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Navegando UNIRITTER por Autor "Ackermann, Andres Eberhard Friedl"
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Monografia Acesso aberto Análise da necessidade de implantação de estoque de peças de reposição: um estudo de caso de uma empresa representante de equipamentos da indústria de rações(2022-12-19) Paula, Jesiel da Silva deFrente aos desafios de fornecimento de partes e peças de fabricantes estrangeiros, muitas empresas representantes são penalizadas pelo fator tempo no quesito importação destes itens, que em muitas vezes tem seus prazos de entrega e credibilidade afetados junto aos seus clientes. Oportunizado por este tema, o presente estudo de caso teve o objetivo de identificar, analisar e propor melhorias para a resolução deste problema, através da aplicação de ferramentas da qualidade, como Histograma, Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de Causa e Efeito e Fluxograma, bem como também foram utilizados o Método 5W2H e o ciclo PDCA. Também, foram aplicados os fundamentos da Gestão da Cadeia de Suprimentos e da Qualidade, observando-se tratar de atendimento comercial voltado a satisfação dos clientes. A presente pesquisa realizada foi classificada como um estudo de caso qualitativo empírico e exploratório. Utilizando como base dados coletados na empresa estudada com foco em um setor específico durante o ano de 2021, onde foram possíveis as compreensões dos processos que envolveram as causas objeto de proposição de melhoria. Como resultado, entende-se a necessidade de implantação de estoque de itens no Brasil, para que atenda o nível de estoque suficiente em função do tempo, que pelo volume de vendas, identifica-se que deve haver um plano de ressuprimento do estoque aplicado para definição de criticidade, volume de ressuprimento e orientação de níveis de estoque. Com isso, a empresa estudada terá ganhos significativos no aumento da credibilidade e otimização de atendimento de suas vendas, proporcionando maior nível de atendimento e gerando maior nível de satisfação dos clientes, que podem trazer elevação no volume de vendas. Além disso, haverá ganhos operacionais, melhora na imagem da empresa, maior capacidade de atendimento e com melhores recursos de atendimento existem possibilidades de novas estratégias de mercado.Monografia Acesso aberto Análise de viabilidade de expansão de provedores de internet em novos mercados: um estudo de caso no Rio Grande do Sul(2023-06-23) Teixeira, Vítor RoviscoFrente ao cenário da disputa de mercado nos dias de hoje, as empresas sempre estão em busca de ter alguma vantagem em relação ao concorrente, e para isso, processos com qualidade e eficiência são necessários para tal vantagem. Desta maneira, foi feita uma análise em uma empresa de provedores da região centro oeste do estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de observar o passo a passo dos processos a serem feitos para a expansão do seu mercado para uma nova localidade, e também analisou-se as melhorias que deveriam ser feitas para facilitar o andamento do projeto. Este trabalho é um estudo de caso, pois sua principal característica é a execução de uma análise detalhada do processo de expansão de uma empresa para uma nova localidade, ainda trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma vez que o analisado é uma proposta de melhoria em uma empresa. Para a busca de melhorias e solução de problemas encontrados durante o processo de expansão, foram utilizadas ferramentas da qualidade e planejamento estratégico, como Matriz SWOT, Histograma, Fluxograma, Ciclo PDCA, Diagrama de Causa e Efeito e Plano 5W2H. Com a utilização destas ferramentas foi possível analisar diversos resultados positivos para a empresa estudada, como diminuição de tempo em diversos processos, uma organização mais nítida das etapas e da distribuição de tarefas, otimização dos recursos humanos e também de material, fazendo com que a empresa diminuísse seu desperdício de gastos irregulares com todo o projeto. Com o projeto de expansão, foi possível analisar ganhos para empresa como o aumento de 27,61% de clientes e também que a nova cidade, no caso Bagé, começou a contribuir com aproximadamente 20,70% de faturamento, onde inclui todas as unidades existentes da empresa.Monografia Acesso aberto Análise do processo de compras e gestão de estoque de uma empresa de eletroeletrônicos(2023-06) Leite, Yan Borges BeckerO presente trabalho tem como visão principal fazer uma análise do processo de gestão e planejamento de compra e analisar como é feita a gestão de estoque por parte da empresa como um todo. O estoque elevado é prejudicial para toda a organização, a responsabilidade em manter um nível que reflita as demandas da empresa não está somente inserida dentro do departamento de compras. A garantia para não haver rupturas de materiais está inserida em todos os processos dentro da empresa. O processo de uma redução de estoque é complexo e deve-se tomar várias ações para atingir o resultado pretendido. A importância desta pesquisa está em analisar e melhorar processos internos para que se possa trabalhar em um nível de estoque ideal para a operação da empresa, evitando desperdícios e custos desnecessários com insumos. Essa análise possui uma abordagem empírica de caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa exploratória, utilizando-se do estudo de caso, baseados em dados do sistema interno da empresa e análises observatórias no local. Foi realizada na sede de uma empresa de controladores eletrônicos das mais diversas grandezas físicas, no estado do Rio Grande do Sul. A aplicação do estudo resultou em apontamentos de falhas no processo de planejamento de compras, com ações proposta para redução de estoque de dois segmentos de materiais, o importado trazendo um CI como referência e o segmento das caixas de transporte. Na importação com ajustes de lead time e postergação de pedidos com o fornecedor, para uma redução de estoque. Também se apontou o índice de desperdícios de componente eletrônico que não é medido no processo produtivo, trazendo uma proposta de organização de estoque dentro da produção. Nos itens nacionais se evidenciou um estoque paralelo de caixas de transporte na expedição que não se tem controle via sistema, ocasionando uma informação de estoque não real para o planejamento de compras, um controle desse material via sistema evita os gastos desnecessários com embalagens dentro do mês. O ganho com o controle e melhorias propostas na pesquisa é global dentro da organização evitando que matérias ficam parados em estoque e evite o comprometimento de até 1 milhão de reais do caixa da empresa em itens que não vão ser consumidos dentro daquele mês de faturamentoMonografia Acesso aberto Análise e implantação do Manufacturing Execution System: aplicação dos conceitos da Indústria 4.0 visando o aumento de produtividade e digitalização dos processos industriais.(2023-06-24) Morais, Henrique MauerEssa pesquisa teve como objetivo compreender como o MES pode otimizar e elevar o nível de maturidade das empresas para atingir o patamar de Indústria 4.0, resultando em um aumento de produtividade, controle, visibilidade e redução de custos. Por meio do mapeamento de processos, levantamento de dados e acompanhamento das rotinas de produção, foi possível consolidar as principais oportunidades de melhoria. A falta de integração entre sistemas, dificultava o processo de PCP, o qual era extremamente lento e a área não tinha visibilidade das linhas de produção devido à falta de sensoriamento do parque fabril. Também é importante destacar que diversos subprocessos da empresa dependiam de controles paralelos e sofriam pela falta de digitalização dos processos. Com isso, ocorriam dificuldades na disponibilização de insumos e recursos para o as linhas de produção. A falta de digitalização dos processos da organização representava um baixo nível no conceito de Indústria 4.0 e como plano de ação, foi sugerido a implantação do Manufacturing Execution System (MES). Devido às características específicas deste estudo, foi adotado o método de estudo de caso, que consiste em coletar e analisar informações sobre uma empresa em particular, esse tipo de pesquisa pode ser tanto quantitativo quanto qualitativo. Baseado no que foi apresentado, a utilização dos conceitos da Indústria 4.0 e a implantação do MES trouxe resultados significativos para a organização. Por meio dos conceitos e metodologias utilizadas, pode-se obter resultados importantes para a indústria. A digitalização de processos resultou em uma redução de tempo na execução das atividades. O processo de PCP que continha 6 etapas, passou a ser executado em 3 após a eliminação de reuniões constantes, extração e disponibilização de dados para as áreas de apoio. Além disso, as áreas que antes não eram monitoradas passaram a ter controle de qualidade, disponibilidade e performance, resultando no OEE onde inicialmente, estimando-se um aumento de 15% na eficiência global das áreas.Monografia Acesso aberto Aplicação da metodologia Seis Sigma na gestão da manutenção: Um estudo de caso em uma empresa de locação de equipamentos(2023-06-23) Reis, Marcos Felipe Silva dosO desenvolvimento desta pesquisa teve como objetivo analisar as causas de variabilidade no tempo de manutenção corretiva em equipamentos de locação. O diagnóstico do processo de manutenção teve como base a metodologia Seis Sigma e utilização das ferramentas da qualidade, como Gráfico de Pareto, Gráfico de Controle e Fluxograma. Identificou-se que a falta de peças é responsável por cerca de 80% do tempo em que equipamentos permanecem em manutenção, tais impactos afetam diretamente a disponibilidade de Plataforma Móvel de Trabalho Aéreo, PEMT, para locação, carecendo assim, de maior atenção no que diz respeito à estoque voltado para manutenção corretiva. A pesquisa realizada foi classificada como pesquisa aplicada, que busca resolver problemas identificados no âmbito contexto em que o pesquisador está inserido, neste caso, gestão da manutenção. Por meio da utilização da ferramenta 5W2H foi estruturada as ações necessárias às melhorias do processo de manutenção corretiva. As ações estabelecem iniciativas que envolvem o setor de suprimentos, manutenção e TI da empresa estudada, estruturando a criação de estoques necessários à manutenção corretiva, ferramentas de análise contínua do estoque e reestruturação do fluxo de aquisição de novos equipamentos. A implementação das referidas ações, além de prevenir futuras falta de peças necessárias à manutenção corretiva, reduzem o tempo de manutenção de 21 dias para cerca de 4 dias, possibilitando aumento nos ganhos financeiros em R$ 4,5 milhões ao ano. Além disso, estas ações proporcionam a melhora da percepção de qualidade dos serviços prestados pela empresa, entregando ao cliente equipamentos com maior agilidade, disponibilidade e custo.Estudo de Caso Acesso aberto Aplicação das ferramentas lean manufacturing: um estudo de caso em uma fábrica de máquinas agrícolas no sul do Brasil(2023-06-30) Silva, Adair Rambor daCom um mercado cada vez mais competitivo no agronegócio, as montadoras procuram a melhoria em seus processos produtivos, ou seja, com a eliminação dos desperdícios em seus processos. Considerando também o crescimento da população, e o território de plantio com restrições por conta da preservação do meio ambiente, as montadoras não encontram outra forma se não investir na melhoria contínua, fazer mais com menos. Visando um processo robusto e na busca por melhores resultados, as ferramentas comprovadas pelo Sistema Toyota de Produção (STP), são as possibilidades que as indústrias buscam para seguir melhorando seus processos. Este trabalho tem como foco através das ferramentas oriundas do STP, eliminar perdas e aumentar a produtividade, aplicando o balanceamento entre os postos de montagem da cabine do trator modelo três e quatro cilindros, em uma indústria situada na região metropolitana de Porto Alegre. Através da aplicação das ferramentas do Lean Manufacturing (LM), 5W2H, ciclo PDCA, Brainstorming, Cronoanálise e relatório A3, foi possível realizar o balanceamento da linha. Assim, comprovando que é possível aumentar a produtividade de dezoito cabines por dia, para vinte e três cabines com a mesma quantidade de montadores na linha principal. Desta forma reduzindo o tack time de 24min para 19min, obtendo um aumento de 27,77% em produtividade que consiste em cinco cabines a mais no plano de produção diário.Monografia Acesso aberto Aplicação de data mining para uma market basket analysis: um estudo de caso do comportamento do cliente com vistas à gestão de estoques de uma rede de varejo do Rio Grande do Sul(2022-12-08) Almeida, Leonardo Briczinski deUma das técnicas disponíveis na ciência de dados é o data mining e um dos meios de utilização dessa técnica é por meio do market basket analysis, que permite identificar relacionamentos de ocorrências de forma simultânea e a descoberta de regras lógicas. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar de que forma o data mining, por meio de uma market basket analysis, pode demonstrar o comportamento do cliente e a partir disso propor métodos para a classificação da curva ABC de produtos com base em regras de associação. Esta pesquisa foi estruturada sob a forma de um estudo de caso, com intuito de analisar a cesta de compras da filial de uma rede de varejo e encontrar associações entre os produtos a partir disso propor uma alteração na classificação ABC de produtos que são vendidos em conjuntos de outros a uma determinada confiança e que possuem classificações diferentes. Ao longo do trabalho foram apresentados detalhes dos dados estudados, nos quais pode-se citar quais categorias de produtos foram mais vendidas, bem como a distribuição da classificação da curva ABC desses produtos. Esta pesquisa também demonstrou em detalhes a construção do algoritmo apriori, sua aplicação e seus resultados. O projeto também trouxe potenciais ganhos importantes para a empresa após a implementação do plano de melhorias, dentre eles uma gestão mais eficiente dos estoques, fazendo com que produtos alta demanda e que tem produtos de classificação A como consequentes não faltem no estoque e a venda de ambos os produtos seja concretizada, além disso, o plano visa evitar que produtos sejam perdidos devido à expiração do prazo de validade. Podem ser destacados também outros ganhos, como um potencial aumento do ticket médio e consequentemente aumento do faturamento da loja, além de uma elevação na satisfação do cliente, uma vez que este cliente irá encontrar os produtos que deseja na loja.Monografia Acesso aberto Automatização de indicador em tempo real utilizando a ferramenta de business intelligence: um estudo de caso em uma empresa de fertilizantes da região sul do Brasil(2022-12-19) Pereira, Daiane de OliveiraOs avanços tecnológicos nos últimos anos, estão em uma crescente constante, trazendo muitos benefícios as empresas. Para garantir espaço e competitividade no mercado, as empresas precisam se adaptar a essas mudanças. Deste modo, é importante ressaltar que a tecnologia bem aplicada, trará inúmeras melhorias aos processos, diminuindo o serviço manual e pesado, para um trabalho automatizado. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso que envolve a utilização dos recursos tecnológicos com a ferramenta Power BI, para automatizar os indicadores de eficiência operacional. Nesse sentido, o objetivo é constatar como a automatização dos indicadores pode auxiliar as organizações a mensurar e gerenciar dados de forma ágil para obter uma tomada de decisão mais assertiva. Para condução do estudo, a pesquisa foi aplicada, buscando gerar conhecimento a partir da prática, com dados quantitativos e qualitativos. Neste contexto, na empresa em que foi realizado o estudo, no setor de fertilizantes do agronegócio, foram levantados os problemas que ocorrem no controle do processo, o mau gerenciamento dos indicadores, devido ao impacto de um universo de informações geradas e decentralizadas, dificultando o controle dos processos, para obter maior produtividade e qualidade. Com isto, utilizou-se do conhecimento de metodologias como Balanced Scorecard, o conceito dos indicadores, mapeamento de processos para entender os cenários existentes e possíveis a serem ajustados, e ferramenta de plano de ação 5W2H. Por fim, utilizou-se como ferramenta principal o Power BI, a ferramenta de Bussines Intelligence, que contribui na inteligência e automação dos negócios, trazendo uma gestão avista em tempo real. Considerando o volume de produção da indústria de fertilizantes em 980.000 toneladas, com a ferramenta aplicada, o ganho estimado é de 40% no processo, produzindo aproximadamente 1.374.000 toneladas. Portanto, os ganhos qualitativos envolvem ações de manutenções preventivas, eliminação de setup não programados, aumento de capacidade de produção e melhor distribuição do tempo em atividades que agregam valor e otimizam o processo.Monografia Acesso aberto Cultura Organizacional: um estudo de caso de influência nos objetivos estratégicos de uma empresa de comunicação.(2022-12-14) Frigo, Robinson Tiago GrassiO mercado brasileiro a cada ano se torna mais competitivo, com surgimento de novas tecnologias, mudanças de hábitos de consumo e o advento do mundo digital, faz com que as empresas tradicionais criem estratégias para se manterem competitivas no mercado. Deste modo, a cultura organizacional tem papel fundamental na transformação interna e o desenvolvimento de estratégias destrutivas e totalmente novas para organização. Diante disso, o objetivo deste estudo é avaliar em uma empresa de comunicação de grande porte, como adaptar uma empresa tradicional a era digital e como a cultura organizacional influencia no processo de execução de novas estratégias, utilizando como base os conceitos das ferramentas da qualidade e planejamento estratégico responsáveis pela identificação, análise e proposta de ações corretivas para solução dos problemas e melhoria dos processos. Esta pesquisa apresenta um estudo de caso quantitativo e qualitativo, uma vez que tem o intuito de gerar conhecimentos para aplicação prática com o intuito de resolução de problemas, este estudo tem natureza de pesquisa aplicada, pois se trata de uma aplicação prática que envolve um caso real com interesses locais e com objetivo específicos. A partir da realização dessa pesquisa, foi possível analisar e avaliar o processo de adaptação de uma empresa de comunicação de grande porte para reestruturar as estratégias e adaptar o negócio para era digital, com a transformação dos processos internos e no trabalho da cultura organizacional. Dentre os ganhos mensurados, podemos citar o aumento de 84% do faturamento do meio digital no período de 2018 a 2021, que mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia durante este período, foi o único meio que manteve crescimento em relação ao ano anterior. Além da superação da meta orçada nos dois últimos anos do período. Também é possível citar ganhos qualitativos como, maior engajamento, adaptação a cultura organizacional, bom relacionamento entre áreas de operação e melhor fluxo nos processos entre as equipes.Monografia Acesso aberto Estratégia de implementação de CRM: um estudo de caso em uma empresa de produtos termoplásticos(2023-06-22) Einsfeld, LeonardoNos últimos anos, temos observado que a transformação digital tem sido uma das principais tendências em várias indústrias. O uso de tecnologias para gerenciar o relacionamento com o cliente de forma mais eficiente e eficaz está se tornando cada vez mais crucial para o sucesso das empresas, tornando-se um diferencial competitivo. Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para a implementação de um sistema CRM (Customer Relationship Management) visando melhorar o relacionamento com o cliente em todas as fases do ciclo de vida dele. Além disso, realizou-se mapeamentos de processos das áreas envolvidas, para identificação de gargalos e possíveis melhorias. No diagnóstico foram empregadas ferramentas da qualidade, incluindo fluxogramas, histogramas e diagramas de Ishikawa. A fim de viabilizar a contratação da ferramenta ao corpo diretivo evidenciou se a reativação de 8% de clientes de uma determinada região através de processos passiveis de serem automatizados por um sistema CRM. A pesquisa realizada pode ser classificada como um estudo de caso qualitativo, empírico e exploratório. A coleta de dados foi realizada na empresa estudada, com foco na área comercial, possibilitando a compreensão dos processos que estavam envolvidos nas causas selecionadas para propostas de melhorias. Como resultado, fica evidente a necessidade da implementação de um sistema CRM, capaz de aprimorar a performance das equipes envolvidas. Com base nos números apresentados, é possível identificar a importância de uma abordagem diferenciada junto ao cliente, visando garantir sua prospecção, acompanhamento e fidelização. Com isso, a empresa estudada poderá colher benefícios significativos, tais como armazenamento de informações relevantes sobre os clientes, possibilitando um atendimento personalizado e assertivo. Além disso, a automação de processos trará ganhos operacionais e permitirá que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas. Com melhores recursos de análise de dados, a empresa também pode explorar novas estratégias de mercado, como a criação de campanhas de marketing mais segmentadas e o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.Monografia Acesso aberto O impacto do marketing digital e suas ferramentas de anúncios online: um estudo de caso aplicado no ramo de impressão 3D(2023-06-23) Ramos, Paulo Gilberto FolliEste trabalho apresenta a importância do marketing digital como estratégia de negócio para pequenas empresas, destacando sua efetividade na promoção da marca no mercado e no aumento das vendas. Para validar essa relevância, foram realizadas diversas ações que comprovam a importância do marketing digital para a viabilidade e crescimento dos negócios. A identificação de deficiências nos processos de planejamento e divulgação da empresa estudada gerou a oportunidade de aplicação de ferramentas de análise, como a matriz SWOT e a metodologia 5W2H, para facilitar o planejamento de ações de melhoria. Uma pesquisa qualitativa foi realizada para investigar as experiências e perspectivas dos consumidores em relação ao marketing digital, visando compreender seu engajamento com campanhas publicitárias online e a percepção da presença da marca nas mídias sociais, permitindo uma compreensão mais profunda e abrangente do fenômeno estudado. Por fim, a nova abordagem da marca nas redes sociais apresenta um grande potencial de expansão de público, com um aumento de até 10 vezes, acompanhado de um crescimento esperado de até 20% no número de pedidos da empresa. A utilização das redes sociais como plataforma de comunicação com os clientes também pode proporcionar uma maior interação e engajamento, permitindo a identificação de suas necessidades e preferências.Estudo de Caso Acesso aberto Manutenção centrada em confiabilidade: um estudo de caso aplicado em equipamentos de fábrica de fitas autoadesivas(2023-06-23) Henrique, Débora RamiroA manutenção se torna importante, na área de conhecimento de Engenharia de Manutenção, que por sua vez é responsável pela confiabilidade dos ativos. O presente trabalho aborda um estudo de caso voltado para indústria de fitas autoadesivas, foi utilizado a metodologia manutenção centrada em confiabilidade. Tem como objetivo de pesquisa deste estudo está relacionado em analisar e implementar a manutenção centrada confiabilidade, aplicados na estratégia de gestão da manutenção, por meio do estudo de caso de uma indústria de fitas autoadesivas. O estudo foi realizado na linha 2 do processo produtivo, que foi escolhida para o estudo deste trabalho. Por ser a linha com o maior número de paradas de manutenção, a mais importante do processo de produção. Ela é composta por 1 máquina. Portanto, diante disso, deve ser estudado a melhor forma de manter o equipamento operando, utilizando a confiabilidade. Trata-se de uma máquina com fornos automatizado do processo de fitas, a qual é responsável por dar o início no processo a fita. O estudo de caso deste trabalho, possui propósitos de, definir situações da vida real, sem limites, manter o caráter do objetivo estudado, relatar situações de análises, desenvolver teorias e hipóteses, explicando as variáveis causais de determinado fenômeno em situações complexas. Utilizou uma ordem aleatória, buscando a maior confiabilidade das ações dos ativos, cuja métrica foi constituída para o problema em questão, baseado na ordem, coleta de dados, avaliação dos itens críticos e elaboração do plano de manutenção. Aos resultados, o estudo de caso foi desenvolvido, trazendo novas perspectivas de manutenção a empresa, que, por meio das análises realizadas, resolveu implementar a metodologia de MCC e o plano de manutenção específico neste trabalho, a produtividade na linha 2, antes da implementação produzia cerca de 9.000 m², obteve um ganho em um ano após a implementação 1.176.000 m². Estes ganhos foram convertidos em lucratividade, e eficiência da confiabilidade. Para com isso, programar o trabalho de forma eficiente, controlar os custos e garantir a qualidade dos produtos. Desta maneira, os benefícios da manutenção são inúmeros. A empresa possuirá um processo produtivo estável e efetivo.Monografia Acesso aberto Metodologia Seis Sigma: um estudo de caso de melhoria de processo de fabricação em uma indústria de aromas localizada no sul do Brasil(2022-12-07) Abreu, Vagner Kroeff deCom a alta competitividade entre as empresas no mercado, faz com que as organizações busquem mais eficiência nas suas operações e sistemas de produção. Diante deste cenário, é necessário a adoção de metodologias capazes de efetuar melhorias nos procedimentos da empresa, como forma de garantir as boas práticas de fabricação, a eliminação de desperdícios tem como finalidade reduzir os custos do produto final mantendo a confiabilidade nos processos e produtos. Nesse sentido, o presente trabalho é um estudo de caso em uma empresa fabricante de aromas, que visa através das ferramentas Seis Sigma, mapear, identificar, analisar e tratar a respectiva causa raiz para o modo de falha de maior reprovação no processo produtivo de montagem de itens, onde gera um maior impacto financeiro devido aos descartes gerados. A causa raiz identificada ajudou a compreender onde as ações de melhoria devem ter seu foco. Com o resultado deste estudo concluído, foi possível comprovar melhorias de ganhos rápidos, através da identificação das falhas e implantação do plano de ação de melhorias, pode-se citar a redução o índice de desperdício de quebras de 1,5% para 0,2%. Levando em consideração a abrangência da metodologia Seis Sigma e o sucesso na implementação sugerida neste trabalho, recomenda-se, por fim, a aplicação desta metodologia em demais áreas da empresa.Monografia Acesso aberto Modelagem e simulação: um estudo de caso sobre a ocorrência de custos em projetos de engenharia(2023-06-23) Maidana, Alexandre LovatoO objetivo deste estudo é realizar uma análise aprofundada sobre a incidência dos custos em projetos de engenharia multidisciplinar, com o intuito de identificar estratégias eficientes para reduzir esses custos e otimizar a estimativa do valor de venda nos orçamentos de projetos com o auxílio da simulação de Monte Carlo. Para realizar este estudo, o presente trabalho foi desenvolvido em uma empresa que presta serviços na área de projetos de engenharia multidisciplinar. Este trabalho é um estudo de caso, pois será investigado a incidência de custo dentro de projetos de engenharia já realizados no passado, fazendo a análise de alocação de horas da orçamentação até a entrega do projeto, por meio da coleta de dados de mais de um banco de dados como evidências, o que caracteriza uma pesquisa qualitativa onde o tipo de investigação é exploratório, pois foi analisado mais de um caso para definir o tema pesquisado. Foi desenvolvido um método para criar um modelo piloto utilizando a simulação de monte carlo, e, com a ajuda do diagrama de pareto, foi mapeado a disciplina que apresentou os dados históricos de horas previstas e realizadas que mais tem representatividade no total. Com isso, foi feita a análise do consumo de horas por intervalo de faixa de horas previstas, onde foi simulado cenários que recalcularam o valor de venda conforme a porcentagem de consumo de horas de para as categorias de engenheiro e projetista. Com a elaboração e o desenvolvimento do método, foi possível validar um reajuste de aumento de até 51,79% no valor de venda de orçamentos que ficam no intervalo de faixa de horas de 0 a 100 horas, aumento de 20,70% no valor de venda de orçamentos que ficam no intervalo de faixa de horas de 100 a 200 horas, aumento de 32,59% no valor de venda de orçamentos que ficam no intervalo de faixa de horas de 200 a 300 horas e um aumento de 19,21% no valor de venda de orçamentos que ficam no intervalo de faixa de horas de 300 a 400 horas. Foi aplicado o método em projetos finalizados em 2023 e foi concluído que os orçamentos podem ser reajustados em média 112,46% com base em consumo de horas recentes por intervalo de faixa de horas.Monografia Acesso aberto Modelo de previsão de demanda de atendimento em uma agência bancária: um estudo de caso em agência bancária no setor privado(2022-12-18) Alves, EliézerEste trabalho estudou áreas do conhecimento referentes à previsão de demanda. Foi estudada a viabilidade da aplicação da metodologia ARIMA utilizando o software R. O estudo de caso foi implementado em uma agência bancária. O objetivo geral deste trabalho foi alcançado ao demonstrar o nível de acurácia promovido pela metodologia de cálculo de ARIMA utilizando o software R com a finalidade de realizar a previsão do fluxo de clientes em uma agência. A metodologia aplicada neste trabalho foi a de estudo de caso. Após a construção dos modelos de previsão e aplicação para obtenção da previsão os valores encontrados foram analisados em relação à acuracidade. O estudo de caso demonstrou a viabilidade da aplicação de previsão de demanda, trazendo benefícios para a gestão das organizações. No estudo de caso em questão foi verificado que a melhor medida de acurácia se deu no horizonte de previsão de 12 meses. Este fato ocorreu pela influência de um grande evento adverso, a pandemia de Covid 19. O estudo demonstrou que uma vez os comportamentos de consumo normalizados, retomando a abertura de locais públicos e da economia de forma geral, as previsões de demanda tendem a encontrar a demanda real esperada. A previsão de demanda representa uma área de estudo de grande importância. Através da mesma, podemos melhorar os custos envolvidos nos processos, bem como fornecer um melhor atendimento e preparo por parte das organizações.Monografia Acesso aberto Plano de melhoria da produtividade na linha de envase de aromatizadores: um estudo de caso em uma empresa do sul do Brasil(2022-12) Barcellos, Hipólito SantosNo mercado atual a competividade das empresas está relacionada com a eficiência dos seus processos produtivos, quanto mais competitivo for o mercado, maior será a necessidade de demonstrar seu potencial de resposta. O objetivo geral deste trabalho é encontrar maneiras, utilizando o STP, de deixar a linha do envase mais produtiva analisando de forma minuciosa seus processos e com isso buscar as melhorias necessárias para obter o resultado esperado utilizando as ferramentas da qualidade, como Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto, PDCA e 5W2H. A pesquisa realizada foi classificada como um estudo de caso exploratório e teórico. Foram identificados nos processos os principais problemas na linha de produção do envase de aromatizadores de ambientes junto com suas causas raiz. Os problemas identificados foram classificados como gargalos para ajudar a compreender onde serão implementadas as ações de melhoria. Para concluir o estudo utilizou as ferramentas da qualidade para ajudar investigar a perda de produtividade na linha de envase dos aromatizadores. O presente estudo buscou obter através da aplicação do plano de ação de melhorias o aumento da produtividade da linha de envase e consequentemente o lucro da empresa. Desta forma a aplicação do PDCA e as melhorias aplicadas na linha de produção proporcionaram um ganho de aproximadamente R$210.000,00 para empresa por mês. Sendo assim, também foi obtido ganhos através de treinamento, diminuição em etapas produtivas onde não se agregava valor e outros ganhos qualitativos.Monografia Acesso aberto Processo de melhoria na implementação de jigas automáticas no teste de placas eletrônicas industriais(2023-06) Pereira, Paulo Isidoro SiqueiraCom o desenvolvimento tecnológico nos dias atuais as empresas tendem a buscar soluções para seus processos produtivos a fim de continuarem cada vez mais competitivas no mercado. Este trabalho tem como objetivo analisar quais foram as melhorias e os ganhos de produtividade que uma empresa da área industrial eletrônica obteve no projeto de automação de jiga de teste de placas eletrônicas no setor de produção. Através de análises feitas no processo, foram identificadas as três principais causas para a demora no teste de placas na fábrica como sendo jiga de testes de modo manual, demora na medição com instrumento se fadiga operacional no processo. O teste com a jiga manual demanda um maior tempo para ser executado comparado com o da jiga automática, pois as suas etapas de execução dependem muito do ritmo do operador para serem feitas, o que pode ocorrer numa demora na a execução dos testes. Contudo, o processo apresenta muitas variáveis, o que pode ocasionar em um tempo maior de execução. A metodologia utilizada neste trabalho foi a de estudo de caso de caráter de pesquisa qualitativa. Através do estudo do processo produtivo foi identificado com o uso da jiga de teste automática que a empresa obtém um ganho significativo em relação à produtividade, assim como uma maior qualidade no processo, fazendo com que o investimento em tecnologia valha à pena. Com a implementação da jiga de testes automática, a empresa obteve também um maior controle operacional, podendo ainda surgir oportunidades de melhorias depois de sua implementação. Com o uso da ferramenta 5W2H foi proposto um plano de melhoria para o processo estudado e um maior controle da eficiência operacional.Monografia Acesso aberto Relevância da gestão do conhecimento no processo de certificação de condicionadores de ar: um estudo de caso em uma empresa brasileira(2022-12) Barcos, Fabíula SarmentoO conhecimento, como fator competitivo, comprova que as empresas têm aceitado o desafio da Gestão do Conhecimento (GC), visando as recompensas que este empreendimento pode gerar, em um mundo onde a informação está em constante atualização. Empresas que não utilizam o melhor dos seus recursos intelectuais, deixam de explorar e desenvolver funcionários, de criar vantagens competitivas, e não tomam ciência do impacto econômico que a globalização do conhecimento pode acarretar. Assim, o objetivo geral deste trabalho é apresentar os benefícios que a utilização da GC pode trazer ao processo de certificação de condicionadores de ar. Sendo o presente trabalho um estudo de caso de caráter exploratório e qualitativo. Através da confirmação dos conceitos GC, este trabalho se propôs a descrever os processos de certificação de condicionadores de ar de uma organização de nível multinacional, situada em território nacional, e comprovar os benefícios da utilização da GC para definição de oportunidades e sugestão de melhorias. Como comprovação dos benefícios da GC para este processo destaca-se como ganho tangível, uma estimativa de saving capaz de amparar 12 planos de certificação de avaliação inicial, considerando ensaios de desempenho e ensaios de segurança elétrica. Bem como ganhos intangíveis sendo a redução do risco de cancelamento de registros junto ao INMETRO, bem como a possibilidade de aplicação das oportunidades sugeridas poderem ser aplicadas em outros processos de certificação e possibilidade de aplicação par demais mecanismos de avaliação da conformidade, ficando como sugestão para futuros trabalhos.