Biomedicina

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 20
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fraudes nos alimentos e suas implicações para a saúde humana
    (2023-12) LEAL, Pablo Jardel Brito; LIMA, Nycollas Winicius Fernandes
    A indústria alimentícia, impulsionada pela demanda e pela busca crescente por praticidade e rapidez na produção de alimentos, produz insumos cada vez mais processados e em larga escala. No entanto, essa produção massiva, apesar de ampliar a quantidade de produtos, aumenta os seus custos de produção; o que contribui para a prática de fraudes alimentares, e consequentemente, diminui a qualidade dos alimentos. Nesse âmbito, este presente estudo busca analisar e evidenciar as implicações na saúde humana decorrentes dessas fraudes. Para isso, identificamos os tipos de fraudes, destacamos suas consequências na saúde humana e exploramos medidas de prevenção. A pesquisa baseia-se em revisão de literatura em fontes científicas como Scielo, PubMed e Lilacs.
  • Monografia Acesso aberto
    Deficiência de ferro na infância proveniente do consumo de leite gado : uma revisão bibliográfica
    (2023-12) AGUIAR, Ana Beatriz Saraiva; SILVA, Ana Laura Aires Gomes da
    A anemia por deficiência de ferro é considerada a mais comum das anemias e uma urgência medica, sendo as crianças, as mais acometidas. A Anemia Ferropriva (AF) é recorrente da baixa concentração de hemoglobina no sangue, o que gera uma má função do organismo, em crianças menores de 5 anos a AF na maioria dos casos pode ser decorrente da má alimentação que na maioria dos casos é gerada pela troca do leite materno pelo leite de vaca, ocasionando alguns sintomas como: sonolência excessiva, tontura, alotriofagia (desejo excessivo de comer objetos e comidas não convencionais), taquicardia. O objetivo desta presente revisão bibliográfica é reunir informações relevantes a respeito do risco da inserção precoce do leite de gado na dieta infantil, principalmente na faixa etária de 3 meses a 5 anos de idade, pois pode ocasionar o surgimento da AF, e de tal modo conscientizar os profissionais de saúde e pais a cerca da importância de se atentar aos casos de AF. Os sites utilizados foram SciELO, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde (BVS), 13 trabalhos foram selecionados, mas apenas 9 foram utilizados, proporcionaram trabalhos realizados de 2017 a 2023 de grande mérito para o desenvolvimento deste presente artigo. Os artigos escolhidos para a execução deste Trabalho de Conclusão de Curso, apresentavam assuntos ligados a AF decorrente da introdução alimentar precoce de leite de gado, onde foram demostrados em estudos o dano que essa troca ocasiona ao desenvolvimento do lactente. O presente trabalho traz informações relevantes, exibindo os malefícios da troca do leite materno pelo leite de gado, esclarecendo o risco do desenvolvimento da AF, decorrente da baixa biodisponibilidade que o leite bovino oferece ao organismo ainda não desenvolvido.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Utilização da CRISPR CAS9 e sua manipulação para o tratamento do HIV: um estudo de revisão integrativa
    (2023-12) SILVA, Emilly Ingrid da; SILVA, Marina Oliveira da
    O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) tornou-se um problema de saúde pública desde o início da década de 1980 e até então tem se propagado. Assim, a edição genética a partir da CRISPR Cas9 exposta neste trabalho, anuncia-se capaz de transformar o tratamento da AIDS. Este trabalho tem o propósito de abordar a eficiência da aplicação da terapia gênica Crispr no tratamento do HIV. Trata-se de uma revisão bibliográfica, com uso das bases de dados PubMed, Scielo, Lilacs e Ministério da Saúde. A produção foi baseada em 15 trabalhos selecionados, considerando a relação com o tema abordado, assim como o ano de produção. A técnica se mostra capaz de oferecer um resultado revolucionário no tratamento da doença , fornecendo uma melhor qualidade de vida aos portadores do vírus. Para que a técnica torne-se algo benéfico à sociedade, é necessário amplificar ainda mais os estudos para transformar o que já possui potencial para uma inovação científica e uma ferramenta para salvar vidas, respeitando limites éticos, controlando a utilização da técnica nos laboratórios de pesquisa para evitar futuras problemáticas, evoluindo e acelerando os estudos.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Teste do pezinho e manifestações clínicas da deficiência de glicose 6 fosfato desidrogenase em crianças brasileiras atendidas em hospitais públicos
    (2022-12-05) Oliveira, Ludmila Soares; Greco, Mabely Maurício Conrado
    A deficiência de glicose 6 fosfato desidrogenase (G6PD) caracteriza-se por uma alteração genética que resulta na má produção ou má estabilidade dessa enzima. Essa deficiência atinge cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, e estima-se que 4% da população aqui no Brasil, seja portadora ou doente, é responsável também pelo aumento da morbidade no período neonatal e pela possibilidade de aumentar o risco de desenvolvimento de Kernicterus, uma lesão neurológica associada ao aumento exacerbado de bilirrubinas. A triagem neonatal para a deficiência de G6PD é de fundamental importância para o diagnóstico precoce, possibilitando a instituição de tratamento restritivo, no sentido de diminuir a morbidade e mortalidade na infância. Embora o diagnóstico precoce, através do "Teste do Pezinho", esteja ocorrendo praticamente em todo o país, que manifestações clínicas podem apresentar após a confirmação do diagnóstico? Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da deficiência de glicose 6 fosfato desidrogenase e escrever o perfil clínico de recém-nascidos afetados pela deficiência de G6PD. Cabe destacar, que mesmo havendo a ampliação do teste do pezinho pelo SUS, ainda assim não alcança todo o território nacional, além do que, várias mães não obtém as informações de que existe a forma ampliada, se reduzindo apenas ao teste do pezinho oferecido pelo SUS do seu município, deixando, portanto, várias crianças ausentes do cuidado e do rastreio de qualidade. O trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica de revisão integrativa, realizada entre maio à novembro de 2022, a partir de registros disponíveis, decorrentes de pesquisas anteriores em documentos, como artigos, teses e revistas.
  • Monografia Acesso aberto
    Incidências de radiografias no diagnóstico das patologias abdominais
    (2022-12) Fernandes, Diogo Gomes
    O raio X é um exame que faz parte da rotina de atendimento em hospitais, clínicas e pronto-atendimentos. Principalmente, por ele ser uma das principais formas de confirmar se há ou não alguma fratura em casos de pancadas, quedas ou acidentes. A avaliação dos acometidos por algia no abdome, se trata de um forte preditor para efetivar o raio-x abdominal. A incidência Ântero Posterior (AP) é a mais usual de início no raio-x abdominal e as outras como a ortostática, perfil e oblíqua têm indicação de acordo com a situação. A metodologia do trabalho consistiu em uma pesquisa bibliográfica exploratória de natureza aplicada com abordagem qualitativa, realizada entre maio e novembro de 2022. Serão utilizados dados de categorias teóricas que já foram trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados. Para a elaboração, será realizada uma busca sistemática sobre o uso da radiografia para diagnóstico de patologias da região abdominal, por meio dos serviços de acessos as bases de dados: PubMed para a busca do livre acesso a base de dados da Medline, SciELO (Scientific Electronic Library Online) e LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde).
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relevância do exame papanicolau para o diagnóstico precoce de lesão intraepitelial em mulheres portadoras do HIV
    (2022-12-05) zevedo, Ana Beatriz Silva; Oliveira, Ana Caroline Alli de
    O câncer do colo do útero é a terceira neoplasia mais frequente em mulheres e ocupa o sétimo lugar entre todos os cânceres. Mais de 85% dos casos que ocorrem no mundo são em países em desenvolvimento, onde correspondem cerca de 13% de todos os cânceres na população feminina. No Brasil, a expectativa para o ano de 2012 foi de 17.540 casos novos com taxa bruta de incidência de 17,49 por 100 mil mulheres, sendo a região Norte a maior taxa registrada com 24 casos para cada 100 mil mulheres. A via sexual é a principal, onde a transmissão acontece, inclui-se contato oral-genital, manual-genital e genital-genital. Na maioria das pessoas a infecção não exibe nenhum sintoma. Em um contexto epidemiológico para o HIV, mulheres portadoras do vírus requerem uma atenção especial devido sua vulnerabilidade para lesões precursoras do câncer do colo uterino, em função de sua imunodeficiência. O rastreio das lesões é feito por exames preventivos de Papanicolau. O objetivo desse exame é detectar lesões precocemente para que assim, seja possível tratar da doença de forma precoce, antes que a paciente obtenha sintomas. As lesões precursoras do carcinoma escamoso da cérvice uterina podem ser divididas em LSIL , lesões com certa preservação do epitélio escamoso, atipias celulares mais frequentes em células maduras, presença de coilócitos, não invasivo, displasia leve ou NIC-I que refletem apenas a presença do vírus e, HSIL, verdadeiras lesões precursoras do câncer do colo uterino, causam atipias nucleares em todos os estratos cervicais, principalmente nas células parabasais e basais, coilócitos raros ou ausentes, além de causar displasias moderadas, severas e carcinoma in situ. O trabalho tem como objetivo, compreender a citologia cervico vaginal em mulheres portadoras do HIV ressaltando a importância no diagnóstico da lesão intraeptelial por meio do exame papanicolaou e identificar a correlação de lesão intraepItelial em mulheres portadoras do HIV. O atual trabalho, consiste em uma pesquisa bibliográfica de revisão literária, realizada entre abril à dezembro, a partir de registros disponíveis, decorrentes de pesquisas anteriores em documentos, como artigos e sites embasados no Ministério da Saúde. Para a elaboração, foi realizada uma busca sobre acuidade da citologia cérvico vaginal para o diagnóstico de lesão intraepitelial em mulheres portadoras do HIV, por meio das bases de dados Medline, Lilacs e Scielo, no período de 2003 a 2022.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação do profissional biomédico no diagnóstico da leucemia mieloide aguda (LMA)
    (2022-12-02) Lunguinho, Anna Bárbara de Freitas; Oliveira, Debora Nathaly Lima Falcão de
    A Leucemia Mieloide Aguda é uma neoplasia maligna que afeta os precursores de células-tronco de linhagem mieloide. Posto isto, conseguimos observar um grande nível de movimentação de blastos da medula óssea para o sangue periférico, havendo assim uma diminuição exacerbada das células funcionais de linhagem mielóide e um aumento de células jovens neoplásicas. Um paciente portador de Leucemia Mieloide Aguda possui sinais graves devido a redução de células funcionais. Visto que é uma doença grave e que seus sinais e sintomas afetam diretamente na qualidade de vida das pessoas, é de extrema importância a existência de profissionais capacitados para realização de um diagnóstico realmente fidedigno, para que o paciente possa ter um tratamento específico e consequentemente maiores chances de cura da doença. O presente trabalho tem como objetivo geral descrever a atuação do profissional Biomédico e sua relevância no diagnóstico da Leucemia Mieloide Aguda. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de revisão literária, realizada entre março à dezembro de 2022, a partir de registros disponíveis nas bases de dados da PUBmed (Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica), Scielo (Scientific Electronic Library Online) e INCA (Instituto Nacional do Cancêr), no período de 2017 à 2020. Diante dos resultados obtido por meio desta pesquisa, concluiu-se que a atuação do profissional Biomédico é altamente relevante para o diagnóstico da Leucemia Mieloide Aguda. Em razão disso, foi provado que dentre todas as etapas para que se chegue a um diagnóstico confiável, o Biomédico participa ativamente de todas elas.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Qualidade do sono e repositores energéticos utilizados pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFERSA
    (2022-11-28) Severo, Wellyngton Arimatea Silva; Albuquerque, Hiorrana Monally de Oliveira
    Objetivos. Analisar a qualidade do sono dos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Semi Árido – UFERSA, ciclo do sono-vigília; suas principais características; atividades do sono REM e NREM, suas etapas e classificações; fármacos naturais e industriais que prolongam a vigília e que induzem ao sono. Métodos. Baseado na Escala de Sonolência de Epworth - ESE e Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh – PSQI foi criado um questionário via google forms para realizar a coleta da qualidade amostral, utilizado muitos artigos sobre qualidade do sono para amplo conhecimento. Resultados. A pesquisa aponta para algumas contradições e também desordem em relação a qualidade do sono, já que o questionário tem perguntas elaboradas para compreender a qualidade de sono e também de saúde da amostra populacional. Os gráficos e as respostas informadas pelos candidatos apontam para um lado enquanto que o sentido das respostas obtidas estão em sentido contrário ao indicado pela amostra obtida. Além disso a utilização de substancias energéticas utilizadas e fármacos utilizados são de muita relevância para os resultados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Plasma Rico em Plaquetas na harmonização facial
    (2022-12-05) Barboza Terceiro, Aurino Costa; Queiroz Neto, Francisco Assis de
    O PRP (Plasma Rico em Plaquetas) é utilizado em diversas áreas da medicina e é visto como uma técnica de rejuvenescimento facial entre autores selecionados. É um concentrado de plaquetas autólogo em uma pequena quantidade de plasma obtido por centrifugação do sangue. Por ser autólogo, as contraindicações são reduzidas. Métodos: Para a elaboração deste artigo de revisão de literatura, abordamos diversos artigos científicos sobre o PRP. Um total de 139 artigos foram encontrados e 20 artigos foram validados para relevância para essas pesquisas, incluindo inglês, espanhol, francês e português. De acordo com a literatura, trata-se de um produto altamente eficaz que aumenta as camadas estruturais da pele para preenchimento de rugas com efeito duradouro, necessitando de reaplicação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Infecção pelo papiloma vírus humano durante a gravidez: relações com achados citológicos
    (2022-12-08) Tavares, Ana Cláudia Freire; Lima Neta, Maria Hercília de
    A infecção pelo Papilomavírus humano (HPV) no trato genital é a doença sexualmente transmissível (DST) de maior frequência em todo o mundo. O câncer de colo do útero é o mais comum dentre os cânceres associados à gravidez, uma vez que a gestação gera um desequilíbrio na flora vaginal, favorecendo o desenvolvimento tanto do HPV, quanto de outros agentes infecciosos, porém a incidência não é alterada pela gestação. Nosso objetivo é identificar as alterações citológicas voltadas para a gravidez. Para a elaboração do trabalho, foi realizada uma pesquisa sobre infecção pelo papiloma vírus humano durante a gravidez: relação com achados citológicos. Após revisão literária, concluímos que o HPV é um problema de fundamental importância para o sistema de assistência à saúde, podendo acarretar graves consequências e riscos a vida. O grupo mais vulnerável é o de gestantes, que tem suas vidas e de seus filhos ameaçadas pelo vírus.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Edema Tardio Intermitente e Persistente (ETIP) de implante de ácido hialurônico
    (2022-12-14) Amaral, Maria Luiza da Silva; Oliveira, Maria Clezineide de
    Introdução: O uso do ácido hialurônico para correções estéticas cresceu exponencialmente nos últimos anos. O ultrassom de pele mostra-se método eficaz para identificação do preenchedor e suas complicações. Um tipo particular de efeito adverso, caracterizado por edema tardio e persistente, de caráter intermitente, vem sendo observado ultimamente. Objetivo: Caracterizar uma complicação tardia após preenchimento facial com ácido hialurônico. Metodologia: Este estudo constituiu de uma revisão bibliográfica da literatura pautada em bases de dados nacionais e internacionais. Conclusão: Os autores propõem nomenclatura específica: edema tardio intermitente e persistente para agrupar as reações adversas tardias ao ácido hialurônico, que se traduzem por edema local tardio, de caráter intermitente, deflagrado por gatilhos específicos e que persiste enquanto houver a presença do ácido hialurônico no tecido.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Citopatologia: rastreamento do câncer de colo uterino pelo Exame de Papanicolau
    (2022-12-09) Santos, Witória Pedrosa; Silva, Valesca Ferreira
    O exame de Papanicolau é o principal teste para detectar lesões de baixo e alto grau e realizar diagnóstico precoce da patologia. O exame é ofertado nas Unidades Básicas de Saúde - UBS - e é indicado para a realização, periodicamente, com a finalidade de reduzir a mortalidade pelo câncer do colo do útero. O Papanicolau é um exame simples e de baixo custo que consiste na coleta de células endocervicais e ectocervicais por meio da raspagem com a espátula de ayre e escova cervical para análise laboratorial. Por meio dessa análise, pode-se detectar lesões pré-cancerosas. Este estudo busca realizar uma pesquisa literária sobre o câncer de colo uterino realizando o rastreamento pelo exame de Papanicolau também chamado de preventivo, demonstrando a importância do exame de Papanicolau e sua perspectiva no rastreamento do câncer do colo uterino. Foi realizada uma revisão integrativa utilizando os descritivos câncer de colo do útero, papanicolau e papilomavírus humano realizada nas seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), PUBMED, Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILAC), e o período de início até 2021 depois foi filtrado e artigos que não tinha correlação com o tema foram excluídos. Foi possível notar que o exame e diagnóstico precoces são de extrema importância para um prognóstico positivo, indicando um tratamento precoce e prevenindo o surgimento do câncer e levando. Mais recentemente vacinação também surge como uma forma importante de prevenção da infecção por HPV e do câncer do colo de útero.
  • Monografia Acesso fechado
    Relação do mecanismo de defesa extracelular dos neutrófilos nas doenças cardiovasculares
    (2022-04-08) Araújo, Edson Luan dos Santos; Ferreira, Beatriz França Oliveira
    No Brasil e no mundo, temos grande parte da população acometida por doenças cardiovasculares, são as que mais causam fatalidades, sendo mais comum, mortes por infartos, sendo causadas por placas de gordura e outras condições que favorecem para a ruptura do vaso, discutir e estudar mais afundo é importante para combater e ter uma minimização dessas morbidades de maneira mais efetiva. Pesquisando sobre o tema, foi estudado, artigos sobre armadilhas extra celulares dos neutrófilos (NETs) usando portal de busca da pubmed, para a construção da revisão de literatura, os autores consideram os neutrófilos como principais atuantes nessas doenças, principalmente na aterosclerose, uma ativação exagerada das NETs pode levas a danos no tecido vascular no indivíduo. Por conta disso mais estudos para entender o funcionamento e como controlar essa geração exagerada de NETs mais específicos para tentar inibir ou controlar essa função de maneira efetiva.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Alterações citomorfológicas do tecido estratificado do colo do útero na pós menopausa
    (2022-12-05) Veríssimo, Cadja Shara de Morais; Mota, Joelma Larissa Oliveira
    O Carcinoma de colo uterino (CCU), é um dos tumores mais frequentes na população brasileira feminina, e é comumente relacionado com a infecção de subtipos oncogênicos do papiloma vírus humano (HPV), doença sexualmente transmissível (DST) mais comum no mundo, além de fatores genéticos, externos e idade que podem favorecer a persistência ou regressão da infecção e consequentemente a evolução para o CCU. A menopausa é diagnosticada clinicamente, quando a mulher cessa seu ciclo menstrual por um ano, caracterizada pela ausência de atividade ovariana, consequentemente a perda de atividade folicular, causando assim a diminuição dos hormônios estrogênio e progesterona. O ciclo hormonal feminino normal depende da interação dos efeitos de feedback entre o hipotálamo, hipófise anterior, ovários e dos estímulos ambientais. Tendo duas classes principais de hormônios, os hipofisários e os ovarianos, sendo eles respectivamente LH, FSH, estrogênio e progesterona. Os principais estrogênios na mulher são estradiol, estrona e estriol, que são responsáveis pela maturação celular do epitélio da mucosa vaginal que consiste em uma única camada de células cilíndricas endocervicais. Já a ectocérvice é um epitélio constituído por extratos de células basais, parabasais, intermediárias e superficiais. O processo de maturação e diferenciação desse epitélio depende diretamente da ação hormonal cíclica do estrogênio e da progesterona, que determina a predominância de células com certo grau de diferenciação celular, dependendo da faixa etária e da fase do ciclo menstrual que a mulher se encontra. A junção escamocolunar (JEC), sendo a sua presença considerada um indicador de qualidade da amostra citológica e o centro de aproximadamente 90% de lesões malignas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tratamento precoce e impactos na disfunção da tireóide no processo gestacional: revisão de literatura
    (2022-12) Rocha, Luís Caio Freire; Queiroz, Heloyze Cristine Silva
    A gravidez inicia-se no desejo de engravidar, sendo assim, é de suma importância que mulheres que desejam ficarem grávidas deverão fazer exames de acompanhamento durante todo esse processo, para que assim não traga riscos para si mesma e para o feto que irá ser gerado. É muito comum que gestantes apresentem distúrbios tireoidianos, fazendo com que haja a necessidade das dosagens dos hormônios T3 e T4. A metodologia desenvolvida irá se tratar de uma pesquisa qualitativa com informações geradas a partir de literaturas, sendo utilizados artigos de 2015 a 2022, utilizando como base de dados, SciELO, Pubmed e Lilacs. O objetivo central do presente trabalho foi destacar a relevância do rastreamento precoce das dosagens dos hormônios tireoidianos, a fim de diminuir os desdobramentos negativos acerca das disfunções tireoidianas, como hipotireoidismo e hipertireoidismo no feto e na mãe. O rastreamento precoce se mostrou essencial no que se refere a prevenção de problemas pra mãe e para o feto, sendo benéfico para o desenvolvimento de uma gravidez segura e saudável.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Resistência bacteriana associada as feridas crônicas em pacientes adultos
    (2022-12-06) Lucena, Bruna Jéssica Dantas de; Sousa, Sarah Vitória Gomes de
    O número de pacientes portadores de feridas crônicas na comunidade adulta é crescente. A presença dessas lesões impacta de forma negativa o estilo de vida e bem-estar do paciente, o incomodo e dor, dificultam ou inibem de forma total a realização de atividades cotidianas antes realizadas pelos pacientes. Neste cenário o estudo tem por objetivo analisar a comunidade bacteriana associada a feridas crônicas de pacientes adultos cadastrados na Clínica Integrada da UNP- Mossoró, assim como realizar a caracterização dos gêneros microbianos relacionados aos processos infecciosos nas feridas, tendo enfoque principal a análise da resistência antimicrobiana. Durante a pesquisa foi realizada três análises, sendo baseada na coleta microbiológica, inoculação em meio nutritivo, coloração de Gram, inoculação em meios seletivos e diferencias, provas bioquímicas e antibiograma. A análise qualitativa dos testes e resultados indicaram a presença de Pseudomonas spp e Staphylococcus aureus. O teste de susceptibilidade microbiana demonstrou alto índice de resistência aos antimicrobianos testados, no qual os isolados analisados demonstraram uma resistência aumentada a penicilina. A persistência da lesão e colonização bacteriana torna-se preocupante pelo aumento do tempo de tratamento e alta susceptibilidade, além do agravamento do quadro clinico e microbiológico do paciente.
  • Monografia Acesso aberto
    Recorrência da disfunção erétil em pacientes do sexo masculino acometidos por diabete mellitus
    (2022-12-05) Câmara, Laylla Jaiany de Andrade; Rocha, Rayana Géssica Cândido
    A disfunção erétil é um distúrbio que aflige diretamente a qualidade de vida dos homens, tendo efeito negativo no âmbito sexual. Além disso, a complexidade de atingir a ereção e de mantê-la é um fator recorrente em pacientes que sofrem com a diabete mellitus. Este estudo tem como objetivo expor as formas de tratamento do distúrbio, retratar sobre a pauta entre a diabete mellitus e a disfunção erétil, através de uma revisão integrativa onde será apresentado dados de forma esclarecedora e objetiva. Além disso, é importante destacar que o efetivo trabalho apresenta a disfunção erétil como oriunda da diabete mellitus. Visto que a glicose compromete os vasos, haverá também a exposição desse fundamento no decorrer do trabalho.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Plasma Rico em Plaquetas (PRP): uso na harmonização facial
    (2022-12-05) Barboza Terceiro, Aurino Costa; Queiroz Neto, Francisco Assis de
    O PRP (Plasma Rico em Plaquetas) é utilizado em diversas áreas da medicina e é visto como uma técnica de rejuvenescimento facial entre autores selecionados. É um concentrado de plaquetas autólogo em uma pequena quantidade de plasma obtido por centrifugação do sangue. Por ser autólogo, as contraindicações são reduzidas. Métodos: Para a elaboração deste artigo de revisão de literatura, abordamos diversos artigos científicos sobre o PRP. Um total de 139 artigos foram encontrados e 20 artigos foram validados para relevância para essas pesquisas, incluindo inglês, espanhol, francês e português. De acordo com a literatura, trata-se de um produto altamente eficaz que aumenta as camadas estruturais da pele para preenchimento de rugas com efeito duradouro, necessitando de reaplicação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Otimização dos protocolos de tomografia computadorizada para exames em pacientes portadores de SARS-CoV-2
    (2022-12-14) Matias, Silmara Semidemis da Silva
    Desde o início abrupto da pandemia de SARS-CoV-2 a Tomografia Computadorizada de tórax tem se mostrado de grande relevância para fins de diagnóstico, detecção de possíveis complicações provenientes da patologia, assim como também tem auxiliado no prognóstico da doença, porém, faz-se necessário que haja uma série de medidas preventivas protocoladas a fim de minimizar os resultados falso-negativo, assim como também resultados falso-positivo. Mediante a tal, o presente artigo objetiva-se a analisar através de uma Revisão Narrativa de Literatura a otimização dos protocolos da Tomografia Computadorizada para pacientes diagnosticados com COVID-19. Espera-se mediante o andamento do artigo cientifico no próximo período que seja possível estudar sobre a otimização dos protocolos de Tomografia computadorizada para o rastreio da patologia aqui estudada, sendo essa pesquisa de grande relevância para a área acadêmica.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Estudo epidemiológico da Covid-19 no nordeste brasileiro: recortes de gênero, raça, classe e região em torno da doença
    (2022-12-09) Mota, Francisco Mikael Alves
    Desde 2019, o mundo foi impactado pela descoberta de uma nova variante do gênero dos Betacoronavírus, chamado de severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2) ou, simplesmente, coronavírus, cuja alta transmissibilidade e letalidade se mostraram um desafio nunca visto. Identificada primeiramente em Wuhan, China, a doença causada por esse agente, que infecta, principalmente, as vias respiratórias, viria a se espalhar por todo o mundo, caracterizando meses depois uma pandemia. Atualmente, já são mais de 640 milhões de infecções e 6 milhões e 600 mil mortes em virtude do vírus (números que, até então, seguem crescendo). O escritor e pesquisador Marcos Cueto em seu livro El Regreso De Las Epidemias (1997, p. 18) afirma que “a enfermidade não é um simples fato biológico”, ao refletir sobre como os processos de saúde e doença são determinados por diversos fatores. Sendo assim, o presente artigo busca, tomando como base a região nordeste do Brasil, esclarecer como a pandemia de Covid-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, também é moldada pelo contexto social. Uma vez que a depender do gênero, raça, classe ou região as pessoas se mostram mais suscetíveis a se contaminarem com o microrganismo e sofrerem as consequências de seus agravos. Com essa finalidade, foram buscados dados em diversas fontes, como a plataforma Tabnet do Ministério da Saúde e em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que, ao serem associados, refletem as dimensões da problemática. Constatando-se, por fim, uma tendência da doença em gerar óbitos entre homens, pessoas pretas/pardas e em regiões menos favorecidas economicamente.