TCC de Graduação e Especialização
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando TCC de Graduação e Especialização por browse.metadata.doctype "Artigo Científico"
Agora exibindo 1 - 20 de 30
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso fechado Atividade Orientadora de Ensino e Atividade de Jogo: caminhos possíveis na Educação Infantil(2020) Macalossi, LucianaEsta pesquisa é um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa. A problemática da pesquisa consiste em: Quais as possibilidades de ampliação do repertório cultural das crianças de 4 a 5 anos de idade, a partir da Atividade Orientadora de Ensino, na Educação Infantil? O objetivo geral da pesquisa foi investigar as possibilidades de ampliação do repertório cultural das crianças de 4 a 5 anos de idade, no contexto da Atividade de Jogo, a partir da Atividade Orientadora de Ensino, na Educação Infantil. Para isso, elaboramos uma sugestão de prática pedagógica com base em dois aspectos: uma situação desencadeadora de aprendizagem articulada com o jogo de papéis e a reflexão dessa situação desencadeadora no contexto da atividade de jogo. Por fim, conclui-se que a criança, como ser social e histórico, nas interações e relações que estabelece, apropria-se dos conhecimentos e saberes construídos historicamente pela humanidade e se torna ativa e atuante no mundo, brincando na representação de papéis sociais por meio de situações desencadeadoras de aprendizagem pela atividade de jogo.Artigo Científico Acesso fechado Atividades Lúdicas na Educação Ambiental: uma análise da Produção Científica Brasileira(2020) Darós, Gisele RezendeThis research aimed to analyze the scientific production on recreational activities in Environmental Education (EE). Between August and September 2020, a bibliometric analysis was carried out with 62 articles identified on the Capes, Google Scholar and Scielo portal. Our results suggest that: (i) the theme of solid waste and water resources dominates the recreational practices of EE (67.7%); (ii) most works are carried out in the South Region (44%), especially in Rio Grande do Sul State (19.3%); (iii) production started in 2004, peaking in 2019; (iv) the most used strategies were board games, construction of toys and workshops and; (v) 32 articles were published in journals Qualis A1 to A4 and 21 in B1 to B4.Artigo Científico Acesso embargado A contribuição da gamificação no processo de alfabetização e letramento de crianças do primeiro ano do ensino fundamental: reflexões e possibilidades.(2020) Corrêa, Diandra CostaO presente artigo tem como objetivo compreender o processo de desenvolvimento da alfabetização e letramento dos alunos, das turmas de primeiro ano do ensino fundamental de forma lúdica. Faz-se uma reflexão sobre como a gamificação pode auxiliar nesse processo de alfabetização das crianças. Para atender o objetivo proposto, foi utilizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, de natureza básica. A análise foi feita por meio de uma abordagem dialética com base no referencial teórico. Serviram para esse referencial: Soares (1998), Vygotsky (1991), Ferreiro (2001, 2003), Freire (1982), Proposta Curricular de Santa Catarina (2014), entre outros. Também, foram apresentadas algumas sugestões de jogos, no sentido de contribuir, para o trabalho de professores alfabetizadores. A partir da análise empreendida neste artigo, verificou-se que o jogo é um recurso que contribui com o processo de alfabetização e letramento, e, por meio das sugestões aqui apresentadas, os jogos são recursos lúdicos, que envolvem o aluno, dando-lhe a oportunidade de aprender de maneira significativa e atrativa. Ainda, ressalta-se que, embora haja avanços nos estudos sobre alfabetização e letramento, é imprescindível que se atente para esses processos, levando em consideração as tecnologias digitais/os jogos digitais (ou não) e o desenvolvimento da autonomia do aluno, de modo a promover o seu aprendizado, sem perder se vista as práticas discursivas de leitura e escrita e sua função social.Artigo Científico Acesso fechado Contribuições da storytelling para desenvolver o gosto pela leitura no processo de alfabetização e letramento: relato de uma experiencia desenvolvida em tempo de pandemia(2020) Flicidade, JanaínaIn this article, we report on the use of the active methodology, Storytelling, in a school with remote education, due to the pandemic that plagues everyone, in the class of the 1st year of elementary school. In this sense, the objective is to analyze how this tool (Storytelling) can contribute for the child, in the initial phase of literacy and literacy, to appropriate knowledge and, at the same time, develop a taste for reading and writing. It is known that there are several methods of literacy and countless ways of literacy, therefore, in this research, it is evident, in this way, how this active methodology is being used and applied in school with remote education and at home with the presence of students. parents. Literacy and literacy at a distance is becoming a big challenge. Regarding the methodology used in this research, it was an exploratory case study, with a qualitative approach. The research subjects were children aged 6 and 7 years old. The Zoom platform was used to develop the lesson plan. Based on this, students' productions served as instruments for data collection. The main authors who served as the theoretical basis for this research were: Lilian Bacich and José Moran (2018); José Moran (2012); Fernando Palacios and Martha Terenzzo (2016); Magda Soares (2020) among others. From the analysis of the data, it was possible to verify that the active methodology, storytelling, was a tool for active learning, contributing to the appropriation of knowledge, also developing the taste for reading.Artigo Científico Acesso aberto Crianças com TEA na Educação Infantil: mediação e planejamento inclusivo relacionado à organização e espaços do C.E.I no Município de Balneário Gaivota/SC(2020-08-14) Santos, Rosa MarianyA matrícula de crianças com Transtorno do Espectro Autista- TEA na Educação Infantil, vem crescendo gradativamente nos últimos tempos. Contrapondo-se a essa estatística, ainda nos deparamos com falta de investimento nas instituições para que a efetiva inclusão aconteça: insuficiência de capacitação docente e gestão descontextualizada com relação às leis e demandas que assegurem não só a matrícula destas crianças, mas que ofereçam práticas pedagógicas inclusivas que perpassam desde mediação até a organização dos espaços da instituição. Assim na presente pesquisa, buscou-se resposta para o seguinte problema: Quais fatores podem influenciar na mediação e planejamento dos/as professores/as de crianças com TEA na Educação Infantil? Para tanto, teve-se como objetivo geral investigar as principais causas que podem interferir na mediação e planejamento dos/as professores/as em relação aos estudantes com TEA matriculados(as) uma instituição de educação infantil da rede pública do município de Balneário Gaivota – SC. Para responder ao objetivo proposto escolheu-se a pesquisa do tipo descritiva, de abordagem qualitativa e de campo. Conclui-se que são muitas as barreiras para a efetiva inclusão das crianças com TEA na educação infantil: falta de capacitação, políticas públicas, falta de investimento público, entre outras.Para tanto, se faz necessário um trabalho efetivo da gestão, e um trabalho colaborativo entre professores e equipe interdisciplinar em parceria com os familiares destes estudantes, para que se possa pensar num planejamento das ações inclusivas no Centro de Educação Infantil, visando um espaço mais democrático, acessível e inclusivo para Todos(as).Artigo Científico Acesso aberto Desafios da Escola Municipal X de Criciúma/SC para efetivação do processo de inclusão dos estudantes com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental(2020-10-20) Figueredo, Nelca Giorgiana Elizabet Aguiar FerreiraO presente artigo surge das observações realizadas durante os estágios do curso de Pedagogia, nas várias etapas da educação, principalmente no ensino fundamental. Tem influência do período de estágio não obrigatório na Escola Municipal de Ensino Fundamental X de Criciúma/SC, período que possibilitou uma vivência junto às classes de segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental desta Unidade Escolar. Assim, é objetivo desta pesquisa: analisar os desafios enfrentados por uma Escola Municipal de Criciúma/SC para efetivação do processo de inclusão dos estudantes com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos para a coleta de dados, a pesquisa de campo. O estudo aconteceu com 05 (cinco) docentes, pertencentes à escola supramencionada, que responderam a um questionário semiestruturado, com perguntas abertas, disponibilizadas no Google Forms, aplicativo do Google Drive. A partir da análise dos dados, foi possível concluir que a escola Municipal X de Criciúma/SC ainda está em processo de consolidação da inclusão e os desafios são muitos, para chegar ao ideal, conforme legislação vigente. Os docentes respondentes desta pesquisa mostraram-se angustiados. Salienta-se que esta angústia está presente nos profissionais da maioria das escolas, pois são muito amplas as questões que merecem destaque e são determinantes para a inclusão se consolidar, que fogem sobremaneira da vontade e do comprometimento dos profissionais da escola.Artigo Científico Acesso fechado Descarte de Resíduos Eletroeletrônicos no sul de Santa Catarina: a importância da Educação Ambiental(2020) Oliveira, Vandete Maria ZanattaThe increase in the consumption of technologies and the reduction in the useful life of electronic devices has generated an increase in waste, whose destination is poorly understood by society, especially in small Brazilian municipalities. The objective of this work was to analyse, through a questionnaire, the knowledge about Electronic Waste (REE) and its disposal by parents of elementary school students from a public school in Urussanga/SC. Most respondents dispose of REEs in the selective collection of the municipality and are unaware of the specific legislation. Environmental Education actions are proposed to support strategies for the proper disposal of REE by residents and local government.Artigo Científico Acesso fechado Desenvolvimento da consciência fonológica no ciclo alfabetizador: brincando com os som das palavras por meio da gamificação.(2020) Alves, Claudia AndreiaO presente artigo tem como eixo temático o desenvolvimento da consciência fonológica no ciclo alfabetizador. É objetivo desta pesquisa: compreender de que forma a gamificação pode contribuir para o desenvolvimento da consciência fonológica, no processo inicial de alfabetização. Também, apresentou-se uma proposta de trabalho, baseada na gamificação, para aplicação no processo de alfabetização, para crianças do ensino fundamental, fases iniciais. Foram sugeridas atividades através da aplicação de jogos digitais que tratavam da consciência fonológica, contribuindo para desenvolver a leitura e a escrita. Para alcançar o objetivo elencado, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza básica, e quanto aos objetivos, classifica-se como pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em relação aos procedimentos técnicos de coleta de dados. Em relação aos resultados, a partir da análise dos dados, verificou-se que os jogos educacionais digitais podem promover um ambiente de aprendizagem atraente e gratificante, e planejado de forma adequada, contribuem com o desenvolvimento da consciência fonológica, e facilita a aquisição da leitura e da escrita para as crianças. Compreendendo a importância desse recurso, pode-se transformar as aulas mais divertidas e mais lúdicas.Artigo Científico Acesso fechado Desenvolvimento de Situações desencadeadoras de aprendizagem por meio de quatro ações de estudo davidovianas em um contexto de formação inicial de professores(2020) Becker, FrankThis research has experimental nature, and its aim at investigating development of mathematical thinking at the theoretical level mediated by the concept of number from the angle greatness. A Developmental Didactic Experiment was carried out with students of Pedagogy faculty. Dialectic was adopted as teaching and research method. Therefore, the research searched for develop a historical synthesis of mathematical concepts through triggering learning situations. Evidence on development of mathematical thinking were gathered. Results made evident the need and some possibilities of resignification on the teaching organization way within the researched initial teacher training.Artigo Científico Acesso aberto Educação de bebês no espaço tempo DA/E na creche(2020-08-19) Mazuim, Deividi; Galdino, Ana PaulaRESUMO: Este artigo discute sobre a educação de bebês no espaço da/e na creche. A motivação para realização desta pesquisa, deu-se em virtude de que este pesquisador estar presente em uma instituição de Educação Infantil e, ao longo curso de Pedagogia, participar de momentos de estudo próprios da Educação Infantil. Com isso, veio à tona: como os docentes que diariamente frequentam uma turma de bebês realizam seu planejamento? como são os espaços disponibilizados e os principais desafios encontrados? Por isso, justifica-se a necessidade de estudar o assunto, e ouvir os docentes que atuam em salas de bebês, no município de Sombrio/SC. O objetivo desta pesquisa é, portanto, investigar a compreensão de docentes da Educação Infantil acerca do planejamento com turmas de bebês. Adotou-se em relação à metodologia, um estudo de caso do tipo exploratório, com abordagem qualitativa. Quanto à coleta de dados, foi enviado aos professores, via rede social WhatsApp um questionário, contendo 6 perguntas, elaborado no Google Forms, seis retornaram com as respostas, são profissionais do município de Sombrio, SC. Assim que os dados foram coletados e analisados pôde-se verificar que os docentes possuem uma compreensão de planejamento que respeita as singularidades dessa faixa etária e que, sobretudo, há uma preocupação com a qualidade da Educação Infantil.Artigo Científico Acesso fechado O ensino de Geometria Plana com base na metodologia Aprendizagem Baseada em Equipes(2020) Santos, Adriano Eusébio dosThis research was aimed at approaching or teaching Flat Geometry in the perspective of critical thinking using a didactic strategy Learning Based on Equipment - ABE for students of 6th year of Fundamental Education. Also, it transits to discuss or develop two levels of knowledge of geometric thinking - PG and or development of critical thinking - PC, by means of ABE didactic strategy. Still, this strategy was constituted as an active methodology that aims to work with groups of 5 to 7 students, facilitating a more dynamic and collaborative learning, making them more autonomous and responsible for their studies. Embora we seek, through ABE, to stimulate the relevancy of a collaborative work, we raise questions that can show elements of fragility of learning. In this way, we seek to develop the following objectives: a) to disbelieve the paths of development of critical thinking; b) understand the levels of knowledge of the development of geometric thought to make the Flat Geometry feasible; c) disbelieve the importance of contemplating or teaching Plane Geometry in a critical thinking perspective; d) analyze the relevance of collaborative work by means of a didactic strategy Learning Based on teams; e) Analyze the teaching viability of Flat Geometry from the perspective of critical thinking by means of a didactic strategy Apprenticeship Based on Equipment. These objectives will make it possible to reflect on the following problem: which skills will not be developed by studying Flat Geometry in the perspective of critical thinking by means of Apprenticeship Based on Equipment? We saw that there are various possibilities of teaching Flat Geometry by means of didactic strategies, but this teaching cannot go unnoticed without the school curriculum. It is necessary to provide years of students with curiosity to investigate the science that is relevant to humanity, as well as to develop a being critical, both in mathematical objects and in other areas of knowledge.Artigo Científico Acesso fechado O ensino de produção textual com uso da tecnologia e da gamificação(2020) Rocha, Márcia SoratoThe research aims to develop a textual production activity using gamification and technology. A basic, exploratory and qualitative bibliographic and case study research was developed. A textual production activity was developed with a school-age child, using technology and gamification. A theoretical framework was also developed, bringing reflections on textual production based in Santa Catarina (2019); it also brings reflections on technologies based on Pereira et al (2012), Savi and Ulbricht (2008), Soares (2002) and Xavier (2011); and also, a reflection on gamification based on Móran (2015), Gonçalves (2016) and Paiva et al (2016). Through research we develop reflections about technologies, active methodologies and teaching of textual production. The school-age child was able to produce a letter using gamification and technology, so teaching text production using these means can be characterized as an innovative form of teaching.Artigo Científico Acesso fechado Esporte como produto da sociedade do espetáculo: implicações para a educação física escolar(2020) Mariano, SindianaraThe aim of this work is to analyze sport as a product of the spectacle society and its implications for school physical education classes. Being the specific objectives: Understand the approach of critical-overcoming theory for planning physical education classes; Propose a pedagogical action to discuss the implications of spectacularization and sporting goods in Physical Education classes with high school students. We followed bibliographic studies as research procedures. We see the commodities, the media, and the current form of sociability as the main implications for school physical education. It is expected that the suggested intervention proposal will be followed, since it has several innovative possibilities that help in the teaching and learning process of students, helping for any topic to be worked on. We emphasize the importance of teacher training, teaching sports at school. Formation of students whose knowledge makes relations with the current reality.Artigo Científico Acesso aberto A formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental(2020-08-09) Pontes, Tatiane MachadoA importância da leitura e da escrita não se encerra no processo de alfabetização, deve estar presente em todo o processo educativo. Assim, esta pesquisa surgiu do seguinte problema: quais estratégias são usadas para desenvolver nas crianças, as práticas de leitura? Após uma reflexão sobre esse assunto, que marcou muito o percurso formativo da pesquisadora, houve a necessidade de desenvolver uma pesquisa, para compreender como os professores estão atuando nesse sentido. Por conseguinte, é objetivo deste trabalho refletir sobre as práticas e estratégias que contribuem para a formação de leitores, nos anos iniciais do ensino fundamental, além de analisar os aspectos teóricos da importância da leitura, para o desenvolvimento das crianças, nesse ciclo. A base teórica fundamenta-se em alguns estudiosos, como Britto (2012), Luckesi (1996), Freire (1998, 2012, 2005) e documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais (2013), a Lei nº 9.394 (1996), entre outros. Para alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida um estudo de caso do tipo exploratório, com abordagem qualiquantitativa. Quanto ao método, classifica-se como dialético. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública municipal do Estado de Santa Catarina (SC), com 17 professores, buscando identificar as suas percepções em relação à criança, ao papel da escola, à participação da família, e às estratégias adotadas, para desenvolver o interesse pela leitura dos estudantes. Ao finalizar a análise, fica evidente a importância da leitura precocemente, na vida da criança, com o auxílio da família, junto à escola, e por mais diversificadas que sejam as estratégias utilizadas, para incentivar a leitura, na vida das crianças, a escola precisa capacitar-se ainda mais, para que a habilidade da leitura seja desenvolvida de forma mais significativa.Artigo Científico Acesso fechado Formação permanente sobre ensino híbrido e o uso das tic's: a equipe de gestão como multiplicadora de conhecimentos.(2020) Severo, Tânia Elmira PortoHoje os desafios da educação são inúmeros e chegam numa velocidade surreal e a escola, como instituição de conhecimento formal, necessita estar alicerçada em conhecimentos teóricos e práticos. Pensar em uma educação de qualidade é pensar no profissionalismo, baseado nos saberes técnico científico. Com isso, a pesquisa teve a preocupação de responder o seguinte problema: De que maneira a equipe de gestão pode contribuir como multiplicadora do ensino híbrido e do uso das TIC’s junto aos professores? Como objetivo geral propôs analisar o papel da formação permanente aos integrantes da equipe de gestão para servirem como multiplicadores de conhecimentos aos professores sobre Ensino Híbrido e o uso das TIC’s. Caracterizou-se como pesquisa aplicada. Estudo do tipo descritivo, de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos para coleta de dados, a pesquisa-ação. Este trabalho foi subsidiado pelos seguintes autores: Freire, Nóvoa, Moran e Bacich, documentos legais, entre outros. Como população escolheu-se a equipe de gestão da Secretaria Municipal de Educação e duas escolas de Ensino Fundamental do Extremo Sul do Estado de Santa Catarina. Desta população selecionou-se uma amostra composta por dez profissionais, sendo três da Secretaria de Educação e sete da Equipe Gestora, todos efetivos da rede. A formação permanente foi realizada através da plataforma Google Meet em cinco dias, com duração de duas horas diárias. A referida formação contou com a participação efetiva da equipe gestora, porém a Secretaria não participou. Foi disponibilizado um questionário semiestruturado via Google Forms; somente uma profissional da equipe da Secretaria não respondeu. A resposta do problema vem nos alertar que a formação permanente é o alicerce da educação democrática. Além de ser fundamental, é essencial, indispensável e determinante possibilitar formação permanente e constante à equipe de gestão, pois é ela que serve como multiplicadora de conhecimentos inovadores e que pode impulsionar práticas contemporâneas, baseado na ciência. Neste caso, o Ensino Híbrido e o uso das TIC’s são uma forma de inspirar, estimular e empoderar os professores no seu dia-a-dia de trabalho.Artigo Científico Acesso fechado Formação Permanente: as contribuições do ensino híbrido para a atuação de professores alfabetizadores(2020) Ramos, Flóscula LeandraA formação permanente vem evoluindo ao longo dos anos e contribuindo, sobremaneira para a efetiva qualidade da prática pedagógica dos docentes. As instituições formadoras passam a ter outro olhar sobre a formação, baseada na teoria, buscando assim, o desenvolvimento profissional e pessoal do educador. As metodologias ativas de aprendizagem com destaque no ensino híbrido vêm mostrar aos educadores, como é possível aprender em diferentes tempos e espaços. Assim, o presente artigo é resultado do estudo realizado na Especialização em Educação e Inovação e visa responder a seguinte questão norteadora: a formação permanente sobre o ensino híbrido pode contribuir para aprimorar a atuação dos professores alfabetizadores? Como objetivo geral, propôs-se analisar se a formação permanente sobre ensino híbrido pode contribuir para aprimorar a atuação dos professores alfabetizadores. Para alcançar os objetivos propostos foi realizado uma formação com professores alfabetizadores da Rede Estadual de Santa Catarina na cidade de Araranguá, ficando articulado com os mesmos a continuidade da formação no ano de 2021. O presente artigo baseou-se também nos estudos de José Moran (2015), Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani (2015), Demo (2006), Nóvoa (2009), entre outros. A presente pesquisa, quanto aos seus objetivos, pode ser caracterizada como descritiva, de abordagem qualitativa e como procedimento para coleta de dados, a pesquisa-ação. Concluímos que para os sujeitos pesquisados, o ensino híbrido contribui para a atuação dos professores alfabetizadores, principalmente, porque vivenciaram essa experiência na prática. A visão que se tem hoje é a de que a formação permanente aliada as metodologias e as tecnologias são essenciais na vida daqueles que acreditam que é possível melhorar o processo de ensino-aprendizagem.Artigo Científico Acesso aberto A influência da contação de história para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil(2020-08-10) Mello, Rutenaque Silva deEste estudo tem como objetivo investigar a relevância da prática da contação de histórias na ação pedagógica dos professores da educação infantil, garantindo o desenvolvimento da criança e ampliando sua relação com o mundo. O motivo, para a escolha do tema, foi o gosto pelas histórias infantis da pesquisadora e por entender que a prática pedagógica com a utilização das narrativas literárias, auxilia significativamente no desenvolvimento da criança. Essa pesquisa foi desenvolvida com base em autores como Abramovich (1995), Coelho (2006), Silva (2009), Trajano (2014), entre outros. Por meio de um estudo de caso do tipo descritivo, com abordagem qualitativa foi possível inferir que a contação de histórias deve ser uma proposta metodológica a ser efetuada diariamente, dada a sua importância no desenvolvimento das habilidades de linguagem, tão necessárias na educação infantil. Portanto, a necessidade de educadores preparados na arte de contar histórias e conhecedores convictos nessa experiência, compartilhada dentro do processo de ensino e aprendizagem, é fundamental para a criança exercer o senso crítico, para olhar para o mundo, para a sociedade, para a cultura vivenciada, como cidadã.Artigo Científico Acesso fechado Linguagens na Educação Infantil: um estudo sobre as possibilidades da ampliação da Linguagem Matemática(2020) Fernandes, Adriana Cristina ResendeA problemática desta investigação consiste em: quais as possibilidades de ampliação da linguagem matemática na Educação Infantil por meio de uma situação desencadeadora de aprendizagem? Para a compreensão dessa problemática, propusemo-nos: analisar as possibilidades e as contribuições da resolução de uma situação desencadeadora para a ampliação da linguagem matemática com crianças de 4 a 5 anos. Esta pesquisa configura-se em estudo bibliográfico e o aprofundamento teórico tem como base os fundamentos da Teoria Histórico Cultural e nas legislações vigentes da Educação Infantil, enfocando nas contribuições da Atividade Orientadora de Ensino (Moura, 2010). Ao final do estudo elaboramos uma situação desencadeadora de aprendizagem para novas vivências e aprendizagens com as crianças envolvidas na resolução de uma situação-problema. Constatamos que a situação desencadeadora de aprendizagem elaborada apresenta possibilidades de ampliação das linguagens infantis, em especial da linguagem matemática, ao ser resolvida coletivamente por crianças e adultos no contexto da Educação Infantil.Artigo Científico Acesso fechado Metodologia híbrida: uma perspectiva de potencializar a autonomia e a aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental II na área de ciências da natureza.(2020) Pedroso, JanainaO presente artigo refere-se ao uso do Ensino híbrido, metodologia ativa que relaciona as possibilidades oferecidas pelas tecnologias com as aulas em sala de aula. Alguns estudos vêm demonstrando que é possível estimular o protagonismo dos estudantes no processo de construção do seu conhecimento com o uso das metodologias ativas. Diante disso, procuramos responder nessa pesquisa, qual o papel desempenhado pela metodologia hibrida no processo de ensino, visando potencializar a autonomia e a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental II. Na busca por respostas ao problema mencionado, este trabalho visa analisar o papel desempenhado pela metodologia híbrida nas aulas do ensino fundamental II, como uma prática educativa que favoreça a construção do conhecimento numa perspectiva metodológica que visa a participação efetiva do estudante em todo o processo. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem de estudo qualitativo com enfoque bibliográfico. Os dados foram coletados em artigos científicos publicados entre 2019 a 2020. Os resultados da pesquisa confirmaram que a metodologia híbrida contribuiu para o desenvolvimento de estudantes mais comprometidos e autônomos. Potencializou a aprendizagem dos envolvidos, pois proporcionou diferentes espaços de aprendizagem, e aumentou a interação entre os alunos, durante a realização das atividades. Diante disso, apresentamos uma sugestão de um plano de ação baseado na metodologia rotação por estação com o tema vacinação, para uma turma do 7°do ensino fundamental II.Artigo Científico Acesso fechado O Papel da Arte-Educação para o Desenvolvimento do Pensamento Crítico no Combate as Fake News.(2020) Cunha, Silvia SilvaWe started in this research from a concern about what we live in contemporary society with the spread of false news. We begin the text by presenting an analysis of Art-Education and extra-school contexts and we continue to reflect on the influence of our beliefs in our judgments about what is true or misleading and pointing out the relevance of Education through Art. We verified the possibilities of combating Fake News for media literacy in schools by articulating an intervention proposal with the Hybrid model of active methodologies and thus we concluded our investigation on the role of Art-Education in schools.