Biomedicina

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 30
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Anemia Aplásica: uma revisão de literatura.
    (2023-12) CHAGAS, Jane Maria Bezerra; GOMES, Joelson da Silva
    A anemia aplásica adquirida (AAA) é uma doença autoimune caracterizada por pancitopenia na medula óssea e no sangue periférico. Além disso, o mecanismo mais comum da AAA é um comprometimento do sistema imunológico, levando ao aumento da apoptose das células pro- genitoras. O objetivo deste estudo foi apresentar artigos científicos atualizados sobre a doença. Para tanto foram encontrados quatorze artigos com dados dos anos 2001 – 2022, nos seguintes bancos de dados: Pubmed, Scielo e Google Acadêmico. O estudo mostrou que a doença envolve defeitos quantitativos no número de células-tronco e anormalidades qualitativas na função des- sas células, e que a atividade de diversos fatores celulares e moleculares pode danificar as cé- lulas hematopoiéticas e a matriz protetora dessas células. Nesta doença, tanto as células-tronco hematopoiéticas quanto as células estromais mesenquimais são danificadas, o que está associ- ado à hematopoiese prejudicada e à redução das células hematopoiéticas. Portanto, as citocinas inflamatórias aumentam, alterando a proporção de linfócitos T e levando à progressão da doença.
  • Monografia Acesso aberto
    O uso do peeling de Ácido Tricloroacético como alternativa aos procedimentos tradicionais do rejuvenescimento cutâneo.
    (2023-12) REIS, Lívia da Cunha; OLIVEIRA, Marcely Louise Costa de
    O envelhecimento cutâneo é um processo natural que se dá através da ação conjunta de fatores endógenos e exógenos. Com isso, muitos indivíduos estão à procura de procedimentos estéticos que tenham a melhora da aparência da pele, proporcionando a renovação celular, estimulando as proteínas de colágeno e elastina da área, contribuindo para o rejuvenescimento. O objetivo deste estudo é avaliar a aplicação do ácido tricloroacético na forma de peeling químico e a sua contribuição para o rejuvenescimento cutâneo. Esse ativo tornou-se um dos principais recursos para o tratamento dessa queixa, já que o mesmo gera a renovação tecidual, descamando controladamente a epiderme através da aplicação tópica. Foi realizada uma revisão bibliográfica abrangente utilizando diversas bases de dados, além de fontes adicionais. Este trabalho contribuirá complementando e somando aos estudos acadêmicos acerca do assunto tratado, validando a eficácia e segurando do peeling de ácido tricloroacético no que se refere ao rejuvenescimento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso de testosterona em mulheres da estética aos efeitos colaterais: Revisão de literatura.
    (2023-12) CUNHA, Mariana Palma; GÓIS, Rebecca Carvalho
    A busca pelo padrão estético ideal tem exercido uma influência significativa na auto imagem feminina globalmente, levando muitas mulheres a seguir indivíduos que exibem seus estilos de vida nas redes sociais. Essa busca incansável pelo corpo perfeito tem resultado na adoção de dietas restritivas, excesso de exercícios físicos e, em alguns casos, no uso de esteroides anabolizantes androgênicos (EAA). O emprego excessivo desses esteroides pode acarretar uma série de complicações para as mulheres, incluindo crescimento exacerbado de pelos, engrossamento da voz, acne, amenorreia, queda de cabelo, hipertrofia do clitóris e o desencadeamento da síndrome dos ovários policísticos, uma das principais causas de infertilidade feminina. Recentemente, o Conselho Federal de Medicina no Brasil proibiu a prescrição de anabolizantes para fins estéticos devido à falta de comprovação científica sobre seus benefícios e segurança para os pacientes. A revisão integrativa da literatura realizada teve como objetivo destacar os efeitos nocivos do uso de testosterona em mulheres para fins estéticos. Foram analisados 85 artigos, dos quais 20 foram selecionados para a análise final com base nos critérios estabelecidos. Estudos revelaram que a elevada concentração de testosterona em mulheres pode resultar em efeitos colaterais endócrinos como aumento de pelos faciais, atrofia mamária, agravamento da voz, hipertrofia clitoriana, irregularidades menstruais e outros impactos preocupantes e irreversíveis. Além disso, o uso de esteroides anabolizantes tem sido associado a danos psicológicos e físicos, sendo difícil estabelecer uma relação clara entre a dose consumida e a prevalência desses efeitos colaterais. A pressão social pelo corpo perfeito tem levado pessoas a buscarem resultados rápidos, levando a práticas perigosas, como o uso de anabolizantes, e revelando a necessidade de compreender que a saúde está acima de padrões estéticos, sendo alcançada de forma saudável através de atividades físicas adequadas.
  • Monografia Acesso aberto
    Relação hospedeiro-microbiota e sua influência na saúde intestinal: uma revisão de literatura.
    (2023-12) CASSIMIRO, Marcella Santos; ARAÚJO, Patrícia Vieira de
    A microbiota intestinal é definida a partir de um complexo ecossistema de microrganismos que colonizam, em harmonia, o TGI, desempenhando um papel significativo no funcionamento do organismo hospedeiro, podendo causar alterações metabólicas, como na resposta imune e na digestão. Apesar da produção de muitos dados sobre a microbiota intestinal na última década, ainda não há um entendimento profundo do funcionamento dessa interação simbiótica e do seu papel no processo saúde-doença. Portanto, pesquisadores buscam novos métodos para estudar a microbiota intestinal, superando barreiras que limitavam os estudos, uma vez que grande parte dos microrganismos intestinais ainda não são cultiváveis. Métodos independes de cultura vêm sendo aprimorados desde então, permitindo o aperfeiçoamento da prática clínica a partir do desenvolvimento de novos alvos terapêuticos. O presente estudo tem por objetivo discorrer sobre a relação simbióticaentre os seres humanos e a microbiota intestinal, bem como sua influência na saúde do trato gastrointestinal e os principais fatores que podem alterá-la. Dessa maneira foram realizadas buscas em livros e nas bases de dados PubMed, SciELO e Scopus, empregando os termos de indexação ou descritores “human gut microbiota and intestinal health”, isolados ou de forma combinada. De acordo com a literatura consultada, conclui-se que, diante da influência da microbiota no sistema imunológico e na fisiologia do hospedeiro já amplamente relatada nos estudos científicos, é imprescindível uma compreensão mais aprofundada sobre o funcionamento da microbiota nas diferentes condições de saúde e doença para que surjam novas estratégias para prevenção e tratamento. Para isso, desafios na investigação e nos métodos de análise da microbiota devem ser superados.
  • Monografia Acesso aberto
    Influência do CYP3A4 na TAARV e os possíveis efeitos colaterais envolvidos : uma revisão de literatura.
    (2023-12) VIEIRA, Edison Micaias Godoy Braatz; CÂMARA, Maria Helena Oliveira da
    O HIV se mantém na sociedade como uma infecção de grande importância devido a sua prevalência e dificuldade relacionada ao tratamento. Os relatos dos anos oitenta descreviam uma infecção incurável, a qual evoluiu ao longo do tempo para uma condição tratável, em razão da extensa gama de conhecimento acerca do agente etiológico adquirida nos últimos anos, destacando-se o entendimento da estrutura viral, ciclo de replicação e mecanismos de resistência, os quais impactaram, consequentemente, no tratamento. A enzima CYP3A4, que é sintetizada no fígado, é uma das principais responsáveis pelo metabolismo dos medicamentos utilizados na TARV, deste modo polimorfismos genéticos apresentam a capacidade de alterar a atividade metabólica de antirretrovirais, o presente trabalho tem como objetivo buscar informações acerca do funcionamento da CYP3A4 e de seus principais polimorfismos. Através de uma revisão bibliográfica de artigos científicos nas principais bases de dados. As informações pesquisadas possuem a finalidade de detalhar o funcionamento da CYP3A4, aprofundar o conhecimento de seus polimorfismos genéticos e trazer novas perspectivas para o futuro do tratamento.
  • Monografia Acesso aberto
    A importância da fenotipagem sanguínea para o tratamento transfusional da talassemia: uma revisão de literatura.
    (2023-12) AMORIM, Italy Jheneffy Martins de; PERES, Luana Karoline Moura
    As hemoglobinopatias são as doenças hematológicas hereditárias mais comuns e difundidas pelo mundo, são compostas por um grupo de anemias hereditárias complexas, sendo uma das mais frequentes a talassemia, causada pela falta ou redução de síntese em uma ou mais cadeias de hemoglobina. Clinicamente as talassemias englobam desde pacientes assintomáticos até a sua deficiência mais grave onde serão necessárias transfusões sanguíneas. Assim, a fenotipagem eritrocitária é uma ferramenta profilática em relação à aloimunização, demonstrando importância por meio da prevenção das reações transfusionais, sendo para o paciente politransfundido, o grande diferencial, pois minimizam os riscos de efeito indesejável. Assim, ao observar as lacunas existentes referente ao tema em questão, elaborou-se uma revisão de literatura com artigos já publicados com ênfase na disseminação do conhecimento destacando a importância da fenotipagem sanguínea em pacientes com essa patologia. Os artigos usados como referência encontram-se disponíveis nas bases de dados Scielo, Pubmed e Google Acadêmico. No Brasil, não há variedade de estudos que tenham investigado a ocorrência de aloimunização exclusivamente em paciente talassêmico, porém há diversos trabalhos que mostram a frequência de anticorpos irregulares em politransfundidos. Sabendo da importância da fenotipagem eritrocitária, os testes imunohematológicos possuem a capacidade de detectar na membrana da hemácia, os antígenos de grupos sanguíneos e, no soro ou plasma, os anticorpos dirigidos contra antígenos eritrocitários. Portanto, pacientes que necessitam de tratamento com múltiplas transfusões, é necessário realizar a fenotipagem sanguínea do paciente e do hemocomponente, para identificação de fenótipos compatíveis onde irá precautelar risco de reações transfusionais devido a aloimunização.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Anticoncepcionais Orais Combinados: fatores de risco e sua relação com a trombose venosa.
    (2023-12) QUEIROZ, Vitória Tayná Magalhães de; LIMA, Sabrina Januário de
    O anticoncepcional hormonal oral é um dos métodos contraceptivos mais usado no Brasil, devido a sua facilidade de acesso, praticidade, segurança e a sua eficácia. Calcula-se que mais de 200 milhões de mulheres no mundo façam uso da pílula anticoncepcional. Contudo, as pílulas anticoncepcionais podem causar efeitos adversos como a trombose. Neste sentido, o estudo tem como objetivo relacionar o uso de anticoncepcionais orais com o surgimento da trombose venosa, apresentar fatores que podem aumentar o risco dessa doença em mulheres que fazem uso desse método contraceptivo e propor recomendações que tenham o intuito de prevenir a trombose nesses casos. Para a realização do trabalho foi realizado uma revisão da literatura científica para compreender e analisar as evidências disponíveis sobre a relação entre anticoncepcionais orais e trombose venosa. Pode-se verificar que os contraceptivos orais são divididos por gerações, baseando-se nas suas composições e concentrações ou podem ser categorizados em monofásicos, bifásicos e trifásicos. Ainda, os contraceptivos orais causam alterações na viscosidade do sangue e da parede vascular, aumenta os níveis sanguíneos dos fatores de coagulação II, VII, IX e X, enquanto diminuem os níveis de antitrombina III. Os fatores de riscos relacionados à trombose venosa são classificados como hereditários, adquiridos ou provocados. Em conclusão, apesar de todos os riscos associados aos anticoncepcionais orais, seus benefícios podem ainda superar essas considerações e uma maneira de reduzir esses efeitos seria o acompanhamento médico e a realização de exames para monitoramento dos riscos de trombose.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A notabilidade da vigilância epidemiológica na saúde coletiva: Uma meta-análise dos principais impactos das doenças de notificação obrigatória.
    (2023-12) NASCIMENTO, Ana Claudia Albino do; OLIVEIRA, Mayara Luana Lima de
    A vigilância epidemiológica é um processo sistemático e contínuo de coleta, análise, interpretação e disseminação de informações com a finalidade de recomendação e adoção de medidas no controle de problemas de saúde. No âmbito da integração das ações de saúde coletiva e vigilância epidemiológica, o objetivo é promover a detecção e prevenção de doenças e agravos transmissíveis à saúde e seus fatores de risco. Visando a propagação e precaução de enfermidades, a saúde coletiva tem como foco a prevenção primária de doenças na população como comunidade dentro do contexto que ela está inserida, à vista disso seu desígnio é conceder qualidade de vida para os indivíduos que habitam determinada região. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma meta-análise embasada na integração de pesquisas, na qual expõe a saúde coletiva no dia a dia e a importância da vigilância epidemiológica acima da notificação obrigatória de doenças.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Contraceptivos hormonais e evento trombótico: o impacto na saúde da mulher.
    (2023-12) MEDEIROS, Safira Soares; SANTOS, Letícia Cristina dos
    Tendo em vista que a utilização dos contraceptivos hormonais vem causando preocupação devido aos malefícios causados, a exemplo, o aparecimento da trombose venosa, o objetivo deste artigo foi mostrar a relação entre contracepção hormonal e os riscos da trombose. Para tanto, foram analisadas bases de dados de pesquisas em revistas científicas, site do Ministério da Saúde e Anvisa, jornais e dados coletados por meio de sites: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), sites governamentais, Biblioteca Virtual em saúde (BVS). Pesquisas foram demonstrando tanto os benefícios quanto os riscos dos contraceptivos. Apesar de apresentar inúmeras vantagens, como prevenção de uma gravidez indesejada, reposição hormonal, tratamentos para acnes, dentre outros, pesquisas têm observado que os contraceptivos hormonais podem causar trombose venosa a longo prazo. A presente revisão narrativa foi realizada tendo como base pesquisas acerca do anticoncepcional hormonal, relacionado essa utilização com evento trombótico, tendo em vista que o anticoncepcional hormonal oral gera maior influência no surgimento de trombose. Diante dos resultados, foi apontado também o risco de eventos trombóticos em mulheres que fazem o uso de algum tipo de contraceptivo sem prescrição médica. Além disso, a predisposição para a trombose venosa resulta também de outros fatores como estilo de vida, fatores genéticos, entre outros. É imprescindível que haja anamnese do paciente, a fim de verificar se há riscos ou não ao utilizar o método contraceptivo escolhido.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Complicações no uso da toxina botulínica do tipo A: Uma revisão bibliográfica nos efeitos adversos da aplicação no terço superior da face.
    (2023-12) CHACON, Milena Cristina e Silva
    A Toxina Botulínica do tipo A é uma das mais utilizadas no Brasil para fins estéticos, sua injeção vai reduzir as rugas dinâmicas da região tratada, onde sua ação na musculatura atua quebrando a proteína SNAP-25 impedindo que o neurotransmissor acetilcolina venha chegar até o musculo alvo e contrair, por isso causa o relaxamento do musculo alvo. Na sua aplicabilidade é possível que obtenha intercorrências indesejadas, no terço superior da face as complicações mais ocorrentes são oculares em maior incidência é a Blefaroptose e a ptose de sobrancelha. Neste sentido, objetivo deste trabalho foi aprofundar o conhecimento na da ptose palpebral como uma consequência da toxina botulínica e como reduzir o seu risco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, realizada em três bases de dados: DYNAMED, Google Acadêmico, PUBMED. A seguinte pesquisa estratégia utilizada: Clostridium botulinum, toxina botulínica, efeitos adversos, história da toxina, intercorrências, ptose, blefaroptose. A pesquisa foi realizada com o intuito de entender mais afundo sobre a Toxina Botulínica do tipo A, seus benefícios e complicações associadas ao mau uso, voltado apenas para o terço superior da face e foram descartados os artigos que não tinham relação com o tema em foco da pesquisa. Pode-se concluir que para diminuir os riscos da ptose palpebral ou até mesmo de outros complicações associadas a aplicabilidade da toxina botulínica do tipo A para fiz estéticos, deve-se realizar uma profilaxia prévia, ou seja, medidas preventivas associadas a uma boa avaliação anatômica e anamnese do paciente, levando em consideração idade, estilo de vida e histórico de condições neurológicas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Infecção por citomegalovírus em receptores de transplante renal.
    (2023-12) NOBRE, Ana Beatriz de Souza; SILVA, Maria Gabrielly Lima
    Há uma considerável discussão em torno do citomegalovírus (CMV) e sua correlação com infecções após o transplante renal, especialmente em situações de supressão do sistema imunológico, devido às medicações imunossupressoras essenciais no tratamento pós-transplante. Os problemas relacionados aos impactos nas taxas de sobrevivência do enxerto, vem assumindo complicações clínicas e riscos associados à imunossupressão, sendo necessário implementar uma vigilância atenta durante o tratamento, a fim de evitar a ineficácia do mesmo, o que poderia resultar na progressão subsequente da doença e, por conseguinte, na rejeição do transplante, acarretando sérias complicações ao paciente. Do ponto de vista clínico, essa infecção pode se manifestar de forma assintomática ou apresentar dois cenários distintos: síndrome viral geral ou, de maneira mais rara, doença invasiva, com potencial de afetar órgãos diversos. Assim, torna-se crucial a implementação de estratégias preventivas, sendo de suma importância, tanto antes, quanto após o procedimento de transplante, com atenção voltada para os desafios atuais e as possibilidades futuras.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Quantificação e caracterização da população folicular ovariana na espécie felis catus.
    (2023-12) SOUZA, Flávia Maira de oliveira; MARIANO, Natalia Luiza de Lima
    A espécie Felis Catus possui características filogenéticas semelhantes aos felinos silvestres e semelhanças ultraestruturais da foliculogênese e morfologia oocitária, denotando ter um potencial para ser utilizada como modelo experimental em pesquisas sobre reprodução de felinos silvestres e criação de bancos de germoplasma para espécies ameaçadas de extinção. O objetivo deste estudo foi quantificar e classificar a população folicular da espécie Felis Catus. Na pesquisa, forma utilizados dez ovários provenientes da castração de cinco fêmeas da espécie Felis Catus. Todos os folículos encontrados nas lâminas foram contados para obter a estimativa da população ovariana total. Folículos pré-antrais primordiais, primários, secundários e antrais foram encontrados e a população total estimada foi de 8.857 ± 7.135 folículos ovarianos por ovário. Entre eles, 91% eram primordiais, 4,9% primários, 2,5% secundários e 1,4% antrais. Em conclusão, a análise da população folicular dessa espécie evidenciou uma grande porcentagem de folículos pré-antrais, principalmente folículos primordiais, e baixa porcentagem de folículos antrais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Aplicação da técnica de PCR na diferenciação e diagnóstico da meningite viral: uma revisão da literatura.
    (2023-12) SOUZA, Adeilson Faustino de; BARBOSA, Gabriela Chacon
    Este artigo tem como objetivo mostrar o diagnóstico e a diferenciação das meningites, através da técnica de PCR. As meningites são doenças infecciosas e inflamatória das meninges, podendo ser causada por agentes etiológicos ou acidentes. Elas podem ser classificadas em como meningite asséptica (MA) ou meningite bacteriana (MB). A identificação desses agentes causadores das meningites, devem ser de emergência, por isso o diagnóstico de forma rápida esegura é totalmente relevante. A técnica em PCR vem ganhando destaque na biologia molecular; por ser um processamento rápido de um resultado quase que 100%. A reação em cadeia da polimerase em tempo real é uma variação da técnica convencional, a sua diferença é que na técnica de PCR em tempo realhaverá um nível de fluorescência proporcional ao aumento do número de cópiasdo alvo da reação. O gênero etiológico da meningite viral (enterovírus) é de RNAsimples, por tanto, para sua identificação na PCR, é preciso passar pelo processamento da transcriptase reversa para amplificar o RNA viral. Nos resultados desse artigo analisados de revisões literárias, foram selecionadas 616amostras de LCR de pacientes com meningite, com ênfase em meningite viral, os primers utilizados nas amostras foram para o gênero EV da meningite, sendoeles: 5’-CCCTGAATGCGGCTAATCC-3’, anti-senso 5’-ATTGTCACCATAAGCAGCCA-3’ e probe FAM 5’- AACCGACTACTTTGGGTGTCCGTGTTTC-3’ BHQ. As análises da curva padrão, foi observado a eficácia de amplificação de 99,80 %. Os resultados fidedignos mostram que a PCR é uma técnica na biologia molecular que pode ser totalmente eficaz para a detecção e diferenciação de vírus e bactérias, por sua capacidade de amplificação de um fragmento de DNA ou RNA.
  • Monografia Acesso aberto
    Nanotecnologia para controle eficaz da diabetes.
    (2023-12) SOUZA, Artur Fernandes Araújo de; OLIVEIRA, Matthieu Christian Emerenciano de
    O texto contextualiza o impacto da diabetes no cenário global, salientando sua crescente incidência e os desafios socioeconômicos e de saúde pública associados. Detalhes sobre diferentes tipos de diabetes, incluindo suas características, complicações e fatores de risco são apresentados. Destaca-se a relevância de estratégias de tratamento e prevenção, bem como os esforços do Ministério da Saúde para lidar com a questão. Sendo uma revisão sistemática da literatura científica, utilizando fontes como PUBMED/MEDLINE, GOOGLE ACADÊMICO e SCIELO. Foram analisados 15 artigos científicos de um total de 35, publicados entre 1999 e 2023, em inglês e português. O objetivo é evidenciar as tecnologias de nanossensores de glicose disponíveis no mercado e explorar o potencial da nanotecnologia para aprimorar o controle eficaz da diabetes. Sobre a nanotecnologia, são discutidas suas aplicações em saúde, como nanoemulsões e nanopartículas, evidenciando seu potencial para diagnóstico precoce, aprimoramento de biossensores, terapias mais direcionadas e métodos de detecção de biomarcadores específicos. Apesar dos benefícios, são apontadas preocupações éticas, custos elevados, toxicidade e desafios regulatórios associados à nanotecnologia. A pesquisa destaca o potencial transformador da nanotecnologia no manejo da diabetes, oferecendo caminhos promissores para terapias mais eficazes e precisas. No entanto, ressalta-se a necessidade de pesquisas contínuas, regulamentações robustas e esforços colaborativos para maximizar os benefícios e mitigar os desafios da aplicação da nanotecnologia na saúde.
  • Monografia Acesso aberto
    Um olhar sobre o melasma: uma hiperpigmentação crônica e multifatorial.
    (2022-12-19) Santana, Maria Luiza Fontes Moreira; Cavalcante, Gabriel Henrique Silva
    O melasma, uma hiperpigmentação crônica que interfere na ordem fisioquímica celular, posto que, envolve uma elevada produtividade de melanina em detrimento da hiperatividade melanocítica. É caracterizada por máculas acastanhadas, disformes e de cunho multifatorial, uma vez que a elucidação de uma causa isolada não é inteiramente decretada. Por conta disto, a sua fisiopatologia permanece pouco desvelada. Apesar das manchas não oferecerem risco eminente ao ser humano, afetam diretamente na qualidade de vida dos indivíduos acometidos. Por se tratar de uma disfunção estética reincidente, demonstra a importância de um diagnóstico essencialmente clínico realizado pelo profissional de saúde estética para dispor dos mais efetivos tratamentos e prevenções.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os hábitos da sociedade moderna e os impactos da obesidade na fertilidade feminina: Revisão de literatura
    (2022-12-13) Santos, Giovanna Germek Coelho; Sousa, Vitória Fagundes
    Tendo em vista o aumento da obesidade nos últimos anos, o presente trabalho tem o objetivo de identificar os impactos da associação entre a obesidade e fertilidade feminina e propor melhorias para redução destes efeitos. Na mulher, a infertilidade associada à obesidade pode ser ocasionada por causas multifatoriais. Dentre elas, podemos citar o desajuste no eixo-hipotálamo- hipofisário- ovariano, a diminuição do hormônio folículo estimulante e hormônio luteinizante. Uma das consequências da obesidade é a infertilidade devido a alterações hormonais e acúmulo de gordura em tecidos. Neste sentido, biotécnicas de reprodução assistida (RA) podem contribuir para que mulheres obesas possam engravidar. Diante disso, conclui-se que para atenuação dos efeitos decorrentes da obesidade, torna-se necessário a utilização de técnicas de RA e também a melhora nutricional com o objetivo de diminuir o percentual de tecido adiposo responsável por desencadear estas disfunções.
  • Monografia Acesso fechado
    Fibrose no pós operatório de cirurgias plásticas e condutas terapêuticas
    (2022-12-19) Torres, Lorena de Souza; Santos, Clésia Maria dos
    A distorção da imagem por meio de filtros e mídias sociais para obter a aceitação pessoal e bem-estar, aumenta o desejo de mudanças nos usuários que o utilizam. A partir de então indivíduos de todo o mundo, vem traçando rotas de fuga para entrar nesse estereótipo limitado, começam a procurar em si mesmo e no outro, defeitos e formas de corrigi-los. Na busca por um corpo perfeito a cirurgia plástica tem se tornado um método rápido e eficaz para se obter tais resultados a curto prazo, a procura tem aumentado significativamente nos últimos anos por ambos os sexos. Estes dados refletem a relevância do corpo para a sociedade contemporânea e sua busca incessante pela perfeição da escultura corporal. Essa prática excessiva preocupa os órgãos responsáveis pela atuação médica, como o Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Optar por esses procedimentos oferece riscos em vários pontos como: erro da escolha do cirurgião, má avaliação clínica e psicológica, até o pós-operatório mal executado, essas etapas são essenciais para ter o resultado esperado do paciente, sem avaliações adequada podem ocorrer intercorrências irreversíveis ou bem difíceis de serem solucionadas como edemas, equimose, fibroses queloides, necrose ou até mesmo o paciente vim a óbito em alguns casos. Os cuidados no pré e pós-operatório influenciam muito no sentido de evitar sequelas indesejáveis recorrentes a cirurgia, traz um ciclo de mudanças fisiológicas e estéticas dentro do processo de reabilitação cirúrgica como: hematomas, alterações transitórias de sensibilidade e de pigmentação, edemas, fibrose, lesões e etc. O objetivo geral deste estudo é relatar a importância do pré e pós-operatório de cirurgias plásticas como lipoaspiração e abdominoplastia, assim evitando que pessoas escolham fazer um procedimento tão invasivo como este sem ter o devido conhecimento básico para se tomar essa decisão.
  • Monografia Acesso aberto
    Imunoterapias antitumorais: novas fronteiras terapêuticas e biotecnológicas na luta contra o câncer
    (2022-12-16) Silva, Vinicius Gabriel Ribeiro da; Sarmento, Giovana Mirelly Medeiros
    O câncer é uma doença multifatorial, capaz de atingir diferentes tecidos, cujas características mais comuns são o crescimento anormal e patológico de células, com potencial de invasão de outras partes do corpo, e é uma das principais causas de morbidade e mortalidade no mundo. Atualmente, a terapêutica do câncer é realizada principalmente através de protocolos de quimioterapia e radioterapia, empregando o uso de substâncias ou de radiação capazes de eliminar ou retardar o crescimento de células cancerígenas. Entretanto, dada a natureza inespecífica dos agentes terapêuticos, bem como a agressividade e evolução de certos tipos de tumor, muitas vezes o tratamento não é eficaz, e tecidos saudáveis também são atingidos durante o processo, causando inúmeros e graves efeitos colaterais aos pacientes. As imunoterapias são estratégias de tratamento que têm por objetivo modular o sistema imunológico do próprio paciente, visando melhorar sua capacidade de reação contra a doença através do uso de produtos biotecnológicos potencializadores da resposta imunológica antitumoral. Tendo em mente as problemáticas acerca da terapêutica do câncer e a importância de se explorar alternativas mais eficazes e menos agressivas de tratamento, esse trabalho se debruça sobre as imunoterapias antitumorais, a fim de elucidar suas aplicações, técnicas, mecanismos de ação, vantagens, desvantagens e debater sobre o futuro dessa área de conhecimento. O presente trabalho é uma revisão de literatura do tipo narrativa acerca dos métodos imunoterápicos contra o câncer já existentes e ainda em desenvolvimento. As informações revisadas foram organizadas em três grandes tópicos: 1) terapias tradicionais contra o câncer, onde discutimos aplicação e eficácia dos protocolos comumente usados na terapêutica, como quimioterapia e radioterapia; 2) resposta imune contra o câncer, onde discorremos sobre o vasto conhecimento acerca da imunidade natural contra tumores; e 3) imunoterapias contra o câncer, onde abordamos os principais protocolos imunoterápicos já em uso ou em desenvolvimento contra diversos tipos de tumores e neoplasias, como o uso de terapias baseadas em engenharia celular, desenvolvimento de vacinas contra o câncer e de anticorpos antitumorais. Por fim, o presente trabalho apresenta uma análise prospectiva acerca das oportunidades de inovação e desenvolvimento no campo de imunoterapias antitumorais.
  • Monografia Acesso fechado
    Limites legais que envolvem a reprodução assistida em bioética e biodireito
    (2022-12-13) Sigaki, Yasmim Sakahe de Oliveira; Silva Nascimento, Edrielly Christine da
    No Brasil, algumas normas são aplicadas quanto a princípios éticos e constitucionais relacionados à Reprodução Humana Assistida (RHA). A regulamentação impõe transparência entre os envolvidos (doadores, receptores e equipe médica) durante todo o processo. A lei de biossegurança prevê o uso dos embriões excedentes para fins de pesquisa e terapia ou destinados a doações, podendo também serem descartados. A legislação também se aplica a casos de FIV post mortem, em que o material biológico pode ser utilizado mediante permissão registrada previamente via firma reconhecida. O direito de planejamento familiar também é garantido pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei 9.263/96. Apesar do que está estabelecido na constituição, existem várias lacunas que precisam ser desvendadas a fim de esclarecer os princípios éticos que estão envolvidos nos processos de RHA. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi elucidar acerca dos pontos negativos que atrasam o processo da RHA e quais seriam os avanços obtidos no caso de novas jurisprudências favorecendo a utilização de células tronco, aborto, ética e moral religiosa, direitos humanos, “barriga de aluguel”, FIV para casais homoafetivos, doação não anônima de material genético, novas tecnologias como time-lapse, transferência e descarte de embriões criopreservados e embriões a fresco, entre outros aspectos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Principais alterações laboratoriais ocasionadas em crianças e adultos infectados por SARS-CoV-2: uma revisão de literatura
    (2023-02-26) Laport, Erika Cossito de Amorim; Cavalcanti, Maria Cecília de Oliveira
    A COVID-19 foi responsável por inúmeras vítimas em todo o mundo, sendo causada pelo vírus SARS-CoV-2. À vista disso, o presente trabalho tem como objetivo mostrar as principais alterações laboratoriais em crianças e adultos que foram acometidos pela doença entre o período pandêmico do ano de 2019 até o atual momento de 2022. Sendo assim, utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica de artigos científicos. Para tal objetivo, foram relatadas alterações de parâmetros como: neutrofilia, leucocitose e PCR elevada. Conclui-se assim que a infecção por tal vírus é um assunto recente e com carência de informações, necessitando de mais evidências científicas acerca da doença, principalmente em pacientes pediátricos.