Nutrição

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 24
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O efeito da cafeína sobre o desempenho de atletas
    (2023-12) FERREIRA, Camila Caroline Schossler
    Introdução: A cafeína, amplamente consumida em diversos produtos, é reconhecida por seus efeitos ergogênicos, atribuídos à sua interação com os receptores de adenosina. Seu consumo seguro diário é estabelecido, e estudos recentes destacam melhorias no desempenho atlético com doses específicas. O artigo visa examinar os efeitos da cafeína em atletas de diferentes modalidades. Objetivo: O objetivo do estudo é analisar o impacto da cafeína no desempenho esportivo, proporcionando informações sobre seu uso seguro e eficaz para beneficiar os atletas. Metodologia: A revisão adotou critérios específicos de inclusão, abrangendo estudos de atletas de qualquer modalidade, investigando a cafeína, com grupos de controle e desfechos relacionados ao desempenho esportivo. Foram incluídos estudos publicados entre 2018 e 2023, e a busca foi realizada em PubMed e Scielo. Resultados: Os resultados foram apresentados em uma tabela, destacando estudos sobre diferentes modalidades esportivas. Exemplos incluem melhorias cognitivas e físicas com a suplementação de cafeína, destacando-se benefícios em desempenho anaeróbico, eficiência neuromuscular, e redução da fadiga.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A construção da saúde: como a alimentação influencia a epigenética e a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e qual o papel do governo nesse contexto
    (2023-12) SILVEIRA, Caetano Osório
    Introdução: A influência da alimentação nos primeiros 1000 dias de vida está intrinsecamente associada à prevenção de doenças crônicas. Este estudo destaca a importância da nutrição e o papel essencial do governo em implementar políticas públicas para garantir um desenvolvimento saudável desde a gestação Objetivo: investigar a influência da nutrição na gestação e nos primeiros 1.000 dias de vida na saúde infantil e na prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Metodologia: Por meio de uma revisão bibliográfica integrativa, examinou-se artigos obtidos nas bases de dados do Scielo e PubMed. Resultado: Destacaram-se a importância crucial da amamentação exclusiva nos primeiros seis meses para um desenvolvimento saudável. Fatores perinatais, microbiota intestinal e influências epigenéticas foram identificados como elementos determinantes para a predisposição a doenças intestinais crônicas e para a prevenção de DCNT Considerações finais: Os resultados ressaltam a necessidade de intervenções nutricionais e políticas públicas direcionadas aos primeiros 1.000 dias, evidenciando a importância desse período para estabelecer bases sólidas para a saúde futura das crianças.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Os efeitos da suplementação de creatina no ganho de massa muscular no idoso
    (2023-12) BARBOSA, Melissa Escolante
    INTRODUÇÃO: Com o aumento da população idosa, surgem doenças e comorbidades ligadas ao envelhecimento, uma delas é a sarcopenia. É natural que com o avançar da idade ocorra uma perda da musculatura, porém, acaba prejudicando a qualidade de vida, levando ao declínio funcional, a quedas e a morte. A creatina utilizada por atletas no ganho de massa muscular, se revela, como uma possível estratégia para esta condição nos idosos. OBJETIVO: Analisar os efeitos da suplementação de creatina para o ganho de massa muscular no idoso, avaliando uma possível eficácia como intervenção para a sarcopenia. METODOLOGIA: Para isto, foi realizada uma pesquisa entre os anos de 2014 a 2023 na base de dados da Pubmed, da BVS, da Cochrane Library e da Periódicos CAPES, buscando encontrar artigos de carácter científico que respondessem ao objetivo desta revisão. RESULTADOS: A maioria dos estudos avaliou os efeitos da creatina combinada com o treinamento, apenas um estudo avaliou seus efeitos isoladamente. Levantou-se a hipótese do momento em que é realizada a ingesta de creatina ser um indicativo de resultados favoráveis, assim como a dosagem e o tempo de uso. Dois estudos indicam uma diferença de resultados entre homens e mulheres e outros dois apontam uma divergência quando são avaliados somente indivíduos saudáveis. CONCLUSÃO: Contudo, a creatina se mostrou eficaz quando combinada ao treinamento de resistência, e não somente para o ganho de massa muscular em idosos, mas também como uma estratégia para atenuar a sarcopenia, desde que, tomadas em doses adequadas e a longo prazo, isto em indivíduos saudáveis e principalmente aqueles acometidos por alguma condição.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Impacto dos alimentos ultraprocessados no estado nutricional em crianças
    (2023-12) BENEVENUTO, Fernanda Batista
    INTRODUÇÃO: O aumento global no consumo de alimentos ultraprocessados, caracterizados por sua alta densidade calórica e baixo valor nutricional causa preocupação. No Brasil, a mudança no perfil nutricional, com a oferta abundante de alimentos industrializados desde a primeira infância, eleva a prevalência de doenças relacionadas ao excesso nutricional. O "Guia Alimentar da População Brasileira" destaca a importância de uma dieta baseada em alimentos in natura, mas a presença crescente de alimentos ultraprocessados desafia essas recomendações, colocando em risco a saúde infantil. Esses alimentos, ricos em açúcares e gorduras, além de aditivos, são associados a problemas metabólicos e perturbações na microbiota intestinal, indicando potenciais riscos para a saúde das crianças OBJETIVO: O objetivo desta revisão sistemática é obter uma visão abrangente sobre o impacto dos ultraprocessados no estado nutricional das crianças, utilizando estudos científicos recentes como base. METODOLOGIA: Para a realização deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica, tendo como fonte artigos de caráter científico sobre o tema, publicados entre os anos de 2014 e 2023. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados das bibliotecas eletrônicas da PubMed, Scielo, Lilacs, a partir dos descritores: "Ultra-processed food”, “Children's food”, “Nutritional status” “Impact of ultra-processed foods”,”child nutrition”. RESULTADOS: A média do número de participantes dos estudos foi de mais de 100 mil pessoas que com base nos resultados obtidos nesse estudo evidenciam que o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados exerce um impacto negativo na saúde e nutrição das crianças. CONCLUSÃO: Esses estudos enfatizam a importância da avaliação do estado nutricional em crianças, e apontam para a necessidade urgente de intervenções e políticas de saúde pública voltadas para a promoção de escolhas alimentares saudáveis desde a infância.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relação do nutricionista com o SUS
    (2023-06-19) Corrêa, Jonnathan dos Santos
    O nutricionista é um profissional de saúde cuja formação visa, precipitadamente, atuar dentro de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). As diretrizes curriculares nacionais de educação, do Ministério da Educação, descrevem que o nutricionista deve estar capacitado visando às seguranças alimentares e à atenção dietética, em todas as áreas em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e a prevenção de doenças. Entretanto a ação destes profissionais dentro do meio Atenção Básica (AB) é limitada ou até mesmo vista como desnecessária.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Relação entre desmame precoce no surgimento de alergia a proteína do leite de vaca
    (2023-06-19) Pinto, Ágata Caroline Woyciechowski Sampaio
    INTRODUÇÃO: São diversos os benefícios da amamentação para saúde do bebê, a OMS enfatiza a relevância do aleitamento materno e a importância do leite humano como primeiro alimento, seguir as recomendações do ministério da saúde para aleitamento materno exclusivo até os seis meses e complementar por dois anos ou mais, previne aparecimento de diversas doenças como alergias alimentares, estudos mostram que o desmame precoce e substituição do aleitamento materno por uso de fórmula pode estar relacionado ao diagnóstico de alergia à proteína do leite de vaca. OBJETIVO: O objetivo desta revisão integrativa é investigar a relação entre o desmame precoce no surgimento da alergia à proteína do leite de vaca. METODOLOGIA: Para a realização deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica, tendo como fonte artigos de caráter científico sobre o tema, em língua inglesa e portuguesa, publicados entre os anos de 2010 e 2022. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados das bibliotecas eletrônicas da PubMed, da Scielo, da BVS, da CAPES, da Library e do Google Acadêmico, entre março e abril de 2023. Resultados: Os estudos clínicos descritos trazem dados de que o desmame precoce, AM quando substituído por uso de fórmula e testes de provocação oral, estão correlacionados ao diagnóstico de APLV. CONCLUSÃO: Apesar de ser muito relevante, há poucos estudos abordando a relação entre desmame precoce no surgimento de alergias alimentares, com isso é possível concluir que se faz necessário mais estudos para estabelecer melhor essa relação.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Relação do estado nutricional e consumo alimentar de crianças de 5 a 10 anos por macrorregião do Brasil
    (2023-06-29) Vivian, Danieli Machado
    INTRODUÇÃO: O diagnóstico do estado nutricional das crianças é de suma importância para assegurar o crescimento e desenvolvimento saudável. O perfil de consumo alimentar das crianças vem sofrendo alterações ao longo dos anos, contribuindo para o aumento das taxas de magreza, sobrepeso e obesidade. OBJETIVO: identificar a prevalência de magreza, sobrepeso e obesidade de crianças de 5 a 10 anos de idade, por macrorregião do Brasil, e relacionar com o consumo alimentar. METODOLOGIA: Utilizando a plataforma do SISVAN web, com os dados referentes ao ano de 2022, selecionando a faixa etária de 5 a 10 anos de idade, agrupando por macrorregião do Brasil, foram gerados e analisados os seguintes relatórios consolidados de estado nutricional e consumo alimentar: IMC para idade; peso para idade; estatura para idade; hábito de realizar no mínimo três refeições; consumo de frutas; consumo de verduras e legumes; consumo de alimentos ultra processados; hábito de realizar as refeições assistindo televisão. RESULTADO: Observou-se que as regiões nordeste e norte contribuíram mais para o aumento das taxas de magreza e foi relacionado com a insegurança alimentar e a limitação de acesso aos alimentos nessas regiões. Para aumento das taxas de obesidade e sobrepeso as regiões que mais contribuíram foram a sul e sudeste sendo relacionado com o maior poder aquisitivo nessas regiões, possibilitando assim o maior acesso a alimentação. Relacionando o consumo alimentar, observou-se uma relação de inversão, com o elevado percentual de consumo dos alimentos ultraprocessados e com o reduzido percentual do consumo de legumes, verduras e frutas em todas as regiões. CONCLUSÃO: Conclui-se que é imprescindível o investimento em educação nutricional nas escolas e em políticas públicas para combater a insegurança alimentar no Brasil. E garantir que as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira estejam no alcance da população para que possamos melhorar o estado nutricional das crianças.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Avaliação do estado nutricional de idosos institucionalizados
    (2023-06-19) Anjos, Jéssica Heman dos
    INTRODUÇÃO: Com o aumento da população idosa em todo o mundo, é crucial entender e abordar as necessidades nutricionais dessa população. A desnutrição é uma preocupação comum em idosos que residem em instituições de longa permanência, resultando em morbidade e mortalidade. O diagnóstico da desnutrição envolve a avaliação de critérios como ingestão energética inadequada, perda de peso e massa muscular. A Mini Avaliação Nutricional é uma ferramenta frequentemente utilizada para avaliar o risco nutricional em idosos, fornecendo uma classificação que auxilia os profissionais de saúde na identificação precoce de problemas nutricionais e na implementação de intervenções adequadas. OBJETIVO: O objetivo desta revisão sistemática é obter uma visão abrangente sobre o estado nutricional de idosos institucionalizados, utilizando estudos científicos recentes como base. METODOLOGIA: Para a realização deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica, tendo como fonte artigos de caráter científico sobre o tema, publicados entre os anos de 2015 e 2022. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados das bibliotecas eletrônicas da PubMed, Scielo, da BVS, em Setembro de 2022 e Maio de 2023, a partir dos descritores: "nutritional status" e "institutionalized elderly", "homes for aged" e "nutrition assessment" RESULTADOS: A média do número de participantes dos estudos foi de 210 pessoas. Verificou-se que a média de indivíduos com desnutrição foi de 24,2%, com risco de desnutrição em 37%, bem nutridos 21,2%. CONCLUSÃO: Esses estudos enfatizam a importância da avaliação do estado nutricional em idosos, levando em consideração fatores como funcionalidade, mobilidade, presença de demência e outros problemas neuropsicológicos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso de substitutos parciais de refeição como estratégia dietética
    (2023-06-17) Maroso, Guilherme Beal
    A prevalência da obesidade aumentou em todo o mundo nas últimas décadas ultrapassando os 50% da população adulta em alguns países, motivo de grande preocupação devido à forte ligação entre doenças. Nesse contexto, as substituições de refeição com restrição energética tem sua eficácia estudada para o controle do peso e implementada em muitos estudos. A eficácia dessas estratégias tem sido objeto de estudos clínicos que avaliam sua contribuição para a perda de peso, manutenção do peso e promoção de um estilo de vida saudável. O objetivo principal é compreender melhor a eficácia dos substitutos de refeição como estratégias alimentares para perda e controle de peso corporal. Com base nessas informações, pode-se melhorar a compreensão sobre o uso desses produtos na prática clínica e na vida cotidiana, ajudando a promover um estilo de vida mais saudável. Os critérios de inclusão para os estudos são: (1) ter sido publicado entre 2012 e 2023; (2) ter sido realizado em humanos; (3) ser um ensaio clínico randomizado ou um estudo controlado; (4) ter como objetivo avaliar a eficácia dos substitutos de refeição e/ou substitutos parciais de refeição no emagrecimento ou no controle do peso corporal e foram selecionados 7 estudos com populações e metodologias próprias para investigar em diferentes circunstâncias o uso destes suplementos. Os estudos revisados mostram que os substitutos parciais de refeição são eficazes para perda de peso e melhoria da composição corporal. É importante que os profissionais de saúde considerem esses produtos como uma opção viável para pacientes que desejam perder peso, especialmente aqueles com dificuldades em seguir uma dieta equilibrada. No entanto, seu uso deve ser avaliado caso a caso, incorporado a um programa de perda de peso individualizado e acompanhado por profissionais de saúde.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeito de compostos bioativos na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis
    (2023-06-19) Peres, Michele de Moura
    As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são condições de saúde com causas multifatoriais. A alimentação se destaca como fator importante na prevenção das DCNT. Objetivo: Avaliar o potencial benefício dos compostos bioativos presentes em alimentos funcionais na prevenção de DCNT. Metodologia: Revisão integrativa cuja fundamentação teórica foi embasada na pesquisa de artigos publicados nos últimos 5 anos, por meio das bases de dados eletrônicas PubMed, Medline e Lilacs. Resultados: Os estudos demonstram efetividade no consumo de alimentos funcionais na prevenção de DCNT. Considerações Finais: A demanda por alimentos com compostos bioativos vem aumentando nos últimos anos, dessa forma, deve ser incentivado o consumo de uma alimentação variada e equilibrada, a base de frutas, verduras, legumes, e peixes, para assim obter suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e potenciais benefícios na modulação de processos metabólicos na íntegra.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Transtorno de compulsão alimentar em adolescentes
    (2023-06-28) Stoquetti, Thauany Neves Martim
    A compulsão alimentar é a necessidade de consumir alimentos em grandes quantidades mesmo sem estar com fome. Esse transtorno alimentar pode trazer sensação de tristeza, culpa e isolamento social, diminuindo o bem-estar físico e mental da pessoa. Esses transtornos são caracterizados por alterações no comportamento alimentar e na percepção corporal, que podem levar a graves consequências para a saúde física e mental dos indivíduos afetados.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Habito alimentar na adolescência e a associação com o estado nutricional
    (2023-06-28) Vieira, Fernando Viana
    Introdução: Na adolescência, é comum que o hábito alimentar inadequado esteja associado ao estilo de vida moderna, fato que se conecta ao desenvolvimento econômico e crescimento constante do processo de urbanização, provocando modificações importantes na forma de acesso e composição do próprio alimento. Objetivo: O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar o hábito alimentar de adolescentes e associar com o estado nutricional, e assim determinar os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares ou doenças crônicas não transmissíveis. Metodologia: Neste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica, em língua inglesa e portuguesa, publicados entre os anos de 2014 á 2021, os artigos foram pesquisados nas bases de dados das bibliotecas eletrônicas da Pubmed, da Sielo, e do Google Acadêmico entre o mês de Março á Maio de 2023, a partir dos descritores Obesidade, antropometria, Adolescentes, Sobrepeso, Ultraprocessados, Comportamento alimentar e Estado nutricional. Resultados: Percebeu-se que os adolescentes com sobrepeso e obesidade em sua maioria possuíam a circunferência abdominal elevada por conta do alto consumo de alimentos ultraprocessados evidenciando risco cardiovascular. Conclusões: Considerando esses resultados, o excesso de alimentos industrializados e ultraprocessados se mostra negativamente associado à alimentação dos adolescentes e uma piora no perfil nutricional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Dieta low carb x low fat no emagrecimento e seus fatores de riscos nas doenças metabólicas
    (2023-06-19) Miranda, Alana Paula Santos de
    INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, as dietas Low Carb e Low Fat têm ganhado destaque com abordagens alimentares para perda de peso e controle de doenças metabólicas, como diabetes tipo 2 e síndrome metabólica. A dieta Low Carb incentiva a redução do consumo de carboidratos, enquanto a dieta Low Fat promove a redução do consumo de gorduras. Ambas as abordagens possuem fundamentos teóricos e evidências científicas que as respaldam, mas é importante compreender suas diferenças e impactos no emagrecimento e saúde metabólica. OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo comparar a eficácia da Dieta Low Carb (baixo teor de carboidratos) e da Dieta Low Fat (baixo teor de gorduras) no emagrecimento e seus fatores de risco nas doenças metabólicas, bem como os efeitos na saúde geral dos indivíduos. METODOLOGIA: Para a realização deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica, com foco em estudos clínicos randomizados e meta-análises que tenham comparado a Dieta Low Carb e a Dieta Low Fat no emagrecimento e seus fatores de risco em doenças metabólicas, tendo como fonte artigos de caráter científico sobre o tema, em língua inglesa e portuguesa, publicados entre os anos de 2013 e 2023. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados das bibliotecas eletrônicas da PubMed, da Scielo e Google Acadêmico, entre março e junho de 2023, a partir dos descritores: “Low-Carbohydrate and Low-Fat Diets, metabolic syndrome, diabets. RESULTADOS: A revisão demonstrou que as dietas low carb e low fat podem ser eficazes para a perda de peso e redução de fatores de risco em doenças metabólicas. Embora os resultados possam variar de acordo com o sexo e a presença de síndrome metabólica. Homens tendem a se beneficiar mais da dieta low carb, enquanto mulheres com síndrome metabólica podem obter melhores resultados com essa mesma dieta. Não foram observadas diferenças significativas nos efeitos sobre a função endotelial e os níveis lipídicos entre as dietas. CONCLUSÃO: Embora ainda existam divergências nos resultados dos estudos revisados, as dietas low carb e low fat mostraram-se eficazes para a perda de peso e a redução de fatores de risco em doenças metabólicas. A escolha entre as dietas deve levar em consideração o sexo, a presença de síndrome metabólica e as preferências individuais, visando uma abordagem personalizada e sustentável para o emagrecimento e a promoção da saúde metabólica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência do álcool no desempenho esportivo e ganho de massa muscular
    (2023-06) Moraes, Tauana Tremel de
    INTRODUÇÃO: O álcool, tão comumente utilizado pelos indivíduos, pode ser um fator prejudicial aos que desejam ganhar massa muscular e melhorar seu desempenho esportivo. OBJETIVO: O objetivo dessa revisão bibliográfica é abordar a influência do consumo do álcool no desempenho esportivo e ganho de massa muscular em praticantes de atividade física e sem problemas relacionados à saúde. METODOLOGIA: Esse estudo é uma revisão bibliográfica, utilizando como fonte artigos de caráter científico em língua inglesa e portuguesa, publicados entre os anos de 2006 e 2023. Estes artigos foram pesquisados em bases de dados de bibliotecas eletrônicas, sendo elas: PubMed, CAPES e Google Acadêmico. Essa pesquisa foi realizada entre os meses de março e abril de 2023, sendo utilizado os descritores: álcool, bebidas alcoólicas, exercício físico, massa muscular e hipertrofia (“ Alcohol AND alcoholic beverages AND physical exercise AND muscle mass AND hypertropy ”). RESULTADOS: Alguns estudos mostram que o consumo de álcool pode prejudicar a estrutura de proteínas musculares e retardar a recuperação pós exercício. Por outro lado, outras pesquisas mostram que o baixo consumo parece não afetar o desempenho muscular e esportivo. CONCLUSÃO: Na grande maioria, os estudos analisados mostraram que o baixo consumo do álcool não é danoso ao organismo e ao ganho de massa muscular, porém, com o aumento da frequência e da quantidade, podem trazer prejuízos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A eficácia da suplementação de zinco no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
    (2023-06-19) Doebber, Daiana Aparecida da Silva
    INTRODUÇÃO: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico de origem genética que se apresenta nos primeiros anos de vida e frequentemente persiste ao longo da vida do indivíduo, por sua vez o zinco é um micronutriente mineral essencial para a saúde humana, envolvido em funções como o desenvolvimento de células, tecidos e sistemas. Apesar de existirem poucas evidências, o tratamento do TDAH com a suplementação de zinco mostra diminuição dos principais sintomas da doença OBJETIVO: O objetivo desta pesquisa é verificar os efeitos da suplementação de zinco na diminuição dos sintomas de TDAH em crianças com deficiência de zinco. METODOLOGIA: Para a realização desta pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica, tendo como fonte artigos de caráter científico sobre o tema, em língua inglesa e portuguesa, publicados entre os anos de 2013 e 2023. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados das bibliotecas eletrônicas da PubMed, do Google Acadêmico e Cochrane Library, entre fevereiro e março de 2023, a partir dos descritores: “zinco no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (“zinc in attention deficit hyperactivity disorder”) e “zinco no TDAH (“zinc on adha”). RESULTADOS: Percebeu-se que os níveis de zinco eram menores em crianças com TDAH em comparação com crianças sem a doença, também foi possível verificar resultados positivos após a suplementação de zinco, tendo diminuição dos sintomas da doença. CONCLUSÃO: Os estudos selecionados destacam que a suplementação de zinco como terapia nutricional em pacientes com TDAH que apresentam deficiência de zinco tem o potencial de melhorar os principais sintomas da doença como hiperatividade e desatenção.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Dieta vegetariana e dieta onívora relacionada com desempenho físico
    (2023-06-26) Santos, Bruna Saraiva
    INTRODUÇÃO: mesmo que haja um consenso entre as principais referências sobre alimentação no Brasil de que a alimentação vegetariana é segura, existe uma questão sobre dieta vegetariana e dieta onívora no desempenho esportivo. Debate-se se a dieta vegetariana pode influenciar positiva, negativamente ou não influenciar, o desempenho físico e/ou esportivo. OBJETIVO: analisar os estudos sobre dieta vegetariana e dieta onívora relacionada com desempenho físico ou estudos que apontam a relação do desempenho físico com dieta vegetariana. METODOLOGIA: foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica, tendo como objetivo a busca de artigos com caráter científico sobre o tema, em língua inglesa e portuguesa, publicados entre os anos de 1999 à 2023. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados das bibliotecas eletrônicas da PubMed, do Google Acadêmico, da Scielo e LILACS. A busca foi feita entre 20 de março a 26 de abril de 2023. Os descritores utilizados foram: desempenho esportivo e dieta vegetariana (sports performance and vegetarian diet), dieta vegetariana e esporte (vegetarian diet and sport), dieta vegetariana e dieta onívora (vegetarian diet and omnivore diet), dieta vegetariana e dieta onívora e esporte (vegetarian diet and omnivorous diet and sport).RESULTADOS: observou-se que há um consenso entre os estudos de que dietas nutricionalmente equilibradas, onívoras ou vegetarianas, são adequadas para o resultado benéfico do desempenho físico. Dois estudos demonstraram o benefício da dieta vegetariana em algumas variáveis pesquisadas. CONCLUSÃO: Evidenciase que, independentemente da origem da proteína, se este macronutriente estiver de acordo com as necessidades nutricionais dos indivíduos, não há benefícios, nem malefícios. Ressalta-se a importância de profissionais de saúde, em especial nutricionistas, estarem qualificados para atender indivíduos cujo seu padrão alimentar seja dieta vegetariana. É escasso os estudos disponíveis que fazem essa comparação, portanto se faz necessários outros estudos para análises mais robustas.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Interação da vitamina D no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
    (2022-12) Souza, Luiza Poitevin Coelho de
    Introdução: O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é caracterizado por comportamentos disruptivos, desatenção, hiperatividade/impulsividade, que resulta em comprometimento significativo na função cognitiva, na interação social e desempenho acadêmico ou ocupacional, 65% dos casos de TDAH apresentam remissão parcial na idade adulta. Estudos demonstram que a deficiência da vitamina D tem efeitos desfavoráveis no desenvolvimento da estrutura e funções cerebrais, há indicativo de ser responsável pelo desenvolvimento de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Objetivo: Identificar a relação da deficiência de vitamina D no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Metodologia: Esta revisão é constituída por 17 artigos com critérios de inclusão, relacionados ao tema da pesquisa, publicados entre os anos de 2015 a 2022. Revisão integrativa com objetivo de avaliar e sintetizar os resultados da pesquisa de artigos científicos, disponíveis, utilizando as bases de dados na internet PubMed, EBSCO e Google Acadêmico. Resultados: evidências sugerem que o baixo nível de vitamina D está relacionado com déficit de atenção e associado a doenças mais graves. Conclusão: Após a análise dos artigos, é possível concluir que a suplementação de vitamina D pode melhorar aspectos do funcionamento cognitivo relacionados ao diagnóstico de TDAH.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    A incidência de deficiência de ferro em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica
    (2022-12-13) Johann, Kamila da Silva
    INTRODUÇÃO: Apesar dos inúmeros benefícios, a Cirurgia Bariátrica também está associada a riscos, como complicações pós-operatórias. Ainda, as alterações fisiológicas e anatômicas que ocorrem como consequências desses procedimentos contribuem bastante para o desenvolvimento de deficiências nutricionais (macro e micronutrientes). OBJETIVO: O objetivo desta revisão sistemática é estimar a incidência de deficiência de ferro e anemia relacionada ao pós-bariátrica, e assim determinar os fatores de risco para o desenvolvimento de deficiência de ferro. METODOLOGIA: Para a realização deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica, tendo como fonte artigos de caráter científico sobre o tema, em língua inglesa e portuguesa, publicados entre os anos de 2017 e 2022. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados das bibliotecas eletrônicas da PubMed, da Scielo, da BVS, da CAPES e do Google Acadêmico, entre agosto e setembro de 2022, a partir dos descritores: “cirurgia bariátrica e deficiência de ferro (“bariatric surgery and iron deficiency”). RESULTADOS: Percebeu-se que o sexo feminino está relacionado com maior incidência de deficiência de ferro, e que pacientes que tiveram maior perda de peso também tiveram maior incidência de anemia. O estudo encontrou, ainda, elevação na incidência de pacientes deficientes em ferritina com o passar do acompanhamento. O maior risco foi observado no grupo RYGB. CONCLUSÃO: Esses achados destacam a importância da adesão a longo prazo à suplementação nutricional e monitoramento para permitir a prevenção e detecção precoce de deficiências graves após a Cirurgia Bariátrica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância de uma alimentação saudável na prevenção e no manejo da doença de Alzheimer
    (2022-07-01) Júlia Flores
    Introdução: A doença de Alzheimer (DA) é a forma mais comum de demência. O aumento das doenças crônicas degenerativas tem sido atribuído a diversos fatores, entre eles, ao estilo de vida e alimentação inadequados. Dessa forma, sugere-se que a alimentação saudável, ou a falta dela, estaria interligada e correlacionada com o desenvolvimento da DA. Objetivo: Descrever a importância de uma alimentação saudável na prevenção e no tratamento da Doença de Alzheimer. Metodologia: Revisão Bibliográfica, com análises de referências obtidas através do Google Acadêmico, no período de 2002 a 2022. Resultados: A alimentação rica em vitaminas antioxidantes e complexo B, assim como padrões alimentares que proporcionem uma alimentação variada, como a Dieta Mediterrânea, auxiliam na prevenção, no tratamento e controle da demência. Considerações finais: A alimentação tem uma relação direta na evolução da doença de Alzheimer pois, com a nutrição adequada, é possível proporcionar uma melhor qualidade de vida, retardando os sintomas e a progressividade da doença.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Eficácia da suplementação de beta alanina no exercício físico
    (2022-07-01) Malfatti, Germano
    Introdução: Atletas de elite ou atletas amadores, além de possuírem uma dieta seletiva, costumam usar suplementos alimentares. Na maioria dos estudos encontrados os esportistas relatam o uso da suplementação com a finalidade de reduzir a fadiga, recuperação muscular e melhora da performance. Embora alguns suplementos não apresentem eficácia, a Beta alanina parece ser um suplemento alimentar seguro e com evidência científica sólida sobre seus benefícios na prática desportiva. O uso de beta alanina como recurso ergogênico tem sido descrito devido à sua capacidade de aumentar o conteúdo de carnosina intramuscular. Este fato propocia a melhora na performance desportiva, tendo conhecimento de que a Carnosina reduz a fadiga muscular. A prática de exercícios de curta duração e alta intensidade verifica-se que a benedício o uso da suplementação com Beta Alanina. Objetivo: Desta maneira, a presente revisão teve como objetivo rever e analisar criticamente a literatura sobre efeitos da suplementação com beta-alanina na prática desportiva, principalmente na redução de fadiga muscular e melhoria da performance. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em dados científicos para avaliar a melhora da performance esportiva com o uso da suplementação de beta-alanina. Foram usados 51 artigos que estudaram os resutados em humanos, preferencialmente altetas. Resultados: Na maior parte dos estudos, os resultados apontaram uma melhora de performance significativa, verificando maiores resultados em atletas amadores. O aumento das concentrações de carnosina, intramuscular, também foram comprovadas cientificamente, pelo uso da suplementação de beta-alanina. Considerações finais: A literatura confirma a melhora principalmente em atividades de alta intensidade e de curta duração (60 – 240 segundos). Exercícios de longa duração parecem não se beneficiar do uso. A suplementação de beta-alanina associada com bicarbonato de sódio carece de mais estudos.