Nutrição

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 31
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Obesidade infantil: o impacto do comportamento alimentar alimentar familiar e os estilos parentais - uma revisão narrativa da literatura
    (2024-06) NUNES, Sabrina Bernardo
    Introdução: A obesidade infantil é uma doença crônica, caracterizada por ser um problema de saúde pública, uma doença que tem múltiplos fatores como: genética, ambientais, estilo de vida, disfunções endócrinas. Objetivo: Este artigo de revisão tem como objetivo relacionar o comportamento alimentar familiar e os estilos parentais com a obesidade infantil que se encontra na literatura já disponível. Metodologia: Trata-se de um artigo de revisão narrativa realizada através de artigos obtidos por meio de bancos de dados Pub-Med, Scielo, Google acadêmico em idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: Pode-se identificar que os estilos parentais autoritários (rígidos), negligentes, permissivos, indulgentes estão associados ao ganho de peso, sendo um fator de risco para obesidade infantil. Entretanto os pais democráticos demostram responsividade emocional e preocupação com a alimentação saudável dos filhos o que influencia de forma positiva a prevenção a obesidade infantil. Conclusão: O comportamento alimentar familiar é de suma importância na prevenção a obesidade e semelhante aos estilos parentais que de forma idêntica podem contribuir a prevenção da obesidade infantil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os efeitos do consumo de suco de beterraba em praticantes de exercícios de endurance: uma revisão integrativa
    (2023-12) VIEIRA, Josiele Pavan; AGUIAR, Fernanda Rodrigues da Silva de
    Introdução: O treinamento de endurance abrange a resistência muscular e cardiorrespiratória, determinando a capacidade do atleta de absorver e utilizar oxigênio durante a atividade. A beterraba, rica em nitrato, precursor do óxido nítrico, atua como vasodilatador, melhorando o fluxo sanguíneo. Essa propriedade aumenta a eficiência no transporte de oxigênio, especialmente em condições de elevada demanda, como no exercício de endurance. Objetivo: Esta revisão integrativa, pois, visa a compreender quais são os efeitos do consumo de suco de beterraba no desempenho esportivo de praticantes de endurance. Metodologia: A pesquisa foi conduzida nas bases de dados PubMed, Scielo e BVS. Foram selecionados artigos em língua portuguesa ou inglesa publicados nos últimos 10 anos (2013 a 2023), envolvendo adultos com 18 anos ou mais, de ambos os sexos, incluindo atletas e sedentários. Resultados: Foram identificados 59 estudos nas bases de dados, sendo selecionados 5 artigos após as etapas de exclusão de duplicatas, de análise dos títulos e da leitura completa dos artigos. Conclusão: Os estudos analisados sustentam a hipótese de que a suplementação com suco de beterraba pode oferecer efeitos positivos no desempenho esportivo, especialmente em atividades de endurance. No entanto, a complexidade das respostas fisiológicas, a variabilidade entre os indivíduos e a dependência de diferentes modalidades esportivas exigem uma abordagem criteriosa ao considerar a aplicabilidade prática desses resultados. Palavras-chave: beetroot juice; training; endurance.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso de galactagogos por mulheres em aleitamento materno exclusivo: revisão da literatura
    (2023-12) COLETTO, Elusa Scheibler; PASSOS, Lidiane Oliveira dos
    O estudo tem como objetivo analisar as tendências disponíveis na literatura sobre o uso de galactagogos por mulheres em aleitamento materno exclusivo. Trata-se de uma revisão integrativa baseada em dezesete artigos, que destacam a eficácia e ou efeitos adversos. O galactagogo farmacológico mais utilizado, devido a eficácia e poucos efeitos colaterais, foi a domperidona. Dentre os galactagogos não-farmacológicos obteve-se, biscoitos de lactação, levedura de cerveja, feno-grego, Silimarin-fosfatidilserina (SILITIDIL) e galega como mais usados e eficazes. Destaca-se a importância de se pensar no uso dessas substâncias como incentivo para as mães, gerando mais confiança no processo de amamentação.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Consumo alimentar e risco de fragilidade em idosos: Revisão narrativa
    (2023-12) Soares, Tatiane Gobbi
    Com o aumento crescente do número de idosos no mundo, a condição de fragilidade tem sido abordada na organização da atenção de saúde à pessoa idosa no Brasil e de interesse na comunidade científica diante do risco aumentado de dependência e morbimortalidade. Uma dieta inadequada tem sido associada a diversas doenças crônicas (doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, alguns tipos de câncer). Esta revisão literária teve como objetivo sintetizar informações sobre aspectos do consumo alimentar e o risco de fragilidade em idosos, oportunizando o desenvolvimento de ações preventivas nutricionais. A busca foi realizada nas bases de dados SCIELO e PUBMED e 15 artigos atenderam os critérios de inclusão e exclusão. Os achados mostram que determinados grupos de alimentos e padrões de dieta estão associados à fragilidade e a análise através do consumo alimentar deve integrar parte da avaliação multidimensional do idoso devido ao potencial papel em retardar ou favorecer seu surgimento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os efeitos dos probióticos como terapia adjuvante nos sintomas de depressão e ansiedade: estudo revisão integrativa
    (2023-12) IPLINSKI, Nathalia
    Esta revisão tem como objetivo conhecer e analisar os efeitos dos probióticos nos sintomas de depressão e ansiedade. Esses transtornos metais estão entre as principais causas de incapacidades que afetam milhões de pessoas no mundo. Estudos demonstram que a comunicação bidirecional chamada de eixo cérebro-intestino é afetada pelas alterações na microbiota intestinal, especialmente por seu microbioma, relacionado aos transtornos mentais. Foi realizada uma busca integrativa por ensaios clínicos randomizados duplos cegos controlados por placebo. Os artigos que preencheram os critérios foram analisados quanto aos efeitos da administração de probióticos nos sintomas de depressão e ansiedade. A apuração da pesquisa resultou positivamente, demonstrado por meio de inventários e escalas de avaliação dos sintomas depressivos ou de ansiedade. Conclui-se que o uso de probióticos como tratamento adjuvante dos sintomas desses transtornos são promissores, principalmente por seu potencial de não oferecer efeitos colaterais ou contra indicações, na qual até o momento não foi observado nos estudos clínicos. Contudo, continua sendo necessários mais estudos clínicos randomizados duplo-cegos, amplos e rigorosos para determinar a duração ideal, dosagem e cepa probiótica para ser mais uma alternativa de tratamento para os profissionais de saúde, visando contribuir para a qualidade de vida das pessoas que possuem esses transtornos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Creatina e seus benefícios na atividade física
    (2023-12) SILVA, Juliana Pereira da; MORAES, Kethlen Maria Kieffer de
    O objetivo deste estudo foi observar quais os benefícios do uso da creatina em praticantes de atividade física. Trata-se de uma revisão narrativa, o qual é utilizado buscas de publicações amplas para enriquecer e descrever a discussão. Os critérios de inclusão foram artigos científicos de pesquisas originais e de revisão em base de dados que apresentassem, nos títulos ou resumos, referências sobre suplementação de creatina (cr), praticantes de exercícios físicos, treino, ganho de força e hipertrofia muscular, nos idiomas português e inglês e publicados nos últimos 5 anos. Ao total, 6.928 artigos foram encontrados utilizando os descritores “Suplementação” and “atividade física” and “beneficios” and “hipertrofia muscular”, onde destes, 728 artigos no National Library of Medicine (PUBMED) e 6.200 artigos no Google Scholar (Google académico). Ao realizar a leitura dos artigos foram excluídos os que não respondiam a pergunta norteadora ou não se encaixavam nos critérios de inclusão, sendo incluídos nesta revisão narrativa da literatura os resultados baseados nos achados de sete (7) publicações. Analisando todos os achados para a construção desse estudo de revisão, concluímos que o uso da creatina em praticantes de atividade física é benéfica, melhorando a performance dos treinos, o ganho de massa magra, em especial em praticantes de atividades de explosão, potencializando os resultados de seus treinos.
  • Monografia Acesso aberto
    Orientações relacionadas ao tratamento de lactentes com alergia à proteína do leite de vaca: um estudo de revisão
    (2023-12) MELO, Jennifer Oliveira de
    Introdução: Em lactentes a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é a alergia alimentar mais frequente e pode ser manifestada logo após o nascimento, mesmo naqueles bebês que recebem exclusivamente leite humano. Objetivo: Identificar na literatura as orientações relacionadas ao tratamento de lactentes com alergia à proteína do leite de vaca. Método: Trata-se de uma revisão narrativa, realizada a partir das bases de dados Scielo, Lilacs e Medline. Resultados: Foram selecionados e discutidos cinco estudos, publicados entre os anos de 2020 e 2022, que apresentavam as orientações relacionadas ao tratamento da APLV. Considerações finais: Os estudos mostram os resultados referente às pesquisas propostas de cada estudo sobre a APLV. As orientações visam a exclusão da proteína do leite de vaca da dieta materna e do contato à criança. Recomenda-se o desenvolvimento de mais estudos voltados de orientações básicas à lactante e crianças com APLV, com vistas à aplicabilidade de orientações protocoladas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Dificuldades na alimentação de pacientes com câncer infantojuvenil, uma revisão da literatura
    (2023-06) Bussa, Victória Quaresma
    Pacientes oncológicos pediátricos habitualmente apresentam alto risco nutricional devido à associação da baixa ingestão alimentar e metabolismo aumentado ocasionados pela doença, demandando, assim, um cuidado nutricional especializado. Objetivo: identificar as principais dificuldades que pacientes oncológicos enfrentam em relação à alimentação, após serem diagnosticados com câncer, suas consequências e como a nutrição pode intervir nesses casos. Metodologia: foi realizada uma revisão da literatura, a fim de buscar evidências sobre as dificuldades alimentares geradas pelo câncer e seu tratamento. Resultados: observou-se que a maioria dos paciente apresentava pelo menos um transtorno alimentar, consequência dos sintomas da doença e efeitos colaterais do tratamento. Conclusão: concluiu-se que existe grande prevalência de transtornos e alterações alimentares em pacientes oncológicos causados por consequência do tratamento, pela agressividade da doença e por questões psicológicas, levando alguns pacientes à desnutrição ou obesidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Consumo alimentar de adolescentes gestantes e não gestantes brasileiras atendidas pelo sistema único de saúde
    (2023-06-22) Radaelli, Marcia Luana de Carvalho
    O objetivo do presente trabalho foi analisar o consumo alimentar de adolescentes gestantes e não gestantes atendidas no sistema único de saúde nas 5 regiões do Brasil no ano de 2022. Estudo ecológico com delineamento transversal que avaliou dados secundários de marcadores de consumo alimentar, coletados pelo SISVAN nas unidades básicas de saúde. Foram analisados dados de consumo alimentar de 34.108 adolescentes e 1.612 adolescentes gestantes. A maior parte das adolescentes dos dois grupos, costumavam realizar no mínimo três refeições por dia, 85% (n=28.836) das adolescentes e 88% (n=1.414) das adolescentes gestantes da amostra total (Brasil) fizeram este relato. As adolescentes gestantes da região sul relataram maior consumo de ultraprocessados 87% (n=131). A região sudeste apresentou maior consumo de feijão entre as adolescentes gestantes sendo que 86% (n=755) fizeram este relato. Na região norte foi relatado o menor percentual de consumo de todos os marcadores saudáveis. No dia anterior 66% (n=195) das adolescentes gestantes consumiram feijão, 60% (n=178) das adolescentes gestantes consumiram frutas e 57% (n=168) das adolescentes gestantes consumiram verduras e/ou legumes. O padrão alimentar da adolescente tende a se manter mesmo estando gestante, uma vez que os resultados encontrados nessa pesquisa foram semelhantes em ambos os grupos. Além disso foi possível observar que ocorreu um alto consumo dos marcadores não saudáveis nos dois grupos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Oficinas culinárias como estratégia para melhora da seletividade e neofobia alimentar em escolares: Uma revisão narrativa da literatura.
    (2023-06-22) Souto, Betina Pakulski
    Na idade escolar as crianças ampliam seus vínculos sociais, tendo um convívio maior com outras crianças. Nesse momento elas podem vir a demostrar um comportamento mais restritivo em relação aos alimentos, ou até o medo de provar algum alimento novo. Tendo em vista esse comportamento comum na infância, este estudo teve como objetivo avaliar as estratégias de Educação Alimentar e Nutricional que utilizam oficinas culinárias no ambiente escolar, visando promover a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis em crianças e a melhora na seletividade e neofobia alimentar. Foram revisados estudos realizados e publicados no período de 2011 a 2023 acerca dos temas: seletividade, neofobia e oficinas culinárias. Após uma busca detalhada, encontrou-se quatro estudos que convergiram para o escopo desta revisão e que utilizaram oficinas culinárias em escolas para a redução da neofobia e seletividade alimentar. Nos estudos analisados, foram aplicadas oficinas culinárias em horário escolar, com o uso principal de ingredientes vegetais, com a percepção de que os vegetais são um dos alimentos que as crianças menos consomem. Os estudos também aplicaram questionários para obter os resultados, pré e pós oficinas. Os resultados desta revisão indicam que as oficinas culinárias tiveram um impacto positivo na redução do medo das crianças em experimentar novos alimentos e no comportamento seletivo. As crianças que participaram das oficinas relataram uma maior disposição para consumir uma variedade mais ampla de alimentos, após terem contato direto com as preparações culinárias.
  • Monografia Acesso aberto
    Terapia nutricional nas lesões por pressão: uma revisão narrativa
    (2023-06-22) Franco, Renata Pedrotti
    As lesões por pressão podem reduzir a qualidade de vida global, contribuir para a alta mortalidade de pacientes e representar um custo elevado para as organizações de saúde, assim, a sua prevenção e gestão são altamente importantes. A privação nutricional e a ingestão alimentar insuficiente são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de lesões por pressão e cicatrização prejudicada. Apesar da recomendação ideal consumo de nutrientes para estimular a cicatrização de feridas sejam desconhecidas, foram documentadas necessidades e benefícios de alto consumo de energia, proteína, zinco e vitaminas A, C e E, além de aminoácidos como arginina e glutamina. O presente artigo teve como objetivo revisar a literatura existente, analisando e expondo os achados sobre a associação e eficácia da terapia nutricional e consumo de determinadas vitaminas e minerais no processo de cicatrização de lesões por pressão. Os achados demonstraram que a terapia nutricional hipercalórica contribui para a melhora da lesão por pressão, e que seus efeitos são potencializados quando suplementados com alguns micronutrientes e aminoácidos, além de, também reduzir custos com materiais e curativos para o tratamento da ferida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A relação da nutrição com o controle da doença do refluxo: uma revisão bibliográfica
    (2023-06-23) Comunello, Carla Cortez
    O refluxo gastroesofágico é uma condição em que o conteúdo do estômago volta para o esôfago, causando desconforto e irritação. Os sintomas incluem azia, dor no peito, regurgitação e náuseas. Embora haja tratamentos médicos, a nutrição desempenha um papel fundamental no manejo da condição. Uma dieta adequada pode prevenir e reduzir os sintomas, e a escolha dos alimentos corretos pode fazer uma grande diferença. A dieta deve ser adaptada individualmente para cada paciente, levando em consideração o histórico clínico, a gravidade dos sintomas, o peso e as preferências alimentares. A mudança de hábitos alimentares é uma forma importante de controlar a condição e prevenir complicações futuras. O estudo revisou a literatura para verificar como a nutrição pode contribuir para o controle do refluxo gastroesofágico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Repercussões da terapia antirretroviral no estado nutricional de adultos com HIV/AIDS: uma revisão narrativa da literatura
    (2023-06) Berwanger, Andressa Dutra
    O HIV é o vírus causador da AIDS, doença que atinge o sistema imunológico. No início da epidemia, a desnutrição era recorrente nos pacientes diagnosticados com HIV, porém com a introdução da terapia antirretroviral, outros problemas de saúde passaram a ser observados nos indivíduos infectados. O objetivo deste estudo é caracterizar o estado nutricional dos pacientes que fazem uso dos antirretrovirais. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, sendo que os estudos foram selecionados nas bases de dados Lilacs, PubMed, BVS e Scielo, além da utilização dos protocolos, manuais e diretrizes dos principais órgãos institucionais. São cinco classes de medicamentos utilizados para o tratamento, sendo que algumas delas são associadas a alterações morfológicas e metabólicas como a síndrome da lipodistrofia, dislipidemias e resistência à insulina. É possível observar alterações metabólicas nos pacientes com HIV/AIDS relacionadas ao aumento do sobrepeso e obesidade, e também a anemia e desnutrição. Alguns estudos demonstram associação significativa do uso da TARV com o desenvolvimento da síndrome da lipodistrofia, e com a ocorrência de aumento da gordura corporal e dislipidemias. É inegável que o uso da TARV aumentou a expectativa e a qualidade de vida dos pacientes com HIV/AIDS. Além de diminuir a ocorrência de doenças oportunistas, a TARV trouxe também algumas alterações metabólicas para os pacientes. Neste sentido, a atuação do nutricionista, por meio do aconselhamento nutricional em todas as fases da infecção, torna-se importante para auxiliar na detecção precoce e adequado manejo das alterações metabólicas secundárias ao uso de antirretrovirais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise da composição química do cardápio e distribuição dos macronutrientes das refeições ofertadas para indivíduos com Paralisia Cerebral acolhidos em uma instituição em Porto Alegre/RS.
    (2023-06-22) Schmitt, Larissa Stein
    Objetivo: Analisar a composição química do cardápio e a distribuição de macronutrientes das refeições ofertadas para indivíduos com PC acolhidos em uma Instituição em Porto Alegre/RS. Método: Foi realizado um estudo transversal e descritivo durante três semanas analisando o teor calórico, de macronutrientes e de fibras do cardápio ofertado para indivíduos com PC. Os dados foram coletados através da pesagem dos alimentos de todas as refeições ofertadas. Ao final, foi realizado o Quadro de Análise dos Valores Encontrados (QAVE) de todas as refeições com as gramagens, calorias e percentual dos macronutrientes, além da contabilização das fibras totais diárias. Resultado: Os resultados mostram que a média de teor calórico ofertado foi de 1.964kcal/dia, sendo inferior à recomendação para homens adultos e dentro do recomendado para mulheres adultas. A distribuição de macronutrientes está conforme as recomendações da DRI e as fibras permaneceram dentro do indicado para mulheres adultas e abaixo do recomendado para homens adultos. Conclusão: Levando em consideração as dificuldades alimentares, é fundamental que sejam realizados estudos aprofundados para estabelecer valores de ingestão recomendada para esse grupo de pessoas, com o objetivo de atender às necessidades específicas de cada um. O acompanhamento do desenvolvimento dos indivíduos com PC pelo profissional nutricionista é indispensável para promover uma melhor qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Implicações que o consumo de álcool tem tanto na estética quanto no desempenho do praticante de atividade física: uma revisão de literatura
    (2023-07-01) Santos, Natália Carvalho dos
    O álcool é uma substância legalizada e amplamente comercializada na sociedade. A prevalência do consumo de álcool entre praticantes de exercício físico e seus possíveis efeitos sobre o desempenho têm sido amplamente abordados. Para tal, foi elaborada uma revisão bibliográfica, com objetivo investigar e avaliar os potenciais impactos na estética e no desempenho esportivo de praticantes de atividade física. Portanto, a revisão bibliográfica busca proporcionar uma compreensão mais clara da prevalência do consumo de álcool entre praticantes de exercício físico e dos possíveis efeitos negativos no desempenho esportivo e estético, destacando a importância da nutrição na promoção de resultados, saúde e performance de atletas. Sendo utilizado como método a coleta de dados, com pesquisas nas bases de dados: Google Acadêmico, Pubmed e Scielo. Foram selecionados artigos encontrados em texto completo e resumos, que trabalharam com humanos associando consumo de álcool e atividade física, disponíveis em meio eletrônico na língua portuguesa e inglesa. Foram excluídos os artigos que não se enquadram no objetivo do trabalho e estudos realizados com animais. As palavras chaves nas buscas dos artigos foram: “Bebidas alcoólicas”; “Desempenho Atlético”; “Etanol e Metabolismo”; "Saúde e Álcool"; “Atividade Física e Álcool". Ao final da pesquisa foi utilizado 41 artigos, quatro livros e oito estudos clínicos para embasar o estudo. Os resultados deste estudo demonstraram que o consumo de álcool não tem evidências benéficas ao consumidor, e sim malefícios à saúde dos seus consumidores, tanto na questão estética, quanto no desempenho dos praticantes de atividade física, devido a sua toxicidade e não agregar valor nutricional.
  • Monografia Acesso aberto
    Nutrientes Específicos no Retardo do Desenvolvimento e Progressão da Doença de Alzheimer: Uma Revisão Narrativa
    (2023-06-30) Christimann, Guilherme
    A doença de Alzheimer (DA) é de caráter neurodegenerativa progressiva e fatal que afeta principalmente pessoas idosas. A DA tem-se majoritariamente pelo acúmulo de peptídeo beta-amiloide e proteína tau, que formam placas e emaranhados neurofibrilares no cérebro. Esses acúmulos prejudicam a comunicação entre as células cerebrais e levam à morte das células, resultando em perda de memória, dificuldade de raciocínio e outras disfunções cognitivas. Alterações metabólicas bem como estresse oxidativo crônico, desbalanço de citocinas pró-inflamatórias, disfunção mitocondrial, desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) entre outros podem ser de grande influência para o desenvolvimento precoce ou até mesmo para o avanço da DA. Esta revisão narrativa de literatura teve seu alicerse nas plataformas PubMed, SciELO, MDPI e ScienceDirect, nelas foram selecionadas 151 documentos, os quais incluem ensaios clínicos, pré-clinicos, revisões sistemáticas, estudos de intervenção, análises e estudos prospectivos observacionais. As pluralidades desta pesquisa apontam que é possível retardardar o declínio cognitivo e, também atrasar o ínico da patologia de Alzheimer. Entretanto, o possível papel de nutricionista pesquisadores seria retardar este avanço, através do desenvolvimento de um protocolo magistral com as mais próximas e exatas quantidades de determinados nutrientes responsáveis pela proteção neurocognitiva.
  • Monografia Acesso aberto
    Constipação: Abordagem dietoterápica e o papel das fibras
    (2023-06-30) Elustondo Junior, Olivio
    A constipação intestinal acomete cerca de 20% da população mundial e constitui um dos sintomas mais frequentes de procura ao médico. Pode ser referida pelo paciente como fezes endurecidas, esforço excessivo no ato evacuatório, evacuações infrequentes ou sensação de evacuação incompleta. Subdivide-se em primária e secundária, tendo essa última causa bem definida, como doenças endócrinas e neurológicas ou uso inadvertido de substâncias obstipantes. O papel do nutricionista é orientar os pacientes para a necessidade de uma dieta rica em fibras e de uma hidratação adequada. O manejo farmacológico pode incluir suplementação de fibras, laxativos osmóticos, emolientes e laxativos irritativos
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Influência da dieta na composição da microbiota intestinal e sua relação com a obesidade
    (2023-06-22) Silva, Maria Carolina Antunes da
    Objetivo: Analisar a influência que a dieta exerce na microbiota intestinal nas diferentes fases da vida e a relação com a obesidade. Método: para este estudo foram consultadas as bases PUBMED e SCIELO e incluídos artigos publicados nos últimos 6 anos. Resultado: Foram selecionados 10 artigos que se referem a como a alimentação influencia na microbiota intestinal, nas diferentes fases da vida e na doença. Conclusão: Os padrões dietéticos interferem na composição da microbiota e têm relevância na modulação metabólica e regulação da adiposidade corporal, contudo sua abrangência atinge somente espécies de determinados grupos de bactérias sem grandes mudanças na composição da microbiota em escalões mais altos como família e filo. Porém, uma alimentação equilibrada com auxílio de probióticos, prebióticos contribui para diminuição de bactérias patogênicas causadoras de inflamação, sintomas gastrointestinais desconfortáveis e, consequentemente, pode auxiliar no processo de perda de peso.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Suplementação de creatina relacionada ao câncer: uma revisão integrativa da literatura
    (2022-12-15) Silva, Deiseffer Francilina Dorneles
    Objetivo: identificar a existência de efeitos positivos da suplementação de creatina com quaisquer tipos de câncer e diferentes protocolos de suplementação em diferentes tipos de treinamento resistido progressivo. Métodos: revisão bibliográfica, em bases de dados eletrônicas, entre os anos de 2012 até 2022, nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: A maior parte dos estudos que realizaram o PRT com uma frequência semanal de três dias, associado a dose de manutenção da Cr, consistindo em 5g/dia mostraram resultados positivos embora não significativos. Conclusão: Ainda são escassos os estudos sobre a suplementação de creatina e câncer. Porém, tal relação parece trazer efeitos positivos relacionados a força em pacientes oncológicos vinculados ao treinamento progressivo resistido, condições que favorece o transcorrer do tratamento oncológico, devido controle da sarcopenia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso do Ômega 3 em tratamento não cirúrgico com paciente diabético com periodontite
    (2022-12-16) Lopes, Laís
    A periodontite é uma das doenças mais prevalentes em pacientes com diabetes tipo 2, o tratamento não cirúrgico consiste em práticas de raspagem e intervenção com medicamentos. As abordagens nutricionais têm sido estudadas e em ensaios clínicos mostraram que intervenções na suplementação de ômega 3 tiveram um mediador na redução da inflamação. O objetivo deste estudo foi analisar artigos sobre intervenções dietéticas e suplementação de ômega 3 em pacientes com diabetes tipo 2 com doença periodontal. Notou-se a eficácia de uma intervenção de suplementação com ômega 3 no tratamento da periodontite em pacientes diabéticos, porém investigações devem continuar embasando o assunto.