leitura de livros, produções acadêmicas e científicas, além de documentos e leis. Considerando suas análises e reflexões, é possível inferir que o parkour, tendo em vista os benefícios de sua prática e por ser considerado mais um integrante da cultura corporal, pode ser tratado como um importante recurso para o professor de Educação Física utilizar na escola e trabalhar o desenvolvimento da aptidão física relacionada à saúde de seus alunos adolescentes. Por ser uma investigação preliminar, julga-se necessário a produção de estudos com maior profundidade, cujas reflexões também forneçam subsídios para pesquisas futuras no campo da Educação Física.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O lugar do lúdico na aprendizagem das crianças e adolescentes, nas aulas de educação física.
    (2022-12-17) Oliveira, Micael Luz De Oliveira
    Procurando estimular o desenvolvimento integral dos alunos o professor de Educação Física deve oportunizar seus contatos com atividades lúdicas, brincadeiras, jogos e desportivos, despertando assim nos discentes o desenvolvimento de habilidades e competências Brasil (1997). Com base no que foi apresentado, surgiu à seguinte pergunta-problema: Qual a importância do lúdico na aprendizagem das crianças e adolescentes nas aulas de Educação Física? Assim, para responder tal questão, o referido Trabalho de Conclusão do Curso, objetivos: Demonstrar o lugar do lúdico na Educação Física escolar no processo de Ensino-aprendizagem, Apontar os jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem para o desenvolvimento da criança e adolescente nas aulas de Educação Física, Destacar as contribuições do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, descrevera Educação Física através do lúdico para aprendizagem, Destacar a importância do lúdico nas aulas de Educação Física.
  • Monografia Acesso aberto
    A capoeira como conteúdo pedagógico na educação física escolar
    (2022-12-15) Luz, Edson Barbosa
    O presente estudo aponta os benefícios da capoeira como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física no contexto escolar. A capoeira pode ser definida como uma manifestação cultural humana que apresenta em sua prática um diálogo corporal, integrando a luta, música, dança, brincadeira e esporte. A partir da revisão bibliográfica sistemática, compreendeu-se que a capoeira, enquanto conteúdo pedagógico, pode ser abordada de diferentes formas e de maneira interdisciplinar, e para além da importância histórica e cultural, desenvolve nos estudantes aspectos psicomotores, mentais e de integração social no ambiente escolar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Prejuízos do sedentarismo na vida adulta como consequência da ausência da prática de atividades físicas nas aulas de Educação Física no mundo contemporâneo
    (2022-12-17) Araújo, Lucas
    O sedentarismo é um grave problema de saúde pública, pois a inatividade física ao longo dos anos pode acarretar em diversas doenças crônicas não transmissíveis, que no Brasil e no mundo têm demonstrado uma alta taxa de mortalidade. Dentro deste contexto, o objetivo deste artigo foi discutir sobre os impactos do sedentarismo na saúde da população na fase adulta em decorrência da ausência de atividades físicas na idade escolar, principalmente nas aulas de Educação Física, considerando que a prática regular de exercícios físicos é uma das alternativas mais eficazes contra essa problemática. Estudos demonstram que a conscientização de saúde e qualidade de vida deve ser iniciada dentro das salas de aula, que deve ser cultivada e trabalhada em um contexto didático-pedagógico, com a participação não apenas dos alunos, como também de sua família, de forma ativa na construção dos projetos políticos pedagógicos da escola. Porém, com o desenvolvimento tecnológico, a crescente urbanização e o aumento da violência, muitas as crianças e os jovens têm reduzido a sua afinidade com o esporte e as atividades físicas em geral, que podem trazer consequências ruins para seu futuro. Sendo assim, a Educação Física se torna uma disciplina cada vez mais importante para que os discentes tenham o conhecimento dos benefícios da prática de atividades físicas na infância/adolescência. Mas para que se torne mais significativo, é necessário que haja mudanças de posturas até mesmo pelos professores, quanto a melhoria das aulas, para auxiliar no combate ao sedentarismo dentro do ambiente escolar, possibilitando a formação de cidadãos ativos, críticos e que se preocupem com sua saúde e o seu bem estar a longo prazo.
  • Monografia Acesso aberto
    Contribuições da educação física para minimizar os impactos da obesidade em escolares das séries iniciais do ensino fundamental durante a pandemia por Covid-19
    (2022) Almeida, Yanka Emanuelle dos Santos
    O atual cenário pandêmico mundial do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) teve seu inicio em março de 2020 e perdura até os dias atuais. Por tamanha gravidade e seus altos índices de letalidade, atitudes governamentais tiveram que ser tomadas em todo o mundo, no intuito de minimizar os impactos de contaminação, colocando as pessoas em estado de isolamento social. Tais atitudes refletiram diretamente na vida dessas pessoas, ainda mais quando se trata da alimentação, do sedentarismo e como reflexos disso, tem-se a obesidade. A pesquisa teve natureza bibliográfica e tem como objetivo evidenciar as contribuições do professor de Educação Física na Educação escolar, tendo em vista que é o profissional gabaritado para propor medidas de minimizar os impactos da obesidade de crianças, considerando os impactos da pandemia por Covid-19 na saúde e na qualidade de vida dos educandos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Com isso, o estudo está voltado para a participação do professor de Educação Física e da comunidade escolar, no intuito de propor medidas que ajudem a diminuir os impactos da obesidade em escolares das séries iniciais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, a investigação parte da premissa de promover nas crianças, através do professor, pais e toda a comunidade escolar, a consciência da importância de se praticar atividades físicas de forma permanente e na adesão de estilo de vida saudável, com vistas à saúde e qualidade de vida.
  • Monografia Acesso aberto
    O judô nas aulas de educação física na educação infantil
    (2022) Souza, Uanderson Jesus
    A pesquisa a seguir começa mostrando a história do homem primitivo e suas necessidades de caça e defesa, fez com que ele tivesse que buscar formas de combate corpo a corpo, surgindo assim os primeiros resquícios das lutas. Logo após é relatado diversos aspectos históricos da antiguidade até hoje relacionados ao tema. Após compreender todos os conceitos de lutas e suas origens, a pesquisa se aprofunda no judô, trazendo elementos pedagógicos e filosóficos da modalidade esportiva. Depois que houve o entendimento de todas as questões abrangentes ao judô, há uma indagação, se é possível inserir essa luta na educação física escolar. A partir dessa ideia, teóricos que apoiam essa tese são relacionados para que haja uma compreensão mais aprofundada. Mencionando motivos prós para a inserção do judô como ferramenta de trabalho pedagógico e principalmente nas práticas da educação física, a pesquisa deixa evidente que há fundamento e eficácia nas respectivas aulas com o judô como base e principal ferramenta.
  • Monografia Acesso aberto
    A educação física e o ensino da natação para crianças em idade pré-escolar
    (2022) Cruz, Stephane Cerqueira de Souza
    Neste trabalho dedicou-se a investigar a natação como uma ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física, como uma atividade complementar, mas integrada intimamente com o conteúdo da escola como um todo e o desenvolvimento motor e formação integral do aluno no âmbito da pré-escola. A pesquisa que foi desenvolvida como meio de elaboração do conhecimento buscou inicialmente lançar um olhar mais profundo sobre a natação, suas origens e o que ela representa para a humanidade e a sociedade, tanto no passado como no presente e as relações que se formam do contato do indivíduo com o meio líquido, sobre essas base o foco foi ajustado para a pedagogia do ensino da Educação Física, o papel do professor e as novas características da educação, mais especificamente, como a natação se agrega ao processo de formação do aluno na faixa etária pré-escolar. Foi feita uma ampla busca sobre a discussão proposta e assuntos laterais que a embasam e assim, neste trabalho foi constituída uma reflexão dos fatos e ideias consolidados no mundo acadêmico sobre a influência da natação para o referido grupo de estudantes nos campos do estímulo e desenvolvimento motor, da cognição, socialização, afetividade, aprendizado geral e bem-estar, onde se obteve a prospecção de muitos benefícios.
  • Monografia Acesso aberto
    As relações de gênero e a cultura do sexismo na sociedade e suas implicações na educação física escolar
    (2022) Menezes, Milena Silva
    Atualmente, ainda notamos muitos casos de sexismo, de discriminação, de preconceitos girando em torno do gênero, e isso é um assunto importante a ser debatido, por ser algo cultural, que vem desde a Pré-História até os dias atuais, mostrando a posição de superioridade que a sociedade sempre colocou o homem, o enxergando como capaz, forte e possível de realizar qualquer atividade; paralelamente, enxergam as mulheres como sensiveis, incapazes de realizar atividades que exigam força, as colocando desde muito tempo em uma posição visada como sensível, pronta apenas para atividades que direcionem a afazeres de casa, familiares e quando se trata de jogos, de esportes, nada que exija tanto esforço delas. A partir disso foi possível realizar estudos que trouxessem um pouco sobre o movimento feminista, desde o seu surgimento até os resultados adquiridos por ações das mulheres, que colocasem em questão a importância dos debates, dos eventos, de ações que pudessem fazer a sociedade compreender a importância da igualdade e do respeito. Nesse tocante é importante ressaltar sobre essas relações de gênero, no ambito escolar, como elemento fundamental, principalmente nas aulas práticas de Educação Física, por ser uma disciplina ampla, que ambrange esportes, que se não estiver posicionamento de um profissional qualificado e que obtenha conhecimentos suficientes para quebrar paradigmas e a superar os estereótipos criados pela sociedade, inclusive pelos familiares, gerará violência verbal, física, não tornando as aulas tão proveitosas como o esperado.
  • Monografia Acesso aberto
    A educação física e a importância dos jogos e brincadeiras para a aprendizagem escolar na educação infantil
    (2021-07-12) Magalhães, Jessica Natalia Fernandes
    Este trabalho de pesquisa teve como principal objetivo a análise e reflexões acerca da importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem e no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos alunos da educação infantil. Através dos estudos e pesquisas realizadas pode afirmar que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos tem uma importância fundamental e significativa no desenvolvimento integral dos alunos da educação infantil. As atividades lúdicas desenvolvem a concentração, a criatividade, as interações sociais, a comunicação e aprendizado cognitivo de forma prazerosa e expressiva. Diante do exposto pode-se concluir que é de fundamental importância os jogos e as brincadeiras na sala de aula, podendo ser consideradas como sendo atividades sociais educacional que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e do sujeito-criança como sujeito produtor de história. Ressalta-se ainda que é preciso entendimento sobre o direcionamento de tais atividades a serem realizadas, o lúdico permite novas maneiras de ensinar, associados a fatores como capacitação dos profissionais envolvidos, pode-se obter uma educação de qualidade, capaz de ir ao encontro dos interesses essenciais, as atividades lúdicas não são somatórias, entretanto fazem parte do processo de aprendizagem.