Engenharia Civil

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 51
  • Monografia Acesso aberto
    Estudo da Gestao de Obras de Pequeno Porte
    (2023-06-16) Benz, Thalez de Almeida
    Este artigo aborda a gestão de obras de pequeno porte, um aspecto crucial da construção civil que frequentemente enfrenta desafios devido à falta de planejamento adequado e gestão eficaz. A pesquisa se concentra em identificar e analisar os problemas comuns encontrados na gestão de aquisições, comunicação e escopo em tais projetos. O objetivo é avaliar ações de melhoria e buscar métodos aplicáveis que possam otimizar a execução e agilizar os processos no canteiro de obras. Os problemas específicos abordados incluem atrasos na construção, alterações no orçamento e a falta de mão de obra e materiais. A metodologia adotada envolve pesquisa bibliográfica, prática em campo e análise com profissionais da área. O artigo também explora o uso de softwares e técnicas modernas para melhorar a comunicação e a logística nos canteiros de obras. A justificativa para este trabalho reside na necessidade de encontrar soluções criativas e econômicas para melhorar a gestão de obras de pequeno porte. A pesquisa visa orientar a recuperação de procedimentos em andamento que apresentam falhas na gestão de aquisições, comunicação e escopo. O objetivo final é evitar estouros de prazos e orçamentos, que são consequências comuns de uma gestão inadequada.
  • Monografia Acesso aberto
    Barraginha metodologias de construção e sua funcionalidade
    (2023-07-16) Sutil, Jeferson
    Nas últimas décadas, o desmatamento desorganizado no Brasil vem resultando em danos irreparáveis ao meio ambiente, principalmente em relação à conservação da água e do solo. Nesta temática, este trabalho avaliou os benefícios da implementação de Barraginhas para solucionar problemas no solo e viabilizar o plantio para pequenos agricultores. A metodologia do trabalho buscou evidenciar os métodos construtivos e os custos necessários para a implantação das Barraginhas. Com os resultados da pesquisa, foi possível identificar que as Barraginhas são técnicas de baixo custo e com mão de obra não especializada que pode ser implementada por agricultores de baixa renda. Também foi realizado o dimensionamento de exemplo de Barraginha para avaliar os custos e o tempo de execução. Dessa forma, evidenciar que a falta de divulgação por parte dos órgãos financiadores e do poder público dificulta a ampliação desta técnica pelo território brasileiro. Além de ser uma técnica viável e sustentável, as Barraginhas podem vir a ser uma importante ferramenta de gestão dos recursos hídricos, para bacias com intenso uso agrícola.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise de custos de obra residencial devido a falta de planejamento - Estudo de caso
    (2023-07-16) Duarte, Gabriele Goulart
    A construção civil é um setor competitivo sendo um dos motivos que apresenta consumidores cada vez mais exigentes, portanto, a necessidade de planejamento e controle do cronograma com objetivo de evitar atrasos, custos não planejados e desperdício de materiais torna-se essencial para empresas no ramo da construção civil. Este estudo tem como principal motivação demonstrar a importância de um bom planejamento em empresas de pequeno porte, analisando os custos obtidos durante a execução de uma obra residencial localizada em Porto Alegre/RS. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, tratando-se de pesquisa com abordagem qualitativa de caráter exploratório, a partir de análise de medições realizadas para o financiamento da Caixa Econômica Federal, orçamento elaborado pela construtora e acompanhamento de obra. A partir dessas análises, foi gerada uma planilha comparativa entre os custos planejados e os custos realizados, demonstrando que a falta de planejamento na construção acarreta atrasos nas medições e impacta diretamente em custos extras, causando prejuízos para a construtora.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Estudo de caso: Análise de patologias em edifício residencial de Porto Alegre - RS
    (2023-06-17) Stimamiglio, Thiago Brunhaus
    O lar das pessoas é o lugar onde se passa boa parte da vida, e em boa parte dos lares brasileiros pode se dizer que existe algum tipo patologia da construção, sendo por má execução do trabalho proposto ou até mesmo por baixa qualidade na hora da escolha do material, ou falta de manutenção periódica preventiva, esses problemas podem se arrastar por anos sem conhecimento para sanar o dano. Até mesmo pode acontecer de certa patologia ser reparada sem os conhecimentos necessários, e a mesma voltar a reincidir no mesmo ponto algum tempo depois, por isso é de fundamental importância o conhecimento teórico e prático sobre o assunto. Seguindo o raciocínio dos parágrafos acima que se desenvolve este estudo de caso, sendo uma visita á um edifício residencial, foi observado e coletado uma série de informações referentes as patologias, as mais recorrentes foram as fissurações e as trincas, que somadas representam 51% da totalidade encontrada.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Estudo Comparativo de Projeto de Fundações para Loja Comercial
    (2023-07) Milbradt, Matheus Freitas
    No campo da geotécnica, em se tratando de fundações, existem diversos tipos de soluções para que se atendam às demandas construtivas. Faz-se necessário saber corretamente qual solução usar para cada tipo de solo. Existem dois grandes grupos de fundações: as rasas e as profundas. As rasas transmitem as cargas pela sua base; quanto às profundas, essas transmitem também pela base, mas principalmente pelo seu fuste em atrito com o solo. Este trabalho busca analisar um projeto de estacas e blocos de coroamento já existente e executado, e propõe uma solução em projeto do tipo sapata para comparar em termos de custo e desempenho se este atenderia de igual ou melhor modo a demanda de cargas da estrutura. Para o dimensionamento geotécnico da solução proposta, é analisado o estudo do solo, calculando-se as tensões admissíveis com base nos resultados do boletim do SPT (Standard Penetration Test). Verificam-se as cargas de projeto juntamente com as majorações e verificações com o auxílio dos métodos semiempíricos e após definidas as dimensões da sapata, foi realizado o dimensionamento estrutural utilizando o método das bielas e tirantes. Por fim, é feito o levantamento do quantitativo de materiais e serviços para a execução da solução com base no SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), e comparam-se as duas soluções para definir qual desempenha o melhor papel em termos de custo-benefício. Observou-se, pois, que a melhor solução para a edificação em estudo foi o método de Blocos sobre Estacas, custando este menos da metade do valor em comparação com o método por Sapatas.
  • Monografia Acesso aberto
    Sistema construtivo light Steel Framing : Estudo de caso de uma residência na cidade de Gravataí
    (2023-06-13) Ferreira, Acioli da Rosa
    O déficit habitacional brasileiro se encontra em constante crescimento e assim, gerando grandes impactos sociais, que afetam diretamente a qualidade de vida das populações. Acredita-se que a utilização de sistemas construtivos convencionais tenha contribuído para a formação deste cenário. Os sistemas convencionais são em sua maioria, artesanais e assim, lentos. Neste contexto, o sistema light steel framing surge como alternativa, para propor melhoria no desenvolvimento de obras e para suprir o constante crescimento do déficit habitacional. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar os principais benefícios que o método construtivo light steel framing pode proporcionar, em comparação a alvenaria convencional, para o atendimento da demanda habitacional social. A metodologia utilizada consistiu no acompanhamento de caso de uma casa construida na cidade de Gravataí no condomínio Terras Alphas. Os principais resultados demonstraram que o light steel framing pode ser considerado a alternativa mais adequada ao atual cenário do Brasil, uma vez que permite uma maior execução de obras, com praticidade, qualidade e em curto prazo. Portanto o light steel framing se aplicado em larga escala e inserido em programas sociais, poderia atuar na solução desta problemática.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise da implementação de telhado verde como solução a infiltração em lajes em edificações residenciais unifamiliar
    (2023-06-29) Zatti, Élen
    O presente trabalho se trata de uma análise da viabilidade da instalação de telhado verde em uma residência unifamiliar, localizada em Alvorada, no Rio Grande do Sul. Na estruturação da proposta, foram avaliados os benefícios da implementação da técnica do telhado verde, para solucionar um problema real, numa edificação unifamiliar. Na referida edificação existe uma laje que possui uma infiltração pela qual recebia uma carga superior de chuva para qual foi projetada, que pode ser calculada obtendo a vazão total que a laje recebe, intensidade de chuva, e outras variáveis de projeto, no qual a técnica implementada consistiu em dividir as contribuições que chegam na laje através dos calculos de redução da vazão. Para melhorar o sistema da laje, foi proposto um telhado verde para combater a infiltração, pois o mesmo possui um sistema de impermeabilização, e também acaba reduzindo uma parte da lâmina de água que vai para os coletores públicos, amenizando a vazão dos mesmos, bem como trazendo conforto térmico para a residência, além disso foi necessário a instalação de uma calha para conter o excesso de chuva do telhado que caia sobre a laje. Com uma abordagem mais sustentável, solucionando o problema, os resultados apresentados, trouxe uma redução de 42,65% demonstrando que com um melhor reajuste do que poderia estar sendo implementado e com a técnica do telhado verde, existe um grande potencial de não só redução na lâmina de água, mas de resolver o problema de infiltração, trazendo também benefícios para o meio ambiente como um todo. Foram feitos orçamentos para essa implementação, onde é comparado o orçamento de uma empresa local, com a tabela da SINAPI. O orçamento local teve um custo mais elevado, pois por ser uma técnica que o mercado brasileiro ainda está se adaptando, não há tanta concorrência, então quem tem mão de obra qualificada, põem o seu preço para executar. Tendo um custo para implementação de R$ 5.543,80 custando aproximadamente 44,28% mais do que o proposto pela SINAPI de R$ 3.842,20 onde para ambos foi utilizado a grama esmeralda como vegetação implantada no projeto.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise de manifestações patológicas relacionadas a presença de umidade: Estudo de caso de duas residências unifamiliares localizadas na cidade de Guaíba-RS
    (2023-06-18) Rocha, Andreza
    Um dos maiores problemas para a construção civil ainda é a presença de umidade do local onde a edificação é construída, ainda mais quando se fala de edificações residenciais unifamiliares. Este estudo teve como objetivo demonstrar a presença frequente de umidade em residências unifamiliares, seja decorrente de erros construtivos ou, ainda, pela ausência de manutenções preventivas/corretivas. Esta pesquisa foi realizada por meio de levantamento técnico e bibliográfico do local das residências estudas, o estudo da patologia, com ênfase no estudo das manifestações patológicas que apresentam maior incidência na presença de umidade. Sendo assim, neste estudou realizou-se vistoria técnica com registros fotográficos das duas residências unifamiliares e o diagnóstico das anomalias encontradas assim como sua possível causa. Conforme foi possível demonstrar, muitas das manifestações patológicas são decorrentes da presença de umidade, em especial a umidade acidental (presença em praticamente todos os ambientes térreos das edificações analisadas), além de umidade acidental e de precipitação, também amplamente tratadas como possíveis causas das manifestações patológicas observadas. Diante do exposto, reforça-se a necessidade de realizar um sistema de impermeabilização que ofereça estanqueidade e não permita a entrada de umidade advinda do próprio terreno, sendo esse aspecto ainda mais importante em locais como a cidade de Guaíba-RS, além de se prever e realizar meios de evitar outros tipos de umidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise de custos dos materiais para a construção de uma residência popular unifamiliar: comparativo entre preços de referência do SINAPI e obtidos no comércio de Porto Alegre/RS
    (2023-06-27) Fortes, Malú Pauli
    O orçamento é uma etapa muito importante para o sucesso de um empreendimento. Deve ser realizado por um profissional habilitado e competente, pois qualquer erro pode ocasionar em perda de lucro ou prejuízo de um empreendimento. É através do orçamento que são identificados os custos para a execução de um projeto. No orçamento detalhado são listados todos os serviços contidos no projeto e identificados os insumos. Um sistema muito importante para obtenção dos preços dos insumos e dos custos das composições é o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI). Esse sistema disponibiliza mensalmente, para cada estado brasileiro e para o Distrito Federal (DF), relatórios com referências de preços de insumos e de custos de composições de serviços. A pesquisa de preços que abastece o SINAPI é realizada principalmente nas capitais dos estados e regiões metropolitanas. Baseado nisso, o presente trabalho utilizou um projeto padrão de uma residência popular, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal (CAIXA), para realizar a comparação dos valores dos materiais de construção entre os preços de referência do SINAPI, do mês de março de 2023, disponibilizado para o estado do Rio Grande do Sul, e os preços cotados, no mesmo mês, no comércio de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Esse estudo permitiu verificar a viabilidade do uso do SINAPI para a realização de orçamento de materiais de construção na cidade de Porto Alegre. Para a comparação dos preços dos materiais foi criada uma tabela comparativa, apresentando as diferenças individuas entre os preços, e para a comparação entre os orçamentos foram elaboradas duas planilhas orçamentárias de materiais, uma para os preços do SINAPI e outra para os de Porto Alegre. O orçamento realizado com os preços de Porto Alegre foi apenas 0,74% mais caro que o do SINAPI, mostrando assim que o SINAPI foi uma fonte adequada para a realização do orçamento de materiais, na cidade de Porto Alegre, para o projeto proposto.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise das manifestações patológicas em um condomínio residencial multifamiliar localizado na cidade de Porto Alegre/RS: estudo de caso
    (2023-06) Kurkowski, Douglas Teixeira
    Com o passar dos anos, a sociedade teve um avanço tecnológico e científico quanto a construção civil, ocasionando o surgimento de um número expressivo de construções. No entanto, esse desenvolvimento traz preocupações importantes, como o aumento das manifestações patológicas nas edificações, principalmente nas construções recentes. Através das visitas técnicas realizadas na construção foi possível reunir os apontamentos iniciais juntamente com os registros fotográficos e com auxílio do embasamento teórico foi viável encontrar as prováveis causas dos problemas e sugerir as recomendações adequadas. A partir deste estudo, foi constatado que os processos deletérios encontrados estão vinculados a vários fatores como, a falta de fiscalizações durante as etapas construtivas, incapacidade da mão de obra, inexistência ou ineficácia dos projetos específicos, omissão das manutenções preventivas e corretivas, entre outros. Esses fatores foram responsáveis pelo surgimento das manifestações patológicas, entre elas, os variados tipos de fissuras, internas e externas, corrosões das estruturas metálicas e umidades advindas do solo e das áreas externas. Logo, é perceptível a redução da vida útil do empreendimento devido aos vícios construtivos presentes.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise da ocorrência de manifestações patológicas nas fachadas de um prédio residencial na cidade de Porto Alegre
    (2023-06) Moura, Rodrigo Rodrigues
    O presente trabalho aborda os motivos que levaram ao desplacamento da cerâmica de fachada de um edifício situado em Porto Alegre, RS, e as demais manifestações patológicas encontradas. Foi realizado diversas vistorias técnicas no local onde foram feitos registros fotográficos de todas manifestações patológicas encontradas. Através de pesquisas teóricas a sobre o tema de manifestações patológicas foi possível analisar as possíveis causas geradoras das manifestações patológicas encontradas no edifício, e logo após, as soluções adotadas para correção de cada uma delas. Esse estudo de caso possibilitou concluir que este edifício sofre de diversas manifestações patológicas, ocasionadas provavelmente por: falhas de planejamento, projeto, fabricação dos materiais, mão-de-obra qualificada e falta de inspeção.
  • Monografia Acesso aberto
    Analise da Ocorrência de Manifestações Patológicas nas Fachadas de um Empreendimento Comercial no Estado do RS
    (2023-06-16) Aguiar, Verissimo Oliveira de
    Com o advento da tecnologia e constante evolução nos métodos construtivos, este processo passou a ter enorme velocidade em sua concepção, com isso tivemos um possível aumento na presença de patologias devido à falta de um olhar mais rigoroso na execução de edificações. Em determinadas situações, ocorrem manifestações patológicas com intensidade e incidência significativas capazes de comprometer os aspectos estéticos e que, na maioria dos casos, reduzem a capacidade resistente da estrutura, podendo ocasionar o colapso parcial ou total da edificação. A escolha pelo estudo das manifestações patológicas é pela importância e cuidado que se deve dar, com o objetivo de mapear e quantificar, utilizando uma metodologia dividida em coleta de dados, identificação, diagnóstico e propor soluções para as principais manifestações. A metodologia é aplicada em um empreendimento comercial de grande circulação de pessoas diariamente, localizado, Estado do Rio Grande do Sul, cujos dados são obtidos através de vistorias “in loco”, e a partir destas informações buscasse diagnosticar de forma detalhada as manifestações patológicas com maior ocorrência e apresentar possíveis soluções para os problemas abordados, de acordo com o estudo realizado, buscando soluções na literatura. Na visita técnica é identificado e documentado através de fotografias, os problemas encontrados e com embasamento técnico é analisado a origem de cada manifestação patológicas identificada, é apontando as possíveis causas e sugerindo correções, com isso é possível concluir que a maior parte destes problemas podem diminuir a vida útil da edificação. Ressaltando a importância do acompanhamento do profissional nos processos construtivos durante a execução, e acompanhamento do plano de manutenção do empreendimento, que podem minimizar o surgimento das manifestações patológicas.
  • Monografia Acesso aberto
    Manifestações patológicas da construção civil: a eficiência da análise e gestão das ocorrências em pós-obra na melhoria de produto em uma empresa construtora
    (2023-06) Teixeira, Lucas Siqueira Bastos
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar as manifestações patológicas na construção civil e avaliar a eficiência da análise e gestão das ocorrências em pós-obra na melhoria do produto em uma empresa construtora. As manifestações patológicas são problemas que surgem nas edificações após a conclusão da obra, afetando sua qualidade, durabilidade e segurança. A análise e gestão adequadas dessas ocorrências são fundamentais para identificar suas causas, propor soluções e evitar a reincidência desses problemas. Para alcançar esse objetivo, será realizada uma revisão bibliográfica abrangente sobre as manifestações patológicas mais comuns na construção civil e as melhores práticas de análise e gestão pós-obra. A metodologia adotada para a execução de plano de ação relacionado as manifestações encontradas será baseada no 5W1H, onde trará características inicias e sugestões de mudança a serem utilizadas pela empresa construtora. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para a compreensão da importância da análise e gestão eficiente das ocorrências em pós-obra na melhoria do produto em uma empresa construtora. Através da identificação das principais manifestações patológicas e adoção de medidas adequadas de prevenção e correção, espera-se que seja possível minimizar problemas futuros, aumentar a satisfação do cliente e fortalecer a reputação da empresa no mercado da construção civil.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise de Plano de Prevenção Contra Incêndio em loja de pneus na cidade de Porto Alegre/RS: Estudo de caso
    (2022) Vittorazzi, Wilson
    No Brasil há um histórico de grandes incêndios em edificações, incêndios estes que provocaram a perda de um número significativo de vidas e prejuízos patrimoniais. Esses casos estimularam as entidades a buscarem atualizações e novas regras para a construção e adaptação de edificações existentes, a fim de promover maior segurança com o intuito de preservar vidas e imóveis em casos de sinistros. No Rio Grande do Sul essa movimentação ganhou força após a tragédia ocorrida em janeiro de 2013 na cidade de Santa Maria, no mesmo estado, na Boate Kiss, onde centenas de jovens perderam suas vidas. A partir de então, em dezembro do mesmo ano, foi criada a Lei Complementar nº 14.376, que até a presente data já passou e segue com diversas atualizações periodicamente. Essa legislação estabelece normas e condições mínimas sobre Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndio neste estado, incluindo a elaboração de forma correta dos Planos de Prevenção Contra Incêndios – PPCI. Considerando a relevância deste processo, o presente estudo tem como objetivo analisar o PPCI desenvolvido em uma loja de pneus localizada na cidade de Porto Alegre/RS, até a obtenção do seu Alvará, observando os riscos existentes no local, a classificação da edificação e as medidas de segurança adotadas.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise dos índices de perdas no Sistema de Abastecimento do Município de Viamão e possíveis melhorias para os problemas detectados
    (2022-12-21) Vieira, Rodrigo Lopes
    Este trabalho teve por objetivo avaliar o índice de perdas de água na rede de distribuição na cidade Viamão-Rs. Para tanto, buscou-se na literatura conhecimento sobre conceitos e estruturas de um sistema de abastecimento de água e dos tipos de perdas de água existentes. O estudo de caso proposto buscou identificar as diferentes causas que influenciam os índices de perdas de água e detectar possíveis soluções para o problema, no intuito de tornar o abastecimento mais eficiente e menos oneroso aos recursos hídricos. Atualmente, há uma grande preocupação em desenvolver processos e métodos que diminuam as perdas de água de um sistema de abastecimento de água, sendo que essas perdas podem ocorrer em todos as etapas de um sistema, principalmente nas redes de distribuição. Também é abordado a importância da quantificação destas perdas pelas companhias de saneamento, pois além de afetar a eficiência da distribuição de água afeta nos aspectos econômicos de uma cidade. De acordo com os resultados obtidos pela análise dos dados, observou-se que a Empresa responsável através de um bom desempenho e desenvolvimento de seus métodos conseguiu diminuir as perdas e consequentemente ter uma melhoria na eficiência operacional nos sistemas de abastecimentos.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Implementação da ferramenta PDCA em uma etapa de uma obra localizada em Porto Alegre/RS: estudo de caso
    (2022-12-08) Silva, Gustavo Bueno
    A necessidade de manter a competitividade entre as empresas criou a necessidade de controle de custos na engenharia, portanto, planejar e controlar custos são processos para garantir a proteção da concorrência no mercado. Uma das formas de controlar o processo é utilizar ferramentas de gestão, e neste trabalho foi apresentado um estudo de algumas das ferramentas de planejamento utilizadas no mercado. Em seguida, foi apresentado um estudo de caso para analisar a causa raiz das avaliações não conformes. Neste estudo de caso, foram monitorados os serviços executados em obra, seguido da seleção das fases de colocação do piso cerâmico e do revestimento, e revisão da literatura para entendimento dos parâmetros adequados para o assentamento do revestimento, logo depois, foram elaboradas com base no método do ciclo de PDCA e no acompanhamento da obra três fichas de procedimentos a serem adotada para esta etapa de assentamento de pisos e revestimentos cerâmicos. Após a análise dos problemas identificados na obra, é possível afirmar que o uso da fermenta de gestão PDCA teria trazido um grande impacto, tanto na prevenção de retrabalhos quanto na redução dos custos, devidos aos atrasos que ocorreram durante a execução das etapas descritas.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise de custos dos problemas em uma obra utilizando o método construtivo parede de concreto moldadas in loco – estudo de caso
    (2022-12-20) Machado, Willian Lemes França
    O método construtivo de paredes de concreto armado possui fôrmas metálicas reutilizáveis, telas de aço já montadas com os kits elétricos e hidráulicos prontos e é um método construtivo que tem como principal objetivo entregar maior produtividade e economia, além de ser uma alternativa mais sustentável pois em comparação com outros métodos quase não gera resíduos. O método é recomendado para obras onde se tem alta repetitividade, podendo fazer um andar a cada dois dias, o que acelera o prazo de entrega e diminui gastos com materiais como pregos, madeira e tijolos. O presente estudo tem como objetivo avaliar os problemas durante a fase de execução de uma obra em Porto Alegre que utiliza o método construtivo parede de concreto, tendo como principais pontos exemplos de falhas na execução e conferência de atividades ligadas ao sistema construtivo que geraram custos não previstos ou maiores que os orçados, mostrando os impactos que uma má gestão tem em um dos principais fatores de uma obra que é o custo. Para o estudo foi utilizado casos que ocorreram durante a execução de uma obra na cidade de Porto Alegre, que através de análises utilizando uma planilha com dados da empresa para a medição de produtividade foi possível obter os valores gastos com cada atividade, levando em conta o tempo gasto e tipo de serviço a ser executado. Foram observados custos significativos para realizar os consertos e ajustes além de um prazo não previsto pela construtora.
  • Monografia Acesso aberto
    Armazenamento de águas pluvias para fins não potáveis em casa de condomínio
    (2022-12-16) Souza, Felipe Tassoni
    Com a conscientização, tem-se a necessidade de criar um sistema sustentável no que diz respeito ao reuso de águas pluviais. Será elaborado um estudo para implementar o um sistema para o reuso de águas da chuva para fins não potáveis. Tratando-se de um condomínio, há um excelente potencial de aproveitamento, pois possuem diversas casas, que poderão servir para captação e uso externo. O desafio principal deste estudo foi dimensionar o reservatório de armazenamento de águas pluviais, fazendo-se necessário realizar diversas pesquisas sobre índice de precipitações na região, intensidade pluviométrica, área de contribuição para captação, coeficiente de runoff e previsão de consumo de água para os fins estabelecidos. Os resultados finais mostram que o projeto de reuso de águas pluviais para fins não potáveis é totalmente viável, e trará vantagens como a redução considerável do consumo de água potável, além de contribuir para o meio ambiente.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise dos métodos de impermeabilização de vigas baldrame adotados em duas edificações unifamiliares - estudo de caso
    (2022-12-08) Silveira, Israel Araujo da
    Mesmo com a evolução nos processos construtivos ao longo dos anos e a inovação dos materiais utilizados para a impermeabilização e estanqueidade das construções, as patologias causadas por umidade e pela percolação da água ainda são uma das principais causas de deterioração das edificações. Com o intuito de prolongar a vida útil das construções e diminuir as patologias causadas pela umidade ascendente do solo, desenvolveu-se um estudo de caso baseado na aplicação de dois tipos de impermeabilizantes nas vigas baldrame. Os impermeabilizantes foram testados em duas construções na cidade de Maquiné RS. Foram observadas diferenças nos resultados obtidos com as duas técnicas de impermeabilização.
  • Monografia Acesso aberto
    Aplicabilidade do sistema Lean construction na indústria da construção civil
    (2022-12-16) Nunes, Patrick Martins
    A indústria da construção está tentando adaptar conceitos e técnicas de ambientes industriais e é neste contexto que a Lean Construction, ou seja, a construção enxuta, ganha importância. Este trabalho teve como objetivo avaliar por meio de pesquisas bibliográficas a eficiência da metodologia Lean Construction, no combate aos desperdícios. Como metodologia, observou-se que ela é classificada como pesquisa exploratória. Detectou- se também a necessidade da pesquisa bibliográfica no momento em que se fez uso de materiais já elaborados: livros, artigos científicos, revistas, documentos eletrônicos e enciclopédias na busca e alocação de conhecimento sobre a aplicabilidade do sistema Lean Constrution na indústria da construção civil. Os resultados mostraram que a aplicação dos princípios do Lean Construction em todas as etapas da construção, ou seja, projeto, mobilização de canteiros, execução e acabamento, foi responsável por uma redução significativa na geração de resíduos e custos das empresas estudadas, através da racionalização e melhoria dos processos. Além de reduzir a quantidade de resíduos gerados, foi possível medir a economia na compra de materiais, gastos com caçambas e mobilização de canteiros de obras. Palavras-chave: Lean Construction; Construção Civil; Gestão De Projetos; Tecnologia da Construção.