Fisioterapia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 58
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação da fisioterapia e o uso do lúdico para melhora do déficit motor em indivíduos com transtorno do espectro autista (tea): uma revisão de literatura.
    (2023-12) CÂMARA, Arthur Andrew Carneiro; PIMENTA, Beatriz Germano de Oliveira
    Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento com alterações na interação social, comunicação e comportamentos repetitivos. O diagnóstico, baseado no DSM-V, depende de avaliação clínica. A fisioterapia e o lúdico vem sendo utilizado no tratamento, auxiliando no desenvolmento motor. Objetivo: Identificar e avaliar o uso da fisioterapia e de atividades lúdicas na melhoria do déficit motor em indivíduos com TEA. Metodologia: Essa revisão de literatura foi realizada por meio das bases de dados eletrônicas: Scielo, pubMED, semantic scholar e researchgate, selecionando estudos de 2010 a 2023. Resultados e discussão: Foram selecionados 10 artigos que abordam sobre o déficit motor e como a fisioterapia e o lúdico auxiliam no tratamento de crianças com TEA. Os resultados encontrados foram satisfatórios tanto para a fisioterapia quanto para o lúdico e a combinação delas também. Conclusão: Conclui-se que a fisioterapia e o lúdico são práticas importantes e eficientes para crianças com TEA que possuem déficit motor. Entretanto, a literatura ainda é escassa, e sugere-se a realização de novos estudos abordando essa temática.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Efeitos do treinamento resistido com restrição do fluxo sanguineo no pós operatório de lca: uma revisão narrativa.
    (2023-12) MENDES, Cynthia de Oliveira; FILHO, Hamilton Nascimento da Silva
    INTRODUÇÃO: O ligamento cruzado anterior (LCA) é uma estrutura do joelho, considerado que é um importante restritor da instabilidade anterior e rotação interna da tíbia. A ruptura dessa estrutura é a lesão ligamentar mais comum do joelho, incluídas somente para as roturas ligamentares completas. A técnica cirúrgica de reconstrução do LCA (RLCA) é essencial para a estabilidade do joelho após lesões, mas a recuperação pós-cirúrgica desempenha um papel igualmente crucial. O tratamento de alta intensidade visa essa recuperação, melhorando a funcionalidade do joelho e garantindo uma recuperação duradoura após a cirurgia de LCA. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa no qual teve como pergunta norteadora: Há benefício terapêutico no treinamento de restrição do fluxo sanguíneo no pós-operatório de LCA. RESULTADOS: Foram encontrados 22 estudos, 12 no Pubmed e 10 na PeDro, sendo removida 1 duplicata. Após leitura dos resumos e título, foram excluídos 14 artigos e foram incluídos 8 artigos de acordo com critérios de elegibilidade. Os artigos selecionados foram publicados entre 2019 até 2023. DISCUSSÃO: O objetivo inicial desde estudo foi efeitos do treinamento resistido com restrição do pós-operatório de LCA. Os resultados dos estudos revisados mostraram-se que exercícios com restrição do fluxo sanguíneo são eficientes para melhorar a força muscular do quadríceps e isquiotibiais e a função física do joelho comparados com exercícios sem restrição do fluxo sanguíneo. CONCLUSÃO: Portanto, o presente estudo mostrou que o TRFS proporciona uma menor sobrecarga na articulação do joelho, além de aumentar a força e a hipertrofia, promovendo melhora da dor, da função física e da qualidade de vida
  • Monografia Acesso aberto
    Atuação do fisioterapeuta no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças autistas: uma revisão literária.
    (2023-12) AZEVEDO, Jonadab Silva Lima de; BRITO , Leilany Marques de
    Para selecionar os artigos, foram lidos os títulos e os resumos inicialmente, restando aqueles que atendiam os critérios de inclusão. Em seguida, os textos foram lidos integralmente e novamente foi realizada uma triagem para confirmar se eles obedeciam aos critérios de inclusão. Este documento aborda a atuação do fisioterapeuta no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças autistas (TEA). O TEA é uma condição que afeta a comunicação, interação social e comportamento, e sua prevalência tem aumentado significativamente nas últimas décadas. O objetivo deste estudo é investigar o papel do fisioterapeuta em crianças com TEA, com foco em intervenções motoras e compreender seu impacto no desenvolvimento neuropsicomotor e funcionalidade das crianças com TEA. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão da literatura, analisando artigos de pesquisa que abordam a atuação do fisioterapeuta em crianças com TEA. Os resultados indicam que o fisioterapeuta desempenha um papel importante na melhoria do desenvolvimento neuropsicomotor e na funcionalidade das crianças com TEA. As intervenções fisioterapêuticas incluem técnicas motoras e sensório-integrativas, adaptadas às necessidades individuais de cada paciente. Em conclusão, este estudo destaca a relevância do fisioterapeuta como parte integrante do tratamento multidisciplinar para o TEA, oferecendo subsídios para profissionais de saúde, famílias e educadores na promoção do bem-estar e qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fisioterapia no condicionamento de paratletas portadores de lesão medular.
    (2023-12) LIMA, Gabriela Cordeiro de; SILVA, Vitor Francisco Lucena da
    A prática esportiva requer do atleta, esforço, dedicação, apoio, amplo treinamento e uma base de profissionais multidisciplinares satisfatória para atingir os níveis elevados na competição, algo que não se diferencia dos atletas paralímpicos onde estes fatores se fazem de excelentíssima importância segundo o estudo de Reynolds et al. (1994 apud Abreu et al. 2022) que elucida a importância do papel da fisioterapia tendo como base a primeira paraolimpíada notória em Barcelona no ano de 1992, onde a fisioterapia atuou como suporte a estes atletas paralímpicos portadores de lesão medular evitando assim lesões esportivas, a chamada fisioterapia preventiva, porém vale ressaltar que a fisioterapia aplica um papel não só preventivo as lesões ou de tratamento bem como a adaptação destes lesionados medulares a toda carga de treinos. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo realizar uma revisão literária abrangente sobre a atuação da fisioterapia na preparação de atletas paralímpicos, compreendendo a importância da intervenção fisioterapêutica na promoção do desempenho esportivo, na prevenção de lesões e na melhoria da qualidade de vida desses atletas, onde analisa as adaptações fisiológicas específicas que ocorrem em atletas paraolímpicos em resposta ao treinamento e à competição, considerando as peculiaridades do corpo desses atletas. Além, da avaliação das estratégias de treinamento fisioterapêutico aplicadas para melhorar a força, resistência e flexibilidade. A partir das análises bibliográficas pode se constatar a eficácia dessas abordagens em diferentes modalidades esportivas, elucidando a influência da fisioterapia na melhoria do desempenho esportivo é um aspecto central, além de como a intervenção pode maximizar as capacidades físicas e funcionais dos atletas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Série temporal das doenças cardiovasculares no estado do Rio Grande do Norte: análise da década 2011-2021, com enfoque na influência da fisioterapia.
    (2023-12) FALCÃO, Lucas Oliveira; NASCIMENTO, Thuan Vinicius Nogueira do
    Este trabalho analisa a série temporal das doenças cardiovasculares no estado do Rio Grande do Norte durante 2011-2021, explorando padrões e tendências significativas. A pesquisa utiliza dados epidemiológicos e estatísticos para compreender a evolução dessas doenças na região. A pesquisa apresentada refere-se a um estudo epidemiológico e quantitativa, que se propõe a fazer uma análise temporal utilizando índices das doenças cardiovasculares no estado do Rio Grande do Norte, na década 2011 a 2021 utilizando os dados do Sistema Informatizado do Ministério da Saúde - DATASUS. Os resultados revelam insights valiosos sobre a incidência, fatores de risco e possíveis influências. Concluímos destacando implicações importantes para políticas de saúde pública e enfatizando a necessidade de intervenções específicas para abordar efetivamente o panorama das doenças cardiovasculares no Rio Grande do Norte.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise dos efeitos do kinesio taping nas condições dolorosas do pós-parto: revisão narrativa de literatura.
    (2023-12) SOUZA, Gabriel Humberto Carvalho de; SILVA, Livia Caroline Santos e
    Introdução: Problemas físicos em mulheres após o parto são considerados um fator de risco para a saúde e o bem-estar emocional, e dores musculoesqueléticas em diversas áreas, como costas, pescoço e ombros, são muito comuns. Objetivo: Revisar as principais evidências disponíveis na literatura sobre os efeitos do uso do Kinesio Taping (KT) para conforto e alívio das dores que surgem após o parto. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, realizada em meios eletrônicos durante o segundo semestre do ano de 2023, em quatro bases de dados: PEDro, SciELO, PubMed e LILACS. Foram utilizados os seguintes descritores: “Kinesiotape”, “Período Pós-parto (Postpartum Period)” e “Dor (Pain)”, sendo considerado para esta revisão apenas estudos publicados entre os anos de 2019 a 2023. Resultados: Após seguir as estratégias de busca nas bases de dados, critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 4 artigos para a realização do estudo, sendo 3 da PUBMED e 1 da PEDro. Conclusão: A utilização do taping para o manejo das queixas dolorosas comuns após o parto se mostra mais eficaz quando utilizada de forma complementar. Podendo assim, de forma associada, ser um protocolo eficaz no manejo da dor em mulheres no pós-parto.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desfechos funcionais e de qualidade de vida na doença renal crônica: revisão integrativa sobre os protocolos de reabilitação fisioterapêutica.
    (2023-12) BEZERRA, Maria Mallyha da Cruz; COSTA, Yasmim Xavier Arruda
    Introdução: Nos centros de diálise, a atuação do profissional fisioterapeuta torna-se crucial, imprescindível e fundamental, visto que, as alterações renais provocam efeitos musculoesqueléticos e cardiopulmonares, aumentando a necessidade da presença do fisioterapeuta na reabilitação do paciente. O tratamento de hemodiálise causa alterações cardiopulmonares e musculoesqueléticas que afetam a função, a força muscular e a qualidade de vida do paciente. Objetivo: Evidenciar os efeitos de protocolos de reabilitação fisioterapêutica na melhora da qualidade de vida e capacidade funcional de pacientes em hemodiálise. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, de abordagem exploratória realizada nas bases de dados científicas: PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que dispõem de base de dados reconhecidas como: LILACS e IBECS, e na SciELO. Resultados e Discussão: 12 artigos foram selecionados para compor a análise dos resultados. A partir da avaliação dos estudos selecionados para compor a amostra dos resultados, pode-se perceber que os protocolos fisioterapêuticos utilizados em pacientes em hemodiálise mostraram-se eficazes em melhorias na capacidade funcional, qualidade de vida, função cardíaca, redução da dor e menos ocorrência de cãibras. Conclusão: Com base nos resultados obtidos, os programas de reabilitação física são benéficos na melhora do estado geral e qualidade de vida de pacientes com doença renal crônica. Pode-se concluir que os programas de reabilitação podem ter efeitos positivos em pacientes em hemodiálise. No entanto, para alcançar a reabilitação completa e abrangente de pacientes com doença renal crônica, recomenda-se tratar esses pacientes tendo como requisito principal a qualidade de vida.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A intervenção da fisioterapia na criança com deficiência visual
    (2023-12) OLIVEIRA, Ana Karla Silva Teixeira de; OLIVEIRA, Marcelo Adson de
    Introdução: A visão é o sistema sensorial do corpo humano, na DV apresenta-se atraso significativo na questão do desenvolvimento motor, dificuldades de interação social, equilíbrio ortostático, ajuste postural e desenvolvimento da marcha. Objetivo: Analisar, através de uma revisão de literatura, os estudos e pesquisas pré-existentes acerca do assunto sobre como a fisioterapia pode intervir diretamente nesses casos. Resultados: Foram utilizados 6 estudos, que mostraram inúmeros atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor e com a intervenção fisioterapêutica é capaz de obter ótimos resultados. Conclusão: A fisioterapia é de suma importância para melhorar a qualidade de vida das crianças com DV, dando assistência no desenvolvimento das habilidades básicas, é necessário aprimorar os estudos de como a fisioterapia pode ajudar na intervenção das crianças com DV.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atenção ao paciente oncopediátrico: reabilitação hospitalar e ambulatorial.
    (2023-12) DAMASCENO, Isabelly Vitória da Silva; MEDEIROS, Letícia Caline Caciano de
    Introdução: O câncer infanto-juvenil é um problema de saúde pública. A patologia, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), considera-se como o crescimento desordenado de células anormais que podem atingir órgãos, causar metástase e levar o paciente a óbito. O tratamento é realizado por meio de quimioterapia, radioterapia e/ou procedimentos cirúrgicos. A fisioterapia vai atuar na promoção de bem-estar, qualidade de vida e controle dos sintomas causados pelo tratamento, como: dor, fadiga, perda de força muscular e diminuição da densidade óssea. Objetivo: Destacar o impacto da reabilitação fisioterapêutica no paciente oncopediátrico, por meio de desfechos e protocolos nos âmbitos hospitalar e ambulatorial. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, utilizando-se das bases de dados, nos últimos 10 anos (2013-2023): PubMed, Embase, Physiotherapy Evidence Database - PEDro, biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library On-line (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Cochrane. Resultados e discussão: Foram encontrados 499 artigos, dos quais apenas 6 foram selecionados para compor a pesquisa. Abordagens como gameterapia e o treino aeróbico associado ao treino de força foram benéficos para a melhora dos pacientes no cenário ambulatorial. Poucos estudos foram encontrados sobre terapia intensiva, mas a mobilização precoce pediátrica na UTI diminui a incidência de delirium e efeitos do imobilismo. Conclusão: Os resultados obtidos na revisão integrativa da literatura, através de 11 programas de exercícios, trouxeram resultados satisfatórios na aptidão cardiorrespiratória, aumento de força muscular e avanço na melhora da qualidade de vida. Sobre atenção nas UTIs, mais estudos precisam ser realizados para que haja uma maior qualidade de evidências.
  • Monografia Acesso aberto
    Efeitos do método pilates para o tratamento da dor lombar crônica inespecífica: uma revisão narrativa.
    (2023-12) NASCIMENTO, Jônatas Costa do; SANTOS, Larissa Bezerra dos
    O presente estudo apresenta como tema o método pilates na dor lombar crônica inespecífica, tendo como objetivo avaliar a relevância do pilates nas disfunções musculoesqueléticas e no quadro álgico dos pacientes com Dor Lombar Inespecífica (DLI). Trata-se de uma revisão narrativa, desenvolvida através de busca nas bases de dados PubMed, Pedro e Lilacs, incluindo ensaios clínicos randomizados que abordassem o método pilates na dor lombar inespecífica. Os descritores utilizados na língua inglesa foram: “pilates”, “low back pain”, somado ao operador booleano “and”. Como resultados, seis artigos foram selecionados, sendo que destes, cinco obtiveram resultados positivos, e somente um apresentou resultado similar entre o grupo controle e o grupo folheto. Sendo assim, é possível concluir que o método tem reais benefícios no tratamento da DLI.
  • Monografia Acesso aberto
    A Terapia cognitivo funcional na dor lombar crônica.
    (2023-12) DANTAS, Rildo Bruno Rodrigues; TOMAS, Victor Samuel da Silva
    A Terapia cognitivo Funcional (TCF) é uma abordagem biopsicossocial apresentada por profissionais da fisioterapia, que representa um novo modelo de intervenção que consiste em domínios intitulados a dor, controle, e mudanças de vida, que são considerados fundamentos de psicologia, centrados no paciente em modo geral. O objetivo desse estudo foi mostrar, por meio de uma revisão de literatura, o bom prognóstico que a terapia cognitivo funcional tem quando aplicada na dor lombar crônica. Essa abordagem multidimensional tem como objetivo adquirir um tratamento na reabilitação de pacientes com dor lombar crônica, nos estudos realizados em diferentes localidades, apresentou adultos de 18 a 65 anos de idade como público-alvo para o tratamento, foi apresentado melhores resultados e mais eficaz na redução da incapacidade, depressão/ansiedade relacionados a dor, e outros aspectos relacionados a funcionalidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Prevalência da fadiga e depressão em pacientes pós-acidente vascular cerebral (AVC): revisão integrativa.
    (2023-12) CAMPOS, Nycolle Ohana Cavalcante; CUNHA, Sulamita Queren Silva
    O AVC é uma das principais causas de doença e morte em todo o mundo, com milhões de óbitos e anos de vida afetados em 2019. Um efeito comum, porém subestimado, do AVC é a Fadiga Pós-AVC, que é uma fadiga crônica persistente. A Depressão Pós-Acidente Vascular Cerebral é uma condição comum que ocorre após um AVC, com prevalência variando de 18% a 61%, sendo mais frequente nos primeiros três meses após o evento. O objetivo deste estudo foi discutir a prevalência de fadiga e depressão em pacientes com Pós- AVC. Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados MEDLINE e PubMed. Foram empregados os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH): (Acidente Vascular Cerebral) AND (Depressão) AND (Fadiga), (Stroke) AND (Depression) AND (Fatigue). 12 estudos foram selecionados para compor a amostra da pesquisa. Descobriu-se que fatores como índice de massa corporal, idade, gravidade do AVC e gênero estão associados à fadiga pós-AVC, com um impacto significativo na qualidade de vida e função executiva. Além disso, sintomas de depressão e ansiedade desempenham um papel importante na experiência da fadiga após o AVC, ressaltando a complexidade dessas interações. Mais pesquisas são necessárias para entender completamente os mecanismos subjacentes à fadiga e depressão pós-AVC e desenvolver intervenções eficazes para melhorar a qualidade de vida desses pacientes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso do Canabidiol no tratamento da doença de Parkinson.
    (2023-12) GONÇALVES, João Victor Ribeiro de Paiva; MORAIS, Thiago Bezerra de
    Este trabalho aborda a utilização da cannabis como uma possível terapia complementar na reabilitação de pacientes diagnosticados com a doença de Parkinson. A doença de Parkinson é uma condição neurodegenerativa progressiva, caracterizada por sintomas motores e não motores que impactam significativamente na qualidade de vida dos pacientes. A revisão da literatura revela os efeitos potenciais dos canabinoides presentes na cannabis na melhoria de sintomas como tremores, rigidez muscular, dor e distúrbios do sono associados à doença. Além disso, discute-se a importância de mais estudos clínicos para compreender melhor os mecanismos de ação, dosagens adequadas e potenciais efeitos colaterais da cannabis nesse contexto. Esta pesquisa também enfatiza a necessidade de uma abordagem multidisciplinar na reabilitação de pacientes com Parkinson, integrando a cannabis como uma possível ferramenta terapêutica, juntamente com outras intervenções convencionais.
  • Monografia Acesso aberto
    Autogerenciamento para promoção de atividade física em indivíduos pós-avc.
    (2023-12) ANDRADE, Manuela Yasmine Silva de; DANTAS, Maria Ariane de Sousa
    O desenvolvimento deste trabalho foi pautado na promoção em saúde das pessoas que sofreram sequelas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), para isso, esta pesquisa se propôs a discutir acerca do autogerenciamento como estratégia para a promoção da atividade física nos pacientes que vivenciaram esse agravo, o qual tem sido responsável por sequelas motoras severas e incapacitantes. No intuito de identificar o que têm sido estudado sobre esta temática, foi realizada uma busca nas principais plataformas de pesquisa acadêmica, utilizando como recorte temporal os últimos cinco anos, priorizando os ensaios clínicos randomizados, para com isso obter uma resposta mais fidedigna as estratégias que vêm sendo usadas para esse autogerenciamento. O resultado foram quatro estudos relacionados intrinsecamente ao tema, todos demonstraram a efetividade da aplicação da autogestão como abordagem terapêutica capaz de restaurar gradativamente a autonomia do paciente em suas atividades de vida diária. Por fim, foi observada uma carência de pesquisas voltadas a essa temática, abrindo o olhar dos profissionais da fisioterapia para essa estratégia promissora.
  • Monografia Acesso aberto
    Efeitos do biofeedback em mulheres com incontinência urinária: revisão integrativa da literatura.
    (2023-12) MARQUES, Beatriz Abrantes de Albuquerque; QUEIROZ, Lara Beatriz Silva
    Introdução: A Incontinência Urinaria (IU) é definida como qualquer perda involuntária de urina, e consiste em uma patologia que leva a diversos fatores e efeitos sobre atividades diárias, podendo ser elas físicas ou sociais entre as causas dessa patologia estaria as alterações da força da musculatura pélvica ou por aumento de pressão sobre os músculos do assoalho pélvico, um dos métodos para o tratamento da IU é o não medicamentoso e que apresenta o Biofeedback (BF)como um dos aparelhos mais utilizados Objetivo: Realizar um levantamento bibliográfico sobre resultados do BF no tratamento da IU Metodologia: trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com busca realizada em bases de dados: PubMed, Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), publicados no período de 2013 a 2023 em espanhol, português e inglês. Discussão: Os estudos demonstram que os o BF apresenta resultados positivos no tratamento da IU e pode gerar um alívio dos sintomas Conclusão: Após análise dos dados encontrados foi constatado que o BF apresenta resultados e tem impacto na diminuição da IU, no entanto não foi registrado melhora significativa em comparação com outros métodos e não apresentou de forma conclusiva os seus efeitos. Descritores: “fisioterapia”, “assoalho pélvico”, “incontinência urinária” e “biofeedback
  • Monografia Acesso aberto
    Intervenção fisioterapêutica no alívio da dor durante o período de trabalho de parto: revisão integrativa.
    (2023-12) PROFIRIO, Luênia Barbalho Gonçalves; SANTOS, Williany Fonsêca
    A atuação do fisioterapeuta durante o trabalho de parto e parto é adaptada às necessidades específicas de cada fase do processo. Estratégias terapêuticas incluem postura, mobilidade, variação de posições e técnicas de respiração fisiológica para promover segurança e conforto à mulher. Além disso, recursos como massoterapia e relaxamento, combinados com exercícios de respiração, são utilizados para aliviar a dor. O estudo possui o objetivo de discutir os desfechos da intervenção fisioterapêutica na redução da dor durante o período de trabalho de parto. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada entre Agosto e Setembro de 2023 com a seguinte questão norteadora: Quais são os desfechos da intervenção fisioterapêutica na redução da dor durante o período de trabalho de parto? Foram utilizadas as bases de dados: LILACS, PubMed e MEDLINE. 10 estudos foram selecionados para integrar a análise final. A atuação do fisioterapeuta durante o trabalho de parto inclui orientações sobre técnicas de respiração para controlar a dor, mobilidade no leito para promover mudanças de posição que aliviam o desconforto, massagem terapêutica direcionada para áreas específicas do corpo, uso da bola de parto para exercícios que melhoram medidas pélvicas e posição fetal, e até mesmo terapia térmica, como aplicação de calor ou frio, para aliviar o desconforto. Essas abordagens podem ser recomendadas como parte integrante do cuidado durante o trabalho de parto, visando proporcionar uma experiência mais positiva e menos dolorosa para as mulheres.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Técnicas fisioterápicas no pré, trans e pós-operatório de cirurgias estéticas.
    (2023-12) PAZ, Lucas Cezarino; BRAGA, Renata Maciel
    No pós-operatório de cirurgias estéticas, podem ocorrer intercorrências e complicações, como edema, equimoses, fibrose, hiperemia, entre outras. Para prevenir, tratar e recuperar os pacientes acometidos, é importante o emprego de técnicas fisioterápicas no pré, trans e pós-operatório. Esse estudo objetivou investigar o emprego das técnicas fisioterápicas no pré, trans e pós-operatório de cirurgias estéticas, bem como os benefícios para os pacientes. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura utilizando a combinação dos descritores em saúde: modalidades de fisioterapia, técnicas de fisioterapia, fisioterapia, cirurgia plástica e cirurgia estética, no idioma português e em inglês nas bases de dados: SciELO, LILACS, MEDLINE/Pubmed e PeDro), além do Portal Periódico CAPES (incluindo na seleção as bases de dados Scopus e Science Direct), Google Scholar e Biblioteca Virtual em Saúde (Bireme), buscando estudos de acesso aberto publicados no período de 2012 a 2022., aplicando o protocolo PRISMA (2020). Dos 11.141 artigos encontrados nas bases de dados pesquisadas foram incluídos no presente estudo apenas 06 artigos após os critérios de inclusão e exclusão. No pré-operatório as técnicas fisioterápicas empregadas foram orientações para o pós-operatório, indicação de dieta, nutricosmético antiglicante oral e tópico. No transoperatório uso de taping e sugestão de programa de exercícios respiratórios. E, no pós-operatório, foram a drenagem linfática manual, ultrassom, alta frequência, microcorrente, corrente de Aussie, Led vermelho, taping em associação ou isoladas mostraram-se eficazes no tratamento precoce e tardio da fibrose. Também, houve prevenção e tratamento de equimoses, edema, deiscência e dor. Conclui-se que o uso de técnicas fisioterápicas no pré, trans e pós-operatório podem trazer benefícios na prevenção, tratamento e recuperação do paciente, além de reduzir o número de sessões de fisioterapia.
  • Monografia Acesso aberto
    Efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua e Fisioterapia em pacientes com Doença de Parkison: revisão de literatura.
    (2023-12) CARVALHO, Luana Oliveira de; AQUINO, Maria Andressa Morais de
    Introdução: O Parkinson é uma doença neurodegenerativa que afeta o sistema nervoso causando tremores, rigidez e dificuldade nos movimentos (Fiorio, et al, 2021). A eletroestimulação transcraniana mostrou resultados promissores em estudos clínicos podendo ser aplicada como tratamento complementar (Alizad, V, et al, 2018). Objetivo: Explorar nas evidências se há desfechos na utilização da eletroestimulação transcraniana no tratamento da doença de Parkinson. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, com buscas realizadas nas bases de dados do Scielo, PubMed, peDro, Medline e Lilacs, com delimitação temporal até setembro de 2023, nos idiomas inglês e português. Resultados: Foram selecionados 12 artigos. Os estudos selecionados mostraram que a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) direcionada ao córtex motor e à área motora trouxe resultados significativos na melhora da marcha, depressão, qualidade do sono e latência do sono, como também melhora da cognição, mobilidade e equilíbrio. Conclusão: Concluímos estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) associada a fisioterapia convencional apresentou impactos significativos na redução dos sintomas em pacientes com Parkinson. Porém os estudos ainda são escassos sugerindo a realização de novos trabalhos. Palavras-chave: Estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC). Parkinson. Tratamento complementar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Mobilização neural x ultrassom terapêutico na síndrome do túnel do carpo: uma revisão de literatura.
    (2023-12) PEREIRA, Eva Denise Alves; NASCIMENTO, Jennifer Fonseca do
    Introdução: Quando ocorre uma inflamação dos tendões flexores, o espaço do túnel do carpo é reduzido e provoca uma compressão isquêmica do nervo mediano, ocasionando a síndrome do túnel do carpo, que é descrita como a neuropatia periférica mais recorrente, com uma prevalência de até 5% e predominantemente no sexo feminino. Tendo como sintomas, parestesia e dormência nos três primeiros dedos, além de dor e perda de força dos músculos flexores do punho. Para alívio desse quadro sintomatológico, tratamentos conservadores, como técnicas de mobilização neural e ultrassom são indicados. Objetivo: Comparar a eficácia do ultrassom terapêutico e da mobilização neural no tratamento da síndrome do túnel do carpo. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados, Medline, PEDro, PubMed, SciELO e Scopus, com recorte de tempo dos últimos seis anos, nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados e Discussão: Na busca realizada entre setembro e outubro de 2023, foram selecionados 7 artigos. Os artigos selecionados revelaram que ambos os tratamentos apresentam resultados satisfatórios no tratamento da STC. Conclusão: Conclui-se, que, embora os dois recursos tenham resultados positivos no tratamento da STC, a mobilização neural se sobressaiu quando comparada ao ultrassom terapêutico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise dos impactos do treinamento aeróbico na doença de alzheimer em idosos: revisão narrativa de literatura.
    (2023-12) BARROS, Cilene de Lima
    A doença de Alzheimer, doença neurodegenerativa que afeta o sistema nervoso central, atinge em torno de 10% dos indivíduos a partir de 65 anos e 40% daqueles acima de 80 anos, compondo o sexto grupo de doenças mais relevantes em relação ao impacto na funcionalidade e na mortalidade de idosos. O presente estudo apresenta como objetivo revisar as principais evidências disponíveis na literatura e os desfechos sobre os impactos do exercício aeróbico na progressão da Doença de Alzheimer no paciente idoso. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura que busca investigar os efeitos e principais impactos do exercício aeróbico em idosos diagnosticados com Alzheimer. A questão norteadora deste estudo buscou responder se existem resultados significativos na progressão da Doença de Alzheimer em idosos através da realização de exercícios aeróbicos. Foram encontrados 56 estudos durante o levantamento realizado na base de dados PUBMED, sendo que destes, apenas 4 se encaixaram nos critérios de inclusão e foram selecionados para compor a revisão narrativa da literatura. Esta revisão narrativa conclui, portanto, que a prática de exercícios aeróbicos apresenta impacto positivo como intervenção no declínio de pacientes com diagnóstico de DA, mostrando eficácia na melhora da cognição global, trazendo manutenção ativa a sistemas, tais como: sistema respiratório, sistema cardiovascular e sistema músculo esquelético.