Pedagogia
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Artigo Científico Acesso aberto O acompanhamento da família na vida escolar das crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal do município de Laguna/SC(2019) Santos, Samuel BrigidoO presente artigo trata do tema relação família e escola, mais detalhadamente, do acompanhamento dado pela família na vida escolar das crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, num estudo de caso de uma escola da rede pública estadual, do município de Laguna/SC. Parte da seguinte questão problema: Como e com qual frequência ocorre o acompanhamento da família na vida escolar das crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental? De forma geral, propõe-se a refletir e a relacionar os motivos que levam as famílias a serem chamadas à escola e com que frequência. O método de abordagem da pesquisa foi dialético e, considerando os seus objetivos e a coleta de dados, definiu-se a pesquisa como exploratória e documental. Para análise dos dados, aspectos qualitativos e quantitativos se complementaram a fim de responder aos objetivos propostos. A população alvo foram, indiretamente, as famílias de 12 alunos do 5º ano que estudam na escola campo da pesquisa desde o 1º ano e que, nominalmente identificadas, foram pesquisadas nas atas das reuniões realizadas ao longo de cinco anos letivos, quais sejam: 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. Os resultados apontam para a baixa frequência das famílias aos encontros organizados pela escola. As ausências são maiores no quinto ano, porém não tão significativamente quanto se acreditava. A escola organiza reuniões com diversos assuntos e temas relevantes, tanto sobre o desenvolvimento dos alunos quanto da comunidade em geral.Artigo Científico Acesso aberto Alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual no ciclo alfabetizador do ensino regular de uma escola de Braço do Norte SC(2022) Ricken, NataliaEsta pesquisa teve como objetivo analisar como os professores da rede regular de ensino público desenvolvem o fazer pedagógico de crianças com deficiência intelectual, no 3º ano do ciclo alfabetizador, considerando: estrutura da escola, formação inicial, formação continuada e metodologias voltadas para uma educação inclusiva. Quanto à metodologia, em relação ao procedimento de coleta de dados, utilizou-se um estudo de caso, no que se refere ao nível de profundidade, classifica-se como exploratória e com abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado uma entrevista estruturada, com 15 questões relacionadas ao tema “Alfabetização e letramento, na perspectiva da educação inclusiva, no ciclo alfabetizador com crianças com deficiência intelectual”. A entrevista foi feita por meio da mídia social Whatsapp com um educador que trabalha diretamente com a criança com deficiência, na turma de 3° ano na E. E. B. Pe. Jacoob Luiz Neibel, localizada na cidade de Braço do Norte (SC). Pela análise dos dados, ficou evidenciado a essencialidade de um planejamento de formação continuada sobre o tema. Embora a professora tenha conhecimento sobre os processos de alfabetização e letramento, a apropriação da língua escrita e da leitura pela criança com deficiência intelectual tem suas especificidades. Para prover tais conhecimentos, torna-se fundamental os cursos de formação continuada, de modo que os professores possam desenvolver ações pedagógicas, no âmbito das práticas (metodologias, estratégias, recursos especializados etc.), para atender as peculiaridades de alunos com deficiência intelectual. Utilizou-se como referência, Magda Soares, Mortatti e Vygotsky, sendo assim pode-se garantir o seu desenvolvimento de forma integral, assegurando a sua inclusão na sociedade.Artigo Científico Acesso fechado Alfabetização e letramento: algumas reflexões acerca desse processo no segundo ano do ciclo alfabetizador(2017) Cardoso, Sthefany Tayane da Silva BarbosaEsta pesquisa tem como foco apresentar o resultado da investigação de metodologias que subsidiam a prática docente no ciclo alfabetizador de uma escola do município de Tubarão (SC). Trata-se de um estudo de caso com o segundo ano do ciclo alfabetizador, com um grupo de 18 alunos. A coleta dos dados empíricos ocorreu a partir de observações, registro em diário de campo, registro fotográfico e questionário com a professora. Ao todo foram vinte horas de contato com a turma. O processo de análise e reflexão sobre os resultados da pesquisa ocorre principalmente por meio dos conceitos de alfabetização e letramento, a partir de recortes de momentos relevantes referentes à prática pedagógica na turma investigada, no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura, escrita e alfabetização matemática na classe de alfabetização pesquisada. Os resultados apontam que, para um ensino de qualidade no ciclo alfabetizador, que respeite o conhecimento dos sujeitos da aprendizagem de modo que possam se apropriar dos conhecimentos, é necessário fazer uso de metodologias que facilitem a aprendizagem no processo de alfabetização. Constatou-se a importância do professor como mediador nas situações de aprendizagem, exercendo a função de orientar, instigar e proporcionar experiências significativas para o aprendizado do aluno.Artigo Científico Acesso aberto Alfabetização e letramento: reflexões a partir da Política Nacional de Alfabetização, Base Nacional Comum Curricular e Currículo Base da Educação Infantil E do Ensino Fundamental do Território Catarinense(2020) Domingos, Mônica RamosConsiderando a relevância da alfabetização e do letramento no processo educativo e seus impactos na formação de uma sociedade mais crítica, objetivou-se com esse artigo analisar a forma como a Base Nacional Comum Curricular, a Política Nacional de Alfabetização e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense tratam das concepções de alfabetização e letramento, com ênfase no ciclo alfabetizador. Para a realização da pesquisa, adotam-se procedimentos metodológicos de caráter dialético com pesquisa exploratória do tipo documental e bibliográfico. A coleta de dados ocorreu a partir das análises das concepções de alfabetização e letramento nos documentos, definindo-se como comparativa. Para sustentar as análises, foram utilizados como principais autores: Soares (2017, 2019 e 2020); Morais (2012 e 2019); Gontijo (2014); Tfouni (2006) e Dionísio (2007). A partir da análise, foi possível apontar convergências e divergências entre os documentos. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização é entendido como apropriação pela criança do sistema de escrita alfabética e letramento, práticas sociais de leitura, escrita, oralidade e, ainda, acrescentando tecnologia. Como o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense foi elaborado a partir da BNCC, alfabetização e letramento seguem a mesma linha (CBTC). Já na Política Nacional de Alfabetização (PNA), a alfabetização é vista como o ensino das habilidades de leitura e de escrita em um sistema alfabético, e tem como base as ciências cognitivas da leitura. O mesmo documento utiliza o termo literacia, em um sentido reducionista, apontando apenas para a produção de textos, sem sequer mencionar o uso da língua em contextos sociais, diferente dos outros dois documentos (BNCC; CBTC) que usam o conceito letramento. Entende-se que para esse documento (PNA), o método fônico é o caminho mais eficaz para a alfabetização. A grande divergência entre este e aqueles está no planejamento articulado às áreas do conhecimento, que permite às crianças desenvolverem-se como autoras de suas histórias, por meio do dizer, não trazido pelo PNA.Artigo Científico Acesso aberto Alfabetização na educação de jovens e adultos: um olhar voltado para a formação docente(2021-07) Ávila, VitóriaEste artigo propõe compreender a formação inicial e continuada dos professores que lecionam em turmas de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, a fim de traçar uma análise dos elementos que qualificam esses profissionais para a prática docente, frente a essa modalidade de ensino. A questão norteadora da investigação foi como os professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos são qualificados para atuar com os sujeitos da EJA. Para isso, a amostra foi de 4 (quatro) professoras que atuam em turmas de alfabetização de três municípios - Braço do Norte, Laguna e Tubarão. Em razão da pandemia do Covid-19, a pesquisa foi realizada remotamente e efetivou-se por meio de questionário, via Google Forms. Nos moldes de pesquisa dialética, trata-se de um estudo de caso. Percebemos que, embora tivessem graduação em licenciatura, todas relataram ausência de disciplinas sobre a EJA na formação inicial ou falta de subsídios metodológicos, revelando a necessidade de atualização do currículo dos cursos de formação de professores. Evidenciamos, assim, que a formação continuada assume papel essencial e fundamentador para a prática na Educação de Jovens e Adultos.Artigo Científico Acesso aberto Alfabetização na perspectiva do letramento: a materialização desse processo em escolas públicas da região de Tubarão-SC(2020) Gonçalves, Julia da SilvaEste artigo tem a intenção de compreender de que maneira a alfabetização, que deve ocorrer nos dois primeiros anos do ensino fundamental, segundo a BNCC, está acontecendo nas escolas públicas do município de Tubarão-SC. Assim, a indagação que fazemos é se o processo de alfabetização está ocorrendo concomitantemente ao letramento. Há diversos métodos de alfabetização e várias maneiras de trabalhar o letramento com as crianças, sendo assim, esta pesquisa busca identificar quais métodos e metodologias as professoras entrevistadas estão utilizando e se há a sua efetivação na perspectiva do letramento. Justificamos essa pesquisa tendo em vista as observações em escolas da rede pública de Tubarão-SC durante os estágios obrigatórios e o Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia, o que nos fez perceber que alfabetizar letrando não é algo tão simples e trouxe a necessidade de conhecer mais sobre como o mesmo se materializa. Para responder as indagações, realizamos uma pesquisa exploratória por meio de investigação bibliográfica e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras da rede pública de Tubarão (SC) e que atuam no processo de alfabetização. O instrumento de pesquisa foi um questionário realizado por meio do Google Drive com todas as professoras pesquisadas. De posse dos dados, os mesmos foram analisados à luz do referencial teórico utilizado, cujos principais autores foram: Soares (2004); Mello (2010); Morais (2012). Em termos de resultado, esses apontam que, de acordo com as professoras alfabetizadoras da rede pública de Tubarão, apesar de alfabetização e letramento constituírem conceitos distintos, eles se complementam no âmbito da prática pedagógica. Ambos são importantes na formação do cidadão que conhece seus direitos e exerce seus deveres, logo, é desejável que os mesmos sigam juntos durante todo o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, o papel do professor é ampliar os conhecimentos da criança, de modo que a aprendizagem tenha significado, que ela consiga usar seus conhecimentos fora da sala de aula para se comunicar, expressar-se e interagir por meio de diferentes práticas discursivas.Artigo Científico Acesso fechado Análise da Metodologia Montessori em uma Escola Imbitubense(2021-07-13) Paz, Liandra CamilaEste artigo tem a intenção de compreender a maneira como o método Montessori é desenvolvido ao longo do ensino infantil na casa Escola Montessori Ninho do Saber, do município de Imbituba-SC. Sendo assim, esta pesquisa busca identificar, por meio de entrevista com profissionais da escola, quais metodologias são utilizadas para incentivar crianças para o desenvolvimento das habilidades cognitivas. A pesquisa justifica-se pela importância de conhecermos novas formas deste método de ensino diferente do tradicional que conhecemos. A escola escolhida para a presente pesquisa foi aberta no ano de 2016, evidenciando um novo método de ensino para a cidade focando no desenvolvimento da autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Para responder as indagações, realizamos uma pesquisa exploratória por meio de investigação bibliográfica e de campo. O sujeito da pesquisa foi a diretora da escola que é especializada no ensino Montessori. Foi elaborado um instrumento de pesquisa (questionário), montado pela acadêmica do curso de Pedagogia, com foco nas características da unidade escolar e a metodologia utilizada. De posse dos dados, eles foram analisados à luz do referencial teórico utilizado, cujos principais autores foram: Maria Montessori (1988, 2003, 2004, 2019); Rohrs H, (2012). Os dados apontam que, por meio da metodologia Montessori utilizada pelas profissionais na escola em Imbituba, as crianças são protagonistas em todo o processo escolar, cujas atividades preparam as crianças para a vida. O ensino-aprendizagem é pensado de modo a propor essas atividades que promovam a autonomia das crianças, com foco na construção de conhecimentos, atitudes e valores. Dessa forma, o papel do professor é ampliar os conhecimentos da criança, de modo que a aprendizagem por meio dessa metodologia tenha significado, que ela consiga usar esses conhecimentos fora do ambiente da sala de aula para se comunicar, expressar e interagir com as demais, levando todas essas informações que foram alcançadas durante o percurso escolar para o mundo todo.Artigo Científico Acesso embargado Atividade orientadora de ensino e teoria do ensino desenvolvimental: uma possibilidade de articulação na docência em matemática(2019) Zanelato, Patrícia da RosaResumo: A temática de investigação consiste no modo de organização de ensino, sustentado nos fundamentos da Atividade Orientadora de Ensino e Teoria do Ensino Desenvolvimental. Os dados da pesquisa consistem nas manifestações dos estudantes durante a experiência de docência em Matemática realizada no Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia sobre o conceito científico de fração. A docência em Matemática foi organizada a partir de uma situação desencadeadora de aprendizagem desenvolvida com os estudantes por meio de ações de estudo, controle e avaliação apresentadas por Davýdov. As reflexões e delimitações foram sustentadas no método dialético. O episódio de análise é composto por quatro cenas. Cada cena reflete as quatro ações de estudo desenvolvidas com os estudantes. Os resultados da pesquisa indicam que é possível mudar o conteúdo e a metodologia de ensino de Matemática hegemônico no Brasil, de modo que supere o empirismo. Ao orientarmos as reflexões dos estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola de Educação Básica da rede pública estadual localizada no município de Tubarão – SC, com base nos fundamentos da Atividade Orientadora de Ensino e da Teoria do Ensino Desenvolvimental, eles manifestaram indícios de apropriação de alguns elementos do conceito de fração em nível teórico.Artigo Científico Acesso embargado Os Bebês e os Livros: a organização do tempo e do espaço para leitura literária na creche(2022) Rodrigues, Josiane MurilloEsta pesquisa tem como objetivo analisar o que contam as documentações pedagógicas sobre a organização do espaço para a leitura literária para e com os bebês na creche. Além disso, como objetivos específicos, elencamos: identificar como se dá a organização do espaço para a ampliação da leitura literária com bebês na creche; verificar os momentos de interação dos bebês com os livros literários na creche; compreender quais metodologias são utilizadas pelos professores para o trabalho da leitura literária com as crianças bem pequenas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, por meio da análise documental, investiga duas documentações pedagógicas, elaboradas por uma professora e uma coordenadora pedagógica de uma creche da rede Pública de Ensino do Município de Imbituba. O estudo está pautado no diálogo com os diferentes autores, entre eles: Gonçalves (2019), Rios (2009), Guimarães (2011), Simiano (2010), Faria (2016), Debus (2006), Debus e Furtado (2017) e Abramovich (2004). Por meio da análise das documentações pedagógicas, foi possível constatar que é de extrema importância que sejam pensados e organizados espaços para os momentos de leitura literária com os bebês na creche para potencializar a apropriação da cultura da qual fazem parte. Evidenciamos, ainda, o quanto é importante disponibilizar materiais diversificados de leitura para os bebês para ampliar seu repertório e a importância do professor como organizador do cotidiano com os bebês.Artigo Científico Acesso embargado O binômio cuidar e educar na Educação Infantil: concepções de pais e educadores.(2021-07-05) Batista, Lettycia CristinaO presente artigo trata de uma pesquisa no âmbito da Educação Infantil, acerca do binômio cuidar e educar, que são concepções que demandam ações fundamentais no cotidiano das instituições de educação, mas que, por vezes, ocorrem de forma desunida, contradizendo as legislações que salientam a indissociabilidade. A pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de pais e professores de instituições da rede pública e privada de educação. O estudo teve uma metodologia pura com abordagem qualitativa, definindo-se como uma pesquisa empírica, coletando o material por meio de tecnologias (google forms), através de um questionário individual contendo sete perguntas, estas foram realizadas com oito pessoas, entre elas pais e educadores. Os dados coletados foram analisados de acordo com as concepções dos autores: Batista (1998); Kramer (2005; 2007); Pandini e Buss (2016); Ostetto (2008); Mattos (2009); Fuly e Veiga (2012); Oliveira, Donelli e Charczuk (2020); Craidy e Kaercher (2001); Flach (2006); Silva e Farias (2014) além de documentos que orientam o assunto e legislações específicas. Os resultados da pesquisa apontaram que, as suas concepções, em maioria, condizem com o que pesquisadores e documentos norteadores sobre o tema ressaltam, ou seja, a importância da indissociabilidade do binômio Educar e Cuidar. Todavia, constatou-se a necessidade deste tema ser aprofundado. Para que a dicotomia do cuidar e educar sejam superadas, é fundamental que entre os educadores e a família haja uma coletividade, sendo essencial que todas as partes compreendam o que se consolida na Educação Infantil, tornando necessário para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças a articulação entre o cuidar e o educar, em seus significados amplos e nas práticas pedagógicas cotidianas.Artigo Científico Acesso aberto A brincadeira no cotidiano dos anos iniciais do ensino fundamental(2019) Saturnino, Eloize BatistaNeste artigo, discutimos as brincadeiras das crianças no ensino fundamental. Assim sendo, como questão norteadora da pesquisa, definimos: quais as brincadeiras que fazem parte do cotidiano das crianças do 1º, 3º e 5º anos do ensino fundamental? Então, para desvelar esse questionamento, como objetivo geral, propusemo-nos a identificar as brincadeiras que fazem parte do cotidiano das crianças do 1º, 3º e 5º anos do ensino fundamental. Em relação aos objetivos específicos, delineamos: verificar a percepção dos professores sobre a importância da brincadeira para o processo ensino aprendizagem; identificar quais brincadeiras as crianças propõem no tempo em que estão livres; e investigar a opinião da criança sobre o conceito de brincadeira e do brincar na escola. A amostra foi constituída por uma turma de 1º, 3º e 5º anos do ensino fundamental de uma escola estadual, localizada no município de Tubarão-SC. A coleta ocorreu por meio de observações, entrevista com as crianças e questionário com os professores. Os resultados evidenciaram que, para os professores, a brincadeira é importante para o processo ensino-aprendizagem e, para o desenvolvimento das crianças, eles mencionam que a contemplam em seus planejamentos, no entanto, durante a observação, não verificamos, tempo e espaço pensados para esse fim. Constatamos que o brincar, para a maioria das crianças, são momentos de brincadeiras a sós, sem regras estabelecidas, enquanto o conceito de brincadeira nos revelou serem momentos de interação com os amigos.Artigo Científico Acesso aberto Brincar heurístico: a brincadeira das crianças de 4 e 5 anos de idade no espaço da educação infantil(2023-06-30) Walter, Jayne FerreiraA presente pesquisa busca analisar as contribuições da brincadeira livre com objetos não estruturados ou de largo alcance para as crianças de 4 e 5 anos em ambientes de vida coletiva, por meio de propostas que promovam a exploração, a descoberta e a autonomia, como o brincar heurístico e o cesto dos tesouros. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e teve como sujeitos participantes dezenove crianças de 4 e 5 anos de idade, uma professora e uma auxiliar que habitam na sala da educação infantil de uma escola localizada no município de Braço do Norte, ao sul de Santa Catarina. Traçou-se como problema de pesquisa: quais as contribuições da brincadeira livre com objetos não estruturados ou de largo alcance para as crianças entre 4 e 5 anos em ambientes de vida coletiva, por meio de propostas que promovam a exploração, a descoberta e a autonomia, como o brincar heurístico e o cesto dos tesouros? No livre brincar, a criança precisa ser considerada um sujeito ativo, potente, criativo e com capacidade para realizar escolhas. Nas ações das crianças diante dos materiais não estruturados e suas possibilidades, sua autonomia precisa ser respeitada, para que ela possa agir livremente explorando o ambiente ao seu redor, decidindo de que e como irá brincar. Nesse contexto, as crianças se relacionam entre si, criando significados e atribuições ao mundo. Percebeu-se que os materiais ampliam as relações entre as crianças, contribuindo, assim, para o processo de interação entre elas. Ressalta-se, ainda, a importância do espaço na educação infantil para as primeiras explorações que as crianças fazem, seja nos espaços internos, seja externos. Ao professor, cabe planejar o espaço, considerando-o um “segundo educador”, um parceiro que apoia a busca de aprendizados das crianças e seu desejo diante de tais materiais para brincar de forma autônoma e livre.Artigo Científico Acesso aberto O brincar na era da tecnologia: implicações nas vivências das crianças(2022-12-06) Silva, Larissa Oliveira daO presente artigo visa analisar o brincar na era da tecnologia: implicações das vivências das crianças no contexto educativo. Acredita-se que a brincadeira desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança, tanto no âmbito social, quanto educacional, além de ser um direito assegurado por lei. A pergunta que norteou a pesquisa foi: Quais as implicações envolvendo o brincar na era da tecnologia no contexto educativo? Como objetivo geral estabelecemos: Compreender o espaço que as tecnologias ocupam nas brincadeiras das crianças e suas implicações em seus contextos de vida. Logo, desdobramos os objetivos específicos, tais como identificar quais são as brincadeiras utilizadas pelas crianças atualmente; observar a influência da tecnologia nas brincadeiras; listar as implicações dos jogos tecnológicos na aprendizagem; A pesquisa constituiu-se de forma exploratória, de natureza bibliográfica e qualitativa, configurada com um estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de contação de história, roda de conversa e entrevistas. A amostra foi realizada com um grupo de 23 crianças do segundo ano do ensino fundamental e 2 professoras que atuam nessa etapa de ensino educacional de uma escola da rede privada de ensino. Os dados permitiram perceber que sim, a brincadeira se modificou ao longo do tempo, mas sua essência segue a mesma, divertindo e auxiliando no ensino-aprendizado.Artigo Científico Acesso embargado Bullying: conceitos e implicações no processo ensino-aprendizagem(2018) Guarezi, Giliani NandiA pesquisa é de nível de graduação, e teve como objetivo verificar a percepção de um grupo de professores dos anos iniciais de uma escola privada e uma escola pública do município de Tubarão/SC, acerca do fenômeno Bullying no ambiente escolar. Foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza quali-quantitativa e de caráter descritivo. A coleta de dados foi feita através de um questionário, contendo dez perguntas de múltipla escolha, aplicada com nove professores das séries iniciais. Os entrevistados eram todos do sexo feminino com idades entre 30 a 39 anos. As análises dos resultados indicam que ainda ocorrem casos de Bullying no âmbito escolar, que há desafios a serem vencidos quanto ao processo de ensino-aprendizagem, alguns professores mencionam que buscam sempre melhor qualificação para trabalhar com seus alunos e foram unânimes em mencionar que se importam com o sucesso e o fracasso de seus alunos. Acreditam, em sua maioria, que o Bullying vem crescendo no ambiente escolar, tanto na escola pública quanto na privada.Artigo Científico Acesso aberto Classe hospitalar: o direito à educação, na condição de internamento hospitalar(2020) Rosas, Tracy MateusO presente artigo faz uma análise da classe hospitalar - que se constitui no atendimento pedagógico às crianças e adolescentes, internados em hospitais - a partir do acervo legal e da fala de uma professora que atua na classe hospitalar. A coleta de dados se deu por meio de questionário enviado por e-mail e pesquisa bibliográfica. Conforme a legislação, crianças e jovens internados em hospitais, têm o direito de continuar os estudos, de modo que deem continuidade à sua rotina. Na fala da professora, constata-se a utilização de estratégias e procedimentos que visa envolver os estudantes em atividades de estudo e recreação, inclusive, aqueles que não podem sair do leito. O intuito de conhecer como se desenvolve a atuação docente na classe hospitalar foi alcançado, tanto que, é possível reafirmar que o direito à educação deve estar assegurado em leis, como também que o mesmo precisa ser materializado de forma a atender aos desafios do presente, da vida.Artigo Científico Acesso aberto A concepção de ludicidade no ciclo alfabetizador: o que diz a base nacional comum curricular e o currículo base do território catarinense(2020) Santos, Anna Carolina JustinoEste artigo busca investigar e analisar as concepções de ludicidade nos documentos da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo Base do Território Catarinense. Tendo em vista que as atividades lúdicas, jogos e brincadeiras são fundamentais e uma necessidade para o processo de humanização e desenvolvimento afetivo, social e cognitivo das crianças, para dar suporte à temática traçamos como objetivos: descrever/refletir sobre o modo como a BNCC e o Currículo Base do Território Catarinense abordam a concepção de lúdico no Ciclo alfabetizador – Anos Iniciais. A partir desse objetivo, tem-se como objetivos específicos: identificar como a BNCC aborda a concepção de lúdico/ludicidade no processo de alfabetização/Ciclo de Alfabetização – Anos Iniciais; relatar a concepção de lúdico/ludicidade apresentada no Currículo Base do Território Catarinense para o processo de alfabetização, Educação Infantil e Ciclo Alfabetização – Anos Iniciais; Relacionar a concepção de lúdico/ludicidade presente nos dois documentos e como estas se referem ao processo de alfabetização no Ciclo de Alfabetização – Anos Iniciais. Para dar conta desses objetivos, optou-se pela realização de pesquisa documental, e o método de abordagem desta pesquisa caracteriza-se como dialético, pois pretende descrever e refletir acerca desses conceitos nos documentos pesquisados da BNCC, texto de alfabetização e CBTC, texto de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa exploratória, visto que pretende buscar maior familiaridade com o tema pesquisado. Quanto à análise dos dados, define-se a pesquisa como qualitativa, na medida em que pretende coletar percepções, além de analisar documentos oficiais. A análise dos dados é realizada à luz de teóricos/autores como: Lopes (2006), Vygotsky (1984 - 1987 - 1994), Brougère (2004), Marinho (2007), Ostetto (2000), Kishimoto (2011), Soares (1993 - 1994), Kramer (2011). Como resultado da pesquisa, percebemos convergências e divergências entre os documentos. Por fim, podemos ressaltar que tanto a BNCC quanto o CBTC concebem a ludicidade em seus textos orientadores do Currículo para o Ciclo alfabetizador, porém é importante ressaltar que nos dois documentos estes conceitos, para que os professores possam compreendê-los, assim como garanti-los no fazer pedagógico, estes carecem de maior aprofundamento, o que demanda a necessidade de formação continuada, de modo que os professores possam compreender como materializá-los em suas ações pedagógicas no ciclo alfabetizador.Artigo Científico Acesso aberto A constituição do fazer docente na educação infantil: práticas pedagógicas pensadas para crianças com o transtorno do espectro autista(2021-07-01) Fernandes, Isabela de Bem SilvaCrianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão cada vez mais presentes nas instituições de educação infantil. Perante a este fato, o presente estudo teve como objetivo compreender como os educadores constituem suas práticas educacionais para as crianças com o Transtorno do Espectro Autista nas instituições de educação infantil. A creche e a pré-escola oportunizam às crianças com TEA o convívio com as demais, assim, é necessário averiguar como acontece a inclusão e a adaptação das crianças com TEA, visto que possuem características inerentes ao transtorno. O TEA se caracteriza por distúrbios no neurodesenvolvimento e cada indivíduo possui características peculiares que interferem fortemente no modo de interação social. Podemos enfatizar que o pouco conhecimento do TEA interfere de forma significativa na prática pedagógica dos educadores que, muitas vezes, por falta de formação continuada na área deixa a desejar nas suas práticas pedagógicas. Denota-se por este fato a privação cultural das crianças com TEA, com falta de métodos específicos, documentação pedagógica, educadores que conheçam o Transtorno do Espectro Autista de forma mais intensa, equipe multidisciplinar, materiais pedagógicos e espaços com poucas distrações visuais. Cabe destacar, também, o pouco conhecimento que os educadores trazem da sua graduação como um fator preponderante na sua formação para trabalharem na educação especial.Artigo Científico Acesso embargado Contação de história nos 4° e 5 ° anos do ensino fundamental(2021-11-19) Gordo, Vanessa SouzaO presente artigo tem como tema a contação de história no 4° e 5° ano do ensino fundamental. O objetivo geral da pesquisa é conhecer quais as estratégias metodológicas para a contação de história no 4° e 5° ano do ensino fundamental, tendo como objetivos específicos: identificar se a literatura faz parte do planejamento dos professores, verificar a forma que a literatura é disponibilizada para a turma, verificar se ocorre e com qual frequência a contação de história nas turmas de 4° e 5° anos. A coleta de dados efetivou-se por meio da aplicação de um questionário com 5 (cinco) professoras da rede estadual e municipal de ensino, do Município de Tubarão, em Santa Catarina, de forma presencial e virtual. As análises foram sustentadas pelos seguintes autores: Carvalho e Baroukh (2018), Barros e Gomes (2008), Candido (2011), Silveira, Debus e Azevedo (2018), Domingues e Debus (2019), Freire (2017), Formiga, Inácio e Barbosa (2015), Petit (2010), Trajano (2014), Zilberman (2008), entre outros. Os resultados mostram que é necessário ampliar as estratégias de contação de história nas escolas, uma vez que estas permitem melhorar a leitura e escrita dos estudantes e ampliar a criatividade e imaginação.Artigo Científico Acesso aberto Conteúdo e procedimento de ensino sobre problemas de adição e subtração: uma análise a partir das manifestações dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental(2018) Braga, Jéssica de GodoyInvestigou-se o conteúdo e o procedimento de ensino expresso nas manifestações de estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental, durante resolução de problemas sobre adição e subtração. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso. Para auxiliar a coleta dos dados, os instrumentos utilizados foram: diário de campo e gravador de áudio e vídeo. Adotou-se o Materialismo Histórico-Dialético como base orientadora das reflexões apresentadas, desde a delimitação do objeto de estudo, as etapas de apreensão da realidade investigada até a análise dos dados, com foco para o problema da conduta fossilizada. Em consonância com o método de pesquisa adotado, no decorrer do artigo, o referencial teórico não está separado da apresentação e análise dos dados, mas em unidade dialética, ou seja, de modo inseparável. Durante a resolução de quatro problemas sobre adição e subtração, e refletiu-se sobre algumas possibilidades de superação das limitações detectadas com base na proposição davydoviana de ensino. Concluiu-se que o conteúdo e o procedimento de ensino revelados nas manifestações dos estudantes sobre resolução de problemas de adição e subtração são predominantemente empíricos.Artigo Científico Acesso aberto A contribuição da Educação Infantil institucionalizada no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças(2021-07-01) Américo, Eduarda Silva NunesA educação infantil é vista, atualmente, como uma das etapas mais importantes da educação, proporciando o cuidado de crianças desde o pré-escolar até estarem prontas para serem alfabetizadas. Contudo, nem sempre foi assim. Não faz muito tempo que a educação infantil nem mesmo era vista como uma modalidade de ensino, tão pouco era reconhecida a sua importância para o desenvolvimento das crianças, porém a verdade é que auxilia e muito, se levar em consideração todo o processo, que vai desde a educação infantil até os anos iniciais. Assim, o presente estudo tem como objetivo mostrar a contribuição desta parte do ensino para o desenvolvimento dos alunos, identificando como são realizadas as atividades com estes na educação infantil e relacionando-as aos processos de aprendizagem. Para tanto, utilizou-se para coleta de dados, o procedimento bibliográfico, mediante análise das opiniões de diversos doutrinadores, bem como a aplicação de uma entrevista com uma professora de educação infantil, de uma instituição de ensino localizada na cidade de Imbituba, em Santa Catarina.