Nutrição

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 40
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Escala de boas práticas nos serviços de manipulação de alimentos - EBOPRASMA: instrumento para avaliação da segurança higiênico sanitária dos alimentos por manipuladores
    (2023-10) FRIAS, Beatriz Amaral; BATISTA, Bruno Daniel; GEWERS, Corina
    Este trabalho procurou avaliar a presença de boas práticas de manipulação de alimentos, pautado na legislação brasileira vigente. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, realizado com indivíduos manipuladores de alimentos participantes de um curso capacitação em boas práticas de manipulação, onde foram coletados dados sociodemográficos e aplicada a Escala de Boas Práticas nos Serviços de Manipulação de Alimentos a fim de coletar informações quanto a prática desses manipuladores referentes ao controle higiênico sanitário dos alimentos. Participaram 68 manipuladores de alimentos, sendo a maioria do sexo feminino (86,8%) e ensino superior incompleto (35,3%). Entre os participantes, 84% apresentaram classificação “satisfatória”, seguido por 13% com classificação “precisa melhorar” quanto a prática e controle higiênico sanitário dos alimentos a partir do escore geral da escala, sendo os domínios Controle de Temperatura e Materiais de Orientação aqueles que requerem maior atenção entre os pesquisados, respectivamente 35% de classificação precisa melhorar/insuficiente e 16% inexistente, sendo o domínio Higiene Pessoal o de melhor classificação onde 88% apresentou resultado satisfatório. Devido a ausência de instrumentos brasileiros para mensurar a prática de manipuladores de alimentos quanto aos cuidados durante a manipulação, a Escala de Boas Práticas nos Serviços de Manipulação de Alimentos emerge como um instrumento promissor, onde pontos críticos podem ser identificados e a partir deles medidas corretivas podem ser implementadas, sendo a capacitação continuada uma ferramenta eficaz e de extrema importância nesse processo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Reflexões sobre dieta vegetariana na adolescência.
    (2023-11) ABREU, Julia Silva de; REY, Marina Alves; HARRIS, Natalie; PIMENTEL, Victoria Machado Carrara
    A dieta vegetariana consiste em uma alimentação que exclui o consumo de carnes, em diferentes níveis e formas. Por se caracterizar como uma fase de intenso crescimento e desenvolvimento, a adolescência demanda necessidades nutricionais específicas para adequado funcionamento e desenvolvimento dos processos biológicos. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi contribuir com reflexões a respeito da dieta vegetariana à saúde do adolescente. Foi realizada uma revisão narrativa de literatura, a partir de buscas nas bases de dados PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os seguintes descritores: (Adolescent) AND (Diet, Vegetarian) para buscas na PubMed e os descritores (Adolescente) AND (Dieta Vegetariana) para buscas na BVS, cujas publicações tenham ocorrido nos últimos 5 anos (2018-2023). Aspectos éticos, morais, de saúde, ecológicos e religiosos, têm sido apontados como os principais fatores de influência a adesão de um padrão alimentar vegetariano entre adolescentes, além da influência familiar e/ou necessidade de distanciamento de comportamentos entre os adolescentes em relação a seus pais. A dieta vegetariana pode apresentar diversos benefícios relacionados ao maior consumo de frutas, verduras e legumes, proporcionando maior aporte de fibras, micronutrientes e antioxidantes, reduzindo consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares. A adoção do padrão alimentar vegetariano balanceado é considerado seguro para crianças e adolescentes e pode ser facilmente obtido a partir da elaboração e adesão a um bom planejamento e acompanhamento dietético individualizado realizado com apoio do profissional nutricionista com expertise no atendimento a indivíduos vegetarianos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O impacto da alimentação durante a gestação no desenvolvimento fetal ósseo, cerebral e imunológico.
    (2023-11) BUENO, Diana Longo de Campos; LOESCH, Stephanie Ayres
    A nutrição no período gestacional e na primeira infância está ganhando cada vez mais espaço na agenda global como um dos pilares fundamentais para a saúde, sendo os primeiros mil dias de vida de uma criança considerados críticos e essenciais para reduzir ou aumentar fatores de risco de desenvolvimento de doenças. Nesse sentido, o objetivo desta revisão é avaliar os impactos da alimentação e nutrição durante o período gestacional na formação e no desenvolvimento fetal e saúde da criança. Por meio da revisão de literatura, a partir das bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e PubMed, utilizando os descritores (gravidez) AND (alimentação e nutrição) para a BVS e (Pregnancy) AND (Food, and Nutrition) para a PubMed, com recorte temporal dos últimos 5 anos. Tendo sido identificados impactos diretos da alimentação durante a gestação no desenvolvimento ósseo, cerebral e imunológico fetal, além de impactos diretos na saúde e desenvolvimento da criança ao longo dos anos. O planejamento e o acompanhamento nutricional adequado, atendendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde para as demandas dessas fases da vida, promovem a saúde da pessoa gestante e do feto, com impactos durante o seu desenvolvimento e no decorrer dos anos.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise da concentração de sódio em bebidas lácteas UHT proteicas
    (2023-11) DONADEL, Louise; MELLO, Luciana Xerfan Maranhão de; FREITAS, Julia de Souza Queiroz; FERREIRA, Wendel Costa
    O objetivo deste estudo é avaliar a quantidade de sódio presente nessas bebidas, considerando as recomendações nutricionais de organizações de saúde para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Pesquisa de caráter exploratório, a partir da avaliação de 14 marcas de bebidas lácteas UHT proteicas e de suas variações de sabores, totalizando 61 produtos. As informações foram colhidas das tabelas nutricionais dos rótulos de cada produto em diversos pontos de distribuição para uma porção padronizada de 250ml. Observou-se o atendimento à legislação vigente quanto à apresentação dos valores de sódio nos rótulos, com uma variação de até 325,4% dos teores de sódio entre as amostras. Não se verificou correlação entre os valores diários de referência recomendados para energia e sódio entre as amostras, dificultando a real percepção do potencial risco à saúde associado ao consumo excessivo de sódio presente nesses alimentos. Nesse sentido, a metodologia do Modelo de Perfil Nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde - MPN/OPAS revela-se promissora para a melhoria da rotulagem das bebidas lácteas UHT proteicas, uma vez que melhor evidencia a contribuição de sódio do alimento para a dieta total e facilita o exercício do comportamento crítico e escolhas alimentares conscientes. Este estudo torna-se pioneiro na análise dos possíveis impactos do teor de sódio de bebidas lácteas UHT proteicas à saúde. Assim, recomenda-se que novos trabalhos sobre esses produtos sejam realizados, com o escopo não só avaliar os níveis de sódio, mas, também, os demais nutrientes críticos na prevenção de doenças e promoção da saúde.
  • Monografia Acesso fechado
    Identificação de temas populares relacionados a alimentação no Instagram no Brasil
    (2023-11) ALVES, Gabriella Medeiros de Faria; GARCIA, Juliana Iorillo; OLIVEIRA , Letícia Gestas
    Introdução: A crescente influência das redes sociais e, especificamente do Instagram, na disseminação de informações nutricionais levanta a necessidade de identificar os temas mais populares abordados pelos nutricionistas nesta plataforma no Brasil. Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar temas altamente populares em nutrição com base nos perfis de Instagram de nutricionistas populares no Brasil. Materiais e Métodos: Foram selecionados 10 nutricionistas populares no Instagram no Brasil e o engajamento das postagens desses profissionais, medido pelo número de curtidas, foi utilizado como indicador de popularidade de temas. Resultados e Discussão: Foram identificados os temas populares abordados pelos nutricionistas selecionados. E no topo do ranking estão: receitas saudáveis e alimentos e doenças. O interesse da população em receitas saudáveis para transformar gradualmente preparações não saudáveis em versões mais nutritivas parece ser uma abordagem benéfica para aqueles que desejam adotar um estilo de vida saudável. Além disso, a busca por temas relacionados a alimentos e doenças reflete um interesse crescente na relação entre alimentação e saúde. Conclusão: O estudo atendeu ao seu objetivo de identificar temas altamente populares em nutrição e pode fornecer informações para auxiliar os profissionais de saúde a compreender as preferências e interesses do público, adaptar suas estratégias de comunicação e fornecer conteúdo relevante para melhorar a saúde da população.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A suplementação da cafeína pode exercer efeito ergogênico em atletas de alto rendimento?
    (2023-11) NASCIMENTO, Beatriz Castillo do; PEREIRA, Cassio Azevedo; ANDRADE, Lais Silva Rodrigues de; NORBERTO, Victor Hugo Silva
    A vida do atleta de alta performance é uma construção para altos rendimentos desportivos e uma carreira no esporte escolhido. Sendo assim, a alimentação é base salutar na construção de um condicionamento físico desejável e que produza rendimentos mais satisfatórios. Com isso, o objetivo desta revisão sistemática é verificar os efeitos da cafeína como suplemento alimentar nos atletas de alta performance e a possibilidade de efeito ergogênico que ela pode provocar e como isso afeta o atleta e suas práticas. Evidente que muitas pessoas se utilizam da cafeína no sentido pessoal de dar energia, disposição ou até mesmo, tirar o sono, porém na vida esportiva profissional é diferente do senso comum. Adaptações necessárias serão criadas individualmente e a construção estrutural de qualquer programa de treinamento. Dessa forma, se estabelece a modalidade certa, os tempos adequados e as sequências didáticas necessárias para uma performance correta, estudar o corpo humano é de vital importância nas práticas de treinos físicos, seja para quais objetivos forem essas práticas. Para não ocorrer em traumas, doenças ou até mesmo incapacidade física pós treino. Portanto, através de uma metodologia fica delimitado o corpus da pesquisa que permitirá uma análise criteriosa para estabelecer regras gerais sobre o efeito ergogênico causado nos atletas, de forma que não cause prejuízos por excesso de consumo de cafeína, mas tenha um efeito positivo na formação de uma educação física e alimentar na carreira do atleta.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Dieta Mediterrânea e sua relação com doenças crônicas não transmissíveis: uma revisão narrativa
    (2023-12) OLIVEIRA, Evellyn Felix Roncati; SIMÃO, Francielli Adriana Tonello; RAMALHO, Lartna Cristina Fonseca Valente; AGOSTINI, Manoela Marcilio; OLIVEIRA, Narcisio Rios
    Objetivo: Promover reflexão a respeito da dieta mediterrânea e sua relação com as doenças crônicas não transmissíveis. Métodos: Utilizou-se uma abordagem de revisão narrativa, explorando artigos selecionados das plataformas PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), publicados entre 2018 e 2023, sem limitação de local ou idioma, totalizando 34 publicações utilizadas. Resultados e Discussão: Os resultados indicam associação entre a dieta mediterrânea e a redução de riscos para doenças crônicas não transmissíveis, com destaque as doenças cardiovasculares e diabetes mellitus tipo 2, devido ao menor consumo de alimentos ultraprocessados. A dieta mediterrânea é caracterizada pela composição rica em alimentos in natura como frutas, hortaliças, castanhas, e com a presença marcante do azeite de oliva, vinho tinto, peixes e frutos do mar, alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios da dieta, essenciais para a promoção da saúde e longevidade. Considerações finais: Os estudos analisados apontam que a dieta mediterrânea é benéfica e protetora para a saúde, promovendo melhor qualidade de vida e longevidade. Cabendo destacar a necessidade de novos estudos avaliando o impacto desse padrão alimentar em comparação a outras diretrizes e recomendações nutricionais a exemplo do guia alimentar para população brasileira, cujos princípios e recomendações assemelham e divergem da dieta ocidental pautada em ultraprocessados.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Cuidados dietéticos e a dieta de poucos alimentos (few foods diets) como alternativa para o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH
    (2023-12) GONZALES, Clara Keidel; ALMEIDA, Esther Rocha de; BRITO, Isabela Neves de
    O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, tem origem multifatorial e possui prevalência entre 5-6% na infância e 2-3% na fase adulta, havendo estudos que apontam eficácia da dietoterapia no combate a sua sintomatologia. Este trabalho busca promover reflexões a respeito dos cuidados dietéticos e dieta de poucos alimentos como intervenções aliadas ao tratamento de indivíduos com o TDAH, a partir da revisão narrativa de literatura, cuja seleção de literatura ocorreu utilizando as plataformas PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, com utilização dos seguintes descritores para buscas: (TDAH) AND (Nutrição, Dieta e Alimentação) para as buscas na BVS e (ADHD) AND (Diet, Food, and Nutrition) OR (few foods diets) para buscas na PubMed, cujas publicações tenham ocorrido nos últimos 5 anos (2018-2023). Ao longo do trabalho foram apresentadas discussões a respeito dos impactos dos alimentos ultraprocessados ao indivíduo com TDAH, a importância dos micronutrientes no tratamento do TDAH e a relação da dieta com poucos alimentos com o TDAH. Diante disso, a utilização da dieta de poucos alimentos, que considere a redução de alimentos ultraprocessados favorecendo a utilização de alimentos in natura e/ou minimamente processados a partir da orientação do profissional nutricionista, respeitando e promovendo a diminuição da eventual seletividade alimentar e déficit nutricional, emergem como ferramentas promissoras ao tratamento do TDAH. Cabendo, ainda, destacar o papel fundamental da atuação interprofissional para o bom andamento do tratamento e promoção de melhor qualidade de vida e saúde dos indivíduos com TDAH.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impactos da alimentação vegetariana em doenças cardiovasculares
    (2023-12) VILELA, Giulia Araujo; GRANDINETTI, Jennifer Victoria; CHAVENCO, Thayna Vitoratto; ALMEIDA, Vitória Caroline de Assis
    As doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis pelo óbito de 70% da população, sendo a maior causa de mortalidade, sendo assim permanece a ser uma prioridade otimizar a sua prevenção e minimizar os riscos. O vegetarianismo apresenta diversos benefícios à saúde, trazendo uma diminuição nas mortes por infarto, tendo como fator relevante a escolha da qualidade dos alimentos presentes no dia a dia. Este trabalho considera dispor uma análise dos atributos positivos e negativos gerados por uma dieta vegetariana no risco cardiovascular. As doenças cardiovasculares (DCV) poderiam ser reduzidas em 30% com uma alimentação apropriada. Em geral, a dieta vegetariana apresenta um melhor perfil cardiovascular, visando que tenham uma melhor qualidade na alimentação, respectivo a sua maior ingestão de vitaminas e minerais. Ainda assim, uma dieta vegetariana irregular, visto que o consumo de produtos alimentares vegetarianos não-naturais pode conduzir ao aumento do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, entre outras doenças. Podendo ser facilmente evitado por meio de um planejamento alimentar adequado. Sobretudo, sempre haverá um efeito benéfico adepto a uma dieta vegetariana balanceada, com base em alimentos naturais e saudáveis, com o desprovimento de alimentos ultraprocessados e ácidos graxos trans. A adoção de uma dieta vegetariana apresenta efeitos positivos em vários fatores de risco cardiovascular. Embora tenha uma dificuldade em obter macronutrientes e micronutrientes essenciais que possam estar menos prevalentes em alimentos de origem vegetal, podendo ser prontamente contornada através de uma dieta cuidadosamente planejada, assentada em alimentos saudáveis e naturais. Dando-se conhecimento a suas limitações e intervindo com as devidas providências, a dieta vegetariana torna-se eficientemente contra a doença cardiovascular.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Impactos da insegurança alimentar no desenvolvimento infantil: reflexões sobre desnutrição, obesidade e fome oculta
    (2023-11) CRISTOVAM, Beatriz Silva; DUARTE, Ester Marcondes; NOGUEIRA, Georgia Rodrigues; OLIVEIRA, Narcisio Rios
    Objetivo: Contribuir com reflexões a respeito do impacto da insegurança alimentar e nutricional no desenvolvimento infantil. Revisão Bibliográfica: A desnutrição infantil compromete as defesas imunológicas do corpo e eleva a probabilidade de infecções, podendo em situações extremas levar ao óbito precoce, sendo a nona causa mais comum de mortalidade infantil no Brasil. Aproximadamente 40 milhões de crianças com menos de 5 anos de idade na América Latina e no Caribe possuem excesso de peso, sendo a obesidade infantil e doenças associadas consideradas de risco para problemas na fase adulta. A fome representa uma das expressões da insegurança alimentar e nutricional, sendo a fome oculta considerada um sério problema nutricional, possuindo altas taxas de prevalência no mundo e caracterizada pela carência nutricional não explícita de um ou mais micronutriente, podendo ser expressa pela falta permanente de alimentos e/ou nutrientes. Conclusão: Dessa forma, concluímos que diante dos impactos da desnutrição, obesidade e fome oculta, ocasionados pela IAN no desenvolvimento infantil, ações urgentes e concretas se fazem necessárias, para promoção da qualidade de vida e nutrição de crianças, impactando também na vida de seus familiares.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Eixo cérebro-intestino: Uma aproximação de saberes da Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Moderna
    (2023-06-19) Peniche, Guilherme Giani; Machado, Marcelle souza Lima
    A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) sugere uma estreita relação entre o cérebro e o intestino, e que o eixo cérebro-intestino é o que liga o cérebro e o sistema gastrointestinal. Nesta revisão, exploramos as aproximações de saberes da MTC e Medicina Moderna relacionado ao eixo cérebro-intestino, a qual fornece novas perspectivas para a prevenção e tratamento da osteartrite, doenças metabólicas, neurogênese, doença de Alzheimer, acidente vascular cerebral isquêmico e insônia, por meio da MTC em que fornecemos uma visão dos efeitos potenciais da MTC com o uso de medicamentos e fitoterápicos para a saúde do eixo cérebro-intestino.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Rotulagem nutricional frontal de produtos embutidos
    (2023-06-19) Barbosa, Claudinéia Veríssimo de Paiva; Guedes, Daniella Reinaldo de Araújo; Gomes, Rosangela da Cruz Silva; Nunes, Sthefany das Neves
    Introdução: A alimentação é fundamental na vida humana e o consumo de alimentos ricos em açúcares, sódio e gorduras saturadas trazem riscos para a saúde do consumidor. Objetivo: Verificar as informações nutricionais quanto ao alto teor de sódio e gorduras saturadas em alimentos embutidos, analisando quais destes produtos teriam a necessidade de se adequar a nova rotulagem frontal para os nutrientes indicados. Materiais e Métodos: Foi realizada uma pesquisa em três diferentes supermercados das zonas Sul e Leste da cidade de São Paulo entre os meses de março e maio de 2023, a fim de coletar informações nutricionais dos rótulos de produtos embutidos. Foram analisados linguiça, presunto, salame e mortadela, para análise da concentração de gorduras saturadas e sódio em 100g de cada produto, tendo como referência a RDC nº 429/2020, e a IN nº 75/2020, para isto foram coletadas 6 amostras de diferentes marcas para cada produto escolhido totalizando 30 produtos. Resultados e Discussão: Dos produtos analisados que precisarão receber a lupa na parte frontal da embalagem, seriam a linguiça (100%) para gordura saturada e (100%) para sódio, presunto (33%) para gordura saturada e (100%) para sódio, salame (100%) para gordura saturada e (100%) para sódio, salsicha (100%) para gordura saturada e (100%) para sódio e a mortadela (100%) para gordura saturada e (100%) para sódio. Conclusão Neste estudo foi possível observar que a maioria dos produtos embutidos contêm alto teor de gorduras saturadas e sódio por 100g de alimentos, sendo necessária a lupa na parte frontal das embalagens. A nova rotulagem frontal tem o intuito de alertar a população quanto ao alto teor de gorduras saturadas e sódio contido nesses alimentos, permitindo que o consumidor possa fazer escolhas mais conscientes e saudáveis contribuindo para a educação nutricional dos consumidores.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Eixo cérebro-intestino : uma aproximação de saberes da Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Moderna
    (2023-06-28) Machado, Marcelle Souza Lima; Peniche, Guilherme Giane
    A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) sugere uma estreita relação entre o cérebro e o intestino, e que o eixo cérebro-intestino é o que liga o cérebro e o sistema gastrointestinal. Nesta revisão, exploramos as aproximações de saberes da MTC e Medicina Moderna relacionado ao eixo cérebro-intestino, a qual fornece novas perspectivas para a prevenção e tratamento da osteartrite, doenças metabólicas, neurogênese, doença de Alzheimer, acidente vascular cerebral isquêmico e insônia, por meio da MTC em que fornecemos uma visão dos efeitos potenciais da MTC com o uso de medicamentos e fitoterápicos para a saúde do eixo cérebro-intestino.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto dos transtornos alimentares em mulheres adultas
    (2023-06-05) Freitas, Isabella Almeida; Massari, Letícia Fernandes; Gouveia, Maria Julia Grubba
    Os transtornos alimentares são doenças que afetam não só a mente como o estilo de vida da pessoa. Se caracterizam por comportamentos anormais de alimentação e de percepção corporal. Dentre os transtornos mais prevalentes estão: anorexia nervosa (AN), bulimia nervosa (BN) e transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP). As mulheres são mais propensas a desenvolver os transtornos alimentares, principalmente pela pressão social para manter o “corpo perfeito”, que por muitos da sociedade são classificados como magros. Existem fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos e esses fatores podem ser multifatoriais como: baixa autoestima, ansiedade, instabilidade afetiva, histórico familiar, histórico de vida, hereditariedade, além de outros fatores socioculturais. Outro fator que interfere hoje em dia principalmente nesses tipos de transtornos alimentares, são as mídias sociais. A mídia passa uma ideia de que o emagrecimento está diretamente ligado a experiências positivas na vida da mulher, ou seja, se ela está magra, as experiências da vida dela serão positivas, se não, serão negativas. As consequências dos transtornos alimentares podem afetar significativamente a vida da pessoa. Podem levar ao isolamento social e dificuldades nos relacionamentos afetivos. Já as consequências físicas podem levar a desnutrição e outras deficiências nutricionais. Outro fator físico são as complicações cardíacas e gastrointestinais. O papel do nutricionista nesses casos é analisar o caso num todo. Identificar um padrão alimentar e tentar modificá-lo da melhor forma possível com a ajuda de outros profissionais. Orientar o paciente e até a família para que exista uma rede de apoio.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Implicações nutricionais em dietas isentas de glúten : uma revisão integrativa
    (2023-06-19) Ansarah, Telma Gomes dos Reis; Galli, Ana Amélia Santos; Martins, Mirella Ferreira; Prospero, Giovanna
    As intolerâncias e alergias alimentares são reações adversas aos alimentos que podem ou não estar ligadas ao sistema imunológico. Em relação ao glúten, há diversos transtornos causados por essa proteína, tais como doença celíaca, sensibilidade e alergia ao glúten. Diferentemente da alergia, a doença celíaca é caracterizada como uma doença do sistema imunológico, apresentando uma fisiopatologia bem diferenciada. O objetivo deste trabalho foi analisar a literatura acerca das implicações nutricionais em dietas isentas de glúten, com destaques para possíveis consequências dessas dietas restritas em termos de deficiências de micro e macronutrientes. Para a elaboração do presente trabalho foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica e revisão bibliográfica de artigos científicos sobre o tema. Os artigos foram pesquisados nas plataformas: Pubmed, Scielo e LILACS, bem como plataformas de organizações e órgãos governamentais nacionais e internacionais. O glúten, conhecido popularmente como agente potencialmente alergênico, consiste em uma molécula de proteína altamente complexa presente na natureza, especialmente no grão de trigo, alimento que integra o grupo dos cereais. A medida em que a pessoa com doença celíaca mantém a ingestão cotidiana dos alimentos contendo glúten, poderá passar a ter deficiências nutricionais graves, como anemia ferropriva e osteopatias, além de possuir risco aumentado de desenvolvimento de outras doenças e síndromes metabólicas, lesões cutâneas e pruriginosas em regiões como os cotovelos, joelhos e nádegas. É importante o acompanhamento nutricional com a realização de um bom trabalho de educação nutricional visando capacitar o indivíduo para a adoção consciente de boas escolhas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A eficácia e segurança da suplementação de probióticos na síndrome do intestino irritável
    (2023-06-05) Carvalho, Bruna Fernandes; Carvalho, Deyse Carolina Pereira de; Gomes, Thainá Cristina Pereira; Cavalcante, Thays Costa
    A síndrome do intestino irritável (SII) é uma alteração gastrointestinal caracterizada por alterações do hábito intestinal, desconforto abdominal e dor. A SII afeta aproximadamente entre 5 a 15% da população entre homens e mulheres, sendo frequentemente diagnosticado em mulheres. A causa é desconhecida e sua fisiopatologia não é completamente compreendida. Porém, acredita-se ser uma doença multifatorial influenciada por fatores fisiológicos e psicossociais. A SII não tem cura e seu tratamento envolve a combinação de tratamento farmacológico e manejo dietético, incluindo suplementos alimentares, com destaque do interesse recente pelo uso de probióticos. Estudos demonstraram que o uso de probiótico associado a uma dieta equilibrada com a redução de alimentos fermentativos contribui com redução e controle dos sintomas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Biscoitos e bolinhos com apelo infantil: rotulagem e alegações nutricionais
    (2022-12) Santos, Layani Luz Neres; Santos, Letícia Souza Moura; Oliveira, Quéren Hapuque Cerqueira
    Alimentos destinados ao público infantil geralmente apresentam embalagens com cores chamativas e personagens lúdicos, influenciando a escolha e a compra desses produtos, que em grande parte se caracterizam como ultraprocessados. O consumo de alimentos ultraprocessados têm sido cada vez mais cedo e esse fato, aliado à inatividade física favorece o desenvolvimento da obesidade e doenças crônicas não transmissíveis ainda na infância. O objetivo deste estudo é verificar a rotulagem e as alegações nutricionais de biscoitos doces e bolinhos com representações lúdicas e classificar os produtos de acordo com os critérios da legislação sobre rotulagem nutricional frontal. Foi realizada uma pesquisa analítica e de campo, por meio da observação e avaliação de embalagens de biscoitos doces e bolinhos que apresentassem características com apelos ao público infantil, como cores vibrantes e personagens e ou ilustrações infantis. A coleta de dados ocorreu nos meses de setembro e outubro de 2022 em estabelecimentos comerciais do município de São Paulo. A amostra estudada foi composta por 17 biscoitos doces e 7 bolinhos. Ao analisar as informações descritas nas embalagens desses produtos, observou-se que a composição média de ambos é formada principalmente por carboidratos e gorduras totais. Alguns biscoitos apresentaram alegações nutricionais como “fonte de vitaminas e minerais”. Grande parte dos biscoitos e uma parte dos bolinhos foram classificados como produtos com alto teor de gorduras saturadas, por apresentarem quantidades maiores ou iguais a 6g desse nutriente em 100g de produto. Após verificar a rotulagem de biscoitos doces e bolinhos foi possível identificar que parte desses produtos contém algum apelo destinado ao público infantil promovido em parte dos seus produtos ultraprocessados, quando o consumo se torna elevado existem riscos nutricionais associados como a obesidade infantil e doenças crônicas não transmissíveis. A atual norma de rotulagem é um avanço por oferecer maior clareza em relação às características dos produtos alimentícios. No entanto, faz-se necessário algumas outras medidas governamentais com olhar atento às publicidades alimentícias e aos rótulos, além de ações de educação nutricional para todas as idades de pessoas.
  • Monografia Acesso aberto
    Dieta baixa em foodmaps com tratamento da Síndrome do Intestino Irritável quanto a redução dos sintomas globais da doença
    (2022-12-05) Souza, Mirella Cristina; Benelli, Alessandra; Bonfiglioli, Isabela; Bagliero, Laura
    Ficha catalográfica elaborada pela Biblioteca UAMcom os dados fornecidos pelo(a) autor(a)Dieta baixa em FODMAPs como estratégia para o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável quanto a redução dos sintomas globais da doença/ Alessandra Benelli, Isabella Bonfiglioli, Laura Balliego Rebequi, Mirella Cristina de Souza Buíssa. - 2022.60f. : il.; 30cm.Orientadora: Elizabete Lourenço da CostaTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2022.Bibliografia: f.56-60.1. Síndrome do Intestino Irritável2.FODMAPs3.Dieta baixa FODMAPs. 4. Dieta low FODMAPs. 5. Gastroentestinal
  • Monografia Acesso fechado
    Fatores associados ao desenvolvimento e prevalência da obesidade em adolescentes
    (2022-12) Ramos, Artur Lemos; Pires, Gabriel Antônio Campos; Ferreira, Jaciana Dantas; Torres, João Vitor Borelli; Costa, Leticia Nascimento; Rodrigues, Tainan
    O desenvolvimento da obesidade é um problema de saúde mundial que tem ganhado cada vez mais destaque com o passar dos anos, principalmente pelo fato da obesidade estar se tornando um problema maior que a fome e a desnutrição. A adolescência é um período em que a obtenção de bons hábitos alimentares e sociais são de fundamental importância para garantir a longevidade dessa população, principalmente pelo fato de que o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis nessa fase da vida pode gerar diversos tipos de malefícios no crescimento e desenvolvimento dos adolescentes. E para evitar a prevalência dessas doenças, ações devem ser tomadas para garantir a saúde, através de projetos de educação alimentar, e atividades que ajudem o desenvolvimento de bons hábitos para esta população. A presente revisão narrativa teve como objetivo avaliar o perfil nutricional de adolescentes, o processo de transição nutricional que ocorreu nas últimas décadas, quais os principais fatores e consequências que o desenvolvimento do sobrepeso e a obesidade podem gerar na vida de adolescentes, assim como quais as legislações vigentes para a vigilância da saúde de escolares, e quais os melhores métodos de tratamentos e terapias para reverter e prevenir o desenvolvimento da doença, através do levantamento de dados de artigos científicos entre os anos de 1990 e 2022. Mediante aos dados obtidos foi possível observar que houve um aumento progressivo do desenvolvimento da obesidade em adolescentes e da população em geral com o passar das décadas, devido à fatores do estilo de vida atual da população, e associado a obesidade, está o desenvolvimento de outras doenças crônicas que são associadas com a uma alta prevalência de óbitos precoces dentre a população.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Psiquiatria Nutricional: Uma nova área em ascensão na Nutrição
    (2022-12-05) Cardoso Peres, Bianca; Oliveira Merola, Carolina; Pummer Almeida, Glaucia; Nunes Franco, Julia
    Almeida GP de. Psiquiatria Nutricional: Uma nova área em ascensão na Nutrição. [Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Graduação em Nutrição]. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi; 2022. Os Transtornos Mentais são de suma relevância para a Saúde Pública e está diretamente associado a incapacidade produtiva, limitações sociais e redução de expectativa de vida. Globalmente, tem se buscado novas soluções para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos em situação de prejuízo de Saúde Mental. Devido a urgência do tema no atualidade, novos estudos estão sendo realizados, e pesquisadores têm se organizado mundialmente com o intuito de acelerar o processo e avançar com novos achados. O objetivo deste estudo visa analisar o conceito da Psiquiatria Nutricional, interpretar vias biológicas e metabólicas sobre o Eixo Intestino- Cérebro (EIC) e, por fim, verificar o avanço dos estudos da Psiquiatria Nutricional aplicada aos Transtornos de Depressão Maior (TDM). A metodologia deste estudo é de revisão narrativa da literatura através de revisões contendo como objetivo principal temas relacionados à Psiquiatria Nutricional, publicados entre 2013 e 2022. Os resultados foram analisados de forma qualitativa mediante descrição narrativa e, até o presente momento, pode-se afirmar a piora de quadros de Transtornos Mentais quando o indivíduo apresenta piora de marcadores inflamatórios e piora da eubiose intestinal dado a comunicação bidirecional entre o EIC. Estudos recentes apontam progressos significativos na qualidade de vida quando ocorre à adoção da Dieta do Mediterrâneo Modificada por indivíduos em situação de TDM, ainda sugere-se na literatura o uso de psicobióticos para auxiliar quanto a disbiose intestinal. Além disso, com o propósito de melhorar marcadores inflamatórios, é indicado na literatura o uso do nutracêutico ômega 3 e por fim, recomenda-se o uso do nutracêutico N- acetilcisteína (NAC) para melhora dos sintomas depressivos, entretanto, os achados ainda são controversos para NAC. Em síntese, a abordagem baseada na Psiquiatria Nutricional tem demonstrado efeitos positivos para tratamento de TDM, apesar disso, ainda são necessários mais estudos para refinar sua eficácia em populações diversas.