Farmácia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 42
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso de antidepressivos anticolinérgicos em idosos com Alzheimer.
    (2023-12) SILVA, Brena Mayra Pereira; PONTES, Francyellem aparecida de Medeiros
    A doença de Alzheimer (DA) é uma condição neurodegenerativa crônica e irreversível que afeta principalmente idosos, sendo atualmente um dos graves problemas de saúde pública. A utilização de medicamentos antidepressivos com ação anticolinérgica prescritos a idosos com DA está associada a riscos clínicos. O objetivo deste trabalho consiste em abordar a classe de antidepressivos anticolinérgicos, com ênfase na atenção dos efeitos adversos associados à importância da assistência farmacêutica aos idosos. A metodologia empregada compreende uma revisão bibliográfica, mediante análise de artigos originais pesquisados em bases de dados conceituadas, tais como U.S. National Library of Medicine (PubMed), Google Scholar, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Science Direct, Web of Science e Cochrane Library. Com base na análise dos dados observados, foi possível evidenciar que existe uma associação entre o uso de antidepressivos anticolinérgicos com o aumento do risco de demência, especificamente para pessoas idosas com DA. Os agravantes consistem em perda de memória, problemas neuropsiquiátricos, desequilíbrio físico que pode acarretar diversos tipos de acidentes, estando de acordo com os Critérios de Beers. Neste cenário, cabe ao profissional farmacêutico contribuir de forma direta no acompanhamento de exames clínicos conduzindo melhor os familiares, bem como sugerir mudança de terapia que seja menos invasiva e ainda assim, segura e eficaz para este tipo de paciente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Prejuizos causados pelo uso não prescrito do metilfenidato por estudantes.
    (2023-12) OLIVEIRA, Maria Leticia da Costa; DE MORAIS, Lara Garcia; VARELA, Raissa Dantas
    O nível de conhecimento exigido no meio acadêmico tem aumentado consideravelmente e, para acompanhar o complexo empreendedorismo educacional e inovador das tecnologias, os estudantes têm recorrido a artefatos que possibilitem elevar o rendimento intelectual, sendo este o caso do uso (não prescrito) do fármaco metilfenidato (MTF). Este medicamento pertence à categoria dos psicoativos, mais especificamente enquadrado na classe das anfetaminas e, portanto, provoca efeitos adversos. Objetivando identificar o uso não prescrito do uso MTF e riscos á saúde dos estudantes, foi realizada uma revisão sistemática utilizando artigos científicos, publicados nos repositórios acadêmicos Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal Regional da BVS (BIREME) e U.S. National Library of Medicine (PubMed), que abordassem os principais efeitos adversos relatados pelos discentes que faziam uso indiscriminado da substância MTF. A amostragem para a coleta de dados, contém análise crítica dos estudos incluídos, interpretação e discussão dos resultados. A avaliação dos achados a partir da seleção dos artigos resultou em uma amostragem de 3.173 estudantes que participaram de diversas pesquisas, com predomínio do gênero feminino, cursando componentes curriculares da área da saúde, nas universidades públicas. Os estudantes relataram sofrer de sintomas psicológicos tais como: ansiedade, impulsividade, agressividade, histeria e amnésia, bem como sintomas fisiológicos: cefaleia, taquicardia, hipertensão, sudorese e boca seca. Os relatos denotaram o uso do fármaco MTF de maneira isolada ou em associação com outras drogas. Por fim, ficou evidente que apesar da utilização do metilfenidato ocorrer majoritariamente por estudantes da área da saúde, a prevalência do uso se dá, principalmente, de maneira não prescrita. Portanto, o que prevalece nesta questão, não são os riscos e efeitos adversos, e sim, a superioridade do benefício imediatista que consiste no desenvolvimento cognitivo, para aprimoramento intelectual.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aprofundando a Compreensão da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP): eficácia, acessibilidade e desafios.
    (2023-12) SILVA, Cleomara Aciole da; MARQUES, Gisele Barreto; LIMA, Joseilzon Ferreira de; PAULA, Vitoria Regia Soares de
    A epidemia do HIV/AIDS afeta milhões de pessoas e se tornou uma preocupação mundial para a saúde pública. O estigma e a discriminação associados ao vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e a doença AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), frequentemente inibem o acesso aos cuidados à saúde e a prevenção, tornando a epidemia AIDS ainda mais desafiadora. Nesse cenário, a Profilaxia Pré Exposição (PrEP) desempenha um papel vital como parte das estratégias de prevenção, especialmente em populações de alto risco. A conscientização, o acesso aos serviços de saúde e a redução do estigma são elementos-chave na batalha contra o vírus HIV que pode desencadear a doença AIDS. A PrEP especificamente, envolve o uso de medicamentos antirretrovirais por indivíduos não infectados antes da exposição ao HIV e tem o propósito de reduzir eficazmente o risco de infecção. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho consiste em examinar a eficácia da PrEP, avaliar sua acessibilidade e analisar os desafios que permeiam sua implementação. A metodologia utilizada na revisão bibliográfica consistiu em acessar as bases de dados PubMed (U.S. National Library of Medicine), Scopus (Banco de Dados Científicos da Elsevier) eGoogle Acadêmico, com base nos descritores “PrEP”, “eficácia da PrEP”, “acessibilidade da PrEP”, e “desafios da PrEP”, mediante critérios de inclusão e exclusão com foco na temática proposta. O período de pesquisa abrangeu os anos 2013 a 2023. A metodologia utilizada permitiu a compilação, análise crítica e síntese de informações obtidas via revisão bibliográfica. Como resultado, observou-se que ao longo desta década diversas publicações contribuíram para compreensão e o aprimoramento das estratégias de prevenção, com destaque para a PrEP e seu impacto em diferentes áreas. A eficácia da PrEP em diferentes populações e cenários, bem como conscientização sobre sua importância, identificação de desafios relacionados a acessibilidade e a proposição de recomendações práticas para aprimorar sua implementação são assuntos amplamente abordados na literatura acadêmica que possibilita contribuir com a prevenção da doença AIDS promovendo um impacto positivo na saúde pública e na qualidade de vida das comunidades afetadas. Desta forma, o presente trabalho possibilitou atualizar dados sobre a PrEP, sintetizando informações acerca dos riscos da AIDS e os benefícios da PrEP e sua importância na prevenção do HIV.
  • Monografia Acesso aberto
    Medicamentos para disfunção erétil: tendências e motivações.
    (0023-12) OLIVEIRA, Andrey Kaio Nunes Guimarães de; SiLVA, Wuelito Breno Bezerril; SILVA, Yago Bezerra
    A busca por uma sexualidade idealizada, caracterizada por um desempenho sexual excepcional, passou a incluir uma predisposição para usar medicamentos para melhorar a performance. Os jovens impulsionados por pressões sociais e estereótipos culturais, passaram a utilizar medicamentos para disfunção erétil como uma ferramenta para alcançar padrões irreais de virilidade. No entanto, o uso inadequado deste tipo de medicamento por jovens tem implicações negativas na saúde desses indivíduos. O objetivo principal do presente trabalho consiste em aprofundar a compreensão dos motivos para o uso off lable dos medicamentos citrato de sildenafila e tadalafila, por jovens e avaliar as tendências, fatores influentes e efeitos adversos, que impactam na saúde pública e no bem-estar desses indivíduos. A revisão bibliográfica abrangeu artigos publicados preferencialmente entre os anos 2012 e 2023, selecionados das bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), U.S. National Library of Medicine (PubMed), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Google Acadêmico, utilizando termos-chave específicos, tais como: "citrato de sildenafila," “tadalafila,” "disfunção erétil,” “uso abusivo” e "efeitos adversos”, nas línguas em português e inglês. Um total de 31 artigos foi incluído na análise, explorando preocupações relacionadas à saúde, questões éticas e sociais associadas ao uso inadequado desses medicamentos. Os resultados oferecem uma visão detalhada das tendências de uso off lable dos medicamentos citrato de sildenafila e tadalafila, bem como efeitos adversos e ainda, destaca-se a complexidade da questão. Desta forma, nesta pesquisa bibliográfica foram abordados aspectos éticos para melhor compreensão do problema.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise dos fármacos liraglutida e semaglutida como análogos ao receptor do glp-1 e uso abusivo em tratamentos de emagrecimento.
    (2023-12) SILVA, Ivanna Beatriz Soares da; QUEIROZ, Sílvia Emilly de
    A obesidade é considerada como um sério problema de saúde e representa uma condição crônica de difícil controle, que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no corpo, resultante do desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia. Na tentativa de emagrecer muitos indivíduos obesos recorrem a tratamentos medicamentosos com uso de inibidores de apetite, os quais a longo prazo desencadeiam efeitos adversos. Dentre os medicamentos utilizados para este fim destacam-se os antidiabéticos liraglutida e semaglutida, análogos ao receptor GLP-1RAs (peptídeo 1 semelhante ao glucagon). O objetivo principal do presente trabalho consistiu em analisar os efeitos da liraglutida e semaglutida, e abordar extensivamente, o uso abusivo destes fármacos em tratamentos de emagrecimento. A metodologia consta de uma revisão bibliográfica integrativa realizada para o período 2013 a 2023, nas bases de dados PubMed (U.S. National Library of Medicine), SciELO (Scientific Electronic Library Online), Science Direct e Google Acadêmico. De acordo com os dados avaliados observou-se que indivíduos com maior quantidade de tecido adiposo possuem riscos mais elevados de desenvolver doenças crônicas como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão, dislipidemias e cardiopatias. Além disso, distúrbios psicológicos também podem ser acarretados pela condição crônica do sobrepeso, afetando a saúde mental levando a problemas como ansiedade e depressão. Neste cenário, a terapia medicamentosa pode ser necessária como parte de um programa abrangente que inclui mudança no estilo de vida, dieta alimentícia e exercícios físicos. O uso de fármacos análogos ao receptor GLP-1RAs utilizados em tratamento da obesidade poderão acarretar sérios riscos para a saúde quando não são prescritos e monitorados por profissionais de saúde. Neste sentido, faz parte das responsabilidades do farmacêutico acompanhar o tratamento e orientar os pacientes obesos no uso adequado dos medicamentos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso do zolpidem no tratamento da insônia durante a pandemia da covid-19.
    (2023-12) MENDES, Cristiane Helena Silva; LIMA, Joelia Gomes; SOBRINHO, Nelson Saraiva de Moura
    O medicamento zolpidem contém uma substância da classe imidazopiridinas que age com ação sedativa-hipnótica na terapêutica no sono. No decorrer do período pandêmico houve um aceleramento considerável no uso deste fármaco devido à sua funcionalidade. O objetivo principal deste trabalho consiste na avaliação do uso do zolpidem no período da pandemia da COVID-19 e suas consequências devido ao uso prolongado e/ou abusivo. A revisão da literatura foi realizada preferencialmente, nas bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde) e Literatura Científica (Livros e Trabalhos Acadêmicos), com ênfase nos descritores: zolpidem, efeito hipnótico, COVID-19, efeitos adversos e uso abusivo. Os dados avaliados mostraram que comparativamente aos medicamentos da classe benzodiazepínica, o zolpidem atua de forma hipnótica com pouca ação de relaxamento muscular, e não tem característica ansiolítica ou anticonvulsivante. Os fármacos que atuam com ação psicossomática são os de caráter ansiolíticos e sedativos, antidepressivos, estimulantes psicomotores e os potenciadores cognitivos. Para alguns indivíduos, o uso intensificado do zolpidem para combater insônia durante a pandemia da COVID-19, bem como ansiedade e depressão, causou elevação no consumo abusivo deste medicamento. Neste contexto, estudos apontam que a pandemia atingiu o bem-estar físico e mental de muitos indivíduos, em função da drástica situação de confinamento e restrições na qualidade de vida. Devido à falta de informações precisas, fontes de pesquisas inconclusivas e ainda, mediante a longa espera por resultados eficazes no tratamento contra o vírus Sars-CoV-2, o fármaco zolpidem foi um dos medicamentos psicossomáticos receitados com maior regularidade no período da pandemia. No entanto, seu uso intensificado causa reações adversas como sonolência, perda de memória recente e alucinações. Além disso, notificou-se que interações medicamentosas causam mudança no efeito de um ou mais medicamento em uso paralelo ou uso anterior, ao tratamento com zolpidem. Com relação aos seus efeitos adversos os mais frequentes são ocorrência de alucinações e dificuldade cognitiva, na qual pacientes idosos demostraram maior susceptibilidade ao medicamento em doses terapêuticas em torno de 5 mg.
  • Monografia Acesso aberto
    Potencial cosmético de Spondias mombin L. (Cajá): uma revisão integrativa.
    (2023-12) OLIVEIRA, Adriele Jamile Dantas; PIMENTA, Isabela Fernandes de Abreu
    O mercado de produtos cosméticos tem crescido exponencialmente nos últimos anos como uma resposta às preferências atuais dos consumidores por adquirir produtos desenvolvidos por tecnologias ecossustentáveis. Neste contexto, a espécie Spondias mombin, conhecida popularmente como a fruta cajá, oferece um potencial significativo para criação de produtos cosméticos que atendam as crescentes demandas por eficácia, segurança e redução do impacto ambiental. O objetivo do presente trabalho consiste em analisar o potencial cosmético de Spondias mombin Linn. As buscas foram realizadas para o período 2010 a 2023, utilizando bases de dados eletrônicas como Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline), Nacional Library Of Medicine (NIH), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Cosmetics Online. Os critérios de seleção abrangeram artigos disponíveis na íntegra, capazes de responder à questão norteadora, e publicados nos idiomas português, inglês e espanhol. A partir da amostragem da seleção dos artigos, foram obtidos 111 (cento e onze) resultados, porém, apenas 6 (seis) artigos responderam aos critérios estabelecidos, em que 5 (cinco) consistem em pesquisas originais e uma revisão bibliográfica. Os artigos abrangem métodos de extração, identificação dos constituintes químicos e obtenção de formulações e suas aplicações na área cosmética. Além disso, evidenciou-se o potencial multifuncional de Spondias mombin, principalmente no que diz respeito às propriedades antioxidante, anti-inflamatória, fotoprotetora, hidratante e antienvelhecimento, que são decorrentes da composição fitoquímica do fruto deste vegetal.
  • Monografia Acesso aberto
    Tratamento de emagrecimento a base de sibutramina.
    (2023-12) FERNANDES, Camila Talita Bezerra; LOPES, Fabio Rocha; SABINO, Ingridy Raiane Soares; SILVA, Maria Louise Da
    A obesidade é um problema de saúde pública global que afeta pessoas de todas as idades e grupos populacionais. É uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que pode levar a uma série de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças respiratórias, alguns tipos de câncer e depressão. A educação e conscientização são fundamentais para o combate à obesidade. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos adversos da sibutramina quando utilizada de maneira indiscriminada para emagrecimento, com ênfase nos efeitos adversos que esta substância provoca. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Google acadêmico, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Biblioteca Virtual em Saúde. A busca direcionada pelo descritor sibutramina associado as palavras: obesidade, automedicação, emagrecimento e fármaco com ação anorexígena. Dentre os achados, foram selecionados 29 artigos diretamente correlacionados ao tema proposto. Com base na leitura e análise dos artigos selecionados evidencia-se que a obesidade é uma doença de manifestação multifatorial tendo sido considerada mundialmente como um fator de risco para diversas outras comorbidades como por exemplo, a doença cardiovascular. Mediante a comprovação da obesidade crônica, o tratamento à base de sibutramina vem sendo prescrito em função deste fármaco ter ação anorexígena e, portanto, inibe a recaptação dos neurotransmissores serotonina e noradrenalina, sendo indicado para a perda de peso. Em função da comprovação de seus efeitos adversos, este fármaco só pode ser comercializado mediante a apresentação de receita médica e, portanto, deve ser usado sob orientação médica. No entanto, apesar da regulamentação da ANVISA, evidenciou-se que o uso abusivo da sibutramina é uma prática comum entre indivíduos que objetivam perder peso rapidamente. Neste cenário, cabe ao profissional farmacêutico atuar no tratamento da obesidade visando orientar os pacientes no uso adequado de medicamentos, acompanhar o tratamento possibilitando mais segurança e esclarecimento para indivíduos com problemas de obesidade crônica. Além disso, notificou-se que a desmedicalização de fármacos anorexígenos deve ocorrer de forma gradual, mediante diminuição da dose, alterando-se a posologia ou apresentando uma nova terapia medicamentosa menos invasiva, visto que o uso prolongado ou abusivo desta classe de medicamento pode causar dependência.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Eficácia do ácido ascórbico como nanocosmético para rejuvenescimento cutâneo.
    (2023-12) SOUZA, Josielma Oliveira de
    A inovação dos ativos utilizando a nanotecnologia está cada vez mais acessível à população mundial. Uma das primeiras indústrias a implementar princípios nanotecnológicos foi a de cosmética nos desenvolvimentos de produtos para diversos fins dermatológicos, e a cada ano se firma como líder global nessa modalidade. Apesar da tecnologia ainda está engatinhando no território nacional (Brasil), a procura por ativos para rejuvenescimento da pele, com a ação antioxidante, que iniba os efeitos maléficos dos radicais livres, cresce significativamente. Na área dos cosméticos, a nanotecnologia surge como estratégia de fronteira para potencializar a permeação de princípios ativos contidos nas formulações de uso dermatológico. O objetivo deste trabalho é mostrar a eficácia do uso tópico e oral do ácido ascórbico, associado a nanotecnologia, com aplicação em tratamento e prevenção do envelhecimento cutâneo. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO), U.S. National Library of Medicine (PubMed) e Google Acadêmico, bem como em livros e capítulos de livros na área da Cosmetologia Aplicada a Dermoestética. A nanotecnologia surge como estratégia para potencializar a permeação de princípios ativos contidos nos cosméticos, o que permite que ao longo dos anos as indústrias invistam cada vez mais no desenvolvimento de produtos que contenham esse diferencial. Neste contexto, tem destaque o ativo ácido ascórbico que possui ação antioxidante e representa um grande potencial de bioativo eficaz no rejuvenescimento da pele. Seu uso tópico induz reações químicas no metabolismo com formação de colágeno, desenvolvendo um novo tecido. De forma abrangente, é possível encontrar uma ampla variedade de nanoestruturas inseridas nas formulações cosméticas, nas quais se destacam os lipossomos, micelas, nanopartículas poliméricas que são subdivididas em nanocápsula e nanoesferas, nanopartículas lipídicas solidas, nanoemulsões e lisossomas. Os cosmecêuticos se enquadram na intersecção das indústrias farmacêuticas e cosméticos, alterando o estado da pele por meio de estímulo de produção de colágeno e auxiliando no processo de rejuvenescimento cutâneo. Para o ácido ascórbico, evidenciou-se que seu uso tópico em formulação nanotecnológica, contribui para combater o envelhecimento cutâneo evitando que ocorra oxidação celular e assim, previne o envelhecimento precoce.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Controle de qualidade do concentrado polieletrolítico no tratamento da hemodiálise e assistência farmacêutica.
    (2023-12) AZEVEDO, Gisélia Freitas de; CAVALCANTE, Isabelle Luiza Souza
    A Doença Renal Crônica é causada por agressões persistentes e irreversíveis ao parênquima renal que levam a redução progressiva da taxa de filtração glomerular. A hemodiálise é indicada para pacientes que possuem insuficiência renal aguda ou crônica, e se constitui em um procedimento responsável por eliminar sais minerais, água e substâncias tóxicas. Neste procedimento, o Concentrado Polieletrolítico na Hemodiálise (CPHD) é utilizado para auxiliar o método da disfunção renal. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre a importância do controle de qualidade do CPHD para hemodiálise. A revisão bibliográfica foi realizada para o período 2013 a 2023, acessando os portais eletrônicos SciELO (Scientific Electronic Library Online), Pubmed (National Library of Medicine), Biblioteca Virtual da Saúde e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os descritores utilizados foram: doença renal crônica, concentrado polieletrolítico, controle de qualidade e hemodiálise. Foram estabelecidos filtros de inclusão acerca da importância do controle de qualidade do concentrado polieletrolítico e da água no tratamento da hemodiálise, bem como restrições de comercialização e análises de políticas públicas e assistência farmacêutica com foco neste tipo de tratamento. Utilizando-se a técnica de difusão para purificação do sangue, o agente CPHD é eficaz em retirar impurezas, metabólitos e eletrólitos presentes no meio sanguíneo de pacientes com doença renal. Sobre o acondicionamento do CPHD, recomenda-se que seja mantido armazenado, ao abrigo da luz, de calor e umidade, bem como em boas condições de ventilação e higiene ambiental, conforme orientação do fabricante e ainda, mediante controle do prazo de validade. Os dados obtidos possibilitaram avaliar a importância do monitoramento específico no controle de qualidade para garantir a segurança dos pacientes submetidos aos serviços de hemodiálise. Nesta perspectiva, o papel do farmacêutico é de extrema importância já que consiste em um acompanhamento técnico profissional, sendo, portanto, responsável pela garantia das condiçõestécnicas e legais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Convulsões eclâmpticas em gestantes de alto risco e tratamento com sulfato de magnésio.
    (2023-12) BEZERRA, Isis Andréa Gomes; FERNANDES, Katja Krisna Bandeira
    As síndromes hipertensivas gestacionais englobam várias doenças relacionadas à pressão alta e se destacam durante a gravidez de alto risco. A eclâmpsia está frequentemente associada à pré-eclâmpsia, uma condição caracterizada por hipertensão arterial que acarreta intervenções urgentes para proteger a saúde da mãe e do feto. O objetivo deste trabalho consiste em analisar a ação terapêutica do sulfato de magnésio na prevenção e tratamento das convulsões eclâmpticas, bem como destacar as atribuições clínicas do farmacêutico no tratamento associado à farmacoterapia das gestantes de alto risco. A pesquisa foi realizada com ênfase na análise de artigos com abordagem qualitativa, indexados nas bases de dados eletrônicos: Scientific Electronic Library Online (SciELO); U.S. National Library of Medicine (PubMed) e Google Scholar, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Os descritores nos idiomas português e inglês, foram “pré-eclâmpsia”; “convulsões eclâmpticas”; “sulfato de magnésio” e “atenção farmacêutica”. De acordo com os achados, observa-se que o controle da pré-eclâmpsia e a prevenção da eclâmpsia, envolve tratamento à base de medicamentos anti-hipertensivos e anticonvulsivantes, como o sulfato de magnésio, bem como terapia farmacológica adequada, com melhor êxito na profilaxia, tratamento e prevenção de convulsões. Além disso, o monitoramento rigoroso da pressão arterial, a identificação precoce de fatores de risco, a gestão ativa durante o pré-natal e o acompanhamento farmacoterapêutico, são essenciais para manter o bem-estar da gestante. No Brasil, os distúrbios hipertensivos gestacionais são o principal fator isolado de morbidade e mortalidade materna, em que a maior parte dos óbitos maternos ocorrem mais frequentemente no ambiente hospitalar. Desta forma, a atenção farmacêutica é uma responsabilidade relevante na promoção do uso racional de medicamentos e acompanhamento gestacional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Terapias utilizadas no tratamento de tromboses e riscos de trombose pelo uso de anticoncepcionais hormonais.
    (2023-12) FERREIRA, Emilly Maryana Silva; GADELHA, Itynna Maria Rodrigues; FERREIRA, Maria Heloise da Silva; SILVA, Paula Danielly de Lima; SILVA, Vaniele Vitoria Alves da
    Os anticoncepcionais hormonais são a primeira escolha como método contraceptivos, porém, podem em função da presença de estrogênio e progestagênio em sua composição, efeitos adversos podem ocorrer, com inclusão de riscos de trombose. A justificativa é dada, em função dos hormônios sexuais femininos presentes na progesterona e estradiol, alterarem em alguns acasos o sistema cardiovascular, com comprometimento da saúde dos vasos sanguíneos, na presença destes hormônios.Neste contexto, o objetivo deste trabalho consiste em avaliar os fatores de riscos que relacionam a trombose com a terapia anticonceptiva hormonal. Com base em uma pesquisa bibliográfica realizada através das bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Publicações Médicas (PUBMED) e Google Acadêmico. Os descritores utilizados foram as seguintes palavras-chave: anticoncepcionais, terapia hormonal, fatores de riscos, trombose, tratamento antitrombrose. Dentre os filtros, foram considerados discussões críticas e reflexões sobre os achados. Como resultado, verificou-se que mulheres com predisposição às doenças cardiovasculares e que utilizam contraceptivos hormonais têm maiores riscos de desenvolverem trombose, sendo, portanto, do grupo de risco, principalmente as que fazem uso contínuo dos anticoncepcionais. Além disso, a trombose pode ter relação com fatores genéticos e predisposição existente e eventos vasculares. Diante das evidências científicas, há consistentes estudos que indicam uma relação direta entre o uso de anticoncepcionais hormonais combinados e ocorrências de trombose. Dentre os fatores de riscos que relacionam a trombose com a terapia anticonceptiva hormonal, evidenciou-se, portanto, a necessidade de se desenvolver medidas preventivas e tratamento. Desta forma, anticoagulantes injetáveis e orais fazem parte da terapêutica antitrombose. Além disso, o acompanhamento de eventos trombolíticos por uma equipe multiprofissional de saúde, é recomendado e a ação do farmacêutico neste cenário, consiste em discutir sobre a terapia farmacológica adequada, com amplo conhecimento acerca dos antigos e novos anticoagulantes, face a necessidade de analisar a eficácia e segurança das terapias indicadas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos da automedicação com citrato de sildenafila para ganho de desempenho físico.
    (2023-12) PIMENTEL, Fernando José do Santos Fonseca; JÚNIOR, Francisco Otaciano Sales Ferreira; ARAUJO, Heitor Melo de; LIMA, Tulio Anderson Rodrigues de
    O citrato de sildenafila, popularmente conhecido como Viagra®, é um medicamento vasodilatador da classe dos inibidores de fosfodiesterase tipo 5 (IPDE5), utilizado comumente no tratamento da disfunção erétil. Pelo fato da enzima fosfodiesterase tipo 5 (PDE5) estar presente em várias regiões do corpo, o medicamento possui um efeito vasodilatador sistêmico com potencial para aperfeiçoar o desempenho físico. Devido esta classe de medicamentos não ser proibida pela WADA (Agência Mundial Antidoping), a automedicação off label com citrato de sildenafila para ganho de desempenho físico vem sendo observada no ambiente esportivo. No entanto, este fármaco possui efeitos adversos por conta de sua ação sistêmica. No presente estudo realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da automedicação off label com citrato de sildenafila para ganho de desempenho físico e avaliou-se os efeitos adversos relacionados a seu uso. A pesquisa foi realizada nas bases de dados U.S. National Library of Medicine (PubMed); Scientific Electronic Library Online (SciELO); Biblioteca Virtual em Saúde e Google Acadêmico. O período 2013 a 2023 foi considerado preferencialmente e os descritores utilizados foram: sildenafila/sildenafil; exercícios/exercises; fosfodiesterase/phosphodiesterase; vasodilatador/vasodilator; doping. Os filtros de seleção dos materiais literários foram: “automedicação off label com citrato de sildenafila”; “automedicação off label com sildenafila”; “automedicação off label com Viagra®”; “uso de citrato de sildenafila em ambiente esportivo”; “off label de Viagra para atletas”; “reações adversas de sildenafila”; “fundamentação conceitual para fosfodiesterases”. Os resultados mostram que o citrato de sildenafila pode ampliar a oxigenação durante a prática de exercícios físicos, porém, apesar do medicamento possuir um potencial ergogênico em condições específicas, a falta de resultados positivos em condições normais reforça a necessidade de uma abordagem cautelosa ao considerar o uso do fármaco para ganho de desempenho físico. Por conta dos efeitos sistêmicos do citrato de sildenafila, efeitos adversos são notificados, tais como: cefaleia, mialgia, dispepsia, congestão nasal, doenças oculares e hipotensão. Portanto, recomenda-se que o profissional farmacêutico esclareça os indivíduos acerca dos riscos causados pelo uso irracional do medicamento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atualização de dados científicos do uso off label do medicamento ozempic® para emagrecimento.
    (2023-12) FAUSTINO, Joyce Karynelly Bezerra
    O medicamento Ozempic® (semaglutida) é caracterizado por ser um agonista do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1), tendo sido criado com a finalidade de atuar na terapêutica do diabetes melitos tipo 2 (DTM2). Ao longo dos anos seu efeito expansionista foi observado em casos de obesidade tendo como base estudos que apresentaram resposta satisfatória na redução de gordura corporal de indivíduos que fazem uso deste medicamento. No presente trabalho objetivou-se atualizar dados reportados para a semaglutida com ênfase no uso off label. A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde e Site da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), com ênfase nos descritores: “medicamento Ozempic”; “uso em off label”; “obesidade e diabetes mellitus tipo 2 (DMT2)”; “semaglutida e riscos para a saúde”. Extensivamente, considerou-se a importância da atenção farmacêutica vinculada ao uso do fármaco semaglutida. A análise dos dados de artigos originais ou revisões sistemáticas mostrou que o uso abusivo da semaglutida em dietas de emagrecimento pode desencadear uma série de complicações gastrointestinais podendo atingir diversos órgãos como pâncreas, estômago e intestino. Neste cenário, encontra-se que o aumento de casos de obesidade em todas as classes sociais tem sido registrado mundialmente como um problema de saúde característico de doença adquirida ou designado como um fator genético específico do indivíduo, que estão associados ou não a questões sociais. As opções terapêuticas para o tratamento do diabetes DMT2, ampliaram os conhecimentos acerca dos mecanismos de regulação da glicose e redução de peso, e nas últimas duas décadas surgiram novos fármacos, dentre os quais encontra-se a semaglutida. Nesta perspectiva, o uso do medicamento Ozempic® em tratamento para emagrecimento, está associado a diversos efeitos adversos como cefaleia, gastrite, indigestão, refluxo gastroesofágico, diarreia, náusea, vômito, hipoglicemia, tontura, cansaço, fadiga, constipação e retinopatia. Com relação a assistência farmacêutica, faz parte das responsabilidades profissional conscientizar os pacientes no uso adequado de fármacos e acompanhar o programa de tratamento, objetivando a promoção do uso racional de medicamentos visando a redução dos danos à saúde.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Utilização de fitoterápicos no tratamento de mucosite causada por quimioterápicos.
    (2023-12) NETO, José Expedito da Silva; SALES, Rita de Cássia Gomes
    A mucosite oral (MO) é uma das complicações antineoplásicas oriundas de tratamentos oncológicos que acomete pacientes normalmente cabeça e pescoço que estão submetidos à quimioterapia e/ou radioterapia, causando erupções na mucosa oral, podendo progredir ao quadro de úlceras e dores intensas, afetando consideravelmente a qualidade de vida do paciente. Uma das opções de tratamento que está tendo resultados promissores é a fitoterapia com suas propriedades naturais e alto potencial terapêutico. Este presente estudo tem por objetivo revisar artigos a respeito do tratamento da MO com o uso de fitoterápicos. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados do Google Acadêmico, Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline), National Library of Medicine (PubMed) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), além de bancos de dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Foram utilizados os seguintes descritores: dor, inflamação, cicatrização, quimioterapia, fitoterápicos, câncer e mucosite oral. O total de 37 artigos foram analisados, verificados preferencialmente para o período 2010 a 2023, porém não limitante. Os achados com ênfase no tratamento da inflamação da mucosa oral, foram para as espécies Carapa guianensis Aubl., Dalbergia ecastophyllum L. e Curcuma longa L., as quais apresentam diversas propriedades farmacológicas, tais como: anti-inflamatória, antioxidante, antisséptica, analgésica, antimicrobiana e cicatrizante. Para estas espécies vegetais, foi possível observar que se destacam no tratamento alternativo (ou complementar) da mucosite oral com ação anti-inflamatória eficaz, redução de efeitos adversos, além de ser uma forma de tratamento de baixo custo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Desenvolvimento e manipulação de uma suspensão para o tratamento de mucosite associada à terapia antineoplásica
    (2022-12-20) Souza Neto, José Cirino de; Dias, Servyo Tullio Targino
    A mucosite oral (MO) corresponde a um processo de infecção na cavidade oral, que acomete pacientes em tratamento oncológico. Cerca de 20% a 40% dos pacientes que se encontram no regime quimioterápico, inclusive as crianças são comumente alvo desse efeito colateral. Sabendo da problemática envolvendo a MO, o estudo em questão objetiva desenvolver e manipular uma suspensão para auxiliar no tratamento da toxicidade oral associada a terapia antineoplásica em crianças e realizar testes de estabilidade da formulação. Foram realizados os testes de descrição física e organoléptica e as amostras foram avaliadas pelos parâmetros cor, odor, homogeneidade e presença de partículas estranhas, determinação do pH, comportamento reológico e o volume de sedimentação e redispersibilidade. A formulação apresentou aspecto amarelado devido a presença da nistatina, com viscosidade adequada ao meio devido a sedimentação lenta, com facilidade na redispersão, não havendo dificuldade na retirada da dose do recipiente. A suspensão apresenta sabor palatável, e com característica eflúvios. Não obtivemos aparência espumosa após a agitação e as partículas em suspensão se distribuíram uniformemente. Os testes realizados durante a manipulação da formulação se apresentaram de forma satisfatória, em conformidade e aceitável as especificações demonstradas pela Farmacopeia Brasileira. Um estudo randomizado da formulação posteriormente poderá auxiliar em indicativos de eficácia, de aceitação e adesão, como método terapêutico de enxague bucal necessário para crianças em terapia antineoplásica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aspectos Clínicos da Ceratite fúngica: uma revisão de literatura
    (2022-12-12) Casado, Larissa da Silva; Gomes, Regilberto da Silva
    A ceratite fúngica é uma condição clínica que quando não tratada pode levar à endoftalmite e a destruição da córnea, com perda de visão. A doença foi documentada primeira vez em 1879 sua incidência vem aumentando nos últimos 30 anos. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi investigar origens, caraterísticas clínicas, ocorrência e a incidência, distribuição geográfica da ceratite fúngica e as relações existentes entre todos os fatores que desencadeiam e potencializam esta condição clínica. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura integrativa, foram incluídas publicações em línguas portuguesa e inglesa, com tema ou com assuntos relacionados ao tema, foram excluídos materiais incompletos, que abordassem o tema em outros conteúdos específicos que divergiam do objetivo deste trabalho. Atualmente, sabe-se que de 100 espécies diferentes de fungos são capazes de causar ceratite fúngica. Em relação ao gênero responsável pela ceratite fúngica, depende de vários fatores, incluindo fatores de risco pessoais, temperatura regional, condições climáticas, geografia e urbanização. O diagnóstico e o manejo precoce, são essenciais para prevenir complicações a longo prazo, incluindo cegueira e perda do globo ocular. Além disso, fatores como trauma, estado imunocomprometido, doença da superfície ocular e uso de lentes de contato são os fatores de risco pessoais mais prevalentes associados à ceratite fúngica e podem predispor diferentes tipos de infecções fúngicas. Dessa forma, como base na revisão da literatura realizada concluímos que clinicamente pode ser um desafio diagnosticar a ceratite fúngica. Além disso, foram observadas limitações quanto aos tratamentos disponíveis, e atrasos no diagnóstico com resultados cultura negativos ou tardios.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Novos sistemas farmacêuticos para via ocular: uma revisão bibliográfica
    (2022-12-12) Palhano Neto, Carlos Torres
    A anatomia ocular possui uma série de mecanismos de proteção que acabam por se tornar barreiras quando se trata de administração de fármacos. As formas farmacêuticas comuns, como pomadas, géis e colírios acabam por serem desvantajosas quando o assunto é biodisponibilidade de fármacos, visto que estes são eliminados pelos mecanismos de proteção do olho. É nesse contexto que este trabalho objetivou apresentar os novos sistemas farmacêuticos em evidência que tem por principal característica o desenvolvimento de formas farmacêuticas biocompatíveis e biodisponíveis, que permitam a liberação de fármacos por maior período e de forma sustentada. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica em revistas e sites de busca eletrônica por publicações nacionais e internacionais, apresentando-se assim uma síntese sobre hidrogeis, filmes, nanopartículas e lipossomas, que são formas farmacêuticas vantajosas em se tratando de liberação controlada e sustentada de fármacos. Observou-se que esta é uma área em evidência, encontrando-se um volume significativo de publicações internacionais.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Glaucoma: uma revisão bibliográfica sobre a patologia e os tratamentos
    (2022-12-14) Santos, Luana de Oliveira
    O glaucoma consiste em uma patologia crônica degenerativa do nervo óptico que acarreta comprometimento irreversível da visão. Uma das particularidades da prática oftalmológica são as vias alternativas de administração de medicamentos, entre elas a via de administração periocular, seja subconjuntival, subtenoniana ou retrobulbar. O paciente com glaucoma apresenta diversos fatores que interfere na sua rotina diária. Dessa forma, buscou-se realizar um estudo descritivo sobre sistemas convencionais no que se refere a via ocular, categorizado-as de acordo com as citações publicadas na literatura nacional especializada. A metodologia utilizada neste estudo foi uma pesquisa bibliográfica. A suspeita clínica de glaucoma congênito deve ser confirmada através da avaliação do estado refrativo, das alterações presentes na córnea e de procedimentos como a tonometria, oftalmoscopia e gonioscopia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso de ansiolíticos e antidepressivos na covid-19 no Brasil
    (2022-12-12) Sebastião, Leontina Silva; Souza, Luana Medeiros de
    A depressão e a ansiedade, hoje em dia, são as doenças mentais que mais afetam a população brasileira. O objetivo desse estudo foi analisar o quanto a pandemia trouxe um elevado aumento no número de casos de pessoas com depressão e consequentemente o maior número de pacientes fazendo uso de ansiolíticos. Este estudo trata-se de uma revisão da literatura. O material bibliográfico foi selecionado em agosto de 2022, abrangendo publicações entre os anos de 2020 a 2022. O aumento dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais durante a pandemia ocorreram por diversas causas. O convívio prolongado dentro de casa aumentou o risco de desajustes na dinâmica familiar. O que se soma a isso as reduções de renda e o desemprego, que pioram ainda mais a tensão sobre as famílias, os pais vendo muitas vezes seus filhos não terem o que comer por exemplo. E, ainda, as mortes de entes queridos em um curto espaço de tempo, juntamente à dificuldade para realizar o velório e enterro, e com isso dificultando a experiência de luto e impedindo a adequada ressignificação das perdas, aumentando o estresse. Em conclusão, os resultados obtidos mostraram que o uso de ansiolíticos aumentou em diversas partes do Brasil sendo o sexo feminino o mais afetado. Os estudos foram realizados com vários grupos de pessoas incluindo estudantes e profissionais da área da saúde. Medicamentos como Diazepam e Clonazepam foram os mais prescritos pelos profissionais médicos.